Notícias

Educação

Educação

23 de Fev // | Educação

O resultado do Vestibular 2018.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi divulgado na tarde desta sexta-feira (23). A lista de aprovados está disponível no site da instituição. Ainda nesta sexta-feira, a universidade divulgou o cronograma de matrículas, também no site do processo seletivo.

 

As matrículas dos candidatos aprovados deverão ser efetivadas no período de 2 a 8 de março, de acordo com cronograma estabelecido pela Divisão de Assuntos Acadêmicos da Uefs, informou a instituição. As provas do Vestibular 2018.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana foram aplicadas nos dias 4 e 5 de fevereiro.

 

No total, o processo seletivo, que foi organizado pela Vunesp, teve abstenção de 28,32%, nos dois dias. No último domingo (4), primeiro dia de provas, a universidade registrou abstenção de 27,27% de abstenção. De acordo com a Universidade Estadual de Feira de Santana, 2.223 dos 8.151 inscritos não compareceram para fazer o exame. Conforme a instituição, no segundo dia da avaliação, 85 candidatos deixaram de fazer as provas.

Educação

20 de Fev // | Educação

Termina nessa sexta-feira (23) o prazo para comprovação dos dados dos candidatos pré-aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas para estudantes. A confirmação das informações é requisito para garantir a vaga e deve ser feita na universidade onde o candidato vai estudar.

 

Os dados que devem ser comprovadas dizem respeito ao cadastro e à renda, tanto do candidato quanto de seu grupo familiar e prova de residência, entre outros. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os candidatos ao ProUni devem ficar atentos e se informar nas instituições de ensino sobre os documentos, pois informações complementares poderão ser solicitadas.

 

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior. Nessa edição, foram ofertadas aproximadamente 243 mil bolsas, sendo 113.863 integrais e 129.124 parciais, em todo o país. De acordo com o Ministério da Educação, as bolsas integrais foram destinadas a estudantes com renda per capita de até 1,5 salário mínimo segundo informações do Ministério da Educação.

Educação

19 de Fev // | Educação

Os estudantes interessados em concorrer a uma das bolsas oferecidas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já podem efetuar a inscrição no site oficial do programa, neste link . O prazo vai até o dia 28 deste mês e o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 5 de março.


A edição 2018 do Fies oferece um total de 310 mil vagas em instituições privadas de ensino, sendo 155 mil bolsas neste primeiro semestre. Para concorrer a um financiamento, o candidato precisa ter feito uma das edições do Enem a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.

 

Essa é a primeira edição do programa no novo formato definido pelo governo Michel Temer. Os novos moldes do programa preveem mudanças na taxa de juros, no prazo para pagamento do saldo devedor e na abrangência da faixa de renda para os interessados no financiamento estudantil. O programa agora é dividido em três modalidades. A primeira delas oferece juros zero para candidatos com renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Educação

19 de Fev // | Educação

Os estudantes brasileiros que sonham em fazer graduação fora do país têm portas abertas em Portugal. O país já tem 28 convênios firmados com o Brasil, que permitem a utilização do nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso em faculdades portuguesas segundo informações da Agência Brasil.

 

Desde o ano de 2014 que o Brasil vêm assinando acordos com instituições de ensino superior em Portugal para que a nota do Enem seja considerada. A Universidade de Coimbra, a faculdade que tem mais alunos brasileiros fora do Brasil, foi a primeira a firmar a parceria com o Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação do Brasil.

 

Para se candidatar, os estudantes brasileiros não podem ter cidadania portuguesa nem morar em Portugal há dois anos. Além disso, devem ter o certificado de conclusão do ensino médio e um passaporte válido. As exigências valem para as inscrições em qualquer universidade ou instituto de ensino superior. Além disso, os candidatos devem checar quais outros requisitos podem ser exigidos, de acordo com o curso ou faculdade que escolherem.

Educação

16 de Fev // Ascom | Educação

Com o tema “Educação Cidadã: escolas feitas para durar” a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, realizou nos dias 15 e 16 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2018. As jornadas pedagógicas são encontros que reúnem profissionais da educação em torno de temas de interesse profissional, com formação continuada e aperfeiçoamento das práticas de ensino. A jornada 2018 foi iniciada com a apresentação do grupo Arte com as Mãos, que encenou a música “Cidadão” na Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Em seguida, o Hino Nacional Brasileiro foi executado pelos músicos locais Júnior Keréto e Helber Bitencourt. Os professores e funcionários da rede municipal de ensino que faleceram nos últimos meses foram homenageados com um minuto de silêncio, relembrando suas trajetórias e contribuições para a educação. Os membros da Confraria Poética Feminina, espaço destinado a poemas feitos por mulheres, declamaram poemas musicados, acompanhadas do músico Jânio Santana.

Educação

16 de Fev // | Educação

As prefeituras baianas que deixaram de prestar contas referente às verbas recebidas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), referentes ao ano de 2017, correm o risco de ficar impedidos de receber recursos e contratar operações de crédito com o governo federal.

