Notícias

Polícia

Polícia

21 de Out // Gildásio Cavalcante | Polícia

Uma quadrilha foi presa após policiais rastrear o sinal do GPS de um celular roubado em uma clinica no Largo de Roma, em Salvador. De acordo com a Polícia Militar, o sinal do aparelho roubado levou os PMs ao esconderijo dos criminosos, um terreno baldio, localizado na rua Papa Urbano VIII, no bairro do Uruguai. O caso aconteceu na quinta-feira (20).

 

Ainda segundo a polícia, quando os policiais chegaram ao local foram recebidos a tiros por um dos suspeitos que acabou se rendendo em seguida. Além dele, a polícia também prendeu quatro suspeitos que estavam escondidos no mesmo local.

 

Com o grupo, foi encontrado os pertencens roubados na clínica como 13 celulares, um tablet e três relógios. Uma pistola calibre 380, 51 trouxas de maconha, 55 balinhas de cocaína e 32 pedras de crack foram apreendidos.

Polícia

20 de Out // | Polícia

Um médico residente em pediatra está entre os oito presos em Salvador, durante a operação “Luz na Infância”, de combate à pedofilia, realizada nesta sexta (20) na Bahia, Distrito Federal e outros estados. As informações são da Polícia Civil na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente de Salvador.

 

Apreensões também foram feitas nas casas dos presos e no computador de um deles, a polícia encontrou um vídeo que registrou o abuso sexual de um bebê de seis meses. De acordo com o Ministério da Justiça, 108 pessoas foram presas em flagrante até as 14h30, no país. Conforme a polícia, não há registros, nem denúncias de abuso sexual contra o médico.

 

Nas residências dos oito presos foram encontrados computadores, pendrives, CDs, DVDs e diversos equipamentos de armazenamento de dados. Além do médico, um aposentado, um auxiliar administrativo, um estudante de engenharia química, um técnico em informática e outros dois homens cuja profissão não foi revelada também foram presos. De acordo com a polícia, parte deles mora em bairros de classe média de Salvador.

Polícia

20 de Out // | Polícia

Oito pessoas foram presas em flagrante em Salvador, nesta sexta-feira (20), durante a operação nacional "Luz na Infância", em combate à pedofilia. Não foram informados os nomes dos presos, nem para onde foram levados. Na capital baiana, também foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em diversos bairros.

 

A operação foi deflagrada pela Polícia Civil em 24 estados e no Distrito Federal, e prendeu mais de 90 pessoas em todo o país até por volta das 8h24. Em Salvador, foram cumpridos mandados de busca nos bairros do Stiep, Chame-Chame, Pituba, Barbalho, Barroquinha, Itapuã, Coutos e Caminho de Areia. Ainda não há balanço sobre o que foi apreendido.

 

Os alvos da operação foram identificados através de um levantamento de informações pela Senasp e a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil - Adidância da Polícia de Imigração e Alfandega em Brasília (US ImmigrationandCustomsEnforcement-ICE). Com base em informações e evidências coletadas em ambientes virtuais, a polícia instaurou inquéritos policiais e representou pelas buscas e apreensões junto ao Poder Judiciário.

Polícia

20 de Out // | Polícia

Um relatório da Polícia Federal aponta que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, fizeram 33 ligações entre si pelo aplicativo WhatsApp em dois meses. De acordo com informações divulgadas inicialmente pelo BuzzFeed News, o período avaliado pela PF foi entre 16 de março e 13 de maio.

 

O documento foi anexado a um dos processos que tramitam em sigilo no STF e tem o ministro Edson Fachin como relator. As ligações foram descobertas a partir dos celulares apreendidos com Aécio na Operação Patmos, deflagrada no dia 18 de maio. Uma das ligações aconteceu no dia 25 de abril, quando Gilmar suspendeu um depoimento que Aécio prestaria à PF no dia seguinte.

 

Aécio foi avaliado quando passou a ser investigado por suspeita de receber propina da JBS e foi alvo de uma operação da Polícia Federal. As conversas feitas por meio do WhatsApp não ficam gravadas nos aparelhos e são imunes a grampos. Portanto, não é possível saber o conteúdo dos diálogos, "restando tão somente evidenciado a frequência de contato entre as autoridades em questão", diz o relatório.

Polícia

19 de Out // | Polícia

Com atuação há quase 50 anos no de Teixeira de Freitas, um idoso de 86 anos surpreendeu os moradores da região ao ser preso em operação intitulada como "Senhores da Armas". Com ele e outros três comerciantes da cidade, a Polícia Civil diz que apreendeu 122 armas de fogo de diversos calibres, mais de 1,2 mil munições e três quilos de chumbo.

 

O material era vendido ilegalmente em empreendimentos de pequeno porte conhecidos pela venda de utensílios diversos para o lar. O idoso de 86 anos, identificado como Oto Moreira Morbeques, é dono do espaço chamado de Casa Morbeck. Os demais comerciantes presos, dentre eles idosos que não tiveram as idades informadas.

 

São eles: Agnelson Ferraz e Ulimar Cardoso Ferraz, ambos da "Oficina Confiança", e Dourivaldo dos Santos, do espaço "Julinho Sanfona". Investigadores apuraram que as vendas nas três lojas eram feitas sem nenhum controle e que as armas estavam acessíveis a qualquer pessoa que se interessasse pelos artefatos. Todas as prisões foram feitas em flagrante no dia 11 de outubro e divulgadas pela Polícia Civil nesta semana.

