Notícias

Recôncavo

Recôncavo

22 de Mar // Redação | Recôncavo

Policiais Civis da Delegacia do município de Cruz das Almas juntamente com a Polícia Militar, realizaram uma revista no interior das celas da Delegacia da cidade de São Felipe, no recôncavo baiano. De acordo com o delegado Cristóvão Eder, foram encontrados durante a revista, uma faca artesanal, duas de mesa, dois garfos, três pendrives, diversos produtos de beleza e perfumaria.

 

Vários isqueiros, três aparelhos de telefone celular, com acesso à Internet, e quatro carregadores de celular também foram encontrados. O delegado Cristóvão Eder é titular da cidade de Cruz das Almas, mais também responde pelo município de São Felipe. A revista aconteceu na tarde desta última terça-feira (21), mais só foi revelada nesta quarta-feira (22).

 

Os policiais ainda encontraram, uma certa quantidade de maconha, crack e cocaína. A delegacia atualmente, está abrigando nove detentos. O material encontrado, foi apresentado a autoridade policial, para que sejam adotas as medidas cabíveis. "Estamos investigando, para saber como esse material estava entrando aqui na carceragem da delegacia", acrescentou Eder. As informações são da 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior.

Recôncavo

22 de Mar // G1 | Recôncavo
A barragem de Pedra do Cavalo, localizada no Recôncavo Baiano, é responsável por mais da metade da água que abastece a capital baiana e região metropolitana, e está com o volume útil de armazenamento de 23,82%, taxa considerada baixa segundo informações da Embasa. O volume útil é calculado entre o nível máximo da barragem e o nível de captação da água, ou seja, a parcela do volume que pode ser utilizada.
 
Apesar da situação, a Embasa diz que não há previsão de racionamento para a capital baiana. Outras cinco barragens que abastecem Salvador e região também estão com volumes considerados baixos: Santa Helena (11,75%), Joanes I (66,55%), Joanes II (11,96), além de Ipitanga I (20,61) e II (28,74%). A queda no volume das barragens ocorre diante do cenário de estiagem que atinge a Bahia.
 
Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), nas regiões onde ficam os reservatórios, foram registradas chuvas abaixo da média. Na bacia hidrográfica do Recôncavo Norte (com os rios Subaúma, Catu, Sauípe, Pojuca, Jacuípe, Joanes, Subaé, Açu, e dos rios secundários da Baía de Todos-os-Santos e do Rio Inhambupe), o volume de chuva ficou entre 40% e 60% abaixo da média, no período entre fevereiro de 2016 e janeiro de 2017.

Recôncavo

22 de Mar // Forte na Notícia | Recôncavo
O prefeito Marcelo Pedreira, o vice-prefeito Orlandinho Leite, secretários e vereadores estiveram na Faculdade Maria Milza (FAMAM) para uma visita de trabalho. Recepcionada pelo diretor da instituição, Wellington Almeida, pelos professores responsáveis pelos cursos e por todo o corpo técnico, a equipe firmou uma parceria que vão trazer diversos benefícios para a população mangabeirense.
 
A visita aconteceu na segunda (20). O primeiro fruto desta parceria será a Ação Cidadã no distrito de Quixabeira. Desenvolvida pela Prefeitura em conjunto com a FAMAM, a ação vai acontecer na próxima sexta-feira pela manhã, levando diversos serviços à comunidade, como aferição de pressão arterial e índice glicêmico, sessões de acupuntura, aula de zumba, orientações sobre imposto de renda, entre outros.
 
Além disso, as Secretarias Municipais montarão stands onde vão passar informações ligadas às respectivas pastas. Outro compromisso importante firmado durante a reunião são as bolsas que serão concedidas aos alunos oriundos de escolas públicas do município. Aqueles que se classificarem nos três primeiros lugares nos vestibulares de cada curso receberão uma bolsa de 100%, enquanto os classificados até o 25° lugar terão bolsa de 50%.

