Entretenimento

Recôncavo

Recôncavo

17 de Mai // Redação | Recôncavo
Foi divulgada na terça-feira (16) a lista de atrações que se apresentarão no São João de São Gonçalo dos Campos, cidade que fica a cerca de 130 km de Salvador. Entre os artistas confirmados estão a dupla Thaeme e Thiago, Banda Magníficos, Cavaleiros do Forró e Seu Maxixe. Os festejos juninos no município serão realizados de 22 a 24 de junho, no Centro de Abastecimento da cidade.
 
A grade ainda não foi divulgada. Para este ano, o tema da festa de São João em São Gonçalo dos Campos é "Resgatando a Tradição". Quem pretende viajar até São Gonçalo dos Campos com veículo próprio, partindo de Salvador, deve pegar a BR-324 e, na altura do distrito de Humildes, em Feira de Santana, acessar a BA-501 até São Gonçalo dos Campos.
 
O trajeto tem cerca de 130 quilômetros, e a viagem tem duração estimada de 1h50. Quem prefere viajar de ônibus, precisa viajar até Feira de Santana e, de lá, pegar outro ônibus até São Gonçalo dos Campos. Diariamente mais de 60 ônibus saem do Terminal Rodoviário de Salvador, com destino a Feira de Santana, que fica a cerca de 20 quilômetros de São Gonçalo dos Campos.

Recôncavo

15 de Mai // G1 | Recôncavo
O tradicional destino turístico no período de São João, Cruz das Almas, a cerca de 145 km de Salvador, deve receber cerca de 80 mil pessoas nos quatro dias de festas este ano, conforme a expectativa da prefeitura da cidade. A grade musical de festas gratuitas, que será de 22 a 25 de junho, está prevista para ser anunciada no dia 10 de maio.
 
Cruz das Almas já ficou muito conhecida por sua tradicional guerra de espadas, prática onde fogos de artifício, semelhantes a pequenos foguetes, são utilizados como espadas. Hoje a “brincadeira” é proibida. De acordo com o prefeito Orlando Peixoto, a aposta para este ano será no forró pé-de-serra. O tema do São João 2017 é "Arraiá da Cultura Popular: festa, forró e tradição".
Entre os dias 23 e 25 de junho, segundo a gestão municipal, está prevista uma programação especial, além dos shows. "Vamos sair da rota das grandes atrações. Teremos uma programação, na Praça Senador Temístocles, de 23 a 25 de junho com quadrilhas, feira popular, arraiá com trios nordestinos e outros", promete. Essa programação será das 10h às 14h, com acesso gratuito. Ainda segundo o prefeito, a partir das 15h, a programação será na Praça Multiuso, com apresentações de bandas, também de forró pé-de-serra.

Recôncavo

13 de Mai // Leonardo Sousa | Recôncavo

A Prefeitura de Nazaré realizou neste sábado (13), uma grande festa em comemoração aos Dias das Mães. As comemorações deste sábado, fechou com chave de ouro todas as ações dedicadas exclusivamente as mães Nazarenas que aconteceram durante esta semana. Realizada na Praça Alexandre Bitencourt, em frente à Prefeitura, o evento ficou completamente lotado. Entre a última terça-feira (09) e este sábado (13), houve diversas ações na área de saúde, como a realização de exames laboratoriais, realização de consultas médicas e outras ações, tudo isso pensando nas mães do município.

 

Para deixar todas as mães que compareceram ao evento no dia de hoje, foram sorteados liquidificador, ferro de passar roupa, panela de pressão, ventilador, quente frio, conjunto de panelas, máquina de lavar, fogão, geladeira, um micro-ondas, sofá e outros produtos. Em entrevista ao Portal Infosaj/TV Recôncavo, a prefeita Eunice Barreto Peixoto (DEM), falou de sua emoção em estar realizando um evento dedicado aos Dias das Mães. Nossa reportagem conversou também com o secretário de Desenvolvimento Social que falou da importância do evento. Além disso, ouvimos ainda o ex-prefeito Isaac Peixoto que teve prestigiando o evento.

ASSISTA A ENTREVISTA COM A PREFEITA EUNICE BARRETO

"Estamos aqui dedicando um momento para estas mães, quero dizer que para mim é muita emoção, aproveito o momento para agradecer as pessoas que de forma direta ou indiretamente se dedicaram para que esta festa acontecesse, um governo é feito de equipe", disse a prefeita Eunice Barreto Peixoto que aproveitou a oportunidade também é deixou sua mensagem para o Dia das Mães, especialmente as mães de Nazaré.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O EX-PREFEITO ISAAC PEIXOTO

"Fico alegre porque a prefeita Eunice é muito determinada, Eunice sabe o que quer, as vezes chamo Eunice de mãe porque eu considero ela uma mãezona, ela sempre tem o desejo de ver as pessoas mais carentes mais felizes", disse o ex-prefeito Isaac Peixoto. "É uma festa que sempre foi feita no município, mais a prefeita quis fazer uma festa inédita, considero esta festa inigualável, Nazaré está de parabéns", disse Nagib Neto, secretário de Desenvolvimento Social.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO NAGIB NETO

Recôncavo

11 de Mai // Ascom | Recôncavo
A espera acabou! Nesta sexta-feira (12), às 19h, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus irá anunciar a grade oficial de atrações do São João 2017 em entrevista coletiva à imprensa. A notícia foi confirmada pelo próprio Prefeito Rogério Andrade em bate-papo prévio com os profissionais da imprensa nesta última quarta-feira (10) no Paço Municipal. 
 
O prefeito destacou ainda que mesmo diante dos problemas encontrados, Santo Antônio de Jesus está preparada para fazer uma grande festa: "Estamos nos esforçando para fazer um evento bonito, sem comprometer as finanças públicas. Sabemos da importância do São João para a economia da cidade". Além da grade de atrações também serão divulgadas outras novidades para a festa deste ano. 
 
Também presente no encontro, a Secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Dene Cortes, destacou que a programação oficial será divulgada apenas amanhã. - “Outras grades que estão circulando, inclusive nas redes sociais, são falsas. Amanhã, todos terão conhecimento. O que posso dizer é que estamos trabalhando para fazer uma grande festa.” – Comentou. O São de Santo Antônio de Jesus este ano deve ser realizado entre 22 e 25 de junho.

Recôncavo

09 de Mai // Redação | Recôncavo

Num governo liderado por uma mulher, nada mais justo que as comemorações do dia das mães sejam ampliadas para toda a semana que antecede o dia. Nesse tom de agradecimento, exaltação e entusiasmo é que a Prefeitura de Nazaré - a gestão Eunice - preparou uma série de atos e gestos ao longo desta semana, em homenagem e dedicação exclusiva às mães.

 

Ações na área de saúde, tais como realização de exames laboratoriais, controle do hiperdia  (glicemia, aferição de PA, mensuração da C.A e peso), preventivo, ECG e USG; realização de consultas médicas, nutricional, com psicólogos, com fonoaudiólogos e dentistas.

