Notícias

Bahia

21 de Ago // | Bahia

A advogada e vice-prefeita de Formosa do Rio Preto, Verônica Lisboa, teria sofrido agressões físicas de um tenente da Polícia Militar do Estado da Bahia (PM-BA) na tarde deste domingo (20). De acordo com o marido dela, Ubiraci Moreira Lisboa, o caso começou quando a vice-prefeita, em condição de advogada, foi a um hospital dar assistência a um filho de uma conhecida, autuado por posse ilegal de arma.

 

Como o jovem estava com lesões na cabeça, ela teria o questionado sobre o que houve. Ele respondeu que havia sofrido agressões dentro do quartel policial. Ao ouvir a conversa entre o detido e a advogada, o tenente Sulivan teria solicitado que a advogada saísse da dala de emergência. Verônica respondeu que não sairia pois estava no exercício legal de sua profissão.

 

Sulivan não teria gostado da resposta e sugeriu que ela se retirasse novamente, afirmando que se se ela não saísse ele daria voz de prisão por desacato. Ela repetiu que não sairia e assim, o tenente a teria pego pelo braço "de forma brusca, truculenta, agressiva, aplicando um golpe de 'gravata'", explicou Verônica, no Boletim de Ocorrência efetuado nesta segunda (21) na Delegacia Territorial de Formosa do Rio Preto.

Bahia

21 de Ago // | Bahia

A quadrilha que comprava botox, anabolizantes, além de produtos estéticos, e os revendiam de forma ilegal, lucrou com o golpe R$ 1 milhão, no período de mais ou menos um ano, segundo informações da Polícia Civil nesta segunda-feira (21). Segundo a polícia, a venda de botox só pode ser feita aos profissionais de medicina ou odontologia, com o uso do registro profissional.


O grupo era formado por dois homens e três mulheres, que, para adquirr os produtos, utilizava receitas falsificadas, com o nome e registro de médicos conceituados, como cirurgiões plásticos e neurociruriões de Salvador. A quadrilha fazia a compra online por todo o país e vendiam os produtos na capital baiana, conforme apontam as apurações da polícia.


Quatro dos cinco suspeitos de integrarem a quadrilha foram apresentados à imprensa nesta segunda-feira, na sede da Polícia Civil, na Piedade, na capital baiana. Apenas uma mulher, de 27 anos, foi liberada por estar amamentando o bebê de quatro meses. Segundo a polícia, ela também vai responder por organização criminosa, assim como os comparsas.

Bahia

21 de Ago // | Bahia

Agentes da delegacia de Irecê, cidade que fica a cerca de 480 quilômetros de Salvador, descobriram na noite deste último sábado (19), que diversas barras de ferro do teto da área onde os presos tomam banho de sol estavam serradas. Segundo a polícia, o caso foi descoberto antes de ocorrer qualquer fuga no local.


Ainda segundo informações da delegacia de Irecê, diariamente é feita uma revista geral no local e, durante o procedimento, as barras de ferro serradas foram descobertas. A polícia acredita que os presos estavam aguardando para fugir um pouco mais tarde, durante a madrugada segundo informações do G1.

 

A carceragem da delegacia de Irecê tem capacidade para cerca de 30 presos, mas abriga atualmente por volta de 130, segundo dados da polícia. Após os danos nas barras de ferro serem constatados, os agentes pediram o apoio imediato da Polícia Militar. Depois foi realizado uma revista total e constagem dos presos, que reveleou que não houve fuga. Posteriormente, um profissional de soldagem foi chamado para recuperar as barras de ferro que haviam sido serradas.

Justiça

21 de Ago // | Justiça

O juiz federal Sérgio Moro decidiu nesta segunda-feira (21) bloquear novamente R$ 10 milhões que pertencem ao casal de publicitários João Santana e Mônica Moura. Na sexta-feira (17), o magistrado tinha liberado o dinheiro dos empresários, mas resolveu rever a medida, após uma manifestação da Procuradoria da Fazenda Nacional.


Os advogados da União tinham argumentado que uma decisão da Justiça Federal da Bahia impedia a liberação de qualquer quantia que pertencesse ao casal. Sérgio Moro, no entanto, disse que cometeu um "lapso" ao liberar o dinheiro, sem antes ter avaliado os argumentos dos advogados da União.


"Relativamente ao pleito no processo 5025087-74.2017.4.04.7000 assiste razão a Fazenda na reclamação, pois este Juízo, por lapso e diante do grande número de processos perante este Juízo, autorizou a liberação do numerário sem antes ter apreciado o requerido. Mas isso será feito em breve no processo próprio", escreveu o juiz na decisão. No pedido para que o dinheiro seguisse bloqueado, a Fazenda Nacional afirmou que a liberação poderia abrir a possibilidade de danos ao erário.

Política

21 de Ago // | Política

O presidente Michel Temer voltou a cometer uma gafe nesta segunda-feira (21) ao se confundir e chamar o Paraguai de Portugal durante discurso em um evento no Itamaraty com a presença do presidente paraguaio, Horácio Cartes. Esta não é a primeira vez que peemedebista comete gafes diplomáticas.

 

Em viagem oficial ao Brasil, Cartes foi recebido por Temer em um almoço na sede do Ministério das Relações Exteriores. Durante o tradicional brinde, o presidente brasileiro falava sobre a exigência legal de que as políticas públicas do país sejam pensadas no sentido de promover a integração latino-americana quando trocou o nome do país.