Polícia

19 de Out // | Polícia

Cinco homens suspeitos de tráfico de drogas e assaltos a vários ônibus foram presos em flagrante na manhã desta última quarta-feira (18), no bairro de Itapuã, em Salvador, após a polícia rastrear os sinais dos GPS's de alguns celulares roubados em coletivos da capital baiana segundo informações da Polícia.

 

De acordo com a polícia, os suspeitos figiam ser surfistas para conseguir entrar nos coletivos sem levantar suspeitas, para poder assaltar os passageiros. Uma prancha de surf usada nos crimes foi apreendida. Conforme a polícia, a prancha foi identificada em várias imagens de câmeras de segurança de ônibus assaltos na região da orla da capital baiana.

 

Os suspeitos, identificados pela polícia como Marcone Cléber Lima, de 35 anos, Carlos Alessandro Rebouças, de 23, Marcelo Santos Souza, de 23, Danilo Santos de Jesus, de 25, e Valdeílson Santos Silva, de 24, foram localizados em um imóvel, na comunidade da Baixa da Soronha. Segundo a polícia, além de servir como ponto de venda de drogas, o local também era usado para receptar os objetos roubados durante os assaltos.

Polícia

19 de Out // | Polícia

O ex-presidente Lula afirmou na quarta (18) que o senador Aécio Neves (PSDB-MG), por ter "vendido ódio", "plantou ódio e está colhendo tempestade". Por decisão do Senado na noite de terça (17), Aécio retomou o mandato, do qual estava afastado, e deixou o recolhimento domiciliar noturno, medidas que haviam sido impostas pelo STF.

 

Em entrevista na manhã desta quarta para a Rádio Super Notícia, de Belo Horizonte, o petista disse que nas campanhas presidenciais que disputou e perdeu (em 1989, 1994 e 1998) não vendeu "ódio como o Aécio (Neves) vendeu quando perdeu para a Dilma (Rousseff, em 2014)". "Vendi paz e amor."

 

Lula, que inicia no próximo dia 23, a etapa mineira de sua caravana, voltou a afirmar que vai ser candidato novamente ao Planalto no ano que vem - "Só porque não querem" -, mas disse que está "nu" diante das investigações das quais é alvo no âmbito da Operação Lava Jato. O petista também disse se dizer vítima de um "pacto maquiavélico" entre Polícia Federal, o Ministério Público, Poder Judiciário e a imprensa para tirá-lo da disputa de 2018.

Polícia

18 de Out // | Polícia

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia federal (ADPF) divulgou nota na qual defende e pede “urgência” ao presidente Michel Temer na sanção de um projeto aprovado pelo Congresso Nacional que altera a Lei Maria da Penha ao permitir que delegados concedam medidas protetivas de urgência a vítimas da violência doméstica.

 

Atualmente, apenas magistrados podem definir as medidas protetivas nos casos de violência doméstica. Aprovado na semana passada pelo Senado Federal, o projeto é alvo de críticas por parte de entidades ligadas a movimentos de direitos humanos e por outras vinculadas ao Poder Judiciário segundo informações do G1.

 

Até mesmo a farmacêutica Maria da Penha, 71 anos, que dá nome à lei de combate à violência doméstica, disse que no início viu com bons olhos o projeto que busca mudar o texto da legislação, mas, ao se inteirar do assunto, ficou preocupa com a mudança "inconstitucional" e passou a engrossar a fileira dos militantes de direitos humanos que pedem que o presidente Michel Temer vete parcialmente o projeto.

Polícia

18 de Out // | Polícia

Na terça-feira (17), o Senado derrubou as medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao senador Aécio Neves (PSDB-MG). O tucano é acusado de crime de corrupção e obstrução da Justiça. Dos 44 senadores que votaram para salvar o mandato do congressista, ao menos 19 são alvo de processos na Lava Jato.

 

Dos 21 senadores do PMDB, 19 votaram pela derrubada das medidas determinadas pelo STF. Dos 19, ao menos 10 têm problemas na Lava Jato. No partido do presidente Michel Temer, foram apenas dois votos contrários ao tucano: Kátia Abreu (PMDB-TO), também alvo da Lava Jato, e Roberto Requião (PMDB-PR).

 

Durante a sessão, as defesas mais enfáticas para salvar o tucano partiram dos investigados. Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo, descumpriu recomendação médica e compareceu ao plenário para defender o senador. "Quis Deus que eu tivesse a saúde para que, depois de operado, estivesse aqui hoje também para falar desta tribuna como último orador", disse o peemedebista.

Polícia

17 de Out // | Polícia

Um suspeito morreu, cinco foram presos e dois menores foram apreendidos em uma operação contra roubo e tráfico de drogas na cidade de Ilhéus, sul da Bahia. Armas, drogas e celulares também foram apreendidos com o grupo. A Operação Castelo de Areia da Polícia Militar ocorreu na segunda-feira (16), no distrito de Castelo Novo.

 

Os policiais foram até uma casa onde criminosos estavam escondidos e foram recebidos a tiros. No revide, um homem identificado com o prenome de Matheus, foi atingido e socorrido para o Hospital Luís Viana Filho, mas não resistiu aos ferimentos. Dois homens, uma mulher e um menor que estavam na casa se renderam.