Recôncavo

22 de Mar // | Recôncavo
Vandeílza Nunes de Souza, 43 anos, e Gláucia Araújo dos Santos, 24, foram assassinadas a tiros na madrugada desta última terça-feira (21), em uma localidade conhecida como Pedrão, no município de Vera Cruz. Equipes da polícia estiveram na rua da Invasão no início da manhã e confirmaram o crime.
 
O titular da 24ª DT, em Vera Cruz, Geovane Paranhos, disse que a principal suspeita é a de que a disputa por um terreno tenha motivado as mortes. “Pelo o que colhemos até agora, elas não tinham envolvimento com tráfico de drogas, mas teriam invadido uma propriedade e estavam tentando vendê-la”. Paranhos disse ainda que as duas mantinham um relacionamento e moravam juntas no local.
 
Apesar da suspeita, ele acredita que novidades podem surgir ao longo das investigações. “Ainda estamos iniciando o processo. Não é possível garantir que a causa seja essa ou apontar autoria”. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado e realizou a remoção dos corpos das mulheres para Santo Antônio de Jesus. O caso ficará sob a responsabilidade da 24ª DT. Fonte: Aratu Online.

Recôncavo

21 de Mar // Redação | Recôncavo

Policiais do 14º Batalhão de Polícia Militar realizou uma prisão em flagrante por roubo por volta das 09 horas da manhã desta terça-feira (21), em Santo Antônio de Jesus. A Polícia foi solicitada por um senhor identificado como Alexsandro Bugia, após ter sido abordados por dois homes armados as margens da BR-101, que roubaram seus dois aparelhos de celular e uma quantia de 160 reais.

 

Após o ocorrido, foi realizada uma ronda nas proximidades do local próximo a uma rua no Bairro Santa Madalena segundo informou a PM. Na oportunidade dois suspeitos foram avistados. Os rapazes tentaram fugir, mais os policiais conseguiram apreender Wesley dos Santos de Jesus, 18 anos, que tentou dispensar os celulares roubados. Na oportunidade, um outro elemento conhecido por João Carlos, teria fugido com uma arma de fogo.

 

O acusado foi apresentado na 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior para adoção das medidas cabíveis. Na última segunda-feira (20), a Polícia Militar de Santo Antônio de Jesus também realizou a prisão de um integrante da facção criminosa conhecida por Bonde do Maluco. Ivanildo Mascarenhas foi preso na Rua da Bosta no Bairro Vermelho. Com o mesmo, a Polícia encontrou maconha e 190 reais em dinheiro.

Recôncavo

21 de Mar // Redação | Recôncavo

Mais um integrante da facção criminosa denominada de Bonde do Maluco foi preso pela Polícia Militar na tarde desta última segunda-feira (20), em Santo Antônio de Jesus no recôncavo baiano. A prisão foi realizada pelas guarnições da Polícia Militar e Civil durante operação ‘Guardiões do Recôncavo’.

 

Os policiais foram recebidos a tiros por marginais durante a ação contra o tráfico de drogas na Rua da Bosta localizado no Bairro Vermelho. A Polícia chegou ao elemento após averiguação de uma denúncia sobre elementos armados traficando drogas na localidade. Durante a abordagem, alguns indivíduos armados conseguiram evadir-se sendo detido Ivanildo Mascarenhas, 24 anos, conhecido por ‘Quibe, residente na Rua da Bosta.

 

Quibe juntamente com os comparsas Daniel, Diego, John e Júnior apoiam os tráficos da Rua da Paz localizado no Alto Santo Antônio. Com o detido foram encontrados maconha e 190 reais em espécie provenientes da mercadoria de entorpecentes. Ivanildo foi encaminhado para a 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior onde permanece detido a disposição da justiça.

Recôncavo

21 de Mar // | Recôncavo

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), divulga o processo seletivo para tutores na modalidade à distância do Curso de Especialização de Gestão em Saúde.

 

As inscrições seguem até o dia 26 de março pelo formulário no site da SEAD, no qual o candidato deve anexar os documentos solicitados no formato PDF. O processo seletivo será realizado em uma única fase que é inscrição online e análise de títulos (eliminatória e classificatória).  A bolsa tem duração de um ano, prorrogável, a critério da coordenação do curso, por mais um ano.