 

"Sabe que na nossa Constituição existe um dispositivo especial que determina que toda e qualquer política pública do país se volte para a integração latinoamericana de nações. Quando fazemos isso, fazemos pelo apreço que temos na relação Brasil-Portugal, mas também fazemos por fruto de uma determinação constitucional. As pessoas aqui muitas vezes não dão atenção à institucionalidade", disse.

Bahia

21 de Ago // | Bahia

O vereador José Carneiro Rocha foi eleito, nesta segunda-feira (21), o novo presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador. Ele assume o lugar de Reinaldo Miranda Vieira Filho, conhecido como Ronny Miranda, que morreu após um infarto no dia 10 de agosto.

 

A eleição para escolha do novo presidente ocorreu pela manhã e teve chapa única. Rocha, que atuava até então como líder do governo na casa, foi eleito com 17 votos a favor. A eleição também contabilizou três abstenções e uma ausência. A posse foi realizada logo depois da votação segundo informações do G1.

 

A presidência da Câmara estava sendo interinamente ocupada, até esta segunda, pelo vereador Everton Carneiro, até que fosse realizada a nova eleição. A vaga na câmara deixada por Ronny Miranda foi assumida pelo Secretário de Prevenção à Violência de Feira de Santana, Pablo Roberto (PHS). Ronny Miranda tinha 41 anos e morreu após sofrer um infarto na noite de 10 de agosto. Ele deixa esposa e dois filhos.

Bahia

21 de Ago // | Bahia

Um idoso de 73 anos foi assassinado a tiros na zona rural de Juazeiro, localizado, após reclamar de som alto em um bar. De acordo com informações divulgadas nesta segunda (21) pela polícia, o crime ocorreu durante a madrugada de domingo (20), no distrito de Itamotinga. A vítima foi Joaquim Raimundo da Silva, que morava ao lado do bar.

 

Conforme a Polícia Civil, ele ficou incomodado com um carro que estava com o som muito alto em frente ao estabelecimento e foi ao local reclamar. Ao chegar no bar, segundo testemunhas disseram à polícia, o proprietário do veículo, ainda não identificado, se irritou e atirou contra a vítima usando uma espingarda calibre 12.

 

O idoso não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do crime. Logo após cometer o homicídio, o suspeito fugiu e, segundo a polícia, ainda não foi identificado. A delegacia informou que está ouvindo testemunhas para tentar identificar o autor do crime. A polícia não informou se o idoso morto era casado e nem se deixa algum filho. A delegacia de homicídios assumiu as investigações

Salvador

21 de Ago // | Salvador

Dezessete ônibus de três linhas que tinham como final de linha o bairro da Massaranduba, em Salvador, não pararam no destino na manhã desta segunda-feira (21), depois que o ônibus do vereador Vado Malassombrado (DEM) pegou fogo, na madrugada deste domingo (20), quando estava estacionado no final de linha.

 

As linhas que partiam da Massaranduba em direção aos bairros do Itaigara, Lapa e Forte de São Pedro estão fazendo parada no Largo do Papagaio, que fica a menos de 1 Km do ponto final. De acordo com rodoviários no local, a ordem de parada no largo foi dada pelo sindicato, por questões de segurança.

 

A informação foi confirmada pelo diretor de Comunicação do Sindicato dos Rodoviários no Estado da Bahia, Daniel Mota. O sindicato não informou, no entanto, se o posicionamento se manterá na terça (22). O vereador contou ao G1, que o incêndio foi criminoso: “As informações que tive dos moradores é de que cidadãos estavam de madrugada próximos do carro, arrombaram a porta e tocaram fogo. Quando o Corpo de Bombeiros chegou, não se tinha mais o que fazer”.

Salvador

21 de Ago // | Salvador

Após ser invadido por policiais militares durante uma suposta perseguição a criminosos, o terreiro Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe, localizado no bairro do Curuzu, em Salvador, suspendeu as celebrações religiosas que começariam neste último domingo (20) segundo informações do G1. A invasão ocorreu na quinta-feira (17).

 

Os eventos em homenagem a orixás, que são anualmente realizados entre os meses de agosto e outubro, foram adiados para o próximo fim de semana, por conta da situação. De acordo com o líder religioso, após a situação, onde chegou a ser ameaçado com uma arma, apenas os cânticos e os pedidos de paz aos orixás foram mantidos no terreiro.

 

Os filhos de santo da comunidade ainda se recuperam do susto. "É uma situação que a gente fica meio com medo, né? Porque estávamos em casa e a gente pensa que eles vão nos proteger, e acontece isso", contou Onara da Paixão, filha de santo. "Vai demorar, né? Tem que demorar, porque a gente sabe que dói muito. Ainda nosso sacerdote também. Piorou ainda mais a situação", completou Vítor dos Santos, também filho de santo. 

Bahia

21 de Ago // | Bahia

O governador Rui Costa (PT) disse, nesta segunda-feira (21), que o governo prevê um déficit de R$ 3 bilhões na Previdência estadual, que será impactada, em grande medida, pela quantidade de professores da rede que se aposentaram nos últimos dois anos. De acordo com o petista, o governo continua a estimulando os servidores a continuarem na ativa.

 

“Nesses dois anos e meio em que sou governador, já se aposentou um número recorde. 16 mil pessoas se aposentaram, nunca aconteceu isso na história da Bahia. Aconteceu uma explosão na aposentadoria, e isso impacta de forma muito forte no déficit da Previdência. Esse ano será de R$ 3 bilhões”, detalhou, durante a inauguração de um posto de recadastramento biométrico, na estação de metrô de Pirajá.