 

As informações deveriam ser preenchidas no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) ferramenta eletrônica. O prazo final para que os gestores municipais submetessem as informações dos gastos em Educação referentes ao 6º bimestre de 2017 foi dia 30 de janeiro.

 

No estado da Bahia alguns municípios deixaram de enviar os dados necessários, de acordo com nota publicada pela União dos Municípios Baianos (UPB). Quando um município deixa de cumprir o prazo, e não envia as informações ao Sistema, ele está sujeito a penalidades. Entre elas, a inscrição no Cadastro Único de Convênio (Cauc), que o impede de receber as transferências voluntárias da União por tempo indeterminado.

Educação

14 de Fev // | Educação

Após problemas no site, o Ministério da Educação liberou o resultado da primeira chamada do ProUni (Programa Universidade para Todos) na manhã desta quarta (14). Por volta das 10h, o portal chegou a mostrar o link de "resultados disponíveis", que foi retirado do ar e trocado por "aguarde o resultado". Por volta das 11h, o site voltou ao normal. Veja!

 

O programa distribui bolsas para estudantes de baixa renda ingressarem em instituições privadas de ensino superior. Os alunos que estão na primeira lista deverão comparecer a partir desta quinta-feira (15) na instituição de ensino para levar os documentos que constatem as informações dadas na inscrição.

 

O prazo vai até o dia 23 de fevereiro. A segunda chamada será divulgada no dia 2 de março. Para concorrer à bolsa, o candidato deve comprovar ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ter sido bolsista integral em escola privada; não ter diploma de ensino superior e ter renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 1.431) por pessoa para bolsa integral e de até três salários mínimos (R$ 2.862) por pessoa para bolsas parciais.

Educação

14 de Fev // | Educação

O Brasil é o país em que há maior desconfiança em relação ao trabalho do governo para regulamentar o ambiente de inovação dentre 20 nações pesquisadas pela GE. Segundo levantamento da multinacional, 91% dos executivos ouvidos no País dizem acreditar que o governo não consegue acompanhar o ritmo das inovações - a média global é de 68%.

 

Os Emirados Árabes Unidos e o Canadá são os menos descrentes, com 41% e 51% dos entrevistados, respectivamente, dizendo que o governo não tem capacidade para regulamentar as inovações na velocidade adequada. O levantamento mostra ainda que o Brasil tem um ambiente menos favorável à inovação do que a média global.

 

Enquanto 43% dos entrevistados afirmam perceber a existência de um ecossistema propício no País, a média global é de 48%. Para países como EUA e China, os números alcançam 85% e 73%. Um ambiente que ajuda as empresas a inovarem fortalece também o crescimento delas. O diretor do centro de inovação da EY, Denis Balaguer, lembra que, no Brasil, há entraves na própria lei de propriedade intelectual que dificultam a inovação.

Educação

09 de Fev // | Educação

Os candidatos a uma bolsa de estudos por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta (9) para fazer sua inscrição pela internet, na página oficial do programa. De acordo com informações do Ministério da Educação, já tinham sido registradas 1.032.680 inscrições até as 18h da quinta (8).

 

Podem concorrer as bolsas integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior cidadãos brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e que não tenham zerado a prova de redação. O interessado atenda pelo menos uma das seguintes condições:

 

ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral; ter alguma deficiência; ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa. A bolsa integral é concedida a pessoas com renda per capita mensal de até 1,5 salário mínimo; a parcial, para candidatos cuja renda familiar mensal seja de até três salários mínimos segundo informações da Agência Brasil.

Educação

05 de Fev // | Educação

Vestibular 2018.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) teve abstenção total de 28,32%, nos dois dias de prova, conforme divulgou a instituição. O resultado com a lista de aprovados está previsto para ser divulgado no 23 de fevereiro. No domingo (4), primeiro dia de provas, a universidade registrou abstenção de 27,27% de abstenção.

 

De acordo com a Uefs, 2.223 dos 8.151 inscritos não compareceram para fazer o exame. Conforme a Uefs, nesta seguna-feira (5), 85 candidatos deixaram de fazer as provas. No domingo, foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, História, Geografia e Redação.

 

O tema da redação foi "O Estado deve explorar as terras garantidas aos povos indígenas pela Constituição?". os cursos mais concorridos, direito (37,22) e odontologia (36,23) lideram. O curso de psicologia (23,36) também tem grande procura. Nesta segunda, foram aplicados os exames de Matemática, Física, Química e Biologia. Os gabaritos podem ser conferidos no site da Vunesp, organizadora do processo seletivo segundo informações do G1.

Educação

05 de Fev // | Educação

Candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até esta quarta-feira (7) para pedir vaga em lista de espera em instituições de educação superior. A convocação desses candidatos pelas instituições será feita a partir de 9 de fevereiro. Também termina na quarta o prazo para matrículas na chamada regular do Sisu.

