Notícias

Polícia

Polícia

17 de Ago // | Polícia

Um médico plantonista do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), de Araci, nordeste baiano, foi preso, suspeito de ter dado um prejuízo de mais de R$ 2 milhões em Barreiras e região, com o golpe chamado pela polícia de “compra premiada”, ao prometer entregar carros em um consórcio e não entregar os veículos.

 

O clínico é sócio de uma empresa de consórcios de motocicletas em Barreiras, com atuação nos municípios do entorno, que prometia ao cliente deixar de pagar as prestações restantes quando fosse sorteado, independentemente da quantidade de meses que ainda deveriam ser pagas. Ele foi preso na segunda-feira (14).

 

Outras oito pessoas suspeitas de participar do esquema tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça, mas não foram localizados e estão foragidos. Segundo o delegado Rivaldo Luz, coordenador da 11ª Coorpin/Barreiras, a empresa chegou a entregar motocicletas aos consorciados no começo, mas depois, como não tinha mais condições de arcar com a promessa, deixou de conceder os veículos.

Polícia

16 de Ago // | Polícia

A estudante de fisioterapia Marília Batista Matos, de 28 anos, foi presa nesta última terça-feira (15), suspeita de tráfico de drogas, segundo a Polícia Civil. Ela havia trancado a matrícula em uma faculdade particular da capital baiana. Marília será encaminhada à audiência de custódia segundo informações do  G1.

 

Segundo a Polícia Civil, em depoimento ao delegado Luís Cláudio Assis, da 28ª Delegacia Territorial (DT), ela disse que teve de trancar a faculdade para poder se sustentar e vender drogas foi uma opção encontrada por ela. Com ela, foi encontrada 200 gramas de cocaína e outros 10 pinos cheios da droga, 400 gramas de crack, 151 trouxinhas de maconha, 183 pinos vazios e a quantia de R$ 313.

 

A suspeita ainda afirmou que nunca levou drogas na faculdade. Ela disse estar ligada a uma quadrilha que atua no Nordeste de Amaralina e que vendia a droga na rua onde foi presa e em sua casa, onde também foi encontrado um caderno contendo toda a contabilidade do seu negócio. As equipes da 40ª Companhia Independente da Polícia Militar chegaram até o ponto de tráfico de drogas após denúncia apurada pelo setor de inteligência da companhia.

Polícia

16 de Ago // | Polícia

Um grupo foi preso na terça-feira (15) em Juazeiro, no norte da Bahia, por conta de furtos de hidrômetros. Conforme a Polícia Civil da cidade, foram encontrados quase 40 hidrômetros que estavam escondidos na empresa de reciclagem Heloarda Metal, localizada no bairro Dom José Rodrigues, em Juazeiro.


Segundo a polícia, o material foi furtado de residências de Juazeiro e seriam derretidos para retirar o cobre usado na fabricação do equipamento. A dona da empresa, Valdiene Barbosa da Silva, foi presa por recepcação de produto furtado. Além de Valdiene, quatro funcionários da empresa também foram presos.

 

"Nós trabalhamos na investigação nesse sentido, principalmente na ocorrência de alguns receptadores, aqui dentro do município, que estariam dando guarida às pessoas que furtavam esse material que pertence ao município, que é cedido ao usuário de água", explicou o delegado Reginaldo César Cabral de Lima. Conforme o delegado eles vão responder por receptação qualificada de produtos subtraídos, além da formação de quadrilha.

Polícia

12 de Ago // | Polícia

Um adolescente de 15 anos foi apreendido na tarde desta última sexta-feira (11), na região da Boca do Rio, em Salvador, suspeito de participar de um incêndio a ônibus, na noite de quinta-feira (10), nas proximidades do Centro de Convenções da Bahia, bairro do Stiep, em Salvador segundo informações do G1.

 

As informações são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). De acordo com a secretaria, o adolescente foi apreendido pela Operação Gemeos da Polícia Militar, durante uma ronda realizada para inibir um suposto toque de recolher ordenado por criminosos na região da Boca do Rio e Imbuí.

 

A polícia investiga se os casos seriam uma retaliação à morte de Marcelo Batista dos Santos, conhecido como "Marreno", líder de uma quadrilha de tráfico de drogas que atua em toda a Bahia. Segundo a SSP-BA, foram populares que indicaram à polícia o menor como um dos autores do incêndio que destruiu o coletivo. Ele foi encaminhado para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI). Ainda não há detalhes do que o adolescente informou sobre o caso.

Polícia

12 de Ago // | Polícia

Um homem suspeito de disseminar mensagens de toque de recolher através de uma rede social foi preso no final da tarde desta última sexta-feira (11), no município de Catu, cidade a 78 quilômetros de Salvador. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

 

O suspeito é Zenildo dos Santos Júnior, que, segundo a polícia, é integrante da da mesma facção criminosa de Marcelo Batista dos Santos, conhecido como "Marreno", morto em confronto com policiais da Força-Tarefa da SSP, na quarta-feira (9) segundo informações do G1.

 

Conforme a polícia, guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) encontraram com Zenildo celulares com áudios disseminados via WhatsApp determinando fechamento do comércio local. O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Catu. A região, conforme a SSP-BA, segue com reforço da Cipe Polo e Rondas Especiais (Rondesp) Leste por tempo indeterminado.

Polícia

11 de Ago // | Polícia

A Polícia Militar começou uma ocupação no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador, nesta sexta-feira (11). Um efetivo de 60 policiais militares da Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) do Batalhão de Choque vai morar provisoriamente no bairro até domingo (13). A ocupação conta com o apoio do Grupamento Aéreo da PM.

