Notícias

Educação

Educação

20 de Nov // | Educação

Os estudantes que ainda não concluíram a renovação do contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem ficar atentos, pois o prazo final termina nesta segunda (20). Até quinta (16), 1.005.547 alunos já haviam concluído o aditamento, correspondendo a cerca de 78,56% de 1,28 milhão de contratos previstos para este semestre.

 

“O primeiro prazo era até 31 de outubro e nós prorrogamos para garantir que todos os estudantes tivessem tempo suficiente para realizar o procedimento e garantir a continuidade do seu financiamento”, explicou o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro.

 

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ainda alertou aos estudantes que se apressem para não perder o prazo que termina segunda-feira (20). Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre e o pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

Educação

19 de Nov // Gildásio Cavalcante | Educação

O governador Rui Costa criticou na manhã desta sexta-feira (17) o decreto que suspenderá por cinco anos a criação de novos cursos de medicina – segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o ministro da Educação, Mendonça Filho, confirmou que o documento já está na mesa do presidente Michel Temer e deve ser assinado ainda este ano.

 

“Eu nunca imaginei que ia aparecer um presidente para proibir a criação de cursos de medicina no Brasil. É inimaginável que um presidente da República prejudique o povo brasileiro com a escassez de médicos que nós temos”, afirmou Rui, que aproveitou para citar a abertura de novas universidades e escolas técnicas feitas nos governos Lula e Dilma, incluindo em Teixeira de Freitas, onde há um campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

 

“Antes do Lula teve um presidente que congelou a ampliação de escolas técnicas no Brasil. Aí veio Lula e Dilma e abriram 34 escolas técnicas só na Bahia”.

Educação

17 de Nov // | Educação

O governo federal vai suspender a abertura de novos cursos de medicina pelos próximos cinco anos, por meio de uma moratória, segundo informações do Ministério da Educação (MEC). O decreto já foi elaborado pelo MEC, mas ainda precisa ser assinado pelo presidente Michel Temer para entrar em vigor.

 

Os dois editais em andamentos, lançados ainda na gestão anterior, para a criação de novos cursos terão continuidade. Um deles previa a criação de 36 cursos com 2.305 vagas em municípios do Sul e Sudeste. Destes, 11 cursos com 710 vagas foram implementados até agosto do ano passado. Os 25 cursos restantes ainda terão as vagas abertas.


A medida seria um reivindicação da classe médica que está preocupada com a qualidade de ensino nas faculdades de medicina. A medida vai na direção contrária a de gestões anteriores do MEC, que investiram na expansão dos cursos para suprir déficits na distribuição dos profissionais pelo país: o número de habitantes por médico no Norte é quase três vezes o do Sudeste. Em nota, o MEC disse que tomou dados para a decisão.

Educação

17 de Nov // | Educação

O governo do estado inaugurou nesta sexta (17) o projeto Escolas Culturais no Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul, na cidade de Teixeira de Freitas. O evento contou com a presença do governador Rui Costa e de secretários da sua gestão. O projeto já foi implantado em várias cidades da Bahia.

 

A iniciativa busca desenvolver ações pedagógicas voltadas para a dança, música, audiovisual, literatura, inovação e empreendedorismo, por exemplo. Por que foi pensada a escola cultural? Para ser um espaço de cultura aberto não só aos alunos dessa escola ou do estado mas de toda a sociedade", comentou Rui durante a inauguração do equipamento.

 

"Eu vi muitas escolas que transformaram o auditório em sala de cinema então a cidade ganhou uma sala de cinema. Daí surgiu a ideia desse projeto", afirmou o governador, ressaltando que deseja instalar as 85 escolas culturais até o ano que vem. O projeto Escolas Culturais é realizado por meio de parceria entre as secretarias da Educação, de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil.

Educação

17 de Nov // | Educação

Terminam na sexta-feira (17) as inscrições para o processo seletivo que visa preenchimento de uma vaga de professor substituto para o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Cachoeira. A oportunidade é para a disciplina Libras.

 

Os candidatos devem ter graduação em Letras/Libras ou qualquer graduação com Proficiência em Libras (PROLIBRAS). As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de novembro, de forma presencial ou por procuração, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, na Gerência Técnica do Centro de Ensino, localizada no 2º andar do Quarteirão Leite Alves.

 

O valor da inscrição é R$ 60. O Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento e o requerimento de inscrição estão disponíveis no site de concurso da UFRB. O processo seletivo constará de duas etapas distintas: análise de currículo, com peso 3 e prova didática, com peso 7. As provas serão realizadas nos dias 21 a 23 de Novembro de 2017, no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB.