 

Regida pelo Edital Interno Nº 02/2017 da SEAD/UFRB, a seleção conta com 15 bolsas de tutores para atender os polos de  Conceição do Coité, Ipirá , Jequié, Rio Real, Sapeaçu, Seabra e Simões Filho. As bolsas visam ao desenvolvimento de atividades nas disciplinas do curso, e as ementas das disciplinas estão disponíveis no edital. Mediar à comunicação de conteúdos entre o professor e os estudantes está entre as atribuições do tutor.

Recôncavo

20 de Mar // Redação | Recôncavo

Em menos de 24 horas, duas cidades do recôncavo baiano registraram mortes violentas neste último domingo (19). Os crimes possuem características de execução, e aconteceram na zona rural. Por conta dos homicídios, os moradores voltaram a solicitar rondas policiais nas comunidades.

 

O primeiro caso foi registrado durante a madrugada deste domingo, em São Felipe, no povoado do Jenipapo. De acordo com a Delegacia de Polícia, Adailton França Rosa – o “Dai”, foi encontrado com ferimentos no corpo que podem ter sido provocados por arma de fogo. A segunda morte violenta aconteceu no bairro 135, no município de São Félix, também no recôncavo.

 

Josuel Santana Soares foi atingido por vários tiros, nas proximidades de um bar, e não resistiu aos ferimentos, morrendo no local. A Polícia Militar não divulgou informações em que circunstâncias ocorreram as mortes. Os corpos foram removidos pela Polícia Técnica e encaminhados para do DPT onde será realizada a autópsia. Só então serão liberados para o sepultamento. Com informações do Forte na Notícia

Recôncavo

17 de Mar // Redação | Recôncavo

Duas jovens foram presas e um adolescente de apenas 17 anos foi apreendido durante uma operação realizada pela Polícia Civil por volta das 11 horas desta sexta-feira (17), em Santo Antônio de Jesus. Todos são acusados em envolvimento com coisas ilícitas segundo informou a polícia. Edilane Santos de Assis, 24 anos Ana Lúcia Ramos de 45 anos e o menor E.S.A são moradores na Rua do Amparo.

 

Na residência dos mesmos, foram encontrados uma quantidade de drogas e uma quantia em espécie sendo que todos os três foram apresentados na 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior a autoridade polícia para adoção das medidas legais. Só nesta semana, a Polícia Civil de Santo Antônio de Jesus conseguiu prender várias pessoas que na sua maioria tem ligamento com o tráfico de drogas.

 

Em outra operação realizada pela Polícia Civil na quinta-feira (16), foi preso Odílio de Jesus Santos Junior, considerado de alta periculosidade e envolvido com tráfico de entorpecentes, roubos e homicídios. O mesmo segundo informou a Polícia, é integrante da facção criminosa denominada ‘Bonde de Saj’, a qual disputa o monopólio do tráfico de drogas no município com a facção ‘BDM’. As informações são da Polícia Civil

Recôncavo

17 de Mar // Redação | Recôncavo

Mais um suspeito com envolvimento no tráfico de drogas e de ser integrante da facção criminosa ‘BDM’ foi preso na noite desta última quinta-feira (15), em Santo Antônio de Jesus durante uma operação realizada pela Polícia Civil. Odílio de Jesus Santos Júnior, 22 anos, foi detido no cumprimento de mandato preventivo segundo informou a Polícia Civil do município.

 

Ainda de acordo a Polícia, ‘Manchina’ como é conhecido, é acusado de cometer assaltos e roubos na cidade além de uma acusação de homicídio. O suspeito foi encaminhado a 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior onde aguarda decisão judicial. Essa é a terceira prisão este mês feita pela Polícia de pessoas ligadas a facção criminosa ‘BDM’.

