Notícias

Notícias

26 de Jun // Gildásio Cavalcante | Notícias

Política

26 de Jun // Gildásio Cavalcante | Política

O ex-presidente Lula (PT) segue liderando os cenários em pesquisa de intenções de voto realizada pelo Datafolha, com 29% a 30%, sendo seguido por Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSC). O último vem registrando alta nos levantamentos: tinha 8% em dezembro do ano passado, aumentou para 14% em abril e aparece com 16% (os três índices sempre quando o candidato do PSDB é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin). No cenário 1 de primeiro turno, Lula fica à frente com 30% das intenções de voto, seguido de Bolsonaro (16%) e Marina (15%). Alckmin vem em quarto, com 8%; Ciro Gomes (PDT) em quinto, com 5%. Luciana Genro (Psol); Eduardo Jorge (PV); e Ronaldo Caiado (DEM) estão empatados em sexto, com 2%.

 

Brancos e nulos somam 18%, enquanto 2% não souberam ou não opinaram. No cenário 2, com o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), substituindo Alckmin, Lula mantém os 30%, Marina e Bolsonaro fica empatado com 15% em segundo lugar e o tucano aparece em terceiro, com 10%. Ciro Gomes fica em quarto, com 6%, enquanto Luciana Genro, Eduardo Jorge e Caiado mantêm os 2% cada um. Brancos e nulos somam 16%; 2% não souberam ou não opinaram. O cenário 3, com Alckmin e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, Lula segue com 30%; Marina e Bolsonaro continuam também com 15%. Joaquim Barbosa vem em terceiro, com 11%.

 

Geraldo Alckmin fica em quarto, com 8%. Neste cenário, Luciana Genro, Eduardo Jorge e Ronaldo Caiado estacionam em 2%, enquanto reduz ligeiramente a quantidade de brancos e nulos (14%) e 2% não souberam e não opinaram. O cenário com Barbosa e Doria representa mudanças sutis: Lula cai um ponto percentual (29%) e Marina (15%) abre uma pequena distância de Bolsonaro (13%). Barbosa vem logo em seguida, com 10%, seguido de Doria (9%). Luciana Genro e Eduardo Jorge permanecem com 2%, mas Caiado (1%) perde 1 ponto percentual. Brancos e nulos somam 15% e 2% não souberam ou não opinaram. No cenário 7, figura o juiz Sérgio Moro.

Política

25 de Jun // | Política

O PT alcançou a sua maior popularidade no Brasil desde a segunda posse da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo dados do Datafolha divulgados neste domingo (25), o partido é o favorito de 18% da população. O PSDB e o PMDB aparecem na segunda colocação, com 5% para cada. No entanto, 59% dos entrevistados manifestou que não possui preferência por partidos.

 

A pesquisa foi feita entre quarta-feira (21) e sexta (23) com 2.771 entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Pouco antes das manifestações de junho de 2013, a preferência popular pelo PT estava em seu auge, com 29%. Ainda segundo o Datafolha, a legenda era líder isolada no quesito entre 2000 e junho de 2015. À época, o país tinha 11% de petistas.

 

O índice passou para 9% em dezembro do ano passado, mas voltou a crescer em maio deste ano, com 15% da preferência. O cenário voltou a ficar favorável ao PT em meio à crise no governo de Michel Temer, que registra a menor popularidade para um presidente desde 1989 A pesquisa do Datafolha mostra que a aprovação do governo do presidente Michel Temer caiu para 7%. É o menor índice desde 1989 - quando o então presidente José Sarney tinha 5% de popularidade, no meio da crise da hiperinflação..

Recôncavo

25 de Jun // Leonardo Sousa | Recôncavo

O governador Rui Costa (PT), prestigiou neste último sábado (24), a quarta noite do São João de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. Acompanhado da primeira-dama Aline Peixoto, Rui chegou de helicóptero no 14º Batalhão de Polícia Militar onde foi recebido pelo prefeito Rogério Andrade (PSD), pela vice-prefeita Dalva Mercês (PSB), pelo presidente da Câmara vereador Antônio Nogueira Neto (PSB), vereadores, secretários municipais e autoridades.

 

De lá, o governador junto com sua comitiva, seguiu primeiro até o Festival Forró do Lago, onde fez questão de prestigiar a festa particular considerada uma das maiores do interior da Bahia. Em seguida, o governador se deslocou até o circuito do São João onde ficou no camarote do prefeito Rogério,  acompanhou de perto algumas atrações que estavam se apresentando no São João, conversou com empresários, políticos e concedeu entrevista à imprensa local.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O GOVERNADOR RUI COSTA

Em entrevista ao Portal Infosaj/TV Recôncavo, o chefe do Executivo estadual enalteceu a festa popular em todo o estado, e enfatizou a sua importância para a Bahia. “A expectativa é de muita alegria, muito forró e muita paz, o forró é a tradição da Bahia e do nordeste, o governo do estado tem apoiado os municípios na manutenção dessa tradição, esse ano a minha percepção é de que o São João está mais forte, mais alegre e maior em todas as cidades por onde tenho passado e que tenho recebido notícias, digo que as informações são as melhores possíveis, e a festa aqui promete”, disse Rui Costa.  

Ainda durante reportagem, o governador também falou de uma possível dobradinha entre o filho do senador Otto Alencar (PSD) com o filho do prefeito Rogério Andrade. A uma possível pré-candidatura de Rogério Filho para o cargo de deputado estadual e Otto Filho para o cargo de deputado federal. “Acho dois nomes fortes, é importante que vá se colocar gente nova na política”, avaliou. Rui Costa ainda falou sobre a situação no país, em especial, a situação do governo Michel Temer.

Bahia

25 de Jun // | Bahia

Os chamados “espadeiros” não se intimidaram com a proibição do Tribunal de Justiça da Bahia  e foram para a Rua Costa Pinto fazer a tradicional “guerra de espadas”, na noite de sexta (23), na cidade de Senhor do Bonfim. Uma viatura da PM esteve no local onde ocorreu a prática tradicional, acompanhou a situação, mas não chegou a interferiu na “guerra”, para evitar o confronto com os praticantes.

