Carnaval

Carnaval

01 de Mar // G1 | Carnaval
A Portela quebrou um jejum de 33 anos e é a grande campeã do carnaval do Rio de 2017. A escola de Madureira desfilou na avenida as lendas dos rios. A Mocidade ficou em segundo lugar. Ficaram em último lugar a Unidos da Tijuca e a Paraíso de Tuiuti, mas a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) decidiu não rebaixar nenhuma escola este ano por causa dos acidentes que ocorreram com os carros das duas escolas no sambódromo.
 
As lendas que vieram com os rios apareceram na avenida: Iara, Boiúna, cobra-grande, boto cor de rosa e deuses deram as caras. Mas o que talvez tenha chamado mais atenção foi algo bem menos mitológico: "crocodilos" que rastejaram em uma das alas. A escola de Madureira começou falando das nascentes e de como os rios foram dando início a povoados, aldeias e civilizações. O clássico de Paulinho da Viola, "Foi um rio que passou em minha vida", também fez parte do enredo.
A Águia, símbolo da escola, veio logo no começo do desfile. Imponente, ela parecia tomar conta de uma fonte e borrifava água. A escola azul e branca contou com 3400 componentes em 31 alas. O carro abre-alas mostrou a "Fonte da vida", com uma mensagem de preservação das matas em torno das nascentes. O segundo carro fez uma homenagem ao Rio Nilo, o mais extenso do mundo. Outro famoso rio, o americano Mississipi, foi lembrado em uma ala que botou um pouco de blues no desfile. Mas foi com samba, é claro, que a escola arrancou gritos de "É campeã!" no setor 1 da Sapucaí.

Carnaval

01 de Mar // G1 | Carnaval
Depois de uma semana de festa nas ruas, os foliões pipoca ainda foram curtir, na manhã desta Quarta-feira de Cinzas (1º), os trios sem cordas puxados pelos cantores Márcio Victor, da banda de pagode Psirico, e pelo sertanejo Danniel Vieira no Circuito Dodô (Barra-Ondina) em Salvador.
 
O desfile começou por volta das 9h. Uma multidão seguiu o percurso atrás dos trios, no último dia de folia na capital baiana. Também teve quem curtisse da janela de casa e até mesmo do trabalho, para quem era funcionário dos camarotes. O trio do Psirico foi o primeiro a sair do Farol da Barra. De chapéu, óculos escuros e colares, o vocalista Márcio Victor chamou ao trio o pagodeiro Ed City. 
 
Juntos, cantaram a música de trabalho do Psi, "Mulheres no Poder", que aborda o empoderamento feminino. O cantor do Psirico ainda chegou a dar uma palhinha como percussionista, junto com os integrantes da banda. Já o sertanejo Danniel Vieira, que comandou o segundo trio, resolveu fazer uma homenagem aos policiais militares, vestindo uma fantasia de uniforme da corporação.

Carnaval

01 de Mar // Correio da Bahia | Carnaval
Feliz e querendo "comemorar o sucesso do Carnaval 2017", o prefeito de Salvador, ACM Neto, fez um balanço do evento na noite desta terça-feira (28), último dia oficial da folia. Ainda durante  entrevista, o prefeito também falou sobre os mais de dez dias de festa e os transtornos causados à cidade, sobretudo aos moradores.
 
"Estamos extremamente satisfeitos com a parceria com a Skol e fizemos o melhor Carnaval de todos os tempos em termos de patrocínio da cidade e sobretudo de satisfação do cidadão na rua e também dos ambulantes que têm importância grande nesse período do ano", disse ele durante entrevista à imprensa no Camarote Skol, na Ondina, próximo ao Morro do Gato.  
 
Segundo ACM Neto, além dos recursos financeiros, a parceria com a marca - que irá durar mais três anos e está vinculada a outras festas do calendário da cidade - foi fundamental para se pensar novos produtos e formatos do Carnaval, a exemplo do Pipoco, espécie "de esquente" para a folia que aconteceu na véspera da abertura oficial, e do Palco Skol, montado no Farol da Barra e que recebeu shows de grandes nomes da música baiana e brasileira durante todos os dias de folia, sempre após a saída do último trio.

Carnaval

01 de Mar // | Carnaval
Aniedade no grau máximo: a partir das 15h desta Quarta-Feira de Cinzas (1), também aniversário de 452 anos do Rio de Janeiro, serão abertos os envelopes com as notas que definirão a grande campeã do carnaval carioca e também o destino menos nobre de uma das 12 escolas, que será rebaixada e deixará o Grupo Especial em 2018.
 
Momentos antes do início da apuração, os presidentes das doze agremiações se reunirão com a diretoria da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) para o sorteio que definirá a ordem de abertura dos envelopes. O último quesito a ter as suas notas anunciadas será o primeiro a ser usado para estabelecer o desempate entre agremiações que obtiverem a mesma pontuação; persistindo a igualdade, o desempate será feito no quesito anterior e assim sucessivamente.
 
Cinquenta e quatro julgadores atuaram nos desfiles, seis para cada um dos nove quesitos, sendo quatro titulares e dois reservas. Para a soma dos resultados, serão validadas as três maiores notas dadas pelos julgadores titulares - as notas dos julgadores reservas só valerão caso algum dos titulares tenha faltado. São permitidas apenas notas de 9,0 a 10,0, com frações de 0,1 (um décimo). Toda nota diferente de 10 deve ser justificada, e as justificativas são posteriormente divulgadas no site da Liesa.

