Notícias

Educação

Educação

14 de Jul // | Educação

Os cortes no orçamento dos institutos federais de ciência e tecnologia "causará danos irrecuperáveis a instituições estratégicas, alijando o Estado brasileiro de instrumentos essenciais para qualquer movimento de recuperação de nossa economia". Esse é o alerta de um manifesto assinado por alguns dos mais importantes centros de pesquisa do País.

 

Segundo o documento, divulgado nesta semana, as reduções orçamentárias impostas ao setor nos últimos anos - o corte é de 44% no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para este ano - está "estrangulando" os institutos federais, "a ponto de ameaçar sua existência".

 

O manifesto é assinado por 19 instituições. Entre elas estão o Observatório Nacional (ON) e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Outro seriamente afetado é o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), principal centro de apoio à pesquisa astronômica no País. "Não é só a pesquisa que está sendo afetada, mas o funcionamento básico da instituição", enfatiza o diretor, Bruno Castilho. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Educação

13 de Jul // | Educação

Estão abertas até o dia 20 de julho as inscrições para curso técnico de nível médio, na rede estadual de ensino da Bahia. Segundo informações da Secretaria de Educação, as oportunidades são do MedioTec, que permite aos estudantes matriculados no 2º ano ou 3º ano do Ensino Médio fazer o curso técnico no turno oposto ao qual fazem o ensino regular.

 

As inscrições para as 2.224 vagas ofertadas em 31 cursos, em 51 municípios, nos diferentes eixos tecnológicos, ocorrerão, exclusivamente, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). O objetivo é proporcionar aos estudantes uma formação profissional e ampliar as chances de entrar no mercado de trabalho.

 

Inscrições: O processo seletivo inclui sorteio eletrônico, que ocorre no dia 24 de julho, no qual concorrerão todos os inscritos. Para alguns cursos do eixo tecnológico Produção Cultural e Designer, os primeiros classificados no sorteio eletrônico para o número de vagas ofertadas irão fazer um teste de habilidades específicas, no período de 26 de julho a 2 de agosto. No mesmo período, está programada a matrícula e entrevistas (quando houver) para todos os cursos.

Educação

13 de Jul // | Educação

Os candidatos aprovados na 2ª chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o semestre 2017.2 da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador, deverão realizar as matrículas nos cursos na sexta-feira (14). A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação informou que, em todo o semestre 2017.2, são oferecidas 1457 vagas pelo SISU.

 

As inscrições nos cursos devem ser feitas presencialmente no Pavilhão de Aulas da Federação (PAF I), localizado na Rua Barão de Jeremoabo. Conforme a universidade, o acesso ao local se dá pelo 1º portão da Av. Ademar de Barros, no sentido Garibaldi-Orla, bairro de Ondina. Confira aqui a lista de classificados em 2ª chamada

 

Quem não comparecer na data e horários determinados, deixar de apresentar a documentação completa ou prestar informações falsas perderá o direito à vaga, conforme a Universidade Federal da Bahia (UFBA). A lista de documentos que devem ser apresentados e outras informações sobre as matrículas podem ser conferidas do Edital de Convocação. Clique aqui para ver o edital de convocação.

Educação

11 de Jul // | Educação

Uma nova oferta de curso técnico de nível médio estará com as inscrições abertas, a partir desta quarta-feira (12) até 20 de julho, na rede estadual de ensino. Trata-se do MedioTec, por meio do qual os estudantes matriculados no 2º ano ou 3º ano do Ensino Médio poderão fazer o curso técnico no turno oposto aos quais fazem o ensino regular.

 

As inscrições para as 2.224 vagas ofertadas em 31 cursos, em 51 municípios, nos diferentes eixos tecnológicos, ocorrerão, exclusivamente, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). A portaria com a oferta de curso por município foi divulgada, nesta terça-feira (11), no Diário Oficial do Estado. São ofertadas vagas para os seguintes cursos:

 

Agronegócios, Agroecologia, Agroindústria, Administração, Aquicultura, Hospedagem, Guia de Turismo, Teatro, Canto, Dança, Eventos, Cenografia, Instrumento Musical, Agenciamento de Viagem, Pesca, Recursos Pesqueiros, Controle Ambiental, Cozinha, Zootecnia, Computadores, Telecomunicações, Redes de Computadores, Informática, Artesanato, Museologia, Controle Ambiental, Qualidade, Automação Industrial, Produção de Áudio e Vídeo.

Educação

09 de Jul // | Educação

A crise dos Estados poderá trazer um desmonte na rede brasileira de ensino e pesquisas similar ao causado pelo regime militar, que aposentou e afastou compulsoriamente dezenas de professores universitários contrários à ditadura, na década de 70, segundo informações do Estadão. A opinião é de Glauco Arbix.

 

Glauco é pesquisador do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados e professor da Universidade de São Paulo - USP.  "As universidades vão sentir, daqui a dez anos, os efeitos na interrupção na formação de novos acadêmicos", diz ele.