 

Conforme a Agência Brasil, para manifestar o interesse na lista de espera, o estudante deve consultar o boletim do candidato na página do Sisu. Os candidatos também podem acompanhar a inscrição pelo aplicativo para celulares, onde podem ser acessadas as classificações parciais e notas de corte, além do resultado final e a lista de aprovados.

 

Este ano são ofertadas 239.716 vagas em 130 instituições, sendo 30 instituições públicas estaduais e 100 públicas federais. O Sisu é o ambiente virtual criado pelo Ministério da Educação para selecionar estudantes para vagas em instituições de educação superior com base nas notas registradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem concorrer todos os que fizeram as provas do Enem em 2017 e obtiveram nota acima de zero na redação.

Educação

04 de Fev // | Educação

O primeiro dia de provas do vestibular 2018.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), cidade a cerca de 100 km de Salvador, teve 27,27% de abstenção. A informação foi divulgada pela instituição. De acordo com a Uefs, 2.223 dos 8.151 inscritos para o vestibular não compareceram para fazer as provas.

 

O exame foi realizado durante a manhã deste domingo (4), em seis locais do município, incluindo o campus da universidade. Neste domingo, foram aplicados os exames de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, História, Geografia e Redação, que teve como tema "O Estado deve explorar as terras garantidas aos povos indígenas pela Constituição?".

 

Conforme a instituição, os gabaritos das primeiras provas serão divulgados no site da Fundação Vunesp - organizadora do concurso - ainda neste domingo. O vestibular segue na segunda-feira (5), com as provas de de Matemática, Física, Química e Biologia. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 7h15 e fechados às 7h50, 10 minutos antes do horário previsto para o início das avaliações: 8h segundo informações do G1.

Educação

31 de Jan // | Educação

O número de alunos matriculados no ensino médio integral em todo o país aumentou 1,5 ponto percentual entre 2016 e 2017. Dados do Censo Escolar 2017 divulgados hoje (31) pelo Ministério da Educação apontam que 7,9% dos estudantes frequentaram essa modalidade de ensino no ano passado, contra 6,4% no ano anterior.

 

Ampliar o tempo de permanência do aluno nas escolas é um dos objetivos do da chamada reforma do ensino médio, sancionada pelo presidente Temer em fevereiro do ano passado. No último dia 17, o governo anunciou a liberação de R$ 406 milhões para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

 

O recurso será destinado às 27 unidades da federação ao longo de 2018. “[O ensino médio] continua sendo o maior desafio da educação brasileira”, disse a ministra interina da Educação, Maria Helena, ao destacar que a Base Nacional Comum do ensino médio será encaminhada ao Conselho Nacional de Educação. “A reforma do ensino médio tem por objetivo torná-lo mais atrativo e mais alinhado com o ensino médio do mundo inteiro”.

Educação

30 de Jan // | Educação

Os candidatos convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgada na segunda-feira (29), devem efetivar a matrícula na universidade em que foram aprovados a partir desta terça (30). O prazo termina no dia 7 de fevereiro. Quem não concluir o processo no período determinado perderá o direito à vaga.

 

É necessário verificar com a instituição de ensino quais são os documentos necessários para a matrícula, além do local e do horário para efetivá-la. Cada universidade tem seus próprios procedimentos. A lista de convocados no Sisu pode ser consultada por meio do site do programa: http://sisu.mec.gov.br/.

 

Ela também pode ser conferida nas páginas das universidades que integram o programa e na central de atendimento do Ministério da Educação (MEC), pelo número de telefone através do 0800-616161. Sobre a lista de espera, os candidatos podem tentar participar da lista de espera aqueles que: não forem selecionados em nenhuma das duas opções de curso na chamada regular; ou os que tenham sido convocados para a segunda opção.

Educação

29 de Jan // | Educação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) disponibilizou 900 vagas em 18 cursos de graduação presencial, para ingresso através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018.1. Os interessados têm até a próxima quinta-feira (1º) para se inscrever, exclusivamente através do site do Sisu. Para se inscrever clique aqui!

 

Só podem se inscrever os estudantes que fizeram o Enem 2017 e que obtiveram nota diferente de zero na prova de redação e demais áreas de conhecimento. O candidato pode se inscrever em até duas opções de vaga, especificando a ordem de preferência e a modalidade de concorrência.

 

Os candidatos serão selecionados e classificados em chamada regular única, cujo resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro, no site do Sisu. A matrícula dos candidatos convocados pela UFRB compreenderá duas etapas. A pré-matrícula, que consiste no registro do candidato mediante apresentação e entrega de documentos, ocorrerá de 5 a 7 de fevereiro, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no Auditório da Biblioteca do Campus de Cruz.

Educação

25 de Jan // | Educação

As inscrições para a edição do primeiro semestre de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram na madrugada desta última terça-feira (23). Segundo o Ministério da Educação, os candidatos que participaram da edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão concorrer a 239.601 vagas.

 

As vagas estão em 130 instituições públicas de ensino superior federais e estaduais (universidades, institutos, centros universitários, faculdades e centros de educação tecnológica). A inscrições poderão ser feitas até as 23h59 desta sexta (26), no horário de Brasília. Elas serão feitas no site do programa: http://sisu.mec.gov.br/.

