Entretenimento

137 anos: Desfile cívico marca comemoração do aniversário da cidade; Veja!

Uns grandes números de pessoas foram às ruas de Santo Antônio de Jesus na manhã desta segunda-feira (29), para prestigiar o tradicional desfile cívico que comemora o aniversário de 137 anos de emancipação politica administrava do município considerado a capital do Recôncavo Baiano. A realização do desfile faz parte da cultura Santo-antoniense há muitos anos e é uma das formas de lembrar a emancipação do município que foi fundado em 29 de maio de 1880.

 

O desfile contou com a participação do prefeito Rogério Andrade, da vice-prefeita Dalva Mercês, do presidente da Câmara vereador Antônio Nogueira Neto, vereadores, secretários municipais, autoridades locais e a população em geral. Muitas pessoas tomaram conta da Avenida Roberto Santos ate a Avenida Ursicino Pinto de Queiroz para acompanhar as apresentações do Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Filarmônicas, Loja Maçônica, Fanfarras, Escolas Municipais e Estaduais, Grupo de Capoeira e Karatê, Samba de Roda e apresentações de ruas.

ASSISTA UM POUCO DO DESFILE CÍVICO

Neste ano, que também prestou homenagens aos 29 de maio, foi a Escola Santo Antônio e a Faculdade de Ciências Empresarias – FACEMP. Vale lembrar que as secretarias municipais ligadas a Prefeitura também fizeram suas apresentações com temas acoplados a cada pasta. O distrito de Santo Antônio de Jesus foi criado pela Lei Pronvincial n.° 448, de 19 de junho de 1852, e o Município, com um único distrito, desmembrado do Município de Nazaré, pela de n.° 1.952, de 29 de maio de 1880.

Sua instalação ocorreu a 4 de março de 1883. Dois distritos: Santo Antônio e Vargem Grande passaram a compor o Município, de 1933 a 1943. Posteriormente figura com o distrito-sede Santo Antônio de Jesus e o de Varzedo. Por Lei de 15 de outubro de 1827, criou-se o Distrito de Paz. Termo judiciário da Comarca de Nazaré, até 31 de dezembro de 1943, quando foi criada a Comarca de Santo Antônio de Jesus.

 

A residência do Padre Mateus Vieira de Azevedo foi transformada no primeiro povoado, graças a ereção, ali, de um Oratório, sob a invocação de Santo Antônio de Jesus. Por Provisão datada de 23 de setembro de 1777, o Oratório transformou-se em Capela, filiada à Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré, em cujas "roças" estavam situadas. O topônimo Santo Antônio de Jesus prevaleceu até 1931, quando foi simplificado para Santo Antônio. Sete anos depois, voltou a vigorar a primitiva denominação.


Categorias

Santo Antônio de Jesus




Classificados


Enquete



Mais Lidas