 

Na terça-feira (14), Caio Santos de Jesus foi preso no Bairro Santa Madalena com um aparelho celular junto com munições. De acordo com informações policiais, o jovem é envolvido com o tráfico de drogas no Santa Madalena. A Polícia ainda informou que Caio é integrante da facção criminosa denominada “Bonde do Maluco” (BDM). Vale lembrar que na última quarta-feira (08), dois acusados de integrar a facção BDM também foram presos em Santo Antônio de Jesus por tráfico de entorpecentes.

Recôncavo

16 de Mar // | Recôncavo
O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, participou da agenda do governador Rui Costa em Cruz das Almas no sábado (11). Na ocasião, foi autorizada a formalização de contratos com a Embrapa e o Governo do Estado, além de convênios com 12 associações e cooperativas de Cruz das Almas e municípios vizinhos. 
 
A parceria de assistência técnica denominada “Projeto Recôncavo” visa fortalecer as cadeias produtivas da mandioca e fruticultura e atenderá 3.600 agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Cruz das Almas, Governador Mangabeira e Sapeaçu.  A iniciativa prevê investimentos na ordem de R$ 2,9 milhões, no âmbito do Projeto Bahia Produtiva, executado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional.
 
O reitor da UFRB, Silvio Soglia, destacou que a execução do projeto será realizada através de ações coordenadas por professores e contará com a participação de estudantes e pesquisadores das instituições que irão, em conjunto com as associações, promover ações de organização da produção e da construção de agroindústrias.

Recôncavo

16 de Mar // | Recôncavo
O prefeito Orlandinho esteve na tarde desta última quarta-feira (15), visitando o Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso - Santa Casa de Misericórdia. A unidade foi reaberta no último sábado (11), com a presença do governador Rui Costa. Nestes primeiros dias de atendimentos, já foram realizados 06 partos naturais e 03 cesáreas.
 
E há demanda para realização de 56 histerectomias e 39 cirurgias de hérnias, totalizando 95 procedimentos cirúrgicos, referentes ao Mutirão de Cirurgias. “Vamos tornar esta parceria cada dia mais forte! A Prefeitura e a Santa Casa, juntas, têm muito a oferecer em saúde para a população cruzalmense e região”, declarou o prefeito, enquanto visitava os leitos e cumprimentava alguns pacientes.
 
“Temos aqui a maternidade e 70 leitos, em um espaço bastante confortável e adequado. Iremos reestruturar o IPER, ampliando a rede de atendimento, colocando pra funcionar um Centro de Reabilitação (o único do Recôncavo, que fique claro), oferecendo os serviços de fisioterapia geral, fonoaudiologia, terapia ocupacional, massoterapia, pilates para gestantes, acupuntura, dentre outros”, concluiu. As informações são do Forte na Notícia.

Recôncavo

15 de Mar // Redação | Recôncavo

Uma denúncia sobre ocorrência de roubo de um aparelho celular e roubo de dinheiro e mercadorias feita por dois bandidos a bordo de um veículo no município de Aratuípe no recôncavo baiano, a Polícia Militar de Nazaré das Farinhas realizou um patrulhamento com intuito de localizar os envolvidos no roubo que aconteceu na última terça-feira (14).

 

Os elementos estavam a bordo de um Pálio, cor preta com licença de Salvador. Próximo a Nazaré  nesta quarta (15), os policiais se deparam com um veículo em atitude suspeita e ao proceder a abordagem foram presos Alef de Jesus Santos, 21 anos e Antônio Rodrigo Santos Mota, 28 anos. Com os mesmos foram encontrados os seguintes materiais delituosos:

 

1 fita isolante, 2 pacotes de sabonetes, 390 reais em espécie, 1 aparelho móvel celular; 2 bonés; 1 capa de celular feminino; 1 canivete 1 arma de fogo, simulacro de pistola, marca STINGER, P93, calibre 6mm, 1 corrente de prata. Após vistorias policias no carro, foi notado que a placa do veículo estava adulterada com fita isolante NTR6600, mas a placa original NTR6500. Os acusados foram levados à delegacia da cidade para adoção de medidas cabíveis.