 

“Até porque os professores ainda são jovens, são pessoas de 49 anos, de 51, 52. Entendemos que os professores, se for da vontade deles, podem continuar mais um pouco. Por isso oferecemos essa bolsa adicional que é de R$ 1600, além da gratificação que já recebem” , acrescentou. Em maio, pelo menos 4 mil educadores solicitaram aposentadoria na Bahia - reflexo do medo que os prejuízos que a reforma da Previdência poderia acarretar.

Salvador

21 de Ago // | Salvador

Depois do campo político e a tentativa de articulação com opositores numa tática de convencimento para o governador Rui Costa (PT) recuar da decisão de pedir 10 dos 16 Policias Militares da segurança da Câmara de Salvador, o presidente da Casa, vereador Léo Prates (DEM), ingressou com mandado de segurança no TJBA contra a decisão da secretaria da Segurança Pública.

 

O fato foi anunciado nesta segunda-feira (21) por Prates, durante sessão. Através de uma liminar, o presidente da CMS visa reaver os 10 agentes e pediu multa de R$ 10 mil/dia caso a medida seja descumprida após decisão judicial favorável. Além da anulação, em definitivo, do ato de devolução dos PMs.

 

Na peça, a Câmara e Prates acusam a redução de “ato ilegal, abusiva e arbitrária praticada, com evidente desvio de poder”. Argumentam que além do Paço Municipal, sede do Legislativo, a segurança da PM era exercida em outro seis locais que fazem parte das dependências da Câmara  Municipal de Salvador, inclusive de uma agência bancária de serventia ao servidores da Casa segundo informações do Bocão News.

Saúde

21 de Ago // | Saúde

Passar muito tempo usando o celular ou tablet para leitura pode provocar um envelhecimento precoce na pele, flacidez e rugas no pescoço do usuário. A posição da cabeça, ligeiramente voltada para baixo, é a vilã, segundo a dermatologista de Campinas (SP) Claudia Marçal, das "teck-necks", como são chamadas as rugas.

 

Nessas situações, o pescoço fica a 45 graus do corpo e sofre mais os efeitos da gravidade. "Veríamos essas alterações por volta de 40 anos em diante, e, hoje, por volta de 25 ou 30 anos elas [pessoas] já estão chegando com queixa específica dentro dos consultórios médicos", diz a especialista. A pele do pescoço tem entre 1,5 mm a 2 mm de espessura.

 

A médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana na especialidade e com formação em Harvard, nos Estados Unidos, afirma que as rugas horizontais aparecem pela característica da dinâmica que o pescoço assume e por um vício de postura. A constatação já foi feita na Coreia do Sul, país referência na área de estética segundo informações do G1.

Bahia

21 de Ago // | Bahia

Uma baleia jubarte de 13,5 metros foi encontrada morta, no domingo (20), na Praia da Paixão, na cidade de Prado, sul da Bahia. O corpo do mamífero estava em estado avançado de decomposição e encalhou na areia da praia. De acordo com informações do Projeto Baleia Jubarte, que coleta dados sobre os animais na região, a baleia era uma fêmea e estava grávida.

 

Só havia um filhote, que também morreu. Conforme o projeto, técnicos do grupo estiveram no local do encalhe, realizaram uma necrópsia e, durante o procedimento, encontraram um feto em formação na carcaça da baleia. Os especialistas colheram amostras do animal para determinar as causas da morte.

 

No entanto, o exame ainda não ficou pronto. Segundo o projeto, o corpo da baleia jubarte foi deixado na praia e deve ser removido do local nos próximos dias. Nesses casos, conforme o projeto, as baleias são enterradas na própria praia. Ainda de acordo com o grupo, este é o 19º encalhe de baleias jubartes registrado na Bahia nesta temporada de reprodução. No Brasil, conforme o projeto, foram registrados 52 encalhes da espécie.

Política

21 de Ago // | Política

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse hoje (21) que julgar os processos de impeachment contra o presidente Michel Temer pode piorar o cenário político do país. “Acho que a Câmara já julgou os fatos que estão no pedido de impeachment na [votação da] denúncia. Se a gente ficar remoendo o mesmo assunto, a gente só vai gerar instabilidade no Brasil”, disse.

 

Na semana passada, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com um mandado de segurança, com pedido de liminar, para obrigar o presidente da Câmara a analisar o pedido de impeachment feito pela entidade contra o presidente Michel Temer.

 

No dia 25 de maio, a OAB protocolou na Câmara um pedido contra Temer tendo como base as gravações entre ele e o empresário Joesley Batista, um dos donos da empresa JBS. Para Maia, as acusações contra Temer já foram analisadas pelos deputados. No dia 2 de agosto, a Câmara dos Deputados rejeitou a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente.

Brasil

21 de Ago // | Brasil

O delegado Cristian Lanfredi, 42 anos, matou a mulher, a juíza do Trabalho Cláudia Zerati, 46, e depois se suicidou. O crime aconteceu no bairro de Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo. Vizinhos ouviram disparos por volta das 6h, foram até o apartamento, a porta estava aberta e, quando chegaram, encontraram o casal baleado e já morto.

 

Tudo aconteceu na manhã de domingo (20). De acordo com o padrinho da única filha do casal, uma garota de seis anos, Cristian deixou a criança com ele por volta das 4h da manhã, depois de um desentendimento com a mulher em casa. Ele voltou para a casa, em um prédio de alto padrão, matou a mulher e se matou, de acordo com as primeiras informações da investigação.

