Carnaval

Notícias

Notícias

10 de Fev // G1 | Notícias
A cantora Ivete Sangalo disse, por meio das redes sociais, que sentiu dores abdominais por conta de uma infecção intestinal e por isso não participou do tradicional arrastão da Quarta-Feira de Cinzas (10), em Salvador. Em 2016, a festa seria marcada pela despedida de Ivete no evento.
 
Ainda na publicação, Ivete agradaceu aos amigos que participaram da festa no trio dela: "Quando a gente tem amigos, tudo se resolve. Obrigada a esses amigos, artistas incríveis que fizeram o trio não parar", disse. A cantora aproveitou para tranquilizar os fãs: "Agora estou bem, descansando".
Nesta quarta-feira, o trio de Ivete foi comandado pelos atores Lázaro Ramos, Taís Araújo e Luís Miranda que cantaram o clássico do carnaval "We are carnaval" com o coro dos foliões[Veja no vídeo abaixo]. Participaram ainda o cantor Lincoln Sena, da banda Duas Medidas, Ju Morais, Carla Cristina, Nena Queiroga e Alexandre Peixe.  

Notícias

10 de Fev // | Notícias
Idade? “Não vou contar para não me entregar, mas tenho pique de menina”, brincou a aposentada Clarice Gama enquanto pulava – mais do que pipoca na panela – atrás do trio de Alex Costa no Campo Grande. E esse não foi o único momento de alegria dela na folia. “Gosto de curtir o Carnaval na rua e atrás dos trios sem corda. Me sinto livre”, disse Clarice, que mora no bairro do Garcia e foi para a rua todos os dias.
 
Ela não foi exceção. De Cajazeiras ao Itaigara, o povo foi para a rua curtir as mais de 200 atrações sem cordas. Foram cerca de 2,5 milhões de pessoas nos circuitos em todos os dias, segundo dados da Empresa Salvador Turismo (Saltur) divulgados ontem. Na comparação com 2015 houve aumento de 25% no número de foliões curtindo a rua.
Blocos e camarotes não fizeram parte do vocabulário da professora Virgínia Machado, 31, e de sua mãe Geralda Campos, 52, por exemplo. Naturais de Minas Gerais, Virgínia mora em Salvador e a mãe veio visitá-la, além de aproveitar o Carnaval. “A pipoca é uma opção mais democrática. Curtimos desde a quinta-feira nos Mascarados e pulamos na pipoca de Armandinho, Ivete, Bell... É muito melhor curtir fora das cordas”, conta Virgínia, que mora na Barra.

Notícias

10 de Fev // G1 | Notícias

O Arrastão do carnaval de Salvador não vai contar com a participação de Ivete Sangalo em 2016. A cantora, que já havia anunciado que esse seria seu último ano comandando o evento, precisou se ausentar por conta de uma virose. Segundo informações da assessoria de imprensa da artista, a decisão foi tomada a partir de uma recomendação médica.

Sem Ivete, o trio que seria puxado pela artista será comandado pelo cantor Lincoln Sena, da banda Duas Medidas, Ju Morais, Carla Cristina, e pelo garoto Lucas Marques, que participou do "The Voice Kids". Outros dois trios também participam da festa, um puxado pelo Psirico e outro pelo sertanejo Danniel Vieira, que terá Igor Kannário como convidado.

Notícias

10 de Fev // Correio da Bahia | Notícias
O Carnaval está terminando, e o grupo É O Tchan já sai da folia com um grande projeto para este ano: um concurso para eleger a nova Deusa do grupo. A informação foi dada com exclusividade pelos líderes do grupo, Compadre Washington e Beto Jamaica, antes de eles iniciarem o desfile no Circuito Dodô (Barra-Ondina).
 
 "Em breve vamos fazer o concurso da Nova Deusa do Tchan, uma dançarina que vai representar todas elas. Pessoas de todo o Brasil vão poder participar", adiantaram.   Ainda de acordo com eles, não há contrato fechado com nenhuma emissora para a realização do concurso, que por muitos anos aconteceu na TV Globo, como um quadro do Domingão do Faustão. 
 
Os dois comentaram ainda o sucesso de Bota a Cara no Sol, uma das candidatas a música do Carnaval. "A música Sabe de Nada, Inocente, sucesso do ano passado, surgiu de uma coisa minha, natural. Já o Bota a Cara no Sol veio muito do que a gente ouvia na rua. Nosso compositor criou a música em cima disso e virou esse sucesso", explicaram. 

Notícias

10 de Fev // | Notícias

O cantor Igor Kannário causou mais uma vez durante a passagem pelo Circuito Dodô (Barra-Ondina), na noite desta última terça-feira (9). O artista foi o principal convidado da cantora Claudia Leitte, que puxa o último dia do bloco Largadinho.


Primeiramente, o pagodeiro, conhecido como o “Príncipe do Gueto”, praticamente se convidou para cantar no luxuoso Camarote da empresária Licia Fábio no ano que vem. “Ano que vem eu quero cantar no seu camarote de graça”, disse Kannário, sem fazer nenhuma cerimônia, para Lícia. A espaço da empresária é conhecido por reunir celebridades e a alta sociedade baiana.

 

Depois, durante uma passagem pelo camarote do SBT, Claudia Leitte pediu ao público paciência com o cantor. Alguns foliões pediam para que ele deixasse o trio elétrico da musa. “Gente tenham paciência com Kannário, ele veio ao mundo para ser portador do amor, ninguém é obrigado a agradar ninguém”, afirmou. “Nem Jesus Cristo agradou a todos”, completou Kannário.