 

A polícia foi até outra casa, onde outra mulher foi presa com uma quantidade de maconha e crack. Em outro local, a PM apreendeu um menor e um homem, com uma espingarda artesanal, um simulacro de arma de fogo, e alguns aparelhos celulares. Segundo a PM, eles foram reconhecidos pelas vítimas do assalto do ônibus da empresa São Miguel. Todos os envolvidos e material apreendido foram encaminhados para a 7ª Coorpin em Ilhéus.

Polícia

17 de Out // | Polícia

A PF fez buscas e apreensões no gabinete do deputado federal Lúcio Vieira Lima, e em endereços residenciais em Brasília e Salvador, na segunda (16). Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, dois em Brasília — no apartamento funcional do parlamentar e em seu gabinete na Câmara dos Deputados — e dois em Salvador — na casa de Lúcio.

 

Depois de quatro horas de trabalho, policiais federais deixaram o gabinete dele na Câmara Federal, por volta das 10h45 (horário de Brasília). Servidores do Congresso Nacional que viram os policiais federais deixando o prédio disseram que eles levavam malas e malotes com material apreendido.

 

Mesmo depois da saída dos policiais federais, o gabinete do parlamentar permanece fechado. Na capital baiana, de acordo com a Coluna do Estadão, a PF apreendeu quadros no apartamento do parlamentar durante ação de busca, no bairro do Chame Chame. Os agentes chegaram a se encontrar com Lúcio na capital baiana, mas, como ele não foi alvo de condução coercitiva e nem de pedido de prisão, não foi levado para prestar depoimento.

Polícia

16 de Out // | Polícia

Em um desdobramento da operação que apreendeu em setembro R$ 51 milhões em dinheiro vivo em um apartamento de Salvador, a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã desta segunda-feira (16) no gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) na Câmara dos Deputados.

 

Os policiais federais deixaram o prédio do Legislativo em dois carros pretos descaracterizados pouco antes das 11h, depois de terem ficado cerca de cinco horas no gabinete do peemedebista. Os investigadores deixaram o parlamento com um malote e uma mala de mão. A reportagem não conseguiu localizar a assessoria do parlamentar baiano.

 

Lúcio é irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, por suspeita de ser o dono da fortuna apreendida no mês passado no apartamento de um bairro nobre da capital baiana. A defesa de Geddel afirmou ao G1 que vai divulgar nota assim que tiver acesso à decisão judicial que autorizou os mandados de busca e apreensão no gabinete de Lúcio Vieira Lima.

Polícia

16 de Out // | Polícia

Um um desdobramento da operação que apreendeu em setembro R$ 51 milhões em dinheiro vivo em um apartamento de Salvador, a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã desta segunda-feira (16) no gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) na Câmara dos Deputados.

 

O deputado Lúcio é irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, por suspeita de ser o dono da fortuna apreendida no mês passado no apartamento de um bairro nobre da capital baiana. No apartamento, a Polícia Federal encontrou R$ 51 milhões guardados em várias malas.

 

Agentes da PF chegaram a interditar na manhã desta segunda o acesso ao sexto andar do anexo IV, onde fica o gabinete do peemedebista.  Além do gabinete do deputado, também há buscas na residência de Lúcio Vieira Lima em Brasília e no prédio em que ele e o irmão têm apartamentos em Salvador. Em setembro, as investigações sobre o assunto foram remetidas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Polícia

16 de Out // | Polícia

Adson Muniz Santos, ex-vereador e atual suplente de Jussiape, município baiano, foi identificado como autor de uma série de estupros em São Paulo. Na saída de um supermercado nos Jardins, zona nobre de São Paulo, as câmeras de segurança registraram o que seria sua última abordagem.

 

Ele mostra um falso distintivo de policial na janela do carro de uma mulher, entra e passa duas horas no interior do veículo, enquanto faz ameaças e abusa sexualmente da vítima. Mas suas iscas eram variadas, outra vítima relata que o agressor se identificou como produtor da Globo, com promessas de realizar seu sonho de participar de um progama de televisão.

 

Após a denúncia das duas ocorrências, a delegada da Delegacia da Mulher viu semelhança entre os casos e chegou à conclusão de que se tratava do mesmo autor. Na quarta-feira, dia 11 de outubro, Adson foi preso com documentos falsos e uma arma de brinquedo, mas negou as acusações. Depois da prisão, outras sete mulheres estiveram na delegacia e reconheceram o agressor, que cumpre prisão temporária enquanto aguarda investigação.

Polícia

14 de Out // | Polícia

Três criminosos, entre os mais procurados pela polícia da Bahia, entraram para o "Baralho do Crime", da Secretaria de Segurança Pública. O catálogo reúne os foragidos, com informações como nome, apelido, área de atuação, além de foto, a fim de contar com a ajuda de denúncias anônimas que ajudem na localização.

 

Conforme publicação feita neste sábado pela SSP-BA, Matheus Roberto Costa Souza, o "Boca Preta", se tornou o novo "Oito de Copas". Com atuação na Federação e bairros próximos, em Salvador, o homem é procurado por homicídio qualificado e substitui Adelson dos Santos Moreira Ramo.

 

Preso por matar a ex-namorada, o antigo "Cinco de Paus" Adriel Montenegro dos Santos deu lugar a Adriano Luiz Rocha Dantas, conhecido como "Pé de Ferro". O foragido atuava na Liberdade e tem mandado de prisão por homicídio. No naipe de Ouros, o traficante Antônio Moreira da Costa Júnior, o "Tentem" ou "Júnior do Gás", entrou no lugar de Venício Bacellar Costa, o "Fofão" ou "Doido", preso em São Paulo.

