Notícias

Recôncavo

Recôncavo

13 de Dez // | Recôncavo

O delegado Felipe Ghiraldelli, titular da 4ª Coorpin em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, deixará o município. Segundo informações, o delegado está tomando novos rumos e assumirá a delegacia territorial do município de Santo Estevão, pertencente a 1ª Coordenadoria de Polícia. Sua nomeação saiu nesta última terça-feira (12).

 

Ghiraldelli substituirá a delegada Camila Guimaraes que esteve à frente da delegacia de Santo Estevão por cinco meses. Felipe Ghiraldelli é delegado de Polícia do Estado da Bahia. Professor de Direito Processual Penal e Constitucional do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG).

 

Pós graduado Direito Penal e Processual Penal com ênfase em penal econômico. Conteudista em Direito Penal, Processual Penal, Constitucional e Administrativo. Aprovado no concurso de: Delegado da Polícia Civil do Estado da Bahia. Exame Unificado da OAB promovido pela Fundação Getúlio Vargas (2010.3). Técnico em Segurança Pública (PMMG) Coach membro do Canal Carreiras Policiais.

Recôncavo

07 de Dez // Ascom | Recôncavo

O Prefeito Rogério Andrade assinou nesta última terça-feira (05) a ordem de serviço para o início imediato das obras da Avenida Santa Cecília. A nova via ligará a Rua dos Humildes, no São Benedito a Avenida Heitor Lírio de Melo, próximo ao bairro Irmã Dulce. A assinatura contou com a presença de vereadores, secretários, lideranças e moradores das comunidades beneficiadas. Em seu discurso, a Secretária Municipal de Infraestrutura, Sônia Fontes, destacou que a nova via será mais uma alternativa para desafogar o trânsito diminuindo o fluxo nas vias centrais da cidade.

Recôncavo

06 de Dez // | Recôncavo

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abriu inscrições para 200 vagas em Especialização de Tecnologias e Educação Aberta e Digital, na modalidade de Educação a Distância (EaD), com certificação da UFRB e da Universidade Aberta de Portugal (UAb). Os interessados têm até 10 de janeiro para se candidatar.

 

As vagas são divididas igualmente entre os polos das cidades de Ipirá, Rio Real, Sapeaçu e Simões Filho. As inscrições devem ser feitas através da internet. Entre os documentos solicitados na seleção estão o Curriculum Lattes resumido e um Memorial Acadêmico (descrição comentada da trajetória intelectual/acadêmica do candidato).

 

O curso será realizado na modalidade à distância, por meio da internet, com encontros presenciais mensais para discussões, orientações e avaliações nos polos UAB no qual o estudante se vincular. Estão previstos três encontros presenciais, sendo dois para a realização de provas presenciais, realizadas ao término de cada um dos períodos que compõem a matriz curricular do curso, e o terceiro encontro para a apresentação do TCC.

Recôncavo

04 de Dez // Redação | Recôncavo

Um guarda municipal foi preso na madrugada desta última segunda-feira (04), em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, portando uma arma de fogo. Policiais Militares que estavam no centro da cidade foram solicitados por um senhor de idade informando ter sido ameaçado por um homem armado na Rua Rui Barbosa. De imediato, uma guarnição da PM localizou e abordou o guarda municipal nas proximidades das Quatro Esquinas.

 

Com ele foi apreendido um revólver marca taurus calibre 38 com uma munição intacta e cinco deflagradas. Após receber voz de prisão em flagrante, o homem foi identificado como Ivonildo de Jesus Silva, 38 anos, guarda municipal lotado da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus. Ele foi conduzido a 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN) para as adoções cabíveis.

Recôncavo

04 de Dez // Ascom | Recôncavo

Na próxima terça-feira (5), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus vai iniciar as obras de construção da Avenida Santa Cecília, nova via que ligará a Rua dos Humildes a Avenida Heitor Lírio de Melo, próximo ao bairro Irmã Dulce. O ato que marcará o início das obras será realizado às 9h, com a presença do prefeito Rogério Andrade, da vice-prefeita Dalva Mercês, vereadores e moradores e lideranças locais.

Recôncavo

02 de Dez // Gildásio Cavalcante | Recôncavo

Os presos custodiados na Delegacia de Polícia Civil de Cachoeira, na região do Recôncavo, terão direito a três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) na mesma medida, quantidade e qualidade fornecidas aos presos recolhidos no sistema prisional baiano.

 

De acordo com o promotor de Justiça Rodrigo Rubiale, autor da ação civil pública, a alimentação aos presos está sendo fornecida ora pela própria família, ora pelo Município de Cachoeira.

 

“No entanto, a Prefeitura Municipal informou que, devido às dificuldades por que passa o Município, somente forneceu alimentação até ontem, dia 30 de novembro”, destacou.

 

Ele complementou que a Lei nº 7.210/1984 (Lei de Execução Penal) assegura, em seu capítulo II, assistência ao preso, “determinando que o recluso tenha direito à alimentação, vestuário, instalações higiênicas, atendimentos de saúde – médico, odontológico e farmacêutico - assistência jurídica, educacional, social e religiosa, além de acompanhamento ao egresso e assistência à família”. As informações são do Ministério Público da Bahia.