Notícias

10 de Fev // Bocão News | Notícias
Com o tema "Vem Curtir a Rua", o Carnaval de Salvador desse ano teve dez dias de blocos nas ruas e 685 atrações musicais, distribuídos em sete circuitos, nove bairros e três ilhas. Ao todo, o público esperado pelos órgãos públicos era de 2 milhões de pessoas em 25 quilômetros de ruas e avenidas, mas os números ainda não foram divulgados.
 
Baianas tipicamente trajadas, distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim, e capoeiristas animando a área de embarque nacional e internacional do aeroporto de Salvador vão dar até logo aos turistas. Os ícones baianos também vão convidar os visitantes que brincaram o Carnaval da Bahia para voltar e conhecer os atrativos do Estado. Batizada de Operação Até Logo, a ação da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) acontece de 10 a 14 de fevereiro, das 9 às 21 horas.
 
"Queremos que o turista volte sempre à Bahia, por isso temos que dizer até logo", afirma o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado. Segundo Medrado, a operação, realizada anualmente a partir de Quarta-feira de Cinzas até o domingo (14), já é uma tradição. Este ano, aliados à reconhecida simpatia das baianas, os capoeiristas estarão presentes no aeroporto divulgando a mais alta tradição do Estado. "Diante do exposto e da expertise em ações realizadas em anos anteriores, sabemos do sucesso da operação", afirma Medrado.

Notícias

10 de Fev // Correio da Bahia | Notícias
Idealizador do Arrastão da Quarta-feira de Cinzas, Carlinhos Brown disse que mais uma vez ficará de fora da festa. Segundo ele, o Arrastão precisa se transformar. "Amanhã não vou vir no Arrastão. Deixei isso para os meus colegas", afirmou o cacique do Candeal, sem dar mais explicações sobre o que teria lhe motivado a deixar esse momento da festa que foi criado por ele.
 
O cacique levou para o circuito um pouquinho da África. É que ele recebe, no Camarote Andante, diretamente de Angola, o grupo As Afrikanas e o cantor Iuri da Cunha. "Hoje é um dia especial pra gente, porque somos um povo mestiço e vamos fazer uma homenagem diretamente para a África", disse Carlinhos Brown.
 
A cantora Paula Sanfler, que participou do The Voice, também é convidada do Camarote Andante.  "Cantar com Brown na Bahia é mais um sonho sendo realizado", disse. Os atores Lázaro Ramos, Taís Araújo e Luís Miranda, que gravam para a nova temporada do seriado Mister Brau, da Rede Globo, também seguem o Camarote Andante.

Notícias

10 de Fev // G1 | Notícias

O clima de paquera durante o carnaval já se tornou tão tradicional quanto a animação dos foliões que já se despedem da festa nesta terça-feira (9). O casal Ítalo Morais e Josinaldo dos Santos se conheceu durante em um bloco de carnaval e pretende continuar o romance depois da folia.

 

"Eu fiquei com muita gente nesse carnaval, mas ele pegou mais gente que eu. Ficamos ontem e hoje de novo aqui. Quem sabe nos próximos dias... Acho que vai rolar", disse Ítalo entre um beijo e outro em Josinaldo. Já Marcelo Rosa e Gabriela Ribeiro saíram só para curtir a festa, mas não se desgrudam desde que se conheceram. "A gente começou a ficar há um tempão e estamos juntos até agora. A gente se curtiu", disse Gabriela.

 

"Eu fiquei com algumas mulheres nesse carnaval, mas tô ficando há mais tempo com ela mesmo. O beijo combinou. Não é com todo mundo que combina assim", disse ele. Mas nem só os solteiros estão beijando muito neste carnaval. Namorando há 5 anos, o casal Carla e Taiane Fantini não se desgrudava. "A gente sempre passa o carnaval juntas e, claro, beijamos muito. A gente veio curtindo juntinhas desde a Barra. Carnaval com quem a gente gosta é bom demais!", confessa Carla.

Notícias

08 de Fev // g1 | Notícias

Os documentos perdidos durante o carnaval de Salvador estão sendo levados para o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Largo dos Aflitos, na capital baiana. De acordo com a PM, já foram recuperados cerca 700 documentos.O turista poderá fazer o resgate, no período da folia, no quartel da PM. Já para os soteropolitanos, os documentos estarão à disposição dos titulares na segunda-feira (15), a partir das 8h no posto da ouvidoria da PM, localizada no SAC do Shopping Barra.

 

Os documentos ficarão à disposição da população durante 30 dias e, após este prazo, serão remetidos aos órgãos expedidoresO serviço é disponibilizado pela Polícia Militar há cerca de cinco anos e tem como objetivo proporcionar ao cidadão um canal facilitador de consulta e recuperação dos documentos.

Notícias

08 de Fev // atarde.com | Notícias

A nutricionista Ludmylla de Souza Valverde, 27 anos, foi agredida com um copo durante o Carnaval de Salvador após negar um beijo a um folião. O caso ocorreu no circuito Dodô (Barra-Ondina), na última sexta-feira, 7. Ludmylla prestou queixa na 14ª Delegacia Territorial, mas a Polícia Civil ainda não tem informações sobre o autor da agressão.


A moça curtia a passagem dos trios acompanhada da irmã Thaianna de Souza Valverde, na pipoca, onde ficam os foliões sem abadás. Dois homens que estavam no bloco "Eu Vou", comandado pela banda Aviões do Forró, se aproximaram e um deles teria assediado as mulheres. Após ver a irmã sendo assediada, Ludmylla pediu para que os foliões se afastassem, porém, foi empurrada por um deles. A nutricionista revidou o empurrão e foi atingida no rosto por um copo acrílico arremessado pelo outro homem. A moça afirma que teve um corte da testa e chegou a desmaiar após ser atingida pelo copo.


A delegada Carmen Dolores Bittencourt, titular da 14ª Delegacia, que investiga o caso, afirmou que câmeras instaladas no circuito serão analisadas para tentar identificar os envolvidos no caso. Caso sejam identificados, os envolvidos poderão responder por assédio e lesão corporal, segundo ela.