Polícia

13 de Out // | Polícia

Até setembro deste ano, um total de quase 65,5 mil trotes foi endereçado ao Centro de Comunicações da Secretaria da Segurança Pública do Estado. A unidade recebe chamadas nas centrais de atendimento da Polícia Militar (190), Civil (197) e do Corpo de Bombeiros (193). O problema atrapalha o auxílio a quem de fato precisa do serviço policial.

 

Conforme o diretor de operações da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) da Secretaria da Segurança Pública, coronel PM Moisés Brito de Oliveira, crianças são a maioria dos quem passam trotes. As ligações falsas costumam ser feitas durante o dia, sendo mais frequentes no período de férias escolares.

 

“Os prejuízos são agravantes, além do gasto com combustível para deslocar viaturas em vão, corre-se o risco de tirar guarnições de patrulhamento da disposição de pessoas com denúncias verídicas”, diz o coronel. A brincadeira de mau gosto é ilegal e o coronel sinaliza para a responsabilização. “Como qualquer outro crime, a pessoa que vier a ser identificada praticando responde penalmente pela sua ação”, declarou.

Polícia

12 de Out // | Polícia

Uma operação intitulada “Operação Senhores das Armas” realizada pelas polícias Militar e Civil, apreendeu diversas espingardas, pistolas e revólveres, muitos de uso exclusivo, além de farta munição foram encontrados em três estabelecimentos que atuavam de maneira clandestina, em Teixeira de Freitas nesta quinta (12).

 

Os estabelecimentos inicialmente mapeados foram a Casa Morbeck e Julinho da Sanfona. Nas apreensões diárias de armas com criminosos, em depoimento, eles relatavam comprar nesses estabelecimentos. Com mandados de busca e apreensão concedidos pela Justiça os locais foram vasculhados.

 

Durante as diligências chegou a informação de que na Oficina Confiança a mesma prática ocorria. As equipes da PM e PC foram até o local e apreenderam mais armas, munições, e outros materiais. Na ação foram presos em flagrante Oto Moreira Morbeques, dono da Morbeck, Dourivaldo dos Santos, proprietário da Julinho da Sanfona, Agnelson Ferraz e Ulimar Cardoso Ferraz, responsáveis pela Oficina Confiança.

Polícia

11 de Out // | Polícia

Dois homens foram presos em flagrante após tentarem assaltar uma agência do Banco Santander no Corredor da Vitória, na manhã desta quarta-feira (11), de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Com a dupla, foi apreendida uma pistola. Cerca de cinco pessoas que estavam no local, no momento do crime, foram mantidas reféns.

 

Outra agência do mesmo banco foi assaltada nesta última terça-feira (10), no bairro do Comércio, mas de acordo com a polícia, os casos não têm relação e dois dos suspeitos do assalto na terça-feira já foram identificados. Eles são de fora da Bahia e já foram presos em São Paulo segundo a polícia.

 

A polícia não detalhou as causas da prisão anterior e disse que está em busca da identificação do restante da quadrilha. Com relação à tentativa de assalto desta quarta-feira, a polícia negociou a rendição dos criminosos durante cerca de 20 minutos. Depois que os homens se entregaram, os reféns foram liberados sem ferimentos. A gerente da agência, que foi rendida pelos criminosos, relatou como ocorreu a ação.

Polícia

10 de Out // | Polícia

Funcionários do banco Santander da agência da Calçada, que foi assaltada na manhã desta terça-feira (10), serão investigados pela polícia. Os policiais acreditam que algum dos trabalhadores tenha facilitado a ação para os criminosos. Em nota, o Santander informou que está colaborando com a investigação.

 

A suspeita surgiu depois que os investigadores descobriram que a porta de acesso à área de abastecimento dos caixas eletrônicos, onde houve o roubo, estava aberta antes dos criminosos chegarem. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), três homens com bonés pretos e outro com camisa azul entraram na área exclusiva a funcionários e anunciaram o assalto.

 

Os bandidos levaram uma mochila contendo um notebook e uma pequena quantia de dinheiro enrolada em um elástico. Mais cedo, a Polícia Militar divulgou que os assaltantes levaram um malote do banco, mas a informação foi retificada pela SSP. O valor não foi divulgado. O local do roubo fica atrás dos caixas eletrônicos, por isso, não é de acesso ao público, e os bandidos fugiram por onde entraram.

Polícia

10 de Out // | Polícia

Preso durante operação em São Paulo, Venicio Barcellar, conhecido como “Fofão”, chefe de uma das maiores facções criminosas da Bahia, usava a família para lavar o dinheiro que ganhava com o tráfico de drogas. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança de Pública da Bahia durante coletiva nesta terça (10).

 

A apresentação do suspeito ocorreu logo após transferência dele de São Paulo para a capital baiana. Segundo a Secretaria de Segurança de Pública, Fofão usava a mãe, dois irmãos e um cunhado na lavagem de dinheiro. O órgão diz que os familiares comandavam uma empresa de produção de festas para operacionalizar o esquema.

 

A Secretaria de Segurança de Pública afirma que, com a empresa, os parentes de Fofão conseguiam ocultar e distribuir o dinheiro sem chamar atenção. Os parentes do traficante chegaram a ser presos em uma operação na Bahia, mas acabaram sendo liberados após o entendimento da Justiça de que não apresentavam "risco ofensivo à sociedade". Eles respondem os processos em liberdade.