Educação

16 de Nov // Ascom | Educação

No mês de novembro, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, realizou a cerimônia de encerramento do Programa Brasil Alfabetizado. O programa é uma iniciativa do Governo Federal e foi executado no município com recursos próprios, beneficiando 2.145 alunos e os tornando aptos para ingressar no Programa de Educação para Jovens e Adultos.

 

140 alfabetizadores fizeram parte do projeto e foram os responsáveis por instruir os beneficiados, que nunca tinham ido à escola. O Prefeito Rogério Andrade esteve presente no encerramento e parabenizou os envolvidos no projeto. “Educação é a porta de acesso à cidadania. Investir em educação é a base fundamental de qualquer gestão séria, que entende a importância de diminuir as taxas de analfabetismo e promover a inclusão”, finalizou o gestor.

Educação

14 de Nov // | Educação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou há pouco nesta terça-feira (14), o gabarito oficial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. Com o gabarito, os candidatos podem saber quantas questões acertaram. Veja aqui!

 

A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Dessa forma, um item em que grande número dos candidatos acertarem será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos.

 

Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item. Por isso, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Dois candidatos que acertarem o mesmo número de questões podem ter pontuações diferentes. O estudante só tem como saber a nota final no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) quando o resultado sair.

Educação

13 de Nov // | Educação

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, realizado no domingo (12), teve abstenção de 34,2% na Bahia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados são preliminares, e poderão sofrer alterações após checagem do instituto.

 

No Brasil, a abstenção foi de 32%. O índice de abstenções nesse segundo dia de provas ficou um pouco acima da primeira etapa, que foi de 32,4%. Conforme o Inep, a Bahia teve 490.241 mil inscritos este ano. Do total, 331.402 mil fizeram as provas da primeira etapa e seguiram para a segunda etapa.

 

O número de inscritos na Bahia neste ano foi 26,2% menor que no ano passado. Em 2016, o estado teve 664.698 participantes no Enem. O gabarito oficial do Enem 2017 será divulgado pelo Inep até 16 de novembro. O Boletim de Desempenho será divulgado em 19 de janeiro para os participantes regulares. Durante a prova de domingo, a Operação Passe Fácil da Polícia Federal cumpriu 62 mandados judiciais.

Educação

12 de Nov // | Educação

O delegado da Polícia Federal, Franco Perazzoni, disse neste domingo (12) que foi deflagrada a Operação Passe Fácil, com o cumprimento de 62 mandados judiciais, sendo 31 de busca e apreensão e 31 de condução coercitiva, para investigar fraudes no exame. O segundo dia do Enem 2017 teve abstenção de 32%, segundo dados divulgados do Inep.


Segundo o Inep, dos 6.731.344 inscritos, 2.156.449 se ausentaram no segundo dia. De acordo com Perazzoni, os 62 mandados de busca e condução coercitiva foram relacionados a pessoas que já estavam sob suspeita de terem fraudado edições anteriores do Enem e que também haviam se inscrito para a edição deste ano.

 

"Identificamos pessoas sob suspeita de terem fraudado e estão próximas de serem indiciadas. Então, sabendo que estariam fazendo a prova nesse ano, agimos no sentido de garantir que elas sejam punidas e evitar novas fraudes", afirmou o delegado. A operação foi realizada em 13 estados: Pernambuco, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Educação

12 de Nov // | Educação

As provas de matemática e ciências da natureza do Enem 2017, realizadas neste domingo (12) foram consideradas menos interpretativas e com mais cobrança de conteúdo. Por tradição, mesmo na prova de exatas, o Enem costumava incluir muitas questões interpretativas e com relação direta com o cotidiano.

 

Para o professor de biologia Rubens Oda, do curso online Descomplica, a maior dificuldade que os candidatos enfrentaram na prova foi a presença de conteúdos esperados, mas cobrados com maior nível de detalhamento. Oda cita como exemplo uma questão de genética que abordou um detalhe específico sobre o processo de espiralização do cromossomo X.

 

Segundo o professor Rubens Oda, isso é algo pouco conhecido dos estudantes do ensino médio. “Era esperado que cair alguma coisa de genética, mas não no grau de profundidade e detalhamento que foi cobrado”, diz. Ainda segundo o professor, um bom desempenho na prova de hoje dependeu muito mais da preparação do que da concentração do estudante segundo informações da Agência Brasil.

Educação

12 de Nov // | Educação

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na próxima quinta-feira (16) pelo Inep. A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

 

Dessa forma, um item em que grande número dos candidatos acertarem será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item. Por isso, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas.

 

Dois candidatos que acertarem o mesmo número de questões podem ter pontuações diferentes. O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando o resultado sair. A correção é feita por meio de um sistema de reconhecimento. A Fundação Getulio Vargas e a Cesgranrio extraem os dados com as respostas das questões objetivas de cada participante, durante a etapa de digitalização segundo informações da Agência Brasil.