Carnaval

01 de Mar // G1 | Carnaval
Com direito a Ivete disfarçada de palhaço no meio do povão, nuvem colorida porporcionada por Daniela Mercury, show de beleza e sensualidade de Claudia Leitte, além de arrastão puxado por Carlinhos Brown e show da BaianaSystem no palco do Farol da Barra, o 7º e último dia oficial de carnaval em Salvador ficou marcado na história da folia baiana.
 
Nesta terça-feira (28), os foliões aproveitaram muito a festa e curtiram do tradicional axé ao sertanejo nos circuitos da capital. No Campo Grande, centro da capital baiana, a folia começou um pouco depois do meio-dia, com os batuques do Olodum. O bloco afro invadiu o circuito com fantasias em alusão à música "Faraó Divindade do Egito", que é considerada o primeiro samba raggae da história e este ano completa 30 anos de lançada.
 
Sob o sol forte e o calor escaldante, os foliões seguiram os percussionistas pelo circuito. A maioria do smúsicos desfilou no chão e sentiu de perto a energia do público. A fantasia usada pelos integrantes do bloco foi uma túnica branca, azul e dourada, remetendo à figura dos faraós, diferente do que o público está acostumado a ver, que são as tradicionais cores do grupo (verde, vermelho amarelo e preto).  Este ano do bloco teve como tema “O Sol – Akhenaton: Os Caminhos da Luz”.

Carnaval

01 de Mar // G1 | Carnaval
O cantor estourado Wesley Safadão encerrou a participação no carnaval de Salvador em mais um camarote no circuito Dodô, o Barra-Ondina, na madrugada desta quarta-feira (1º). "Na minha opinião, esse carnaval foi, sem dúvida, o melhor. Desde 2015, quando a gente pisou em Salvador pela primeira vez no circuito Barra-Ondina, no trio, as coisas começaram a mudar", disse em entrevista.
 
"Então, em 2015, eu fiz Salvador. Em 2016, eu saí para outros carnavais. E esse ano eu posso dizer que participei dos melhores carnavais do Brasil inteiro. Fizemos São Paulo, muito grande, fizemos Minas Gerais também, continuamos fazendo no nordeste, no Piauí, no Pernambuco, e em Salvador, quatro shows", completou.
 
Safadão foi uma das atrações mais esperadas deste carnaval. O cantor puxou trio no bloco Cocobambu e ainda se apresentou em camarotes. "Para mim é muito especial, agradecer muito a Deus, ao público e essa mistura que o carnaval de Salvador vem apresentando. Todos os artistas pisam, passam por aqui de alguma forma. Seja no circuito, seja no camarote, seja participando. Todo artista quer participar do carnaval de Salvador. E com Safadão não é diferente", destaca.

Carnaval

01 de Mar // | Carnaval
A odisseia terrestre nos conta a história: o trio elétrico de Dodô e Osmar, criado em 1950, não tinha cordas. Eram os artistas, o carro e a música. Em 2017, diante de um Carnaval marcado pela pipoca – com mais de 300 atrações gratuitas – é justamente a música de trabalho de Armandinho, Dodô e Osmar que leva à reflexão: ‘Pra que corda?’.
 
E agora: revivemos, no presente, um passado que não deveria ter ficado para trás ou estamos diante do futuro do nosso Carnaval?  Os órgãos públicos não sabem precisar, mas estimam que esse seja o Carnaval com maior adesão à pipoca nos últimos anos. De 2,5 milhões de foliões nas ruas, cerca da metade foi ver as apresentações gratuitas, na estimativa do presidente da Saltur, Isaac Edington.
 
O número de atrações também cresceu em relação ao ano passado, quando foram cerca de 200. Entre patrocínios privados e apoio público, teve pipoca para todos os gostos: de Baby do Brasil a Léo Santana, de Moraes Moreira a Carlinhos Brown, de Ivete Sangalo a Mc Beijinho, de Cláudia Leitte a Igor Kannário. Só ontem, no Campo Grande, os trios sem corda traziam nomes como Daniela Mercury, Olodum, Cheiro, La Fúria e Alinne Rosa. 

Carnaval

01 de Mar // | Carnaval
O Arrastão que Carlinhos Brown comandou na madrugada desta Quarta de Cinzas, na Barra, foi marcado por um repertório de canções antigas de sua autoria, como Já Sei Namorar, Uma Brasileira e Margarida Perfumada. Mas, para os mais atentos, houve um outro momento igualmente marcante:
 
Ao apresentar uma das mais belas canções de seu repertório, Selva Branca, Brown deixou implícito que pedia o fim das rusgas entre o ex-vocalista do Chiclete com Banana, Bell Marques, e seus irmãos, Wadinho e Wilson. "Eu hoje vi uma coisa linda: Bell disse que sente falta do Chiclete e que o Chiclete também sente falta dele. E eu acho que o amor vence qualquer obstáculo. Foi por isso que fiz, com Vevé (Calazans, compositor), isso para vocês".
 