Notícias

07 de Fev // Forte na Noticia | Notícias
A estrutura de um carro alegórico da X-9 Paulistana envergou e derrubou Renato Henrique Teixeira de uma altura aproximada de 13 m, antes mesmo de a Escola entrar na avenida. O rapaz, que faz parte de um grupo circense, foi atendido no pronto-socorro do próprio Anhembi, estava consciente e não teve fraturas aparentes. Com dores no quadril, foi levado para um hospital da capital paulista.
 
Após a queda da escultura, houve pânico e gritaria entre as pessoas, inclusive quem estava no chão. Algumas viraram o rosto. No carro, uma jovem gritava "que estava tudo bem", enquanto integrantes da diretoria e outros membros da escola tentavam expulsar quem estava próximo da alegoria. 

Notícias

07 de Fev // Correio da Bahia | Notícias
Em cima do maior paredão de som do mundo, à 1h05 de ontem, a Vingadora começou a atirar para todos os lados em pleno Farol da Barra. Era a primeira vez que os cartuchos de arrochadeira do hit Paredão Metralhadora, que começam a ser disparados pelo som grudento de um violino (o solinho do poder), faziam a multidão tremer na estreia da banda nesse Carnaval. Outros arrochas até intervalaram o show de Tays Reis, vocalista da banda Vingadora, mas eis que o gatilho da metranca era novamente acionado. Tra, tra, tra, tra, tra!
 
À 1h25, o hit era tocado pela segunda vez. À 1h45, pela terceira vez. E nesse ritmo seguiu. Ao final, a metralhadora acabou atingindo em cheio os ouvidos do folião em exatos 10 momentos. “Tocamos a Metralhadora na frente de quase todos os camarotes. A pipoca pedia, o pessoal em cima do trio pedia, todo mundo pedia o tempo todo. A gente só obedecia”, explicou Mara Melo, que trabalha na assessoria do grupo.
 
Na onda do momento Do início ao fim do percurso, foliões vestidos a caráter, ou seja,  metidos em roupas militares e armados com pistolas de plástico e alegria, não conseguiam se camuflar. Um grupo de homens e mulheres vingadores da folia chegou a formar um bloco bem na frente do trio. Cada um vestia uma blusa com alusão à metralhadora ou ao outro hit da banda, Minha Mãe Deixa. “A gente simplesmente juntou a galera e resolveu homenagear a música do Carnaval. Porque não tem outra, né? Essa é a música do Carnaval”, explicou o folião Alex Trazillo, que organizou a galera embaixo.

Notícias

07 de Fev // G1 | Notícias
O domingo (07) de carnaval em Salvador tem aproximadamente 50 atrações, somente nos dois principais locais da festa, o Barra-Ondina e o Campo Grande. Os desfiles têm início ainda pela manhã no centro, e no começo da tarde na avenida Oceânica. Confira a programação completa abaixo. Entre as principais atrações do dia, estão Olodum, Jorge e Mateus, Harmonia do Samba, Saulo e Ivete Sangalo.
 
No Pelourinho, onde é montado o circuito Batatinha, a festa começa a partir das 17h, e tem mais de dez apresentações, entre elas grupos afro e de samba de roda. O local atrai principalmente os foliões que preferem brincar ao som de fanfarras e marchinhas, relembrando antigos carnavais
 
Além desses três circuitos, a festa deste ano tem programação em palcos montados nos seguintes bairros: Liberdade, Periperi, Plataforma, Itapuã, Boca do Rio, Nordeste de Amaralina, Cajazeiras, Pau da Lima, Jardim de Alah e Centro Histórico. As bandas BaianaSystem e os cantores Ju Moraes, Paulinho Boca, Margareth Menezes são algumas das atrações que se apresentam nas localidades, de sábado (6) a terça-feira (9).

Notícias

07 de Fev // | Notícias
Nem dos carecas nem dos cabeludos. São dos travestidos que elas gostam mais. Pelo menos é o que garantem os homens que se vestem de mulher durante o Carnaval. E hoje eles tomaram mais uma vez as ruas no maior e mais famoso bloco de travestidos de Salvador, as Muquiranas. 
 
Depois de dez anos, o É o Tchan voltou a comandar as Muquiranas. Eles abriram o desfile com o hit "Bota a cara no sol". O bloco, que completou 50 anos em 2015, desfila esse ano com a fantasia Space Girls e encerra o Carnaval com Léo Santana no Circuito Osmar (Campo Grande), a partir das 14h30 dessa terça-feira.
Essa é a primeira vez de Frederico Silva Rego, de 30 anos, no bloco. O engenheiro mecatrônico já sai há 14 anos vestido de mulher no carnaval de Salvador e garante: “é só sucesso”. Frederico disse curtir sair travestido porque acha mais divertido, mais fácil para brincar e, claro, facilita a paquera. “As meninas se jogam, brincam, passam a mão”, conta empolgado, deixando claro que está solteiro.Esse também é um dos motivos que faz com que Ramon Copque, de 28 anos, também prefira ir de top e saia curta durante a folia.

Notícias

07 de Fev // G1 | Notícias
A atriz Sophia Abrahão surpreendeu foliões ao dividir o microfone com a musa Ivete Sangalo, neste sábado (6), em Ondina, perto do final do circuito Dodô, em Salvador. A canção escolhida por elas foi "Gostava tanto de Você", de Tim Maia. Acompanhada do namorado Sérgio Malheiros, Sophia Abrahão não deixou a desejar nos vocais. Com muita simplicidade e irreverência, Ivete Sangalo cedeu espaço para a atriz em cima do trio. O dueto improvisado foi em frente ao camarote Cerveja & Cia.
 
