Notícias

Notícias

25 de Abr // Leonardo Sousa | Notícias

Recôncavo

25 de Abr // | Recôncavo
Uma iniciativa do desembargador Augusto Bispo e das desembargadoras Ivone Bessa e Gardênia Duarte e Ilona Reis, integrantes da Comissão Especial e Temporária da Lei de Organização Judiciária do Estado da Bahia, promoveu a reclassificação de Cachoeira de comarca de entrância inicial para entrância intermediária.
 
A proposta de Projeto de Lei que efetiva a mudança foi aprovada, de forma unânime, por todos os desembargadores na sessão plenária da última quarta-feira (19) e publicada na edição do Diário da Justiça Eletrônico do dia 20. Todo o material enviado para a análise dos desembargadores considerou aspectos técnicos previstos na legislação.
 
"É Composta pelos Distritos Judiciários de Belém da Cachoeira e Santiago do Iguape (Anexo da Lei n° 10.845de 2007). Possui população estimada de 48.079 (quarenta e oito mil, e setenta e nove) habitantes, e extensão territorial 395, 223 km2 . O colégio eleitoral é composto por 25.313 (vinte e cinco mil, trezentos e treze eleitores", diz um trecho do memorial sobre a comarca.

Recôncavo

25 de Abr // | Recôncavo

A Delegacia de Polícia de Cruz das Almas investiga a morte de Alan Silva dos Santos Costa, 29 anos, morador da Baixa de Areia, cujo corpo foi encontrado na manhã desta terça (25) em uma estrada de chão que liga a localidade onde ele morava ao povoado da Boca da Mata, zona rural do município. O corpo apresentava ferimentos provocados por arma de fogo, segundo informações da polícia.

 

De acordo com os investigadores, o morador foi sequestrado por cerca de 3 homens armados enquanto dormia dentro de casa em companhia da mulher, na noite desta segunda-feira (24). Apesar de ter presenciado tudo, ela foi poupada pelos assassinos, mas acabou revelando a polícia que o marido foi chamado de “gaiato” antes de ser levado pelos criminosos.

 

Essa informação levou a Polícia Civil acreditar que o crime possa ter sido motivado por vingança, já que Alan não possuía passagens pela Delegacia Territorial (DT). Pela manhã, o pai dele esteve no Complexo Policial, mas não quis falar com a imprensa sobre o ocorrido. A morte do rapaz deixou um rastro de medo das comunidades mais próximas. Informações do Forte na Notícia.

Justiça

25 de Abr // | Justiça
O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta terça (25) revogar a prisão domiciliar do pecuarista José Carlos Bumlai. Por 3 votos a 2, a Segunda Turma da Corte levou em conta o estado de saúde de Bumlai, que sofre de cardiopatia e câncer de bexiga. Em novembro, o antigo relator da Operação Lava Jato, ministro Teori Zavascki, havia convertido a prisão preventiva de Bumlai em domiciliar.
 
Na sessão desta terça, o novo relator do caso, Edson Fachin, votou pela manutenção dessa decisão, sendo acompanhado pelo ministro Ricardo Lewandowski. Outros três ministros da turma, porém, votaram pela revogação da domiciliar: Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Celso de Mello. 
 
No habeas corpus, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendeu a manutenção da prisão, alegando "gravidade concreta" de cometimento de crimes. No julgamento desta terça, o advogado de Bumlai, Nabor Bulhões, disse que o pecuarista é acusado na condição de “partícipe” em corrupção e gestão fraudulenta, não sendo protagonista nos fatos. Acusado na Operação Lava Jato de ter atuado em favor do ex-presidente Lula em irregularidades, Bumlai foi preso em novembro de 2015.

Salvador

25 de Abr // | Salvador
Os moradores da Ladeira da Soledade, no bairro da Lapinha, onde um casarão desabou sobre uma casa, na noite de segunda-feira (24), deixando três pessoas da mesma família mortas, temem novos desabamentos na região depois da tragédia. O G1 esteve no local da tragédia nesta terça-feira (25) e conversou com moradores.
 
As vítimas foram identificadas como José Prospero Deminco, 73 anos, que é pai das outras duas pessoas que morreram: Ana Paula Carreiro Deminco, de 34 anos e Paulo Ricardo Carneiro Deminco, de 44 anos. Todos os corpos já foram retirados do local. A mulher ferida, Simone Deminco, também é filha de José Prospero.
 
O filho dela, um adolescente de 13 anos, também ficou ferido e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), junto com a mãe. Os dois receberam alta médica na manhã desta terça. Moradora de uma casa na ladeira há 30 anos, Josefa Carvalho de Oliveira vive preocupada com o risco de outro casarão, vizinho da casa onde vive, desabar mais uma vez. O local já sofreu desabamento há seis anos, em 25 de maio de 2011, deixando um homem morto e três feridos.

Política

25 de Abr // | Política
O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Zé Neto (PT), compareceu ao debate sobre pactuação e regulação do sistema de saúde, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), na manhã desta terça-feira (25), e defendeu o Executivo estadual ao dizer que o “governo se coloca à disposição” dos prefeitos e secretários presentes.
 
Após o presidente da entidade, Eures Ribeiro (PSD), defender uma mudança no sistema público da Bahia, o petista destacou que o governo tem manifestado uma preocupação especial com os consórcios. “Temos que ter esse cuidado. E se o dinheiro é pouco, tem que ver onde vai gastar”, declarou.
 