 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o objetivo é 'sufocar' a atuação de facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas atuantes na região. No início do mês de agosto, o clima ficou tenso no bairro e ônibus chegaram a deixar de circular até o fim de linha por causa da morte de um jovem de 19 anos.

 

Conforme a polícia, a vítima foi atacada a tiros por um grupo de criminosos, na Rua da Lama, no dia 1º de agosto. Em seguida, o jovem teve o corpo arrastado até a Avenida Cardeal da Silva, onde foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). As guarnições tiveram como foco as localidades da Lajinha, Forno e Baixa da Égua. Um drone faz o mapeamento e monitoramento das entradas e saídas da região.

Polícia

11 de Ago // | Polícia

Uma pessoa foi presa na quinta-feira (10), em Juazeiro suspeita de fazer parte de uma quadrilha que falsificava atestados médicos, para cometer fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A informação é da Polícia Federal, que cumpriu um mandado de busca e prisão preventiva, além de desarticular o grupo criminoso.

 

A investigação começou no ano passado. O valor do prejuízo ainda não foi apurado pelo INSS. Conforme a PF, a quadrilha falsificava atestados médicos e laudos de exames, usando carimbos e papéis timbrados forjados e também assinaturas falsificadas de médicos da região, com o objetivo de conseguir o auxílio-doença do INSS.

 

A Polícia Federal descartou a participação de funcionários do INSS e de médicos no esquema, e também não acredita que pessoas de outros estados estejam envolvidas na fraude. Ainda segundo a polícia, para fraudar os atestados, as pessoas que iam à agência do INSS em Juazeiro com a documentação falsa eram orientadas pela quadrilha a mentir aos peritos, informando falsos sintomas para conseguir o auxílio-doença de forma indevida.

Polícia

10 de Ago // | Polícia

Apesar de não poder frequentar o playground, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) continua livre, leve e solto, pelo menos dentro de casa. Em prisão domiciliar aqui em Salvador, o peemedebista ainda não está sendo monitorado pela Polícia Federal da Bahia.

 

Procurada pelo Bahia Notícias, a assessoria de comunicação da corporação afirmou que ainda não foi notificada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) da decisão que ordenou que a PF destinasse policiais para acompanhar, no apartamento de Geddel, o cumprimento da medida protetiva.

 

No último dia 28 de julho, o site G1 já havia noticiado que a polícia não estava monitorando a prisão domiciliar do peemedebista. O TRF-1 liberou o ex-ministro para prisão domiciliar mediante acompanhamento por tornozeleira eletrônica. Entretanto, o estado ainda continua sem os equipamentos, já que ainda não recebeu as 300 tornozeleiras solicitadas pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.

Polícia

10 de Ago // | Polícia

O líder de uma quadrilha de tráfico de drogas que atua em todo o estado foi localizado, na noite de quarta (9), pela Força-Tarefa da Secretaria da Segurança Pública, com o apoio de unidades do Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar. Segundo o SSP, Marcelo Batista dos Santos, o 'Marreno', era alvo prioritário da polícia e considerado o '01' da organização criminosa.

 

Ainda de acordo com a SSP, Marreno entrou em confronto com a polícia, após abordagem na Via Parafuso, na Linha Verde. Anselmo Nascimento Sena, comparsa e motorista do suspeito, também atirou contra polícia. Os dois foram atingidos e socorridos para o Hospital de Simões Filho, mas não resistiram aos ferimentos.

 

Marreno, que ocupava um dos primeiros lugares da lista com aproximadamente 80 alvos principais da SSP, estava morando em uma cidade do interior de Alagoas e dando as ordens via telefone (ligações e redes sociais), segundo monitoramento feito pela polícia. Ele tinha passagem por assalto a banco e tráfico de drogas, e também fazia contato com custodiados no sistema prisional e determinava o assassinato de rivais.

Polícia

09 de Ago // | Polícia

O computador do empreiteiro Marcelo Odebrecht, delator da Operação Lava Jato, está no centro de um novo capítulo do embate entre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal. O impasse levou a delegada Renata da Silva Rodrigues, nesta segunda-feira (7), a fazer críticas à Procuradoria-Feral da República, que fechou acordo de delação com o empreiteiro.

 

O Ministério Público Federal havia solicitado que Marcelo Odebrecht fosse intimado “a fornecer o código de acesso ao aparelho eletrônico”. A delegada afirmou que, após a manifestação da Procuradoria da República, foi solicitado ao empreiteiro que entregasse as “senhas necessárias”. Marcelo Odebrecht está preso desde 19 de junho de 2015.

 

“Ouvido, Marcelo noticiou a impossibilidade de prover a senha de acesso ao laptop, uma vez que esta deve ser gerada por meio de um token, o qual teria sido supostamente entregue a advogados da Odebrecht à época de sua prisão. Segundo Marcelo, dois tokens eram por ele utilizados – um se encontrava em seu chaveiro pessoal e outro sob posse de uma de suas secretárias”, relatou a delegada.

Polícia

09 de Ago // | Polícia

A Polícia Federal revelou o caminho do pagamento de caixa dois para a campanha de Gleisi Hoffmann (PT) ao governo do Paraná em 2014. O principal responsável por entregas em espécies do departamento de propina da Odebrecht, Álvaro Novis, foi quem organizou os repasses para a senadora e presidente do PT.

 

Naquele ano, foram pelo menos dois pagamentos de R$ 500 mil, segundo a PF. No sistema interno da empreiteira, Novis aparecia como "Paulistinha" para entregas em São Paulo e "Carioquinha" para aquelas feitas no Rio de Janeiro. Ele é primo do ex-presidente do grupo Pedro Novis, um dos 77 delatores da Odebrecht.