Recôncavo

01 de Dez // Redação | Recôncavo

Um jovem de 30 anos foi morto a tiros na noite desta última quinta-feira (30), em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. O crime aconteceu por volta das 21 horas na 2ª Travessa da Rua Nova do Cajueiro. Tiago Costa Santana era cadeirante e estava numa esquina onde sempre costumava ficar quando dois homens a bordo de uma motocicleta passaram e deflagram cerca de sete tiros contra o jovem.

Vale lembrar que Tiago já havia sofrido uma tentativa de homicídio por motociclistas armados na Feira Livre do município. A vítima já tinha passagens pela polícia pela prática de assaltos. O corpo de Tiago foi removido para o Departamento de Polícia Técnica. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil.

Recôncavo

30 de Nov // | Recôncavo

Trinta pescadores de Itaparica participarão de um curso de habilitação naval para pescadores promovido pela Bahia Pesca, empresa pública vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia, entre os dias 4 e 14 de dezembro no Casarão Del Rey, situado na Praça Virgílio Damásio, na sede de Itaparica, das 8h às 17h.

 

A capacitação, com carga horária de 80h, será ministrada pela Capitania dos Portos. Os pescadores beneficiados são das comunidades de Manguinhos, Misericórdia, Porto Santo e da zona urbana da cidade, que recebem assistência técnica da Bahia Pesca segundo informações do Bahia Notícias.

 

No final do curso, os pescadores que forem aprovados receberão a carteira de habilitação, que certifica a capacitação para a condução de embarcações pesqueiras. Entre os assuntos em pauta, está segurança no mar, navegação, primeiros socorros, combate a incêndio e trânsito marítimo e o material didático usado será fornecido sem custos. As aulas utilizaram métodos como exposição oral, dinâmicas de grupo e aulas práticas.

Recôncavo

28 de Nov // | Recôncavo

O Observatório Social publicou uma nota de repúdio ao projeto de lei que altera o valor do  Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU) de Santo Antônio de Jesus. Na nota, o Observatório esclarece que está lutando para impedir que sejam aprovados qualquer projeto sem a participação da sociedade. Confira na íntegra a nota abaixo:

 

"O Observatório Social de Santo Antônio de Jesus Ba, OS- SAJ, vem a público, manifestar seu posicionamento em relação ao Projeto de Lei Complementar n° 03/2017, de 20/11/2017, que altera dispositivo da Planta Genérica de Valores para efeito de lançamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, ou seja, a base de cálculos para o PTU.

 

A falta de uma discussão com a sociedade fere princípios republicanos, quando se pretende estabelecer uma gestão democrática, além do mais, Projetos de Leis encaminhados “às pressas”, com intuito de aprovação urgente, sem o regular tramite procedimental, com intuito de evitar que a sociedade, principal interessada, tome conhecimento, deve ser imediatamente hostilizada e repudiada.

Recôncavo

27 de Nov // Leonardo Sousa | Recôncavo

Cerca de 1000 famílias serão beneficiadas com a iniciativa do Deputado Estadual Manassés (PROS), que está levando água para zona rural do município de São Felipe, no recôncavo baiano. Neste último domingo (26), o Deputado Manassés esteve visitando a comunidade de Barlavento. Ele esteve acompanhado de assessores e de algumas pessoas da comunidade a exemplo de Jailson Alves que tem desenvolvido um grande trabalho na localidade. Barlavento é uma comunidade que sofre há mais de trinta anos com a falta de água. Através de uma emenda parlamentar do Deputado Manassés, esse problema terá um fim dentro de alguns dias. Serão dez quilômetros de encanamento levando agua potável de qualidade para as torneiras de cada casa na comunidade.

 

Em entrevista ao Portal Infosaj/TV Recôncavo, Manassés falou sobre vários assuntos como: a obra na localidade, sua definição política em 2018, administração do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia; trabalho que serão realizados no segundo mandato e o momento político em que o país passa. “Esse é um pedido da população desde que surgiu esse distrito. Essa é uma obra que vai beneficiar em torno de duas mil pessoas. São quase dez quilômetros de encanamento com água potável de qualidade para essa região toda. Isso só foi possível graças ao governador Rui Costa que está trabalhando muito”, disse o parlamentar que falou sobre sua definição em relação a Rui Costa e ACM Neto nas eleições de 2018.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O DEPUTADO MANASSES

“Rui Costa está trabalhando demais. Tenho visto o que o governador tem feito na Bahia toda. Eu acredito da seguinte forma, o político que trabalha muito hoje é o que vai se destacar na próxima eleição. Rui Costa é um excelente administrador e porque falo isso? Falo porque além de ser deputado, sou um empresário. Administrar na fartura é fácil, o bom administrador é aquele que administra principalmente nas crises. Hoje é fato que o nosso país vive uma crise econômica e política enorme. Ru Costa demostra que é um bom administrador mesmo na crise”, disse o parlamentar que também falou da administração do presidente da Alba. “Ângelo Coronel deu uma nova cara na Assembleia Legislativa e está surpreendendo todos os deputados e a Bahia em geral pela sua boa administração”, pontuou.

Recôncavo

24 de Nov // Ascom | Recôncavo

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Assistência Social, promove na próxima quinta-feira (30), a 2ª Edição do Projeto Assistência Legal. O objetivo do projeto é levar os serviços da assistência e parceiros às comunidades locais. Serão oferecidos serviços diversos como atualização do CADÚNICO, Cadastramento do Bolsa Família, orientações do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, CMDCA, dicas de saúde, além de serviços de parceiros.