A cantora Ivete Sangalo deu início à segunda apresentação no carnaval de Salvador, na tarde deste sábado (6). A musa puxa o bloco Cerveja & Cia no circuito Dodô (Barra-Ondina). Ivete se apresentou na quinta-feira (4) de carnaval no circuito Osmar (Campo Grande) em um trio sem cordas. Neste sábado, a artista começou a apresentação com uma oração e chamou o público para a folia:
"Obrigada pela companhia e por terem escolhido ser comigo. Sou a guerreira do sábado". Ela já iniciou o desfile cantando a música de trabalho para o verão, "O Farol". Vestida de guerreira, tema da cantora para o carnaval deste ano, Ivete usou um "body" branco e transparente com detalhes tribais e uma bota cano longo que cobriu parte da coxa. O figurino da banda seguiu a cor da roupa da cantora e todos usaram branco.

Notícias

07 de Fev // G1 | Notícias
A dupla Simone & Simaria apostaram em um look sensual na estreia delas como puxadoras de trio no Carnaval de Salvador, neste sábado (6), no circuito Barra/Ondina. As Coleguinhas abriram o defsile por volta das 18h15, com a canção "Simbora", do Asa de Águia.  As irmãs aproveitaram e mandaram ainda duas músicas de Ivete Sangalo em sequência: "Pra frente" e "Alegria".
 
"Era nosso sonho estar aqui", dize a dupla em cima do trio. Elas são naturais de Uibaí, cidade no interior da Bahia. O desfile das Coleguinhas foi uma mistuira de ritmos: teve clássicos do axé, o tradicional forró que fez a dupla conquistar o Brasil e até música infantil. A dupla mandou o clássico "Super Fantástico", da banda Balão Mágico.
Apesar das irmãs estrearem neste sábado em cima d eum trio, a primeira apresentação no carnaval 2016 ocorreu na última sexta-feira (5), em um camarote. Apaixonadas por música desde crianças, Simone e Simaria começaram a cantar ainda bem pequenas, participando de shows de calouros em Uibaí, onde nasceram, e nas cidades vizinhas, no interior da Bahia, e mais tarde no Mato Grosso, para onde se mudaram.

Notícias

05 de Fev // Correio da Bahia | Notícias
A música "Paredão Metralhadora" está na boca do povo e de quase todos os artistas, mas não entrará no repertório de Saulo durante o Carnaval. O artista disse nesta sexta-feira (05) que não cantará a música. "Eu não, não por nada não, mas acho que ficaria sem graça tocar, todo mundo já toca, então a galera que vem aqui já sabe, deixa Saulo lá quietinho, ele é barbudo, ele é pai de família", argumentou, enquanto aguardava a saída do seu trio na Barra.
 
Questionado sobre o seu hit preferido da folia ele diz que torce para Ed City e Igor Kannário. "Torço para esses caras porque eu acho que a música da Bahia é cantada verdadeiramente por eles. 'Pai, aqui não vê bicho com nada', 'E aí, é nós', acho que eles representam e representar é tudo", defende o artista que desfilou hoje mais uma vez sem cordas, depois de participar da abertura do Carnaval, no centro da cidade.
Apesar de não puxar nenhum bloco esse ano e vir trilhando uma trajetória onde se aproxima cada vez mais do folião pipoca, ele não descarta a possibilidade de voltar a sair com cordas. O artista disse que não sabe do futuro, mas que acredita nesse movimento dos independentes. "Tive muito tempo de bloco, então não vou ser ingrato agora. Eu tenho muito respeito. Aprendi a cantar em trio elétrico e em bloco, na época do Eva, então eu estou aí. Eu gosto do equilíbrio", diz. 

Notícias

05 de Fev // G1 | Notícias
O cantor Bell Marques começou o desfile do bloco Vumbora, na tarde desta sexta-feira (5), arrastando uma multidão sob sol forte no circuito Dodô (Barra/Ondina), em Salvador, no terceiro dia oficial do Carnaval. Ele começou a tocar por volta das 15h30. Quem acompanha Bell em cima do trio elétrico é a mulher dele, Ana Marques.
Primeiro dia
Na quinta-feira, o cantor puxou um trio sem cordas no Carnaval da capital baiana, no Campo Grande. "É uma iniciativa maravilhosa, o carnaval sem cordas. Eu acredito que  no carnaval de Salvador tem que ter o carnaval com cordas e sem cordas, porque cada um escolhe o que quer curtir, tem que dar essa liberdade ao folião", disse o cantor.
Música de trabalho
Bell atualmente trabalha a música “Minha Deusa" (Cabelo de Chapinha). Assim que lançada, uma polêmica foi gerada em torno da canção, que tinha o refrão "Ô mainha, mas eu só gosto do cabelo de chapinha, mainha". O artista foi acusado de racismo por internautas em redes sociais.

Notícias

05 de Fev // | Notícias

O cantor Wesley Safadão, pouco antes de comandar o desfile no Circuito Dodô (Barra-Ondina), à frente do bloco CocoBambu, falou sobre sua relação com a música sertaneja. " Acho sucesso não se discute. Se faz sucesso é porque alguma coisa tem. A música tem espaço para todos os ritmos, para todos os gêneros. Independente do segmento, cada um tem que fazer o seu diferencial. Eu levanto minha bandeira do forró, mas não tenho nada contra o sertanejo. Posso me espelhar no pop rock no axé. Minha missão é fazer alegria das pessoas e eu sempre digo, eu canto musica pensando nas pessoas", revelou o músico.