Educação

10 de Nov // | Educação

As inscrições para o Vestibular 2018.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foram prorrogadas pela Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) da instituição até as 18h do próximo dia 16. Já o prazo relativo ao pagamento da taxa é o dia 17. São oferecidas 921 vagas e 25 opções de cursos.

 

As provas serão aplicadas nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2018. Das vagas, 50% são reservadas para alunos egressos de escolas da rede pública (destas 80% para os que se autodeclaram afro-descendentes) e 50 vagas para membros de comunidades indígenas ou quilombolas.

 

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal da Uefs, na área ‘Serviços’, opção ‘Prosel/Vestibular’. Outra alternativa é acessar diretamente a home page da Coordenação de Seleção e Admissão da Uefs.

 
 

Educação

10 de Nov // Gildásio Cavalcante | Educação

oi publicado nesta sexta-feira (10) o edital para o concurso público do estado da Bahia para os cargos de professor e coordenador pedagógico. Serão disponibilizadas 3.096 vagas para o cargo de professor e 664 vagas para o cargo de coordenador pedagógico. 

 

As inscrições ficarão abertas via internet no período das 10h do dia 14 deste mês de novembro até às 14h do dia 12 de dezembro pelo site da organizadora do concurso, a Fundação Carlos Chagas.

Educação

09 de Nov // | Educação

O Inep informou nesta quinta-feira (9) que vai corrigir a prova dos participantes que se esqueceram de transcrever a frase do caderno de questões para a o cartão-resposta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira prova do Enem foi realizada no dia 5 de novembro, e o segundo exame será no próximo domingo (12).

 

No entanto, o Inep deixa claro que a decisão pela correção dos participantes que se esqueceram da transcrição é extraordinária e que a necessidade de transcrição não está interrompida. Todos os participantes devem ficar atentos às orientações na capa do caderno de questões e transcrever a frase no segundo dia de prova.

 

Segundo o Inep, essa flexibilização só foi possível porque os novos mecanismos de segurança do Enem, como a prova personalizada, adotada neste ano, e a coleta do dado biométrico, desde 2016, podem ser combinados para cumprir a função da transcrição da frase. “Pode prescindir, por essa razão, a função da transcrição da frase, excepcionalmente em caso de esquecimento por parte do participante, de forma a impedir que outra pessoa faça a prova no lugar de um inscrito”, diz o instituto.

Educação

09 de Nov // Ascom | Educação

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, entregou nesta quinta (9) a Escola Maria Augusta Lopes Ferreira, totalmente reformada. O evento foi aberto com apresentações culturas e esportivas do Coral do Projeto Sorrir, DRC e CKSAJ. Em seguida, Dona Eliene Andrade, avó de um aluno, deu seu testemunho sobre a reforma da escola:

 

“Estamos regozijados com a nossa escola nova. Eu moro aqui em Santo Antônio de Jesus há 25 anos e nunca vi uma coisa como essa. A prefeitura está de parabéns.” – Pontuou. Diretora da Unidade, Adelice Peixoto, relembrou o cenário em que a escola foi encontrada e agradeceu ao prefeito e a secretária de Educação pela reforma:

- “Quando chegamos aqui em janeiro, nós ficamos muito tristes em ver a situação dessa escola. A gente dava aula de guarda-chuva porque as salas molhavam, o muro estava caindo, não podíamos usar o banheiro porque havia problemas no encanamento. Mas, graças a Deus, hoje estamos iniciando uma nova realidade.” – Celebrou.

Educação

09 de Nov // | Educação

O nível de proficiência em inglês está estagnado no nível "baixo" há cinco anos no Brasil. Os dados são do Índice de Proficiência em Inglês (EPI, na sigla original), cujas informações sobre edição 2017 foram divulgadas na última quarta-feira (08) pela EF Education First. Entre 2016 e 2017, o Brasil registrou um ligeiro aumento.

 

Atingiu seu mais alto índice na história, de 50,66 para 51,92, mas não está muito acima do nível de 2015, que foi de 51,05. Em relação aos demais países do levantamento, o Brasil caiu da 40ª para a 41ª posição e ficou um pouco acima do índice médio da América Latina, que neste ano chegou a 51,47.

 

Por outro lado, o Brasil ficou abaixo da pontuação média mundial (53,18 pontos) e dos países africanos (52,28). Já entre os Brics, o Brasil ficou na última posição, atrás da África do Sul, Índica, China e Rússia. De acordo com o G1, esta é a primeira edição em que a África do Sul, onde o inglês é uma das línguas oficiais, foi incluída no ranking. O EPI tem cinco categorias de proficiência: "muito alta", "alta", "moderada", "baixa" e "muito baixa".