Medidas de orientação geral, tais como palestras sobre uso racional de medicamentos, controle de aedes aegypti, cartão SUS, bolsa família, e boas práticas domésticas. As palestras culminarão com uma sobre maternidade, cuidados maternos, sexualidade, violência contra mulher e feminilidade da mãe, que ocorrerá nesta terça à sexta (09 a 12/05) às 14:00 horas, na Câmara de Vereadores de Nazaré.

Recôncavo

05 de Mai // Leonardo Sousa | Recôncavo

A programação oficial de 2017 dos festejos juninos de Santo Antônio de Jesus ainda não foi divulgada. Apesar disso, a banda Mastruz com Leite e o cantor Tayrone, já confirmaram que se apresentam no São João do município. O anúncio do Forró Mastruz com Leite foi feito em abril, durante uma apresentação da banda no evento Forró das Antigas em Salvador. O cantor Tayrone divulgou nesta sexta-feira (05), que irá se apresentar em várias cidades, uma delas, Santo Antônio de Jesus.

 

A também especulações sobre outras atrações já que o evento está próximo. Nomes como Maiara e Maraisa e Marília Mendonça estão sendo mencionados, porem nada foi confirmado até o momento. Diferente de outros municípios da região que saíram na frente e noticiaram seus festejos, Santo Antônio de Jesus ainda não informou a data oficial do São João, assim como local de realização, mais tudo indica que as novidades devem ser liberaras nas próximas semanas.

São João - 2016

Santo Antônio de Jesus promete um São João em 2017 com muita música, diversão e momentos inesquecíveis, sendo que o período junino é bastante conhecido contando sempre com uma forte presença de público na cidade, atraindo algumas pessoas de outros municípios ou estados do Brasil. Localizada no Recôncavo Sul da Bahia, Santo Antônio e Jesus possui mais de 100 mil habitantes. Dentro do São João da Bahia, a festa aparece na lista das dez cidades mais procuradas, apresentando sempre uma ótima programação e estrutura. Todas as notícias sobre o São João 2017 você confere aqui no Portal Infosaj/TV Recôncavo.

Recôncavo

18 de Abr // Leonardo Sousa | Recôncavo

A partir de agora a contagem é regressiva! Em 2016, Santo Antônio de Jesus se tornou novamente sede do Forró do Lago, em 2017 a cidade que é considerada a Capital do Recôncavo Baiano vai realizar mais uma vez, uma das maiores festas de camisa da Bahia. Capitaneada pelo cantor Bell Marques, a festa acontecerá no dia 24 de junho, a partir das 14h, no estacionamento do espaço Villa Music. Esse será um dos maiores eventos do período junino na Bahia. Prova disso foram os primeiros dias de vendas para a festa que contará com o anfitrião Bell Marques, Wesley Safadão, Simone e Simaria, Solange Almeida e Rafa e Pipo Marques.

 

Para se ter uma ideia, em cinco dias, o primeiro lote de ingressos foi esgotado e a produção abriu o segundo lote com diferentes opções de espaços para curtir a festa, que acontece pelo terceiro ano seguido em Santo Antônio de Jesus, a 187 km de Salvador. O Forró do Lago promete uma grande festa em 2017 com os grandes nomes do forró e sertanejo, então se programa para o dia 24 de junho. Ano passado, Bell Marques não decepcionou o público do Forró do Lago, o cantor se apresentou para uma multidão de quase 20 mil pessoas com seu repertório especial de São João, com grandes clássicos e hits do Forró, que é uma das paixões do cantor.

VEJA NOSSO RETRÔ DO FORRÓ DO LAGO

Forró do Lago 2015

Se foi bom em 2016, o que esperar do Forró do Lago em 2017? Em entrevista ao Portal Infosaj/TV Recôncavo, em uma das edições do Forró do Lago, Bell Marques afirmou ter muito prazer em realizar a festa em Santo Antônio de Jesus. “Eu fazia esse forró a três anos consecutivo dentro da minha fazenda em Cabaceiras do Paraguaçu, mais agora resolvi migrar e trazer ele para Santo Antônio de Jesus, até porque a estrutura da Villa Music é muito legal, para mim é um prazer muito grande”, disse Bell Marques. Todos os caminhos levam você para curtir o Forró do Lago e o melhor São João da Bahia que é em Santo Antônio de Jesus.

Forró do Lago 2016

Recôncavo

16 de Abr // Leonardo Sousa | Recôncavo

Uma das exposições de artesanato mais antiga do país, a Feira dos Caxixis, movimentou o recôncavo baiano durante o período da Semana Santa. Realizada em Nazaré das Farinhas, a exposição atraiu turistas da região e de várias partes do Brasil e do mundo. O evento que tem mais de três séculos teve início na última quinta-feira (13), e segue até este domingo (16). Nas praças Alexandre Bittencourt e dos Taxis aconteceu o ‘Circuito Caxixis’, onde se destacam os oleiros de Maragogipinho, distrito de Aratuípe, que confeccionam as miniaturas.

 

Foram mais de 200 barracas para exposição das miniaturas e 50 para artesanato produzido por nazarenos e da região. Na central de abastecimento, área chamada de Arena Caxixis, o palco principal recebeu uma programação musical mais que especial na noite de sábado. O Olodum e o cantor Xande de Pilares agitou o público que lotou completamente todo espaço da Arena. Foram mais de seis horas de música, mesmo debaixo de chuva, e o público esteve ali presente ouvindo o melhor do Olodum e de Xande. Em entrevista ao Portal Infosaj/TV Recôncavo, os cantores Xande de Pilares e Lazinho.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O CANTOR XANDE DE PILARES

“Graças a Deus que eu não morri e estou aqui, eu pensei que não iria conhecer a Bahia inteira, acho que só faltava aqui, mais na região eu já tive a oportunidade de cantar em diversos lugares desde o tempo do Revelação, e agora aqui pra mim a satisfação é grande porque eu me sinto um pouco carioca e um pouco baiano”, disse Xande de Pilares que ainda mandou um recado para o povo de Nazaré. “Tocar na Bahia é sempre um aprendizado, a gente tem que procurar retribuir sempre o carinho do público fazendo um bom show para que a gente possa participar da festa, graças a Deus que eu estou dentro desses 300 anos”, agradeço a prefeita Eunice Barreto Peixoto disse.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O CANTOR LAZINHO DO OLODUM

“Estamos muito agradecidos, porque em uma Feira como essa era inadmissível que o Olodum não tocasse, afinal de contas o Olodum vende a cultura da Bahia, esse show de hoje vai entrar para o curriculum do Olodum como um show de representatividade da cultura da Bahia, a Feira de Nazaré não é só importante para Bahia e sim para o Brasil, já agradeci a prefeita Eunice Barreto Peixoto pessoalmente pela sensibilidade de ter trazido o Olodum para tocar em uma Feira muito importante, meus parabéns aos Nazarenos, mais uma vez meu obrigado a prefeitura de Nazaré”, disse o cantor Lazinho do Olodum.