Recôncavo

24 de Nov // | Recôncavo

Uma idosa foi morta após ter tido a casa invadida por dois bandidos na noite de quinta-feira (23), no município de Cachoeira, no recôncavo baiano. Informações preliminares da polícia apontam que os criminosos estavam à procura do filho da vítima, mas não acharam e acabaram atirando contra a mãe dele. A vítima foi dona Francisca Amorim, de 71 anos. Em entrevista ao G1, o delegado Eduardo Coutinho disse que ainda está apurando o caso.

 

Entretanto, confirmou a morte da idosa e disse que os dois suspeitos foram cercados pela PM logo após o crime e mortos em confronto ainda na noite de quinta-feira. A PM confirmou o confronto e a morte dos dois suspeitos. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), de Santo Amaro. A Polícia Civil ainda investiga o motivo pelo qual os dois suspeitos estavam à procura do filho da idosa, que chegou à residência logo após crime.

ASSISTA AO VÍDEO

Recôncavo

23 de Nov // Ascom | Recôncavo

Dando continuidade às ações de revitalização dos espaços públicos da cidade, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Serviços Públicos, vem realizando manutenções e reformas em diversas praças. Localidades como Urbis I (duas praças), Urbis II, Salgadeira, Praça do Pau-Mole e a comunidade rural do Cocão já tiveram suas praças revitalizadas, com serviços de limpeza, roçagem e pintura, além de investimentos em iluminação pública de qualidade. Outras praças serão revitalizadas em breve, transformando os espaços de lazer e proporcionando ambientes agradáveis e urbanizados.

Recôncavo

22 de Nov // Aratu Online | Recôncavo

Um casal foi encontrado morto às margens da BA-001, próximo ao município de Jaguaripe, a 100 km de Salvador. O titular da delegacia local, Marcelo Macedo, informou ao Aratu Online que os corpos das vítimas foram localizados na segunda-feira (20) por um caminhoneiro que passava pelo local e chamou a polícia. As investigações, ainda de acordo com o delegado, ainda estão em fase inicial, mas as primeiras informações apontam que Dilson Oliveira dos Santos Filho, de 23 anos, e uma adolescente de 16 foram sequestrados no último final de semana em Mar Grande.

 

Familiares chegaram a fazer campanha para tentar localizar a dupla com vida. “Ainda não ouvimos a família das vítimas. O que nós sabemos é que eles teriam saído de Salvador para Mar Grande depois que Dilson foi ferido. Tanto ele quanto a jovem não tinham passagens pela Polícia Civil”, destacou Marcelo, acrescentando que as informações ainda serão detalhadas. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador. Não há informações sobre o local e horário do enterro deles.

Recôncavo

21 de Nov // | Recôncavo

Um casal foi encontrado morto nesta última segunda-feira (20), em um distrito pertencente ao município de Jaguaripe no recôncavo baiano. Os corpos foram localizados em Tapera, distrito de Barreira do Jacuruna. Segundo informações da Polícia Militar, ambos estavam com marcas de perfurações por arma brança.

Ainda de acordo com a Polícia, no local não havia nenhum documento das vítimas dificultando a identificação dos mesmos. A Polícia acredita que o crime seja passional. Os corpos foram removidos pela Polícia Técnica para o Instituto Médico Legal em Santo Antônio de Jesus. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Recôncavo

19 de Nov // | Recôncavo

Faleceu na noite de Sábado (18), no HRSAJ, a senhora Julieta conhecida por 'Nieta', vitima de queimadura, fato ocorrido nesta sexta feira (17), quando um cômodo de sua residência pegou fogo e a vitima tentou salvar objetos, ao mesmo tempo tento 65 % do corpo queimado, a mesma deu entrada no hospital mais não resistiu aos ferimentos vindo a óbito.

 

Segundo informações passadas de vizinhos da vitima, a senhora 'Nieta', era uma pessoa amada por todos, era muito católica, frequentava a Igreja toda semana e sempre estava evangelizando. Entenda o caso: Na manhã desta última sexta-feira (17), uma residência pegou fogo na Rua Antônio José de Araújo, no São Benedito em Santo Antônio de Jesus.

 

De acordo com informações da Rádio Clube, estava dentro da residência uma idosa, identificada como Julieta, que sofreu queimaduras, o fogo teve início no quarto da residência quando a senhora foi pegar objetos no sentido de salvar, ela acabou sofrendo queimaduras no corpo, vizinhos ligaram para os Bombeiros que chegaram depois de 40 minutos. As chamas foram controladas por vizinhos.

Recôncavo

19 de Nov // Gildásio Cavalcante | Recôncavo

Bastante praticada, em Santo Antonio de Jesus e região, antes do surgimento da Empresa Frigosaj  que processa o abate e distribuição de carnes em supermercados do município e região, a comercialização de "boi deitado" era, infelizmente, uma prática danosa neste e outros municípios da região, colocando em risco a saúde da população que, enganada, acabava participando de todo um processo de embuste. Alguns casos eram descobertos a partir de denúncias. Sempre que a ADAB tinha conhecimento, os produtos comercializados eram apreendidos e incinerados.
Mas a comercialização deixou de existir aqui no município, apenas, a partir de uma iniciativa do Ministério Público, através do promotor Julimar Barreto, que exigiu do poder público municipal a adoção de providências que, deveras pudessem "exterminar" esse tipo de comércio. Toda a carne abatida e distribuída no município é egressa da empresa redenciada a esse tipo de serviço. Informações de que, a empresa recebe, constantemente, visita de fiscalização por parte de prepostos da ADAB e vigilância sanitária do município.