A briga entre Bell Marques e seus irmãos, que antes era alvo de muitas especulações, tornou-se explícita recentemente no documentário Axé - Canto do Povo de um Lugar. No filme de Chico Kertész, Wilson Marques, técnico de som e irmão de Bell, fala sobre a saída do vocalista da banda: “São questões familiares. Hoje, minha família somos eu e Wadinho (outro irmão)”.

Carnaval

01 de Mar // | Carnaval
O Doce, Taquitá, Santinha, Mulheres no Poder. O Carnaval deste ano não foi de uma música só disparada na preferência dos foliões e na execução dos artistas, mas de várias sendo cantadas na boca do povo em mais de 700 horas de música tocada nos circuitos, segundo a Saltur.  Foi um Carnaval difuso no quesito trilha sonora.
 
Canções como “Deu onda” e “Me Libera, Nega”, por exemplo, relaxaram corpos e mentes na avenida, mas não cumpriram a expectativa criada ao longo do verão. Já o hit "Oêêê", da banda La Fúria, pouco tocado pelos outros artistas na sua versão integral, virou refrão espontâneo puxado pelos foliões pipoca. Falando na pipoca, a nova música de Armandinho homenageou quem nos últimos anos voltou a ganhar espaço na festa.
 
“Pra que corda? / Se a pipoca tá com a corda toda / Pra que corda? / Abaixe a corda que a pipoca vai passar”, cantarolou o filho de seu Osmar na composição feita em conjunto com o irmão Aroldo Macêdo e Octácio Aguiar. Coerente com esta edição em que o Carnaval homenageou os 70 anos de Moraes Moreira, autor do “hino” Chame Gente.

Carnaval

28 de Fev // | Carnaval
A banda Aviões do Forró precisou cancelar um show que faria no camarote Harém, no Carnaval de Salvador, nesta segunda-feira (27), por conta de uma pane na aeronave que os traria para a capital baiana. Após o ocorrido, a cantora Solange Almeida, usou o seu perfil no Instagram para publicar um vídeo para lamentar o acontecido. Assista:
Em nota, a Diva Entretenimento, produtora do camarote também falou sobre o ocorrido. “Lamentamos o ocorrido com a banda Aviões do Forró, que felizmente não teve vítimas. A produtora pede a compreensão de todos os associados, ressalta que o fato foi um acidente e que cumpriu, rigorosamente, com todas as suas obrigações contratuais”.

Carnaval

28 de Fev // Bocão News | Carnaval
Os foliões do Largadinho e da pipoca que decidiram ir atrás do trio de Claudia Leitte no último dia de Carnaval, não irão se arrepender em curtir a despedida da folia sob o comando da loira. Vestida de pirata e com trio caracterizado de navio elétrico, Claudinha eletrizou o circuito Dodô (Barra-Ondina) logo no início do seu desfile. 
Com repertório pra cima, a loira mostrou que a boa forma não está no corpo escultural e também na condição física, não parando nenhum minuto de agitar os foliões. Na frente do camarote do Bocão News, Claudinha saudou o secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, que foi um dos seus professores na formação acadêmica. 

Carnaval

28 de Fev // Bocão News | Carnaval
O tradicional arrastão da quarta-feira de cinzas começará mais cedo esse ano. O circuito Dodô recebe o "Arrastão da Meia-Noite" comandado pelo cantor Carlinhos Brown. O cantor puxa o trio sem cordas nesta terça-feira (28) após a passagem do último trio, por volta da meia noite. 
A festa do Brown deve acabar horas antes do início do já tradicional "Arrastão da Quarta-feira de Cinzas" que acontece todo ano pela manhã. Atrações como Daniel Vieira e a banda Psirico já confirmaram presença no evento, que também sai da Barra em direção ao bairro de Ondina.

Carnaval

28 de Fev // | Carnaval
Daniela Mercury espalhou um belo colorido durante desfile pelo Campo Grande, em Salvador, na tarde desta terça-feira (28). Usando um pó colorido, os músicos e dançarinos provocaram um bonito efeito sobre os foliões, que vibram e dançam ao som dos principais sucessos da "rainha do axé music". A artista está homenageando o pintor espanhol Pablo Picasso. Há pinturas no corpo, no rosto e na roupa de Daniela, assim como nos dançarinos. A cantora Marcia Castro está em cima do trio como convidada especial.
Daniela também fez um dueto com MC Beijinho, cantando o hit 'Me Libera Nega'. A cada dia de carnaval, Daniela está levando um tema para a avenida. Na segunda-feira (27), ela recebeu os atores Lázaro Ramos, Taís Araújo e Luís Miranda no trio elétrico no circuito Dodô (Barra/Ondina). Ela defendeu o empoderamento negro. No domingo (26), Daniela chamou a atenção ao usar um vestido de 30 metros e ao cantar com o performer e drag queen Pabllo Vittar, do programa Amor & Sexo.

Carnaval

28 de Fev // G1 | Carnaval
A banda BaianaSystem causou polêmica após o cantor Russo Passapusso puxar um "Fora, Temer" no carnaval de Salvador. Em cima do "navio pirata", como é chamado o trio do grupo, o cantor levantou um coro de milhares de pessoas que acompanhavam o desfile da banda no projeto Furdunço, no circuito Osmar (Campo Grande), na sexta-feira (24).
 
