Notícias

Justiça

18 de Jan // | Justiça

O procurador regional da República, Maurício Gerum, afirmou em nota divulgada pelo MPF hoje (18) que não vê motivos para pedir a prisão cautelar do ex-presidente Lula. Caso o petista seja condenado no próximo dia 24, as medidas referentes ao cumprimento da pena seguirão o trâmite normal de execução penal, “não havendo razões para precipitá-la”.

 

“Gerum não formalizou, e não vê razões para formalizar, qualquer pedido em relação à prisão cautelar”, afirma o MPF em nota. Desta forma, uma eventual prisão só ocorreria após todos os recursos serem esgotados. O julgamento da próxima quarta, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, julga recurso à condenação em primeira instância.

 

O ex-presidente foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A sessão de julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcada para o próximo dia 24 de janeiro, em Porto Alegre, será transmitida ao vivo em vídeo através do Youtube. A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4) na manhã desta quinta-feira (18).

Bahia

18 de Jan // | Bahia

Uma mulher de 30 anos e o namorado, um jovem de 21 anos, morreram na quarta  (17), após serem baleados na frente da filha dela, de 9 anos, na cidade de Ribeira do Pombal, a cerca de 327 km de Salvador. A informação foi divulgada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (18). O crime ocorreu dentro de uma pizzaria, no momento em que os três lanchavam.

 

De acordo com informações do delegado Edemir Antônio Luchini Júnior, titular do município, testemunhas contaram que a criança também seria atingida pelos disparos, mas foi empurrada pela mãe. Conforme o delegado, a mulher, identificada como Herlielma Andrade Soares dos Santos, e o namorado, Luciano Carlos Almeida dos Santos.

 

Eles foram atacados por um homem armado, que invadiu a pizzaria e tentou atirar no jovem. Segundo o delegado, Luciano entrou em luta corporal com o criminoso para tomar a arma dele e foi ajudado por Herlielma, mas um comparsa do suspeito, que aguardava do lado de fora do estabelecimento, entrou no local e atirou nas duas vítimas. Após a ação, a dupla fugiu. De acordo com o delegado Luchini, Luciano morreu no local do crime.

Polícia

18 de Jan // | Polícia

O presidente Michel Temer encaminhou nesta quinta-feira (18) ao Supremo Tribunal Federal as respostas ao questionário da Polícia Federal (PF) referentes ao inquérito que apura se o peemedebista recebeu propina para a edição de um decreto que beneficiou empresas do setor portuário, a Rodrimar, que foi citada pela J&F em delação.

 

Entre os tópicos perguntados pela PF estão indagações sobre a arrecadação de recursos para suas campanhas entre 2002 e 2014 e a coordenação financeira, incluindo se Temer recebeu doações de empresas do setor portuário – a esse tema, a resposta se resumiu a informar que os dados constavam na prestação de contas feitas à Justiça Eleitoral.

 

A defesa afirma, no entanto, que Temer nunca recebeu doações de empresas do grupo Rodrimar ou de seus sócios em campanhas. O presidente negou conhecer Ricardo Mesquita, executivo da Rodrimar, mas disse ter tido contato com o presidente do grupo, Antônio Celso Grecco. “Estive com ele, rapidamente, em duas ou três oportunidades, sendo que jamais tratei de concessões para o setor portuário”, afirmou Temer.

Mundo

18 de Jan // | Mundo

O casal de comissários de bordo Paula Podest Ruiz, de 39 anos, e Carlos Ciuffardi Elorriga, 41, não imaginavam que a cerimônia religiosa de casamento deles iria ser tão especial. É que o Papa Francisco realizou o casamento do casal nesta quinta-feira (18), em pleno vôo entre Santiago e Iquique, no norte do Chile de acordo com o G1.

 

O casal aproveitou que o pontífice estava a bordo para pedir a benção da união, mas o Papa disparou “Vocês querem que eu faça o casamento de vocês?”. Surpresos com a proposta, os noivos aceitaram e Francisco realizou a cerimônia na parte dianteira do avião. O presidente da empresa Latam, Ignacio Cueto, foi chamado para ser testemunha.

 

O pontífice pediu para que um dos cardeais que o acompanhavam preparasse a ata do casamento e abençoou as alianças do casal. De acordo com o porta-voz do Vaticano, Greg Burke, a cerimônia é válida perante a Igreja. “Tudo é oficial”, informou. Em viagem ao Chile, o Papa Francisco celebrou nesta quinta sua terceira missa no país, realizada Playa Lobitos, perto de Iquique. Depois do Chile, o pontífice desembarca no Peru, onde ficará três dias.

Justiça

18 de Jan // | Justiça

Com a proximidade do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, afirma que são “inadmissíveis pressões para que o Judiciário condene ou absolva um réu, seja ele quem for”.

 

Para ele, é preciso “rechaçar e impedir, de acordo com os mecanismos da lei, todas as ameaças de agressões ou depredação que alguns líderes prometem para o dia 24”. Lamachia também afirma que não são aceitáveis iniciativas que visem a constranger os julgadores a confirmar a sentença proferida pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

 

“Política e Justiça não podem se misturar, sob pena de ambas se deslegitimarem e comprometerem seu papel. A independência do Poder Judiciário é um dos pilares do Estado de Direito. A Justiça é soberana, só pode ser submissa à lei”, pontua. Lamachia lembra que a OAB defende o direito à livre manifestação, que não se confunde com depredação nem agressões e “está atrelado aos limites da ordem pública, da civilidade e do contraditório”.