 

De acordo com o padrinho, a menina contou que os pais brigaram porque o pai havia se recusado a tomar seu remédio. O delegado estava afastado do trabalho para tratamento. O caso foi registrado no 91º Distrito Policial. O Tribunal Regional do Trabalho divulgou nota lamentando o falecimento da juíza, titular da 2ª Vara de Franco da Rocha. O expediente ficará suspenso nesta segunda-feira (21), em decorreência do luto.

Bahia

21 de Ago // | Bahia

Os trabalhadores dos Correios na Bahia entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (21), após a retirada de vigilantes de agências, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia (Sincotelba).

 

No interior, as agências que estão sem vigilantes estão em cidades como Pojuca, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Ilhéus, segundo o sindicato. O trabalho nos centros de distribuição dos Correios deve ser mantido, conforme a entidade. Conforme o sindicato, 84 agências em todo o estado estão sem 132 profissionais de segurança.

 

Por conta da paralisação, não estão funcionando, nesta segunda-feira, as agências do Rio Vermelho, Calçada, em Salvador, além de Lauro de Freitas, Ubatã e Irecê. "Na capital, cerca de 15 agências onde não tiver vigilantes, vamos parar. São cerca de 70 unidades no interior do estado, que atuam como banco postal e estão sem vigilante, então não tem como ficar", afirmou a vice-presidente do Sincotelba, Shirlene Pereira.

Acidente

21 de Ago // | Acidente

Um garimpeiro morreu e outro ficou ferido em um acidente, em uma mina de ametistas na região da Quixaba, em Sento Sé, norte da Bahia, na noite deste último domingo (20), de acordo com a Polícia Militar. O rapaz que morreu e o ferido eram naturais do estado de Pernambuco, segundo a Polícia Militar.

 

O acidente ocorreu porque os trabalhadores colocaram mais de um explosivo na mina e foram verificar se um deles não tinha sido acionado. No entanto, quando entraram na mina, o dispositivo acabou explodindo. Com o desmoronamento, um deles morreu no local e o outro foi socorrido para o Hospital Universitário de Petrolina.

 

O estado de saúde do ferido é grave, segundo a Polícia Militar. Acidentes: Ao menos outros três acidentes ocorreram na região de Sento Sé desde que a mina foi descoberta, em maio deste ano. Três ficaram feridos em um desmoronamento no dia 13 de junho. No dia 7 de julho, outros dois acidentes ocorrreram no mesmo dia, deixando três feridos segundo informações do G1.

Política

21 de Ago // | Política

A comissão especial da Câmara que analisa novas regras sobre coligações partidárias volta a se reunir nesta terça-feira (22) para votar o parecer da relatora, deputada Shéridan (PSDB-RR), à Proposta de Emenda à Constituição 282/16. O texto proíbe as coligações nas eleições proporcionais (para deputado e vereador) a partir de 2020.

 

Ainda impõe regras, como cláusula de desempenho, para que os partidos tenham acesso ao dinheiro do Fundo Partidário e à propaganda gratuita no rádio e na TV. Um dos pontos em debate é a possibilidade de flexibilização regional das federações partidárias que, conforme o relatório, devem ter orientação nacional.

 

Isso vai permitir que partidos menores se aliem dentro dos estados para alcançar a cláusula de desempenho e ter acesso a recursos. Questionada sobre a possível semelhança entre a federação e a coligação partidária, o que tornaria sem efeito as alterações propostas pela PEC, Shéridan explicou que, enquanto a coligação é um arranjo específico para um processo eleitoral, as federações devem ter mesma linha ideológica e permanecer unidos durante todo o mandato.

Política

21 de Ago // | Política

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), negou qualquer tipo de restrição ao nome do atual ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB), para compor a chapa majoritária em 2018. A informação foi publicada pela coluna Radar Online, no site da revista Veja, nesta segunda-feira (21).


Em nota oficial, o prefeito “esclarece que o ministro Antonio Imbassahy (PSDB) é um nome que tem condições de compor qualquer chapa majoritária porque tem serviços prestados à Bahia e ao Brasil e, portanto, é um nome competitivo que já ocupou cargos de destaque no Legislativo e no Executivo”.

 

Neto disse a Tasso Jereissati (presidente nacional do PSDB) que não cogita dividir o palanque com Imbassahy e que, se essa for a única proposta do presidente do PSDB para aliança em 2018, seria melhor que o partido procurasse outro postulante ao governo para se coligar. No comunicado de resposta, o prefeito afirma que não tratou da composição de chapa para as eleições de 2018 na Bahia com o PSDB nem com partido algum da base que lhe apoia.

Justiça

21 de Ago // | Justiça

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, admitiu que a Justiça Eleitoral terá dificuldade para fiscalizar o volume de recursos públicos previsto na reforma política para financiar as campanhas eleitorais. Ele não fez, porém, críticas diretas ao tamanho do fundo eleitoral previsto pelos deputados federais, de R$ 3,6 bilhões.

 

"Estamos tentando cumprir o nosso papel, mas realmente com mais dinheiro (público) haverá maiores dificuldades", disse o ministro. Gilmar apontou uma questão como a mais complexa: "Vamos ter repasse para os partidos que vão repassar para os candidatos, e aí vem o problema das prestações de contas".

 

O ministro destacou o curto prazo para que a reforma política seja aprovada já para o próximo ano, mas disse que isso não atrapalha o diálogo entre a corte eleitoral e o Congresso Nacional. Após a votação na Câmara dos Deputados, prevista para amanhã, o texto seguirá para o Senado. Gilmar descartou aumentar o número de servidores para fiscalizar as contas por causa do limite dos recursos públicos após a aprovação da PEC do Teto de Gastos.