Educação

07 de Nov // Gildásio Cavalcante | Educação

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus entregou na manhã desta segunda-feira (6) a reforma da Escola Municipal Argemiro José das Mercês, localizada no Salto da Onça. Esta é a primeira de uma série de reformas em escolas que serão entregues nas próximas semanas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação.

 

A Escola Argemiro Mercês ganhou novos banheiros, incluindo um adaptado para pessoas com deficiência, rampa de acessibilidade, depósito para alimentos, reparos no telhado, uma parede dividindo as salas do pavilhão superior, telhado para frente da escola, novo jardim e pintura de todo o prédio, além de outras melhorias.

Educação

07 de Nov // | Educação

No Congresso Brasileiro de Sono, em Joinville (SC), foi distribuído um manifesto com a proposta de mudar o horário que as crianças vão para a escola. O documento foi criado por pesquisadores da área e endossado pela Associação Brasileira do Sono e sugere que estudantes tenham aulas a partir de 8h30.

 

Os alunos seriam do sétimo ao nono ano do Ensino fundamental e dos três anos do Ensino Médio.De acordo com o neurocientista John Fontenele Araújo, professor do Laboratório de Neurobiologia e Ritmicidade Biológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o objetivo é garantir um mínimo de quantidade e qualidade do sono, para garantir um  bom processo de aprendizagem.

 

O Congresso foi realizado entre 1 e 4 de novembro. Segundo o site da revista Saúde, no documento, é reforçado que, alé de estar associada a diversos problemas de saúde, a restrição do sono interfere também no desempenho acadêmico e quem não dorme direito enfrenta dificuldades na hora de prestar atenção. E depois da aprendizagem, há prejuízos para consolidar as informações recebidas.

Educação

06 de Nov // | Educação

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio 2017 (Enem) na Bahia, neste último domingo (05), teve abstenção 32,4%, segundo informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice corresponde a quase 159 mil candidatos que não fizeram o teste em todo o estado.

 

Conforme o Inep, a Bahia teve 490.241 mil inscritos. Do total, 331.402 mil fizeram as provas, o que corresponde a 67,6%. Ainda segundo o Instituto, a Bahia foi o terceiro estado com maior número de inscritos, atrás apenas de São Paulo (1.136.875) e Minas Gerais (725.313). Apesar de estar em terceiro lugar no total de inscritos, o número de inscritos neste ano é 26,2% menor que no ano passado.

 

Em 2016, o estado teve 664.698 participantes no Enem. A segunda etapa de provas do Enem será no próximo domingo (12), quando serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza. Os candidatos da Bahia devem estar atentos porque o estado não participa do horário de verão e, com isso, os portões nos locais de provas do Enem no estado abrem às 11h, fecham às 12h e as provas começam às 12h30.

Educação

06 de Nov // G1 | Educação

Uma candidata do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 15 anos, que prefere não se identificar, diz ter sido impedida de fazer a prova no domingo (5), na Bahia, porque precisava fazer uso de uma bomba eletrônica de insulina para tratamento de diabetes. O caso ocorreu no Colégio Perfil, no bairro de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas.

 

Em nota, a assessoria de comunicação da escola afirmou que lamenta o ocorrido com a jovem, mas sustenta que apenas cede o espaço para o Inep realizar as provas do Enem. “Todos os funcionários e colaboradores presentes, assim como a aplicação das provas e regras estabelecidas, são de responsabilidade do Inep", diz a nota do colégio.


O Inep informou que o uso da bomba de insulina deveria ter sido comunicado no ato da inscrição, para ter direito ao chamado "atendimento específico", o que não foi feito pela candidata. A medida é tomada por razões de segurança. Ainda segundo comunicado do Inep, a coordenadora do local de prova informou à candidata que ela não estava autorizada a fazer a prova com o equipamento e, diante disso, a garota decidiu não fazer a prova.

Educação

06 de Nov // | Educação

A renovação da matrícula para os estudantes que estão matriculados e têm frequência regular na rede estadual de ensino começa nesta segunda-feira (6) e encerra no próximo dia 30. O processo deve ser feito pela internet, no Portal da Educação (clique aqui) ou presencialmente na escola onde o aluno estuda e concluirá o ano letivo em 2017.

 

A matricula dos estudantes que trocarão de escola será em janeiro de 2018. Para renovar a matrícula, o aluno precisa obter a carta de renovação na secretaria da escola onde estuda, sinalizar se permanecerá na unidade e devolver o documento ao colégio. No caso de menores de 16 anos, os pais devem fazer o procedimento e assinar o documento para devolvê-lo à escola.

 

Clique aqui e acesse o cronograma completo de matrícula para a rede estadual de ensino. Para os que optarem por fazer a renovação pela internet, há um código impresso na carta que permite acessar o sistema. Ainda em novembro, nos dias 13 e 14, acontece a pré-matrícula para a modalidade Educação Especial, destinada a estudantes com necessidade educacional especial.