"BOI DEITADO"
Essa expressão é bastante conhecida, principalmente, em meio às pessoas que laboram, no dia a dia, com a comercialização de carnes; notadamente, por parte dos "magarefes" (pessoas que cuidam do abate). "Boi deitado" significa dizer que a carne que possa estar sendo comercializada se refira ao aproveitamento da carne de animal que tenha sido encontrado morto há pouco tempo, em face de algum aicidente ocorrido (perna quebrada, etc). Para não gerar prejuízo maior, o proprietário ou outra pessoa que o tenha encontrado, aproveitava a carne, levando-a à comercialização. Ao chegar à feira, era misturada às demais carnes. O consumidor, inadvertidamente, acabava comprando o produto sem saber se estava contaminada ou não. Algumas chegavam, inclusive, a apresentar aparência e odores diferentes.

Recôncavo

17 de Nov // Ascom | Recôncavo

O Prefeito Rogério Andrade assinou na última segunda-feira (13), em Salvador, junto ao Governador Rui Costa, um convênio para novas pavimentações asfálticas em Santo Antônio de Jesus. Os trechos beneficiados são SESC x Cajueiro; Cajueiro x Viriato Lobo (antes da UFRB) e o novo trecho Cajueiro x Viriato Lobo (próximo a Policlínica Regional).


Após a assinatura, o Prefeito, acompanhado da Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês, comemorou a assinatura do convênio que trará melhorias para a mobilidade urbana da cidade: - “Estaremos requalificando toda aquela malha para que no futuro, no momento da inauguração da Policlínica tenhamos um local muito mais transitável. Quem vier do Benfica poderá sair pelo IFBA numa única mão. Isso melhorará o trânsito e a população ficará muito feliz”, destacou.

Recôncavo

17 de Nov // Ascom | Recôncavo

O Prefeito Rogério Andrade esteve na localidade da Sapucaia na noite desta quinta-feira (16) para entregar uma nova bomba d’água que irá beneficiar os moradores da comunidade. Na oportunidade, o Prefeito conversou com os moradores e confirmou que mesmo com a chegada do equipamento, a licitação para levar água até a Comunidade será lançada em breve. A visita foi acompanhada pela Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês, os vereadores Cal de Dodô e Pedro de Teca e os secretários de Infraestrutura, Sônia Fontes e de Serviços Públicos, Geraldo Spricigo.

Recôncavo

17 de Nov // Redação | Recôncavo

Uma casa pegou fogo na manhã desta sexta-feira (17), em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. O maior estrago aconteceu no quarto da residência que fica localizada na Rua Drº Antônio José de Araújo no Bairro do São Benedito. No momento do fogo, três pessoas estavam na casa, um casal de idosos e uma criança. Identificada como Julieta, a idosa que estava dentro do quarto, sofreu queimaduras em várias partes do corpo e foi socorrida para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

 

Duas camas de solteiro, um armário pequeno, livros e o forro do quarto foram destruídos pelo fogo. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mais quando chegou ao local, populares já tinha controlado o fogo. Ainda não há informações sobre o que teria provocado o fogo segundo informações do Corpo de Bombeiros.

Recôncavo

16 de Nov // Ascom | Recôncavo

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus entregou na manhã desta quinta-feira (16) as novas instalações da Escola Municipal Hercília Tinôco Andrade (HTA), na Salgadeira. A conclusão da obra foi marcada por um ato que reuniu estudantes, pais, professores e autoridades para celebrar o retorno das atividades na Escola.

 

Com a reforma, foram realizados diversos serviços como revisão hidráulica, elétrica e de esgoto, nivelamento do pátio, troca de todo o piso, incluindo a colocação de piso tátil e direcional, troca de todo o telhado, sistema de drenagem pluvial com novas calhas, instalação de manilhas, caixa de passagem e grelha, recolocação dos reservatórios, reforma da cozinha, que ganhou novas bancadas em granito e pia com duas cubas.

Recôncavo

12 de Nov // | Recôncavo

A Polícia Militar conseguiu prender na tarde deste domingo (12), um dos suspeitos de assaltar um grupo de estudantes que esperavam a abertura dos portões do Colégio Estadual Maria Conceição Costa e Silva para realizar a segunda prova do Enem. O assalto aconteceu por volta das 12h. O elemento foi identificado como Fernando de Jesus Santos, 18 anos.

 

Fernando vestia camisa laranja e só foi reconhecido por causa de imagens capturadas no momento do crime. Ele foi capturado por uma guarnição da Polícia Militar quando retornava para sua residência que fica localizada no Bairro Rádio Clube. Durante a prisão de Fernando, a Polícia encontrou três celulares e a quantia de R$: 70,00 reais.

 

Segundo informações, Fernando também é suspeito de assaltar a Soverteria Sakara localizada na Rua Saldanha Marinho no centro da cidade. Todos os pertences de funcionários e de clientes que estavam na soverteria foram levados durante a ação dos bandidos que chegaram em uma moto Shineray cor vermelha. Uma segunda pessoa que estaria envolvida nos assaltos está sendo procurada pela PM.