Política

21 de Ago // | Política

O cantor cearense Fagner, que apoiou oficialmente a campanha de Aécio Neves à Presidência da República, revelou estar decepcionado com o senador, em entrevista à Veja. “Aécio não apenas me decepcionou, mas foi muito triste. Sou amigo dele e essa amizade nunca vai deixar de existir. Mas o que eu me envolvi com ele, o que eu acreditei…”, disse o artista

 

“Me envolvi em todas as suas campanhas, as pessoas acharam até estranho porque ele era um garoto e eu já era um nome consagrado. Eu emprestei muito esse trabalho para o Aécio. Para mim, foi uma punhalada. Eu não merecia isso porque emprestei o meu respeito e pisou na bola legal. Aécio me deve desculpas pessoalmente”, acrescentou Fagner.

 

Segundo ele, o Brasil tem jeito, não agora. “Eu acho que a gente não vai conseguir dar uma limpada na política. O que a gente talvez vá conseguir é estimular a entrada de pessoas que antigamente não queriam saber de política. Porque os políticos que temos hoje, não se tira facilmente. O Brasil tem uma política corporativista familiar: sai um sujeito, vem os filhos, os netos. A gente tem de estimular a entrada de pessoas honestas”, conclui.

Mundo

21 de Ago // | Mundo

A polícia disse nesta segunda-feira (21) que uma pessoa foi encontrada morta por esfaqueamento pouco depois da van atropelar e matar 13 pessoas Barcelona, na Espanha, na última quinta-feira (17), segundo informações da Reuters. Assim, o número de vítimas de ataque em Barcelona e Cambrils subiu para 15.

 

Na quinta, uma van atingiu mais de uma centena de pessoas em La Rambla, principal via turística de Barcelona. Treze pessoas morreram. Horas mais tarde, um carro avançou sobre um bloqueio policial em Cambrils, cidade a 117 km de Barcelona. Seis pessoas foram atingidas e uma morreu. A polícia autônoma catalã informou que Younes Abouyaaqoub dirigia a van usada no ataque em La Rambla.

 

O suspeito, que seria marroquino e teria 22 anos, segundo a imprensa espanhola, segue foragido. Ele integraria uma célula terrorista que planejava executar vários ataques na capital da Catalunha. De acordo com o jornal espanhol "El Mundo", depois do atropelamento em massa em La Rambla, Younes Abouyaaqoub correu até o mercado La Boquería. Em seguida, dirigiu-se para a Cidade Universitária onde pegou o carro de Pau Pérez, de 34 anos.

Bahia

21 de Ago // G1 | Bahia

A travessia Salvador - Mar Grande está suspensa desde as 7h30 desta segunda-feira (21) por causa do período prolongado de maré baixa que começou no sábado (19). O sistema deve retomar a travessia às 11h. Ainda por causa da maré, o serviço será encerrado duas horas mais cedo, às 18h, saindo de Salvador.

 

Normalmente a travessia é encerrada às 20h. No sentido inverso, o último horário será normal, às 18h30. Como deverá ocorrer concentração de passageiros devido ao período de 3 horas e meia de parada, a Astramab informa que serão colocadas embarcações saindo a cada 15 minutos, na retomada do atendimento aos usuários.

 

Com maré baixa, o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, fica sem condições de operar devido à pouca profundidade do seu canal de navegação. Os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam e vão registrar movimento maior no retorno da Ilha de Tinharé, já que muitos turistas passaram o final de semana em Morro. Em Salvador, a procura e venda de passagens é tranquila no Terminal Náutico.

Salvador

21 de Ago // | Salvador

Três pessoas suspeitas de praticar furtos no Centro de Convenções foram liberadas por uma guarnição da Polícia Militar no domingo (20). Imagens feitas por moradores da região mostram que os policiais da 39ª CIPM (Boca do Rio) chegam a descer da viatura 9.3923 e a conversar com os suspeitos, que carregavam aparelhos de ar condicionado em carrinhos de mão.

 

As imagens mostram os suspeitos fugindo com o material em direção à orla e os policiais deixando o local. O Departamento de Comunicação da PM disse em nota que, segundo justificativa da guarnição, a denúncia recebida era de furto de fios para a extração de cobre e que os policiais não flagraram a retirada dors aparelhos condicionadores de ar, por isso a prisão não ocorreu.

 

Apesar da justificativa, a PM informou que o comando da 39ª CIPM/Boca do Rio determinou que os policiais e o preposto da vigilância patrimonial fosse apresentados à Corregedoria Geral da PM-BA e posterior registro do furto na delegacia territorial da área. Moradores relatam que os furtos no Centro de Convenções têm acontecido há uma semana, em grupos que variam de três a oito pessoas.

Justiça

21 de Ago // | Justiça

A meta de reduzir as ações antigas de crimes como homicídio, feminicídios e outros delitos dolosos contra a vida não é mais um objetivo do Conselho Nacional de Justiça. O CNJ apenas está se dedicando ao monitoramento das ações. A meta foi estabelecida em 2010, com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).

 

A articulação que envolveu diferente órgãos no combate aos crimes letais. A posição atual do CNJ, presidido pela ministra Cármen Lúcia, segue a linha da gestão de seu antecessor, o ministro Lewandowski , que deu ênfase ao programa de audiências de custódias e não renovou a meta em 2016, que era de julgar 80% dos processos antigos selecionados na época.