Recôncavo

14 de Mar // Redação | Recôncavo

Em operação contra a venda e uso de drogas durante o aniversário da cidade de Cachoeira no recôncavo baiano, a Polícia Civil prendeu em flagrante Iago Morais Rodrigues dos Santos, preso durante uma abordagem por volta das 23 horas desta última segunda-feira (13). Com o mesmo a Polícia encontrou um pino plástico além de cinco trouxinhas contendo pó branco aparentando ser cocaína. Após a prisão, Iago foi conduzido a Delegacia de Cachoeira para a adoção das medidas cabíveis. Segundo informações da Polícia Civil, os três dias de festa que teve como atrações as bandas ‘La Furia’ e ‘Igor Kanario’, foram feitos três termos circunstancias de ocorrência e um boletim de ocorrência circunstanciado pelo crime do art. 28 da lei 11.343/06.

Recôncavo

14 de Mar // Gildásio Cavalcante | Recôncavo
Nasceu a primeira criança no Centro de Parto Normal (CPN) após a reabertura do Hospital Nossa Senhora do Bom Sucesso, no município de Cruz das Almas no recôncavo baiano. Segundo publicação da página oficial do hospital no Facebook, na tarde desta terça-feira (14), a mãe do bebê está muito feliz.
 
"Fui bem recebida, fiquei muito impressionada com a Santa Casa, está linda. Gostei muito da equipe que nos acolheu muito bem e que não deixou faltar nada. Elas tiveram muito carinho comigo. Meu parto foi bom, estou muito feliz: meu filho nasceu bem e saudável", disse Selma Silva. O Hospital Nossa Senhora do Bom Sucesso foi reinaugurado no sábado (11), através de uma parceria firmada entre o Executivo Municipal, o Governo do Estado e representantes da Santa Casa.
 
Administrado pela Santa Casa de Cruz das Almas, o hospital - que estava fechado há quase três anos - possui 70 leitos e é referência na atenção à gestação de alto risco. Na visita, Rui desafiou o município a construir mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e 17 de UTI semi-intensiva, garantindo o investimento do Governo do Estado em equipamentos. Forte na Notícia

Recôncavo

14 de Mar // Redação | Recôncavo

Policiais Civis da 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior em Santo Antônio de Jesus apresentou na manhã desta terça-feira (14), Caio Santos de Jesus, 21 anos, morador do Santa Madalena. Com o mesmo foi encontrado um aparelho de celular de procedência ilícita juntamente com munições calibre 38 e 40.

 

De acordo com informações policiais, o jovem é envolvido com o tráfico de drogas no Santa Madalena. A Polícia ainda informou que Caio é integrante da facção criminosa denominada “Bonde do Maluco” (BDM). O acusado foi encaminhando à Delegacia de Polícia para adoção de medidas cabíveis.

 

Vale lembrar que na última quarta-feira (08), dois acusados de integrar a facção BDM também foram presos em Santo Antônio de Jesus por tráfico de entorpecentes. Segundo informações policiais, Mailson Conceição Santana, 24 anos e Eduardo Silva Santos, Vulgo ‘Edu’ foram abordados por volta das 13h em uma operação envolvendo as Polícias Civil e Militar no intuito de coibir ações criminosas no município.

Recôncavo

14 de Mar // | Recôncavo

Nesta terça-feira (14), o município de Governador Mangabeira está em festa por conta da passagem do seu 55º aniversário de emancipação político-administrativa. Para celebrar a data comemorativa, a Câmara Municipal, vai realizar uma Sessão Solene, onde os 11 vereadores poderão contemplar pessoas ilustres da região com o título de cidadão Mangabeirense.

 

Entre os homenageados, estará o prefeito do município de Muritiba, Danilo de Babão (PRB), que receberá a honrosa homenagem das mãos do vereador Dr. Edgar Henrique (PEN). Este ano, o Orador Oficial que fará a abertura da Sessão, será o convidado Isaldo Pimentel Pereira. Antes da Sessão Solene na Câmara Municipal, está programado o Hasteamento da Bandeira em frente ao Fórum Municipal (7h30) e Missa Solene na Igreja Matriz (8h30).