Recôncavo

13 de Abr // Leonardo Sousa | Recôncavo
A Feira dos Caxixis, uma das mais tradicionais da cultura do Recôncavo Baiano, irá movimentar o município de Nazaré (a 239 quilômetros de Salvador) durante o feriado da Semana Santa. Por lá, terá shows dos cantores Léo Santana, Danniel Vieira e da banda É o Tchan. Os artistas irão se apresentar no domingo. Porém, a feira estará aberta a visitação a partir desta quinta-feira, 13, das 8h às 22h. Além da programação musical, a mostra de caxixis, exposta nas praças dos Táxis e Alexandre Bittencourt, também contará com mais de 200 barracas para exposição das peças, do artesanato e da gastronomia da região.
 
Quem for ao município para curtir o feriado, irá encontrar o colorido das peças de artesanato em couro, madeira, sementes, moringas, potes, cofres em forma de porquinhos, jarras, purrões, objetos decorativos e utilitários. Este ano, a atração ainda contará com a instalação de uma miniolaria, na qual um oleiro de Maragojipinho - distrito do município de Aratuípe - fará peças sob o olhar de moradores e visitantes. O fluxo diário de visitantes na feira, em média, é de cinco mil pessoas, com pico na sexta-feira Santa, quando registra entre cinco e dez mil pessoas, segundo a prefeitura.

Recôncavo

12 de Abr // Leonardo Sousa | Recôncavo

Pensando na Semana Santa de muitas famílias, principalmente dos mais humildes, a vereadora Mãe Mara (PP) promoveu na manhã desta quarta-feira (12), uma distribuição de peixes em seu terreiro de Candomblé conhecido por Ilê Axé Ogum O-nirê localizado no município de Muritiba no recôncavo baiano. Antes mesmo de ser vereadora, Mãe Mara já realizada esse trabalho que dura mais de 12 anos e que tem um único objetivo: botar o peixe na mesa daqueles que mais precisam. Foram cerca de 3 mil kg de peixes para mais de 1.500 pessoas e ainda sobrou.

 

Muitas ações são realizadas por Mãe Mara ao decorrer do ano o que vem ajudando a comunidades de Muritiba. Conhecida por fazer o bem a todos, a Semana Santa de muitos será de alegria, já que Mãe Mara distribuiu peixes frescos e salgados e de primeira qualidade. “Eu só tenho mesmo que agradecer a Deus todos os dias pelo dom da vida e também por me colocar um coração grande, eu quero sempre distribuir o pouco que Deus me deu com meus irmãos”, disse Mãe Mara que não deixou de falar sobre sua felicidade na realização da entrega dos peixes.

ASSISTA A ENTREVISTA COM MÃE MARA

“Tenho que dizer ao povo que em quanto vida e condições Deus me dê, eu sempre vou proporcionar ao povo o peixe da Semana Santa, quero desejar uma feliz Semana Santa, uma feliz Páscoa para todos e dizer para os governantes, que se cada um fizesse um pouquinho, o nosso mundo seria bem diferente”, disse Mãe Mara ao Portal Infosaj/TV Recôncavo. A nossa reportagem, Mãe Mara ainda fez uma avaliação dos seus 100 dias como vereadora de Muritiba. Recentemente, Mãe Mara esteve visitando creches do município onde na oportunidade entregou ovos da Páscoa. A vereadora também esteve no DNIT solicitando passarela para uma comunidade local.  

“Estive no DNIT com o presidente da Câmara Paulo Ricardo para reivindicar uma passarela para uma comunidade nossa onde o índice de acidente é grande e foi prometido que dentro de cem dias no máximo o nosso pedido seria acatado, a creche onde sou madrinha em Muritiba, fiz a distribuição de ovos da Páscoa para as crianças, aproveitei e distribuiu também materiais higiênicos, mais dizendo o seguinte, para mim é um prazer sempre fazer o bem porque é uma coisa que está no meu sangue”, pontuou a parlamentar. Confira acima a entrevista completa com Mãe Mara.

Recôncavo

10 de Abr // Leonardo Sousa | Recôncavo

Várias cidades do recôncavo baiano já começaram a se preparar para a maior festa do Nordeste que é o São João. Festa que mexe com a economia do estado e com o coração dos baianos, o São João já começa a surgir aos poucos. No recôncavo baiano, alguns municípios já definiram algumas atrações que irá animar as noites de São João, uma dessas cidades é Cruz das Almas, Cachoeira e Conceição do Almeida que já saíram na frente na divulgação de algumas bandas.

 

Amargosa e Santo Antônio de Jesus segue até o momento só com os dias que serão realizados o São João. Em Cachoeira, a prefeitura divulgou Estakazero, Saia Rodada e Adelmário Coelho entre outros nomes que irão tocar no palco principal. O evento terá ainda apresentações de quadrilhas juninas, grupos de samba-de-roda, dentre outras atrações. Em Cruz das Almas, os organizadores prometem caprichar na grade de atrações, sendo que durante entrevistas em diversos meios de comunicação, os produtores fazem questão de destacar que a grade será 100% do autêntico forró.

São João de Amargosa

Um dos cantores a se apresentar em Cruz das Almas no dia 25 de junho é o forrozeiro Adelmário Coelho. Em Conceição do Almeida, a prefeitura divulgou de forma extra oficial os nomes como Anitta, Léo Santana, Virgílio, Canários do Reino, Del Feliz dentre outras bandas que serão distribuídas entre os dias 23 a 25 de junho. Santo Antônio de Jesus e Amargosa ainda não divulgaram suas atrações, mais já definiram os dias em que acontecem os festejos. Amargosa a festa acontece de 22 a 25 de junho. Todos os anos a cidade de Amargosa está entre as preferidas dos foliões junino, e neste ano não será diferente.

São João de Cruz das Almas

Recôncavo

04 de Abr // Leonardo Sousa | Recôncavo
Realizada no município de Nazaré das Farinhas no recôncavo baiano, a centenária Feira dos Caxixis é tradicional em todo o país e acontece na Semana Santa, que em 2017 a Sexta-Feira da Paixão cai no dia 14 e o Domingo de Páscoa 16 de abril. A feira conta com exposição de produtos de artesanato de barro, confeccionados de forma artesanal em Maragogipinho próximo a Aratuípe. Realizada pela Prefeitura Municipal, com o apoio da Associação de Oleiros de Maragogipinho, a Feira de Caxixis conta com uma infraestrutura cuidadosamente montada para garantir aos participantes lazer e diversão com segurança. 
 