 

"Haverá mais professores crus, sem formação rigorosa, como aconteceu quando caçaram toda uma geração durante a ditadura." O Ministério da Educação não tem um levantamento do impacto causado pela crise dos Estados e pela restrição orçamentária nas universidades, nos centros e institutos de pesquisa espalhados pelo País. Mas, para se ter uma ideia, apenas na UERJ, 335 profissionais pediram exoneração entre 2014 e fevereiro de 2017, por conta dos atrasos nos salários.

Educação

07 de Jul // | Educação

Começa nesta sexta-feira (07) o período para entrar na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2017. O prazo termina na próxima segunda-feira (10), e as inscrições devem ser feitas pelo site do programa (http://siteprouni.mec.gov.br).

 

Nesta edição são oferecidas 147.492 bolsas, sendo 67.603 integrais e 79.889 parciais em instituições particulares de ensino superior. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em conta critérios socioeconômicos da família do estudante.

 

Para disputar uma bolsa parcial ou integral é necessário ter média de 450 pontos de nota mínima no Enem, ter sido aluno de escola pública ou bolsista na particular, e obedecer a alguns critérios socioeconômicos. A bolsa integral é destinada aos estudantes que possuem renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já o teto da bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade, é de até três salários mínimos.

Educação

06 de Jul // | Educação

O novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá 300 mil vagas, sendo 100 mil a juros zero para estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos, que terão dívida descontada do salário. Com essa espécie de crédito consignado, o governo espera cortar a inadimplência do programa de cerca de 45% para 25%.


Os juros, que antes eram de 6,5%, agora não passarão de 3%. Nesta quinta-feira, horas antes de o presidente Michel Temer viajar ao G20, na Alemanha, também foi anunciado que as universidades privadas passarão a partilhar com o governo o risco do financiamento.Antes, as universidades arcavam com 6,5% do financiamento. Mas os juros dos alunos também era nesse valor.

 

Agora, o compartilhamento de risco dobra na modalidade de financiamento a juros zero: vai a 13%. Na modalidade para estudantes com renda familiar mensal de até três salários mínimos, com 100 mil vagas a juro zero — portanto, somente corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) —, o aluno começará a pagar as prestações de até 10% de sua renda mensal, diretamente do salário. Processo semelhante já ocorre com o FGTS, que é retirado da folha de pagamento automaticamente.

Educação

05 de Jul // Gildásio Cavalcante | Educação

Com a inadimplência do Fies em alta, o governo do presidente Michel Temer anunciará um novo modelo do programa para o ano que vem com regras mais duras para quem precisa de empréstimo para pagar a faculdade. O desconto de salário já tinha sido antecipado pela Folha. Estudantes pobres, que são o foco do programa, vão encontrar mais dificuldade na hora de quitar o financiamento.

Educação

05 de Jul // | Educação

Com a inadimplência do Fies em alta, o governo do presidente Michel Temer anunciará um novo modelo do programa para o ano que vem com regras mais duras para quem precisa de empréstimo para pagar a faculdade. Estudantes pobres, que são o foco do programa, vão encontrar mais dificuldade na hora de quitar o financiamento.

 

Será necessário autorizar, no momento do contrato, o desconto obrigatório de até 30% dos futuros salários para devolver o empréstimo. Se a regra atual dá um ano e meio após a formatura para o início do pagamento, no novo modelo a devolução do empréstimo, atrelada ao salário, começará mais cedo. Caso a pessoa não consiga um emprego, o governo terá de definir um prazo para acionar as garantias (fiador e fundo garantidor).

 

Esse limite deverá ser de apenas alguns meses, de acordo com a atual proposta do governo. Essa definição, contudo, deve ficar para depois do anúncio e fora da medida provisória do Fies, segundo um integrante do governo que participa das discussões. A oferta de vagas para 2018, já com novas regras, será em torno de 300 mil, segundo a Folha apurou. Para o segundo semestre de 2017, são cerca de 75 mil –ainda no modelo atual.

Educação

03 de Jul // | Educação

Os preços do etanol hidratado nos postos brasileiros caíram em 17 Estados brasileiros na semana passada e subiram em outros seis e no Distrito Federal, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na Paraíba e em Goiás houve estabilidade e a ANP não divulgou os preços nos postos do Amapá.

 

Em São Paulo, principal Estado produtor e consumidor, a cotação do hidratado caiu 1,06% na semana, para R$ 2,233 e no período de um mês, acumula queda de 5,22%. Na semana, o maior recuo das cotações foi registrado em Rondônia (3,33%), enquanto a maior alta ocorreu no Ceará (4,19%).

 

A maior queda mensal, de 8,19%, foi em Mato Grosso, apesar da alta de 1,32% na semana naquele estado. A maior alta mensal também foi no Ceará (1,88%), a única região do País a ter aumento se comparado igual período de junho. Na média brasileira, o etanol teve recuo de 0,85% na semana e acumula queda de 4,56% no período de um mês, segundo informações do Correio Braziliense.

Educação

03 de Jul // | Educação

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta última sexta-feira (30), em Recife, o Programa Nordeste Conectado. A medida tem como proposta interligar, em alta velocidade, instituições federais de educação e pesquisa à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), nas capitais e no interior do Nordeste.