Economia

18 de Jan // | Economia

O botijão de gás de cozinha ficará 5% mais barato nas refinarias a partir desta sexta (19), segundo informou a Petrobras em fato relevante divulgado nesta quinta (18). De acordo com a petroleira, sua diretoria executiva aprovou a revisão de política de preços do gás liquefeito de petróleo (GLP) residencial, comercializado em botijões, o chamado gás de cozinha.

 

Foram definidos novos critérios para reajustes em GLP residencial e uma regra de transição para 2018, que permitirá a redução do preço do produto. A revisão de preços, que antes era mensal, será trimestral. O preço médio de GLP residencial sem tributos comercializado nas refinarias da Petrobras será equivalente a R$ 23,16 por botijão de 13kg.

 

No entanto, como os preços no mercado de combustíveis e derivados são livres, os reflexos no preço final ao consumidor vão depender de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores. "O objetivo, conforme já anunciado, foi suavizar os repasses da volatilidade dos preços ocorridos no mercado internacional para o preço doméstico", destacou a Petrobras. No ano passado, o botijão de gás registrou um aumento de 16%.

Polícia

18 de Jan // | Polícia

O homem suspeito de ser comparsa de um ex-pastor de uma igreja evangélica na morte da aposentada Rosimeire Costa da Cruz Andrade, de 52 anos, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, foi preso na madrugada desta quinta-feira (18), no município. A informação foi divulgada pela Polícia Civil.

 

O crime ocorreu no dia 8 de janeiro, mas o corpo da vítima foi achado no dia 10. O ex-pastor, identificado como Edmilson Macedo de Sena, foi preso na terça-feira (16), e apontou a identidade do comparsa, que era procurado pela polícia desde então. O ex-pastor confessou o crime e levou os policiais até a casa do comparsa.

 

Segundo a polícia, o suspeito, identificado como Jonas de Jesus Marques, foi interceptado no momento em que descia de um ônibus que partiu de São Paulo, onde estava escondido. O homem teria voltado para Feira para buscar a mulher com quem tem uma relação, que havia ficado na Bahia. Conforme a polícia, o objetivo do suspeito era fugir definitivamente para a capital paulista com ela. O plano foi descoberto após investigações da policia.

Bahia

18 de Jan // | Bahia

Grávida de nove meses, uma das vítimas da chacina que deixou cinco mortos no município de Mucuri, no extremo sul da Bahia, estava com parto marcado para ocorrer nesta quinta-feira (18). A informação é de uma parente da vítima. A vítima é Gabriela Oliveira Rocha, que tinha 22 anos e estava dentro do carro que foi atingido por diversos disparos.

 

Além dela, morreram no atentado os pais, irmão e marido. Todas as vítimas da chacina foram sepultadas na manhã desta quinta-feira, no município de Alcobaça, também no extremo sul da Bahia. Jalperaz do Espírito Santo Rocha, que seria o alvo dos criminosos, e era pai de Gabriela Rocha, era natural da cidade.

 

O bebê, que estava prestes a nascer, também não resistiu segundo o G1. O parto seria realizado no estado do Espírito Santo, para onde as vítimas seguiam no momento do crime. Gabriela ficaria na casa de um familiar capixaba. Os corpos foram velados na quadra de esportes do município e enterrados no cemitério local entre 8h e 9h. Segundo a parente das vítimas, que foi ouvida, o corpo do bebê foi enterrado no mesmo caixão da mãe.

Bahia

18 de Jan // | Bahia

Dois jovens morreram em batida frontal entre o carro em que estavam e uma caminhonete na noite de quarta-feira (17), na BR-116, altura da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas foram arremessadas do veículo e morreram no local.

 

A polícia atesta, ainda, que eles seguiam no veículo sem cinto de segurança. A PRF detalhou que uma das vítimas tinha 17 anos. Já a outra, a polícia não especificou a idade. Disse apenas se tratar de um jovem. A polícia rodoviária informou que os agentes suspeitam que o acidente tenham sido provocado por uma ultrapassagem proibida de um dos carros.

 

Na caminhonete estavam quatro pessoas. Os passageiros e o motorista tiveram ferimentos leves e foram levadas ao Hospital Regional de Vitória da Conquista. Não há detalhes do estado de saúde delas. A Polícia Rodoviária Federal acrescentou que após bater de frente com a caminhonete, o carro onde estavam os jovens atingiu a lateral de um terceiro carro que passava pela rodovia e o lançou para uma área de matagal, no acostamento da via.

Recôncavo

18 de Jan // Leonardo Sousa | Recôncavo

Localizado no recôncavo baiano, Jaguaripe será tomada pela grande e maravilhosa Festa de Janeiro que já é uma tradição no município e está no calendário cultural sendo realizado todos os anos. Serão dois dias de muita festa que acontece entre os dias 27 e 28 promovido pela Secretaria de Cultura através da Prefeitura Municipal. Este ano, as atrações irão ferver o município. Harmonia do Samba, Gilmelândia, Diamba, Jau, Danniel Vieira, Sem Retoque e DJ Ferrari não deixarão o povo parar de dançar.

Será mais uma vez uma agitação sem igual. Além da festa de palco, também acontece a tradicional Romaria e Regata dos Navegantes, com embarcações que embelezam as águas do Rio Jaguaripe. A presença dos Saveiros deixam a paisagem ainda mais bonita. Eventos como a Festa de Janeiro são importantíssimo para a geração de emprego e renda no município. Nesta quinta-feira (18), a equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo esteve conversando com o prefeito Hunaldo Simões que falou sobre a festa no município.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O PREFEITO HUNALDO

“Temos a nossa romaria agora em janeiro e a tradicional regata que acontece no próximo domingo saindo de Jaguaripe para Cacha Pregos. Nos dias 27 e 28 realizaremos a festa de palco onde iremos ter grandes atrações. Vai ser uma festa muito bonita e com segurança, quero aproveitar para agradecer o apoio da Polícia Militar que se comprometeu com a oferta da segurança nesse evento”, disse o gestor. Ainda durante a reportagem, o prefeito fez um balanço das realizações do ano de 2017 à frente da Prefeitura e afirmou que em 2018, muito mais ainda será feito nas áreas de saúde, educação e infraestrutura tanto na sede quanto na zona rural.