 

O TJ-BA determinou que quem descumprisse a medida poderia ser preso e pagar multa. A associação dos espadeiros informou que iria recorrer da decisão. Os espadeiros fizeram um protesto pelas ruas da cidade, contra a decisão judicial, alegando que a prática é uma tradição. Os manifestantes realizaram um caminhada passando pelas ruas Costa Pinto, Júlio Silva e Barão de Cotegipe, onde acontece o percurso da "guerra de espadas".

 

"Foi um ato da população contra essa decisão judicial que é precipitada. A guerra de espadas é uma tradição que tem quase um século e representa a identidade da cidade nessa época do ano", destacou Darlan Valverde presidente da associação de espadeiros da cidade. “O intuito dos espadeiros é brincar e não agredir ninguém, por isso o número de queimados diminuiu cada vez mais na cidade”, defendeu o espadeiro Rômulo Júnior.

Justiça

25 de Jun // | Justiça

A Lava Jato é a operação que mais prendeu no país desde 2013. O primeiro lugar nesse ranking foi garantido com 179 prisões - 72 preventivas, 101 temporárias e seis flagrantes. Os delitos financeiros investigados no esquema foram os que mais mandaram suspeitos para cadeia (113 vezes), seguidos pelos desvios de verbas públicas (63) e pelos crimes fazendários (3).

 

"É comum isso acontecer em operações", disse o procurador da República Rodrigo De Grandis. De 2013 a 31 de março deste ano, a PF registrou 1.426 prisões em 359 operações por desvios de verbas públicas - no geral, foram 11.197 prisões em 2.325 operações. Nas detenções por suspeita de corrupção, foram 869 prisões preventivas, 569 temporárias e 93 flagrantes.

 

Para o cientista político Marcus Melo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o aumento das prisões por corrupção revela uma tendência não apenas brasileira. "É um fenômeno internacional", disse, citando livro do pesquisador sueco Bo Rothstein. Segundo ele, alguns "atores" do universo da corrupção ainda não perceberam que as regras do jogo mudaram. "A partida passou de basquete para futebol, mas eles continuam jogando com a mão", afirmou.

Recôncavo

25 de Jun // Leonardo Sousa | Recôncavo

Quem também teve prestigiando o Forró do Lago em Santo Antônio de Jesus, neste último sábado (24), foi o chefe de Gabinete da prefeitura de Salvador João Roma que estava na comitiva do prefeito ACM Neto. Ainda na comitiva estava o ex-prefeito Humberto Leite, os vereadores Francisco Damasceno e Marcos Muniz, empresários e lideranças políticas do município e região. Em entrevista ao Portal Infosaj/TV Recôncavo, João Roma falou sobre uma possível pré-candidatura ao cargo de deputado federal, já que seu nome ventila muito bem entre muitos ex-prefeitos da região como; Isaac Peixoto de Nazaré das Farinhas, Rosalvinho Sales de Amargosa, Humberto Leite de Santo Antônio de Jesus e outros ex-gestores.

 

“Eu tenho um grande carinho pela região, tenho muitos amigos e por isso se torna natural esse processo, essa discussão, a sim um levantamento do meu nome para a disputa de um cargo no ano que vem para deputado federal, as convenções serão em 2018, então deixamos essa discussão para o ano que vem, fico muito feliz com essa receptividade de grandes amigos e do povo da região do recôncavo baiano”, disse João Roma que fez muitos elogios ao Forró do Lago. “Já vir várias vezes e confesso que gosto, sempre estou aqui acompanhando o prefeito ACM Neto nessas festividades e o Forró do Lago é uma das grandes festas que temos no recôncavo”, pontuou.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O CHEFE DE GABINETE DA PREFEITURA DE SALVADOR

Bahia

25 de Jun // | Bahia

O retorno para casa após o feriado de São João pelas BR’s que cortam a Bahia e servem de acesso para Salvador e nas BA’s, já começa ter fluxo intenso no final da manhã deste domingo (25). Segundo a Via Bahia, por volta das 07h a BR-116, foi interditada no Km-485, na altura do município de Rafael Jambeiro, no centro norte baiano, por causa de um acidente.

 

O veículo acidentado foi removido e a pista foi liberada por volta das 08h. No trecho de Candido Sales, no Km-917 da BR-116 houve retenção, por causa de um acidente. A pista foi liberada por volta das 12h18. Já no trecho de Santo Estevão da BR-116, a Via Bahia informa tráfego intenso com retenção de 4 km, devido ao retorno do feriado.

 

Na BR-324, o fluxo é intenso sentido Salvador com alguns pontos de retenção. O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) informou que o trânsito segue normalmente nas BA’s 522, 523, 524, 526, 528, 530, 531 e 93, exceto no Km 23 da BA-099, por causa de um atropelamento com vítima fatal, ocorrido na manhã deste domingo (25). Quem decidiu voltar para capital baiana, partindo das ilhas, na manhã deste domingo (25), se deu bem.

Economia

25 de Jun // | Economia

A sua intimidade, opiniões e o que é postado nas redes sociais valem mais que curtidas. Espionadas por bancos e instituições financeiras, estas informações agora podem aumentar a segurança de suas operações bancárias, valer uma oferta customizada para um financiamento e, futuramente, influenciar até na taxa de juros cobrada nos empréstimos ou financiamentos que forem contratados.


Os bancos estão de olho em tudo aquilo que se posta nas redes, sobretudo no Twitter, Instagram e Facebook. Segundo o diretor de negócios digitais do Banco do Brasil, Marco Mastroeni, a tendência é que as instituições aprofundem cada vez mais o conhecimento do perfil do consumidor com base no que circula nos posts e comentários dos perfis pessoais.

 

“A intenção é que à medida que o consumidor comece a perceber ganhos nessa relação de troca de informações, ele autorize o compartilhamento de hábitos e, em troca, receba ofertas segmentadas de acordo com o seu momento de vida”. Este mês, o BB lançou uma ferramenta que possibilita transferir recursos e dividir contas pelas redes sociais. Assim, por exemplo, o valor da conta de um bar ou restaurante pode ser rateada e paga individualmente pelos integrantes do grupo por meio das redes sociais.