De forma descontraída, a legenda da foto brincava com as habilidades desportivas do cantor "Vocês pediram e o Esquadrão foi buscar @wesleysafadao é o novo reforço do Bahia. Após fazer golaços na pré-temporada, o artista mais badalado do momento chegou para o Carnaval e ganhou "10 e a faixa". "Parabéns aos 85 anos do clube", disse ele. Valeu, Safadão! Bem-viundo à terra onde 99% é o Bahia e tem aquele 1%".Esse será o segundo ano de Safadão no Carnaval de Salvador,à frente dos blocos Pirraça e CocoBambu.

Notícias

05 de Fev // | Notícias

A partir desta sexta-feira (5), terceiro dia do carnaval de Salvador, a folia começa mais cedo nos principais circuitos da cidade. No Campo Grande, Circuito Osmar, mais de 50 blocos arrastam a multidão. O primeiro deles deixará a concentração às 12h30 (hora local). O último começa a sair na avenida às 3h de sábado (6).

 

Entre os principais artistas que se apresentarão no circuito está a Banda Baiana System, a partir das 19h. No fim da noite, a partir das 23h30, o Cortejo Afro começa a arrastar os admiradores dos batuques africanos, seguido do Grupo Olodum, que sai às 23h50.

 

No circuito Dodô (Barra-Ondina), 25 trios elétricos levam a multidão. O primeiro trio sairá às 14h30. Logo depois, a cantora Baby sai em um trio independente. Em seguida, artistas como Bell Marques, Chiclete com Banana, Timbalada, Tomate, Daniela Mercury, Aviões do Forró e Cláudia Leite comandam a folia em blocos com cordas.

Notícias

05 de Fev // | Notícias

Um dos personagens do carnaval de 2015, o cantor Igor Kannário tem uma meta ousada para a festa desse ano: dobrar o número de presentes na pipoca que irá puxar no circuito Osmar.

 

“No carnaval desse ano vamos mostrar o nosso talento, a nossa cultua da favela. Vamos dobrar o nosso recorde e a multidão do ano passado”, afirmou o pagodeiro em entrevista à TV Aratu. Kannário declarou que espera que todos vão de branco para a festa.

 

“Quero que o abadá da favela seja a camisa branca. Na pipoca do Kannário, vamos fazer de conta que temos um abadá”, declarou o cantor, que pretende aproveitar a popularidade que adquiriu para ajudar as comunidades carentes de Salvador. “Não quero ser político, mas eu quero ajudar mostrando os pontos mais carentes de atenção”, salientou.

Notícias

05 de Fev // G1 | Notícias
O terceiro dia oficial de carnaval em Salvador tem mais de 70 atrações somente nos dois principais circuitos da festa, o Barra-Ondina e o Campo Grande. As primeiras atrações começam a desfilar no início da tarde desta sexta (05). Confira a programação completa abaixo.
 
Na Barra, tem artistas como Claudia Leitte, Timbalada, Psirico, Daniela Mercury e Aviões do Forró. No Campo Grande, as principais atrações desfilam no Furdunço, que está programado para começar às 14h e segue até 19h, com nomes como Orquestra Rumpilezz, BaianaSystem, Alavontê, Batifun e Adão negro.
No Pelourinho, onde é montado o circuito Batatinha, a festa começa a partir das 17h, e terá vinte apresentações, entre elas a bandas Status, Corisco, Agbara, Relíquias e Swing do Pelô. O local atrai principalmente os foliões que preferem brincar ao som de fanfarras e marchinhas, relembrando antigos carnavais.

Notícias

05 de Fev // G1 | Notícias
O segundo dia de Carnaval em Salvador, nesta quinta-feira (4), contou com a agitação de grandes artistas, como Wesley Safadão, que puxou trios na capital baiana pela segunda vez, além de trios sem cordas comandados por Ivete e Bell, e a presença da Banda Vingadora, que levou o hit "Paredão Metralhadora" para um camarote. A folia foi animada nos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande), no segundo dia da maratona de shows que seguem até a próxima quarta (10).
 
A folia da pipoca puxada pela cantora Ivete Sangalo começou no final da tarde desta quinta, com uma multidão acompanhando a artista na avenida. Foi a primeira vez na história do carnaval que a musa levou um trio sem cordas nos dias oficiais da folia.
Animada, a cantora iniciou a apresentação com a música "Farol", aposta de verão da artista. "Hoje eu estou com tudo! Vou retribuir esse amor de vocês", animou o público no início da apresentação. Em um dos momentos mais marcantes do circuito, a cantora cantou a música "Paredão Metralhadora", da banda Vingadora, que também concorre ao título de melhor música do carnaval de Salvador 2016.

Notícias

04 de Fev // Gildásio Cavalcante | Notícias
Ivete Sangalo começou a fazer a festa dos foliões no circuito Osmar (centro), nesta quinta-feira, 4, por volta das 17h30. Essa a primeira vez que a cantora puxa um bloco sem cordas na folia baiana. Logo no começo Ivete mostrou a sua já conhecida irreverência brincando com os foliões "Estou gostosa? Um não está aguentando sozinho. Parece que tem dois aqui dentro!"
 
A primeira música que Ivete cantou foi "O Farol" sua aposta para música do carnaval. Em seguida, cantou dois de seus grandes sucessos "Tempo de Alegria" e "Aceleraê". Uma multidão segue a musa do axé, que promete animar muito. "Agora vou iniciar o momento da turnê que eu criei agora. É a turnê do couro! Vcs vão aguentar? Posso botar tudo? Vou botar mas vai ser gostoso".
 
Inspirado em pinturas tribais, o figurino da artista está dentro do tema "Guerreira". A criação são dos estilistas Davidson Zanine e Cia Marítima. Logo em seguida quem comanda a pipoca do Campo Grande é Bell Marques.