Educação

06 de Nov // | Educação

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 30.2%, dos 6.73 milhões de inscritos. Segundo informações da Agência Brasil, é o maior índice de abstenção desde 2009, quando 37.7% dos candidatos não compareceram. Ainda foram registradas 273 eliminações no primeiro dia.

 

264 por descumprimento de regras gerais do edital e nove após serem flagradas com algum equipamento identificado pelos detectores de metais. No ano passado, foram 3.942 eliminações no final do primeiro dia e 4.780 no segundo. Até agora, nesta edição, não foi identificado nenhum concorrente que estivesse usando ponto eletrônico.

 

Uma pessoa utilizava fone de ouvido e foi desclassificada. “A própria divulgação de que estamos utilizando equipamentos que identificam o uso de transmissores deve ter inibido os malfeitores que tentam ir no caminho dessa fraude”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho .Pela primeira vez foram utilizados detectores de ponto eletrônico. Ainda houve dois casos de pessoas que saíram do local da prova antes do horário e foram eliminadas.

Educação

05 de Nov // Gildásio Cavalcante | Educação

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, negou neste sábado (4) os pedidos de liminar feitos pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pela Advocacia-Geral da União (AGU), que queriam permitir a anulação das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que desrespeitem direitos humanos, conforme previsto no edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova de redação do Enem será realizada neste domingo (5).

 

A PGR e a AGU recorreram na última sexta-feira (3) ao STF, para derrubar uma decisão da Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que impediu no mês passado o Inep de atribuir nota zero para redação do Enem que seja considerada "desrespeitosa aos direitos humanos". O colegiado atendeu pedido do movimento Escola Sem Partido.

 

Ao rejeitar os pedidos da AGU e da PGR, Cármen manteve na prática a decisão da Quinta Turma do TRF-1.

 

Para a PGR, a suspensão da aplicação de item do edital a uma semana da prova "gera insegurança, com prejuízo aos participantes que se prepararam para o exame".

Educação

05 de Nov // Gildásio Cavalcante | Educação

Mais de 6,7 milhões de brasileiros estão inscritos para participar da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2017, a prova estreia em novo formato, com aplicação dividida em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. Ao todo, 1.725 municípios brasileiros receberão o exame.

 

Neste ano, a redação passará a ser aplicada no primeiro dia do exame, neste domingo, 5, juntamente com as provas de Linguagens, Códigos e sua Tecnologia e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração máxima de 5 horas e 30 minutos. No domingo seguinte, dia 12, será a vez dos participantes responderem a questões de Ciência da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração máxima de 4 horas e 30 minutos.

Educação

05 de Nov // Gildásio Cavalcante | Educação

A aplicação do Enem deste ano ficará mais barata e terá um custo de R$ 87,54 por candidato. No ano passado, a prova custou R$ 90,64 por aluno. Segundo a presidente do Inep, a aplicação do Enem em dois domingos possibilitou a redução a redução nos gastos. As informações são da Agência Brasil.

 

De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, a redução do valor é resultado de uma otimização dos custos e não compromete a segurança do processo. "Todas as medidas de segurança e que asseguram maior transparência e tranquilidade no Enem foram asseguradas. Não há nenhum risco. A redução de custos não compromete em nada a segurança do exame, pelo contrário, temos mecanismos adicionais que asseguram mais segurança à prova", disse.

 

Até esta quarta (1º), foram confirmadas 6.731.300 inscrições no Enem em 1.725 municípios e 12.432 locais de aplicação. O número de candidatos ainda pode sofrer alteração, por causa de decisões judiciais que podem ocorrer até o dia da prova. A maioria dos participantes está na região Sudeste, que tem 2,44 milhões de inscritos. Em seguida aparecem as regiões Nordeste (2,22 milhões), Norte (793 mil), Sul (710 mil) e Centro-Oeste (563 mil).

Educação

04 de Nov // Gildásio Cavalcante | Educação

BRASÍLIA - Às vésperas da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a correção da redação ainda é uma questão judicial indefinida. O Ministério da Educação (MEC) tenta suspender na Justiça uma liminar que impede que redações que desrespeitem os direitos humanos fiquem com nota zero, como prevê o edital do Enem.

 

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) de liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que atendeu ao pedido da Associação Escola Sem Partido para que o respeito aos direitos humanos não sirva de critério para anular redações. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também pediu a suspensão da liminar ao STF. A questão deve ser analisada pela ministra Cármen Lúcia no plantão do STF.

 

Educação

03 de Nov // | Educação

Faltam dois dias para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no próximo domingo (5), e, até as 11h35, 22,38% dos inscritos ainda não tinham verificado o local onde farão a prova. A edição de 2017 do Enem tem 6.731.300 candidatos inscritos. As provas serão aplicadas no dias 5 e 12 de novembro.