Brasil

25 de Jun // | Brasil

O adolescente que teve a testa marcada com a frase "eu sou ladrão e vacilão" foi submetido à primeira sessão de remoção da tatuagem. De acordo com a clínica de recuperação em que ele está internado para o tratamento contra o vício de crack e álcool, o procedimento foi realizado na unidade, localizada em Mariporã, na Grande São Paulo, no sábado (24).


Ronildo Moreira de Araujo, de 29 anos, e Maycon Wesley Carvalho dos Reis, de 27, responsáveis por tatuar a frase, acusaram o garoto de roubar uma bicicleta de um homem sem perna. O jovem negou ter cometido qualquer furto. A dupla foi presa em flagrante na madrugada do dia 10 de junho, em São Bernardo do Campo, depois de um vídeo gravado por eles viralizar na internet.

 

De posse do vídeo, os familiares foram até o 3º Distrito Policial de São Bernardo do Campo para tentar localizar o jovem. A família disse à polícia que o adolescente é usuário de drogas e não estaria bem mentalmente.O caso comoveu a internet e no fim de semana em que o garoto foi encontrado uma campanha de financiamento coletivo na internet conseguiu arrecadar R$ 15 mil, segundo informações do G1.

Mundo

25 de Jun // | Mundo

O tombamento de um caminhão-tanque terminou em tragédia no Paquistão neste domingo (25). Mais de 150 pessoas morreram e pelo menos 50 ficaram gravemente feridas depois de tentarem se aproximar do veículo para pegar a gasolina que vazou. O caminhão pegou fogo após sofrer um acidente por excesso de velocidade e capotar em uma estrada no leste do Paquistão.

 

De acordo com a agência Associated Press, o fogo teria começado devido às faíscas de carros e motos que circularam pelo local após o capotamento. Segundo afirmou à AP o médico Mohammad Baqar, que faz parte da equipe de resgate, muitos corpos foram carbonizados a tal ponto que só poderão ser reconhecidos após testes de DNA. Entre as vítimas, há homens, mulheres e até crianças.

 

O número de vítimas fatais pode aumentar, já que o feridos estão em condições gravíssimas. O acidente aconteceu por volta das 6h30 horário local (22h30 de sábado 24, em Brasília), perto da localidade de Bahawalpur, na província de Punjab. O Paquistão registra um dos índices mais altos do mundo de acidentes de trânsito devido ao péssimo estado das estradas, às deficiências dos veículos e ao fato de que os transportes públicos costumam circular sobrecarregados de passageiros.

Brasil

25 de Jun // | Brasil

O semiárido nordestino está enfrentando uma das maiores secas de sua história. O problema não é generalizado, mas em algumas regiões, chove pouco há anos. É o caso do Vale do Rio São Francisco. O nível da grande barragem de Sobradinho é crítico. Seis anos consecutivos com chuva abaixo da média.

 

Na região do Vale do rio São Francisco, entre os estados da Bahia e Pernambuco, a média de chuva gira em torno de 500 milímetros. Em 2017 foram só 140 milímetros. A estação regular das aguas na região terminou em maio e só deve recomeçar no final do ano. Como a caatinga não se regenerou totalmente, os criadores vão ter dificuldade para alimentar seus rebanhos.

 

A grande preocupação é com água. A chuva foi tão pouca que os açudes e barreiros não encheram. A solução é comprar água de carro-pipa. Um poço da região está quebrado e os moradores não têm dinheiro para consertar. O problema da água é grave. Na divisa entre Bahia e Pernambuco, o logo da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, principal reserva de água da região, que além de produzir energia, abastece vários projetos de irrigação, segundo o G1.

Recôncavo

25 de Jun // Leonardo Sousa | Recôncavo

O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), esteve mais uma vez prestigiando o Forró do Lago realizado neste último sábado (24), em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. Neto chegou junto com uma comitiva em que estavam o ex-prefeito Humberto Leite (DEM), o chefe de Gabinete João Roma, os vereadores Francisco Damasceno e Marcos Muniz além de várias lideranças politicas da cidade e região. Em entrevista ao Portal Infosaj/TV Recôncavo, o prefeito ACM Neto falou da sua relação com Santo Antônio de Jesus, elogiou o Forró do Lago e falou do seu relacionamento com os ex-prefeitos como: Isaac Peixoto de Nazaré, Rosalvinho Sales de Amargosa e Humberto Leite.

 

O prefeito ainda comentou sobre seu nome para o governo da Bahia. “Mais uma vez estou aqui em Santo Antônio de Jesus no segundo ano consecutivo no Forró do Lago, eu já tenho a tradição de estar aqui em Santo Antônio para rever os amigos e para viver este clima tão bacana do São João de Santo Antônio de Jesus, eu é claro que dou um tempinho no meu trabalho como prefeito lá em Salvador nesse período do ano para curtir um pouquinho o São João, que aliás todo baiano adora, eu gosto de dizer que o carnaval é a grande festa de Salvador e o São João é a grande festa do interior da Bahia, sendo que Santo Antônio, com certeza, sempre faz um evento que sempre se destaca em todo nosso estado”, disse ACM Neto.

ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA COM O PREFEITO ACM NETO

Bahia

25 de Jun // | Bahia

Uma mulher foi assassinada a facadas na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, e o companheiro dela, suspeito de cometer o crime, foi espancado por populares logo após o homicídio. As informações são do Centro Integrado de Comunicação da Secretaria de Segurança de Pública. O caso ocorreu no sábado (24), no bairro do Caji.

 

Segundo a polícia, a vítima, identificada como Vanusia dos Santos, de 47 anos, foi golpeada em várias partes do corpo. Não há informações sobre o que motivou o crime. A vítima ainda chegou a ser socorrida para o Hospital Menandro de Faria, mas não resistiu. O suspeito, que não teve nome divulgado, foi encaminhado para o HGE após ser agredido por vizinhos da vítima, segundo a polícia.