Zé Neto disse ainda que, no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, 40% dos pacientes chegam sem atendimento intermediário. Além disso, o parlamentar também criticou o fechamento de farmácias populares por parte da gestão federal, o que será um agravante à situação. “É um retrocesso. O atendimento básico precisa acontecer”, acrescentou. Informações do Bocão News

Justiça

25 de Abr // G1 | Justiça
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (25) mandar o goleiro Bruno Fernandes de volta à prisão. Bruno foi preso em 2010 e condenado em 2013 pela morte da ex-namorada Eliza Samúdio. Desde março, Bruno defende o Boa Esporte, de Minas Gerais, que disputa a segunda divisão do Campeonato Mineiro.
 
Por 3 votos a 1, os ministros decidiram derrubar uma decisão de fevereiro do ministro Marco Aurélio Mello, que havia determinado a libertação do atleta, após seis anos e meio de prisão. A Primeira Turma é formada por cinco ministros, mas Luís Roberto Barroso não participou do julgamento. Votaram a favor da volta de Bruno à prisão os ministros Alexandre de Moraes, Rosa Weber e Luiz Fux.
 
O único contrário foi Marco Aurélio Mello, que havia concedido o habeas corpus que permitiu a libertação do goleiro. Na sessão, os ministros analisaram um recurso da mãe de Eliza Samúdio contra a soltura, sob o argumento de que a liberdade do goleiro colocava em risco sua própria integridade física e a de seu neto, filho de Bruno com Eliza. Na semana passada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também defendeu a volta de Bruno à prisão.

Educação

25 de Abr // | Educação
Dois projetos relativos a interesses de pessoas com deficiência foram aprovados nesta terça-feira (25) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Um deles é o PLS 311/2016, do senador Wellington Fagundes (PR-MT), que flexibiliza a exigência de frequência para alunos com necessidades especiais ou com transtornos globais do desenvolvimento.
 
A proposta - que agora segue para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para análise no Plenário - altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para permitir que as escolas dos níveis fundamental e médio tenham autonomia para considerar as necessidades específicas de cada aluno antes de reprová-lo por frequência.
 
Segundo Wellington Fagundes, a ideia partiu da sugestão de uma professora no Mato Grosso, que viu uma aluna com deficiência ter problemas para ser aprovada, apesar de ter rendimento satisfatório em todas as disciplinas. A relatora, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), foi favorável à iniciativa. Ela lembrou que cada caso deve ser levado em consideração e lembrou não ser justo, por exemplo, que  um estudante com deficiência de locomoção tome falta por ter chegado atrasado na aula.

Brasil

25 de Abr // | Brasil
A greve geral organizada por centrais sindicais para esta sexta-feira (28) contra as reformas da Previdência e das leis trabalhistas deve parar em São Paulo o transporte público, bancos e fábricas. Paralisações também estão previstas no Rio de Janeiro, na Bahia e em Minas Gerais, entre outros Estados.
 
A lista de entidades que farão parte do movimento deve crescer até o final da semana. Há previsão de assembleias de categorias até quinta-feira (27) para decidir se participarão ou não da greve.  Na capital paulista, já declararam paralisação os sindicatos dos metroviários, dos motoristas de ônibus, dos motoboys e dos trabalhadores da limpeza urbana.
 
Os ferroviários devem decidir nesta terça (25) se aderem ao movimento. Pilotos de avião e comissários de bordo confirmam na quinta se participarão ou não da greve. Uma primeira votação na segunda-feira indicou que a categoria deve parar, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas. Professores da rede estadual, municipal e da rede privada também paralisarão suas atividades na sexta.

Bahia

25 de Abr // G1 | Bahia
O homem suspeito de matar a enfermeira Rosângela Gomes Costa, de 35 anos, com golpes de faca dentro de casa da vítima, em Alagoinhas, distante 110 km de Salvador, já prestou serviço, ao menos uma vez, para Rosêngela. Ele foi identificado como Edvan Alves dos Santos, mais conhecido como Van. A foto dele também foi divulgada.
 
Conforme a polícia, o suspeito tem 28 anos e já tem passagem por furto. A mãe dele foi ouvida na delegacia e disse que, há seis meses, Edvan esteve na casa da enferemeira para tirar cocos e limpar um coqueiro que fica no quintal da casa da vítima, informou a polícia. O suspeito foi identificado após o celular da vítima ser apreendido com um receptador que comprou o aparelho na mão de Edvan.
 
O receptador foi detido pela polícia, em Alagoinhas, e apontou o suspeito como vendedor do celular da vítima. O rapaz detido foi liberado após pagar fiança. O valor não foi informado. A polícia infomrou que quem tiver informações sobre o suspeito de matar a enfermeira deve entrar em contato com a 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Alagoinhas), pelos números 75 3423 – 8253 e 3423 – 8252 ou pelo Disque Denúncia: 181 (interior) e 3235 – 0000 (capital).

Justiça

25 de Abr // | Justiça
O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, disse à GloboNews nesta terça-feira (25) que quer pautar a ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer na segunda quinzena de maio. Além do fim da instrução, o ministro aguarda a posse dos novos colegas de corte – Admar Gonzaga e Tarcisio Vieira – para definir uma nova data para o julgamento. 
 
Os novos ministros assumirão as vagas de Henrique Neves e Luciana Lossio, respectivamente. Gonzaga assume nesta semana, dia 27. Tarcisio toma posse dia 9 de maio. No entanto, na segunda semana de maio, Mendes já tem uma viagem agendada para a Russia. Por isso, a partir da seguinte, acredita que o julgamento deva ser retomado.
 