 

"Paulistinha" foi ouvido pelos investigadores e explicou como funcionava o esquema de distribuição do dinheiro vivo. É a primeira vez que um depoimento dele aparece em um inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal). As informações constam em relatório da PF que concluiu que houve crime praticado pela senadora, ao qual a Folha teve acesso –o documento está em sigilo.

Polícia

08 de Ago // | Polícia

A Polícia Civil já está enviando pelo e-mail do cidadão, que tenha feito um boletim de ocorrência nas delegacias especializadas e territoriais do Estado, a certidão de registro. A novidade foi introduzida no final de julho pela SGTO (Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional), no Sigip (Sistema de Informação e Sigip Gestão de Integrada Policial),

 

O Sigip é um instrumento pelo qual a instituição elabora o documento. Para dar segurança ao usuário, o Sigip também ganhou uma funcionalidade que permite a validação da certidão. Anexo a ela seguira um número identificador que pode ser utilizado para validar o documento quando for recebido, evitando, assim, riscos de falsificação.

 

Para usufruir do benefício, o cidadão terá apenas que fornecer um endereço eletrônico ao policial que o estiver atendendo numa delegacia. De acordo com a delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Heloísa Campos Brito, o serviço vai oferecer mais conforto e comodidade aos usuários que procuram as delegacias para fazer o registro de ocorrências. — A certidão ao ser enviada pelo e-mail elimina a necessidade do cidadão de retornar à delegacia para o obter o documento”, disse a delegada.

Polícia

08 de Ago // | Polícia

Quinze malas com 441 kg de cocaína foram apreendidas na manhã desta terça-feira (08), no porto de Salvador, no bairro do Comércio. De acordo com a Receita Federal, responsável por localizar a droga, as bagagens estavam dentro de um carregamento de madeira que seguia para o Porto de Antuérpia, na Bélgica.

 

O navio em que a droga foi localizada partiu do Porto de Paranaguá (Paraná). Antes de chegar à capital baiana, ele passou pelos portos de Navegantes (Santa Catarina), Santos (São Paulo) e Rio de Janeiro. Para a apreensão, a Receita fez o uso de cães farejadores de entorpecentes segundo informações do G1.

 

A Receita Federal suspeita que, na tentativa de exportar a droga, foi empregado uma técnica conhecida por rip-off loading, que é quando a droga é inserida em uma carga regular, sem que o proprietário da mercadoria tenha conhecimento. As investigações para identificar os responsáveis serão feitas pela Polícia Federal. Com esta ação, o total de cocaína apreendida no Porto de Salvador já passa de 1,5 tonelada.

Polícia

07 de Ago // G1 | Polícia

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar descartou a possibilidade de bomba dentro de uma mala e uma mochila abandonadas nesta segunda-feira (7), no Shopping da Bahia, que fica no Caminho das Árvores, em Salvador. Por conta da suspeita de bomba, as lojas que estavam dentro da área isolada pela polícia ficaram fechadas.


O BOPE esteve no local após uma pessoa não identificada ligar para a Central de Atendimento da Polícia pela manhã e informar a existência de uma suposta bomba no local. Conforme a assessoria do shopping, uma equipe do estabelecimento fez uma vistoria antes de abrir ao público e encontrou a mala em uma das escadas. Foi então que a área foi isolada e o Bope acionado.

 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, uma mala de rodinhas foi achada na escada que divide o primeiro e o segundo pisos. Outro objeto semelhante, uma mochila, também foi deixada na lixeira do banheiro do primeiro piso. A SSP informou ainda que a polícia vai analisar as imagens das câmeras do centro de compras, para identificar o responsável pelo abandono dos itens e a relação dele com a ligação realizada para a polícia, na qual foi informada a suposta presença de bomba no estabelecimento.

Polícia

07 de Ago // | Polícia

A Polícia Federal tem enfrentado dificuldades para acessar o material contido nos aparelhos eletrônicos de João Baptista Lima Filho, o coronel Lima. Os dados do amigo do presidente Michel Temer estão protegidos e, para serem recuperados, precisam de técnicas especiais. De acordo com O Globo, a adoção das manobras não garantem sucesso.

 

Ao contrário, podem até destruir as informações contidas nos aparelhos. A PF pediu autorização do ministro Edson Fachin, relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), para o procedimento. O delegado Josélio Azevedo de Sousa assinou o documento em 25 de julho, mas foi entregue ao STF apenas em 3 de agosto.

 

Outros dados foram extraídos pela PF, mas não há ainda informações disponíveis sobre o seu conteúdo. Sabe-se que foram analisados um celular Samsung, um iPhone, um iPad, um MacBook, um notebook Dell e cinco pen drives. Os principais problemas no iPhone e no iPad, listados nos itens 2 e 3 do rol de bens apreendidos. "Quanto aos e-mails armazenados nos equipamentos referentes aos itens 02 e 03, é importante destacar que foram extraídas somente informações de data/hora, assunto, remetente e destinatário".

Polícia

03 de Ago // | Polícia

Um homem apontado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) como o líder do tráfico de drogas no oeste do estado foi morto durante uma operação policial em Anápolis, no interior de Goiás, na quarta-feira (2). De acordo com informações da SSP-BA, Josemir da Silva Vitorino, 40 anos, era conhecido como "Nego Jó", resistiu à prisão e acabou baleado.

 

Ele estava em um laboratório de drogas da região. Quatro pessoas envolvidas na quadrilha foram presas. Conforme a SSP, a ação ocorreu durante uma ação de forças de segurança da Bahia e de Goiás. O grupo de Josemir, conforme a secretaria, era a maior quadrilha especilizada em tráfico de drogas que atuava no oeste baiano.