 

Não há informações sobre o estado de saúde do homem. Outro crime: Também na região metropolitana da capita baiana, uma mulher de 26 anos foi morta a tiros em casa na cidade de Simões Filho, e o companheiro é o principal suspeito. O crime ocorreu no sábado (24) no Parque Residencial Vida Nova, segundo o Cicom. Ainda não há informações sobre a motivação do homicídio, segundo informações do G1.

Política

25 de Jun // | Política

Atuais aliados de Temer, deputados federais não descartam votar pela abertura de ação contra ele, a depender do conteúdo da denúncia contra o peemedebista, que deve ser apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nos próximos dias. Temer já é alvo de investigação por supostos crimes de corrupção passiva, obstrução de Justiça e formação de quadrilha.

 

O vice-líder do PSDB, Luiz Carlos Hauly (PR), diz que a bancada tucana, vai analisar a consistência da peça do procurador para decidir que posição tomar. “Vamos analisar o que ele está propondo e avaliar as provas, porque temos que ter muita segurança no que fazer. Estamos em um momento muito crítico da vida pública brasileira e temos que tomar muita cautela. Se for com provas contundentes, evidentemente muda tudo”, disse Hauly.

 

O PPS, segundo o líder do partido na Casa, Arnaldo Jordy, também vai esperar o conteúdo da denúncia para tomar uma posição. Apesar de admitirem um possível voto contra Temer, PRB e DEM preferem ser cautelosos. O deputado Beto Mansur (PRB-SP) diz que os votos da bancada serão orientados pelo teor da denúncia de Janot, segundo informações do site Congresso em Foco.

Mundo

25 de Jun // | Mundo

Uma mulher foi presa após atropelar pedestres do lado de fora de um centro desportivo na cidade de Newcastle, na Inglaterra, na manhã deste domingo (25). Segundo informações de agências de notícias, seis pessoas ficaram feridas. A polícia britânica ainda tenta determinar o que ocorrer no Westgate Sports Center, onde era realizado um evento para celebrar o feriado muçulmano de Eid al-Fitr, que marca o fim do jejum do Ramadã.

 

Entretanto, por enquanto, as autoridades ainda não classificam o episódio como atentado terrorista. "Há uma investigação policial em curso para estabelecer exatamente o que aconteceu mas, neste momento, não se acredita que isto seja um ato de terrorismo", afirma um comunicado da polícia divulgado por agências de notícias.

 

A mulher presa está sendo interrogada. O serviço de ambulância informou que três crianças e três adultos estavam sendo atendidos em um hospital local por lesões sofridas no acidente. No último dia 19, Londres foi palco de um ataque contra muçulmanos, quando o britânico Darren Osborne atropelou dezenas de pessoas com uma caminhonete, deixando um morto e uma dezena de feridos no norte da cidade.

Bahia

25 de Jun // Bocão News | Bahia

A data de 25 de junho, na Bahia, é marcada pela troca da sede do governo do Estado. Os despachos, por 24 horas, deixam de ser realizados em Salvador e partem para Cachoeira. A mudança da sede foi aprovada pela lei 10.695, de 2007 e se tornou uma tradição que precede as comemorações da Independência da Bahia desde o primeiro mandato do governador Wagner (PT).

 

Nesta edição também serão comemorados os 10 anos da transição. Pelo terceiro ano consecutivo, Rui Costa (PT) não irá a solenidade festiva e histórica. De acordo com fontes palacianas, a prioridade da agenda do governador é percorrer os municípios interioranos que promovem São João, como assim o fez desde o início do fim de semana.

 

Caberá ao vice-governador João Leão (PP), mais uma vez, representa-lo nos ritos que marcam a passagem da data na cidade, como o hasteamento das bandeiras, a sessão da Câmara local e o acompanhamento do desfilo cívico. Conforme contam os livros históricos, em junho de 1822, os cachoeiranos assumiram a liderança do movimento que deflagrou a guerra pela Independência da Bahia, após terem reagido às investidas de militares portugueses que tentavam sitiar a vila com o objetivo de sufocar a mobilização popular contra a dominação colonial.

Bahia

25 de Jun // | Bahia

A travessia marítima de lanchas entre Salvador e Mar Grande foi suspensa por 3h30, na manhã deste domingo (25), por causa da maré baixa, segundo informações da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). O serviço iniciou as operações às 5h, mas foi interrompido às 8h e a previsão é de que seja retomado às 11h30.

 

Conforme o órgão, com a maré baixa, o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, fica sem condições de operar devido à pouca profundidade do canal de navegação. Após o retorno das operações, segundo a Astramab, serão colocadas em operação 10 embarcações, com saídas a cada 15 minutos, para atender a demanda.

 

O período de maré baixa prolongada, que começou na última quinta-feira (22) e vai até terça-feira (27), também vai encurtar as operações da travessia na noite deste domingo, conforme o órgão. O último horário saindo de Salvador será às 19h e não às 20h, como ocorre normalmente. No sentido inverso, o último horário será normal, às 18h30. Já os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam normalmente neste domingo.

Recôncavo

25 de Jun // Leonardo Sousa | Recôncavo

O ex-prefeito de Santo Antônio de Jesus Humberto Soares Leite (DEM), esteve neste último sábado (24), prestigiando o Forró do Lago. Humberto estava na comitiva do prefeito de Salvador ACM Neto que também veiu mais um ano prestigiar a festa no município. Ao lado de Humberto, ao mesmo tempo, estavam o chefe de gabinete da prefeitura de Salvador João Roma e os vereadores Francisco Damasceno e Marcos Muniz. Atualmente, o ex-prefeito Humberto ocupa a Ouvidoria Setorial da Secretaria Cidade Sustentável e Inovação da prefeitura de Salvador.


Em entrevista ao Portal Infosaj, o ex-gestor falou como anda sua vida após ter deixado a prefeitura de Santo Antônio de Jesus. “Minha vida está normal, afinal de contas eu não nasci prefeito, fui prefeito e continuo com minhas atividades particulares, hoje faço parte da prefeitura de Salvador e hoje estou aqui com meu amigo ACM Neto e com o chefe de Gabinete João Roma, digo que está tudo bem graças a Deus”, disse Humberto Leite que, na oportunidade, falou do seu apoio a João Roma caso saia candidato a deputado Federal. Leite ainda falou como está sendo sua experiência no cargo que recebeu do prefeito ACM Neto.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O EX-PREFEITO HUMBERTO LEITE

Saúde

25 de Jun // | Saúde

Todas as compras de medicamentos realizadas no país para o abastecimento do Sistema único de Saúde (SUS) terão seus preços registrados em sistema online. A resolução, publicada no Diário Oficial da União, vale para o Ministério da Saúde, estados, municípios e Distrito Federal que, agora, passam a alimentar de forma obrigatória o Banco de Preços em Saúde (BPS).