 O ministro relator do processo, Herman Benjamin, tem repetido que "não procrastina tampouco acelera" a ação desrespeitando as defesas. A avaliação nos bastidores é que, findo os depoimentos desta segunda-feira dos marqueteiros do PT, agora o processo deve ficar por conta dos prazos para as entregas das alegações finais das defesas. Nesta segunda, João Santana e Monica Moura depuseram na ação.

Brasil

25 de Abr // | Brasil
As torcidas organizadas do futebol brasileiro podem ficar tranquilas. No que depender do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, a extinção dessas organizações não é uma opção em estudo. De acordo com o ministro, o principal problema da briga entre os torcedores no futebol brasileiro são as pessoas que se infiltram nas torcidas organizadas. Picciani discorda que as torcidas promovam a violência dentro e fora dos estádios.
 
"O problema da violência não é a torcida organizada. O problema são os marginais que se infiltram nas torcidas organizadas para criar baderna, confusão, praticar violência e atos de vandalismo. Tenho a convicção que é a minoria de torcedores. Mas é uma minoria que causa um prejuízo muito grande para a sociedade e a maioria dos torcedores como um todo", considerou o ministro.
 
Para acabar com as brigas entre torcedores, Picciani disse que um grupo de trabalho foi criado e envolve as pastas de Esporte e Justiça. Ele destacou que seu ministério não tem autonomia para executar punições. O ministro contou que tem procurado cumprir o papel do ministério com campanhas de conscientização e contra a violência entre a torcida. Mas reconheceu que somente elas não surtirão o efeito desejado.

Política

25 de Abr // | Política

O líder do PMDB na Câmara, deputado Baleia Rossi (SP), afirmou nesta terça-feira (25) Broadcast Político (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) que ele e a direção do partido trabalham para que a legenda feche questão a favor da reforma da Previdência, o que obrigará os parlamentares da sigla a votarem a favor da proposta, sob risco de serem punidos.

 

O movimento para o PMDB fechar questão ganhou força na segunda-feira, após o PSB, que possui 35 deputados, fechar questão contra as reformas trabalhista e previdenciária. "Estamos trabalhando para fechar (questão) na reforma da Previdência", afirmou Rossi, um dos parlamentares mais próximos do presidente Michael Temer.

 

O objetivo é que o fechamento de questão do PMDB, dono da maior bancada na Câmara e Senado, sirva de exemplo para incentivar outros partidos da base aliada a também fazerem o mesmo. As proporias legendas aliadas cobram que a sigla de Temer faça isso primeiro. Embora o líder do PMDB trabalhe para fechar questão, muitos parlamentares do partido se posicionam contra a reforma.

Acidente

25 de Abr // | Acidente
O adolescente de 13 anos que ficou ferido e foi internado após um casarão desabar sobre casa onde ele e a família moravam, na Ladeira da Soledade, em Salvador, recebeu alta na manhã desta terça-feira (25). A informação foi confirmada pela família do jovem. A tragédia aconteceu na noite desta última segunda-feira (24).
 
O adolescente e a mãe, Simone Deminco, tinham sido levados para o Hospital Geral do Estado (HGE), na capital baiana, depois do desabamento. A mulher teve alta pouco antes do filho. O avô e dois tios do adolescente foram soterrados pelos escombros do casarão e morreram no local.
 
O avô e os dois tios do adolescente foram identificados como José Prospero Deminco, 73 anos, Ana Paula Carreiro Deminco, de 34 anos, e Paulo Ricardo Carneiro Deminco, de 44 anos. Todos os corpos já foram retirados dos escombros do imóvel onde a família morava. Um vídeo gravado por vizinhos mostra o momento em que o adolescente e a mãe foram resgatados após o desabamento.

Bahia

25 de Abr // | Bahia
Dois homens foram presos em flagrante após estuprar uma mulher de 33 anos, em Ipupiara, cidade que fica na região central da Bahia, na tarde da última segunda-feira (24). Os suspeitos, de prenome Hélio e Agnaldo, foram presos horas após o delito. Com eles foi apreendida uma espingarda artesanal.
 
Conforme informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), a vítima sofre de problemas mentais. Além do estupro e porte ilegal de arma, informações preliminares concedidas pela SSP dão conta de que Hélio participou de um homicídio na cidade de Ibotirama, e é suspeito de ter fornecido abrigo a bandidos que assaltaram uma agência bancária de Ipupiara.
 
Os dois foram apresentados na Delegacia Territorial do município de Brotas de Macúbas. "Agimos rapidamente e conseguimos prender essa dupla logo após esse crime absurdo. Temos a certeza de que as investigações da Polícia Civil comprovarão a participação deles em outras práticas criminosas", concluiu o comandante da Cipe/Chapada, major Ricardo Passos. G1

Violência

25 de Abr // | Violência
Oito dias após a morte de Vitória Paixão, de 15 anos, assassinada a tiros em Itapuã, no último dia 17 de abril, o ex-namorado da vítima e principal suspeito do crime continua foragido. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), informou nesta terça-feira (25), que a polícia continua à procura de Adriel Montenegro dos Santos, de 21 anos.
 
Um mandado de prisão temporária foi expedido contra ele. Ainda de acordo com o DHPP, a polícia espera também o laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT), para que as investigações sejam concluídas. O suspeito do crime é filho de um Policial Militar. O corpo de Victória foi encontrado na casa do suspeito
 
. De acordo com a polícia, a adolescente foi baleada na nuca e chegou a ser socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro. A vítima foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 22h45 de segunda. No enterro da adolescente, realizado no Cemitéro Bosque da Paz, no dia seguinte a sua morte, familiares e amigos protestaram e pediram rapidez nas investigações.