 

Não é necessário pagar taxas. Para acessar o edital completo, clique aqui. Entre 2010 e 2016, o número de vagas que as universidades, institutos e faculdades federais e estaduais decidiram destinar ao sistema cresceu mais de quatro vezes, e a concentração do total de vagas ofertadas no ensino superior público do Brasil no Sisu saltou de 10,7% para 43%. Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Enem 2017.

Educação

24 de Jan // | Educação

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou nesta quarta-feira (24) os locais de realização de provas do vestibular 2018.1. O endereço está disponível no site da Fundação Vunesp - organizadora do concurso - e no site da Uefs segundo informações do G1. Os exames serão realizadas nos dias 4 e 5 de fevereiro.

 

As provas ocorrerão em 5 unidades de ensino de Feira. Em caso de dúvidas, a coordenação do Processo Seletivo (Prosel) orienta que o estudante deve entrar em contato com a equipe da Vunesp, por meio do telefone (11) 3874-6300, ou da Coordenação de Seleção e Admissão (CSA), no número (75) 3161-8030. De acordo com a Uefs, 921 vagas estão sendo oferecidas.

 

50% reservadas para alunos egressos de escolas da Rede Pública (destas 80% são reservadas para os que se autodeclaram afro-descendentes) e 50 vagas para membros de comunidades indígenas ou quilombolas. Ao todo, 8.151 candidatos se inscreveram para o Prosel. Entre os cursos mais concorridos, direito (37,22) e odontologia (36,23) lideram a corrida por uma vaga. O curso de psicologia (23,36) também tem grande procura.

Educação

23 de Jan // Gildásio Cavalcante | Educação

As inscrições para a edição do primeiro semestre de 2018 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) começaram por volta da 0h desta terça-feira (23) no site do MEC (Ministério da Educação).

 

No total, são oferecidas 239.601 vagas em 130 instituições públicas de ensino superior federais e estaduais – universidades, institutos, centros universitários, faculdades e centros de educação tecnológica.

 

Para se inscrever, os candidatos devem ter participado em 2017 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e não ter zerado a redação. Os estudantes precisam entrar no site, informar o número de inscrição do Enem e a senha cadastrada no site. Não é cobrado taxas. As inscrições terminam às 23h59 da próxima sexta-feira (26).

 

O Sisu foi desenvolvido pelo ministério para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo.

Educação

22 de Jan // | Educação

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta terça-feira (23) e vão até a próxima sexta-feira (26) no site do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, serão 239.601 vagas oferecidas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

 

Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que obtiveram nota na redação diferente de zero e que não sejam treineiros (participantes menores de 18 anos no primeiro dia de realização da prova). É necessário informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no site.

 

O Sisu foi desenvolvido pelo ministério para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita com base na nota obtida pelo candidato. No site do Ministério da Educação, é possível consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes. Confira o cronograma completo do Sisu abaixo:

Educação

18 de Jan // | Educação

As notas do Enem 2017 foram divulgadas nesta quinta-feira (18). O resultado deve ser consultado individualmente: para isso, os candidatos devem acessar a Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/) e incluir CPF e a senha cadastrada. O resultado dos treineiros só será divulgado em 19 de março.

 

Na mesma data, o Ministério da Educação também vai disponibilizar os chamados "espelhos da redação", que são a cópia digitalizada dos textos e as justificativas para as notas. Nesta quinta, o Ministério da Educação divulgou o balanço sobre o desempenho dos candidatos na edição de 2017 do exame. Apenas 53 alunos tiraram nota mil na redação, porém a nota média subiu de 541,9 para 558.

 

Neste ano, os candidatos escreveram sobre o tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". O MEC também apresentou as notas mínimas e máximas em cada uma das cinco áreas da prova. Usos do Enem: Sisu e programas:  Com a nota do Enem 2017, os estudantes podem concorrer a uma vaga em uma universidade pública que tenha aderido ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018.  As vagas já podem ser consultadas.

Educação

17 de Jan // | Educação

O presidente Michel Temer e o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciaram nesta quarta-feira (17), a liberação de R$ 406 milhões para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.  Do total liberado, cerca de R$ 173 milhões serão destinados para investimentos e R$ 233 milhões para custeio.

 

De acordo com o Ministério da Educação, a liberação vai ampliar de 516 para 967 o número de escolas financiadas, o que representa um aumento de 87% de escolas atendidas em todo o país. Com a liberação de recursos de hoje, os valores totais destinados ao programa vão superar os R$ 700 milhões.

 

Em 2017, foram apoiadas pelo programa 516 escolas com 148.760 mil matrículas. Para este ano, serão 967 escolas, com 284.728 matrículas. A meta do programa é alcançar a marca de 500 mil matrículas. Na cerimônia do anúncio da liberação dos recursos, o presidente Temer destacou a importância do ensino em tempo integral para alçar o Brasil ao século 21, seguindo o exemplo de países desenvolvidos que adotam esse modelo.

