Esportes

Na Série A, 40% dos técnicos já passaram anteriormente pelos times que treinam

Com a volta de Guto Ferreira ao Bahia, os 20 clubes da Série A atingiram uma marca expressiva de técnicos que retornam às suas casas. Segundo levantamento feito pelo site Fazendo Número, 40% dos treinadores dos clubes das elite nacional já trabalharam pelo menos uma vez nas agremiações em que estão atualmente.

 

O líder no quesito é Vagner Mancini. Esta é a quarta passagem do técnico pelo Rubro-negro, cuja história teve início em 2008 e se complementa em 2009, entre 2015 e 2016, e atualmente. No Leão, ele foi campeão baiano em 2008 e 2016 e conseguiu o acesso à Série A em 2015. Ele é o técnico que mais dirigiu o clube em toda história, com 185 jogos.

 

Guto Ferreira, por sua vez, está em sua segunda passagem pelo Esquadrão. Na primeira, entre junho de 2016 e maio deste ano, ele foi campeão da Copa do Nordeste e conseguiu o acesso à Série A. Além da dupla de treinadores dos times baianos, Abel Braga (Fluminense), Renato Gaúcho (Grêmio), Nelsinho Baptista (Sport), Enderson Moreira (América-MG), Mano Menezes (Cruzeiro) e Wagner Lopes (Paraná) já tinham passagens anteriores pelas equipes que dirigem.

 

Pelo outro lado, a lista de “novatos” nos cargos têm os seguintes nomes: Clarence Seedorf (Atlético-PR), Dorival Júnior (São Paulo), Fábio Carille (Corinthians), Felipe Assunção (Botafogo), Gilson Kleina (Chapecoense), Jair Ventura (Santos), Marcelo Chamusca (Ceará), Oswaldo de Oliveira (Atlético Mineiro), Odair Hellmann (Internacional), Reinaldo Rueda (Flamengo), Roger Machado (Palmeiras) e Zé Ricardo (Vasco) – Jair Ventura ainda não foi oficializado no Santos por questões burocráticas.

 

Confira a lista completa abaixo:

Técnicos com mais de uma passagem:

Vágner Mancini (Vitória) – 4ª
Abel Braga (Fluminense) – 3ª
Nelsinho Baptista (Sport) – 3ª
Renato Portaluppi (Grêmio) – 3ª
Enderson Moreira (América-MG) – 2ª
Guto Ferreira (Bahia) – 2ª
Mano Menezes (Cruzeiro) – 2ª
Wagner Lopes (Paraná) – 2ª

Técnicos em primeira passagem:

Clarence Seedorf (Atlético-PR)
Dorival Júnior (São Paulo)
Fábio Carille (Corinthians)
Felipe Assunção (Botafogo)
Gilson Kleina (Chapecoense)
Jair Ventura* (Santos)
Marcelo Chamusca (Ceará)
Oswaldo de Oliveira (Atlético Mineiro)
Odair Hellmann (Internacional)
Reinaldo Rueda (Flamengo)
Roger Machado (Palmeiras)
Zé Ricardo (Vasco)

 

*Não oficializado


Categorias

Futebol




Classificados


Enquete



Mais Lidas