Brasil

25 de Abr // | Brasil
A liminar que libertou o goleiro Bruno, de autoria do ministro Marco Aurélio Mello, será julgada colegiadamente na Primeira Turma do STF, da qual o ministro faz parte. Condenado pela morte de sua ex-namorada Eliza Samudio, Bruno foi solto no dia 24 de fevereiro. Apesar de a decisão ter sido de Marco Aurélio Mello, o ministro relator do caso é Alexandre de Moraes.
 
Coube a Mello a relatoria apenas temporariamente, devido à morte do ministro Teori Zavascki, que era o condutor do habeas corpus apresentado pela defesa.  Na semana passada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a revogação da decisão de Marco Aurélio, a rejeição ao habeas corpus e o retorno do goleiro Bruno à prisão. 
 
Para Janot, o habeas corpus apresentado pela defesa de Bruno já havia sido negado pelo STJ, não cabendo ao STF dar prosseguimento ao pedido. O procurador-geral ainda refuta a tese da defesa do goleiro, sobre a demora do julgamento de um recurso no Tribunal de Justiça de Minas Gerais enquanto Bruno seguia preso.

Política

25 de Abr // | Política
O presidente Michel Temer vai exonerar todos os ministros que tiverem mandato na Câmara para poderem votar a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, que trata da reforma da Previdência. A exoneração deve ocorrer dias antes da votação no plenário da Casa, prevista para a segunda semana de maio.
 
Antes, o relatório de Arthur Maia (PPS-BA) será votado na comissão especial criada para discutir o tema. A decisão de Temer foi anunciada pelo ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, após reunião do presidente com a equipe ministerial na tarde de hoje (24), no Palácio do Planalto.
 
"É um reforço. É como se fosse reforçar o time em campo. Vai ficar mais reforçado ainda com a ação efetiva e presente dos ministros na Câmara dos Deputados". Imbassahy, inclusive, será exonerado para reassumir seu mandato pelo PSDB. O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), será outro a deixar temporariamente seu cargo para voltar à Câmara. "O governo vai jogar todas as forças no sentido da aprovação da reforma da Previdência", disse Mendonça Filho.

Bahia

25 de Abr // | Bahia

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) recebeu a doação de 100 fuzis pertencentes à Marinha do Brasil. A entrega aconteceu em cerimônia realizada no Comando do 2º Distrito Naval, no bairro do Comércio, nesta terça-feira (25). Conforme termo de transferência de responsabilidade, 85 armas foram destinadas à Polícia Militar e 15, para a Polícia Civil.

 

Participaram do ato o comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Almir Garnier Santos; o governador Rui Costa; o titular da SSP-BA, Maurício Barbosa; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Anselmo Alves Brandão; e do delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho.

 

"Com essa ação, nós podemos redirecionar esse investimento para outro ssetores da Segurança Pública, como a aquisição de mais 10 mil coletes que vamos fazer até o final do ano", destacou Rui. Maurício Barbosa, agradeceu a doação do arsenal. "O nosso desejo era que a utilização destes armamentos não fosse necessária, mas infelizmente o poderio de fogo das quadrilhas especializadas demanda que estejamos preparados para proteger as pessoas de bem", acrescentou.

Bahia

25 de Abr // | Bahia
Grupo que assaltava estabelecimentos comerciais e veículos foi preso por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), com sede em Feira de Santana. O delegado André Ribeiro, titular da DRFR anunciou nesta última segunda-feira (24), que durante a operação. Cinco pessoas foram presas e cinco carros recuperados.
 
Equipes da DRFR investigavam roubos praticados a estabelecimentos comerciais em Feira, quando localizaram, na última quinta-feira (20), um Corolla, branco, com placa OZJ – 5526, com restrição de roubo, estacionado em uma rua do centro. Os policiais, então, passaram a observar o local. Conforme nota da ascom / Polícia Civil. 
 
Mantiveram-se atentos até que Anderson dos Santos e Santos, o Tatinho, Thiago de Souza Suzarte e Leucijohn Santana, o John, se dirigiram ao veículo e foram presos. Dentro do veículo os policiais apreenderam um revólver calibre 38. A partir do flagrante, um por um dos envolvidos nos roubos a estabelecimentos foram sendo presos e carros apreendidos. Na garagem de Leucijohn, os policiais apreenderam um Toyota SW4, placa OZS – 4949, que estava batido.

Bahia

25 de Abr // | Bahia
A travessia de lanchas entre Salvador-Mar Grande foi interrompido às 7h e só volta a funcionar a partir das 10h, nesta terça (25). O motivo da suspensão do serviço é a maré baixa. Em nota, a Astramab informou que o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, fica sem condições de operar devido à pouca profundidade do seu canal de navegação.
 
De acordo com a Astramab, os horários noturnos da travessia também serão atingidos pela maré baixa desta terça. O último horário saindo de Salvador será às 18h e não às 20h. Já de Mar Grande para a capital a última saída será normal, às 18h30. A travessia Salvador-Mar Grande vinha registrando bom movimento desde o início das operações, às 5H.
 
Quando for retomada, às 10h, a previsão é de que os horários sejam de 15 em 15 minutos, caso haja concentração de passageiros nos terminais, com o serviço atendendo com 10 embarcações. Com procura e venda moderada de passagens nos guichês das concessionárias, no Terminal Náutico, a travessia Salvador-Morro de São Paulo opera sem restrições nesta terça-feira.

