Entretenimento

Encontro do Outubro Rosa superou as expectativas na Câmara Municipal

Aconteceu na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, nesta última segunda-feira (09), o 1º Encontro Municipal do Outubro Rosa. O encontro foi proposto pelo vereador Francisco Freire (PPS). O Plenário do Legislativo ficou lotado com vários segmentos da sociedade, servidores da Casa e servidores do Executivo, superando todas as expectativas em uma sessão dedicada especialmente ao Outubro Rosa.

 

Participaram do Encontro: Sandra Ribeiro – representante do Instituto Amigas do Peito, Elba Brito – coordenadora da Assistência Especializada da Secretaria Municipal de Saúde e Luciano Ramos – médico mastologista além dos vereadores. Durante a solenidade, o presidente da Câmara, vereador Antônio Nogueira Neto (PSB) concedeu a palavra a Sandra Ribeiro que falou da história do Instituto Amigas do Peito e ressaltou a importância do Outubro Rosa.

Fabiane Pires teve a oportunidade de dar um depoimento. Ela foi diagnosticada com câncer de mama em 2013 e contou como superou a doença. Já Elba Brito falou da importância da Secretaria de Saúde estar presente no encontro. A palestra ficou por conta do médico Luciano Ramos.

 

“Falar sobre prevenção é sempre positivo para a saúde das famílias. Falar sobre um tema muito importante, que é a prevenção do câncer de mama, que é uma doença cada vez mais incidente no mundo todo, e como medida simples de autoexame de mamografia após os 40 anos pode diminuir muito a mortalidade por parte desta doença que acomete todas as mulheres no mundo inteiro. Fico muito feliz de tá aqui na Câmara de Vereadores repetindo esse assunto tão importante”, disse o médico Luciano Ramos que, na oportunidade, solicitou dos vereadores um maior esforço junto ao governo do Estado na gestão do serviço de quimioterapia em Santo Antônio de Jesus.

 

“A gente superou a expectativa que temos todos os anos. Sempre estamos fazendo essa ação na Câmara juntamente com os vereadores com a proposta de Francisco Freire. Esse ano fiquei surpresa por ver a Casa cheia, todo mundo muito participativo, o propósito é esse, de a cada ano a gente atingir mais pessoas na consciência da prevenção do câncer de mama”, disse Sandra Ribeiro do Instituto Amigas do Peito.

 

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), quando descoberto no início, há 95% de chances de cura do câncer de mama. É o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% do total de casos de tumores. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos. (Ascom)


Categorias

Recôncavo




Classificados


Enquete



Mais Lidas