Notícias

04 de Fev // G1 | Notícias
O segundo dia oficial do Carnaval de Salvador terá ao menos 18 atrações desfilando em trios sem cordas nesta quinta-feira (4). No Circuito Osmar (Campo Grande - Castro Alves), o público poderá "curtir a pipoca" de artistas como Ivete Sangalo, Bell Marques, Margareth Menezes e Banda Eva. Já no circuito Dodô (Barra- Ondina), o público pode seguir de graça os trios de Margareth Menezes, Márcia Freir e Katê, além das bandas Pangolé, A Zorra e Trio da Huana. 

Notícias

04 de Fev // G1 | Notícias

A cantora Ivete Sangalo, que sai em trio sem cordas no segundo dia oficial do carnaval de Salvador, deixou a residência onde mora no bairro do Campo Grande em direção ao circuito da folia na tarde desta quinta-feira (4). Vestida de roupão rosa, a artista acenou para os fãs que lotaram os portões da sua residência desde o início da tarde.

Ivete Sangalo saiu de casa em um vã e seguiu para a área de concentração de trios, que também fica no bairro do Campo Grande.  Antes de entrar na vã, Ivete chegou a fazer selfie com os fãs antes de seguir para o circuito. Apresentação da artista começa às 17h.

Notícias

04 de Fev // G1 | Notícias
A entrega das chaves de Salvador ao Rei Momo foi realizada na noite desta quarta-feira (3), na Praça Municipal, no Centro Histórico da cidade. O ato simboliza a abertura oficial do carnaval capital baiana. O Rei Momo reina até o dia 10 de fevereiro, a Quarta-Feira de Cinzas.
 
A cerimônia de abertura da festa foi realizada  pela primeira vez em uma quarta-feira -- nos anos anteriores ocorria na quinta-feira. O Rei Momo recebeu as chaves do prefeito de Salvador, ACM Neto, por volta das 19h40. O evento ainda contou com a participação do governador Rui Costa e outros representantes políticos.
"É uma novidade a abertura de Salvador acontecer na quarta-feira. Isso oficializa a quarta, que já tinha um movimento muito grande na Barra. O cortejo traz um pouco de cada coisa do carnaval de Salvador. E o mais importante: faz com que a alegria chegue também aqui no centro histórico. Esse vai ser um carnaval histórico, de muita alegria e, espero, de muita paz", disse o prefeito ACM Neto.

Notícias

04 de Fev // G1 | Notícias
O primeiro dia do carnaval de Salvador, nesta quarta-feira (3), teve Saulo em trio sem cordas, Carlinhos Brown com Catanave e grupos musicais como Olodum e a Banda Didá em um cortejo com milhares de pessoas no centro da cidade. No bairro da Barra, a irreverência dos foliões foi destaque na largada da folia dada por bandas de fanfarras que se apresentaram no Circuito Sérgio Bezerra.
 
A abertura oficial da festa, que se estende por sete dias, ocorreu após a entrega das chaves de Salvador ao Rei Momo Nivaldo Santo Nery. O ato simbólico foi na Praça Municipal, no Centro Histórico de Salvador. Esta foi a primeira vez na história que a folia foi aberta oficialmente em uma quarta-feira -- nos anos anteriores, a cerimônia ocorreu na quinta. O Rei Momo reina até o dia 10 de fevereiro, a Quarta-Feira de Cinzas.
Antes da cerimônia, o cortejo com os grupos musicais partiu da Praça Castro Alves em direção ao Terreiro de Jesus, no Pelourinho. O cantor Carlinhos Brown foi quem deu o pontapé inicial no cortejo, que fez uma retrospectiva da história do carnaval de Salvador.

Notícias

04 de Fev // Correio da Bahia | Notícias
No Carnaval deste ano, mais do que nunca, a rua será protagonista – e a quantidade de artistas, que vão se apresentar sem cordas, pertinho dos foliões, é apenas uma prova de que o tema da festa (Vem Curtir a Rua) está sendo seguido à risca. Ao todo, serão pelo menos 260 atrações em trios desfilando sem cordas – 197 apoiadas pela prefeitura e outras 63 pelo governo do estado.
 
E vai estar todo mundo lá: ontem, já teve Carlinhos Brown, na Caetanave, e Saulo, durante a abertura oficial da festa, no circuito Osmar (Campo Grande). Hoje, às 17h, Ivete Sangalo abre o segundo dia de folia no mesmo circuito, encorpando  estrelas que incluem Bell Marques, Carlinhos Brown, Saulo, Daniela Mercury e bandas como Eva e Babado Novo.
 
Para completar, apoiados pela prefeitura, 212 artistas se apresentarão nos palcos instalados em 10 bairros (incluindo Boca do Rio, Liberdade, Nordeste de Amaralina, Cajazeiras e Jardim de Alah). Além disso, serão 220 apresentações no Pelourinho amparadas pelo governo do estado. Assim, o número final chega a 792 opções gratuitas pela cidade, até a Quarta-feira de Cinzas.

Notícias

03 de Fev // G1 | Notícias

A cantora Ivete Sangalo divulgou, nesta quarta-feira (3), novos detalhes do figurino de "guerreira" que vai usar durante o carnaval de Salvador. O croqui divulgado pela assessoria da cantora mostra uma das peças que ela vai usar na folia, com inspiração em pinturas tribais.

 

A programação de Ivete começa na quinta-feira (4), no trio sem cordas que desfila pelas ruas do centro da capital baiana, saindo do Campo Grande até a Praça Castro Alves. A abertura oficial do carnaval em Salvador acontece nesta quarta-feira. Na semana passada, a cantora já tinha divulgado os primeiros esboços de uma de suas fantasias. 

 

A artista também vai comandar o tradicional arrastão da quarta-feira de cinzas pela última vez no Carnaval 2016, em Salvador. Conforme a assessoria de Ivete, a decisão tem o objetivo de ceder espaço para outros artistas, além disso, a cantora está programando novidades para o carnaval de 2017, mas elas não foram detalhadas.