Notícias

25 de Abr // Folha Press | Notícias
O juiz Sergio Moro afirmou que irá rever a decisão que determinou a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas audiências de suas testemunhas de defesa caso os advogados do petista também revisem quais depoimentos são mesmo necessários. A defesa de Lula havia listado 87 nomes -de 86 pessoas.
 
Um dos nomes estavam repetido- para depor ao juiz em uma das ações em que o ex-presidente é réu na Lava Jato. Moro pediu que sejam discriminados os "motivos concretos pelos quais não podem ser aproveitados os depoimentos por elas [testemunhas] já prestados" em outra ação penal e que seja esclarecido "se elas, em novas oitivas, teriam algo a acrescentar em relação aos depoimentos anteriores". 
 
"Deverá ainda ser esclarecida a necessidade da oitiva das testemunhas em relação às quais houve desistência na ação penal conexa", afirmou o juiz no documento, divulgado na noite desta segunda (24). Moro havia dito, no último dia 17, que o número era "bastante exagerado", que algumas delas já haviam sido ouvidas em outras ações e que depoimentos anteriores podiam ser usado no processo em questão.

Mundo

25 de Abr // | Mundo
Naquele que já é apontado como o maior assalto da história do Paraguai, criminosos invadiram na madrugada desta segunda-feira (24) a sede da transportadora de valores Prosegur em Ciudad del Este, próxima à fronteira com o Brasil, e roubaram cerca de US$ 40 milhões, o equivalente a cerca de R$ 120 milhões.
 
A sede da empresa fica a 4 km da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira paraguaia com Foz do Iguaçu, no extremo oeste do Paraná. O modus operandi da ação lembra recentes casos ocorridos no interior de São Paulo, com quadrilha armada com fuzis e metralhadoras, explosões e barricadas para conter a perseguição policial.
 
O ministro do Interior paraguaio, Lorenzo Lezcano, disse à Folha que esse foi um assalto "de dimensões que jamais existiram" no país e que os suspeitos são brasileiros. Mais cedo, ele havia afirmado à rádio ABC Cardinal que a maioria dos carros usada no assalto tinha placa do Brasil e que uma vítima afirmou ter ouvido os criminosos falarem em português. Autoridades paraguaias, a Polícia Federal brasileira e a Polícia Militar do Paraná trabalham em conjunto na busca do grupo de assaltantes.

Acidente

25 de Abr // | Acidente
Subiu para três o número de pessoas que morreram soterradas, após um casarão desabar sobre a casa onde eles estavam, na noite desta segunda-feira (24), na Ladeira da Soledade, em Salvador. Uma mulher que ficou ferida teve alta e o filho dela, de 13 anos, segue internado no Hospital Geral do Estado (HGE).
 
O desabamento deixa parte a Ladeira da Soledade interditada na manhã desta terça-feira (25). As vítimas foram identificadas como José Prospero Deminco, 73 anos, que é pai das outras duas pessoas que morreram: Ana Paula Carreiro Deminco, de 34 anos e Paulo Ricardo Carneiro Deminco, de 44 anos. Todos os corpos já foram retirados do local. A mulher ferida, Simone Deminco, também é filha de José Prospero. 
 
O caso ocorreu por volta das 22h, perto do Colégio Carneiro Ribeiro. De acordo com informações da Central de Polícias, populares relataram ter ouvido uma explosão antes do casarão cair. No entanto, ainda não há informações sobre as causas do desabamento do imóvel, que não era habitado. Equipes do Corpo de Bombeiros, socorristas do Samu e agentes da Defesa Civil de Salvador (Codesal) foram encaminhadas ao local, segundo a Central de Polícias.

Educação

25 de Abr // | Educação
Ovestibular 2017.2 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que ocorreu no domingo (23) e nesta última segunda-feira (24), teve abstenção de 30,62%, o que representa 12.564 candidatos ausentes, segundo informou a instituição de ensino. O gabarito das provas deve ser divulgado na quarta (26).
 
O resultado final deverá ser divulgado a partir do dia 29 de maio, no site da Uneb. De acordo com o Centro de Processos Seletivos (CPS) da Uneb, o índice total de abstenção nesse ano foi inferior ao registrado no vestibular do ano passado, que ficou em 32,52% (12.596 candidatos ausentes).
 
No domingo, os candidatos responderam a questões de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além da redação. Já nesta segunda, as questões foram de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia). Assim como no primeiro dia, as provas foram aplicadas em 95 estabelecimentos de ensino baianos, sendo 28 em Salvador e 67 no interior do estado. 

Saúde

25 de Abr // | Saúde

Com o objetivo de contar com a ajuda da população para combate de doenças, a Fundação Oswaldo Cruz criou um aplicativo que recebe dados regionais de seus usuários. De acordo com a bióloga Márcia Chame, que está à frente de um projeto de biodiversidade da Fiocruz, é preciso aumentar os meios de monitoramento das informações para ampliação da base de dados utilizados nas pesquisas.

 

"Acreditamos que a sociedade é parte do processo. Por isso, desde 2005 começamos a desenvolver um aplicativo em que qualquer pessoa no país pode nos ajudar no monitoramento de animais silvestres. Não só macacos, mas carnívoros, roedores e todo tipo de animais", disse à Agência Brasil.

 

O aplicativo permite receber uma série de registros, inclusive fotos. "Ele funciona offline, de modo que no meio do campo há um georreferenciamento. As pessoas podem checar seus dados no mapa disponível e atrás dessas informações temos esses modelos". A professora acrescentou que, embora exista a sensação de que a febre amarela é uma doença nova no Brasil, ela veio da África há muito tempo e hoje alarma a população.