Recôncavo

12 de Nov // | Recôncavo

A Soverteria Sakara, que fica localizada na Rua Saldanha Marinho, no centro de Santo Antônio de Jesus, foi assalta por volta das 12h deste domingo (12). Dois homens a bordo de uma Shineray vermelha, chegaram ao estabelecimento e portanto uma arma de fogo, anunciaram o assalto segundo informações das vítimas.

 

Todos os pertences dos funcionários e de clientes que estavam na soverteria foram levados pelos bandidos. Ainda de acordo com informações, os elementos fugiram sentido ao Bairro do São Benedito. Acredita-se que os acusados sejam os mesmos que assaltaram um grupo de estudantes logo mais cedo na porta de uma escola no Bairro do Andaiá.

 

Essa não é a primeira vez que o estabelecimento é alvo de ladrões. Em novembro de 2013, dois criminosos invadiram a soverteria e roubaram todo o dinheiro do caixa, espalhando pânico e terror entre funcionários e clientes da loja, que também foram roubados. A quantia levada pelos bandidos não foi revelada. Imagens da câmera de segurança do estabelecimento registraram toda a ação dos bandidos na época.

Recôncavo

11 de Nov // Gildásio Cavalcante | Recôncavo

Na madrugada deste sábado(11/11) por volta das 2:30 hs na localidade dos Pilões zona rural do Município de São Felipe, executaram cruelmente a paulada o filho do atual Prefeito Rozalio Souza da Hora.


Elpidio Souza da Hora Neto,foi surpreendido pelos assassinos quando dormia. Conhecido por todos em São Felipe por "Pidio".


A policia militar e civil do município encontra-se no local aguardando o departamento de pericia técnica para realizarem o levantamento cadavérico.


O homicídio será investigado pela delegacia local que até o momento a causa desta crueldade é desconhecida pelo Policia Civil.O crime chocou a cidade de São Felipe Bahia.


Recôncavo

11 de Nov // Gildásio Cavalcante | Recôncavo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia destinou uma ambulância zero-quilômetro no valor de R$ 150 mil e uma série de outros bens para uso no setor de saúde de Santo Antônio de Jesus. Ao todo, são R$ 280 mil em equipamentos que já estão reforçando o atendimento no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os recursos vêm de ação de execução de termo de ajuste de conduta movida contra o Natulab Laboratório Farmacêutico S.A. por descumprimento de normas trabalhistas.

 

Após mover ação judicial contra a empresa, o MPT fechou acordo judicial firmado com empresa que descumpriu termo de ajuste de conduta (TAC). O veículo já foi entregue pela procuradora do trabalho Raquel Freire a diretores da unidade de saúde, na presença de representantes da empresa. No total, o acordo judicial prevê que R$ 280 mil serão revertidos em bens para o setor de saúde do município, retornando assim para o local em que a sociedade foi lesada pelas práticas ilegais.

 

A ambulância destinada para o Estado da Bahia é um dos itens adquiridos pela Natulab Laboratório Farmacêutico S.A. para uso do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Outros equipamentos, como dois monitores multiparamétricos, um cardioversos com marcapasso e um eletrocardiógrafo, além de medicamentos fabricados pela própria empresa, fazem parte do acordo e também já estão disponíveis para a população.

 

Na ação que resultou no acordo com a Natulab, ficou comprovado o descumprimento de sete itens previstos no termo de ajuste de conduta firmado em 2008 com o órgão. Os bens destinados ao poder público servirão para repor na sociedade os prejuízos causados pelas falhas trabalhistas causadas aos empregados da empresa. A ambulância já está em operação em Santo Antônio de Jesus e os demais equipamento já estão em processo final de aquisição.

Recôncavo

09 de Nov // | Recôncavo

A defesa do ex-prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT), tentou anular a ação penal relativa à operação Adsumus, mas os pedidos formulados foram negados pelo juiz de direito Gustavo Teles Veras Nunes, titular da Vara Crime, Júri, Execuções Penais, Infância e Juventude da Comarca da cidade.

 

A ação deflagrada pelo MP baiano investiga crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa no âmbito da prefeitura santamarense entre 2011 e 2015. Investigadores estimam que o grupo movimentou quase R$ 2 bilhões em contratos envolvendo obras, compra de combustível e eventos festivos no município.

 

O advogado Gamil Föppel, que defende o ex-prefeito Ricardo Machado na ação, argumentou pela "inépcia" da denúncia devido à suposta falta de comprovação dos fatos. Para o jurista, a denúncia descreve "insuficientemente" o fato atribuído ao ex-gestpr. No entanto, o juiz alegou que "as ações criminosas, bem como os fatos, foram devidamente especificados, assim como a participação do acusado" segundo informações do Bocão News.

Recôncavo

07 de Nov // Leonardo Sousa | Recôncavo

O novo comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar em Santo Antônio de Jesus, Major Jader Martins Marques da Silva, tomou posse durante solenidade de troca de comando na manhã desta terça-feira (07). Jáder Martins Marques da Silva, é natural de Salvador. Ingressou nas fileiras da Policia Militar em 1984, saindo Aspirante a Oficial em 1986. Promovido a 2° Ten em 1987. 1° Ten em 1989 e Cap PM em 1999. Todas por antiguidade.