O centro da cidade recebe ainda uma estrutura composta por estantes padronizados para os oleiros, postos policiais, ronda da guarda municipal, serviços de proteção ao menor, ordenamento do trânsito, posto de saúde, ambulância, fiscalização sanitária, palco profissional, camarote, praça de alimentação e decoração do circuito do evento. Na manhã desta terça-feira (04), a equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo esteve visitando o município de Nazaré das Farinhas. Na oportunidade, ouvimos o Capitão Maurício comandante da Companhia Independente de Policia Militar. Ouvimos também o assessor Especial da Prefeitura de Nazaré Lucas Menezes.
ASSISTA A ENTREVISTA COM O CAP. MAURÍCIO COSTA
“Estamos vivendo um clima de festa, a partir do dia 11 já temos policiamento nas ruas para cobrir a Feira dos Caxixis, um evento que antecede o período da festa, a gente já vai estar com o policiamento montado, policiais nas ruas garantindo a segurança de todos os visitantes e em contra partida temos em paralelo ao evento da Feira dos Caxixis, temos o Moto Caxixi, então vai ser de 11 a 23 a Polícia Militar garantindo a segurança de todos os visitantes que vem para o município de Nazaré”, disse o capitão Maurício em relação a segurança por parte da Polícia Militar. O capitão esteve reunido hoje (04) com a prefeita de Nazaré Eunice Barreto Peixoto (DEM).
ASSISTA A ENTREVISTA COM O ASSESSOR ESPECIAL LUCAS MENEZES
A reportagem do Portal Infosaj, o assessor Especial da Prefeitura de Nazaré Lucas Menezes falou sobre as grandes novidades em 2017 na realização da Feira dos Caxixis. Além de um novo local onde acontecerá o evento, Lucas também falou sobre as atrações que irão agitar a festa. “A nossa festa está prestes a se iniciar e nós estamos com grandes expectativas para o desenvolver dessa festa que é tradicional no nosso município e na região no recôncavo baiano, a Feira dos Caxixis está sendo feita com todo amor, além disso, está sendo planejada para que as pessoas possam acompanhar a melhor Feira de Caxixis na amarica latina”, disse Lucas.
Roteiro turístico – A cidade de Nazaré, distante 239 km de Salvador, é destino indicado para quem deseja ampliar o universo cultural e artístico. Durante o passeio, o visitante descobre que não dá para ir embora sem, pelo menos, conhecer alguns lugares. Entre eles, o galpão próximo ao espaço onde acontece a feira e que exibe a famosa locomotiva “Maria Fumaça”, adquirida em 1873, patrimônio histórico dos nazarenos. O lugar acomoda a primeira locomotiva de tram-roaddo município, a Visconde de São Lourenço, ao redor da qual funcionam diversas lojas e restaurantes que se tornam uma opção de diversão nos finais de semana.
Os visitantes também podem passear pela Via Sacra da cidade e orar aos pés do imponente Cristo, com 15 metros de altura, localizado no Morro do Silêncio, de onde abraça a cidade. De lá do alto é possível ver as peças artísticas de autoria do escultor Felix Sampaio e ainda desfrutar de uma bela vista do cenário que compõe a cidade. Já a Via Sacra conta, de forma artística e com esculturas, a história da Paixão de Cristo, em 14 estações. Lembramos que na Feira dos Caixixis são expostos e comercializados artesanatos de tecidos, palhas, madeira, etc. Além disso, visitantes e turistas de todo o país têm a oportunidade de contemplar o riquíssimo acervo arquitetônico, estilo barroco como o Prédio dos Arcos, Prefeitura Municipal, Fórum, Pontes, Igrejas, Cine Rio Branco, Hospital, Via Sacra, Estação Férrea e outras construções.

Recôncavo

06 de Mar // Redação | Recôncavo
Mais de 20 mil pessoas por dia, segundo estimativas da Polícia Militar, lotaram a Praça Anísio Nelson de Brito durante os três dias de Bye Bye Verão. O festival cultural, que começou na sexta-feira (3), na cidade de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, terminou neste domingo (5), com a apresentação da cantora Ju Moraes.
 
Também passou pelo palco do evento a banda Harmonia do Samba, que comandou a festa no sábado (4). Além de 30 horas de música durante os três dias, o evento ainda deu espaço para apresentação de grupos culturais locais e feiras de gastronomia e artesanato. Para o prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinicius, a movimentação na localidade de Mar Grande, onde aconteceram as apresentações, estimulou a capacidade do destino em oferecer atrativos turísticos.
 
"Metade desse público veio de fora da Ilha. Montamos uma estrutura de festa privada, com barreiras e detectores de metais, a fim de garantir a segurança das pessoas. Um evento deste porte traz desenvolvimento para a cidade e movimenta não apenas o trade turístico, mas também toda a economia local", disse. A ideia é que a festa passe a integrar o calendário de eventos do estado, como enfatizou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Luiz Henrique Amaral.

Recôncavo

27 de Fev // | Recôncavo
A segunda de carnaval é uma das datas mais esperada no Comércio Mais Barato da Bahia, conhecida como a Segundona de Carnaval, que atrai consumidores de diversas cidades circunvizinhas. O presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Santo Antônio de Jesus – SINCOMSAJ, Sr. Vicente Neiva, espera que pelo menos 500 empresas abram nesta segunda-feira.
 
“Fizemos uma grande campanha e estamos divulgando tanto em mídias online como off-line, inclusive na capital baiana, onde esperamos atrair consumidores que vem para as cidades do interior aproveitar os dias de folgas”, disse ele. O SINCOMSAJ, incentiva os comerciantes a abrirem suas lojas, oferecendo promoções exclusivas para seus consumidores.
 
Segundo o gerente do Espaço Empresarial Wenderson Brito, a segunda de carnaval não se trata de um feriado e o empresário pode abrir normalmente, porém existem acordos em diversas cidades entre os sindicatos patronal e dos comerciários, que trocam o dia do comerciário para a segunda de carnaval. O comércio estará aberto das 8h até as 14h e certamente terá promoções exclusivas neste dia.

Recôncavo

17 de Fev // Redação | Recôncavo
O carnaval da cidade de Maragogipe, na região do recôncavo baiano, acontece entre os dias 25 a 28 de fevereiro e contará esse ano com apresentação das filarmônicas Terpsícore Popular e Dois de Julho. Marchinhas entoadas por orquestras de sopro e percussão também prometem animar baianos e turistas que forem para o local.
 
A festa, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural do Estado (IPAC) desde 2009 como “Patrimônio Imaterial da Bahia”, acontece em dois locais: na Praça dos Mascarados e na Praça Arena. O carnaval é aberto pelo desfile do tradicional Bloco das Almas, que se apresenta na madrugada de sexta (24) para sábado (25).
Na Praça dos Mascarados acontece uma festa mais tradicional, com bandas de sopro e percursão, que, segundo a prefeitura, tem o propósito de resgatar sucessos dos antigos bailes de carnaval, tais como “Mamãe eu quero”, “O teu cabelo não nega”, “Allah-lá-ô” e “Cabeleira do Zezé”. No local, a folia tem início às 13h30 e segue até por volta das 21h. Os foliões podem acompanhar concurso de marchinhas e grupos de mascarados.

Recôncavo

16 de Fev // Redação | Recôncavo

O tema do Festival do Poeta 2017 em Castro Alves no recôncavo baiano, será “Obras-primas de Curralinho para o Mundo”. A festa será de 12 a 14 de março. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (13) pelo prefeito Thiancle Araújo e a secretaria de Cultura, Política para as mulheres, promoção da igualdade racial e diversidade, Nilza Araújo, durante o evento no Casarão do poeta.