 

O programa pretende ainda conectar instituições de educação superior e estadual de pesquisa. De acordo com os números do MEC, a ação deve atingir 12,6 mil escolas públicas e beneficiar uma população de mais de 16,3 milhões de pessoas, em mais de 70 cidades distribuídas pelos nove estados da região.

 

A primeira fase do projeto tem previsão de início em dezembro deste ano, e conta com o investimento de R$ 25 milhões. Nesta etapa, a promessa é de um aumento da capacidade do backbone (rede de alto desempenho) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para 100 Gbps, beneficiando 23 campi de institutos e universidades federais no interior, com velocidade a partir de 1 Gbps, atingindo 59% do público-alvo do programa.

Educação

03 de Jul // | Educação

Alunos de baixa renda do primeiro ano do ensino médio da rede pública, na faixa etária de 14 a 18 anos de idade, têm até o dia 8 de julho para se inscrever no “Access”, um programa de bolsas de estudos de inglês e cultura americana oferecido pela Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com centros binacionais em todo o país.

 

O “Access” será realizado em várias cidades brasileiras, como Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Recife, Belém, Manaus, Brasília, Belo Horizonte, Juiz de Fora (MG) e Franca (SP). A assessora de Programas de Língua Inglesa da Embaixada dos EUA, Helmara de Moraes, disse que há a proposta de abrir o programa em mais uma cidade de Minas Gerais, no próximo ano.

 

No ano passado, o projeto teve cerca de 18 mil inscrições no Brasil. “Nós temos os centros binacionais que são nossos parceiros e que vão desenvolver, sob a nossa aprovação e de Washington, esse programa de dois anos, cujo objetivo é trabalhar com alunos de escolas públicas que estejam no início do ensino médio. São bolsas para aprender inglês e a cultura americana. Também tem um trabalho de voluntariado que é desenvolvido com eles e faz parte da cultura americana”, informou Helmara

Educação

29 de Jun // | Educação

O salário médio dos professores da rede municipal de ensino em Salvador é 58% maior do que o índice geral dos municípios brasileiros. O dado consta em um estudo divulgado nesta quinta-feira (29), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

 

A pesquisa se refere ao salário padronizado para 40 horas semanais, com ano-base 2014. A média de remuneração indica valor de R$ 5.368,48 dos professores ante R$ 3.116,35 dos municípios brasileiros e R$ 3.148,48 da rede estadual de ensino, segundo informações do Bahia Notícias.

 

A secretária de Educação, Paloma Modesto, disse que o dado retrara a realidade do município nos últimos cinco anos, a partir de políticas de valorização dos profissionais da rede. Segundo ela, a media de remuneração dos professores municipais é de R$ 6,6 mil. De acordo com o levantamento do Inep, 94% do quadro de professores de Salvador possuem formação superior, acima da realidade das redes estaduais brasileiras.

Educação

26 de Jun // | Educação

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (26) a segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2017. A lista de selecionados (http://prounialuno.mec.gov.br//consulta/lista-espera) pode ser consultada filtrando pelo nome da instituição de ensino, campus, curso e turno. Também é possível saber se o candidato está na lista de espera.

 

Outra opção para ter acesso ao resultado e com número de inscrição do Enem 2016 e senha. Os alunos convocados devem apresentar a documentação nas instituições de ensino a partir desta segunda (veja o calendário abaixo). Quem não cumprir os prazos, perderá o direito à bolsa. Nesta edição são oferecidas 147.492 bolsas, sendo 67.603 integrais e 79.889 parciais em instituições particulares de ensino superior.

 

A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em conta critérios socioeconômicos da família do estudante. A lista de convocados na primeira chamada foi divulgada no dia 12 de junho. No ano passado, na edição do meio do ano, foram oferecidas oferecidas 125.442 bolsas, sendo 57.092 integrais e 68.350 parciais ofertadas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior.

Educação

26 de Jun // | Educação

O resultado do Censo Escolar, levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontou avanços na Educação Básica e no Ensino Médio na Bahia entre 2007 e 2015. A evasão reduziu 5,8 pontos percentuais no mesmo período e a repetência caiu em 1,6 pontos percentuais.

 

Já no que se refere aos anos iniciais do Ensino Fundamental, a promoção aumentou 11,4 pontos percentuais no período, alcançando 82,5% em 2015, enquanto a repetência diminuiu em 8,4 pontos percentuais no mesmo período. A taxa de evasão, que era de 6,7% em 2007, caiu para 0,6% em 2015. Nos anos finais do Ensino Fundamental a taxa de promoção aumentou 6,1 pontos percentuais de 2007 a 2015, chegando a 70% no último ano.

 

A repetência caiu 2,1 pontos percentuais e a evasão escolar recuou 6,3 pontos percentuais no mesmo período, chegando a 4,9% em 2015.  "Ainda há muito a fazer e por isso não vamos medir esforços para que a Bahia continue melhorando esses índices. Os avanços na educação nos motivam a trabalhar cada vez mais, e para isso é fundamental o envolvimento da família e a participação de toda a sociedade", avalia o governador Rui Costa.