 

Foi promovido a Major em 2 Julho de 2007 por merecimento, Medalhas tempo de serviço, Bronze, Prata e Ouro relativas à 10, 20 e 30 anos de serviço, Condecorado com a Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana na classe Oficial. A troca de comando aconteceu na sede do 14º BPM, onda na oportunidade foi lida o teor do decreto assinado pelo governador Rui Costa nomeando o Major Martins. A troca de comando foi acompanhada por empresários da cidade, autoridades militares, civis e eclesiásticas, vereadores e políticos da região.

Major Jader assume o lugar do tenente coronel Irlando Magalhães que esteve à frente do 14º BPM desde junho deste ano. O motivo da sua saída foi devido a uma aposentadoria anunciada em outubro deste ano. Vale destacar o empenho do tenente coronel Irlando Oliveira nesse período em que esteve à frente e com grande atuação na Polícia Militar em Santo Antônio de Jesus. Como resultado desse significativo trabalho, o 14º BPM será contemplado, este mês, com o Prêmio de Desempenho Policial (PDP), do Governo do Estado.

Recôncavo

01 de Nov // Redação | Recôncavo

Em menos de 24 horas, Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, registra dois homicídios. Um homem de dados ignorados foi morto a tiros na tarde desta quarta-feira (01), próximo ao Colégio Estadual Renato Machado localizado no Loteamento Maria Amélia no Bairro do São Benedito. Segundo informações de populares, um homem numa moto chegou ao local atirando contra a vítima que não teve como reagir e acabou morrendo em seguida. Em entrevista ao Portal Infosaj/TV Recôncavo, um funcionário de uma das escolas próximo ao crime, contou que foram cerca de oito tiros.

 

Equipes da Polícia Militar e Civil estiveram no local do crime, uma equipe do Departamento de Polícia Técnica encaminhou o corpo da vítima para o IML. Essa é a segunda morte em menos de 24h. Nesta última terça-feira (31), outro jovem foi assassinado a tiros na Rua Manaus no Loteamento Sales. A vítima foi identificada por Gabriel dos Santos Costa, 23 anos, morto com cerca de dez tiros. No mês de outubro foram registrados quatro assassinatos. A morte desta quarta-feira (01), já é a primeira do mês de novembro. No ano, o número de homicídios em Santo Antônio de Jesus sobe para 43.

Jovem é morto a tiros em loteamento do Bairro São Benedito

Recôncavo

31 de Out // | Recôncavo

Um menino de dois anos morreu afogado em uma piscina de uma casa do Povoado de Água Branca, município de Sapeaçu, na tarde desta segunda (30). Rafael Santos chegou a ser socorrido por familiares para o Hospital Municipal, mas não resistiu e acabou morrendo depois de dar entrada na Emergência do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSJ).

 

O corpo foi removido para o IML do município onde será submetido a autopsia antes de ser liberado para sepultamento. Bastante abalados como o ocorrido, familiares do garoto não quiseram falar com a imprensa. A divulgação desse notícia não havia informações como a criança acabou caindo na água.

 

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil segundo informações do Sapeaçu na Mídia. Outro Caso: A pequena Ana Luiza de Jesus Andrade, 3 anos, morreu afogada numa piscina no sábado (28), no município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. A garota estava na casa dos tios, em um condomínio residencial no bairro do Caji, quando caiu na piscina de adultos. Ana Luiza ainda foi socorrida para UPA mas não resistiu.

Recôncavo

31 de Out // Ascom | Recôncavo

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus irá retomar na próxima quarta-feira, dia 1º, as obras da Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Irmã Dulce. O anúncio foi feito na manhã deste domingo (29) pelo Prefeito Rogério Andrade, durante o início da pavimentação do Loteamento Grande Vale.

- “Vamos juntos na quarta-feira, retornar ao Bairro Irmã Dulce para começar mais essa obra. Para que a população possa ter uma saúde de melhor qualidade e estrutura.” – Salientou. O evento, que acontece a partir das 9h, dará início a série de revitalizações que a Prefeitura irá realizar nas unidades de Saúde do município.

Recôncavo

30 de Out // Ascom | Recôncavo

A Prefeita Eunice Barreto (DEM) recebeu em solenidade, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores, na última sexta-feira (27), a ilustre visita do desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. O encontro se deu com o objetivo de assinarem um acordo de cooperação técnica entre o município de Nazaré e o TRE/BA, por meio do qual o município contribuirá com apoio logístico e material humano para o desenvolvimento dos trabalhos de revisão biométrica do eleitorado de Nazaré.

 

Também participaram da solenidade a Dra. Caroline Rosa Vieira Velame, Juíza Eleitoral da 30 Zona; a Dra. Thelma de Oliveira Leal, Promotora de Justiça da Comarca de Nazaré; o Sr. Eval Paulo, Presidente da Câmara de Vereadores; o Sr. Ben-Wilson Júnior, Vice-prefeito de Nazaré, Vereadores, Secretários Municipais, dentre outras autoridades. A revisão biométrica é um procedimento pelo qual os eleitores passarão a ser identificados na urna eletrônica por suas digitais, garantindo, com isso, absoluta segurança quanto à lisura das eleições.

Mesmo estando em fase espontânea do recadastramento biométrico, a cidade de Nazaré, sede da 30ª Zona Eleitoral, composta ainda por Aratuípe, Jaguaripe e Salinas da Margarida, também assinará termo de parceria para acelerar o recadastramento na região. Nos municípios, dos 53.649 cidadãos aptos ao voto, apenas pouco mais de nove mil eleitores realizaram o procedimento. Ascom /Cacá Negrão

Recôncavo

27 de Out // | Recôncavo

O prefeito Wilson Pedreira (PSD), do município de Salinas da Margarida, no recôncavo baiano, recebeu do Instituto Tiradentes, a Láurea que o homenageia como um dos melhores prefeitos do Brasil, conforme a pesquisa realizada pelo Instituto Tiradentes. A cerimônia foi realizada na manhã desta sexta-feira (27), no Auditório Sol Vitória Marina em Salvador.