Baixo Sul

18 de Jan // | Baixo Sul

Após o sequestro do empresário e ex-prefeito de Valença, no baixo sul da Bahia, Ramiro Campelo, os bandidos entraram em contato com os familiares pedindo resgate para libertá-lo. De acordo com informações da Rádio Rio Una FM, de Valença, por questão de segurança, a família não divulgou o valor exigido pelos suspeitos e busca acelerar as negociações. Ramiro é diabético e não pode ficar sem a medicação.

 

O ex-prefeito de Valença, Ramiro Campelo, foi alvo do sequestro na manhã desta quinta-feira (18) no município do baixo sul baiano. De acordo com informações preliminares, três indivíduos em um veículo HB20 na cor branca levaram o empresário, que também é fundador do grupo que controla as Lojas Guaibim. Campelo foi prefeito de Valença em duas oportunidades.

 

Em 1996, filho de empresário também foi sequestrado: O estudante Márcio Campelo Queiroz, 21, foi libertado por sequestradores em 1996 nas proximidades de Nazaré, depois do pagamento de resgate. Campelo não revelou o valor do resgate. Nos dois contatos que mantiveram com o pai do rapaz, os sequestradores teriam pedido R$ 500 mil. Ele foi deixado amarrado pelos sequestradores no porta-malas de um carro utilizado pelo empresário para levar o pagamento.

Bahia

18 de Jan // | Bahia

A Polícia Civil de Candeias, na região metropolitana de Salvador, está analisando as imagens das câmeras de segurança da transportadora pertencente ao ex-vice prefeito de Ourolândia, José Roberto Soares Vieira, de 47 anos, e não descarta a hipótese de que a morte tenha ligação com uma delação do político em um caso da Lava Jato.

 

Conhecido como Roberto do PT, o ex-vice foi alvo de condução coercitiva no último ano pela 47ª fase da Operação Lava Jato, a Operação Sothis. O empresário era suspeito de participar de um esquema de corrupção envolvendo uma subsidiária da Petrobras que desviou R$ 7 milhões para o Partido dos Trabalhadores (PT) e prestou depoimento em novembro.

 

Informações iniciais do crime, que aconteceu nesta última quarta-feira (17), davam conta que o petista foi morto por um homem que o perseguia a dois dias à procura de emprego. “Era a terceira vez que o suspeito ia até o local e esperava pela chegada de José Roberto, oferecendo-se para capinar um terreno no local”, esclareceu à delegada Maria das Graças Barreto, titular em exercício, da 20ª Delegacia Territorial (DT) do município.

Justiça

18 de Jan // | Justiça

O motorista Ronaldo Miranda foi condenado pelas mortes do cantor Cristiano Araújo, de 29 anos, e da namorada dele, Allana Moraes, de 19, em um acidente de carro em 2015, na BR-153, em Morrinhos, no sul goiano. Segundo a sentença, ele deve cumprir 2 anos e 7 meses de detenção, em regime aberto.

 

Ele responde pelo crime de homicídio culposo, quando não há a intenção de matar. A decisão cabe recurso. Miranda informou que ainda não foi informado sobre a medida.  A decisão da juíza Patrícia Machado Carrijo foi tomada em 11 de janeiro, mas só foi divulgada nesta quinta-feira (18) segundo informações do G1.

 

A magistrada substituiu a pena privativa de liberdade pela prestação de serviços à comunidade e pela prestação pecuniária de 10 salários mínimos para uma entidade social que ainda será definida. Além disso, a juíza determinou que Miranda pague R$ 25 mil a título de reparação dos danos causados aos sucessores de cada uma das vítimas. O motorista ainda teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por dois anos.

Recôncavo

18 de Jan // | Recôncavo

Com 156 mortes em 2017, a BR-101 é a que mais teve acidentes com vítimas fatais no ranking das rodovias federais e estaduais na Bahia, no ano passado. Os trechos mais perigosos, segundo a PRF, são na divisa entre Espírito Santo e Bahia. Em Santo Antônio de Jesus, o Km 180, é um dos trechos que concentram mais acidentes.

 

Além disso, o Km 957, até Itamaraju (Km 806), passando por Teixeira de Freitas (Km 880); o trecho iniciado no Km 793, em Itamaraju, até o 717, em Eunápolis, passando por Itabela (Km 745) e Itagimirim (Km 702). Outros trechos que concentram mais acidentes são na cidade de Itapebi, na altura do Km 660, e Itabuna, no Km 505.

 

Depois da 101, a rodovia que ocupa o segundo lugar no número de mortes é a BR-116, com 147 registros. A 116 – administrada pela concessionária Via Bahia – é mais bem conservada e possui menos curvas perigosas, segundo a PRF. Já a 101, líder do ranking, administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito, é toda em pista simples, mais precária e próxima do litoral, onde chove mais, o que dificulta a visibilidade dos motoristas.

Baixo Sul

18 de Jan // | Baixo Sul

A cidade de Wenceslau Guimarães, localizado no baixo do sul da Bahia, a cerca de 300 km de Salvador, vive um surto de malária, com uma morte registrada e sete pessoas sendo tratadas com quadro confirmado da doença, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta quinta-feira (18).