Bahia

25 de Abr // | Bahia
Um grupo de fãs do cantor Igor Kannário se reuniu em frente à prefeitura na segunda (24) para cobrar do prefeito José Ronaldo de Carvalho a presença do artista na Micareta de Feira de Santana, que será realizada entre os dias 18 e 21 de maio. Eles foram ao local tentar uma audiência com o prefeito, porém foram informados que só há data disponível para o mês de julho.
 
Desse modo, os fãs foram até a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, mas também não obtiveram sucesso, já que foram informados que a grade da festa já está fechada e que não há possibilidade de mudanças. Crislainy Nunes Ferreira, que é diretora do fã clube 'Tudo Nosso, Nada Deles', informou que foram orientados a fazer um ofício para entregar ao secretário Edson Borges.
 
Ela ressalta que caso o prefeito não tenha uma resposta positiva para a presença de Igor Kannário na Micareta de Feira, os integrantes do fã clube vão todos os dias para a porta da prefeitura. “Queremos a contratação do Igor Kannário. O prefeito justificou a ausência dele esse ano, em substituição ao cantor Robyssão, que não veio no ano passado.

Justiça

25 de Abr // | Justiça

Os processos envolvendo baianos que não detêm foro privilegiado na Operação Lava Jato ainda não foram distribuídos para Justiça Federal na Bahia. Ainda não há definição de qual vara federal criminal julgará os vereadores, um secretário municipal de Salvador e um vice-prefeito. As duas varas aguardam com expectativa a descida dos processos, diante da importância que os casos representam para a sociedade.

 

A Justiça Federal na Bahia é formada por 24 varas, mas apenas a 2ª Vara, do juiz Fábio Roque da Silva Araújo, e a 17ª, do juiz Antônio Oswaldo Scarpa, detêm competência para julgar ações penais, principalmente as que descem do Supremo Tribunal Federal (STF). Caberá a uma das duas varas analisar as petições do Ministério Público Federal (MPF), por determinação do ministro Edson Fachin, do STF.

 

Deverão ser julgados pela Justiça Federal baiana o ex-vereador Geraldo Júnior, secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer; os vereadores Henrique Carballal, líder do governo na Câmara Municipal de Salvador; Paulo Câmara; Paulo Magalhães Júnior; Tiago Correia e Waldir Pires; e o vice-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins.

Salvador

25 de Abr // | Salvador

Os movimentos sociais e centrais sindicais convocaram para a próxima sexta-feira (28) uma greve geral em todo o Brasil. O objetivo é protestar contra as reformas trabalhista e da Previdência, propostas pelo governo do presidente Michel Temer, além da terceirização irrestrita, aprovada recentemente na Câmara dos Deputados e sancionada pelo peemedebista.

 

Na Bahia, entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical, além da CTB, UGT, NCST, CSB e CSP Conlutas prometem cruzar os braços. De acordo com Cedro Silva, presidente da CUT-BA, as categorias vão paralisar os trabalhos em Salvador, em cidades da Região Metropolitana e em outros municípios baianos, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Ilhéus.

 

Ele classifica as medidas de Temer como “retrocessos” que tiram direitos dos trabalhadores. “Resolvemos parar contra o conteúdo das reformas e como elas estão sendo feitas. O trabalhador não tem mais segurança que um dia vai se aposentar. As reformas só privilegiam patrões e deixam trabalhadores desassistidos”, criticou em entrevista ao Bahia Notícias.

Bahia

25 de Abr // | Bahia
Criminosos encapuzados e armados arrombaram, na madrugada desta última segunda-feira (24), uma agência dos Correios na cidade de Gentio do Ouro, no oeste do estado. Idosos que estavam na fila da agência para fazer saque de aposentadoria foram levados como reféns. Câmeras de segurança registraram a ação.
 
De acordo com a Polícia Civil, ao menos cinco homens participaram do roubo. Os suspeitos levaram um cofre da agência com dinheiro e selos. Os criminosos utilizaram um "chupa-cabra" para arrombar a agência. Através das imagens das câmeras de segurança, é possível ver quando um dos assaltantes entra na agência. Ele pula um balcão de atendimento e revista o caixa.
 
Como não encontra nada de valor, sai do local e, junto com um comparsa, vai para a área onde fica o cofre da agência. Juntos eles levaram o equipamento dos Correios. Enquanto isso, os demais criminosos aguardavam do lado de fora da agência. Após a ação, os suspeitos fugiram. Os aposentados levados com reféns foram liberados depois na saída da cidade. Não houve feridos. A polícia informou que testemunhas foram ouvidas nesta segunda-feira. Até a noite desta segunda, ninguém havia sido preso.

Bahia

25 de Abr // | Bahia
A Polícia Rodoviária Federal registrou 47 acidentes com sete feridos e três mortos na Bahia durante a operação montada para o feriadão de Tiradentes. O balanço foi divulgado pelo órgão de trânsito na segunda (24). A "Operação Tiradentes 2017" foi iniciada na quinta-feira (20) e finalizada às 23h59 de domingo (23).
 
Conforme a PRF, dos 47 acidentes, 12 foram considerados graves, aqueles em que há pelo menos um ferido grave ou uma pessoa morta. Comparando-se com o feriado de Tiradentes de 2016, houve uma redução de 58,8 % no número de feridos e de 40% no número de mortos.
 