 

Para acessar o cartão, basta fornecer o número do CFP e a senha cadastrada na inscrição. O documento informa o número de inscrição; a data, hora e local das provas; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados.

 

O endereço do local de prova está disponível no "Cartão de Confirmação da Inscrição" na página https://enem.inep.gov.br/participante/. A edição de 2017 do Enem terá pela primeira vez uma prova traduzida para a linguagem de sinais em formato de vídeo. Até o ano passado, eles precisavam contar apenas com o apoio de intérpretes. Usando o formato de vídeo, o estudante terá duas horas a mais para fazer a prova.

Educação

03 de Nov // | Educação

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia devem ficar atentos com o horário de início das provas no estado por conta do horário de verão, que começou no domingo (15), em outras regiões do país. Os relógios são adiantados em uma hora no Distrito federal e 10 estados. A Bahia não está incluída.

 

Por estar fora do horário de verão, os portões nos locais de provas do Enem no estado abrem às 11h, fecham às 12h e as provas começam às 12h30. Os estudantes devem prestar atenção já que a abertura dos portões informada no cartão disponibilizado através da internet é 12h porque tem como base o horário de Brasília.

 

O Distrito Federal participa do horário de verão e está com o relógio adiantado uma hora. As provas serão nos dias 5 e 12 de novembro (dois domingos). Conforme o Inep, vinculado ao Ministério da Educação e responsável pelo exame, no dia 5, os candidatos poderão fazer a prova até as 18h (horário na Bahia). Já no dia 12, as provas seguem até as 17h (horário na Bahia). O local de prova do Enem 2017 será divulgado na sexta-feira (20).

Educação

01 de Nov // | Educação

O ministro da Educação, Mendonça Filho, recomendou aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) que, "como cautela", respeitem os direitos humanos em sua prova de redação. "Não quero por dúvida na cabeça do jovem, das pessoas que estão inscritas no exame", explicou Mendonça Filho.

 

O ministro deu uma entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (1º), segundo informações do G1. A quatro dias do exame, quase um terço dos candidatos ainda não viu o local de provas. "A questão dos direitos humanos acho que é básica e fundamental, até porque a gente está falando de educação", explicou ele.

 

"E ao mesmo tempo a gente vai ter que cumprir a decisão judicial. (...) A gente está diante de um quadro que, se mantiver a decisão judicial, [o candidato] pode ter um componente com nota zero, ou toda a prova. Então, como cautela, eu diria que é melhor se submeter ao exame" e seguir a orientação original "de respeitar os direitos humanos", disse Mendonça Filho.

Educação

01 de Nov // | Educação

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será diferente das provas anteriores. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai adotar detectores de metal e pontos eletrônicos, fiscalização de lanches e provas personalizadas para garantir a segurança do exame.

 

De acordo com a Agência Brasil, serão usados 67 mil detectores de metal, um para cada 100 participantes, o que deve possibilitar a vistoria dos candidatos na entrada e na saída dos banheiros. Já os detectores de ponto eletrônico de ouvido serão usados de forma experimental em alguns locais de prova.

 

O sistema encontra os aparelhos de transmissão pelo sinal de rede móvel de banda larga, por radiofrequência de wi-fi e bluetooth. Algo inédito é a prova personalizada, cujos cadernos de questões e folhas de respostas serão identificados com nome e número de inscrição do candidato. Os cadernos continuarão tendo cores diferentes, mas não vai ser necessário assinalar a cor do caderno no cartão de respostas.

Educação

30 de Out // | Educação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informou hoje (30) que irá tomar providências para responsabilizar e eliminar pessoas que possam ter se beneficiado de esquemas de fraudes na edição de 2016 do exame.

 

“A partir das informações obtidas e do que for constatado, o Inep tomará as providências cabíveis, delimitando as responsabilidades, eliminando eventuais beneficiários de esquemas de fraudes na edição de 2016”, informou o Inep, em nota. Uma operação foi deflagrada nesta segunda-feira (30) pela Polícia Civil do Distrito Federal.

 

O objetivo é para desarticular uma organização criminosa que fraudava concursos públicos no Distrito Federal e em Goiás, entre os quais o Enem. O Inep disse que ainda não foi notificado sobre essa operação. O órgão oficiou hoje (30) a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal para obter informações em caráter de urgência, sobre o inquérito que resultou na prisão de envolvidos no Distrito Federal e Goiás, especificamente no que diz respeito ao Enem.

Educação

30 de Out // | Educação

As inscrições para o vestibular 2018 da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), que seriam encerradas neste último domingo (29), forma prorrogadas até as 23h59 do próximo dia 12 de novembro. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (30), pelo Centro de Processos Seletivos do órgão.