 

De acordo com o órgão, a morte foi de um homem de 33 anos, ocorrida no dia 16 de janeiro. A secretaria informou que as unidades de Vigilância Epidemiológica do Estado e do Município já foram acionadas. Ainda não é possível apontar se os pacientes foram contaminados na cidade ou se alguém contraiu a doença durante viagem.

 

A Secretaria de Saúde ressaltou que classifica o cenário como "surto localizado" em Wenceslau Guimarães, sem haver registros da situação no restante do estado. A malária é uma doença infecciosa causada pelo parasita Plasmodium. É transmitida pela picada do mosquito de gênero Anopheles ou por contato pelo sangue, como o compartilhamento de seringas. Os sintomas incluem mal-estar, calafrios, seguido de suor intenso e prostração.

Justiça

18 de Jan // | Justiça

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) informou, por meio de comunicado, ter ajuizado ação civil pública por improbidade administrativa contra Sérgio Cabral (MDB) e as autoridades responsáveis pelas unidades prisionais que abrigaram o ex-governador segundo informações do Valor.

 

De acordo com o MP, foi constatado tratamento diferente e regalias sem respaldo legal ao emedebista na prisão. Na ação, o MP-RJ pede o afastamento cautelar dos réus das funções públicas que exercem, e com base nas investigações sobre o tema, também requereu a transferência de Sérgio Cabral para o Paraná.

 

Segundo apuração de informações do MP, os procuradores identificaram que, desde que ingressou no sistema penitenciário fluminense, o ex-governador teria contado com a estruturação de diversos privilégios em torno de si. Isso, na prática, constituiria "tratamento injustificadamente diferenciado, com ofensa aos princípios da legalidade, da impessoalidade e da moralidade". A procuradoria fala em "desrespeito às regras do presídio".

Mundo

18 de Jan // | Mundo

Os Estados Unidos vão manter presença militar na Síria até a derrota total do grupo extremista Estado Islâmico. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado do país, Rex Tillerson, nesta quarta-feira. De acordo com informações da agência EFE, a medida busca evitar falhas que o governo americano avalia ter cometido no Iraque.

 

"Não podemos cometer os mesmos erros de 2011, quando uma saída prematura do Iraque permitiu que o EI e outras organizações provocassem o caos e encontrassem um porto seguro no país", afirmou Tillerson durante pronunciamento em uma universidade na Califórnia nesta última quarta-feira (17).

 

O secretário prometeu que os Estados Unidos e seus aliados "perseguirão, matarão ou capturarão" os combatentes do grupo extremista. Segundo ele, medidas adotadas pelo governo do presidente Donald Trump já ajudaram a libertar 3,2 milhões de sírios e 4,5 milhões de iraquianos do Estado Islâmico. Tillerson afirmou ainda que ao contrário de Barack Obama, Trump ordenou operações agressivas para "conseguir resultados claros rapidamente".

Política

18 de Jan // | Política

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse na manhã desta quinta-feira (18) que se sente "honrado" com as preocupações de possíveis concorrentes à Presidência da República - como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) - com a sua eventual candidatura segundo informações do Estadão.

 

"Sobre preocupações de outras pessoas, acho muito normal, razoável e legítimo que pessoas - seja lá quem for - fiquem preocupadas com potenciais adversários no futuro", disse Henrique Meirelles em entrevista à Rádio Metropolitana de Salvador, após ser questionado sobre o presidente da Câmara Rodrigo Maia.

 

Segundo o ministro, as preocupações em torno da sua eventual candidatura em 2018 começaram ainda um ano e meio atrás, quando assumiu o Ministério da Fazenda. "Minha resposta continua a mesma: fico muito honrado que fiquem preocupados comigo, com o meu potencial de crescimento no futuro",disse Meirelles em entrevista. O ministro voltou a dizer que só tomará uma decisão sobre a sua candidatura no final de março ou começo de abril.

Educação

18 de Jan // | Educação

As notas do Enem 2017 foram divulgadas nesta quinta-feira (18). O resultado deve ser consultado individualmente: para isso, os candidatos devem acessar a Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/) e incluir CPF e a senha cadastrada. O resultado dos treineiros só será divulgado em 19 de março.

 

Na mesma data, o Ministério da Educação também vai disponibilizar os chamados "espelhos da redação", que são a cópia digitalizada dos textos e as justificativas para as notas. Nesta quinta, o Ministério da Educação divulgou o balanço sobre o desempenho dos candidatos na edição de 2017 do exame. Apenas 53 alunos tiraram nota mil na redação, porém a nota média subiu de 541,9 para 558.

 

Neste ano, os candidatos escreveram sobre o tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". O MEC também apresentou as notas mínimas e máximas em cada uma das cinco áreas da prova. Usos do Enem: Sisu e programas:  Com a nota do Enem 2017, os estudantes podem concorrer a uma vaga em uma universidade pública que tenha aderido ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018.  As vagas já podem ser consultadas.

Baixo Sul

18 de Jan // | Baixo Sul

O ex-prefeito de Valença, Ramiro Campelo, foi alvo de um sequestro na manhã desta quinta-feira (18) no município do baixo sul baiano. De acordo com informações preliminares, três indivíduos em um veículo HB20 na cor branca levaram o empresário, que também é fundador do grupo que controla as Lojas Guaibim.

 

Campelo foi prefeito de Valença em duas oportunidades. Não há informações complementares sobre contato dos sequestradores com a família ou com autoridades policiais. Em 1996, filho de empresário também foi sequestrado: O estudante Márcio Campelo Queiroz foi libertado por sequestradores nas proximidades de Nazaré, depois do pagamento de resgate.