Educação

21 de Jun // | Educação

A partir desta quarta-feira (21), quatro mil estudantes de universidades estaduais integram o programa Mais Futuro. A iniciativa do governo do Estado oferece auxílio financeiro para os jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica, participantes do CadÚnico, além de oportunidades de estágio no setor público.

 

O incentivo garante a permanência desses estudantes nas salas de aula e a conclusão dos cursos de graduação. Na manhã desta quarta, em cerimônia no Bahia Othon Palace, em Salvador, o governador Rui Costa assinou os termos de compromisso de estágio dos universitários participantes, que também receberam seus cartões bancários.

 

Os jovens receberão auxílio permanência no valor de R$ 300 para quem estuda a até 100 quilômetros de onde reside, e de R$ 600 para os que vivem a uma distância maior. O pagamento começa na primeira semana de julho, e o depósito é feito diretamente em conta bancária criada exclusivamente para esta finalidade, em nome do estudante beneficiário. O valor pode ser repassado desde o primeiro semestre até completar dois terços do curso.

Educação

19 de Jun // | Educação

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu as atividades de 27 instituições de ensino superior no Brasil. Na lista, publicada na edição desta segunda-feira (19) do Diário Oficial da União, aparecem duas unidades baianas: a Faculdade do Sertão (Uessba), com sede em Irecê, e a Faculdade de Ciências Médicas da Bahia, localizada no município de Santa Cruz Cabrália.

 

Segundo o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Henrique Sartori de Almeida Prado, a medida foi tomada por conta de supostas irregularidades. A decisão foi um desdobramento da CPI das Faculdades Irregulares, da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), instalada após denúncia de grupo de estudantes de Pernambuco.

 

Entre as investigadas pela CPI, estão venda de diplomas, classificação de cursos livres de extensão como cursos de graduação e terceirização da oferta de ensino. De acordo com o MEC, as aulas continuam nas instituições. Apenas serão suspensos serviços administrativos, como pedidos de abertura de novos cursos, por exemplo. A pasta sustenta, ainda, que os alunos não serão prejudicados e destaca que o processo de investigação se encontra ainda em andamento.

Educação

16 de Jun // | Educação

Essa sexta-feira (16) é o último dia para a renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao primeiro semestre de 2017. Também termina hoje o prazo para fazer a transferência integral de curso ou de instituição de ensino, bem como solicitar a dilatação do prazo de utilização do financiamento.

 

A renovação do Fies é feita a cada seis meses, e o pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). O financiamento é voltado para estudantes matriculados em instituições privadas de ensino superior.

 

Mais de dois milhões de alunos são beneficiados pelo programa, que oferece taxas de juros de 6,5% ao ano. No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante deve levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada apenas com a validação do estudante no sistema.

Educação

14 de Jun // | Educação

Está disponível a lista dos estudantes contemplados para o curso Universidade Para Todos (UPT), que é preparatório para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A informação foi divulgada pela Secretaria da Educação do Estado divulgou, nesta quarta-feira (14). A lista está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).


São ofertadas 16.400 vagas para Salvador e mais 228 localidades da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade. A ação é desenvolvida em parceria com as universidades estaduais UNEB, UEFS, UESB e UESC. As inscrições foram até a última segunda-feira (12). A seleção foi feita através das médias de Português e de Matemática que foram lançadas pelos candidatos no ato da inscrição e que serão conferidas no ato da matrícula.

 

A matrícula será realizada entre os dias 3 a 7 de julho, no local e turno que o aluno optou para estudar. Para se matricular, é preciso apresentar cópia e original do CPF, RG, comprovante de residência, além do Histórico Escolar do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II. As aulas começam no dia 3 de julho e vão até dezembro de 2017.

Educação

13 de Jun // | Educação

O prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) acaba na próxima sexta-feira (16). Inicialmente, a renovação terminaria no dia 31 de maio, mas foi prorrogada para garantir que os alunos concluíssem o processo. Naquela ocasião, cerca de 82% dos estudantes havia renovado os contratos de financiamento.

 

Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre e o pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato – como mudança de fiador, por exemplo –, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação.

 

Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema. Além de renovar os contratos vigentes, também será possível, até essa data, fazer a transferência integral de curso ou de instituição de ensino, bem como solicitar a dilatação do prazo de utilização do financiamento.

Educação

12 de Jun // | Educação

O Ministério da Educação divulgou na última semana uma lista de faculdades que receberam avaliações insatisfatórias no Índice Geral de Cursos. Vinte e uma faculdades baianas apareceram no ranking. No total, foram 313 faculdades com parecer inepto no país. O IGC mede a qualidade do ensino nas instituições de ensino superior do país e é calculado anualmente pelo INEP.