 

As inscrições devem ser feitas através o endereço eletrônico http://www.vestibular2018.uneb.br. Para acessar o edital, clique aqui. Serão oferecidas 4.069 vagas com ingresso em 2018.1 e 2018.2 através do Processo Seletivo Vestibular 2018 e 1.986 vagas pelo SiSu, sendo 2.205 vagas com ingresso em 2018.1 e 3.850 vagas com ingresso em 2018.2.

 

No total, 6.055 vagas são disponibilizadas para os cursos de graduação na modalidade de ensino presencial. A taxa de inscrição custa R$ 85 e o pagamento deve ser feito preferencialmente no Banco do Brasil, podendo ser realizado também em qualquer outra agência bancária. Não é permitido o pagamento em nenhuma outra modalidade que não seja através de boleto bancário. Candidatos que se enquadrem no perfil especificado no edital da Uneb podem solicitar isenção da taxa.

Educação

29 de Out // Gildásio Cavalcante | Educação

Começa no próximo dia 6 de novembro a renovação da matrícula para os estudantes que estão matriculados e com frequência regular nas escolas da rede estadual de ensino. O cronograma de renovação de matrícula e do período de matrícula para o ano de 2018 foi divulgado pela Secretaria da Educação do Estado no Diário Oficial (DOE) desta sexta-feira (27), através da Portaria n° 7834/2017. O período de renovação de matrícula será até 30 de novembro.


 
O processo é feito pela internet, por meio do Portal da Educação ou diretamente na unidade escolar onde o aluno estuda e concluirá o ano letivo de 2017. Para a renovação, o estudante deve recolher a carta de renovação na secretaria da escola onde estuda, sinalizar a intenção ou não de permanecer na unidade escolar onde está matriculado e devolver o documento para a escola. 

 

No caso de menores de 16 anos, será necessário que os pais ou responsáveis sinalizem a permanência ou não do aluno na escola e assinem o documento para a devolução. A outra opção é o estudante ou responsáveis (no caso de menos de 16 anos) utilizarem o código disponível na carta para acessar o sistema e renovar a matrícula pela internet.

Educação

27 de Out // | Educação

A Polícia Federal informou nesta sexta-feira (27) que suspeitos de envolvimento em uma quadrilha especializada em fraudar concursos pelo país, e que está sendo investigada pela Polícia Civil da Paraíba, se inscreveram no processo seletivo da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que oferece 264 vagas.

 

A PF informou que chegou a essa conclusão após fazer cruzamento de dados, dos nomes dos suspeitos disponibilizados pela polícia paraibana com os nomes dos inscritos no concurso da Ufba. A PF não divulgou quantos suspeitos inscritos foram identificados, nem os nomes deles, e diz que a investigação ainda está em andamento.

 

"Solicitamos da polícia da Paraíba diversos relatórios e listas com os suspeitos que foram identificados lá. Nós estamos cruzando essas listas, esses dados, com as listas de todos os inscritos no concurso da Ufba, para identificar possíveis suspeitos, e vamos ter uma atuação preventiva no dia da prova", afirmou o superitendente da PF na Bahia, Daniel Justo Madruga. A prova está prevista para ocorrer no domingo (29).

Educação

26 de Out // | Educação

A Justiça Federal suspendeu o item do edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que estabelece nota zero para a redação que desrespeitar os direitos humanos. A decisão provisória foi divulgada nesta quinta-feira (26), como resosta a uma ação civil pública movida pela Associação Escola Sem Partido.

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, disse que não foi comunicado oficialmente, mas irá recorrer quando o for. De acordo com o G1, o pedido em tramitação no Tribunal Regional Federal da 1ª Região sustenta que que a regra não apresenta critério objetivo e tem "caráter de policiamento ideológico".

 

Em sua decisão, o desembargador federal Carlos Moreira Alves afirma que o conteúdo ideológico do desenvolvimento do tema da redação é, ou deveria ser, um dos elementos de correção da prova discursiva. "E não fundamento sumário para sua desconsideração, com atribuição de nota zero ao texto produzido, sem avaliação alguma em relação ao conteúdo intelectual desenvolvido pelo redator", diz a decisão.

Educação

25 de Out // | Educação

Um total de 55% dos alunos de 8 anos que estão no final do 3º ano do ensino fundamental nas escolas públicas brasileiras tem conhecimento insuficiente em matemática e leitura, segundo dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2016, divulgados pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira (25).

 

O índice aponta que a criança tem dificuldade de reconhecer figuras geométricas, valor monetário de uma cédula e contar objetos, por exemplo. Apresenta também dificuldade para ler palavras com mais de uma sílaba e para identificar o assunto de um texto mesmo estando no título segundo informações do G1.