"Machistas, golpistas, não passarão. Golpistas, machistas, não passarão. Fascistas, machistas, não passarão. Agora assim: fora...", disse o cantor Russo Passapusso. Os milhares de foliões que acompanhavam o grupo completaram e repetiram algumas vezes: "Fora, Temer". O G1 tentou contato com a assessoria da banda, mas as ligações não foram atendidas.
 
O caso repercutiu na cena baiana e chegou até o Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), entidade que participa da organização e fiscaliza a festa. Em entrevista ao G1, o presidente do Comcar, Pedro Costa, disse que todos os artistas que participam do carnaval de Salvadorprecisam seguir regras. Dentre elas, estão orientações de não fazer manifestações políticas, apologia às drogas ou à violência.

Carnaval

28 de Fev // | Carnaval
A banda Psirico está homenageando mulheres negras em desfile pelo circuito Campo Grande, nesta terça-feira (28) de carnaval. Além de roupas especiais, os músicos receberam convidadas  no trio elétrico: as cantoras Ana Mametto, Márcia Short e a jornalista e blogueira Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má.
 
Os músicos da banda estão vestindo roupas brancas, com camisas estampadas com fotos de mulheres negras. Entre as homenageadas estão as cantoras Elza Soares, Preta Gil, Carol Conká, além da soldado Maria Quitéria. O cantor Márcio Victor usa uma blusa amarela, com uma imagem de uma mulher negra com um turbante de oncinha.
 
A música de trabalho do Psirico para este carnaval é 'Mulheres no Poder', que foi cantada logo no começo do desfie. Além disso, eles tocaram, juntamente com as convidadas, outras canções que se referem às mulheres, como Frevo Mulher e Toda Menina Baiana. MC Beijinho também fez uma participação no desfile, cantando o hit 'Me Libera, Nega'. Este é o segundo dia do Psirico à frente do bloco Inter, neste carnaval.

Carnaval

28 de Fev // | Carnaval
Os batuques do Olodum invadiram o Campo Grande pouco depois do meio-dia, nesta terça-feira (28) de carmaval. Os músicos estão usando fantasias em alusão à música "Faraó Divindade do Egito", que este ano está completando 30 anos de lançada. Ela é considerada o primeiro samba reggae da história.
 
A música "Faraó Divindade do Egito", foi composta por Luciano Gomes e foi lançada em 1987. Tem versões gravadas por várias bandas e artistas, entre eles o Olodum e Margareth Menezes,  que também celebra 30 anos de carreira em 2017. Na sexta-feira (24) e no sábado (25) de Carnaval, Margareth e o Olodum desfilaram juntos no Campo Grande e na Barra, respectivamente, para homenagear a canção.
 
O tema do Olodum para o carnaval deste ano é “O Sol – Akhenaton: Os Caminhos da Luz”. E foi sob um sol muito forte que a banda iniciou o desfile. E o calor escaldante não afastou os foliões,que seguem atrás do trio elétrico e também lotam as arquibancadas. A maior parte dos percussionistas está desfilando no chão, sentindo de perto a energia do público.

Carnaval

28 de Fev // | Carnaval
Fantasiada de Eva, Alinne Rosa chegou ao Circuito Osmar (Campo Grande) prometendo cometer muitos pecados durante o trajeto na tarde desta terça-feira (28). "O pecado hoje está super liberado. Estou pronta para cair em tentação", afirmou a artista, que puxa trio sem cordas. O desfile começou por volta das 14h10.
 
A cantora destacou que o tema escolhido é "As Tentações de Alinne". "Decidi hoje vim de Eva e brincar com essa coisa do paraíso e da serpente", riu. Alinne está usando uma roupa sensual na cor verde, com meias tipo arrastão. Pernas, bumbum e barriga estão de fora, destacando a boa forma da baiana de Itabuna. Os cabelos estão cheios, conferindo um ar selvagem ao look.
 
Neste carnaval Alinne abusou da sensualidade. Na sexta-feira (24), a artista desfilou no circuito Barra-Ondina com parte dos seios à mostra. Comandando o bloco Chá Rosa, ela homenageou a apresentadora Xuxa, com botas na altura do joelho e traje cor de rosa. No sábado (25), puxando trio independente no mesmo circuito, voltou a chamar atenção vestindo biquíni hot pants, com bastante brilho e pedrarias, além de uma jaqueta transparente e botas de cano longo.

Carnaval

28 de Fev // G1 | Carnaval
Durarante o carnaval pelo país, diversos foliões aproveitaram para protestar contra o presidente da República, Michel Temer (PMDB). Atos contra o peemedebista foram vistos durante a folia nas cidades de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (28), diversos foliões fizeram protesto contra o presidente durante a passagem do bloco "Carmelitas", nas ladeiras de Santa Teresa, no Rio.
 
É possível ouvir diversas pessoas e integrantes do bloco gritando "fora, Temer" Na segunda-feira (27), um grupo de foliões interrompeu o fluxo de trios elétricos no Circuito Osmar, no Campo Grande, em Salvador, com gritos de "Fora, Temer" e pedidos por eleições diretas. Os manifestantes pararam um pequeno carro de som em frente a um dos trios da Mudança do Garcia.
 
Em Belo Horizonte (MG), o coro de "Fora, Temer" foi ouvido nos mais variados blocos. Alguns foliões também escreveram nos braços e outras partes do corpo a frase "Fora, Temer". Em São Paulo, o bloco Jegue Elétrico criticou Temer e o prefeito de São Paulo, João Doria, que gerou polêmica ao apagar grafites. O tema principal foi do desfile de sábado (25) foi "tire esse cinza do caminho que eu quero brilhar, com a minha cor".