Polícia

10 de Out // | Polícia

De quarta (11) até domingo (15), a Polícia Rodoviária Federal instaurou na Bahia a Operação 12 de Outubro. Como o feriado caiu na quinta, a perspectiva é de 40% de aumento no fluxo de veículos nas rodovias baianas. De acordo com a PRF-BA, os dias de maior movimentação são os de saída (quinta e sexta) e de retorno (domingo).

 

Levando em consideração dados de feriados similares, a polícia direcionou ações de prevenção e fiscalização para coibir excessos de velocidade, embriaguez, ultrapassagens proibidas e infrações envolvendo motos. Haverá patrulhamento ostensivo e reforço no policiamento nas rodovias federais com foco na diminuição dos índices de morte após acidentes de trânsito.

 

A favor da fluidez nas estradas durante o período de grande circulação de carros, a portaria 21 e 24 de março de 2017 foi editada. O objetivo é proibir em determinados dias e horários, o trânsito de Combinações de Veículos de Cargas, portando Autorização Especial de Trânsito, de Combinações de Transporte de Veículos e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas, portando ou não a AET, bem como o trânsito dos demais veículos portadores de AET.

Polícia

10 de Out // | Polícia

O empresário Ricardo Peixoto Silva, 37 anos, preso na segunda (9) pela Polícia Federal por suspeita de vender suplementos produzidos clandestinamente em Feira de Santana, vendia seus produtos para seis academias em Salvador, cujos nomes não foram divulgados. Segundo informações do jornal Correio, Ricardo foi descoberto após denúncia.

 

"Esse tipo de caso não é investigado pela Polícia Federal, mas sempre que recebemos uma denúncia verificamos quem é o denunciado. Quando levantamos as informações sobre Ricardo, descobrimos que ele estava fraudando o sistema financeiro e, por isso, a corregedoria (da PF) determinou que fosse aberta uma investigação", explicou um dos policiais.

 

Segundo a polícia, o nome do suspeito era Ricardo Ribeiro Peixoto até 2001 – ele era filho bastardo de um empresário e não havia sido registrado pelo pai. Em 1994, o pai morreu e deixou alguns imóveis para partilha entre os herdeiros. Neste momento, Ricardo entrou na Justiça e pediu o reconhecimento de paternidade, o que só ocorreu em 2001, resultando na mudança de nome. Ele passou a se chamar Ricardo Peixoto Silva.

Polícia

07 de Out // | Polícia

A Polícia Federal deverá abrir novo inquérito para apurar supostas fraudes de dirigentes da J&F com financiamento do BNDES. Investigadores da Operação Bullish suspeitam que parte do dinheiro obtido pela empresa no banco estatal teria sido desviado para finalidades não previstas nos contratos de financiamento.

 

A polícia suspeita que o negócio resultou num prejuízo de R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos. No início das investigações, o dano estimado era de R$ 1,2 bilhão. Pelas investigações da polícia, dirigentes da J&F não conseguiram comprovar a devida aplicação dos financiamentos, conforme previa o contrato entre a empresa e o banco.

 

"Não foi possível confirmar se os recursos do BNDESPar transferidos para a JBS foram efetivamente empregados conforme os projetos aprovados, nem se os sócios fundadores integralizaram os recursos devidos no contexto de operações de aumento de capital pactuadas", diz o relatório. A partir das informações e de pedidos da PF, o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal, ampliou o bloqueio dos bens dos empresários Joesley e Wesley Batista, entre outros familiares ligados ao grupo J&F.

Polícia

05 de Out // | Polícia

Um vereador do município de Novo Horizonte foi detido ao ser flagrado dirigindo uma picape com placa adulterada por uma estrada no trecho da cidade de Seabra, região da Chapada Diamantina, no final da noite desta última quarta-feira (4) segundo o G1. Ele foi encaminhado à delegacia, ouvido e liberado em seguida.

 

De acordo com o delegado Marcos Alessandro, da Coordenadoria de Polícia de Seabra, Gean Carlos Santos de Oliveira (PSC) estava na estrada quando o carro parou por conta de um defeito. Ele pediu ajuda a uma guarnição da polícia, e durante o apoio, um dos policiais verificou o número do chassi.

 

Os policiais descobriram que o dado não conferia com a placa do veíulo dirigido por Gean, e o conduziram à delegacia. Lá, ele foi ouvido e disse que não sabia da adulteração, pois o carro foi comprado na mão de terceiro. Segundo o delegado, a polícia não acredita que ele tenha feito a adulteração e que uma investigação foi aberta para localizar o vendedor do carro, que pode ser o responsável por falsificar a placa. O veículo ficou apreendido.

Polícia

04 de Out // | Polícia

Emerson Rocha dos Santos, o Barriga, de 28 anos, e Jerfeson Palmeira Soares Santos, o Jel, 30, foram presos na Mata Escura, em Salvador, na terça-feira (3), suspeitos de torturarem uma adolescente, rasparem a cabeça dela sob a mira de uma pistola e de um revólver e filmarem toda a ação segundo a Polícia Civil.

 

A dupla foi flagrada por investigadores da 11ª Delegacia Territorial, de Tancredo Neves, e por equipes do Departamento de Polícia Metropolitana, próximo a um ponto de venda de drogas, na Rua Sete de Setembro, na localidade do 13. Com Barriga e Jel, a polícia apreendeu nove porções de maconha, um tablete da mesma droga, seis pinos de cocaína e uma balança de precisão.