 

O tema e a programação serão em homenagem a Antônio Frederico de Castro Alves o poeta que a cidade tem seu nome. Entre as novidades deste ano o evento será realizado na praça da liberdade com uma super megaestrutura. Para comemorar os 170 Anos de Aniversário de Nascimento do Poeta Castro Alves. Confira abaixo as bandas que irão se apresentar na Festa do Poeta!

Para as comemorações serão realizadas uma série de atividades em 12, 13 e 14 de março, a exemplo Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves, Cavalgada entre outras atividades, além das principais bandas da cidade. A obra dramática rara e inconclusa do maior poeta do Brasil. A festa vai ficar por conta das Bandas, Saulo Fernandes, Guilherme Arantes, Jorge Vercíllo, Toni Garrido ex- Cidade Negra, Margareth Menezes, Luís Caldas, Lazzo Matumbi e Peu Meurray. (Leandro Alves/Bahia10)

Recôncavo

13 de Fev // Redação | Recôncavo
Marchinhas entoadas por orquestras de sopro e percussão tocadas pelas centenárias filarmônicas Terpsícore Popular e Dois de Julho.  Este é o grande destaque do Carnaval de Maragojipe que em 2017 acontece de 25 a 28 de fevereiro. Reconhecido e registrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural do Estado (IPAC), em 2009, como “Patrimônio Imaterial da Bahia” a festa traz de volta sucesso nos antigos bailes de carnaval, tais como:
 
“Mamãe eu quero”, “O teu cabelo não nega”, “Allah-lá-ô” e “Cabeleira do Zezé”. “O Carnaval de Maragojipe é uma das referências culturais mais expressivas e populares do Estado da Bahia e chega ao ano de 2017 com grande representatividade e atratividade a nível nacional”, revela Francisco Gomes, secretário de turismo do local. A manifestação tem em sua composição uma diversidade de cores, gestos e práticas ímpares que transformam o evento, em um festejo diferenciado, remontando o verdadeiro carnaval de cunho popular.

Recôncavo

16 de Dez // Leonardo Sousa | Recôncavo

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (16), uma carreata feita pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Bahia em homenagem a Santa Bárbara considerada a padroeira da corporação. A carreata saiu do Quartel do Corpo dos Bombeiros, uma imagem na Santa foi conduzida em um dos carros da corporação e percorreu várias ruas e avenida do centro da cidade chegando até a Igreja Matriz na Praça Padre Mateus onde na oportunidade aconteceu uma Missa realizada pelo Padre Nelson Franca. A imagem de Santa Bárbara foi saudada com fogos e sirenes das viaturas. Um caruru foi ofertado na sede do Corpo de Bombeiros o que sincretiza a Santa da Igreja Católica que é homenageada pelos adeptos do Candomblé como Iansã, Orixá dos raios e das tempestades.

Recôncavo

02 de Dez // Leonardo Sousa | Recôncavo

Santo Antônio de Jesus recebeu na noite desta última quinta-feira (01), a Caravana Iluminada de Natal da Coca-Cola. O tema deste ano é agradecimento. O Natal é a época ideal para valorizar as pessoas que fizeram e fazem a diferença na nossa vida. Os tradicionais caminhões vermelhos e iluminados com Papai Noel e suas decorações natalina, levou a emoção do Natal para ruas e avenidas da cidade.

 

A saída do comboio dos veículos saiu da Avenida Roberto Santos. Diversas pessoas se reuniram em frente ao Shopping Itaguari para fotografar e prestigiar os caminhões que transporta um cenário de show para a parada especial da noite. O Papai Noel foi uma das animações por onde passou, foi bonito de se ver, todos ficavam encantados, não importou a idade, principalmente das crianças que ficavam fascinada.

VEJA OS MELHORES MOMENTOS DA CARAVANA DA COCA-COLA NA CIDADE

O comboio passou por várias ruas e avenida do centro da cidade passando pela Urscisino Pinto de Queiroz, Praça Padre Mateus, Avenida Barros e Almeida, Praça do São Benedito, Avenida Antônio Carlos Magalhaes, Avenida Juracy Magalhães chegando ao ponto final que foi a Rua Tiradentes. Ao todo 193 cidades serão visitadas pela Caravana Iluminada no Brasil.

CONFIRA AS FOTOS - CARAVANA COCA-COLA

Na Bahia, nove cidades receberão a vista da Caravana da Coca-Cola que tem como objetivo espalhar a magia do Natal. Em entrevista ao Portal Infosaj/TV Recôncavo, o diretor comercial da RDB em Santo Antônio de Jesus, Eduardo Santana, falou de sua expectativa em estar trazendo mais uma vez para o município a Caravana da Coca-Cola. Essa é a segunda vez que a Caravana passa pela cidade. Em 2015 foi um sucesso total.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O DIRETOR COMERCIAL DA RDB

“Tudo isso motiva toda a Coca-Cola, o Natal é uma data muito especial para todos, principalmente para famílias, para as crianças, isso cria essa expectativa quando a gente passa na rua e ver esse amor que eles têm a esse projeto nosso, da vontade de fazer duas vezes no ano. Tudo isso foi um grande sucesso mesmo em um ano muito difícil para todo mundo, mesmo trazendo um projeto desse tão custoso, o que importa é que estamos aqui de novo e vamos fazer o que puder para alegrar a vida do povo de Santo Antônio de Jesus”, disse Eduardo Santana.

Recôncavo

01 de Nov // | Recôncavo
O gosto do Recôncavo Baiano ganhará mais sabor e som. Restaurantes, lanchonetes e bares atenderam ao chamado da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira para juntos criarem o primeiro Festival Gastronômico de Cachoeira. Na sua primeira edição 24 estabelecimentos da alimentação fora de casa participam com pratos, petiscos, lanches, bebidas e sobremesas em destaque e alinhados com o Festival.
 
Batizado de Samba & Sabores, o evento acontece até o dia 05 de novembro. Este ano, o tema escolhido foi “Pescado e Agricultura Familiar” numa mistura que promete dar Samba, visto que o Samba de Roda é a atração artística homenageada do ano que se comemora os 100 anos de Samba.
 
A programação contará com música, apresentação de aulas - shows, workshops, talk shows, apresentação de dança, e toda alegria e colorido natural da região. “Ficamos muito felizes em saber que os donos de bares e restaurantes compraram nossa ideia, queremos mostrar o quanto a nossa Gastronomia Regional é rica e especial”, afirmou o secretário de Cultura de Cachoeira, André Reis.
A programação dá destaque à maniçoba e segue com a culinária regional, baiana e até árabe; tudo com gostinho que só encontra em Cachoeira. Entre os pratos, além da comida mais famosa da região, tem iguarias como carne de sol com pirão de aipim, beiju com carne de sol /purê e queijo, siri gratinado, camarão à mandioca, bolinho de maniçoba, comida árabe fatah de shawarma, bacalhau casa de taipa e escondidinho de camarão, além do tradicional Festival da Ostra.

Recôncavo

16 de Out // Gildásio Cavalcante | Recôncavo

Questionada sobre se de fato existiria uma literatura que se pudesse chamar de negra, Conceição afirmou não entender porque isso ainda é objeto de "impasse".