Educação

17 de Jan // | Educação

Foram iniciadas nesta terça-feira (16) as matrículas na rede estadual de ensino. O período se estende até o dia 23 de janeiro. O procedimento pode ser feito em qualquer escola da rede ou no Portal da Educação (clique aqui). Neste ano, a matrícula será feita conforme um cronograma traçado de acordo com o perfil do estudante.

 

De acordo com a Secretaria de Educação da Bahia(SEC), nesta quarta (17) e quinta (18) estão destinados aos alunos do ensino Fundamental que estavam na rede municipal de ensino. Na sexta-feira (19), serão atendidos os novos alunos do Ensino Fundamental que estão entrando para rede estadual.

 

Já nos dias 22 e 23, será a matrícula para o Ensino Médio. Nos dias 25, 26 e 29 haverá um acompanhamento especial para a Educação Inclusiva. Também começaram as matrículas dos novos alunos do Colégio Estadual da Polícia Militar (CPM). As matrículas para novos alunos do CPM em todo o estado acontecem até o dia 18 de janeiro, presencialmente, na unidade contemplada. Caso haja desistência, novos candidatos serão chamados.

Educação

15 de Jan // | Educação

O Ministério da Educação anunciou nesta segunda-feira (15) o cronograma do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2018. Os estudantes interessados em participar da seleção para as bolsas de estudo terão do dia 6 de fevereiro às 23h59min do dia 9 do mesmo mês para se inscreverem. A candidatura deverá ser feita no site do MEC.

 

Podem concorrer brasileiros não portadores de diploma de curso superior e que tenham participado do Enem 2017. É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral; possuir alguma deficiência; ser professor da rede pública.

 

Programa do Ministério da Educação, o Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de Ensino Superior, em cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica. Na segunda edição do programa em 2017 foram ofertadas 147.492 bolsas, sendo 67.603 delas integrais e 79.889 parciais, todas distribuídas em 1.076 instituições pelo Brasil. Confira o edital no site do Ministério da Educação.

Educação

12 de Jan // | Educação

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 serão disponibilizados com um dia de antecedência, em 18 de janeiro, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados só poderão ser consultados individualmente na Página do Participante.

 

Será necessário informar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e a senha cadastrada na inscrição. A mesma senha dará acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ficará aberto de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. Para aqueles que se esqueceram da senha, o Inep sugere que a recuperação seja feita com antecedência.

 

O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior, passando até mesmo a ser aceito pela Universidade de São Paulo (USP) e em 27 instituições de Portugal. Como em outras edições, e conforme previsto em edital, os resultados dos treineiros serão liberados 60 dias depois da divulgação regular. Os espelhos de correção das redações também serão divulgados após 60 dias.

Educação

11 de Jan // | Educação

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) vai oferecer 480 vagas por meio Sisu. As inscrições vão começar no dia 29 de janeiro, e seguem até 1º de fevereiro. O edital já está disponível na internet. Serão 160 em cada um dos três campus: Jorge Amado (Itabuna), Sosígenes Costa (Porto Seguro) e Paulo Freire (Teixeira de Freitas).

 

Para participar, é preciso ter realizado a prova do Enem de 2017, com nota maior que zero na Redação. Será possível marcar duas escolhas de cursos. As notas de corte e a classificação parcial de cada candidato serão divulgadas nos dias 30, 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a partir da 0h, o que vai permitir avaliar e mudar as escolhas antes do fechamento do sistema.

 

As notas mínimas exigidas são de 500 pontos na redação e de 450 em cada uma das quatro áreas avaliadas pelas provas do Enem (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias). Em relação a políticas afirmativas, 85% das vagas da ABI e 75% das vagas dos Bacharelados Interdisciplinares estão reservadas para as modalidades de cotas.

Educação

11 de Jan // Leonardo Sousa | Educação

A luta pela vinda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) continua a todo vapor. A população de Nazaré das Farinhas, no recôncavo baiano, pode comemorar a vitória em mais uma batalha pela implantação do campus da UFRB no município. A comemoração decorre pelo fato de que o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) deu uma resposta positiva a Prefeitura Municipal, no sentido de concordar com a instalação do campus da UFRB, em sua sede em Nazaré, a qual atende as necessidades de funcionamento do campus, com uma estrutura já pronta e boa localização na área urbana da cidade.

Em novembro do ano passado, a prefeita Eunice Barreto, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores Eval Paulo, vereadores e secretários municipais foram recebidos em audiência no Ministério da Educação em Brasília. O objetivo da ida a Brasília era expor a necessidade urgente da instalação da instituição de ensino superior na cidade. Na oportunidade, a prefeita Eunice com muita propriedade ressaltou a liderança histórica e cultural que Nazaré tem na região recôncavo protocolando um ofício reiterando o pedido e colocando as instituições municipais a disposição do Ministério da Educação para ajudar no que for necessário. Segundo a prefeita, a “UFRB contribuirá com o desenvolvimento local, promovendo geração de renda e empregos, além de fortalecer a educação do município, possibilitando que os nossos jovens tenham uma carreira e uma profissão digna”.