 

Apenas 10,9% do estoque inicial de 72,4 mil ações penais por crimes dolosos contra a vida, contabilizadas até 2012, foram julgadas desde então segundo informações do jornal O Globo. Procurado por O Globo, o Conselho Nacional de Justiça apenas confirmou os dados e informou que a meta não foi renovada para 2017, mas não indicou ninguém do Enasp para explicar os motivos.

Política

21 de Ago // | Política

Em evento no domingo (20) em Estância, em Sergipe, o ex-presidente Lula admitiu que “talvez” a gestão petista tenha cometido erros. "Sei que não fizemos tudo, talvez tenhamos cometido erros. Se a companheira Dilma estivesse aqui, com certeza iria reconhecer que teve erros", afirmou, dividindo a responsabilidade com sua sucessora, a ex-presidente Dilma Rousseff.

 

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, ele já havia, dois dias antes, criticado a resistência, por parte de Dilma, em convidar o atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para seu governo. Lula também citou em seu discurso os processos que enfrenta e disse que a elite do país não o perdoava por ter levado filé à mesa do pobre.

 

"Eles não nos perdoam. Eles não me perdoam porque os pobres começaram a viajar a São Paulo de avião", declarou, para completar: "Eu resolvi andar porque vocês sabem o que estão tentando fazer comigo. Tenham certeza que o problema não é o Lula. O problema são vocês". Na sequência, ele listou as ações realizadas durante seu mandato. Ele também defendeu que a administração atual pretende fazer privatizações.

Violência

21 de Ago // | Violência

O Brasil já ultrapassou a marca dos 28 mil assassinatos cometidos neste ano. De acordo com dados fornecidos pelas secretarias estaduais de segurança pública, no 1º semestre o País chegou a 28,2 mil homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios (roubos seguidos de morte).

 

São 155 assassinatos por dia, cerca de seis por hora nos Estados brasileiros, onde as características das mortes se repetem: ligada ao tráfico de drogas e tendo como vítimas jovens negros pobres da periferia executados com armas de fogo. O número é 6,79% maior do que no mesmo período do ano passado e indica que o País pode retornar à casa dos 60 mil casos anuais.

 

O aumento acontece em um ano marcado pelos massacres em presídios, pelo acirramento de uma briga de duas facções do crime organizado (Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho), dificuldades de investimento dos Estados na área e um plano federal de apoio que avança menos que o prometido. Em âmbito local, o aumento é puxado pelas elevações registradas em Estados nordestinos, como Pernambuco.

Brasil

21 de Ago // | Brasil

Forças Armadas e polícias Civil. Militar, Federal, Rodoviária Federal e Força Nacional, além de membros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), fazem operação integrada hoje (21) em seis comunidades do Rio de Janeiro. As ações visam cumprir mandados judiciais de pessoas suspeitas de tráfico de drogas e roubos.

 

Equipes das Forças Armadas são responsáveis pelo cerco em algumas regiões e elas estão baseadas em pontos estratégicos para garantia da ordem no entorno das comunidades. Várias ruas estão interditadas e os espaços aéreos controlados com restrições dinâmicas para aeronaves civis. Não há interferência nas operações dos aeroportos.

 

De acordo com a Secretaria de Segurança (Seseg), as operações ocorrem nas comunidades do Jacarezinho, Alemão, Manguinhos, Mandela, Bandeira Dois e Parque Arará, além do Condomínio Morar Carioca, na zona norte. Um soldado do Exército foi preso hoje, suspeito de ter vazado informações para criminosos das comunidades onde a operação está sendo realizada segundo informações da Agência Brasil.

Brasil

21 de Ago // | Brasil

A construção do Memorial às Vítimas da Kiss, para lembrar dos 242 mortos no incêndio da boate em Santa Maria em 2013, terá financiamento coletivo. A arrecadação inicia nesta segunda-feira (21), com o lançamento de uma campanha para levantar os fundos. Um evento na Praça Saldanha Marinho, no centro da cidade, marcará o início da campanha, às 10h.

 

A captação de recursos deve ocorrer até outubro. A iniciativa é da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). Quem desejar fazer sua contribuição já no local poderá utilizar um dos quatro computadores disponibilizados na Praça Saldanha Marinho ou pelo celular, utilizando a internet wi-fi que será disponibilizada gratuitamente.

 

Também estão previstas apresentações artísticas e musicais do Coral Illumina, formado por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, do cantor Beto Pires e do projeto Orquestrando Arte. Ao acessar a campanha, o doador deve clicar em “Apoiar este projeto” e escolher o valor desejado para a doação. Para pessoas físicas, o valor mínimo é R$ 50 e para empresas, R$ 100.

Política

21 de Ago // | Política

A Câmara dos Deputados tentará votar nesta semana a proposta de reforma política que estabelece alterações no sistema eleitoral e cria um fundo com recursos públicos para bancar as campanhas dos candidatos. A sessão para votar o projeto, em primeiro turno, está marcada para esta terça-feira (22).


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevê o "distritão" para 2018 e 2020. Nesse modelo, cada estado ou município vira um distrito eleitoral e são eleitos os candidatos mais votados. Não são levados em conta os votos para o partido ou a coligação. Pela proposta, será adotado o "distrital misto" a partir de 2022, uma mistura do sistema proporcional e do majoritário.

 

Assim, o eleitor votará duas vezes: uma no candidato do distrito e outra na lista do partido. Metade das vagas irá para os candidatos eleitos por maioria simples. A outra metade, conforme o quociente eleitoral pelos candidatos da lista. O formato gerou divergências entre os partidos e há sugestões de mudanças no texto que podem ser votadas em plenário. Na sexta (18), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que colocará a reforma política em votação mesmo sem consenso.