Carnaval

28 de Fev // | Carnaval
O cantor Xanddy fez um pedido inusitado ao motorista do trio elétrico que acompanha o desfile do bloco Meu e Seu, no fim da tarde desta terça-feira (28).  Ele ordenou, e o veículo seguiu de ré no começo do circuito Barra-Ondina. "Hoje é o último dia, vamos fazer de tudo, galera!", disse o artista para o público. Esse é o terceiro e último dia de participação do Harmonia do Samba no carnaval.
Só no bloco Meu e Seu o grupo sai desde o domingo (26). Antes, cantou no bloco Reduto do Samba na sexta (24) e também fez apresentações em vários camarotes. Xanddy ainda esteve ao lado da esposa, Carla Perez, no bloco infantil comandado por ela, o Algodão Doce. Os desfiles aconteceram no sábado (25) e no domingo (26). A dançarina está acompanhando o desfile da banda em cima do trio.

Carnaval

28 de Fev // | Carnaval
A tradicional banda Cheiro de Amor puxa trio independente no circuito Osmar, nesta terça-feira (28) de carnaval. Esse é o único desfile do grupo este ano, na folia e a cantora Vina Calmon chegou causando, com um look brilhante que deixa as pernas de fora. Vina está usando um macaquinho curto e brilhante, com um efeito furta-cor.
 
No rosto também tem muito brilho e os cabelos estão presos em uma longa trança. A cantora esbanja beleza e energia no desfile, convocando o público para dançar a valer. No chão e no trio, alguns foliões usam uma camisa com os dizeres 'Pipoca do Cheiro'. Segundo a organização, foram produzidas cerca de 3.000 camisas para distribuição gratuita na praça do Campo Grande, momentos antes de começar a apresentação.
 
A banda iniciou o desfile com o clássico "We Are Carnaval" e em seguida emendou sucessos do Cheiro, como 'O Seu Adeus' e 'Dias de Sol'. Depois, cantou músicas de outros artistas baianos. Por conta de crise financeira, o bloco Cheiro de Amor não desfila este ano. É a primeira vez em 34 anos que isso acontece. A banda surgiu em 1983, quando os diretores do bloco Cheiro de Amor sentiram a necessidade de formar uma banda própria para animar o bloco durante o carnaval.

Carnaval

28 de Fev // Gildásio Cavalcante | Carnaval

Presente ao Camarote da Prefeitura, no circuito Osmar (Campo Grande), o marido e empresário de Claudia Leitte, Márcio Pedreira, desconversou, em entrevista ao bahia.ba, nesta terça-feira (28), sobre o impasse judicial que sua esposa enfrenta com o Ministério da Cultura. O governo federal cobra a devolução de R$ 1,2 milhão em recursos que foram captados para uma turnê da artista, que teve as contas reprovadas.

 

“Essa situação está sendo tratada juridicamente, mas agora não é o momento de falar sobre isso, estamos no meio do carnaval, mas em breve essa questão será resolvida”, esquivou-se.

 

Pedreira, porém, fez questão de chamar a atenção para o selo de ouro que o Largadinho vai ganhar da administração municipal.

Carnaval

28 de Fev // Gildásio Cavalcante | Carnaval

Com o enredo “Mãe África conta a sua história: Do berço sagrado da humanidade à abençoada terra do grande Zimbabwe”, a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé sagrou-se campeã do Carnaval de São Paulo 2017, em apuração realizada nesta terça-feira (28).

 

A agremiação foi a quarta a desfilar na sexta (24), primeiro dia de desfiles no Sambódromo do Anhembi, e conquistou o título com 269.7 pontos. Entre os 3,2 mil integrantes, os destaques foram a cantora Leci Brandão e a modelo Sabrina Boing Boing.

 

Em sua homenagem à África, foram contadas histórias dos reinos do Egito, Marrocos e Gana, com direito a coreografias de danças típicas dos países, e homenagem à religiosidade do continente, considerado berço da humanidade. O projeto marcou a estreia do carnavalesco Flávio Campello.

 

A segunda colocada foi a Dragões da Real, com a mesma pontuação, mas derrotada nos critérios de desempate.

Carnaval

28 de Fev // | Carnaval
Grandes artistas da música baiana vão animar o folião nesta terça-feira (28), último dia de carnaval em Salvador. Claudia Leite, Durval Lélys e Bell Marques são algumas das atrações no circuito Dodô (Barra- Ondina), que ainda vai receber um “Arrastão da Meia-Noite”. Comandado por Carlinhos Brown, o trio sem cordas vai sair após a passagem do último bloco, e a festa deve acabar horas antes do tradicional “Arrastão de Quarta-Feira de Cinzas”. 
 
A folia também chega ao fim no circuito Osmar (Campo Grande), por lá vai ter Léo Santana puxando bloco das Muquiranas, Daniela Mercury, Psirico, Alinne Rosa, Margareth Menezes, Olodum sem cordas, e muito mais. Em diversos bairros da capital baiana, o folião também vai poder se despedir do carnaval.
 