Prefeita Eunice Barreto durante reunião no Ministério da Educação - Nov de 2017

Educação

09 de Jan // | Educação

O fundo eleitoral bilionário criado para bancar as campanhas políticas com recursos públicos retirou R$ 472,3 milhões originalmente destinados pelos parlamentares para educação e saúde neste ano. Deputados federais e senadores, quando aprovaram a destinação de verbas para as eleições, haviam prometido poupar as duas áreas sociais de perdas.

 

Levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo mostra que o fundo receberá R$ 121,8 milhões remanejados da educação e R$ 350,5 milhões da saúde. O valor corresponde à transferência de dinheiro das emendas de bancadas - que seria destinado a esses setores - para gastos com as campanhas eleitorais deste ano.

 

O fundo aprovado em 2017, é uma alternativa à proibição das doações empresariais e receberá, no total, R$ 1,75 bilhão. Desse montante, R$ 1,3 bilhão sairá das emendas de bancada, cujo pagamento é obrigatório pelo governo, e R$ 450 milhões da isenção fiscal que seria concedida a rádios e TVs para veicular programas partidários. O dinheiro será distribuído aos partidos de acordo com o tamanho de suas bancadas na Câmara e no Senado.

Educação

03 de Jan // | Educação

O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (3) traz publicada a Lei 13.587/2018, que estima em R$ 3,575 trilhões a receita da União para o exercício de 2018 e fixa despesa de igual valor no mesmo período. A Lei Orçamentária Anual de 2018 (LOA 2018) foi sancionada ontem pelo presidente Michel Temer com um único veto.

 

O veto derruba duas emendas apresentadas pelos parlamentares durante a tramitação da proposta que previam um complemento de R$ 1,5 bilhão ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) conforme o Broadcast já havia informado.

 

Segundo o Palácio do Planalto, o presidente vetou o repasse extra lembrando que o fundo já tinha sido contemplado com aumento de recursos de cerca de R$ 14 bilhões em relação a 2017. Na justificativa do veto, a Presidência ainda ressalta que a mudança no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica poderia comprometer o equilíbrio das contas públicas, "essencial para a recuperação econômica do País".

Educação

30 de Dez // | Educação

Cerca de 280 municípios baianos já contam desde sexta-feira (29) com os repasses de obras financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O repasse de R$66 milhões foi autorizado pelo presidente do órgão, Silvio Pinheiro, durante o evento "FNDE em Ação", que aconteceu em dezembro na cidade de Salvador.

 

Na ocasião, Pinheiro se comprometeu a encerrar o ano com todos os pagamentos de obras do estado concluídos. Agora as prefeituras já podem começar a investir na construção de creches e escolas, quadras poliesportivas, coberturas de quadras, podem adquirir ônibus escolares e equipamentos como brinquedotecas, mobiliários e kits de cozinha.

 

Podem investir também em toda parte de infraestrutura física e tecnológica. "Quando se faz uma gestão comprometida com resultados e com o público final da política pública, você consegue alcançar resultados eficientes. Mesmo num cenário de restrição orçamentária, nós conseguimos, neste um ano que estou à frente do FNDE, organizar a casa para encerrarmos o ano com todas as contas pagas".

Educação

29 de Dez // | Educação

O reajuste de 6,81% no salário dos professores terá um impacto negativo nas contas dos municípios baianos e pode não ser repassada, segundo o presidente da União dos Municípios Baianos (UPB), Eures Ribeiro. A portaria publicada na quinta (28) pelo Ministério da Educação foi recebida com olhos receosos pelas prefeituras baianas.

 

As prefeituras já estão com dificuldades para fechar as contas e aguardam o depósito emergencial do Auxílio Financeiro aos Municípios pelo Governo Federal que não será mais repassado. Eures defendeu que o aumento salarial só será repassado, caso o Governo também aumente os investimentos na educação.

 

“Se mandar o ônus, tem que mandar o bônus”, comentou o presidente da UPB ao dizer que não existe orçamento para absorver o novo piso. “Existem municípios que já estão com 100% dos recursos da Fundeb comprometidos com salário de professores e não se faz educação só pagando salário”, argumentou. A medida, para Rui Oliveira, presidente da APLB na Bahia, quer garantir redução da jornada de trabalho para os professores, além de reajustar os salários que ainda estão fora da regulamentado.

Educação

28 de Dez // | Educação

O governo federal anunciou um aumento de 6,81% no piso salarial dos professores para 2018. O piso nacional do magistério passará a ser de R$ 2.455,35 para jornada de 40 horas semanais. A portaria que autoriza o aumento foi assinada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta quinta-feira (28).

 

O índice, anunciado pelo MEC, é 4,01% acima da inflação prevista para este ano, que é de 2,8%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). Nos últimos dois anos, os professores tiveram um ganho real de 5,22%, o que corresponde a R$ 124,96, segundo o Ministério da Educação.