Economia

21 de Ago // | Economia

Apenas 30,4% das cidades brasileiras têm planos municipais de saneamento básico. É o que aponta um estudo do Instituto Trata Brasil divulgado nesta segunda-feira (21) com exclusividade pelo G1, feito com base em dados do governo federal. De 5.570 cidades brasileiras, apenas 1.692 (30,4%) declararam ter feito seus planos municipais.

 

Outras 37,5% das cidades estão com os planos em andamento. Além disso, 2% das cidades apresentaram inconsistências nos dados, e não há informações sobre 29,9%.  Os planos estão previstos na Lei 11.445 de 2007, conhecida como a Lei do Saneamento Básico. O levantamento é da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, ligada ao Ministério das Cidades.

 

A legislação prevê a universalização dos serviços de abastecimento de água e de tratamento da rede de esgoto no país, sendo que um dos principais pilares é a elaboração de um plano municipal do setor para cada cidade. Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, divulgados em janeiro deste ano e referentes a 2015, mostram que cerca de 34 milhões de brasileiros não possuem acesso a água potável.

Política

21 de Ago // | Política

Um a cada cinco deputados federais recebeu nas eleições de 2014 doações de empresas ou pessoas que eles contrataram –e às quais pagaram com dinheiro público. O número é resultado do cruzamento dos dados sobre gastos de deputados com a cota parlamentar, registrados pela Câmara, e doações recebidas por candidatos.

 

Os números foram computados pelo TSE. No total, mais de R$ 3,5 milhões de empresas que receberam verbas públicas de deputados foram doados a eles, mostra o levantamento, feito pelo cientista de dados Leonardo Sales, 36. Sales, administrador com mestrado em economia, analisou 68.978 registros de doações e 793.463 de despesas das cotas parlamentares.

 

Recursos de cerca de R$ 40 mil mensais que cada deputado pode usar para gastos "exclusivamente vinculados ao exercício da atividade parlamentar", segundo a Câmara. Em ao menos 134 casos, o fornecedor (empresa ou pessoa física) doou diretamente ao deputado que o contratou. Nesses ciclos em que o dinheiro troca de mãos diretamente, foram gastos R$ 7,45 milhões em verbas da cota parlamentar entre 2013 e 2017 com empresas que doaram de volta R$ 3,3 milhões.

Mundo

21 de Ago // | Mundo

Carlos Romero Bonifaz, ministro do Interior da Bolívia, confirmou que o Brasil concordou em fechar durante um mês 37 trechos de sua longa fronteira para combater o crime organizado. A medida se limita aos postos fronteiriços do Departamento (Estado) boliviano de Pando. Ela está em vigor desde sábado e deve durar um mês.

 

Em entrevista ao canal estatal Bolivia TV, Bonifaz disse que o objetivo de ambos os governos é coordenar forças para combater o narcotráfico, o tráfico de armas, de pessoas e outros delitos. Segundo o governo boliviano, a violência na região da fronteira vem se deteriorando nos últimos meses.

 

De acordo com o coronel Octavio Gutiérrez, comandante regional da polícia do Departamento de Pando, as polícias de Brasil e Bolívia tomaram essa decisão "para evitar a proliferação de crimes em todo o Departamento e, em especial, na cidade de Cobija (capital de Pando)", explicou o coronel. "Tratam-se de 37 pontos fronteiriços. A finalidade é erradicar os crimes de roubos e relacionados ao narcotráfico, como os ajustes de contas, além do tráfico de pessoas", disse Gutiérrez.

Justiça

21 de Ago // | Justiça

O Ministério Público Federal (MPF) gastou, de 2015 até julho deste ano, cerca de R$ 2,2 milhões só em diárias pagas a procuradores que atuaram na Operação Lava Jato no período. Os valores são desembolsados como verba extra para aqueles que se deslocam de suas cidades de origem para reforçar as equipes em Curitiba.

 

De acordo com a assessoria da força tarefa, os procuradores lotados em Curitiba também fizeram viagens para outras cidades e países para realizar diligências e colher depoimentos, além de acompanhar buscas e apreensões. Para isso, também receberam diárias segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha.

 

A coluna revela que o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima recebeu, por exemplo, R$ 286 mil em diárias de 2015 até agora, além de seus salários regulares. Marcelo Miller, que era braço direito do procurador-geral Rodrigo Janot e deixou a carreira para trabalhar num escritório que prestava serviços para a JBS, recebeu R$ 78 mil em 2016. Ainda de acordo com o jornal, o valor total das diárias caiu de R$ 895 mil gastos em 2015 para R$ 784 mil em 2016.

Política

21 de Ago // | Política

Em um clima descontraído, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Angelo Coronel (PSD), apareceu, neste último domingo (20), com um vídeo nas redes sociais exaltando a boa convivência com os aliados do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) segundo o Bocão News.

 

Atualmente, o pessedebista integra a base do governador Rui Costa (PT), virtual adversário de ACM Neto em 2018 na corrida pelo Palácio de Ondina. O nome do parlamentar vem sendo cogitado para compor a majoritária de Rui Costa no ano que vem, seja como vice ou concorrendo ao Senado.

 

Há poucos dias, Coronel revelou já ter recebido convite do PMDB para ingressar nas fileiras da legenda. No entanto, frisa que é seguidor do líder político Otto Alencar, senador e presidente do PSD no estado, e só mudará de lado em caso de movimento similar do dirigente. No vídeo gravado em Fátima, no nordeste baiano, e publicado em seu perfil no Instagram, Coronel se dirige aos seguidores na internet:

Política

21 de Ago // | Política

O deputado estadual Marcelo Nilo (PSL) parece ter deixado de lado as mágoas que acumulava do senador Otto Alencar (PSD) desde que o pessedista decidiu, em janeiro, apoiar o nome de Angelo Coronel (PSD) para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) segundo informações do Bocão News.