 

Campelo não revelou o valor do resgate. Nos dois contatos que mantiveram com o pai do rapaz, os sequestradores teriam pedido R$ 500 mil. Ele foi deixado amarrado pelos sequestradores no porta-malas de um carro utilizado pelo empresário para levar o pagamento. Na época do sequestro, o empresário era candidato a prefeito em Valença e o sequestro aconteceu em um final de semana segundo informações da Folha de S. Paulo.

Justiça

18 de Jan // | Justiça

O pagamento de auxílio-moradia é um assunto polêmico e que causa indignação e revolta para maioria da população. Se engana quem pensa que o assunto é bem recebido entre a magistratura. No Facebook, o juiz baiano Gerivaldo Alves Neiva, de Conceição do Coité, declarou que não recebe o benefício e que acha o pagamento “uma grande aberração”.

 

“Sou juiz de direito, moro em casa funcional do Tribunal de Justiça da Bahia, arco com as despesas de manutenção da casa e não recebo auxílio moradia, que não concordo e acho uma grande aberração! E se não tivesse a casa funcional, pagaria aluguel com o que ganho”, publicou.

 

Tal publicação foi feita como um “registro histórico” do magistrado. O Bahia Notícias conferiu e, realmente, o magistrado não recebe tal vantagem. A média salarial líquida do juiz em 2017 foi de R$ 18 mil, tirando os meses em que recebeu férias, 13º e abono pecuniário. A declaração do magistrado foi feita nesta última quarta (17), mesmo dia que em o site BuzzFeed informou que a filha do ministro Luiz Fux, do STF, recebe auxílio-moradia.

Salvador

18 de Jan // | Salvador

O Sindicato dos Rodoviários ameaça paralisar a circulação de ônibus em Salvador durante o Carnaval. De acordo com o presidente da entidade, Hélio Ferreira, os trabalhadores não chegaram a um acordo com a Integra, que administra o sistema de transporte coletivo, em relação à gratificação a ser paga pelo trabalho durante a festa.

 

Além disso, a categoria também cobra regulamentação da participação nos lucros e resultados (PLR) e a integração com o metrô para os rodoviários. "Nosso acordo coletivo garante essa integração e os rodoviários estão pagando passagem para trabalhar", afirmou Hélio em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Segundo ele, o sindicato se reuniu com o Integra, mas as partes não chegaram a um entendimento. Ainda nesta quinta, a entidade deve encaminhar à Semob um ofício pedindo intermediação nas negociações. "Nós estamos encaminhando um oficío à Semob pedindo a intervenção, porque o município tem responsabilidade pela situação, pra ver se o município media o impasse. Se não acontecer vai haver paralisação durante o período do Carnaval", ameaçou.

Brasil

18 de Jan // | Brasil

O advogado baiano Luiz Gama foi declarado patrono da abolição da escravidão do Brasil, através da Lei 13.629/18. A lei foi sancionada pelo presidente Michel Temer e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17). O nome do abolicionista também será inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, como previsto na Lei 13.628/18.

 

Luiz Gama nasceu em 21 de julho de 1830, em Salvador. Ele libertou mais de 500 escravos no Brasil através da Justiça. Apesar de ter nascido livre, foi vendido como escravo pelo pai aos 10 anos para pagamento de dívida de jogo. Ele atuava como rábula, exercendo a advocacia sem ter o título, o que era permitido naquela época.

 

Morreu em 24 de agosto de 1882, antes de a abolição ser concretizada. Em 2015, 133 anos após sua morte, ele foi reconhecido como advogado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Luiz Gama era filho da africana Luísa Mahin, uma das líderes da Revolta dos Malês, com um fidalgo branco de origem portuguesa. O pai, que era de família rica, por conta de jogos de azar, faliu. Luiz foi vendido como escravo depois que sua mãe foi exilada por motivos políticos.

Santo Antônio de Jesus

18 de Jan // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (18), no Hospital Português em Salvador, Glória Maria Freitas Machado, viúva do ex-prefeito de Santo Antônio de Jesus, Renato Machado falecido em fevereiro de 1997. Segundo informações, Dona Glória estava internada no Hospital Português há alguns dias e faleceu devido a uma insuficiência renal.

 

O corpo está já sendo velado no Velório Paroquial do município e o sepultamento acontece às 17 horas desta quinta-feira (18), no Cemitério Local. Viúva do saudoso Renato Machado, ex-deputado e ex-prefeito do município entre 1983-1988 e 1993 à 1996, Glória Maria deixa filhos e netos.

 

Outra perca também registrada na cidade foi do ex-candidato a vereador, Epaminondas Cardoso Pinto Júnior, conhecido popularmente como Pami. Ele faleceu nesta última quinta. Segundo informações de pessoas próximas a ele, o mesmo, que também trabalhou na Secretaria da Fazenda do município, estava doente devido a uma cirrose hepática onde passou por um transplante há pouco tempo. Prefeitura decretou luto oficial de três dias.

Notícias

18 de Jan // | Notícias

Cerca de 2,6 milhões de pessoas ainda precisam ser vacinadas na Bahia para o estado cumprir a meta de imunizar 95% da população de 105 municípios baianos. De acordo com levantamento feito pelo jornal Correio junto à Secretaria da Saúde do Estado, metade delas está em Salvador, que ainda precisa vacinar aproximadamente 50,7% da população.

 

O número é equivalente a 1,338 milhão de pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde  de Salvador (SMS) aponta que tem doses suficientes para atender todo o público. Entre as 105 cidades baianas que precisam cumprir a cobertura de 95%, estipulada pelo Ministério da Saúde, apenas 11 já alcançaram o índice.