 

A polícia apurou que a pistola exibida no vídeo, onde a adolescente aparece sendo agredida, pertence a Emerson. A delegada Lúcia Jansen afirmou que vai investigar a participação dos dois no vídeo e, ao final do inquérito, se ficar provado que foram eles, vão responder pelos crimes de sequestro e de tortura. Barriga e Jel foram autuados em flagrante por tráfico e associação para o tráfico e serão encaminhados ao sistema prisional.

Polícia

04 de Out // | Polícia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada desta quarta-feira (4), em Campo Grande, 946,8 quilos de maconha que estavam em um carro roubado, cujo motorista fugiu segundo informações do G1. O veículo estava lotado de tabletes de maconha e tinha placas de Campo Grande.

 

Os policiais verificaram que as placas verdadeiras eram de Feira de Santana (BA) e que o carro havia sido roubado em 2015. De acordo com informações do boletim de ocorrência, policiais que faziam fiscalização no posto 21, localizado na BR-163, deram ordem de parada ao veículo, mas o motorista desobedeceu, fez retorno e seguiu em alta velocidade.

 

Houve perseguição e o suspeito até derrubou cancela de posto de pedágio perto do distrito de Anhanduí. No local, ele abandonou o carro e fugiu. Segundo a PRF, o tipo de tráfico em que o carro é modificado para o transporte de drogas e o motorista arrisca fuga em alta velocidade é chamado de cavalo doido. Em uma semana, a PRF apreendeu 8 toneladas de drogas na região de Campo Grande.

Polícia

04 de Out // | Polícia

Dois carros foram encontrados em uma estrada que liga as cidades de Buerarema e São José da Vitória, ambas no sul da Bahia, na terça (03). De acordo com a polícia os veículos achados foram usados no assalto a um banco de Buerarema, na madrugada do mesmo dia. Os veículos estavam carbonizados a aproximadamente 11 km do local do crime.

 

Conforme a polícia, os modelos dos carros encontrados batem com a descrição dada por testemunhas do assalto. Os veículos serão periciados. A polícia disse, ainda, que é uma prática comum na cidade que veículos envolvidos em assalto sejam carbonizados, para apagar digitais e vestígios do crime.

 

Um terceiro carro que foi usado no assalto não foi encontrado e a polícia suspeita que ainda esteja com os criminosos. O assalto foi agência do Banco do Brasil, na madrugada de terça-feira. O local ficou parcialmente destruído, porque os cofres foram explodidos. Na ação, os bandidos ainda atiraram em imóveis e os disparos atingiram a sede da prefeitura da cidade, que fica perto da agência segundo informações do G1.

Polícia

04 de Out // | Polícia

Dois homens morreram em confronto com policiais civis no final da tarde desta última terça-feira (03), na zona rural de Cotegipe, município do oeste baiano. Um comparsa da dupla, que também participou da troca de tiros, conseguiu fugir. Um quarto homem foi preso por guardar 40kg de maconha.

 

Segundo a polícia, Lourival dos Santos Junior e Lucas Alves da Câmara estavam escondidos em uma casa. A dupla era procurada por suspeita de um homicídio na noite de segunda-feira (2). Quando perceberam a chegada dos agentes, os suspeitos atiraram contra os policiais segundo informações do G1.

 

Eles foram baleados e foram socorridos, conforme a polícia. Os dois foram levados para o hospital da cidade, mas não resistiram aos ferimentos. O suspeito que conseguiu fugir foi identificado pelo apelido de ‘Mister M’. Até a publicação desta reportagem, a polícia ainda não tinha informações do paradeiro dele. Ele é suspeito de participação em um roubo a banco na região e de tráfico de drogas.

Polícia

03 de Out // | Polícia

Foi enterrado na tarde desta terça-feira (3) o sargento da reserva da Polícia Militar Carlos José de Jesus Cruz, de 50 anos, morto a tiros no bairro de Brotas, em Salvador. O sepultamento, que contou com a presença de parentes, amigos e colegas de farda da vítima, ocorreu no cemitério Bosque da Paz, em Nova Brasília.

 

O crime ocorreu na tarde de segunda-feira (2), no cruzamento entre a rua Campinas de Brotas e a avenida Dom João VI. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o homicídio foi cometido por dois homens que estavam em um moto. A polícia informou que analisa imagens de câmeras da região para tentar identificar os suspeitos.

 

A SSP conta, por meio de informações preliminares, que a vítima trabalhava como segurança de uma casa de frios na mesma rua onde ocorreu o crime. Carlos foi atingido por cinco disparos, dois na cabeça e três no tórax. Logo após o crime, a SSP montou uma força-tarefa para investigar o caso e começou a ouvir algumas testemunhas. A principal hipótese apontada pela polícia é de que o crime foi praticado por vingança segundo informações do G1.

Polícia

03 de Out // G1 | Polícia

O homem suspeito de matar a recepcionista Marília Matércia Andrade Moreira, de 32 anos, que teve o corpo encontrado em um trecho da BA-526, mais conhecida como estrada CIA-Aeroporto, em Salvador, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva durante audiência de custódia na segunda-feira (2).

 

Não há detalhes sobre onde o suspeito, identificado como João Paulo Castro Moreira, de 30 anos, ficará preso. O suspeito já tinha passagens na polícia por desordem, uso de droga e direção perigosa. Com a preventiva, não há uma determinação de prazo para que ele fique preso.