 

Foram presos Jaudeni da Silva Vitorino, 23 anos, irmão de 'Nego Jó', Carla Cristina Santos da Silva, 31, mulher do criminoso, Reginaldo Osano da Silva, 28, conhecido como 'Rege' e Ronilton dos Santos Rocha, 22. Todos já tinham passagem pela polícia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A SSP-BA informou que foram apreendidos com a quadrilha 50 kg de cocaína e produtos utilizados para fabricação da droga.

Polícia

02 de Ago // | Polícia

Cinco suspeitos de participarem de um roubo a banco em Sobradinho, no norte da Bahia, morreram em confronto com policiais militares, em Juazeiro, na mesma região do estado, na terça (1º). De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, o tiroteio ocorreu no final da manhã, após a PM receber uma denúncia anônima.

 

Segundo a SSP, o confronto aconteceu com equipes da Rondesp/Norte em uma casa situada no bairro Jardim Flórida, em Juazeiro. A secretaria informou que os suspeitos se escondiam no local e planejavam atacar uma agência em Sento Sé, cidade que também fica no norte do estado, e tem atraído um grande número de pessoas após a descoberta de uma jazida de ametistas.

 

A Secretaria da Segurança informou que, após a localização da casa onde o grupo estava, os policiais fizeram uma campana dos arredores e conseguiram abordar dois suspeitos que passaram pelos PMs em um carro. Com eles, foram encontradas máscaras. A dupla confessou aos policiais que havia armas no esconderijo e levou os agentes até o local. No entanto, os suspeitos não falaram que havia mais gente do grupo suspeito na casa.

Polícia

01 de Ago // Bocão News | Polícia

A vida dentro do sistema prisional deve obedecer a limitações coordenadas para que seja mantida a ordem e a boa convivência entre os apenados. Entre esses critérios está o controle dos materiais que entram nos complexos. Desde 2015, a Bahia tem na sua rede de unidades penais o registro de diversos materiais ilícitos apreendidos.

 

Mais do que promover o descontrole e risco dentro dos presídios, celulares, armas e drogas podem significar danos à segurança pública dentro e fora dos muros dos presídios. A reportagem do BNews conversou com o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia e o Observatório de Segurança Pública da Bahia para entender como os ilícitos entram no sistema prisional e como essa prática pode ser danosa à sociedade.

 

Segundo o Sinspeb, as formas mais comuns dos materiais entrarem nos complexos penitenciários são os arremessos sobre os alambrados dos presídios e as “mulas” contratadas para entrar nos locais com os produtos dentro do corpo. Além dos ilícitos encontrados durante fiscalizações nas celas, vários são os materiais encontrados pelos agentes penitenciários antes de chegar aos presos. Só no mês de julho, foram sete casos denunciados pelo Sinspeb.

Polícia

31 de Jul // | Polícia

Vinte e dois presos fugiram da carceragem da Delegacia de Senhor do Bonfim, na região norte da Bahia, na madrugada desta segunda-feira (31), 23 dias após uma rebelião na unidade. De acordo com informações da Polícia Civil, os homens cavaram um buraco que ligou uma das celas até o calçamento da rua, para conseguir fugir.

 

Conforme o delegado Leonardo Virgilio Oliveira, titular da delegacia, os suspeitos estavam presos por crimes como tráfico de drogas, roubo e homicídio. Policiais realizam buscas na região a procura dos fugitivos. Até a publicação desta reportagem, nenhum deles havia sido capturado. Ainda segundo o delegado Leonardo Oliveira, a carceragem tem capacidade para 60 presos e abrigava 121.

 

A rebelião na delegacia ocorreu entre a noite do dia 7 de julho e a madrugada do dia 8. De acordo com a polícia, durante a ação, sete detentos ficaram feridos após serem feitos reféns pelos colegas de cela. Os homens foram amarrados a grades e espancados, segundo a polícia. Os detentos foram atendidos pelo Samu. A rebelião começou porque os detentos reclamavam da falta de água, já que a cidade enfrenta racionamento, e continuou mesmo após a chegada de um carro-pipa.

Polícia

26 de Jul // | Polícia

Um aliado do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), resumiu a atual situação do gestor sobre 2018: “Se ele não for o candidato, quem vai ser?”. Desde a reeleição em 2016, 11 em cada 10 pessoas que acompanhavam o dia a dia político da Bahia sabiam que o prefeito teria que fazer uma escolha de Sofia sobre o futuro político dele.

 

Caso confirme uma eventual candidatura a governador no próximo ano, ACM Neto colocaria em risco o apoio de quase 74% da população soteropolitana, que deu a ele a vitória em primeiro turno e com gordura suficiente para outra campanha. Para cumprir o prazo de desincompatibilização, ele teria que deixar a prefeitura apenas 1 ano e três meses depois da posse para o segundo mandato.

 

Para os adversários, o argumento de “abandono” da capital baiana cairia como uma luva e seria um peso ainda maior do que a aliança com o presidente da República, Michel Temer. Aos aliados, seria necessário consolidar o discurso de que a população “clamou” pela candidatura de ACM Neto, um processo de convencimento mais complexo de fazer do que a ideia de “abandono”.

Polícia

25 de Jul // | Polícia

A Polícia Federal (PF) está nas ruas desde as primeiras horas desta terça-feira (25) para cumprir a segunda fase da Operação Glasnost, que investiga exploração sexual de crianças e o compartilhamento de pornografia infantil na internet. A ação cumpre mandados em 51 cidades de 14 estados brasileiros.

