Esportes

Maracanã espera pelo novo campeão

Após um mês de disputas e grandes jogos, a Copa do Mundo de 2014 chega ao seu final amanhã, com o duelo de gigantes entre Alemanha e Argentina, às 16h, em um dos templos do futebol mundial, o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
 
Infelizmente para o povo brasileiro a seleção nacional mais uma vez foi um verdadeiro fiasco e deixou, de forma vexatória, o título mundial escapar pela segunda vez jogando em casa, e sem ter a chance de disputar uma partida sequer no considerado “maior do mundo”.
 
Os alemães e os argentinos não tem nada a ver com mais este fracasso do futebol brasileiro. Os “gringos” vieram ao país com o favoritismo de, assim como a Seleção Brasileira, serem campeões mundiais e com a “fome” de conseguirem mais este título, que é aguardado há alguns anos.
 
Eles mostraram para o mundo que chegar a final de uma Copa do Mundo não requer somente depender de uma só estrela, mas que um conjunto harmonioso, unido, e que sabe de suas qualidades e limitações pode alcançar sim o seu objetivo, que é ser campeão mundial.
 
Quando se fala de Alemanha, logo se pensa em organização, estratégia, evolução, e a vontade de quebrar tabus. O time alemão é bem isso. Além de ter uma equipe organizada, que tem estratégias bem definidas para cada partida e que evolui a cada ano, o time de Joachim Low é um verdadeiro quebrador de recordes.
 
Com mais esta disputa de decisão de mundial, os germânicos chegam à sua oitava final, o que mostra a força e a qualidade dos alemães quando o assunto é Copa.
 
Além deste recorde de finais, os europeus também são a seleção que mais disputaram semifinais da história, com quatorze ao todo, inclusive sendo a única a participar desta fase do mundial por quatro vezes seguidas (2002, 2006, 2010 e 2014). De quebra, a Alemanha ainda tem o maior goleador de todas as Copas.
O atacante Miroslav Klose, até aqui com 16 gols, ultrapassou o brasileiro Ronaldo, e agora é o homem a ser batido nos mundiais. E a previsão é de que o próximo artilheiro também seja alemão, já que o atacante Thomas Muller, de 24 anos, tem 10 gols em copas, é um candidato forte ao posto.
Já os nossos queridos “hermanos argentinos”, chegam a grande final da Copa do Mundo pela quinta vez na história. No entanto o futebol argentino, tão temido pelos brasileiros, não conseguia participar de uma decisão de mundial desde a decisão do Mundial de 1990, quando fez a final diante da Alemanha, sendo os germânicos os grandes vitoriosos daquela competição disputada na Itália.
Ao todo a Argentina tem dois títulos mundiais, e em ambos com a participação decisiva de dois jogadores, dois verdadeiros camisas 10.
Em 1978, quando jogou em casa, os argentinos tinham a maestria de Mario Kemps, que liderou o time treinado por César Menotti à conquista do seu primeiro título mundial. Pois é, nossos “hermanos” também foram campeões jogando em seus domínios.
Mas voltando, em 1986, no México, o gênio Diego Maradona – maior jogador argentino de todos os tempos e um dos maiores do mundo – conduziu praticamente sozinho sua seleção ao topo do mundo pela segunda vez.
Na busca da terceira estrela, os sul-americanos apostam todas as suas fichas no craque Lionel Messi para vencer mais uma vez os alemães em uma decisão do Copa. O curioso é que caso isso aconteça, o futebol argentino conseguirá seu tricampeonato dependendo do brilho, novamente, do seu camisa 10, pelo menos muitos dirão ou atribuirão a conquista a Messi.
Mas o que diferencia este time, treinado brilhantemente por Alejandro Sabella, para os outros dois, é que o time joga em função do seu principal atleta sabendo que existem limitações, mas que mesmo com elas a união, a determinação e a vontade de ser campeão sempre serão maiores do que as dificuldades que aparecem.
O Estádio do Maracanã certamente estará tomado por alemães, argentinos e até os “intrusos” brasileiros, que com a absoluta certeza torcerão para a Alemanha – mesmo após a surra por 7 a 1 na semifinal.
Agora é esperar para ver quem sairá “vivo” e com a Taça FIFA nas mãos....eu também aposto na Alemanha, e você?

Categorias

Copa do Mundo




Classificados


Enquete



Mais Lidas