 

O Índice é avaliado entre 1 e 5 e quem recebe as notas 1 e 2 são classificados com um mau desempenho, passível de punição, como a proibição de novos vestibulares. As 21 faculdades baianas são: Escola de Engenharia de Agrimensura, Faculdade Unime de Ciências Jurídicas, Faculdade São Tomaz de Aquino, Faculdade do Sertão, Faculdade de Ciências Gerenciais da Bahia;

 

Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias, Faculdade Santo Agostinho, Faculdade Apoio e Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão. Faculdade Montenegro, Faculdades Integrais Ipitanga, Faculdade João Calvino, Faculdade de Ciências Educacionais de Capim Grosso, Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Lourdes, Faculdade do Nordeste da Bahia, Faculdade São Salvador;

Educação

12 de Jun // | Educação

Será divulgado nesta segunda-feira (12) o resultado do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre. A lista dos selecionados será divulgada no site http://siteprouni.mec.gov.br. Para se inscrever é necessário ter o número de inscrição no Enem e senha. São oferecidas 147.492 bolsas, sendo 67.603 integrais e 79.889 parciais em instituições particulares de ensino superior.

 

A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em conta critérios socioeconômicos da família do estudante. No ano passado, na edição do meio do ano, foram oferecidas oferecidas 125.442 bolsas, sendo 57.092 integrais e 68.350 parciais ofertadas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior.


Para disputar uma bolsa parcial ou integral é necessário ter média de 450 pontos de nota mínima no Enem, ter sido aluno de escola pública ou bolsista na particular, e obedecer a alguns critérios socioeconômicos. A bolsa integral é destinada aos estudantes que possuem renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já o teto da bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade, é de até três salários mínimo.

Educação

09 de Jun // | Educação

As inscrições para a edição do segundo semestre de 2017 do Programa Universidade para Todos (Prouni) terminam nesta sexta-feira (9) no site http://siteprouni.mec.gov.br. Para se inscrever é necessário ter o número de inscrição no Enem e senha. São oferecidas 147.492 bolsas, sendo 67.603 integrais e 79.889 parciais em instituições particulares de ensino superior.

 

A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em conta critérios socioeconômicos da família do estudante. No ano passado, na edição do meio do ano, foram oferecidas oferecidas 125.442 bolsas, sendo 57.092 integrais e 68.350 parciais ofertadas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior.


Para disputar uma bolsa parcial ou integral é necessário ter média de 450 pontos de nota mínima no Enem, ter sido aluno de escola pública ou bolsista na particular, e obedecer a alguns critérios socioeconômicos. A bolsa integral é destinada aos estudantes que possuem renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já o teto da bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade, é de até três salários mínimos.

Educação

09 de Jun // | Educação

O Ministério da Educação (MEC) determinou o recolhimento de 93 mil exemplares do livro "Enquanto o Sono Não Vem" (Editora Rocco), distribuído por meio do Programa Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para crianças entre 6 e 8 anos de escolas públicas.

 

A decisão foi tomada depois de um parecer técnico da Secretaria de Educação Básica, que considerou a obra inadequada para essa faixa etária. De acordo com o MEC, um dos contos do livro, "A triste história de Eredegalda", teria provocado uma onda de reclamações entre professores e diretores. O conto relata a história de um rei que deseja casar-se com uma de suas filhas.

 

A menina, que se recusa, é castigada. No parecer que justifica a decisão de recolher os livros, a Secretaria de Educação Básica afirma que crianças na faixa etária "não adquiriram autonomia, maturidade e senso crítico para problematizar determinados temas com alta densidade, como é o caso da história em questão". A decisão do MEC ocorre depois de prefeituras de cidades do Espírito Santo determinarem, por conta própria, a retirada do livro.

Educação

06 de Jun // | Educação

As inscrições para a edição do segundo semestre de 2017 do Programa Universidade para Todos (Prouni) já estão abertas no http://siteprouni.mec.gov.br. Para se inscrever é necessário ter o número de inscrição no Enem e senha. O prazo termina nesta sexta-feira (9). São oferecidas 147.492 bolsas, sendo 67.603 integrais e 79.889 parciais em instituições particulares de ensino superior.

 

A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em conta critérios socioeconômicos da família do estudante. No ano passado, na edição do meio do ano, foram oferecidas oferecidas 125.442 bolsas, sendo 57.092 integrais e 68.350 parciais ofertadas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior.

 

Para disputar uma bolsa parcial ou integral é necessário ter média de 450 pontos de nota mínima no Enem, ter sido aluno de escola pública ou bolsista na particular, e obedecer a alguns critérios socioeconômicos. A bolsa integral é destinada aos estudantes que possuem renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já o teto da bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade, é de até três salários mínimos.

Educação

05 de Jun // | Educação

As inscrições para a edição do segundo semestre de 2017 do Programa Universidade para Todos (Prouni) abrem nesta terça-feira (6). Serão oferecidas 147.492 bolsas, sendo 67.603 integrais e 79.889 parciais em instituições particulares de ensino superior. A consulta já pode ser feita no site http://prounialuno.mec.gov.br, filtrando pelo nome do curso, instituição ou município.

 

O prazo de inscrição termina na sexta-feira (9). O programa oferece bolsas de estudo em insituições particulares de ensino superior. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em conta critérios socioeconômicos da família do estudante. 