 

Foram expedidos três mandados de prisão preventiva, 72 de busca e apreensão e dois de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento. Segundo a PF, a investigação teve como base o monitoramento de um site russo utilizado como uma espécie de “ponto de encontro” de pedófilos do mundo todo.

 

Os investigados produziam e armazenavam fotos e vídeos de crianças, adolescentes e até mesmo de bebês com poucos meses de vida, muitos deles sendo abusados sexualmente por adultos, e as enviavam para contatos no Brasil e no exterior. As ordens judiciais estão sendo cumpridas no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Piauí, Pará e Sergipe.

Polícia

24 de Jul // | Polícia

Quatro homens foram presos em flagrante após tentarem estuprar uma mulher e a filha dela, de 12 anos, na zona rural de Caraíbas, no sudoeste da Bahia. O crime aconteceu no domingo (23). Conforme a polícia, as vítimas foram abordadas pelos suspeitos, que estavam sem roupa, após descerem de uma van no Km 364 da BA-262.

 

Elas seguiam para uma fazenda onde um outro filho da mulher trabalha. Ainda segundo a polícia, as vítimas relataram que os homens aparentavam sinais de embriaguez. A polícia informou que, ao avistarem as mulheres, os suspeitos correram até elas e começaram a assediá-las fisicamente, além de tentar o estupro.

 

De acordo com a polícia, as vítimas contaram que foram salvas com a ajuda de um vizinho que passou de moto no momento do ocorrido e impediu a ação dos suspeitos. Durante a confusão, outro vizinho, que é policial, também saiu de casa para ajudar as vítimas. A polícia foi acionada e conseguiu prender, inicialmente, dois dos suspeitos. Os outros dois conseguiram fugir mas foram capturados momentos depois. A identidade deles não foi divulgada.

Polícia

24 de Jul // | Polícia

No dia 3 de maio, Francisco de Assis e Silva abriu seu guarda-roupa e escolheu um paletó azul-escuro. A opção não era estética. O diretor jurídico da JBS havia sido orientado por policiais federais a usar um casaco que permitisse disfarçar o volume dos gravadores que ele carregaria mais tarde junto ao corpo.

 

Francisco protagonizaria naquela noite uma ação controlada, nome dado a uma operação policial em que alguém infiltrado grava um fato criminoso no momento em que ele acontece. O executivo tinha um jantar na mansão de Willer Tomaz, advogado contratado pela Eldorado Celulose, empresa do grupo J&F, que controla a JBS. A Eldorado é alvo da Operação Greenfield, que investiga desvios em fundos de pensão.



Tomaz, segundo o delator, dizia que pagava R$ 50 mil mensais ao procurador da República Angelo Vilella, um dos responsáveis pela Greenfield. Os delatores da JBS não tinham provas dos repasses a Vilella, mas Tomaz havia fornecido documentos sigilosos da investigação e também o áudio de um depoimento de uma testemunha da Greenfield, gravado pelo procurador. A ação tinha o objetivo de produzir uma prova definitiva contra Vilella.

Polícia

22 de Jul // | Polícia

O Estado da Bahia foi condenado pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) a indenizar em R$ 50 mil e pagar pensão a uma menina, até ela completar 25 anos de idade, por conta da morte de seu pai. O pai da jovem foi morto no dia 19 de setembro de 1992 por um soldado da Polícia Militar.

 

De acordo com os autos, a vítima foi abatida “com dois disparos de arma de fogo que atingiram o crânio, antebraço esquerdo e região abdominal causando-lhe a morte”. O policial estava a paisana e fazia uso de bebida alcoólica momentos antes de iniciar o serviço no módulo policial de Periperi, para o qual estava escalado.

 

As partes recorreram ao Tribunal de Justiça para modificar a sentença de 1º Grau. A família da vítima pedia majoração da indenização para R$ 200 mil. O Estado da Bahia, por sua vez, recorreu alegando que não deveria ser condenado por um ato praticado por agente fora do exercício da função pública, “ainda que (…) “estivesse fardado”. O Estado ainda considerou o valor da indenização de R$ 50 mil como algo “absurdo”, imposto de forma “abusiva e indecente”.

Polícia

21 de Jul // | Polícia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu, nesta última quinta-feira (20), que Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, pode ser candidato à presidência em 2018, caso ele próprio não participe do pleito. Lula se manifestou durante entrevista a José Trajano e Juca Kfouri, transmitido ao vivo pela internet.

 

Antes, o petista havia afirmado ter “obsessão em voltar pra provar pra esse país que é possível dar certo". Perguntado quem seria candidato do PT caso ele não venha a participar das eleições, o ex-presidente afirmou que o PT possui três governadores em Estados grandes — Tião Viana (AC), Camilo Santana (CE), Wellington Dias (PI) e Fernando Pimentel (MG) foram eleitos em 2016.


O petista também levantou a hipótese de Fernando Haddad, ministro da Educação durante seu segundo governo, participar da disputa presidencial. — Eu já disse para ele: “Você precisa rodar o Brasil pra mostrar que o que fizemos na educação. Nós quintuplicamos o orçamento da educação. Fizemos o filho do pedreiro virar engenheiro, o filho da empregada virar médico. Você precisa divulgar isso.”, segundo informações do R7.

Polícia

21 de Jul // | Polícia

Um dos líderes da facção criminosa Katiara foi preso pela polícia na quinta (21), na cidade de Inhambupe, na região nordeste do estado. Segundo a polícia, Isac Davi Bispo da Conceição, 21 anos, é apontado como um dos chefes da quadrilha e também como um dos responsáveis pelo ataque a uma guarnição da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, no bairro de Cajazeiras 11, no dia 7 de junho.