Cajazeiras, Periperi, Liberdade, Boca do Rio, Pau da Lima e Plataforma ainda recebem showns na terça. Gerônimo, Filhos de Jorge, Duas Medidas, Daniel Vieira, Ju Moraes e Igor Kannário são alguns dos destaques nos bairros. O sexto dia de Carnaval em Salvador na segunda (27), teve Ivete, Daniela e Leo Santana. O Harmonia do Samba também puxa bloco no circuito Dodô (Barra/Ondina).

Carnaval

28 de Fev // | Carnaval
O sexto dia do carnaval de Salvador ficou marcado por momentos simbólicos. No Circuito Dodô (Barra/Ondina), Daniela Mercury celebrou novamente o "casamento" de Lázaro Ramos e Taís Araújo para demarcar o empoderamento negro na folia. No mesmo trajeto, Gilberto Gil foi homenageado pelo Cortejo Afro e Ivete Sangalo cantou o samba-enredo que celebrou a sua passagem apoteótica pelo carnaval do Rio de Janeiro.
 
No Circuito Osmar, Saulo comandou a terceira apresentação na folia em blocos dedicados para o folião pipoca. Lá também, um protesto contra o presidente Michel Temer chegou a parar por 40 minutos o fluxo de trios. Bloco se aproximando da reta final do circuito da Mudança do Garcia, indo em direção ao Campo Grande.
 
O dia de folia começou com a tradicional festa da "Mudança do Garcia", que acontece há mais de 80 anos. Centenas de foliões seguiram os bloquinhos sem corda, puxados pelas ruas do bairro, que é muito popular em Salvador. O público percorrereu cerca de três quilômetros até o início do circuito do Campo Grande. Blocos como "Me Salte", que trouxe mensagem contra machismo, marcaram a festa.

Carnaval

28 de Fev // G1 | Carnaval
Atração em um camarote no bairro de Ondina, depois de desfilar com o tradicional bloco Camaleão, em Salvador, na noite desta segunda-feira (27), o cantor baiano Bell Marques comentou a ausência do Chiclete com Banana no desfile de trios elétricos na capital baiana.
 
"Eles não terem saído no carnaval é como outros grandes blocos não saíram. Ivete reduziu, Claudinha reduziu, Cheiro de Amor não saiu.Porque foi uma crise muito grande a partir dos patricinadores, a partir da crise do país. Acho que tudo isso contribuiu para que eles resguardassem um pouco e acabassem não saindo. Quem sabe ano que vem eles saiam outra vez", disse em entrevista.
 
Crise: Blocos tradicionais no carnaval da Bahia anunciaram que não iriam participar da festa em 2017 e justificaram a ausência pela crise financeira. Entre eles, estão os blocos Cheiro, Yes, Nana Banana e Araketu. A recessão econômica que afetou a economia brasileira fez diminuir o investimento de patrocinadores e, com isso, os blocos afirmaram que não tinham como bancar o desfile.

Carnaval

27 de Fev // G1 | Carnaval
Com os atores Lázaro Ramos, Taís Araújo e Luís Miranda, a cantora Daniela Mercury iniciou desfile no Circuito Dodô (Barra/Ondina), em Salvador, defendendo o empoderamento negro. A artista comanda o bloco Crocodilo na noite desta segunda-feira (27). Para defender o tema da noite, ela chegou no circuito com uma peruca "black power".
 
Ao passar em frente ao Camarote 2222, Daniela Mercury fez dueto com o cantor Gilberto Gil. Lázaro Ramos subiu no trio com a fantasia do bloco "Filhos de Gandhy". Ao lado dele, também estava o presidente do bloco afro Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, o "Vovô do Ilê". No domingo (26), Daniela Mercury chamou a atenção ao usar um vestido de 30 metros e ao cantar com o performer e drag queen Pabllo Vittar, do programa Amor & Sexo.
 
A cantora puxou o bloco Crocodilo e o tema da noite foi empoderamento feminino. Os abadás do bloco foram feitos com obras do artista plástico Iuri Sarmento. Uma árvore com flores se destacou na estampa do quinto dia de folia. O figurino floral e com 30 metros é criação da própria artista, em conjunto com o estilista Eduardo Suppes.

Carnaval

27 de Fev // | Carnaval
A comitiva de chineses que acompanha o governador Rui Costa no circuito Barra-Ondina, nesta segunda-feira de Carnaval (27), não resistiu à passagem de Bell Marques e caiu no ritmo da música baiana. Ao lado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, e do vice-governador João Leão, o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, e executivos do país asiático dançaram ao som da música Faraó, que completa 30 anos em 2017. 
Ciente da presença dos chineses, Bell mandou um recado para o governador e também cumprimentou os executivos. “Nós estamos muito bem servidos na nossa terra. Que Deus continue iluminando seus passos para que a gente possa sempre aproveitar o seu talento”, afirmou o cantor ao falar Rui. Os empresários chineses, que estão na Bahia desde o dia 23 percorrendo áreas do interior baiano interessados em projetos para investimento, almoçaram com o governador Rui Costa, no Palácio de Ondina.