 

Os dados da Sesab levam em conta imunizações dos últimos dez anos. No entanto, não há previsão de punição para os estados e municípios que não alcançarem a meta.  O município de São Miguel das Matas registra o pior índice de imunização, com apenas 27,5% da população vacinada contra febre amarela. A secretaria de Saúde do município alega que os dados da Sesab estão desatualizados. Já Jaborandi tem 122,5% da população imunizada.

Política

18 de Jan // | Política

A citação do deputado federal Antonio Brito como um possível nome do PSD para a chapa majoritária do governador Rui Costa em sua candidatura à reeleição foi uma operação montada pelo presidente estadual da sigla para retirar dos holofotes o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel.

 

De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, como a indicação de Coronel para o Senado na majoritária está se consolidando na agremiação, Otto resolveu lançar Brito como opção para evitar uma operação de desidratação do presidente da AL-BA, capitaneada por partidos interessados na vaga.

 

Como sabido, no grupo político do governador Rui Costa, é grande a disputa por espaço na majoritária. PT, PP, PR, PSB, PSD, PCdoB e PDT querem vagas, mas há lugar apenas para quatro. E, por enquanto, os ocupantes dos postos estão praticamente definidos. Serão dois do PT, o próprio Rui, além de Jaques Wagner para o Senado; um do PP, com João Leão candidato novamente para vice; e um do PSD, cujo nome mais cotado é Coronel.

Política

18 de Jan // | Política

Prestes a retornar ao cenário político, o senador licenciado Walter Pinheiro (sem partido) mostra-se otimista com relação ao pleito de 2018. Para ele, com o contexto de crise política se arrastando há pelo menos três anos, a sociedade deve se envolver no processo. Gostaria de compartilhar do mesmo otimismo dele.

 

Mesmo que haja maturidade suficiente para um pleito sem a já tradicional dualidade Partido dos Trabalhadores x Partido da Social Democracia Brasileira, as eleições de 2018 têm um prognóstico muito ruim para quem acompanha o dia-a-dia dos atores políticos, especialmente no plano nacional. São inúmeros exemplos que assustam.

 

Desde a boa pontuação do deputado Jair Bolsonaro (PSC) nas pesquisas eleitorais, sob o discurso de “moral ilibada” e uso questionável do auxílio-moradia para “comer gente”, ao retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à corrida presidencial. De Lula, a população brasileira se acostumou com a verborragia e o uso de discursos pitorescos para obter a empatia. Este texto integra o comentário desta quinta-feira (18) para a RBN Digital.

Salvador

18 de Jan // | Salvador

O setor de economia e comércio é um dos que mais sofreu impacto pelos projetos de vereadores aprovados pela Câmara Municipal de Salvador em 2017. Conforme levantamento já divulgado pelo site Bahia Notícias na última semana, sete matérias que passaram pelo aval do Legislativo de Salvador alteram regras da área.

 

Parte dos projetos diz respeito apenas a inserção de avisos nos estabelecimentos comerciais, mas outros promovem mudanças mais profundas para pequenos empresários e trabalhadores. Uma proposta do vereador Kiki Bispo (PTB), determina cassação dos alvarás de funcionamento dos postos de combustíveis da cidade.

 

Isso, se os postos de combustíveis estiverem funcionando sem licença ambiental. Essa matéria chegou à Câmara em 2013 e apenas quatro anos depois foi aprovada pelos vereadores. O mesmo aconteceu com um texto do vereador José Trindade (PSL), que coloca regras para o atendimento em lojas, quiosques e balcões das operadoras de telefonia. A lei obriga os estabelecimentos a atender seus clientes em "tempo razoável", fixado em 30 minutos.

Brasil

18 de Jan // | Brasil

Como foro adequado para processar e julgar governadores, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) conduz dezenas de processos contra esses políticos – em especial, por esquemas de corrupção. No último dia 9 foi diferente. Chegou à corte um pedido de medida protetiva urgente da ex-primeira-dama da Paraíba Pâmela Bório.

 

Ela acusa o ex-marido, o governador Ricardo Coutinho (PSB), de ter praticado crimes da Lei Maria da Penha. A defesa do governador nega tudo – e revela que está processando Pâmela por calúnia, injúria e difamação. Coutinho foi notificado na segunda-feira e tem cinco dias de prazo para prestar informações.

 

Depois disso, a presidente do Supremo Tribunal de Justiça, ministra Laurita Vaz, decidirá se concede ou não o pedido da ex-primeira-dama. Segundo o advogado Sheyner Asfora, contratado pelo governador, Pâmela será candidata nas eleições deste ano e, por isso, quer prejudicar politicamente o ex-marido. De fato, a própria Pâmela postou no Instagram que se filiou a um partido político para disputar um cargo público nas eleições de outubro.

Política

18 de Jan // | Política

O ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, anunciou por meio de seu blog pessoal sua saída do PR. No texto, publicado nesta terça-feira (16), ele disse estar aliviado com a decisão porque o partido “hoje é uma sucursal do governo Michel Temer”. Garotinho ainda não divulgou a qual partido deve se filiar.

 

Ele explicou que decidiu deixar o PR ao saber que a Comissão Executiva Regional Provisória da legenda no Rio de Janeiro foi dissolvida pela Executiva Nacional. Em seu texto, Garotinho também fez menção ao bunker de R$ 51 milhões encontrado em um apartamento de Salvador.

 

“Deixo o PR aliviado já que o partido hoje é uma sucursal do governo Michel Temer, que está entregando o Brasil, perseguindo aposentados, comprando deputados para aprovar reformas políticas, gastando bilhões para não ser investigado sobre as malas de Geddel Vieira Lima, as mutretas de Cunha, as maracutaias de Rodrigo Rocha Loures”, escreveu.