 

"Para se pensar literatura negra, é preciso pensar nas forças extra literais. Hoje, se reconhece a existência de uma música negra e se percebe toda a influência da cultura histórica negra na música brasileira.

 

Também não temos dificuldade em falar de uma culinária negra. Mas por que, no campo da literatura, ainda há impasse sobre a existência de uma literatura negra? A literatura foi sempre vista, publicada e definida pelas classes hegemônicas.

 

 

Então, até hoje se tem a ideia de que esse processo da escrita tenha um lugar nessa classe própria. Acredito que seja por isso. Mas por que não acreditar que a experiência do sujeito negro possa ser um diferencial dessa produção de texto? Por que podemos pensar numa literatura judaica e não numa literatura negra?", questionou a autora.

Recôncavo

15 de Out // Gildásio Cavalcante | Recôncavo

Realizada há quatro edições dentro da Flica, a Fliquinha é considerada parte essencial da festa. A programação, que supera em tamanho a mesa principal, é centrada no Cine Theatro Cachoeirano e conta com mais de 20 atrações ao longo dos quatro dias.

 

Nesses dois primeiros dias, a Fliquinha recebeu nomes, como Roseana Murray e Carlinhos Brown e, até domingo (16), mais representantes da literatura infantil devem participar. “A gente pensa em trazer uma programação sempre diversa, usando a literatura nas múltiplas linguagens.

 

Nossa grade esse ano tem cinema, teatro, contação de histórias, tem vários autores, tanto locais quanto nacionais porque a nossa intenção é que as crianças comecem a ler, mas de uma forma prazerosa”, explica Mira Silva, curadora do evento infantil. Presença confirmada a festa, as crianças vão acompanhadas de pais ou professores.

Recôncavo

14 de Out // Correio da Bahia | Recôncavo
A primeira mesa do segundo dia da Festa Literária Internacional de Cachoeira, no Recôncavo, tratou a literatura fantástica com duas referências do gênero no Brasil: Eduardo Spohr e Scarlet Rose. Durante o bate-papo, intitulado "Do Éden à Finlândia", os escritores abordaram a forma de pesquisa dos temas para a criação das obras.
 
A mesa teve a mediação da professora Suzane Lima Costa. Para Spohr, que lançou seu primeiro livro em 2007, após quase dez anos em que começou a prepará-lo, disse que precisou ler muitos livros para tratar, por exemplo, sobre a Segunda Guerra Mundial. Ele também tratou a diferença da fantasia com a realidade.
 
"A fantasia é muito mais real que a realidade. Os livros realísticos você coloca num contexto. Você tira da realidade e coloca na dele. A fantasia você faz as suas próximas conexões", opinou o autor de obras como "Filhos do Éden". A psicóloga contou que decidiu escrever sobre a Finlândia, no livro homônimo - lançado neste ano -, por ser um país "esquecido" por muitos e, principalmente por ter a oportunidade de "encontrar o desconhecido".

Recôncavo

16 de Ago // Redação | Recôncavo
A resistência das mulheres negras e a diversidade religiosa são os destaques da Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, que segue até quarta-feira (17), na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. O evento, que acontece desde o século XIX, é bastante expressivo no calendário religioso do estado. A programação foi marcada por missa, procissão pelas ruas e a tradicional valsa dançada pelas religiosas.
 
A devoção foi iniciada na Igreja da Barroquinha, em Salvador, e depois transferida para Cachoeira, por volta de 1820, defendendo inclusive o fim da escravidão. De acordo com a tradição, a missão é passada para várias gerações, exclusivamente de mulheres negras. Os rituais têm ampla participação, envolvendo as religiões católica e de matriz africana, e atraem muitos turistas.
 
"Temos na Irmandade da Boa Morte um exemplo de fé e luta pela liberdade das pessoas escravizadas. Fazemos o justo reconhecimento e trabalhamos para a visibilidade destas mulheres negras, que trazem inegáveis contribuições históricas, além de um grande exemplo de resistência", disse a titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis.

Recôncavo

15 de Ago // Redação | Recôncavo
A programação religiosa da Festa da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte tem seu ponto alto hoje, quando se comemora a Assunção de Nossa Senhora. O dia festivo é anunciado com fogos de artifício. 
 
Pela manhã, acontece a missa solene, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, seguida da procissão em homenagem a Nossa Senhora da Glória. No final da manhã, tem a valsa e o samba de roda no Largo D’Ajuda e almoço com as irmãs, convidados e pessoas da comunidade na sede da irmandade.
 
À tarde, o samba de roda toma conta do Largo D'Ajuda. A festa segue amanhã e na quarta-feira, quando serão oferecidos cozido e caruru, embalados por muito samba de roda. A festa, que é Patrimônio Imaterial da Bahia, deve reunir um público de cerca de 5 mil pessoas.

Recôncavo

12 de Ago // G1 | Recôncavo
A tradicional Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, que é realizada na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, desde o século XIX, inicia mais uma edição no dia 13 de agosto. O evento religioso, marcado por missas e procissões segue até o dia 17 do mesmo mês.
 
 A celebração é uma das mais importantes do calendário religioso do estado. O primeiro dia do evento, que é Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010 e possui mais de 200 anos, é dedicado às irmãs falecidas. As integrantes da irmandade saem em procissão carregando a imagem de Nossa Senhora do Rosário sobre um andor rumo a igreja que tem o nome da santa. 
 
No segundo dia, com a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, as irmãs saem da sede da Irmandade em procissão noturna, e o terceiro dia é dedicado a Nossa Senhora da Glória. Nos outros dois dias, samba de roda e oferta de pratos tradicionais servidos na Bahia, como caruru e cozido, marcam o evento.

Recôncavo

01 de Jul // | Recôncavo

O novo Bispo da Diocese de Amargosa chegará nesta sexta-feira (01), e será recebido com muita festa pelos fieis que prepararam uma carreata, prevista para sair pelas ruas da cidade a partir das 17h. A posse acontece no domingo, dia 03 de julho, durante cerimônia que acontecerá às 9h, na Catedral. Logo em seguida acontece uma Celebração Eucarística na Praça do Bosque.

 

O novo Bispo foi anunciado oficialmente no mês de maio deste ano. Nascido em 06 de março de 1960 em Nova Canaã, sendo o 8º dos 12 irmãos, Dom Valdermir Ferreira dos Santos, foi nomeado 2º Bispo de Floriano no Piauí pelo Papa Francisco em 2010. O anúncio foi feito oficialmente pelo Administrador Paroquial, Padre Almiro, Pároco de Mutuípe.

 

Em 74 anos de história da Diocese de Amargosa, ele é o quarto Bispo. O primeiro foi Dom Florêncio, seguido de Dom Alair e Dom João Niltom. Dom Valdemir, durante sua fala a todo Clero, reunido na Catedral de Nossa Senhora do Bom Conselho por telefone destacou a alegria de poder assumir a Diocese na qual ele tem raízes firmadas, citando que foi formado em Vitória da Conquista e tem parentes no Vale do Jiquiriçá.