 

O reajuste anunciado segue os termos do art. 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que estabelece a atualização anual do piso nacional do magistério, sempre a partir de janeiro. O critério adotado para o reajuste, desde 2009, tem como referência o índice de crescimento do valor mínimo por aluno ao ano do Fundeb, que toma como base o último valor mínimo nacional por aluno (vigente no exercício que finda) em relação ao penúltimo exercício.

Educação

26 de Dez // | Educação

De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2017, o número de matrículas no ensino fundamental (1º ao 9º ano) dos colégios públicos caiu em relação ao ano passado. Já nas creches e na pré-escola, subiu. O número de alunos matriculados no ensino fundamental em 2017 caiu 1,7% em relação a 2016 – foi de 22.419.989 alunos para 22.056.515.

 

No ensino médio, a queda foi de 2,9% - de 6.878.762 matrículas no ano passado para 6.682.515. Ainda conforme a publicação, apesar de haver essa redução no número de estudantes matriculados na última etapa da educação básica, o ensino integral cresceu no setor público. Em 2016, 5,95% dos alunos do ensino médio estudavam no período estendido.

 

Neste ano, a taxa subiu para 7,49%. Esse é, inclusive, um dos objetivos do Ministério da Educação (MEC) na reforma do ensino médio. Creches e pré-escola: Sobre as creches, o Censo mostra que o número de matrículas nas escolas públicas cresceu 6,4% entre 2016 e 2017 – foi de 2.068.682 para 2.209.782 alunos. Os colégios municipais continuam concentrando o maior número de matriculados nessa etapa: 99,8% segundo o G1.

Educação

21 de Dez // | Educação

O Brasil tem 11,8 milhões de analfabetos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse contingente representa 7,2% da população de 15 anos ou mais de idade, a chamada taxa de analfabetismo.

 

Pelo conceito usado pelo IBGE, analfabetas são pessoas que não sabem ler e escrever um bilhete simples. A pesquisa mostra padrões conhecidos sobre o perfil do analfabetismo no país. Está concentrado, sobretudo, na população com 60 anos ou mais de idade e na região Nordeste, especialmente no interior.

 

O quadro está ligado ao problema histórico do acesso à educação verificado no meio rural do país. Na região Nordeste, a taxa de analfabetismo chega a 14,8%, o dobro da média nacional. É também quase quatro vezes maior do que as taxas estimadas para as regiões Sudeste (3,8%) e Sul (3,6%), que exibem os melhores indicadores. Dos 11,8 milhões de analfabetos, 6,5 milhões estão na região Nordeste, o que significa metade do total nacional.

Educação

21 de Dez // | Educação

A Universidade Estadual da Bahia (Uneb) divulgou, na quarta (20), o gabarito preliminar do Vestibular 2018. A publicação pode ser conferida no site da instituição. A previsão é que o gabarito final seja divulgado a partir do dia 18 de janeiro. As provas do processo seletivo foram aplicadas no domingo (17) e na segunda (18), em Salvador e no interior.

 

Segundo a Uneb, participaram do primeiro dia de provas 34.366 candidatos. O índice de abstenção registrado foi de 17,8% (7.457), menor do que o registrado em vestibulares anteriores: 2017.2 (29,7%) e 2016 (25,3%). Os candidatos tiveram 4h30 para concluir as provas e só puderam deixar os locais após 2h de exame.

 

No domingo, foram realizados os exames de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além da redação, com o tema “Evolução do mundo do trabalho: avanço ou retrocesso?”. Na segunda-feira, foram aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia). O candidatos tiveram 4h para responder às questões.

Educação

19 de Dez // | Educação

O Ministério da Educação diminuiu a autonomia das 63 universidades federais em relação à execução de recursos para investimentos - como gastos com obras e compras de máquinas. O orçamento aprovado pelo Congresso para 2018 define, pela primeira vez, que só metade da verba de investimento ficará disponível diretamente para as instituições.

 

E o restante ficará a cargo do MEC, que decidirá caso a caso onde usar o dinheiro. O orçamento para o próximo ano prevê cerca de R$ 800 milhões para investimentos nas instituições. Reitores e especialistas ouvidos pela reportagem apontam para o risco de uso político dos recursos e perda da autonomia universitária na gestão de verbas.

 

Por outro lado, fiscalizações recentes têm apontado irregularidades em compras e na execução de obras em algumas universidades. O ministro da Educação, Mendonça Filho, por exemplo, tem destacado falhas de gestão em parte das federais. Levantamento do MEC aponta que pelo menos um terço das obras nas universidades federais parou - de 750 registradas, só cerca de 500 estão em execução segundo informações do Estadão.

Educação

18 de Dez // | Educação

No segundo dia de provas do vestibular 2018 da Universidade do Estaduo da Bahia (Uneb), realizado nesta segunda (18), em Salvador e no interior do estado, teve abstenção de 19,25%. Participaram deste segundo dia 33.748 candidatos. A universidade verificou o menor número de ausentes dos últimos anos e não constatou intercorrências graves.