 

A cerimônia contou com a participação de Prefeitos, Vice-prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais. Quem também participou da solenidade foi o deputado Luciano Simões (PMDB), o deputado Jurandy Oliveira (PRP) e a presidente da Câmara de Vereadores de Salinas, a professora Maria de Fátima Pepe Cerqueira (PSD).

 

Wilson Pedreira está em seu quarto mandato como prefeito de Salinas da Margarida. Nas eleições de 2016, foi eleito com 5.859 o que representa 61,04% do eleitorado do município. A nove meses à frente da gestão municipal, Wilson tem feito um bom trabalho em Salinas, especialmente na saúde, educação, infraestrutura e ação social. “Fui eleito prefeito mais uma vez pelo reconhecimento do trabalho que tenho feito”, afirma o prefeito Wilson.

Recôncavo

27 de Out // Leonardo Sousa | Recôncavo

O presidente da Câmara de Santo Antônio de Jesus, vereador Antônio Nogueira Neto (PSB), popular Tom, conseguiu intervir junto ao deputado Federal Cacá Leão (PP) sobre uma dívida de R$: 4 milhões de reais da Santa Casa e Hospital Luiz Argolo. Em 2013, a unidade perdeu o título de filantropia, a renovação foi pedida, porém, nada foi feito.

 

Por esse motivo o Hospital Luiz Argolo acumulou uma multa que chegou a cerca de R$: 4 milhões correndo o risco de fechamento por falta de verbas. Tom foi procurado pela administração do Hospital e junto com outros vereadores foram até Brasília na busca de reverter a situação. A partir de agora a dívida está quitada.

 

“Resolvemos a situação e conseguimos mostrar que o Hospital tinha feito a sua parte. Nesta semana foi publicada no Diário Oficial da União a filantropia do Hospital e Maternidade Luiz Argolo”, disse. Segundo Tom, nesta próxima segunda-feira (30), um projeto de lei que autoriza um convênio entre a Prefeitura e o Hospital chegará a Câmara de Vereadores, o objetivo do projeto é uma ajuda mensal.

Recôncavo

27 de Out // Leonardo Sousa | Recôncavo

Em breve, o 14º Batalhão de Polícia Militar em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, terá um novo comandante. Trata-se do major Jader Martins Marque da Silva, que assumirá o lugar do tenente coronel Irlando Oliveira, exonerado nesta sexta-feira (26), pelo governador Rui Costa conforme publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia.

 

Irlando Oliveira esteve à frente do 14º Batalhão por cinco meses assumindo o comando no dia 01 de junho deste ano. A mudança faz parte do processo de gestão e deve ser vista com naturalidade. Sua exoneração já era esperada, devido seu anúncio a imprensa feito na última quarta-feira (18), por motivo de aposentadoria.

 

A data da posse do novo comandante ainda não foi divulgada. Vale destacar o empenho do coronel Irlando Oliveira no período de cinco meses e com grande atuação à frente da Polícia Militar em Santo Antônio de Jesus. Aspirante da turma de 1986, Irlando Oliveira possui especialização em Gestão da Segurança Pública, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e já passou pelo comando da 46ª CIPM na cidade de Livramento.

Recôncavo

27 de Out // Ascom | Recôncavo

A partir da próxima segunda (30), os moradores do Bairro Cidade Nova II passarão a ser atendidos por uma nova linha de ônibus. O trecho Cidade Nova II – Centro circulará diariamente até às 22h e irá atender também os moradores do Bairro Marieta Martins. Nos horários de 6h30, 7h, 17h30 e 18h, o percurso será estendido até a Rodoviária.

 

Os novos trajetos anunciados pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT) são fruto de reuniões realizadas pelo Prefeito Rogério Andrade com os moradores das comunidades beneficiadas. Outra nova linha que começa a operar na segunda é a Urbis IV - Centro, via Urbis II.

 

Essa foi uma solicitação das associações de moradores locais. No mesmo dia, também voltam a operar as linhas Santa Terezinha (Clube dos 1.000) – Alto Santo Antônio; e Urbis IV – Loteamento Sales (entrando na Urbis I na ida). De acordo com o Secretário Clovis Esequiel, a SMTT está em contato permanente com a empresa que administra as linhas de ônibus do município e com os usuários, para fazer os ajustes necessários e contribuir para melhoria do serviço.

Recôncavo

26 de Out // Leonardo Sousa | Recôncavo

A construção da Policlínica Regional em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, segue em ritmo acelerado. Trabalhadores desempenham de forma intensa as obras da Policlínica situada no Campo do Governo na Avenida Carlos Amaral no Bairro do Cajueiro. A ordem de serviço foi assinada em março deste ano pelo governador Rui Costa durante visita ao município. Após a sua conclusão, a Policlínica será gerida pelo Consórcio Regional de Saúde, com custeio arcado em 40% pelo estado e o restante dividido pelas prefeituras da região.