Também em comparação com o ano anterior, houve aumento de 34,5% no número de veículos abordados, segundo a PRF -- foram fiscalizados 8.055 veículos e 9.086 pessoas abordadas Houve aumento também no número de motoristas flagrados sob efeito de álcool. Em 2016, a Operação Tiradentes submeteu 1.831 motoristas ao teste de etilômetro e flagrou 12 condutores dirigindo sob efeito do álcool.

Bahia

25 de Abr // G1 | Bahia
Um dos criminosos mais procurados da Bahia, Bruno Nascimento Hereda Biron, morreu na segunda (24), em confronto com a polícia em um condomínio de luxo, na Estrada do Coco, na região metropolitana de Salvador. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), Bruno, de 26 anos, já havia sido preso por tráfico de drogas e homicídios.
 
Segundo a SSP, o suspeito, também conhecido como Galego, resistiu à voz de prisão, entrou em confronto com os policiais e foi atingido. Ele morreu no local. De acordo com a Secretaria, Bruno era integrante do Baralho do Crime da SSP, ocupando a carta "J" de Ouros. Ele tinha mandado de prisão por homicídio e tráfico de drogas.
 
Também respondia pela autoria de, ao menos, oito assassinatos em Salvador, além de acumular outros dois inquéritos por tráfico de drogas. Ainda de acordo com a SSP, Bruno era responsável pela movimentação e distribuição de drogas em bairros da capital baiana. As principais áreas de atuação do criminoso eram Brotas, Barbalho, Nazaré, Saúde, Barroquinha, parte do Pelourinho e subúrbio ferroviário.

Acidente

25 de Abr // G1 | Acidente
Um casarão desabou na noite de segunda-feira (24) na Ladeira da Soledade, em Salvador, e ao menos uma pessoa morreu. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros. Segundo a Central de Polícias, moradores relataram que ao menos três pessoas pessoas estariam no local no momento do desabamento.
 
Ainda não há informações sobre outras vítimas. O caso ocorreu por volta das 22 horas. Até por volta das 23h40, uma equipe dos Bombeiros estava no local realizando buscas porque, segundo o órgão, há possibildade de que mais duas pessoas estejam sob os escombros. A pessoa que foi encontrada morta não teve identidade divulgada.
 
O imóvel fica localizado perto do Colégio Carneiro Ribeiro. De acordo com informações da Centel, populares relataram ter ouvido uma explosão antes do casarão cair. Ainda não há informações sobre as causas do desabamento. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram encaminhadas ao local. Ainda segundo a Central de Polícias, também houve o acionamento de uma equipe da Defesa Civil.

Polícia

25 de Abr // | Polícia

A Polícia Rodoviária Federal divulgou os resultados da Operação Tiradentes de 2017. Foram três dias de operação com fiscalização intensificada e em relação ao ano interior houve um aumento de 34,5% no número de veículos abordados. Segundo a publicação no Facebook oficial do órgão, "em 2016 a Operação Tiradentes submeteu 1.831 motoristas ao teste de etilômetro e flagrou 12 condutores dirigindo sob efeito do álcool".

 

Já neste ano o numero de motoristas submetidos ao teste praticamente dobrou, mas 75 resultados foram positivos, o que significa um aumento de 525%. Também cresceram em 18,82% as ultrapassagens em locais proibidos, uma manobra que segundo a PRF é responsável pela maior parte das mortes em rodovias.

 

Os radares rodoviários flagraram 1.935 veículos transitando em excesso de velocidade, o que representa aumento de 7,98% em relação ao ano anterior. Ainda na publicação, a PRF afirma que "fatores como a imprudência, a inabilidade, a falta de cuidado e o desrespeito às Leis de Trânsito dos condutores, foram determinantes para a ocorrência de 47 acidentes, 12 foram considerados graves, aqueles em que há pelo menos um ferido grave ou uma pessoa morta".

Política

25 de Abr // | Política

O ex-ministro e ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT) afirmou nesta segunda-feira, 24, que deveria ter devolvido o relógio de US$ 20 mil que ganhou da empreiteira de Marcelo Odebrecht em seu aniversário, para evitar qualquer tipo indicação de que poderia favorecer a empreiteira em contratos com o governo baiano.

 

Segundo Wagner, o presente dado em 2012 foi aceito em razão da "amizade de longa data" que ele tinha com Cláudio Melo Filho, ex-executivo da Odebrecht e delator da Operação Lava Jato. "O cara era meu amigo, eu o conheço desde o pai dele (Claudio Melo). É um gostador de relógio, como eu sou. Me deu o relógio", disse Wagner, que participa nesta segunda-feira, em Brasília.

 

Ele participa do seminário "Estratégias para a Economia Brasileira - Desenvolvimento, soberania e inclusão", promovido pelas lideranças do PT na Câmara e no Senado e pela Fundação Perseu Abramo. "Se ele deu achando que ia me comprar, eu até reconheço que não deveria ter recebido", completou. A informação sobre o presente foi repassada aos investigadores por Claudio Melo Filho.

Bahia

24 de Abr // Bocão News | Bahia
Capturado na última quinta-feira (20), no bairro de Itapuã, em Salvador, por equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Danilo Galdino da Silva Lima, 35 anos, gerenciava as finanças de uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas em Feira de Santana.
 
A afirmação é da delegada Klaudine Passos, titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Feira). Segundo a delegada, Danilo "fazia a arrecadação das bocas de fumo" na cidade. A movimentação, conforme Klaudine, rendia semanalmente ao grupo cerca de R$ 5 mil. Sobre a ligação do traficante a casos de homicídios naquele município, a delegada disse que são ações interligadas.
 