 

Dois policiais militares foram baleados. Os PMs foram socorridos por viaturas da 3ª CIPM para o Hospital Eládio Lasserre, em Cajazeiras 2, e logo em seguida transferidos para Hospital Geral do Estado (HGE). Um dos líderes da facção criminosa Katiara foi preso pela polícia nesta quinta-feira (21), na cidade de Inhambupe, na região nordeste do estado.

 

Segundo a polícia, Isac Davi Bispo da Conceição, 21 anos, é apontado como um dos chefes da quadrilha e também como um dos responsáveis pelo ataque a uma guarnição da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Cajazeiras), no bairro de Cajazeiras 11, no dia 7 de junho. Dois policiais militares foram baleados.  Os PMs foram socorridos por viaturas da 3ª CIPM para o Hospital Eládio Lasserre, em Cajazeiras 2, e logo em seguida transferidos para Hospital Geral do Estado.

Polícia

20 de Jul // | Polícia

Um homem de 30 anos e outro de 37 foram presos na terça (18), em Mato Grosso do Sul, com 28 quilos de pasta base de cocaína que seriam levados para Candeias (BA). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal na quarta (19), o entorpecente estava escondido em dois cilindros de Gás-Natural Veicular em um carro de placas de Uberlândia, dirigido pelo suspeito mais novo, morador no Ceará.

 

O outro suspeito dirigia um veículo de placas de Belo Horizonte (MG) e servia como batedoro do carro com a droga. A função dele era avisar sobre a presença de policiais nas rodovias. Os policiais encontraram troca de mensagens entre eles nos celulares que utilizavam. A apreensão foi na BR-262, em Miranda, segundo o G1.

 

Para a retirada das 17 embalagens do entorpecente foram necessárias horas de trabalho com utilização de ferramentas especiais para a abertura dos cilindros de GNV e serviço especializado de mecânica. Os dois envolvidos, os veículos e o entorpecente foram encaminhados para a Polícia Civil de Miranda. A pena prevista para o tráfico de drogas é de cinco a quinze anos de reclusão. O crime de associação para o tráfico é de reclusão, de três a dez anos.

Polícia

19 de Jul // | Polícia

O governador Rui Costa promoveu uma dança das cadeiras nos comandos de algumas delegacias na capital e interior. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (19). O delegado Roberto da Silva Leal deixou o cargo de coordenador regional da Coorpin em Irecê e remanejado para a 1ª Coorpin de Feira de Santana.

 

Leal ocupará o posto deixado pelo delegado João Rodrigo de Souza Uzzum, que foi exonerado e ainda não foi realocado. O ex-deputado estadual Deraldo Damasceno foi nomeado para comandar a 28ª Delegacia de Polícia do Nordeste de Amaralina. Quem estava nesta unidade era a delegada Francineide Moura de Oliveira, que irá para 6ª DP de Brotas.

 

Maria Dail Sá, que estava à frente da 6ª Delegacia de Polícia de Brotas, passará a ser titular da 1ª Delegacia de Polícia dos Barris. Quem dá lugar à Dail na DP dos Barris é Lúcio Ubirace Gomes Ribeiro, que foi exonerado, mas ainda não foi remanejado na dança das cadeiras. Ana Virgínia Paim foi exonerada do comando da 3ª Delegacia de Polícia do Bonfim e nomeada para liderar a Delegacia para o Adolescente Infrator em Salvador, segundo o Bocão News.

Polícia

18 de Jul // | Polícia

Quatro pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha de roubo de carros foram presas nas cidades de Juazeiro, no norte da Bahia, e em Petrolina, município pernambucano vizinho à Juazeiro, na última segunda (17). Segundo informações da Polícia Civil, o bando roubava carros na Bahia para adulterá-los em Pernambuco.


Em nota, a polícia informou que equipes da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e delegacias de Repressão a Furtos e Roubos  e de Tóxicos e Entorpecentes, sediadas em Juazeiro, prenderam Luiz Carlos Cunha Fernandes, de 27 anos, quando ele transitava com um Fiat Doblò pela Avenida Adolfo Vianna, em Juazeiro.

 

Segundo a Polícia Civil, o veículo foi roubado, no início do mês, em Feira de Satana, cidade que fica a cerca de 100 quilômetros de Salvador, e estava sendo levado para ser entregue aos outros integrantes do bando, em Petrolina. Durante interrogatório, Luiz Carlos disse que levaria o veículo para Rair Félix Caetano, 27 anos, e Ricardo Lopes Silva, 29, na feira livre da Cohab, Parque Massangana, na cidade pernambucana.

Polícia

18 de Jul // | Polícia

Dois dos PMs envolvidos no latrocínio (roubo seguido de morte) contra o casal Renato Giffoni Habib e Nélida Cristina de Oliveira Habib, no bairro de Placaford, em Salvador, ocorrido em setembro de 2016 receberam mais um mandado de prisão. Desta vez, por conta de sequestro e extorsão ocorridos em outubro do ano passado, na cidade de Vitória da Conquista.

 

A Polícia Civil não detalhou como foi o sequestro na cidade do sudoeste da Bahia. O soldado Jonas Oliveira Góes Júnior e o cabo Ronaldo Pedro de Souza já estão presos no Centro de Custódia Provisória da Polícia Militar, no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

 

Mesmo com o PM Jonas já preso, a polícia foi até um dos imóveis dele, no bairro de de Castelo Branco, em Salvador, onde encontrou 50 munições intactas para pistola calibre 380. Segundo informações da Polícia Civil nesta segunda-feira (17), o mandado de prisão foi cumprido na sexta-feira (14), por investigadores do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

Polícia

14 de Jul // | Polícia

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha ficou calado durante o depoimento à Operação Cui Bono, na Polícia Federal (PF), em Curitiba, na manhã desta sexta-feira (14). A informação foi confirmada pelo advogado dele, Délio Lins e Silva Júnior. A Operação Cui Bono investiga um esquema de fraudes na Caixa Econômica Federal.