Bahia

18 de Jan // | Bahia

A Polícia Civil da Bahia apura a gravação de um vídeo em que dois homens presos por suspeita de estuprar e matar uma mulher, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, aparecem sendo obrigados por colegas de cela a fazer sexo oral um no outro, dentro da cadeia onde estavam custodiados.

 

A cena foi gravada pelos próprios detentos com um celular e divulgada em redes sociais. A vítima foi encontrada morta com o marido em uma cova no quintal da casa onde moravam. Os homens presos foram identificados como Daniel Neves Santos Filho, de 29 anos, e Carlos Alberto Neres Júnior, de idade não informada.

 

A ação dos colegas de cela teria sido uma retaliação pelo crime. No vídeo, um dos presos que obriga os suspeitos a fazer sexo diz: "Fale: 'eu sou estuprador'. É assim que os caras fazem na cadeia". Nas imagens do vídeo, também é possível ver que os detentos obrigam os dois suspeitos a baterem um no rosto do outro. Os dois ainda sofrem agressões dos colegas de cela -- um deles leva um soco no estômago segundo informações do G1.

Economia

18 de Jan // | Economia

Começa a ser depositado nesta quinta-feira (18) o abono salarial PIS do calendário 2017-2018, ano-base 2016, para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro. No caso do Pasep, que é pago para servidores públicos por meio da Banco do Brasil, o pagamento começa para quem tem final da inscrição 5.

 

O PIS é pago na Caixa Econômica. De acordo com o calendário, os nascidos entre janeiro e junho receberão o PIS no 1º trimestre de 2018. Já quem nasceu nos meses de julho a dezembro receberam o benefício ainda no ano de 2017. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 29 de junho de 2018, prazo final para o recebimento.

 

Para o exercício 2017/2018 serão destinados R$ 16,9 bilhões para pagamento do abono salarial a 24,3 milhões de trabalhadores. Só dentro do PIS são R$ 15,7 bilhões para 22,1 milhões de beneficiários, segundo a Caixa. Neste 7º lote, só no PIS, 3,5 milhões de pessoas têm direito a R$ 2,5 bilhões, segundo a Caixa Econômica Federal. Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada.

Salvador

18 de Jan // | Salvador

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostram a agressão de um policial militar contra uma mulher na Baixa de Quintas, em Salvador, na capital baiana. A gravação, que tem pouco mais de 15 segundos, flagra o momento em que o PM dá um tapa no rosto de uma mulher. "Cala a boca", disse o policial logo depois da agressão.

 

Ainda nas imagens, logo depois do tapa, as pessoas que estão ao redor da confusão se revoltam com a ação do Policial Militar. Em seguida, o policial coloca a mulher na viatura enquanto populares pedem para filmar a ação. Em nota, a assessoria da Polícia Militar informou que o caso aconteceu na madrugada deste último sábado (13).

 

A PM informou que instaurou um Processo Disciplinar Sumário (PDS) para apurar o excesso cometido pelo policial militar lotado na 37ª CIPM. Segundo informações iniciais obtidas pela PM, a polícia foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações com a denúncia de que uma mulher, que acompanhava uma prima, estava agitada e impedia o atendimento de pacientes na maternidade Tsylla Balbino, que fica na Baixa de Quintas segundo informações do G1.

Política

18 de Jan // | Política

O primogênito de Jair Bolsonaro, o deputado Flavio Bolsonaro, o ex-ministro e bispo licenciado da Universal Marcos Pereira e André Valadão, que com a irmã pastora Ana Paula Valadão lidera a banda Diante do Trono. Eis algumas das cartas na manga de uma frente evangélica que investe no pleito de 2018 para quintuplicar sua presença no Senado.

 

A ideia é saltar dos atuais três evangélicos na Câmara dos Deputados para 15, diz o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), aliado do pastor Silas Malafaia, para quem já trabalhou como diretor de eventos. Já na Câmara a proposta é pular dos cerca de 80 membros da bancada evangélica para 150, o que daria 30% dos 513 deputados segundo a Folha.

 

Seria um número mais condizente com os 32% de brasileiros que se declararam evangélicos em pesquisa Datafolha, e o reforço parlamentar turbinaria a agenda conservadora no Congresso, diz Cavalcante. "Começamos a ver dificuldades para nossas pautas -contra legalização das drogas, casamento gay etc. A gente conseguia vitórias importantes na Câmara e, mesmo com a troca do governo ideológico do PT pelo do [Michel] Temer, elas travavam no Senado."

Política

18 de Jan // | Política

O vice-presidente da Caixa Econômica, Roberto Derziê, apontado como intermediador de interesses na entidade, era frequentador de gabinetes do Palácio do Planalto. De acordo com a coluna Estadão, Roberto Santana esteve com Michel Temer três vezes em 2017 e, em duas delas, o presidente do banco, Gilberto Occhi, acompanhou a reunião.

 

Além de Temer, o vice afastado por irregularidades também visitava os ministros da articulação do governo Carlos Marun, e com o ex-ministro Antonio Imbassahy. A publicação afirma que interlocutores confirmam que, nas visitas ao Planalto, o agora ex-vice-presidente apresentava as relações de pedidos de financiamento em tramitação no banco.

 

Temer determinou o afastamento de quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa Econômica Federal, por 15 dias, para que apresentem defesas sobre denúncias feitas pelo Ministério Público Federal (MPF), informou o Palácio do Planalto em nota nesta na última terça-feira. A decisão ocorreu após reunião do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, com o presidente da Caixa [CAIXA.UL], Gilberto Occhi, mais cedo nesta terça-feira.