Notícias

03 de Fev // G1 | Notícias

A cantora Claudia Leite divulgou nesta quarta-feira (3) detalhes dos figurinos que vai usar durante o Carnaval de Salvador. A peça da estreia, na sexta-feira (5), vem sendo preparada há dois meses e baseada no tema “Las Vegas”. A roupa traz fichas de cassino, jogos, naipes e cartas, tudo em uma única peça. A roupa pesa cerca de quatro quilos e reúne ainda aproximadamente 9 mil cristais.
 
A peça foi pensanda por Claudia juntamente com seu stylist Renato Thomaz. Na segunda-feira (8), a cantora sobe ao trio para comandar o bloco Largadinho encarnando a versão feminina de Elvis Presley. Ela vestirá um body de renda francesa com mais de duas mil pedras no cinto e outros quatro mil cristais espalhados pela roupa.
 
No encerramento do Largadinho, na terça-feira (9), Claudia faz uma referência as divas que fazem sucesso em Vagas, como Cher, Britney Spears, Caroline King, Mariah Carey, Shania Twain, entre outras. O figurino é assinado por Fabiana Milazzo e inspirado no vestido sensual de Cher, atriz e cantora norte-americana, com malha de metal, vidrilhos e cristais, tudo bordado à mão e modelado no corpo da cantora.

Notícias

02 de Fev // Gildásio Cavalcante | Notícias
A partir da quinta-feira, 4 de fevereiro, até o dia 10 (quarta-feira de Cinzas), os soteropolitanos comemoram o Carnaval. Com o festejo, o horário de funcionamento de alguns estabelecimentos será alterado.
 
Veja o que funciona:
| Lazer |
Zoológico: Estará fechado da quinta, 4, a quarta, 10.
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM): Estará fechado da quarta, 3, a quarta, 10.
Museu de Arte da Bahia (MAB): Na segunda, 1º, e terça, 2, funcionará das 13h às 19h. Da quarta, 3, a quarta, 10, estará fechado.
Mercado Modelo: Não divulgou.

Notícias

01 de Fev // G1 | Notícias
Com uma hora de atraso, o Furdunço começou oficialmente às 16h deste domingo (31), com o desfile de Carlinhos Brown puxando a Caetanave pelo Circuito Orlando Tapajós, que vai do Clube Espanhol ao Farol da Barra, em Salvador. Como já havia feito outras vezes, Brown preferiu cantar no chão, perto dos foliões que foram em peso curtir o domingo de pré-carnaval.
 
Antes, porém, grupos culturais, de bonecos e fanfarras já faziam a festa do público, que foi surpreendido pela participação do trio Armandinho, Dodô e Osmar. Ícones da folia baiana, o grupo tocou sucessos dos carnavais, tendo a guitarra baiana como destaque. Ao todo, 35 atrações se apresentaram no Furdunço, que ficou marcado pela variedade de ritmos. teve axé, samba, frevo, reggae, pop e eletrônica.
 
As amigas Carla Costa, Lilian Souza , Carla Mujaes e Cristiane Souza estiveram no Fuzuê, no último sábado (30), e disseram que o Furdunço atraiu muito mais gente. "Este ano está mais cheio", falou Carla Mujaes.  "O carnaval nem começou e já está assim. Vim ontem para o Fuzuê e achei mais tranquilo", destacou.

Notícias

01 de Fev // G1 | Notícias
A entrega dos abadás para blocos e camarotes do carnaval de Salvador começa nesta segunda-feira (1º), no Shopping da Bahia. A retirada das camisas acontece até a terça (9), no estacionamento C do centro de compras. O titular da compra do abadá deve ir pessoalmente ao local de entrega e apresentar o comprovante de compra e o documento de identidade original. 
 
Desta segunda-feira até o próximo sábado (6), a retirada será feira das 13h às 20h. Já entre domingo (7) e terça (9), a entrega dos abadás acontece das 10h às 18h. Sempre no estacionamento C do Shopping da Bahia. Quem não puder ir pessoalmente retirar o abadá deve enviar um portador em posse de uma procuração com firma reconhecida pelo cartório, a cópia do documente de identidade do comprador e o comprovante de compra. Através do site da Central do Carnaval é possível encontrar um modelo de procuração.
 
Como medida de precaução, em caso de compras realizadas a partir de sexta-feira (5), por meio de cartão de crédito, só poderá retirar o abadá na presença do titular do cartão. Foliões que optaram pelo Pagseguro como forma de pagamento devem entregar uma cópia do documento de identidade do titular da compra e da conta no Pagseguro para retirada do abadá.

Notícias

26 de Jan // Bahia noticias | Notícias

O Carnaval de Salvador terá 390 câmeras de segurança espalhadas pelos circuitos e nos seus entornos este ano. Segundo o jornal Correio, os equipamentos serão disponibilizados pela empresa Axis Communications e controlados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Haverá 162 câmeras nos corredores que dão acesso aos principais circuitos da festa e outras 40 no Pelourinho. Em cada um dos portais de acesso serão instaladas mais 20.

 

Além disso, as estações de metrô e de transbordo serão vigiadas. Em 2015, 340 câmeras foram usadas. Ainda de acordo com o Correio, esta será a primeira vez que o Carnaval na capital baiana terá pórticos de entrada controlada por equipes treinadas e detectores de metal.

 

Ao todo, 15 portais de entrada serão instalados nos circuitos Barra-Ondina, Campo Grande e do Pelourinho. Na última terça-feira (25), o governador Rui Costa afirmou que 25 mil policiais vão trabalhar na segurança em todo o estado, com um investimento de R$ 42 milhões no setor 

Notícias

01 de Abr // SECOM/BA | Notícias
Responsável por eleger os melhores artistas do Carnaval de Salvador há 22 edições, este ano, o Troféu Dodô e Osmar mudou o formato e incluiu a categoria Serviço Público Destaque. Foram avaliados itens como banheiros químicos, limpeza das ruas, transporte, organização geral da festa e segurança, que foi destaque na opinião dos entrevistados.
 