 

A ferramenta online é gratuita e de acesso aberto ao público desenvolvida pelo governo federal. "É uma ferramenta que possibilita ampliar o nível de negociação entre os gestores e fornecedores na compra de medicamentos, isso significa expandir o acesso, reduzir custos e otimizar os gastos com saúde, dando possibilidade ao gestor de até cancelar uma concorrência, quando se perceber que não está sendo feita a melhor compra", afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

 

O sistema é destinado ao registro e a consulta de informações de compras de medicamentos e produtos para a saúde adquiridos no âmbito do SUS. Segundo o ministério, gradualmente, outros produtos, além dos medicamentos, também terão seu registro obrigatório no BPS. A medida foi pactuada na Comissão Intergestores Tripartite, que reúne gestores de saúde dos estados, municípios e União.

Política

25 de Jun // | Política

A CPI da JBS, criada há quase um mês, ainda não foi instalada porque PMDB e PT não indicaram seus integrantes. De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, o líder peemedebista no Senado, Renan Calheiros (AL), a quem cabe apontar os nomes do partido, não demonstra pressa. O parlamentar é desafeto de Temer.

 

O provável presidente do colegiado, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), afirmou à publicação que pediu as indicações há mais de 25 dias. “Percebo certa indisponibilidade”, disse sobre PT e PMDB. O líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), deve reunir sua bancada na segunda-feira (26) para, no dia seguinte, fazer a indicação.

 

A criação da CPI foi articulada logo depois da delação da JBS implicar o presidente em denúncias de corrupção. Com base nos depoimentos dos donos do frigorífico, o relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, instaurou inquérito para investigar Temer por corrupção passiva, obstrução de Justiça e organização criminosa. O procurador-geral da República deve oferecer nos próximos dias três denúncias contra o peemedebista.

Política

25 de Jun // | Política

Ex-ministro de Temer, Geddel Vieira chamou no sábado (24) de "ridícula" a possibilidade de fazer uma delação premiada e negou ao blog ainda exercer influência no governo. Geddel deu a declaração após ser questionado sobre avaliação, feita nos bastidores por peemedebistas, de que ele poderia aderir à delação para evitar eventual prisão diante do avanço das investigações sobre ele e das revelações feitas pelo doleiro Lúcio Funaro.


Ligado ao ex-deputado Eduardo Cunha, Funaro disse, em depoimento à Polícia Federal em 14 de junho, que estima ter pago a Geddel aproximadamente R$ 20 milhões em espécie, a título de comissão, decorrentes das operações de crédito que teria viabilizado junto à Caixa Econômica Federal. Na época, Geddel era vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa.

 

"Delação de que, meu Deus? Isso é ridículo. Estou quieto no meu canto. Não falo com Temer faz três meses e não tenho influência no governo. Delação não está na minha pauta. Estou cuidando dos meus filhos", disse Geddel ao blog. O ex-ministro procurou o blog após a reportagem pedir ao irmão dele, o deputado Lucio Vieira Lima (PMDB-BA), posicionamento sobre uma nomeação para um cargo na Secretaria do Patrimônio da União (SPU) na Bahia. A indicação teria sido feita pelos dois.

Brasil

25 de Jun // | Brasil

O Ministério Público do Estado do Rio  informou ter encontrado quantidade excessiva de medicamentos antidepressivos na cela de Sérgio Cabral, ex-governador do Rio, durante fiscalização surpresa na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, zona norte do Rio. A vistoria, por meio da 11ª Promotoria de Investigação Penal, foi feita na última segunda-feira (19).

 

O MP-RJ informou que Cabral mantinha em sua cela duas caixas com quase 30 comprimidos de antidepressivos (medicação controlada, de tarja preta) e outras dezenas de comprimidos não identificados. Aos fiscalizadores, o ex-governador teria informado que seu receituário prevê apenas dois comprimidos diários de antidepressivo e que os comprimidos não identificados seriam vitaminas.

 

Segundo o MP-RJ, o diretor da unidade, Fabio Ferraz Sodré, teria justificado que os presos recebem remédios para um período mais longo com objetivo de não sobrecarregar o serviço da enfermaria com a entrega diária de comprimidos. Ele não especificou, porém, o número de comprimidos entregues. O diretor foi advertido, durante a fiscalização, sobre a quantidade excessiva à disposição dos internos, que poderiam ministrar acidental ou intencionalmente alta dose, levando à internação ou até a morte, além da possibilidade de tráfico desses comprimidos.

Salvador

25 de Jun // | Salvador

Citada nas delações da Odebrecht, as obras de revitalização da orla da Barra, em Salvador, custaram R$ 4,4 milhões a mais do que o valor previsto, segundo levantamento realizado pelo G1. A previsão inicial é de que as modificações custariam R$ 57.705.106. Entretanto, um aditivo incorporado ao contrato em 5 de maio de 2014 aumentou o valor em R$ 4.464.719,81.

 

Com isso, o custo final foi de R$ 62.169.825,81. As obras foram citadas na delação do ex-diretor da Odebrecht na Bahia, André Vital. De acordo com ele, ocorreram “irregularidades” na licitação vencida pela empreiteira para realização da reforma. A petição que trata do caso foi encaminhada pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), à Justiça Federal da Bahia.

 

O órgão vai analisar o caso e decidir se abre investigação, se anexa a um inquérito já em curso ou arquiva o processo. Em nota, a Odebrecht informou que entende que é de responsabilidade da Justiça a avaliação de relatos específicos feitos pelos seus executivos e ex-executivos. A empresa disse que está colaborando com a Justiça no Brasil e nos países em que atua e que já reconheceu os seus erros, pediu desculpas públicas, assinou um acordo de leniência com as autoridades brasileiras e da Suíça e com o Departamento de Justiça dos EUA.