 

O corpo da vítima foi achado no sábado (30). De acordo com a Polícia Civil, antes de matar Marília Andrade, o homem teria a levado um motel no bairro de Itapuã, onde foram encontradas manchas de sangue em um lençol. Conforme a polícia, os investigadores chegaram até o suspeito após identificarem que o carro que teria sido usado para ir ao motel havia sido lavado no lava a jato que pertence ao homem.

Polícia

02 de Out // | Polícia

Homicídios, latrocínios, roubos e outros crimes são cometidos, em sua maioria, com a utilização de armas de fogo. Segundo especialistas da segurança pública, cada vez mais as pistolas e armas de uso restrito substituem armas brancas e revólveres calibres 22, 32 e 38.

 

Os marginais buscam, mais ainda, armas de fogo com maior letalidade e poder de destruição. O Bocão News inicia uma série de matérias que busca dados e avaliações de especialistas sobre a ferramenta mais usada pelo crime na escalada contra segurança pública.

 

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), entre janeiro e agosto de 2016, foram apreendidas na Bahia pelas polícias Civil e Militar 3.737 armas de fogo, sendo 40 fuzis e 25 metralhadoras. No mesmo período de 2017, foram apreendidas 3.442 armas, entre estas, 15 fuzis modelos M10 e 556. Foram 295 apreensões a menos, registrando uma diminuição de 7,8% de armas de fogo apreendidas.

Polícia

01 de Out // | Polícia

Menos de 12 horas após a polícia localizar o corpo de Marília Matércia Andrade Sampaio, na rodovia BA-526, mais conhecida como CIA-Aeroporto, equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) localizaram o autor do crime. João Paulo Castro Moreira, 30 anos, foi preso no bairro de Mussurunga.

 

A prisão ocorreu na noite de sábado (30) e autuado em flagrante por homicídio. O criminoso, que é dono de um lava-jato, utilizou o veículo de um cliente, a Hilux de placa OUT-0735, para abandonar o corpo da vítima. Marília era funcionária da empresa MAP e trabalhava como recepcionista em um edifício comercial, na Avenida ACM.

 

A polícia acredita que ele é autor de crimes semelhantes. A jovem, segundo familiares, era solteira e há alguns dias havia falado sobre uma pessoa que tinha conhecido. A polícia encontrou indícios fortes de que a vítima foi abusada sexualmente antes de ser morta por esganadura. "Vamos aprofundar as investigações para descobrirmos se agiu sozinho ou com ajuda de outra pessoa", declarou a delegada Simone Coutinho Borges, do DHPP.

Polícia

30 de Set // | Polícia

Três cartas do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) foram substituídas. A divulgação foi feita na manhã deste sábado (30). Traficante de drogas, Marisângela Soares, a 'Mari', age no bairro da Cidade Nova e substituí Gérson Sales Conceição, que teve o mandado de prisão revogado.

 

Ela agora é a nova 'Dez de Copas'. Com atuação no Engenho Velho da Federação, Luciano de Jesus, o “Luciano Benga” é o novo “Nove de Copas”. Ele tem mandado de prisão por homicídio qualificado e substituí Jeobson Rocha Cruz, o “Panela”, preso no último dia 18, no bairro Arenoso.

 

Ainda no naipe de Copas, o novo 'Dois' é Danilo José de Jesus, o “Haroldo”, também homicida, e com atuação no subúrbio de Plataforma. Ele substitui Thales Mota, com mandado revogado. Marisângela Soares, conhecida como 'Mari' ou 'Coroa' é o segundo alvo da SSP do sexo feminino que integra a lista atualmente. A outra é Jasiane Maria Teixeira, a 'Dona Maria', também procurada por tráfico de drogas e com atuação no interior, em Vitória da Conquista.

Polícia

29 de Set // | Polícia

O Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (30) traz o resultado provisório da prova discursiva do concurso para ingresso na Polícia Militar da Bahia e no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Os candidatos que participaram da 2ª etapa do certame podem, a partir desta data, conferir as folhas de respostas da prova.

 

O resultado está no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação. Os candidatos podem interpor recurso no prazo de dois dias úteis (2 e 3 de outubro), após a publicação do resultado provisório. Também serão divulgados no site do IBFC e do Portal do Servidor os resultados das interposições da 1ª Etapa.

 

Na sequência, será publicado o resultado definitivo. As provas objetivas e discursivas do concurso foram realizadas no dia 6 de agosto, em Salvador e outros 12 municípios do interior. Ao todo, 141.878 pessoas se inscreveram, sendo 18.066 para o Corpo de Bombeiros e 123.812 para a Polícia Militar. Para ingressar no quadro das corporações como aluno soldado, o candidato passará pelo curso de formação, recebendo bolsa de R$ 937 durante o período.

Polícia

29 de Set // | Polícia

Mais de oito toneladas de drogas apreendidas na Bahia nos últimos 5 meses foram incineradas pela Polícia Federal, nesta sexta (29). Conforme a PF, foram destruídos 8,4 toneladas de maconha e 113 Kg de cocaína, em Salvador. Ainda segundo a Polícia Federal, acompanharam a incineração integrantes da Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia.

 

Quatro grandes apreensões de drogas foram feitas na Bahia neste mês de setembro. Três delas ocorreram em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. A última ocorreu na quinta-feira (28), quando foram achados 717 Kg de maconha em um casa no bairro Gabriela, em Feira. Dois homens foram presos na ação.