Coube ao cantor Reinaldo (Terra Samba) e aos vocalistas do É o Tchan!, Compadre Washington e Beto Jamaica, entregarem o troféu ao secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, que agradeceu ao governador Rui Costa pela confiança depositada na equipe que teve mais de 85% de aprovação popular. "[Este prêmio] é um reconhecimento pelo esforço de quase 23 mil profissionais. [É resultado] do empenho, do aprimoramento que vem sendo feito há décadas. Não se faz um carnaval com dois milhões de pessoas sem segurança. Uma segurança pública qualificada e voltada para este evento [o carnaval]. Uma referência para outros países. Vamos continuar trabalhando para fazer um carnaval ainda melhor em 2016".
 
Na oportunidade, o secretário estadual do Turismo, Nelson Pelegrino representou o governador Rui Costa e ressaltou a importância da premiação. "A característica fundamental deste troféu é que o povo é quem fala. É quem está na rua no momento mais importante [para avaliar], sentindo o melhor do carnaval para opinar", comentou Nelson.
 
Grandes nomes da Axé Music abrilhantaram o evento que, por meio de músicas e vídeos, contou a história dos 30 anos do gênero. Daniela Mercury avalia como pertinente a possibilidade de premiar também os serviços públicos. "Sem a infraestrutura [disponibilizada pelo poder público] não poderíamos fazer um carnaval mais acolhedor, melhor para o turismo da Bahia, já que [o Carnaval] se tornou algo profissional".
 

Notícias

27 de Fev // | Notícias
Uma pesquisa promovida pela Prefeitura revelou que 95,1% dos turistas que curtiram o Carnaval em Salvador avaliaram a festa como boa ou ótima, comprovando a qualidade da organização promovida pela administração municipal. A avaliação positiva da folia foi ainda maior entre os turistas estrangeiros, com 96,2% do grupo de entrevistados considerando a festa como boa ou ótima. Ao levar em conta todo o grupo entrevistado, 74,1% das pessoas afirmaram que o Carnaval desse ano foi melhor do que em anos anteriores.
 
 A participação popular também foi alvo da pesquisa. Do grupo de entrevistados, 68,9% considerou que esse Carnaval contou com mais participação popular; 15,4% julgou igual. Quando questionados sobre se indicariam o Carnaval para amigos e parentes, 97,5% declararam que sim. Do total de turistas entrevistados, 95,4% declararam que voltariam a Salvador.
 
Do grupo que não esteve em Salvador antes do Carnaval desse ano, 54,5% consideraram que a cidade superou as expectativas; 38,1% avaliaram a cidade como dentro das expectativas; e 7,4% abaixo do esperado. A pesquisa mostrou que 79,3% dos entrevistados avaliaram que a cidade melhorou nos últimos dois anos, tomando como base o grupo que já esteve em Salvador antes.
 
 Foram realizadas 949 entrevistas na Rodoviária e Aeroporto, com 318 turistas estrangeiros, 313 com turistas de outros estados e 318 com turistas do interior da Bahia, no período entre 19 a 22 deste mês. O levantamento foi feito pela Prefeitura para avaliar como os turistas qualificavam a festa e sua organização, além da percepção sobre a cidade, com o intuito de promover melhorias para o Carnaval de 2016.
 

Notícias

17 de Fev // Lucas Vinícius | Notícias

Folião assumido, o prefeito de Salvador, ACM Neto, subiu no trio da cantora Alinne Rosa e não poupou energia nesta terça-feira (17). Ao lado da musa, o gestor dançou e "foi até o chão" ao som de "Porque homem não chora".

Notícias

17 de Fev // Lucas Vinícius | Notícias
A escola de samba Vai-Vai venceu o carnaval 2015 em São Paulo. A taça foi conquistada com uma virada no quesito evolução, último da lista. Até a abertura dos quatro envelopes finais, a Mocidade Alegre liderava, mas terminou em segundo com 269,6 pontos. A campeã somou 269,9.
 
Foram rebaixadas Mancha Verde, com 267,9 pontos, e Tom Maior, com 267,7. A Mancha Verde celebrou o centenário do Palmeiras. Já a Tom Maior defendeu o enredo "Adrenalina".
 
Penúltima a entrar no Anhembi, a Vai-Vai fez um tributo à cantora Elis Regina, que completaria 70 anos em 2015. A vice Mocidade, fez uma homenagem à Marília Pêra.
 
No Grupo de Acesso, Unidos do Peruche levou o título. Ela sobe para o Grupo Especial acompanha da Pérola Negra, vice-campeã. A escola de samba Tricolor Independente foi rebaixada.
 

Notícias

17 de Fev // Lucas Vinícius | Notícias

Considerado pelas autoridades municipais e estaduais como o fenômeno do Carnaval de 2015, o pagodeiro Igor Kannário abrirá as suas asas e voará para outros desafios. O primeiro deles será a Virada Cultural de São Paulo, após ser convidado a participar. Em 2014, o evento ocorreu em maio. O secretário estadual Jorge Portugal, que confirmou a informação nesta terça-feira (17), disse ao Bahia Notícias que o governo estaria em uma fase de “namoro” para incluir o Príncipe do Guetto na grade de programação do governo do estado na edição de 2016 do carnaval. Sobre o prefeito ACM Neto ter chamado primeiro Kannário, Portugal brincou. “Neto só foi mais rápido do que eu. Porque quando eu coloquei a mão no telefone, ele ligou primeiro. Ele é mais novo, não? Eu ando mais lentamente”, depois, riu à toa.





Classificados


Enquete



Mais Lidas