 

No ano passado, na edição do meio do ano, foram oferecidas oferecidas 125.442 bolsas, sendo 57.092 integrais e 68.350 parciais ofertadas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. Para disputar uma bolsa parcial ou integral é necessário ter média de 450 pontos de nota mínima no Enem, ter sido aluno de escola pública ou bolsista na particular, e obedecer a alguns critérios socioeconômicos. 

Educação

05 de Jun // | Educação

O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta segunda-feira (5) a chamada regular com os nomes dos selecionados na edição do segundo semestre de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No total, 63 instituições, entre universidades federais, estaduais e institutos federais, estão oferecendo 1.462 cursos de graduação. Veja o resultado!

 

Para concorrer, era necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e não ter tirado zero na redação. Notas de outras edições do Enem não são aceitas.  Será realizada apenas uma chamada para matrícula. Os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula na instituição entre os dias 9 e 13 de junho. 

 

Os que não forem selecionados para a sua primeira opção de curso poderão participar da lista de espera, entre 5 e 19 de junho. Para isso, deverão acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar o interesse. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de curso. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas será feita pela instituição a partir do dia 26 de junho.

Educação

01 de Jun // | Educação

Mais de 200 mil crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos estão fora das escolas na Bahia, segundo dados divulgados pela Unicef nesta quinta-feira (1º). Os índices se referem à exclusão escolar, ou seja, aqueles que não estão matriculados em nenhuma das redes de ensino. Na Bahia, a faixa etária que tem maior número de jovens fora da escola é a de 15 a 17 anos, com 134.698.

 

A segunda maior é a de 4 e 5 anos, que tem 46.243 crianças afetadas, seguida da faixa de 6 a 14 anos, com 39.412. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, que aponta que em todo país são 2.802.258 crianças e adolescentes longe da escola. Desses, 821.595 têm entre 4 e 5 anos, 387.512 estão na faixa dos 6 aos 14 anos e 1.593.151 têm de 15 a 17 anos.

 

A partir desses dados, a Unicef lançou uma plataforma digital, a Busca Ativa Escolar, para identificar as crianças e jovens que estejam fora das escolas. A proposta é mobilizar municípios e gestores para construir uma rede de identificação desse público e levá-las novamente ao ambiente escolar. De acordo com o Unicef, o processo começa com um agente comunitário, que, ao identificar um aluno fora da escola, envia um alerta, por meio de SMS, aplicativo e site (alerta.buscaativaescolar.org.br).

Educação

01 de Jun // | Educação

Termina nesta quinta-feira (1º) o prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A inscrição pode ser feita pela internet, no site do programa. Para se inscrever, o candidato precisa apenas do número de inscrição e senha cadastrados no Exame do Ensino Médio (Enem) de 2016. Até a tarde de quarta (31), o Sisu registrou 748.185 inscritos, segundo MEC

 

Também hoje os estudantes têm acesso ao último cálculo da nota de corte. Ao longo do período de inscrição, uma vez por dia, o MEC divulgou a nota de corte de cada curso, de acordo com as inscrições feitas até aquele o momento, e a classificação parcial do candidato na opção de curso escolhida. Na hora da inscrição, os candidatos podem escolher até dois cursos por ordem de preferência.

 

Até o fim do período de inscrição, o estudante poderá alterar a opção de curso. Também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, ou pelo sistema de cotas destinadas a estudantes de escolas públicas, ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. O Sisu oferece vagas no ensino superior público com base na nota do Exame  Nacional do Ensino Médio (Enem).

Educação

31 de Mai // | Educação

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) divulgou nesta quarta-feira (31) o resultado do vestibular 2017.2. Ao todo, a universidade ofereceu 3.185 vagas distribuídas nas 112 opções de cursos de graduação presenciais, nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas. Confira a lista de aprovados no vestibular 2017.2 clicando aqui!

 

Em nota, a Uneb informou que o boletim de desempenho do candidato e o calendário de matrícula serão divulgados em breve, no site da instituição. As provas do vestibular 2017.2 foram realizadas nos dias 23 e 24 de abril, em 28 estabelecimentos da capital e 67 do interior do estado, contemplando todas as 24 cidades onde a universidade possui campus.


Os cursos mais concorridos em Salvador foram Medicina (638 candidatos/vaga), Nutrição (77 candidatos/vaga) e Fisioterapia (68 candidatos/vaga). Já no interior, houve maior procura pelos cursos de Direito oferecidos nos campi de Camaçari (38 candidatos/vaga), Juazeiro (37 candidatos/vaga) e de Jacobina (36 candidatos/vaga). De acordo com o Centro de Processos Seletivos (CPS) da Uneb, o índice total de abstenção nesse ano foi inferior ao registrado no vestibular do ano passado, que ficou em 32,52% (12.596 candidatos ausentes).

Educação

31 de Mai // | Educação
A edição 2017 do Enem terá o menor número de inscrições confirmadas desde 2013 em meio a polêmicas sobre a mudanças na forma de conceder isenção da taxa de R$ 82. Após críticas, os organizadores do exame e o MPF fecharam acordo para permitir recurso para os candidatos que tinham direito a isenção, solicitaram o benefício, mas se equivocaram ao escolher o modo.
 