 

No dia 19 de setembro, 400 kg de maconha foram apreendidos em uma operação policial na cidade de Camaçari, região metropolitana. A droga estava dentro de um caminhão. Quatro homens foram presos. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a ação aconteceu perto da praça de pedágio da BA-535, mais conhecida como Via Parafuso.

Polícia

29 de Set // | Polícia

O policial militar baleado durante uma tentativa de assalto, no estacionamento do Shopping Paralela, em Salvador, na tarde desta última quinta-feira (28), não resistiu aos ferimentos e morreu. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Até o momento ninguém foi preso.

 

O policial, que era lotado na 9ª Companhia Independente de Polícia MIlitar (9ª CIPM), foi identificado como Fabiano Fortuna e Silva. Em nota, a PM lamentou a morte do policial: "É com imenso pesar que a Polícia Militar informa o falecimento do subtenente Fabiano Fortuna e Silva, de 40 anos, às 18h de quinta no Hospital Roberto Santos.

 

O policial foi atingido por disparo de arma de fogo no estacionamento de um Shopping Center, na Avenida Paralela, após ser abordado por criminosos", diz a nota. Ainda de acordo com a Polícia Militar, o subtenente era lotado na 9ª CIPM e fazia parte da Corporação há 19 anos. Segundo a assessoria do shopping, o policial havia sacado uma quantia em dinheiro fora do estabelecimento e já vinha sendo perseguido quando entrou no estacionamento do centro de compras.

Polícia

28 de Set // | Polícia

Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (28) transportando 60 quilos de maconha no ferry-boat, em Salvador. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) Tiago Tadeu Santana Fazzio Carvajal foi flagrado com a droga na saída do terminal do ferry-boat, em Água de Meninos.

 

Ele foi abordado por equipes da Operação Apolo da Polícia Militar e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) da Polícia Civil, junto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que participavam de um treinamento ministrado da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

Desde a última segunda-feira (25), os policiais têm participado da capacitação, que incluiu aulas teóricas sobre possíveis fraudes no sistema de identificação de veículos. Segundo o comandante da Operação Apolo, o major PM André Pereira Borges, a ação nesta quinta-feira foi a primeira aula prática. “Durante o procedimento, onde as equipes estavam conhecendo melhor sobre identificação de veículos adulterados, ocorreu o flagrante”, afirmou.

Polícia

28 de Set // | Polícia

A Polícia Federal investiga se há relação entre os R$ 51 milhões achados em um apartamento ligado ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) e a empresa OAS. Alguns maços de dinheiro vinculados ao peemedebista estavam guardados em uma bolsa de couro com o logotipo da empreiteira.

 

Em 2014, a PF achou em um celular apreendido uma série de trocas de mensagens entre Léo Pinheiro, sócio da construtora, e o político. Nas mensagens, o nome do do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), irmão de Geddel, é citado como alguém que faria a articulação do recebimento de doação para campanhas do partido na Bahia em 2012.

 

Os diálogos tratavam, além de doações, de concessões de aeroportos, negócios privados, como um empreendimento em frente ao mar na capital baiana, e liberações de recursos da Caixa, banco no qual Geddel foi vice-presidente de 2011 a 2013, no governo Dilma Rousseff. Segundo relatório recente da PF sobre o "quadrilhão" do PMDB na Câmara, a legenda recebeu oficialmente R$ 58,1 milhões da OAS nos anos de 2010, 2012 e 2014.

Polícia

28 de Set // | Polícia

Oitenta e quatro quilos de maconha foram apreendidos em uma casa no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. A ação foi feita pela Polícia Militar, na localidade de Bernarda, na manhã desta últimaquarta-feira (27), após uma denúncia anônima segundo informações do G1. Ninguém foi preso.

 

A 4ª Delegacia vai investigar o caso. Conforme a Polícia Civil, a maconha estava embalada em 51 sacos plásticos, cada um com peso médio de 1,6 kg. A polícia suspeita que o entorpecente pertence a uma organização criminosa que atua no local, chefiada por “Washington Boca Mole”, que está preso no Presídio de Serrinha.

 

A polícia informou, ainda, que o gerente da quadrilha, conhecido como “Dark”, comanda a área, apesar de não morar mais no local. “Estamos trabalhando para localizar “Dark” e prendê-lo, pois temos relatos de que a quadrilha aluga imóveis para guardar grandes volumes como este ou até mesmo se apodera de residências, com este objetivo”, revelou o delegado Nilton Tormes, titular da 4ª Delegacia.

Polícia

27 de Set // | Polícia

O policiamento no bairro do Iapi e comunidades vizinhas está reforçado desde a madrugada desta quarta (27), após moradores denunciarem que áudios em circulação nas redes sociais ordenaram toque de recolher na região. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, o motivo teria sido a morte do traficante João Lenon Santos Oliveira.

 

Mais conhecido como Jhon Lenon, o traficante foi morto em um suposto confronto com uma facção rival, na noite desta última terça-feira (26), em Pero Vaz. O homem tinha passagens pela polícia por tráfico e associação criminosa e comandava a comercialização de drogas na região de Divinéia, no Iapi.

 

O crime está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. Equipes do Batalhão de Choque, da Operação Gêmeos e da Rondesp Baía de Todos os Santos reforçam a segurança no local. A circulação de ônibus no bairro também está normal. Entretanto, moradores relataram que vários estabelecimentos comerciais ficaram fechados nesta quarta-feira (27), segundo informações do Bahia Notícias.





Classificados


Enquete



Mais Lidas