Brasil

25 de Jun // | Brasil

Elida Souza Matos, mulher do ministro do TSE Admar Gonzaga, registrou ontem em Brasília um boletim de ocorrência na 1.ª Delegacia de Polícia contra o marido, por violência doméstica. Exibindo um ferimento no olho, ela relatou ter sido agredida física e verbalmente por Admar. Elida realizou um exame de corpo de delito.

 

Horas depois, no entanto, ao voltar para casa, ela decidiu fazer uma retratação. O advogado do casal, Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay, afirmou que a retratação foi entregue às autoridades policiais e que Admar teria acompanhado Elida. "Foi uma ocorrência feita por ela no calor do desentendimento.

 

Depois do registro, eles conversaram e me ligaram para que a retratação fosse feita. O que interessa é que o assunto será arquivado." No início da tarde de ontem, o advogado do casal divulgou um comunicado que descreve o ocorrido como um incidente "com exasperação de ambos os lados". Em entrevista ao Estado, o ministro Admar atribuiu o conflito aos ciúmes da mulher: "Já estamos aqui juntos. Foi uma crise de ciúmes da minha mulher, que já se retratou formalmente".

Política

25 de Jun // | Política

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deverá apresentar nesta semana denúncia contra o presidente Michel Temer junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de corrupção passiva. O prazo para o oferecimento da denúncia termina na terça (27), mas é possível que a peça seja protocolada nesta próxima segunda-feira (26).


A acusação preparada por Janot deverá se basear nas investigações abertas a partir das delações de executivos da JBS no âmbito da Lava Jato. Além de Temer, é alvo do inquérito o ex-assessor do presidente e ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), flagrado com uma mala com R$ 500 mil.

 

Segundo o Ministério Público, o dinheiro era parte de propina paga pela empresa para ser favorecida, por influência do governo, no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão federal que arbitra disputas entre empresas concorrentes. Para a Polícia Federal, a ligação de Rocha Loures com Michel Temer foi atestada numa conversa gravada, em março, na qual o presidente indica o ex-deputado como "homem de confiança" a um dos donos da JBS, Joesley Batista, para tratar problemas enfrentados pela empresa no governo.

Política

25 de Jun // | Política

Grande parte dos brasileiros acredita que o presidente Michel Temer teve participação direta nos escândalos de corrupção revelados pela delação dos executivos do frigorífico JBS, aponta pesquisa Datafolha. De acordo com o levantamento, para 83% da população, o peemedebista teve envolvimento direto nas irregularidades denunciadas.

 

Para 6%, o Temer não teve participação direta e 11% não souberam dizer. O instituto também sondou os entrevistados em relação a opinião deles sobre a delação selada pela Procuradora-Geral da República com os donos da empresa. A modalidade do acordo, que previu multa, mas não a prisão dos delatores, foi criticada por 64% dos brasileiros.

 

Outros 27% dos entrevistados afirmaram que o Ministério Público agiu bem ao firmar o acordo, por meio do qual os irmãos Joesley e Wesley Batista entregaram supostas provas e nomes sem serem denunciados criminalmente. Ainda segundo a pesquisa, 81% dos brasileiros disseram que os irmãos Batista deveriam ter sido presos pelos crimes que confessaram e 14% acham que não. O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 23 de junho, com 2.771 entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Brasil

25 de Jun // | Brasil

O ator Fábio Assunção, 45, admitiu ter errado e pediu desculpas no sábado (24), depois de ser liberado pela polícia em São João de Arcoverde, no sertão pernambucano, após ser detido por desacato. Assunção tinha sido preso em flagrante após uma confusão com policiais militares. "Lamento muitíssimo o ocorrido em Arcoverde. Infelizmente aconteceu uma briga. Errei ao me exceder", escreveu o ator, em sua conta no Facebook.

 

Fábio estava em Arcoverde para o lançamento do documentário "Eu sonho para você ver", dirigido por ele e pela cineasta e namorada Pally Siqueira, que trata da tradição do samba de coco no sertão de Pernambuco. Ao que parece, as desculpas do cantor comoveram o público e os colegas. Prova disso é que a cantora Ivete Sangalo, mesmo com a agenda cheia por causa dos shows do período junino, fez um post acerca do assunto.

 

“@fabioassuncaooficial é Deus contigo, e nós tb! Seja acolhido pelo carinho e amor das pessoas que te conhecem”, escreveu a artista na legenda da foto que postou do ator. Os seguidores da artista nas redes sociais apoiaram o post da cantora. A relação de Ivete com Fábio já é antiga, visto que ele foi o ator escolhido pela juazeirense para contracenar no clipe da música "Canibal", segundo informações do Bocão News.

Política

24 de Jun // | Política

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, divulgou nota na noite desta sexta-feira (23) condenando o arquivamento do pedido de cassação do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). Ele avalia que a ação do presidente do colegiado, João Alberto Souza (PMDB-MA), consegue, ao mesmo tempo, "debochar da sociedade" e "agredir o Estado Democrático".

 

O pedido de cassação foi protocolado pelos partidos Rede e PSOL por quebra de decoro parlamentar após a divulgação do conteúdo das delações premiadas de executivos da JBS. "A lamentável decisão do senador João Alberto, presidente do Conselho, frustra as expectativas de que o Congresso se paute pelos valores da transparência e da legalidade.

 

O arquivamento também lança dúvidas e especulações sobre eventuais acordos que possam estar sendo feitos nas sombras", critica o presidente da OAB no comunicado. A defesa de Aécio avaliou que a decisão do presidente do Conselho de Ética do Senado reitera a "absoluta correção" do seu cliente. Esta semana, a Corte Suprema adiou o julgamento do pedido de prisão preventiva do senador, apresentado pela Procuradoria-Geral da República. Ainda não há data para a retomada do julgamento.

Economia

24 de Jun // | Economia

Os brasileiros já sacaram R$ 37 bilhões de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) até o dia 21 de junho, informou a Caixa Econômica Federal. Esse número representa 84,8% do total de recursos disponível para resgate (R$ 43,6 bilhões), de acordo com a Caixa Econômica.