O Ministério da Educação (MEC) argumenta que as alterações na forma de comprovar carência com a iseção têm como foco a "aplicação consciente do recurso público". A pasta diz que, em 2016, o Enem teve um prejuízo de R$ 226 milhões com abstenções: 29% dos inscritos não compareceram às provas.
 
Quando se considera apenas os participantes que conseguiram a isenção por autodeclaração esse percentual chegou a 42%, apontou Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Neste ano, o Enem teve 7.603.290 milhões de inscritos. O balanço do Inep, divulgado nesta terça-feira (30), apontou que 1.467.872 estudantes se inscreveram e não fizeram o pagamento dos boletos.

Educação

31 de Mai // | Educação
Mais de 4 mil professores da rede estadual de ensino da Bahia já entraram com pedido de aposentadoria, de janeiro de 2016 até maio de 2017, com medo de prejuízos com a reforma da previdência proposta pelo governo federal. No ano passado, 3 mil processos para aposentadoria foram abertos. Esse ano, já são 1.112. Os dados são da Secretaria Estadual de Educação.
 
Atualmente, cerca de 7 mil professores do estado já atingiram a idade e o tempo de serviço para se aposentar. "Há um sentimento de que haverá muitas perdas. O professor ou a professora que já estava com o seu planejamento de vida tudo organizado, com o tempo correto para aposentar, está correndo", afirma Marilene Betros, presidente do Sindicato dos Professores.
 
A professora Rosana Zaidan é uma dos que solicitaram a aposentadoria, após 36 anos ensinando biologia na rede estadual. Ela deu entrada no processo em março desse ano. "Conviver com essa juventude é sempre muito bom. Eles [os alunos] são alegres, contribuem muito com o social da gente, mas infelizmente é preciso parar. Já contribuí o que tinha que contibuir", afirma.

Educação

30 de Mai // | Educação
A edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá ao menos 6.141.089 candidatos aptos a realizarem as provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) diz que outras 1.467.872 inscrições ainda podem ou não ser confirmadas após a fase de análise de recursos.
 
No total, foram 7.603.290 inscrições. O governo federal previa um número de cerca de 7 milhões de inscritos. Mas, apesar de o prazo para a inscrição no Enem 2017 ter terminado no dia 19, o número final de inscritos confirmados no exame só foi calculado após o fim do prazo para o pagamento da taxa de inscrição.
 
Neste ano, o Inep incluiu, pela primeira vez, um sistema de cruzamento de dados entre a declaração de carência e os dados do governo federal sobre famílias carentes. Por isso, aumentou o número de pedidos de isenção recusados no Enem. Como os candidatos reclamaram sobre a dificuldade de comprovação dos requisitos para fazer o Enem sem pagar a taxa, o Inep fez um acordo com o Ministério Público Federal para dar um prazo para que esses inscritos possam recorrer e comprovar seu direito à isenção.

Educação

30 de Mai // | Educação
O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (30) as primeiras notas de corte do Sisu do segundo semestre. É possível acessar pela internet a nota mínima necessária para passar em cada um dos cursos oferecidos pelo sistema. A nota é calculada diariamente com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos para aquele curso.
 
É a menor para o candidato ficar entre os potencialmente selecionado para o curso. O candidato que já fez a inscrição poderá consultar a própria classificação parcial na opção do curso escolhida. O MEC alerta que essas informações devem servir apenas de referência para ajudar o participante no monitoramento da inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga.
 
As inscrições começaram na segunda (29) e vão até o dia 1º de junho. Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Enem 2016 e não ter tirado 0 na redação. Mais de 6,1 milhões fizeram o Enem no ano passado. O candidato pode fazer até duas opções de curso e alterá-las até o fim do prazo de inscrição. Ontem, um problema no sistema pode ter afetado 600 mil candidatos. Segundo o ministério, a situação foi normalizada e os estudantes atingidos orientados a trocar de senha.

Educação

30 de Mai // | Educação
O Ministério da Educação (MEC) diz que uma falha em sua base de dados afetou até 600 mil pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e que estão aptas a disputar vagas em universidades públicas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2017.
 
O Sisu seleciona, até quinta-feira (1º), alunos para mais de 51 mil vagas em cursos superiores. As inscrições começaram na manhã de segunda (29). Estudantes afetados pela falha recebiam a mensagem "dados inválidos" quando tentavam acessar o Sisu. O MEC diz que quem teve dificuldade deve alterar a senha no site www.enem.inep.gov.br/participante para solucionar o problema.
 
Segundo o MEC, foi identificada nesta manhã uma falha de "sincronização entre as bases de dados do MEC e do INEP". A pasta diz que o entrave já foi resolvido. Ainda de acordo com a pasta, o número de potenciais candidatos afetados é de até 600 mil, e eles já estão recebendo informações por e-mail ou SMS sobre a necessidade de troca de senha. (veja calendário completo abaixo)

Educação

29 de Mai // | Educação
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou que não vai aderir à segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que teve inscrições iniciadas nesta segunda-feira (29). O anúncio da instituição de ensino foi feito também nesta segunda. A UFRB tem sede em Cruz das Almas.
 