 

História do município: Emancipado através da Lei 1.639, o território mangabeirense já foi distrito do município de Muritiba, no Recôncavo Baiano, e tinha o nome de Cabeças. Destaque na arrecadação de impostos em meados do século XX, a localidade tem o nome que se conhece hoje em homenagem ao governador baiano em exercício de 1947 a 1951, Otávio Mangabeira. Com o tempo, o município foi se consolidando na microrregião em que está inserido.

Recôncavo

13 de Mar // Redação | Recôncavo

O corpo de um homem foi encontrado na manhã desta segunda-feira (13), em uma localidade conhecida como Baixa de Areia, zona rural do município de Sapeaçu no recôncavo baiano. O corpo trata-se de Roberto Santos Rodrigues, 34 anos, natural da cidade de Conceição do Almeida. Segundo informações da Polícia Civil, a vítima era morador de Conceição do Almeida e teria sido assassinado a tiros. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus para ser necropsiado.

 

De acordo com informações, Roberto tinha envolvimento com drogas. A delegacia de polícia investiga o caso. Só neste final de semana quatro assassinatos foram registrados em cidades do recôncavo baiano. Cruz das Almas registrou uma morte, Santo Antônio de Jesus teve dois homicídios sendo um no últomo sábado (11) no Bairro São Paulo e no domingo (12) no Conjunto Habitacional da Urbis 4. Sapeaçu registrou apenas uma morte. Todas as vítimas deram entrada no Instituto Médico Legal.

Recôncavo

13 de Mar // Redação | Recôncavo
Os cursos de graduação em Jornalismo e Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) alcançaram o conceito 4, numa escala em que a nota máxima é 5, na avaliação de recredenciamento feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A nota foi conhecida na edição do dia 08 de março do Diário Oficial da União.
 
A avaliação dos cursos de graduação foi realizada levando em consideração o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Conceito Preliminar de Cursos (CPC). A Universidade também alcançou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), tendo ainda melhorado sua pontuação para o índice de 3,0214 no IGC contínuo, calculado com base no CPC.
 
Esses índices estão numa faixa considerada pelo MEC como um nível aceitável de prestação de serviços de educação. Já as avaliações abaixo de 3 são consideradas insatisfatórias. Segundo o MEC, os indicadores de qualidade da educação superior envolvem oConceito Enade; Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Recôncavo

13 de Mar // Forte na Notícia | Recôncavo

Um jovem de 21 anos foi morto a tiros durante a madrugada deste último domingo (12), em Conceição do Almeida. O crime foi registrado por volta 1h30 no bairro da Estação, região central da cidade. Jeferson Lopes dos Santos, o “Pito”, morreu na hora por conta dos ferimentos provocados por arma de fogo. Segundo informações da Polícia Militar, ele era morador de Cruz das Almas.

 

Uma equipe do SAMU chegou a ser acionada, mas quando chegou ao local o rapaz já estava sem sinais vitais. Ainda segundo informações, o jovem estava passando uns dias na casa de parentes, quando acabou sendo morto. A Polícia Técnica removeu o corpo para o IML de Santo Antônio de Jesus. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas, mas a Polícia Civil investiga o caso.

 

Ainda neste domingo último domingo (12), outro crime também foi registrado no recôncavo baiano, desta vez no município de Castro Alves. Um homem foi morto a tiros no Sítio do Meio, zona rural do município de Castro Alves. O crime deixou os moradores assustados. Edson Mascarenhas Santana, de 43 anos, chegou a ser socorrido pelo SAMU e encaminhado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.

Recôncavo

13 de Mar // | Recôncavo
No início da semana o volume de água armazenado na Barragem de Pedra do Cavalo, a maior do Estado e que responde por mais de 60% do abastecimento de água de Salvador e Região Metropolitana, tinha caído para 24,11%, o menor volume nos últimos 20 anos. Em um mês, quando estava com 27,85% do seu volume útil de armazenamento, a redução foi de 3,74%.
 