Recôncavo

29 de Jun // | Recôncavo

Uma usuária do site de redes sociais Facebook usou seu perfil pessoal na tarde desta terça-feira (28) para relatar um suposto caso de agressão ocorrido na festa “Forró do Piu Piu ”, realizada no ultimo final de semana em Amargosa, Vale do Jiquiriça. De acordo com a mulher, ela e sua família foram agredidas na saída do evento por seguranças da festa.

 

“Um rapaz que supostamente era um baleiro veio por traz e sem explicação, agrediu a mim e a minha mãe com murros! Meu pai o segurou e começou a gritar chamando a polícia. Surgiram alguns seguranças que vieram em cima da gente e não tomaram providências com o baleiro, os seguranças nos agrediram de uma forma absurda, bateram nos meus pais, no meu irmão, no meu namorado e em mim!”, conta no post.

 

Segundo a moça, seu namorado deixou o local desacordado após apanhar de um segurança enquanto outros dois o seguravam pelos braços, e seu pai recebeu diversos chutes mesmo depois de ter caído no chão. “Quando conseguimos sair desse inferno, passamos uma noite no hospital, gravemente feridos.

Recôncavo

16 de Jun // | Recôncavo

Ao todo, 92 municípios baianos vão receber apoio do governo do Estado, via Bahiatursa, para realização de festejos juninos deste ano. A relação das cidades foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (16). As cidades participaram da seleção de projetos para os festejos de São João e São Pedro, parte integrante do projeto São João da Bahia e Demais Festas Juninas 2016.

 

Segundo o superintendente Diogo Medrado, “grande parte dos municípios baianos se movimenta para os festejos, que ocorrem praticamente durante todo o mês de junho. E o governo do estado, por meio da Bahiatursa, não poderia deixar de apoiar as cidades onde acontecem as manifestações mais tradicionais e espontâneas e contribuir, assim, para o aumento do fluxo turístico na Bahia”, disse.

 

Os municípios contemplados são: Abaíra, Amargosa, Andaraí, Anguera, Antonio Gonçalves, Arataca, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra Da Estiva, Barra Do Rocha, Bom Jesus Da Lapa, Brotas de Macaúbas, Cachoeira, Caculé, Cairu, Canápolis, Capim Grosso, Carinhanha, Catu, Condeúba, Contendas do Sincorá, Coração de Maria, Coribe, Cruz das Almas, Dias D’ávila, Dom Basílio, Dom Macedo Costa, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Gandu, Guajeru, Guanambi...

Recôncavo

15 de Jun // | Recôncavo
Amargosa, um dos destinos mais cobiçados quando o assunto é São João, está em festa pelo retorno ao topo das indicações de rotas juninas em 2016. O município lidera a pesquisa realizada pelo portal São João na Bahia, como destino mais procurado por quem não abre mão de um bom arrasta-pé; e é também apontado no ranking do Portal Brasil, que lista as melhores festas juninas de todo o país.
 
Para fazer jus ao título, a cidade, que fica distante apenas 235 quilômetros de Salvador, já está pronta para receber os visitantes de todas as partes do Brasil e promete fazer uma festa para entrar na história. Será entre os dias 23 e 26 de junho, com presenças de atrações de destaque nacional, como o cantor Daniel e os grupos Gigantes do Brasil, Mastruz com Leite e Cavaleiros do Forró.
 
A concentração da festa será na Praça da Bandeira, conhecida como a Praça do Bosque. Por lá, além de muita música, será instalada uma verdadeira Vila Junina, com áreas de lazer para crianças, decoração especial e também a venda de comidas e bebidas típicas dessa época, entre elas o licor de jenipapo, bastante produzido na região e a famosa carne do sol de Amargosa. De acordo com dados da Prefeitura Municipal de Amargosa, esse ano o São João deve movimentar cerca de R$ 15 milhões.

Recôncavo

02 de Jun // Bocão News | Recôncavo

Natural de Santo Antônio de Jesus, o sertanejo Luziel é a mais nova aposta da Produtora ShowMix no cenário musical. Encantado pela música desde a juventude, o músico e compositor autodidata desde cedo demonstrava suas aptidões. Após fazer sucesso no Recôncavo Baiano com a dupla “Pedro Henrique e Luziel” e participar de grandes eventos na região, o cantor Luziel enfrentou mais um desafio: encerrou a parceria musical e decidiu seguir em carreira solo. 

 

Com seu mais novo Cd ao vivo lançado recentemente, Luziel acaba de apresentar o clipe de seu novo hit de trabalho em seu canal do YouTube, “A culpa é da cachaça”, musica autoral, chiclete que promete despontar no interior baiano durante o São João, que por sinal o cantor já conta com uma extensa agenda que visa os melhores eventos do período como o Forró Coffee, Amargosa Light, além de sua apresentação na Praça Principal de Santo Antônio de Jesus e muitos outros eventos.

Recôncavo

24 de Mai // | Recôncavo

De 23 a 26 de junho, o município de Cachoeira, a 111km de Salvador, fará uma grande festa junina. Além das atrações na praça do São João da Feira do Porto, com dezenas de atrações musicais, este ano o evento homenageia a literatura de cordel e o centenário de nascimento de Hansen Bahia.

 

O objetivo, segundo o secretário do Turismo, André Reis, é colocar a cidade como um destino turístico do São João, não só atraindo visitantes baianos, mas de outros estados.

 

Com o tema: Um mundo chamado cordel, 100 anos de Hansen Bahia, a Prefeitura Municipal de Cachoeira vai decorar a cidade com elementos da xilogravura, remontando a importância da literatura de cordel para a cidade literária, além de Hansen Bahia por ser um grande xilogravurista do qual retratou a Bahia com suas imagens. O artista fez ilustrações para obras suas e de Jorge Amado, Castro Alves, François Villon, Bertolt Brecht, dentre outros. 

Recôncavo

26 de Abr // | Recôncavo
O 'Amargosa Light 2016' acontece no dia 25 de junho, a partir das 14h, na Fazenda Colibri, em Amargosa. Neste ano a festa recebe atrações como Harmonia do Samba, Léo Santana, É o Tchan, Trio da Huanna e Luziel. Permitido para maiores de 18 anos,  ingressos em primeiro lote já estão à venda nos balcões de ingressos dos principais shoppings.  
Outra festa importante que acontece na cidade é o ‘Forró Piu-Piu', que acontece no dia 24 de junho, na Fazenda Colibri, chega a sua 20ª edição com Durval Lelys, Wesley Safadão, Lucas Lucco, Timbalada e Danniel Vieira. Amargosa, na região do Vale do Jequiriça, será palco de duas festas privadas no São João em 2016

Recôncavo

11 de Abr // G1 | Recôncavo
Estão abertas até o dia 15 de maio as inscrições para a Mostra Competitiva do VII CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira, no recôncavo baiano. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do site do Festival. Conforme os organizadores, serão aceitos curtas, médias e longas-metragens finalizados a partir de 2015 e em qualquer formato.
 