Carnaval

27 de Fev // | Carnaval
Igor Kannário arrastou uma multidão com sua pipoca no Campo Grande neste domingo (27). Sem citar diretamente, ele fez uma referência à polêmica sobre a participação de músicas da banda New Hit em seu grupo nesta folia. "Tenho mãe, tenho esposa, tenho filha e represento todo esse povo. O cara que bate em mulher pra mim é covarde. Não deixe ninguém falar por mim. Eu falo por mim", afirmou o cantor.  
Ele tomou cuidado em "segurar a onda" do público o tempo todo. "Comando, vocês me dão o ok? Vamos passar devargazinho, na boa. Olhaí pra essa Avenida? Que parada é essa? 2015 a gente marcou, em 2016 também. 2017 tem que marcar também", pediu, afirmando que a "favela em peso" estava no local. O cantor reprimiu rodinhas que se formavam no chão.

Carnaval

27 de Fev // | Carnaval
A universitária Aline Nogueira, 30 anos, ainda não está acreditando nos últimos dias que viveu. No sábado, ela estava em um bloquinho na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e hoje ela está em Salvador com todas as honras, para aproveitar a folia baiana. No intervalo, ela acabou virando a "carioca sincera" ao preferir o Carnaval baiano ao do Rio, questionada ao vivo na GloboNews. 
Nesta segunda-feira (27), ela contou que veio pela primeira vez para o Carnaval de Salvador no ano passado e se apaixonou. "Eu sou apaixonada por Carnaval, apaixonada por música. Foi incrível (em Salvador). Começamos a pagar 1 ano antes, fui a vários camarotes, fui a bloco. Só não vim no Campo Grande, mas no Barra-Ondina fui em quase tudo. Fiquei apaixonada", explica.

Carnaval

27 de Fev // Bocão News | Carnaval

Depois do sucesso deste último domingo (26), o grupo Harmonia está de vota ao circuito Dodô (Barra-Ondina) no comando do bloco Meu e Seu. Fazendo jus a "Melhor Segunda-feira do Mundo", nome dado aos ensaios de verão do grupo, Xanddy animou os foliões ao som de grandes sucessos como, "Desce com a gente", "Daquele jeito" ,"Tá no DNA" e "Harmonia Futebol Clube".

Carnaval

27 de Fev // | Carnaval
Em tempos que muitos blocos tradicionais enfrentaram dificuldades para sair no Carnaval de Salvador, o cantor Bell Marques mostrou toda sua força neste ano. Com cinco dias de bloco, contando com o Vumbora, o ex-chicleteiro abriu a segunda-feira (27) da folia momesca na Barra, com bloco Camaleão completamente lotado. 
No repertório, Bell não economizou nos clássicos e grandes sucessos que comandou à frente da banda Chiclete com Banana, que não deixou ninguém parado. Nem mesmo, o sol escaldante e o forte calor tirou a animação do público que acompanha o 'Rei da Rua'. Durante o desfile, Bell aproveitou para elogiar a apresentação de Ivete na Sapucaí, juntamente com a Grande Rio.

Carnaval

27 de Fev // Bocão News | Carnaval
A Secretaria de Segurança Publica da Bahia (SSP) irá investigar criminalmente a troca de atrações num trio do Carnaval de Salvador. Com a mudança, saiu a banda Oz Bambaz e entrou o grupo La Fúria. A mudança, segundo a SSP-BA, foi feita sem comunicação com a secretaria. Para a banda La Fúria, a secretaria prevê efetivo maior do que o apresentado para Oz Bambaz. Os dois crimes mais violentos do carnaval deste ano foram registrados na madrugada desta segunda-feira (27), em Ondina.

Carnaval

27 de Fev // Bocão News | Carnaval
Após causar polêmica por dizer que “o crime organizado” está dentro da Câmara, o vereador e cantor Igor Kannário (PHS), em sua apresentação no circuito Osmar, no Campo Grande, na tarde desta segunda-feira (27) chamou pelo prefeito ACM Neto (DEM) em frente ao camarote da prefeitura. O demisa, entretanto, havia deixado o local momentos antes.
“Não estou aqui para prejudicar ninguém. Fiquei sabendo que vários vereadores pediram a minha cabeça. Mas eles se esquecem que antes de Neto me chamar para tocar, eu passava fome. Não tinha um ovo dentro da minha casa porque assinei um contrato de 10 anos com uma gravadora”, disse o edil. “Sou parceiro de Neto, e se ele for para o ralo irei junto. Se ele for para o céu, irei junto também”, acrescentou.
 
 

Carnaval

27 de Fev // | Carnaval
No carnaval de Salvador pela quarta vez, a atriz Alice Wegmann acompanha o desfile da cantora Ivete Sangalo na tarde desta segunda-feira (27), no circuito Dodô (Barra-Ondina). A artista curte a folia em cima do trio da musa baiana. Em entrevista ao G1, Alice, que é carioca, revelou que para ela não há melhor lugar para curtir o carnaval. "A energia aqui é incomparável".
"Não tem carnaval melhor que esse para mim. Eu gosto da Bahia. Eu gosto de carnaval. Tem que ter sempre o trio da Ivete para mim. É o quarto ano que eu venho", contou. Alice contou ainda que pretende continuar na capital baiana até pelo menos terça-feira (28), para aproveitar ainda mais o carnaval na cidade. "Eu ainda vou curtir o BaianaSystem hoje e ainda tem amanhã", disse.