"Não tem como distanciar ou desvincular o tráfico de drogas aos homicídios", frisou. Segundo Klaudine Passos, Danilo foi preso em 2013 e 2014 por tráfico e roubo de veículos. Em 2015, passou a ser considerado foragido após deixar a prisão no induto do Dia dos Pais. Danilo foi detido no bairro de Itapuã durante uma abordagem policial, quando foi cumprido o mandado de captura. 

Bahia

24 de Abr // | Bahia
Três homens suspeitos de envolvimento na morte do soldado da Polícia Militar Tyrone Thomaz de Aquino Araújo, 44 anos, na cidade de Ilhéus, região sul da Bahia, foram presos nesta segunda-feira (24), informou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O crime ocorreu na madrugada do domingo (23).
 
Segundo um dos suspeitos, teria sido encomendada por um detento do Conjunto Penal de Itabuna pelo valor de R$ 2 mil e um quilo de maconha. Um dos suspeitos, Danilo José Silva Santos, foi preso enquanto fugia para Salvador em um ônibus durante a madrugada. Ele foi localizado por policiais civis e militares quando o coletivo passava pelo município de Gandu.
 
Conforme a SSP-BA, após ser preso, Danilo apontou outras pessoas que teriam envolvimento no crime. Ele disse que o autor dos disparos foi Fabrício Santana Caetano e ainda acusou a participação de Fabrício Magno de Santana e de outra pessoa de prenome Everton. Em liberdade provisória concedida pela Justiça, Fabrício Santana foi preso em casa, também em Ilhéus.

Brasil

24 de Abr // | Brasil

O Exército Brasileiro foi procurado por parlamentares de esquerda sobre a possibilidade de implantar um estado de defesa antes do impeachment de Dilma Rousseff. Foi o que contou o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, durante entrevista dada para a revista Veja. De acordo com Villas Bôas, a instituição foi sondada para decretar o estado de defesa nos dias anteriores ao impeachment.

 

O exército possui uma assessoria parlamentar no Congresso que foi sondada por políticos de esquerda. O exército, dentre outros poderes, poderia ser empregado para conter as manifestações que ocorriam contra a então presidente Dilma Rousseff.  O Ministério da Defesa teria realizado uma planilha com os possíveis cenários caso o estado fosse decretado e quais seriam as consequências de cada um.

 

“Foi [um documento] feito no Ministério da Defesa e ficou lá. Todos com quem eu tratei desse assunto tiveram a mesma compreensão que eu - de que era totalmente descabida e perigosa a decretação do estado de defesa”, afirmou o general.  O comandante do Exército afirmou que a instituição agiu sendo “um protagonista silencioso”, tendo como base três pilares: a estabilidade, a legalidade e a legitimidade.

Justiça

24 de Abr // | Justiça

O Ministério Público da Bahia recomendou à Federação Bahiana de Futebol que os próximos clássicos Ba-Vi tenham torcida única. Essa recomendação foi enviada ao presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, por meio de um ofício, na tarde desta segunda (24). No documento, foram citados diversos pontos para defender o movimento de unificação nos jogos de Barradão e Fonte Nova.

 

Foram citados os ‘confrontos entre torcidas rivais’ nas proximidades e dentro das praças esportivas. Também foram elencadas brigas em diversos pontos de Salvador, como no Dique do Tororó e Nazaré. Para defender a medida, foi citado o caso do futebol paulista – por conta da adesão da torcida única nos clássicos de São Paulo 38% dos públicos nas arenas teriam aumentado, segundo o documento.

 

O primeiro Ba-Vi da sequência de quatro partidas acontecerá nesta quinta-feira (27), às 20h30, no Barradão. O jogo será válido pela primeira semifinal da Copa do Nordeste. As duas equipes também decidirão o título do Campeonato Baiano. No início deste mês, 45 pessoas foram detidas na ocorrência do Dique do Tororó. Entre elas, Gabriel Oliveira, o presidente da Torcida Uniformizada Imbatíveis, do Vitória, e o vice-presidente da Bamor, que não teve o nome divulgado. 

Política

24 de Abr // | Política
A marqueteira Monica Moura disse na ação do Tribunal Supeior Eleitoral que julga a cassação da chapa Dilma-Temer que discutiu diretamente com a ex-presidente pagamentos de caixa um e caixa dois na campanha de 2014. Segundo depoimento de Monica, a conversa com Dilma aconteceu no Palácio do Planalto.
 
Depois, a marqueteira foi encaminhada para acertar pagamentos por fora com o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Mantega encaminhou, então, a marqueteira para a Odebrecht, que cuidou dos pagamentos por fora.  João Santana também falou na ação do TSE.  Diferentemente do que aconteceu na campanha de 2010, Dilma teria dito ao marqueteiro que ela cuidaria da campanha de 2014. 
 
Segundo os marqueteiros, foi cobrado R$ 105 milhões na campanha de 2014 pelos serviços prestados pela dupla: R$ 70 milhões declarados e R$ 35 milhões por caixa dois. Mas eles não teriam recebido todo o valor por fora. Nas contas dos marqueteiros, dos R$ 35 milhões do caixa dois eles dizem ter recebido cerca de R$ 10 milhões. Motivo: a Lava Jato.  O relato dos marqueteiros registra que o valor seria pago em 2015, mas, com o avanço das investigações da Lava Jato, o pagamento foi sendo adiado.




Classificados


Enquete



Mais Lidas