Esportes

Com apenas um ponto, Vitória tem pior início de Série A da história; Gallo assume hoje

O Campeonato Brasileiro está apenas na 4ª rodada, mas já começa a tirar o sono do torcedor do Vitória. No sábado (3), o rubro-negro perdeu de 2x1 para o Fluminense e chegou à terceira derrota consecutiva – antes, perdeu para Corinthians e Coritiba, ambos por 1x0. O único ponto conquistado pelo rubro-negro foi na estreia, quando empatou em 0x0 com o Avaí.

 

Até agora, o Leão sofreu quatro gols e marcou um. O início de campanha do Vitória preocupa. Desde 1971, quando o Brasileiro deixou de ter fórmula regionalizada, o time só fez um início de Série A tão ruim uma vez, em 1994, quando a equipe somou apenas um ponto em quatro partidas. As coincidências são grandes.

 

Há 23 anos, o Leão também estreou com empate fora de casa e ficou no 1x1 com o Botafogo. Depois, também perdeu dois jogos por 1x0: primeiro foi derrotado pelo Paysandu em casa e, depois, para a Portuguesa, fora. No jogo seguinte, perdeu de 3x1 para o Atlético-MG. Na época, o Leão não fez uma boa campanha. Conquistou 22 pontos em 24 partidas, com sete triunfos, oito empates e nove derrotas.

 

Terminou o ano como 19º, à frente apenas de Criciúma, União São João, Cruzeiro, Remo e Náutico. Até 1994, os triunfos contabilizavam apenas dois pontos, diferente do regulamento atual, que garante os famosos três pontos à equipe vencedora. Há 23 anos, a troca de treinador era um pedido de parte da torcida rubro-negra.

 

Criticado na época pela campanha ruim na Série A, o uruguaio Sergio Ramirez não resistiu à pressão e foi demitido após as três primeiras rodadas. No quarto jogo do torneio nacional, o time foi treinado por Fito Neves, que comandou o Vitória na sua melhor campanha em Brasileiros, em 1993, quando o Leão ficou na segunda posição.

 

O Leão tem mais uma chance de espantar a má fase e não repetir o filme de 1994. Na quinta-feira (8), o time do novo técnico Alexandre Gallo encara o São Paulo, às 19h30, no Morumbi. Coincidência ou não, naquele ano, o quinto jogo do Leão foi justamente contra o tricolor paulista, também fora de casa. O jogo terminou empatado em 2x2.


Categorias

Vitória




Classificados


Enquete



Mais Lidas