Os saques foram feitos por pessoas nascidas entre janeiro e novembro, de acordo com o calendário de liberação de recursos, que vai até 31 de julho. Ao todo, 22,1 milhões de trabalhadores já sacaram os recursos. Esse número representa 79,7% das 27,7 milhões de pessoas nascidas entre janeiro e novembro que têm contas inativas do FGTS disponíveis para o saque.


A liberação dos recursos do FGTS que estão em contas que ficaram inativas até 31 de dezembro de 2015 foi anunciada pelo governo federal em dezembro do ano passado. Os saques começaram em março e seguem um calendário de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. O último lote será liberado para os nascidos em dezembro no dia 14 de julho. Todos os trabalhadores poderão fazer os saques até o dia 31 de julho.

Brasil

24 de Jun // | Brasil

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, se referiu a gerentes da estatal como "vagabundos" e "safados" durante a apresentação de um plano de reestruturação da companhia que vai resultar no corte de quase metade de seu quadro de funcionários. A declaração gerou mal-estar entre sindicatos de trabalhadores, que decretaram uma greve de 24 horas na quinta (22).

 

"São 40% da Eletrobras. 40% de cara que é inútil, não serve para nada, ganhando uma gratificação, um telefone, uma vaga de garagem, uma secretária. Vocês me perdoem. A sociedade não pode pagar por vagabundo, em particular, no serviço público", disse Ferreira, segundo informações do G1.

 

Em nota, a Eletrobras afirmou que o presidente pediu desculpas aos colaboradores da empresa por meio de um vídeo divulgado internamente. A estatal também argumentou que o áudio foi tirado de contexto. O texto alega que a declaração aconteceu em um momento em que os sindicatos ameaçaram entrar na justiça contra as privatizações e se mostraram contrários ao plano de desligamento voluntário.

Bahia

24 de Jun // | Bahia

Uma decisão proferida pela juíza Carolina Almeida da Cunha Guedes na quarta (21) causou polêmica na comunidade jurídica baiana. Após ter a luz cortada, um homem entrou com um pedido liminar para concessão de tutela de urgência pedindo que o fornecimento da luz fosse retornado até que a causa fosse julgada em definitivo, tendo em vista que a audiência foi prevista apenas para setembro.

 

Mesmo com o autor da liminar tendo que ficar por três meses sem luz em sua residência, a juíza afirmou que "não se vislumbram presentes os requisitos para concessão da tutela de urgência", indeferindo o pedido. De acordo com o advogado Marcel Munhoz Garibaldi, a casa estava alugada para um inquilino que deixou a casa com contas, em seu nome, da Coelba atrasadas.

 

"O autor da ação, por estar desempregado, resolveu dispor da casa para uso próprio e foi até a Coelba pedir a ligação de energia em um novo contrato, em seu próprio nome", explicou. A Coelba teria, então, negado o pedido do autor da ação, afirmando que ele deveria assumir a dívida para pedir a religação. "Ocorre que isso é ilegal. As contas de consumo como água, luz, telefone têm natureza de obrigação pessoal, atrelada a quem consome, e não ao imóvel", defendeu o advogado.

Justiça

24 de Jun // | Justiça

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) divulgou um comunicado nesta última sexta-feira (23) defendendo procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. A Corregedoria Nacional do Ministério Público abriu procedimento por conta da venda de palestras feita por Dallagnol.

 

A denúncia surgiu por meio da Folha de S. Paulo, que mostrou que que a empresa Motiveação, de São Paulo, comercializava palestras do procurador por valores entre R$ 30 mil e R$ 40 mil. Segundo a nota da ANPR, não há qualquer ilegalidade na realização de palestras remuneradas por magistrados do MP ou do Judiciário.

 

O texto aponta ainda que a maioria das palestras feitas pelo coordenador da Lava Jato são gratuitas e mesmo naquelas em que há remuneração, ele doa praticamente todos os valores recebidos "para entidades filantrópicas e para custos e iniciativas que promovem a ética, a cidadania e o combate à corrupção". O comunicado ressalta ainda que o procurador não tem ligação com a Motiveação.

Brasil

24 de Jun // | Brasil

O ministro Edson Fachin disse na sexta (23) que "não há que se falar" em crise institucional no País. Na avaliação do ministro - também responsável pela relatoria da delação da JBS, que atingiu o presidente Temer e o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) -, o sistema penal punitivo não será a "resposta de todos os males" e nem se pode "demonizar a política".

 

"É preciso ter forças que unam as pessoas e nada mais certo que ter valores fundamentais em torno dos quais a sociedade há de se manter minimamente coesa. É hora da redenção constitucional brasileira, é mais que urgente o tempo de edificar no espaço da grande política o tripé mínimo para a liberdade, a ética e o desenvolvimento", discursou Fachin.

 

O discurso foi feito na abertura da conferência "Fraternidade e Humanismo - Novos paradigmas para o direito", que ocorre nesta manhã no STF. "Como bem se assentou àépoca na terra de Nelson Mandela, 'para que não se esqueça e para que nunca mais aconteça'", completou Fachin. Nesta quinta-feira (22) o STF formou maioria para manter Fachin como relator do caso JBS, em um julgamento que será retomado na próxima semana.

Saúde

24 de Jun // | Saúde

O presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sancionou nesta última sexta-feira (23) a lei que libera a prescrição, manipulação e venda de sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol, substâncias usadas para inibir o apetite. A informação é da Casa Civil. A venda desses medicamentos estavam suspensos desde 2011.


Na última terça (20), a Câmara dos Deputados havia aprovado o projeto que libera a venda desses medicamentos, sob prescrição médica do tipo B2 (receita de cor azul usada para substâncias psicotrópicas anorexígenas). Após a Casa Civil informar a sanção da lei, o presidente em exercício publicou uma mensagem no Facebook para comunicar a decisão.