 

O investimento previsto nas obras da policlínica é de R$ 21,7 milhões, beneficiando a população de Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Aratuípe, Castro Alves, Conceição do Almeida, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Itatim, Jiquiriçá, Laje, Muniz Ferreira, Mutuípe, Nazaré, Presidente Tancredo Neves, Salinas da Margarida, Santa Teresinha, São Felipe, São Miguel das Matas, Ubaíra, Varzedo, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição da Feira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, São Félix e Sapeaçu.

VEJA COMO ESTÁ O ANDAMENTO DAS OBRAS

A Policlínica poderá ofertar gratuitamente consultas com Angiologistas, Cardiologistas, Endocrinologistas, Mastologistas, Neurologistas, Otorrinolaringologistas, Oftalmologistas, Urologistas, Clínicos, Gastroenterologistas, Ginecologistas e Obstetras Traumatologistas-ortopedistas e Cirurgiões Gerais. Também poderá ofertar exames de Ressonâncias Magnéticas, Tomografias Computadorizadas, Mapas, Ecocardiogramas, Eletrocardiogramas, Eletroencefalogramas, Endoscopia Digestiva e respiratória, Ultrassonografias, Radiografias, Audiometrias, ECG, Mamografias, Testes Ergométricos e Biópsias.

Recôncavo

25 de Out // | Recôncavo

O estaleiro Enseada Indústria Naval participa pela 1º vez da quarta edição da Offshore Technology Conference (OTC) Brasil, que vai até quinta-(26), no Rio de Janeiro, e tem como tema “Transforming Today to Power the Solutions of Tomorrow”, que significa, em tradução não-literal, transformar hoje para ter soluções para o amanhã.

 

O estaleiro está instalado na cidade de Maragogipe. O objetivo do estaleiro Enseada é apresentar sua unidade industrial como alternativa para a construção de cascos e módulos de unidade flutuante de armazenamento e transferência (FPSO), navios especializados e reparos navais, bem como para outras demandas da indústria de óleo e gás.

 

Sobre o Enseada: Atualmente, o estaleiro ocupa uma área de 1,6 milhão de metros quadrados na Bahia, em localização estratégica e favorável ao desenvolvimento de projetos navais e offshore de alta complexidade, em região de águas abrigadas, com grande calado e área para manobras de embarcações de grande porte, na foz do rio Paraguaçu, a 23 milhas náuticas de Salvador.

Recôncavo

25 de Out // | Recôncavo

Com mais de três mil m2 de área construída, o novo prédio abrigará 32 laboratórios e salas administrativas que darão suporte aos cursos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS), Enfermagem, Medicina, Nutrição e Psicologia. A cerimônia de inauguração aconteceu na manhã da última sexta-feira (20).

 

O reitor Silvio Soglia fez o descerramento da placa e da fita de inauguração do novo Pavilhão de Laboratórios, ao lado da vice-reitora Georgina Gonçalves, da diretora do CCS, Flávia Henrique, da vice-diretora, Vânia Alves, da gerente Técnica Administrativa, Jormara Souza, do chefe do Núcleo de Gestão Técnico Específico, Linsmar Veiga, e do secretário Clóvis Ezequiel.

 

Flávia Henrique falou da alegria e satisfação da comunidade do CCS com o novo equipamento. “O conjunto de laboratórios agregado aqui potencializa nossa capacidade de formar trabalhadores e trabalhadoras para formar o sistema de saúde local, regional e nacional. Um prédio de laboratórios didáticos, atendendo a necessidades dos nossos cursos, favorece possibilidades de integração, voltadas a uma melhor experiência de ensino-aprendizagem”, destacou.

Recôncavo

25 de Out // | Recôncavo

Uma operação da Polícia Civil foi realizada na manhã desta quarta-feira (25), no Bairro do Cajueiro e no Conjunto Habitacional Zilda Arnes em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. Por volta das 11h, a Polícia conseguiu prender Carlos Mateus Sampaio, 18 anos, acusado de tráfico de drogas. Segundo informações da Polícia Civil, com o mesmo foi encontrado uma cerca quantidade de droga.

 

O suspeito estava em companhia de um menor de iniciais BSSF, 16 anos. Os acusados e todo o material apreendido foi encaminhado para a 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN) para as medidas cabíveis. No bairro da Rádio Clube, a Polícia também realizou uma operação. Cerca de 2kg de drogas semelhante a maconha foi encontrada pela Polícia. A droga pertence ao traficante Adriano Carlos Santos de Jesus, vulgo Baiacú, que conseguiu fugir com outros comparsas quando perceberam a chegada da Polícia.

Recôncavo

25 de Out // Ascom | Recôncavo

A prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT) vem realizando palestras e ações de Educação no Trânsito em diversas escolas da cidade. Os diálogos são dirigidos à estudantes do Ensino Fundamental, com o objetivo de mostrar a importância de ter conhecimento sobre noções sobre trânsito. além de formar desde cedo uma consciência cidadã, de respeito ao Código de Trânsito Brasileiro.


O trabalho está sendo executado pelos agentes da SMTT, em parceria com membros do Centro de Formação de Professores da UFRB. Os alunos da Escola Tiro de Guerra e SESC já receberam o projeto, bem como os professores da Escola Ernesto Dantas e da Escola Isaías Alves. A palestra para os professores serve como formação, para que os mesmos possam repassar os conhecimentos adquiridos e trabalharem o tema com os seus alunos.






Classificados


Enquete



Mais Lidas