 

Em sua terceira edição, a ANA foi criada para medir os níveis de alfabetização entre os alunos do final do 3º ano do ensino fundamental, idade em que teriam de estar plenamente alfabetizados. A partir do ano que vem, no entanto, ela será aplicada ao final do 2º ano do ensino fundamental e não mais do 3º. A medida vem ao encontro à defesa do governo de antecipar a alfabetização para o final do 2º do ano do ensino fundamental – hoje ela ocorre no 3º ano.

Educação

25 de Out // | Educação

O governador Rui Costa assinou, nesta quarta-feira (25), no Simatec, o termo que oficializa a contratação de 1.571 estudantes universitários que passam a estagiar em diversos órgãos estaduais. Essa é a segunda etapa do programa #PartiuEstagio, que teve mais de 20 mil inscritos na primeira etapa e 23.405 nesta segunda etapa.

 

Até dezembro deste ano serão beneficiados 5 mil estudantes, segundo o governador. Rui Costa explicou que o programa unificou a seleção de estágio no estado. "Cancelamos o processo de admissão de todos os órgãos e criamos esse. Aqui não tem indicação nem do governador. A prioridade é de quem fez segundo grau em escola pública", disse o governador.

 

O programa é voltado para estudantes de baixa renda e tem período de, no máximo, um ano de bolsa, porém, estudantes do ensino particular também podem se cadastrar. Ainda segundo o chefe do executivo estadual, 94% dos selecionados são estudantes de escola pública e 68% mulheres. Em Salvador foram alocados 1.022 estudantes e 549 no interior do estado. A bolsa estágio é de R$455 reais + auxílio transporte.

Educação

23 de Out // | Educação

Uma enorme operação logística foi montada pelo governo federal para garantir que não haja sobressaltos entre 5 de novembro, quando os 6,1 milhões de candidatos da edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fizerem a prova de redação, e 19 de janeiro de 2018, quando está programada a divulgação das notas do exame.

 

Isso porque cada redação terá que ser corrigida por pelo menos duas pessoas – três, caso haja discreprância entre as duas primeiras notas, e mais uma banca presencial com outros três professores, se a discrepância das notas persistir. Neste ano, a tarefa de correção compete a um consórcio com três empresas:

 

Cesgranrio, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Fundação Vunesp. O Inep, que na quinta-feira (19) realizou uma simulação de segurança para testar a logística do processo, explicou o passo a passo de como cada prova de redação vai sair das mãos dos candidatos, chegar até as mãos dos corretores, voltar corrigida ao Inep e depois ser divulgada ao público, tudo isso em um período previsto de 75 dias:

Educação

20 de Out // | Educação

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será realizado em novembro deste ano já podem consultar o cartão de confirmação da inscrição na manhã desta sexta-feira (20), a partir das 10h – o cartão contém informações como local de prova. O acesso pode ser feito na Página do Participante (clique aqui).

 

Deverá ser informando o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição, e no aplicativo do Enem para celular. Além do local de prova, o candidato pode verificar o número de inscrição; a data e o horário de aplicação das provas; a opção de língua estrangeira escolhida; e os atendimentos específicos, caso tenham sido solicitados.

 

O Inep, responsável pela realização do exame, recomenda que os estudantes levem o cartão de confirmação para fazer a prova, mas a apresentação deste documento não é obrigatória. Na edição 2017, as avaliações ocorrem em dois domingos: no próximo dia 5 (linguagens e códigos, redação e ciências humanas) e no dia 12 de novembro (ciências da natureza e matemática). O Enem será aplicado em 1.724 municípios, abrangendo 6.731.203 inscritos.

Educação

20 de Out // | Educação

Estudantes da turma do 6° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Padre Adolfo Antunes, localizada no povoado de Mundo Novo, zona rural de Curaçá, norte da Bahia, estão tendo aula em um local improvisado, onde já funcionou um bar. Isso porque as obras de reforma da unidade de ensino estão paradas.

 

O colégio começou a ser reformado em 2014, o telhado já foi retirado e novas salas foram construídas, mas desde que a obra ficou parada, o local está tomado pelo abandono. Pais dos alunos chegaram a fazer um protesto com cartazes, em frente à antiga escola. A dona de casa Maria das Dores da Silva está indignada com a situação.

 

"Não existe colégio. Só tem paredes. É muita tristeza para a gente", reclama. A aluna Janaína Ferreira, de 12 anos, também queria que a situação fosse diferente. "Não tem conforto para a gente brincar, para esperar o professor. A gente espera no sol e na chuva", critica. Já os alunos do 2° e 3° anos do ensino fundamental assistem aulas em outro local improvisado, em um antigo mercado. Na sala de aula, não há lâmpadas.





Classificados


Enquete



Mais Lidas