"Tomei a decisão após ouvir diversas entidades médicas e receber um parecer favorável do próprio Conselho Federal de Medicina. Entendo o drama de milhares de brasileiros que têm níveis perigosos de obesidade e precisam ser levados a sério, e com responsabilidade, tendo acesso a um tratamento médico controlado", publicou Rodrigo Maia na rede social. Nesta sexta, o Conselho Federal de Medicina (CFM) enviou um ofício a Rodrigo Maia no qual manifestou apoio à sanção da lei.

Brasil

24 de Jun // | Brasil

Jacymar Pretti, de 63 anos, um dos donos da Jamarle Transportes, empresa responsável pela carreta que causou o acidente que deixou 22 mortos na BR-101, em Guarapari, foi preso em flagrante. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp), na tarde desta sexta-feira (23).

 

Jacymar foi autuado por homicídio doloso e será encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Viana (CDP). O irmão dele, que também é dono da empresa, também poderá responder pelo mesmo crime, segundo a Polícia Civil. A tragédia na BR-101, em Guarapari, aconteceu após a colisão entre a carreta, um ônibus de viagem e duas ambulâncias, no início da manhã de quinta (22).

 

Vinte e duas pessoas morreram e outras 21 ficaram feridas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse que a carreta transportava uma carga além da permitida e estava com pneu careca. O governo do estado decretou luto de três dias. Esta foi a pior tragédia em rodovias da história no Espírito Santo. De acordo com o delegado Alberto Roque Perez, a investigação aponta para uma forte negligência por parte dos donos da empresa.

Política

24 de Jun // | Política

A perícia da Polícia Federal concluiu que não houve edição nas gravações feitas pelo dono da JBS Joesley Batista em conversa com o presidente Michel Temer. Os peritos apontaram 200 interrupções no áudio feito no dia 7 de março no Palácio do Jaburu. As "descontinuidades" foram justificadas pelas características técnicas do gravador utilizado.

 

O equipamento possui um microfone sensível ao som ambiente. Ele é acionado automaticamente quando identifica um som, mas também para em momentos de silêncio. Em entrevista ao G1, o advogado de Temer, Antonio Claudio Mariz de Oliveira, alegou que ainda precisa ter acesso ao material da PF, mas que a perícia "não é uma verdade" absoluta.

 

"Se existe um laudo dizendo que não houve manipulação, existem outros três dizendo que houve. É uma questão de análise e de julgamento final da autoridade responsável", contestou Mariz. A perícia faz parte do inquérito que investiga Temer e o seu ex-assessor, Rodrigo Rocha Loures. A gravação pode apontar a existência do crime de obstrução de Justiça. Eles também são investigados por corrupção passiva e organização criminosa. Na semana passada, um relatório parcial da PF já apontou indícios, “com vigor”, de corrupção passiva envolvendo o presidente.

Justiça

24 de Jun // | Justiça

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a prorrogação por 60 dias do prazo para a conclusão das investigações no âmbito de dois inquéritos instaurados contra o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) com base na delação da Odebrecht. Um dos casos diz respeito à acusação de que o então senador Aécio Neves recebeu em 2014 valores indevidos pelo grupo Odebrecht

 

O valor seria usado para a sua campanha eleitoral. De acordo com delatores, os pagamentos teriam sido feitos de forma dissimulada por meio de contratos fictícios firmados com a empresa PVR Propaganda e Marketing Ltda. Delatores revelaram que, a pedido de Aécio, pagaram R$ 5,4 milhões em “vantagens indevidas” para a campanha de Anastasia. Aécio nega as acusações.

 

No outro inquérito, Aécio é investigado por ter solicitado, segundo delatores, o pagamento de vantagens indevidas para a campanha eleitoral de Antônio Anastasia (PSDB-MG) ao governo de Minas Gerais em 2010.  Em ambos os casos, o procurador-geral não vislumbrou conexão nos fatos narrados pelos delatores da Odebrecht com a Operação Lava Jato e solicitou a redistribuição dos inquéritos, que atualmente estão sob a relatoria do ministro Edson Fachin.

Justiça

24 de Jun // | Justiça

A Polícia Federal fará neste fim de semana uma varredura em telefones e gabinetes de todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A inspeção será feita a pedido da presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, segundo informações do próprio tribunal. O varredura foi solicitada por Cármen Lúcia ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello.

 

As varreduras para detectar grampos ou outras ameaças ocorrer periodicamente no Supremo. Mas essa inspeção, determinada pela presidente da Corte, será realizada após a divulgação de supostos grampos envolvendo o relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin. A revista "Veja" informou em reportagem que o governo Michel Temer acionou a Abin para "bisbilhotar a vida de Fachin". 

 

O objetivo da investigação sobre o magistrado seria, segundo “Veja”, fragilizar e constranger Fachin, que é relator de um inquérito que investiga Temer no Supremo com base nas delações da JBS. Na ocasião, o Palácio do Planalto negou qualquer investigação por parte da Abin e Temer chegou a ligar para Cármen Lúcia para desmentir a reportagem. Mesmo assim, a presidente do Supremo divulgou nota, em tom grave, mostrando indignação com a suposta devassa na vida de Fachin.

Polícia

24 de Jun // | Polícia

A Polícia Federal informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que as condições das celas localizadas na superintendência do Distrito Federal não são ideais para a permanência de presos por muito tempo. A manifestação da PF foi encaminhada ao ministro Edson Fachin no âmbito de uma ação cautelar contra o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR).

 

Rocha Loures é ex-assessor do presidente Michel Temer e foi filmado recebendo uma mala com R$ 500 mil. No dia 13 de junho, Fachin determinou que Loures fosse transferido do Complexo Penitenciário da Papuda, para a carceragem da Polícia Federal, em Brasília, segundo informações do Estadão Conteúdo.

 

Em documento assinado pelo delegado Cairo Costa Duarte, a Polícia Federal informou que sua superintendência no Distrito Federal possui "tão somente celas de passagem". "Entenda-se por cela de passagem local adequado apenas para o aguardo de autorizações judiciais para transferências a estabelecimentos prisionais apropriados. Logo, a cela de passagem da SR/PF/DF não conta com condições ideais para permanência de presos por períodos estendidos", explicou o delegado.





Classificados


Enquete



Mais Lidas