Os documentários devem ser produzidos no Brasil ou ter uma coprodução brasileira. Por meio do site de inscrição, os participantes devem enviar um link do documentário, hospedado em sites que compartilhem vídeos em formato digital, e o login e senha, caso necessário. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@cachoeiradoc.com.br.
 
A 7ª edição do festival acontece entre 6 e 11 de setembro, no Cine-teatro Cachoeirano (antigo Glória) e no Centro de Artes Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na cidade de Cachoeira. Segundo a organização, o CachoeiraDoc busca fomentar a difusão e a produção de documentários, assim como a discussão sobre o gênero, por meio de oficinas, debates, ciclo de conferências e exibição de filmes.

Recôncavo

01 de Abr // | Recôncavo

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ministra aula inaugural no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB), em Cachoeira, Recôncavo Baiano, no dia 04 de abril, às 9h00. O tema da aula que Jean vai ministrar é “Diversidade nas Universidades.” A aula faz parte da Semana de Integração Acadêmica 2015.2 que acontece de 04 a 06 de abril de 2016.

 

A professora Matilde Ribeiro, diretora do Campus Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), faz a conferência de encerramento, no dia 06 de abril, às 19h00, sobre “Políticas afirmativas nas universidades do interior do Nordeste”.

 

As atividades acontecem no Auditório e outros espaços do Pavilhão Leite Alves. Segundo a UFRB, a programação completa do evento, que será divulgada em breve, conta ainda com a apresentação das produções artísticas e acadêmicas dos estudantes do CAHL.

Recôncavo

21 de Mar // | Recôncavo

Como acontece todos os anos, a cidade de Nazaré das Farinhas (216 km de Salvador e 58 km via ferry-boat) é palco da tradicional Feira de Caxixis, que movimenta a cidade durante os quatro dias de Semana Santa, chegando a receber milhares de turistas no período. Vários oleiros vindos de Maragogipinho, distrito de Aratuípe, expõem no centro da cidade o colorido dos caxixis e da cerâmica artesanal do Recôncavo baiano. Os oleiros vão expor suas peças em ruas do centro da cidade em barraquinhas padronizadas.

 

História - A Feira dos Caxixis começou com pequena exposição idealizada por um oleiro de nome Patrício. Numa canoa, navegando pelo Rio Jaguaripe, deslocou-se de Maragogipinho até Nazaré, na Semana Santa, trazendo miniaturas confeccionadas em barro, compradas pelos moradores ainda no porto. O sucesso motivou o artesão a convidar outros oleiros a acompanhá-lo, todos os anos, originando-se, assim, a Feira dos Caxixis.

Música e religião - A programação da Semana Santa em Nazaré irá contar com atrações musicais para animar a festa que acontece de 24 a 27  de março com Daniel Vieira e Parangolé no dia 25. Kart Love, Psirico e Play Way no dia 26. Tierry e Negra Cor no dia 27. Quanto à programação religiosa da época, o visitante pode passear pela extensa Via-Sacra da cidade e conhecer a estátua do Cristo, com 15 metros de altura, localizada no Morro do Silêncio. As 14 estações da Via-Sacra recontam, por meio de esculturas, a trajetória da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Recôncavo

19 de Fev // Amargosa News | Recôncavo
O comandante da 99ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Amargosa, Capitão Alex Rêgo, receberá no Palácio do Governo do Estado da Bahia, uma Medalha Especial Comemorativa dos 190 anos da PM/BA.


Em contato com o Repórter do AmargosaNews, o capitão comentou sobre tamanha homenagem: "Sensação de estar no caminho certo. Deus seja louvado."

 

O comandante foi escolhido junto a outras Personalidades militar, para representar a Polícia Militar da Bahia em comemoração aos 190 anos. O evento foi publicado em Diário Oficial do Estado da Bahia, e a medalha será entregue pelo Governador Rui Costa.

Recôncavo

03 de Fev // | Recôncavo
Com um mestre de cerimônia, quatro jogadores e nenhuma combinação prévia sobre o que irá acontecer, o mais recente espetáculo da Bocó Cia de Humor desenvolve-se literalmente “Na Base do Improviso”. As apresentações singulares do grupo de artistas serão realizadas no Cine Theatro Cachoeirano, em Cachoeira (BA), nos dias 12, 19 e 26 de fevereiro, a partir das 20h.
 
O show de humor foi inspirado da web-série “Improvável”, da Cia Barbixas. No espetáculo, os atores criam cenas a partir de temas sugeridos pelo público, sob o aparato dos jogos de improvisação baseados no Teatro Esporte. Rubi, atriz e coordenadora da companhia, explica que o objetivo das apresentações é promover a aproximação entre os atores e o público, por meio de uma experiência interativa, lúdica e única:
 
“A plateia é parte determinante para a realização do espetáculo. Todos os espectadores, de algum modo, brincam de ser diretores”, diz. Os ingressos para as apresentações custam cinco reais e estarão à venda no teatro momentos antes do início do espetáculo, que tem a classificação indicativa de 16 anos. Amanda Duarte

Recôncavo

10 de Jan // Criativa Online | Recôncavo

Uma igreja construída cerca de trezentos anos atrás, pelos Jesuítas, negros e indígenas ainda apresenta a força de um povo que em meio a inexistência da tecnologia, até os dias atuais dá uma lição de desenvolvimento arquitetônico.



Localizada na praia de Conceição, na Ilha de Itaparica, perto do Clube Med, a igreja de Nossa Senhora da Conceição, ainda tem sua história lembrada pelas ruínas que sobrevivem ao tempo e a falta de interesse na manutenção da mesma.



A igreja data do século XVIII e a inscrição ainda constam na fachada da igreja, que para além das questões religiosas, é um monumento de muita importância e é uma pena que não seja preservado. Parte do telhado que até pouco tempo existia. Já desmoronou e algumas pichações ainda são visíveis na lateral da construção imponente como se estivesse a beber das águas da Baía de Todos os Santos.

Recôncavo

21 de Dez // Ascom | Recôncavo

A Santa Casa de Misericórdia da Cidade de Nazaré preparou uma programação especial para a população de Nazaré e região para esta terça-feira (22), quando acontece o Dia de Ajudar, na Praça Coronel José Bittencourt (Praça dos Táxis). A ação visa arrecadar recursos, alimentos não-perecíveis e doações diversas.

 

Um stand será montado a partir das 08:00 com orientações de saúde, venda de tortas e salgados, bazar, apresentações culturais e esportivas, disponibilização de carnê solidário, arrecadação de notas fiscais e de materiais de construção e pintura, entre outros. Além disso, os profissionais que desejarem poderão se cadastrar para ajudar de forma voluntária na pintura e reforma do prédio do hospital.

 

Podem se inscrever pintores, carpinteiros, pedreiros, encanadores, eletricistas e auxiliares. A população ainda pode contribuir realizando depósito bancário na seguinte conta: Caixa, agência: 0072, operação: 003, conta: 461-5. Mais informações pelo site: www.santacasadenazare.com.br ou pelo telefone: (75) 3636-2016.





Classificados


Enquete



Mais Lidas