 

No último domingo (17), o primeiro dia de avaliações registrou abstenção de 17,8%. Neste segundo dia de provas, foram aplicados os exames de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia). Os candidatos tiveram 4h para concluir as provas e só puderam deixar os locais após 2h do início segundo informações do G1.

 

2.700 profissionais trabalharam para garantir a realização do certame. As provas foram aplicadas em 24 estabelecimentos da capital e 66 do interior do estado, contemplando as 24 cidades onde a universidade possui campus. Os candidatos concorrem a 4.069 vagas distribuídas em 145 opções de cursos de graduação presenciais, oferecidas para os semestres 2018.1 e 2018.2. Os gabaritos das provas dos dois dias do vestibular só serão divulgados na próxima quarta-feira (20).

Educação

18 de Dez // | Educação

Dez creches e uma escola devem ser construídas nas cidades de Alagoinhas, Barro Alto, Itapicuru, Jandaíra, Simões Filho e Sítio do Mato. O anunciou foi feito nesta segunda (18) pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Silvio Pinheiro. O baiano participa da última edição do ano do FNDE em Ação.

 

Conforme Pinheiro, as obras devem consumir R$ 22,9 milhões e vão beneficiar mais de duas mil crianças. Segundo Pinheiro, Alagoinhas e Itapicuru vão receber três creches cada uma. Já Simões Filho terá duas creches. Barro Alto e Sítio do Mato ficarão com uma creche apenas. A única escola anunciada será feita em Jandaíra.

 

As creches – que atenderão crianças de 0 a 5 anos e 11 meses – terão playgrounds e jardins, contarão com fraldários, espaço para amamentação, sala multiuso, copa, lavanderia e rouparia, depósito de material de limpeza, vestiários, cozinha, refeitório e despensa, varanda e pátio de serviços, sanitários, solários e depósito. Durante a solenidade de abertura do evento, Pinheiro falou sobre a importância dos novos investimentos.

Educação

18 de Dez // | Educação

Nos dias 19 e 20, 63,7 mil presos farão o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Privados de Liberdade (Encceja PPL). A avaliação é aplicada para permitir a pessoas em unidades prisionais que não completaram os ensinos fundamental e médio a possibilidade de obtenção do título.

 

Presos aprovados no exame do ensino médio podem pleitear a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mecanismo de seleção para entrada em universidades federais ou em outras formas de acesso ao ensino superior. O procedimento é coordenado pelo responsável pedagógico da unidade do candidato.

 

O exame para o ensino médio é composto de questões das áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática. Já o exame do ensino fundamental apresenta perguntas de disciplinas como Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Geografia, Artes, Matemática, Ciências Naturais, Artes, Educação Física e Redação. Além das questões, os candidatos devem escrever uma redação. As informações são da Agência Brasil.

Educação

17 de Dez // Gildásio Cavalcante | Educação

O primeiro dia do vestibular 2018 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foi realizado na manhã deste domingo (17). De acordo com informações a universidade, a prova foi aplicada em 24 estabelecimentos de Salvador e 66 do interior do estado, contemplando as 24 cidades onde a universidade possui campus. Neste domingo, participaram 34.338 candidatos.

 

O índice de abstenção registrado foi de 17,8% (7.457), menor do que o verificado no primeiro dia dos vestibulares anteriores: 2017.2 (29,7%) e 2016 (25,3%). Os candidatos responderam aos exames de Língua Portuguesa (incluindo literatura brasileira), Língua Estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e Ciências Humanas (história, geografia e atualidades), além da redação, que teve o tema “Evolução do mundo do trabalho: avanço ou retrocesso?”.

 

Os participantes tiveram 4h30 para concluir as provas e só puderam deixar os locais após 2h de exame. Nesta segunda (18), serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza (física, química e biologia).

Educação

15 de Dez // | Educação

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) receberá um complemento de R$ 1,5 bilhão da União em 2018. O aporte foi aprovado pelo Congresso durante votação do Orçamento de 2018 e foi possível porque a Emenda Constitucional 95 excluiu os recursos do Fundeb do teto de gastos.

 

A complementação beneficia 11 estados que não alcançam, com a própria arrecadação, o valor mínimo nacional por aluno estabelecido anualmente: Maranhão, Minas Gerais, Pará, Bahia, Ceará, Piauí, Alagoas, Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. o Orçamento de 2018 aprovado nessa última quarta-feira (13).

 

O orçamento prevê a aplicação de R$ 89 bilhões na manutenção e no desenvolvimento da educação, o que representa aporte adicional de R$ 3,1 bilhões em relação ao texto encaminhado pelo governo. Para o Movimento Todos pela Educação, a definição de R$ 1,5 bilhão para a complementação da União ao Fundeb em 2018 é de grande relevância, ainda que tenha ficado abaixo do valor defendido pela entidade.





Classificados


Enquete



Mais Lidas