Os 3,74% é o que equivale a uma perda de mais de seis milhões de litros de água, mais da metade do que Salvador consome num dia. Na pior seca da região da Bacia do Rio Paraguaçu desde fevereiro de 2008, o lago da Barragem de Pedra do Cavalo estava com uma cota operacional de 111,44 metros na última sexta-feira, 12 metros abaixo do volume máximo de operação.
 
Pedra do Cavalo libera diariamente para Salvador cerca de 6,8 metros cúbicos de água por segundo. O limite operacional considerado crítico para o abastecimento a partir de Pedra do Cavalo é de 106 metros, quando então o abastecimento da capital fica comprometido. O Governo do Estado por enquanto não fala em racionamento, mas admite a gravidade da situação, e anunciou a implantação de mecanismos para garantir o abastecimento e evitar um colapso na Região Metropolitana de Salvador.

Recôncavo

13 de Mar // Redação | Recôncavo

Dois jovens de Santo Antônio de Jesus foram presos no município de Dom Macedo Costa no recôncavo baiano na manhã deste domingo (12), por volta das 11 horas. A prisão foi feita por policiais do 14º Batalhão de Polícia Militar. Os jovens foram abordados na Rua do Cruzeiro em um automóvel Ford Fiesta, cor preta, placa JQN 8085, e após busca, foi apreendida uma barra de maconha prensada com os mesmos identificados por Jorge Ferreira Ribeiro e Jackson Gomes Silva, ambos maiores e residentes em Santo Antônio de Jesus. D acordo com a Polícia Militar, os suspeitos foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Santo Antônio de Jesus para adoção das medidas cabíveis.

Recôncavo

12 de Mar // Redação | Recôncavo

Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite deste domingo (12), no Conjunto Habitacional Urbis 4 em Santo Antônio de Jesus no recôncavo baiano.  Pedro Henrique Santos Souza que morava na Avenida Juracy Magalhães, foi alvejado por disparos de arma de fogo. Conhecido mais pelo nome de Pedrinho, a vítima foi encaminhada para o Hospital Regional.

 

Segundo as primeiras informações obtidas pela redação do Portal Infosaj, o jovem chegou a passar por uma cirurgia mais acabou não resistindo vindo a óbito na unidade de saúde. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. O corpo de Pedrinho deve ser encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica. O caso será investigado pela 4ª Coorpin.

 

Morador da Juracy Magalhães, Pedrinho como era conhecido, era filho do desportista Zeu, cidadão honesto e trabalhador, mas segundo populares, o filho se enveredou pelo mundo das drogas. Vale lembrar que na noite deste último sábado um jovem também foi morto a tiros próximo a Unidade de Saúde localizado no Bairro São Paulo. O jovem foi identificado por Eduardo Santos da Paixão que tinha passagens pela Polícia.

Recôncavo

11 de Mar // Gildásio Cavalcante | Recôncavo
Mais uma unidade de saúde está pronta para atender a população do Recôncavo Baiano, com a reabertura do Hospital Nossa Senhora do Bom Sucesso. A unidade foi reinaugurada neste sábado (11), pelo governador Rui Costa, que também entregou oito viaturas para as polícias Civil e Militar de municípios da região. 
 
Administrado pela Santa Casa de Cruz das Almas, o hospital - que estava fechado há quase três anos - possui 70 leitos e é referência na atenção à gestação de alto risco. Na visita, Rui desafiou o município a construir mais 10 leitos de UTI neonatal e 17 de UTI semi-intensiva, garantindo o investimento do Governo do Estado em equipamentos. 
 
Segundo o governador, no Brasil, adotou-se uma lógica de se distribuir hospitais por todas as cidades. “Isso é dinheiro do povo desperdiçado. Ao invés de ter hospitais nas cidades que não fazem cirurgia e não resolvem nada, é melhor ter apenas um que faz o que o povo da região precisa. Saúde é algo muito caro. Então, é preciso montar uma estrutura de saúde regional”, afirmou. 
 