Carnaval

27 de Fev // | Carnaval
O bumbum da cantora Anitta chamou a atenção de muita gente durante apresentação que ela fez em um camarote de Salvador na madrugada desta seguda-feira (27) no circuito Dodô (Barra-Ondina). A musa subiu ao palco por volta das 2h30, com um look esportista e com meia arrastão.
Além disso, dois coques no cabelo deram o toque especial. Com o bumbum a mostra, Anitta foi alvo de muitas fotos feitas por quem acompanhava o show no camarote. Antes da apresentação, a cantora revelou em um post em uma rede social que torceu o pé. O aviso veio junto com uma foto do look que usou na madrugada.

Carnaval

27 de Fev // | Carnaval
A cantora Tays Reis, vocalista da banda Vingadora, esbanjou boa forma e chamou atenção na tarde desta segunda-feira (27), durante desfile no circuito do Campo Grande, centro de Salvador. Vestida de operária sensual, a artista foi até o chão, enquanto dançava em cima do trio elétrico.
Tays cantava a música "Calcanhar de Prego", aposta para o carnaval deste ano, quando se empolgou e mandou ver na dança. Os foliões foram a loucura com a performance da cantora e acompanharam os passos do hit. "Rebola, tchutchuca", disse Tays. G1

Carnaval

27 de Fev // | Carnaval
O cantor Saulo se emocionou na tarde desta segunda-feira (27) e revelou que está muito feliz em desfilar com trio sem cordas, no carnaval de Salvador. "É um sonho. Estou muito feliz. Eu adoro", contou, durante entrevista. O artista puxa bloco gratuito no circuito do Campo Grande, no centro da capital baiana.
Milhares de foliões pipoca acompanham a apresentação, com vários sucessos da carreira do artista, que já foi vocalista da banda Eva. Este é o segundo dia seguido que Saulo puxa bloco sem cordas no circuito. No domingo (26), ele também comandou a folia no Campo Grande e, mais uma vez, fez os fãs irem à loucura.

Carnaval

27 de Fev // | Carnaval
O cantor da banda Psirico, Márcio Victor, desceu do trio e se misturou aos foliões do bloco “As Muquiranas”, no circuito Osmar (Campo Grande/Praça Castro Alves), em Salvador. A situação ocorreu por volta das 16h45, na região do Teatro Castro Alves. O tradicional bloco de travestidos sai esse ano fantasiado de “gladiador”.
A criação da fantasia pelo terceiro ano consecutivo foi do estilista Fábio Sande. O figurino é dourado, com detalhes de plumas no adereço da cabeça, sandália gladiadora dourada e a fantasia teve até direito a escudo. O trio do cantor chegou a ficar parado cerca de 40 minutos parado, por conta de um protesto contra o presidente Michel Temer.

Carnaval

27 de Fev // G1 | Carnaval
A cantora Ivete Sangalo desfila com um figurino de pirulito na tarde desta segunda (27), puxando o bloco Coruja, no circuito Dodô (Barra/Ondina). Neste ano, a roupa e a decoração do trio da cantora são inspirados na música de trabalho "Doce". O decote apresenta listras vermelhas e brancas, deixa à mostra as belas pernas da morena.
 
Na noite do domingo (26), Ivete foi homenageada no carnaval do Rio de Janeiro. A escola de samba Grande Rio desfilou com samba-enredo inspirado na vida da cantora, que participou da festa. O enredo levou para a avenida fantasias e alegorias cheias de referências ao axé. O marido de Veveta, o nutricionista Daniel Cady, e o filho dos dois, Marcelo Sangalo, de 7 anos, também desfilaram. Os dois estavam em cima de um dos carros alegóricos da escola, junto com Ivete.
 
A cantora compartilhou o momento nas redes sociais. "Minha família doce inspiração. Noite que guardarei para toda vida. Me emociono de poder contar essa história ao lado de pessoas que amo tanto. Minha família que me leva pra frente me ensinando o que é amor. Meu filho, pra vc todas as alegrias e amor que essa mãe pode sentir e lhe oferecer . Daddy, vc sambou lindo amo vcs demais. Deus no comando de tudo", escreveu na legenda de uma foto publicada nas redes.

Carnaval

27 de Fev // Redação | Carnaval
Pelo 10° ano consecutivo, o Bloco “Dos Que Não Foram”, puxado pelo mini-trio-elétrico, Chora Bananeira, percorreu as ruas de Cruz das Almas neste domingo de Carnaval. A banda formada por ex-músicos do antigo Trio Elétrico Carbasa, que animou os carnavais da década de 80, trouxe em seu repertório as antigas marchinhas carnavalescas, como:
 
'Allah-la Ô', 'Ó Abre Alas', ' Mamãe Eu Quero', 'Cidade Maravilhosa', entre outras. Apesar do esforço dos organizadores, o público que acompanhava a apresentação da banda ainda era bastante tímido, talvez pela ausência dos foliões locais, que nessa época do frequentam o Carnaval de Salvador e o litoral baiano.
 
Sem qualquer apoio do poder público ou agente político, o mini-trio reviveu os antigos carnavais patrocinado por cerca de 17 empresas instaladas no município, a maioria delas de pequeno porte. O organizador do evento, Marcelo Silva de Andrade, popularmente conhecido como “Marcelo Som”, conversou com o ForteNaNoticía. “Não foi fácil chegar até aqui, mas nós estamos mantendo o nosso Carnaval vivo na memória dos cruzalmenses”, disse.




Classificados


Enquete



Mais Lidas