Política

18 de Jan // | Política

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) afirmou na quarta (17), que o ex-deputado Eduardo Cunha "não nomeou apenas os vices da Caixa, mas todo governo Temer". "(Cunha) Sempre teve três metas: influir nas delações  transferindo suas responsabilidades; aprovar o impeachment (da ex-presidente Dilma) e governar", escreveu Renan no Twitter. 

 

Desde o ano passado, Renan Calheiros acusa o governo do presidente Michel Temer de ser "comandado" por Eduardo Cunha, que está preso desde outubro de 2016. Em novembro do ano passado, o senador criticou a indicação de Carlos Marun (PMDB-MS), um dos principais aliados de Cunha, para a Secretaria de Governo.

 

Na época, ele disse que seria "mais inteligente nomear diretamente Eduardo Cunha para ser ministro da articulação política". Ontem, Temer decidiu afastar, por 15 dias, quatro vice-presidentes da Caixa que são suspeitos de corrupção. Uma auditoria independente contratada pela Caixa tem o relato de um dos dirigentes afastados, Antônio Carlos Ferreira, que relatou ter sofrido pressão de Cunha segundo o Estadão Conteúdo.

Saúde

17 de Jan // | Saúde

Desde o dia 1º, vinte macacos foram encontrados mortos em Salvador, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta quarta-feira (17). Segundo a pasta, 17 deles aguardam resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para verificar se os animais eram portadores de febre amarela.

 

Três tiveram os diagnósticos do exame indeterminados, por não ter coleta de amostra ou pelo animal estar em decomposição. A Sesab não disponibilizou a lista de bairros onde os primatas foram encontrados. Não há registros de animais portadores de febre amarela em 2018 na capital. Em 2017, foram 214 macacos mortos recolhidos na capital.

 

11 foram onfirmados como portadores de febre amarela, 34 descartados, 20 indeterminados e 149 aguardando resultados. Ainda conforme a Sesab, os dados são preliminares e têm como fonte de informação a planilha de monitoramento da Zoonoses de Salvador. Ao contrário dos dados registrados pela Sesab, a Secretaria Municipal de Salvador registra apenas a morte de 11 macacos no ano e um macaco encontrado debilitado.

Política

17 de Jan // | Política

A candidatura de Antônio Brito (PSD) na chapa de Rui Costa pode não passar de balão de ensaio. A informação é de um importante pessedista diante da informação veiculado pelo BNews. Brito pode ser uma alternativa do PSD para compor a chapa, num campo em que o presidente da ALBA, Angelo Coronel, nadava de braçada.

 

Em conversa com o BNews, o presidente do PSD, senador Otto Alencar, não corrobora com a informação de a candidatura de Brito é balão de ensaio, mas diz que o deputado se mostrou interessado em compor a chapa, mas a primazia é de Coronel. “Ele falou comigo en passant, mas acho que Coronel está mais em condição de representar o partido”, assinalou.

 

O único problema concreto do PSD, se é que se pode chamar isso de problema - é a vaga que será oferecida ao partido. Se a de vice ou Senado. Tudo vai depender da definição do vice-governador João Leão (PP). Segundo Otto Alencar, Leão é quem irá decidir qual espaço que quer na chapa. “Ele me ajudou muito na campanha de 2014. E eu jamais farai isso com ele. Leão é quem vai escolher “, afirmou segundo informações do Bocão News.

Justiça

17 de Jan // | Justiça

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, verificou a existência de falhas no monitoramento da prisão domiciliar do doleiro Lúcio Funaro. De acordo com informações do jornal O Globo, o relatório para comprovar a eficácia do sistema foi apresentado pela defesa de Funaro a pedido da 10ª Vara Federal.

 

“Do cotejo das informações e da mídia apresentada pela defesa de Lúcio Bolonha Funaro, constato que a imagem utilizada para mapear a distribuição das câmeras ("Doc. 02") não abrange a totalidade da área ocupada pela propriedade onde se encontra cumprindo prisão domiciliar; e que os vídeos contidos no "Doc. 01" não puderam ser visualizados”, escreveu Ricardo Leite, que é juiz substituto na 10ª Vara Federal.

 

Funaro conseguiu a transferência para a prisão domiciliar em dezembro. Como a Polícia Federal não tinha tornozeleiras para realizar o monitoramento, o juiz Vallisney Oliveira, titular da 10ª Vara, aceitou que o fiscalização fosse feita com um sistema de câmeras. A casa de Funaro fica localizada em Vargem Grande do Sul (SP). Leite pediu para a defesa do doleiro mostrar um mapa com a cobertura das câmeras que abranja toda a propriedade.

Justiça

17 de Jan // | Justiça

O juiz Bruno Aielo Macacari, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, negou nesta quarta-feira (17), um pedido de prisão domiciliar feito pela defesa do deputado federal Paulo Maluf ( PP-SP ), condenado a sete anos e nove meses por lavagem de dinheiro. Ele cumpre a pena no presídio de Papuda, em Brasília.

 

O juiz afirma que Paulo Maluf , que tem 86 anos, está apto a cumprir a pena no Complexo Penitenciário da Papuda, mesmo levando em conta sua saúde debilitada. O magistrado argumenta que a penitenciária do Distrito Federal tem condições de oferecer tratamento emergencial ao deputado caso seja necessário.

 

“A prisão domiciliar humanitária só tem lugar nas estritas hipóteses em que o apenado não possa receber tratamento no interior do presídio”, escreve Aielo em sua decisão. “Há prova mais que suficiente que esta não é o caso”, completa. O juiz ainda enumerou os casos de doentes que se encontram encarcerados na Papuda. São, escreve, “485 hipertensos, 4 cardiopatas e 7 cadeirantes”, entre outros. Além disso, são 144 os presidiários idosos no local.





Classificados


Enquete



Mais Lidas