 

"Ele ficou calado porque o depoimento era referente aos mesmos fatos que estão em apuração na ação penal lá em Brasília. Aí, ele ficou calado porque vai prestar os esclarecimentos lá", afirmou o advogado. A defesa ainda negou a relação entre o silêncio de Cunha e uma possível delação premiada. "Não existe qualquer acordo de delação ou pretensão", reforçou.

 

Para prestar depoimento, Cunha foi levado do Complexo Médico-Penal (CMP), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde está preso desde o ano passado, para a Superintendência da PF. Ele chegou por volta das 10h; o depoimento estava marcado para começar às 11h. O vídeo acima mostra o momento em que ele chega à PF.  Foi o delegado Maurício Moscardi, de Curitiba, quem conduziu a oitiva. Entretanto, as perguntas vieram da PF de Brasília.

Polícia

14 de Jul // | Polícia

Nesta sexta-feira (14), por meio de nota, a Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado da Bahia informa que a Polícia Federal não dispõe de sistema de monitoramento eletrônico de pessoas, a tornozeleira eletrônica. Ainda segundo a PF, “tal função não é afeta à atividade de polícia judiciária desempenhada pela Polícia Federal, e sim ao sistema prisional, seja ele o federal ou o estadual”.

 

Por fim, argumenta ainda que essa impossibilidade de cumprimento da decisão proferida para monitoramento eletrônico do ex-ministro e presidente do PMDB na Bahia, Geddel Quadros Vieira Lima, foi informada à 10ª Vara Federal do Distrito Federal.  O ex-ministro foi colocado em prisão domiciliar por ordem do desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

 

O peemedebista havia sido preso em 3 de julho por ordem do juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal, de Brasília, sob acusação de pressionar a mulher do doleiro Lucio Funaro - preso na Operação Sépsis, há um ano - a não fazer delação premiada. Em depoimento, Raquel Pitta, mulher do corretor Lúcio Bolonha Funaro, confirmou à PF ter recebido ligações telefônicas de Geddel nas quais teria sido "pressionada".

Polícia

12 de Jul // | Polícia

Um tiroteio na Avenida Vasco da Gama na tarde desta quarta-feira (12) assustou moradores e motoristas que transitavam pela via por volta das 15h. Os disparos foram efetuados por causa de uma perseguição da Polícia Militar a um grupo de três suspeitos a bordo de um veículo Honda Civic. De acordo com informações do Cicom, na operação um policial militar foi baleado no pé.

 

Ainda segundo o Cicom, os suspeitos foram perseguidos porque estavam praticando assaltos pela região. Os policiais da 11ª CIPM/Barra foram acionados para atender uma ocorrência de roubo do veículo, que teria ocorrido no bairro da Graça. De acordo a PM, os acusados fugiram e foram acompanhados pela guarnição que teve o apoio de viaturas da 41ª CIPM (Federação).

 

Durante a fuga, os indivíduos acabaram colidindo com um táxi em frente à Clínica Hapvida. No momento do confronto os suspeitos estavam em um Honda Fit prata de placa OKS 9514. Ainda segundo a PM, na ação os três indivíduos foram baleados e levados ao Hospital Geral do Estado (HGE). Um dos suspeitos não resistiu aos ferimentos e morreu, os outros dois permanecem internados, segundo o Correio da Bahia.

Polícia

11 de Jul // | Polícia

Dezessete policiais, entre civis e militares, foram mortos na Bahia de janeiro a julho de 2017, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA). A maioria das vítimas é formada por PMs. Dos 17 mortos, 14 foram militares e 3 foram civis. O maior número de casos ocorreu em cidades do interior (10). As ocorrêncais na capital baiana somam 5, enquanto na RMS somam 2.

 

Durante todo o ano de 2016, a SSP registrou 24 mortes de policiais na Bahia. O número computado até pouco mais da metade deste ano já representa 70,8% dos casos ocorridos no ano passado. Das mortes de policiais registradas em 2016, 13 foram em Salvador, duas nas cidades da região metropolitana e nove no interior do estado.

 

A assessoria de comunicação da Secretearia informou que não disponibiliza os dados por cidade -- apenas por região. Com relação aos crimes registrados até agora em 2017, a SSP-BA informou que 13 casos já foram elucidados, com 13 inquéritos remetidos à Justiça. Dos suspeits de envolvimento nesses crimes, nove foram presos e oito mortos em confrontos com policiais. Dos 24 crimes registrados em 2016, 21 foram elucidados.

Polícia

10 de Jul // | Polícia

Duas pessoas forma presas suspeitas de diversos crimes como roubos, tráfico de drogas e homicídios, cometidos em Eunápolis, no sul da Bahia. Ueliton dos Santos Pereira Passos, o Borna ou Bonerges, de 28 anos, e Kalebe Ferreira Alves, 24, foi apresentada à imprensa, nesta segunda-feira (10), na 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

 

O delegado Moisés Damasceno, coordenador da 23ª Coorpin/Eunápolis, informou que Ueliton, apontado como líder de uma quadrilha de traficantes, está envolvido em 20 homicídios e tentativas de homicídios relacionados à disputa pelo controle da venda de drogas na cidade. Além disso, tanto ele quanto Kalebe tinham mandados de prisão preventiva em aberto por roubo de veículo.