 

Nilo queria sua reeleição para o sexto mandato de presidente da Casa, mas Otto, assim como o vice-governador João Leão (PP), disse que era hora de oxigenar o comando do Legislativo. O posicionamento desagradou a Nilo. Agora, o ex-presidente da AL-BA se reaproxima do cacique pessedista.

 

"No bate-papo repleto de "causos" sobre política, história, futebol e outros assuntos, traçamos um panorama do país e, obviamente, o rebatimento no estado. Combinamos de tornar mais frequentes esses encontros informais, pois, conforme o andar da carruagem, fica mais claro o quanto teremos que conversar para preparar o nosso time em 2018. E, certamente, estaremos ainda mais próximos", disse o deputado.

Mundo

21 de Ago // | Mundo

As quipes de resgate encontraram 499 corpos vítimas do deslizamento de terra que ocorreu na semana passada perto de Freetown, capital de Serra Leoa, informou neste domingo (20) o chefe de polícia local à Reuters. De acordo com a Cruz Vermelha, mais de 600 pessoas ainda estão desaparecidas.


Um dos maiores desastres na África relacionados a inundações aconteceu na última segunda-feira, quando fortes chuvas levaram abaixo parte do Monte Sugar Loaf, soterrando partes da cidade de Regent e mobilizando equipes de socorro em um dos países mais pobres do mundo.

 

Nessa semana, as autoridades enterraram 461 corpos em túmulos rapidamente escavados em um cemitério próximo a Waterloo, perto de onde aconteceu o enterro em massa das vítimas do Ebola, cuja crise matou 4.000 pessoas na antiga colônia britânica entre 2014 e 2016. Mais de 38 corpos foram encontrados neste domingo, segundo o chefe de polícia, Seneh Dumbuya, elevando o número oficial de mortes para 499.

Bahia

20 de Ago // | Bahia

A lavradora aposentada Laura Botelho, de 83 anos, contou com uma companhia especial enquanto estava internada para tratar de uma gripe, na cidade de Itambé, no sudoeste da Bahia. Ela ficou três dias internada, de 10 a 12 de agosto, no Hospital São Sebastião, para cuidar da doença segundo informações do G1.

 

O cãozinho “Smith”, da raça pinscher, ficou na porta do hospital e tentava entrar na unidade médica para acompanhar a idosa. Mesmo com as tentativas de familiares dela de fazer com o que o animal saísse de lá, ele dava um jeito de retornar para ficar perto de Dona Laura.

 

Foi a primeira vez que, desde que o cachorro acompanha a idosa, ela precisou ser internada. Laura ficou no hospital tomando soro, porque não estava conseguindo se alimentar direito. Depois dos cuidados na unidade médica, ela recebeu alta e está em casa se recuperando da doença. Como Dona Laura ainda estava sentindo fraqueza por conta da gripe, o G1 conversou com a filha dela, Eliete Santos de Oliveira, que auxilia a idosa.

Política

20 de Ago // | Política

O ex-presidente Lula disse, em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, que seria ser candidato novamente à Presidência da República. Em julho, o magistrado condenou o petista a nove anos e seis meses de prisão no caso do triplex do Guarujá. Agora, a decisão será analisada em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

 

O Tribunal poderá endossar a sentença de Moro e deixar o ex-presidente impedido de concorrer na eleição do ano que vem. O que era dado como certo até momentos antes da decisão, agora é tratado pelo petista apenas como possibilidade. Durante sua passagem pela Bahia, Lula não disse em nenhum momento que seria candidato a presidente, apenas falava "se eu for candidato", "se presidente eu for".

 

Em Sergipe, neste domingo (20), o ex-presidente manteve o discurso cauteloso. "Eu quero que vocês saibam que nós vamos continuar lutando. Eu não sei se eu poderei ser candidato. Mas quero que eles saibam que quem vai decidir se eu posso ser candidato ou não é o povo brasileiro. Se vocês acharem que não, eu me aquieto lá em São Bernardo", discursou Lula durante evento na cidade de Estância.

Economia

20 de Ago // | Economia

Apesar das dificuldades em fechar as contas, o governo Michel Temer criou três programas de parcelamento de débitos tributários, conhecidos como Refis, que têm juntos o poder de perdoar R$ 78,1 bilhões em dívidas durante todo o prazo de vigência, segundo cálculos da Receita Federal.

 

O valor corresponde à renúncia potencial de arrecadação do governo com a redução de juros, multas e encargos das dívidas de empresas, estados e municípios. E esse número pode ficar maior, já que dois dos programas, criados por medida provisória, ainda estão em tramitação no Congresso e podem ser alterados pelos parlamentares, aumentando os benefícios aos devedores.


O projeto voltado para as empresas, batizado de Programa Especial de Regularização Tributária, foi instituído pela Medida Provisória 783 e prevê uma renúncia potencial de R$ 35,1 bilhões ao longo dos 15 anos de parcelamento, considerando que R$ 200 bilhões em dívidas sejam renegociados. O parcelamento para devedores ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural, também criado por medida provisória e ainda não votado pelo Congresso, prevê uma renúncia de R$ 7,6 bilhões em 15 anos.





Classificados


Enquete



Mais Lidas