Já os campi estão em Feira de Santana, Cachoeira, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus e Amargosa. De acordo com a UFRB, a decisão foi tomada pelo Conselho Acadêmicco (Conac), em sessão ordinária realizada no dia 18 de maio. A instituição afirmou que não aderiu ao Sisu para normalizar o calendário acadêmico, que ficou atrasado por conta de paralisações ocorridas nos últimos meses.
 
Conforme a UFRB, "a medida visa reduzir o intervalo de tempo entre a matrícula dos candidatos convocados e o efetivo ingresso no semestre letivo". Mas não acarretará em prejuízos ao ingresso de estudantes nos cursos de graduação, uma vez que os dois ingressos previstos para o ano de 2017 serão realizados. O ingresso da edição Sisu 2016.2, semestre renomeado 2017.1, ocorreu em maio de 2017.

Educação

28 de Mai // | Educação

Começam nesta segunda (29) as inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições vão até a próxima quarta (1°), e as vagas estão disponíveis para consulta na página do Sisu. Ao todo serão ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

 

Segundo o MEC, os candidatos podem escolher até dois cursos por ordem de preferência. Até o final do período de inscrição, o estudante poderá alterar a opção de curso. Ele também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou pelo sistema de cotas destinadas a estudantes de escolas públicas ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

 

Conforme a Agência Brasil, uma vez por dia o MEC divulga a nota de corte de cada curso de acordo com as inscrições feitas até aquele o momento e a classificação parcial do candidato na opção de curso escolhida. Ainda segundo o MEC, o número de vagas reduziu em relação ao ano passado, quando, no segundo semestre, foram ofertadas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior.

Educação

25 de Mai // | Educação
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição negado terão 30 dias para comprovar que foram prejudicados e que se encaixam nas categorias com o benefício. O Inep comunicou, nesta quinta-feira (25), que essas pessoas devem encaminhar os comprovantes de situação socioeconômica e de escolaridade para análise até o dia 25 de junho.
 
Perguntas e respostas: Quem deve enviar os documentos ao Inep? Aqueles candidatos que, no ato da inscrição, tentaram pedir a isenção da taxa de R$ 82 e tiveram a solicitação negada pelo sistema, apesar de terem direito a ela. Por que o Inep abriu esta possibilidade de envio de documentos? O Inep afirma que recebeu queixas de pessoas que se encaixariam nas categorias com direito à isenção da taxa, mas que tiveram de gerar o boleto de pagamento mesmo assim.
 
Afinal, quem tem direito à isenção? São três categorias: Estudantes matriculados na rede pública de ensino e que atualmente estão cursando o terceiro ano do ensino médio; Pessoas de famílias com renda per capita de até um e meio salário-mínimo, e que tenham cursado o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada; Pessoas inscritas no CadÚnico, beneficiadas por programas sociais como o Bolsa Família, em famílias com renda per capita de até 1,5 salário mínimo ou com renda familiar mensal de até 3 salários-mínimos.

Educação

24 de Mai // | Educação
Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até hoje (24) para pagar a taxa do exame e, assim, confirmar a inscrição. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Os candidatos devem estar atentos aos horários estabelecidos pelas instituições onde realizarão o pagamento. O valor da taxa de inscrição é de R$ 82.
 
Devem pagar a taxa aqueles que não se enquadraram nos critérios de isenção e, na hora da inscrição, tiveram um Guia de Recolhimento da União gerado. O Inep alerta que não confirmará inscrições cujo pagamento tenha sido efetuado por meio de GRU gerada fora do Sistema de Inscrição, assim como não aceitará inscrições em valores diferentes de R$ 82.
 
As instituições bancárias pedem um prazo de até três dias úteis para confirmação das inscrições. O Inep recomenda que todos os inscritos confirmem a situação de suas inscrições na Página do Participante. Dúvidas podem ser solucionadas pelo telefone 0800 616161 ou pelas Redes Sociais do Inep. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

Educação

23 de Mai // | Educação
Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até amanhã (24) para pagar a taxa do exame e, assim, confirmar a inscrição. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Os candidatos devem estar atentos aos horários estabelecidos pelas instituições onde realizarão o pagamento. O valor da taxa de inscrição é de R$ 82.
 
Devem pagar a taxa aqueles que não se enquadraram nos critérios de isenção e, na hora da inscrição, tiveram um Guia de Recolhimento da União (GRU) gerado. O Inep alerta que não confirmará inscrições cujo pagamento tenha sido efetuado por meio de GRU gerada fora do Sistema de Inscrição, assim como não aceitará inscrições em valores diferentes de R$ 82.
 
As instituições bancárias pedem um prazo de até três dias úteis para confirmação das inscrições. O Inep recomenda que todos os inscritos confirmem a situação de suas inscrições na Página do Participante. Dúvidas podem ser solucionadas pelo telefone 0800 616161 ou pelas Redes Sociais do Inep.




Classificados


Enquete



Mais Lidas