 

Presos com um revólver, de calibre 38, 14 munições e dezenas de pedras de crack, na terça-feira (4), Ueliton e Kalebe foram conduzidos à Delegacia Territorial (DT) de Ipiau, por policiais militares, segundo a Polícia Civil. Na unidade, os policiais constataram que a dupla era procurada pela 23ª Coorpin/Eunápolis, que foi comunicada sobre as prisões. Ueliton foi indiciado pelos homicídios e, juntamente com Kalebe, será encaminhado ao sistema prisional.

Polícia

09 de Jul // Gildásio Cavalcante | Polícia
Um ex-morador da cidade de Santo Antônio de Jesus, suspeito de envolvimento em sequestros no estado do Ceará foi preso na sexta-feira (7) em Lauro de Freitas. Celso Almeida Andrade, 42 anos, estava com dois mandados de prisão em aberto e foi localizado com um fuzil AR 556, arma de uso restrito.
 
O delegado Paulo Roberto Guimarães, da Coordenação de Repressão a Roubos Contra Instituições Financeiras do Draco, informou que, com Celso, foram apreendidos ainda dois carregadores e 47 munições para o mesmo calibre, além de uma para 9mm e uma para espingarda calibre 12. No carro em que o suspeito estava foram encontrados também oito documentos de veículos e duas identidades falsas, uma delas utilizada para comprar o veículo. Sete pendrives e 13 celulares também foram apreendidos.
 
Celso também é investigado por participar de assaltos a bancos na Bahia e já havia sido preso, no estado, por formação de quadrilha. Ele tem passagens pela polícia em Fortaleza, por envolvimento em sequestros.

Polícia

09 de Jul // Gildásio Cavalcante | Polícia

A Polícia Civil do estado de Pernambuco concluiu o caso de uma quadrilha especializada em roubos a carros-fortes. Durante um dos ataques, que aconteceu na BR-153, em dezembro de 2014, três vigilantes foram mortos entre as cidades de Morrinhos e Goiatuba.

 

De acordo com o delegado Alex Vasconcelos, a investigação durou cerca de dois anos e meio e concluiu que César Almeida de Andrade, conhecido como Alemão, (ex-morador de Santo Antônio de Jesus na Bahia), foi o autor dos tiros que atingiu os agentes. O delegado ainda afirmou que Alemão estava morando há cerca de seis meses em uma casa no setor Veiga Jardim IV, em Aparecida de Goiânia.

 

Quando os agentes chegaram ao local foram recebidos com tiros por Alemão e um dos seus seguranças, Valdenir dos Anjos Martins, que foram mortos durante o confronto na última quarta-feira (5/7). Alemão que era paraplégico, era considerado um dos maiores ladrões de carros-fortes do Brasil, sendo procurado em diversos estados do país.

Polícia

08 de Jul // Lucas Vinícius | Polícia

Terminou de forma trágica o desaparecimento de Anderson de Jesus Silva, de 34 anos, morador do bairro Dona Rosa em Cruz das Almas. O mesmo saiu de casa no início da semana sem dizer pra onde ia.

 

Em busca de notícias, a mãe dele chegou a divulgar o desaparecimento do filho nas redes sociais e emissoras de rádio da cidade.

 

 O corpo foi encontrado por populares na manhã deste sábado (8) no Rio Paraguaçu, no trecho que pertence ao município de Santo Estevão.

Polícia

06 de Jul // | Polícia

A Polícia Federal e o Ministério Público do Estado da Bahia deflagram na manhã desta quinta-feira, 06, mais uma fase da Operação Adsumus, com o objetivo de desarticular esquema criminoso de desvio de verbas públicas, fraudes à licitação, corrupção e lavagem de dinheiro. Cerca de 40 Policiais Federais cumprem oito mandados de busca e apreensão

 

Há também sete mandados de condução coercitiva nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas e Santo Amaro, todos na Bahia. Conforme apurado durante as investigações, o esquema ilícito funcionava através de três núcleos empresariais que recebiam da Prefeitura de Santo Amaro valores para realizar obras públicas, fornecer material de construção e alugar maquinário.

 

Além do direcionamento e outras fraudes e irregularidades nos processos licitatórios, verificou-se que parte das obras contratadas era realizada por servidores da própria prefeitura, que assim absorvia parte dos custos e possibilitava o desvio do dinheiro. Após, os valores recebidos pelos empresários eram transferidos a um operador do pagamento de propina, que os retransmitia aos agentes políticos e servidores públicos envolvidos.

Polícia

05 de Jul // Leonardo Sousa | Polícia

A suspensão de operações em épocas de festas, a redução de rondas e o cancelamento de resgates aéreos estão entre as medidas tomadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Bahia, para redução de gastos. A informação foi passada pela assessoria da corporação no estado, nesta quarta-feira (5). As medidas passam a valer a partir da quinta-feira (6).

 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apesar da redução do operacional, não há previsão de demissão de nenhum dos cerca de 600 agentes rodoviários em atividade na Bahia. Além disso, segundo a PRF, os 23 postos de atendimento do estado continuarão com funcionamento normal, com atendimento 24h, segundo informações do G1.

 

Os postos da PRF na Bahia ficam localizados nas cidades de Alagoinhas, Jequié, Barreiras, Milagres, Camacam, Paulo Afonso, Capim Grosso, Poções, Ribeiro do Pombal, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Seabra, Gandu, Senhor do Bonfim, Humildes, Simões Filho, Ibotirama, Teixeira de Freitas, Itaberaba, Vitória da Conquista, Itabuna e na Divisa do estado com Minas Gerais.





Classificados


Enquete



Mais Lidas