Rui comentou também que a regionalização da saúde está em andamento, inclusive com a construção de policlínicas. “Já vamos inaugurar as quatro primeiras em breve. Eu volto aqui nos próximos dias para autorizar a construção da Policlínica Regional do Recôncavo da Bahia. São R$ 22 milhões em cada policlínica, entre construção e equipamentos".

Recôncavo

09 de Mar // Redação | Recôncavo
Adilson Santana da Silva, o Patrão, de 20 anos, o Sete de Paus do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP) foi preso durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar, deflagrada nesta quinta-feira (9), na Ilha de Itaparica. Outras 15 pessoas foram conduzidas à 19ª Delegacia Territorial (DT/Itaparica) para serem interrogadas.
 
Também foi apreendida uma grande quantidade de drogas e sete armas de grosso calibre. Além do mandado de prisão preventiva contra Adilson, a ação cumpriu também mandados de busca e apreensão em diversos locais da Ilha. Foram apreendidas duas submetralhadora 9 mm, uma pistola ponto 40, uma pistola 380, uma espingarda calibre, um rifle 44, um revólver calibre 38.
 
Ainda foram apreendidas 70 cartuchos de diversos calibres, dois coletes balísticos e três carregadores para pistola. Os policiais encontraram ainda 10 quilos de maconha, dividida em tabletes, um quilo de crack, meio quilo de cocaína, R$ 4.994, em espécie, duas balanças de precisão, um distintivo do Poder Judiciário, quatro câmaras de vídeo monitoramento e um binóculo.

Recôncavo

09 de Mar // Forte na Notícia | Recôncavo

Na manhã desta quinta-feira (03), uma plantação de pés de maconha, alguns com até 1 metro de altura, foi localizada em uma baixada, no bairro do Itapicuru localizado no município de Cruz das Almas no recôncavo baiano. Considerado de difícil acesso, os policiais chegaram ao local após uma denúncia anônima. Até o momento ninguém foi preso.

 

Ao todo, cerca de 15 pés da erva que estavam sendo cultivados em latas de tinta e próximos a um riacho, foram destruídos pelos policiais. Segundo a Polícia Civil, apesar da apreensão ser pequena, havia espaço suficiente para a área de cultivo ser ampliada pelos traficantes. Comandada pelo delegado titular, Cristóvão Éder, a operação foi realizada pelos investigadores Marcelo Caetano, Judicael e Augusto. 

 

A Polícia Militar também registrou que duas pessoas da mesma família foram atingidas de raspão por bala perdida, na tarde desta última quarta-feira (8) no Itapicuru, em Cruz das Almas. De acordo com os militares, as vítimas estavam nas proximidades do Bar do Reggae quando um desconhecido chegou atirando, e um dos disparos atingiu Wanderson de Jesus Conceição, o “Delcinho” de 19 anos. O pai de 54 anos e filho de 16, foram atingidos na perna e no braço, respectivamente. 

Recôncavo

09 de Mar // Cruz na Tela | Recôncavo

Um tiroteio deixou três feridos em Cruz das Almas, na tarde de quarta (8). Segundo informações do Cruz na Tela no local, o primeiro a ser levado para a UPA, baleado nas costas, foi um jovem identificado como 'Decinho' e assim que ele foi socorrido, nasceu outro confronto, onde um homem de 53 anos, Manoel Alvino Borges e seu filho de 16, também saíram feridos.

 

O pai levou um tiro na perna e o filho no ombro esquerdo de raspão. Decinho que inclusive, foi baleado na perna há cerca de um mês em uma tentativa de homicídio, é morador do bairro, enquanto as outras vítimas são naturais da cidade de Santo Antônio de Jesus. Um dos indivíduos, segundo moradores, chegou a passar correndo com uma arma na mão, no meio da rua.

 

Um cavalo que estava amarrado na área de uma fazenda, perto do "Beco do Óle", levou um tiro na barriga. A reportagem do Cruz na Tela, um dos indivíduos, suspeito de ter participado do tiroteio, de prenome Luan, e  ele alegou, que estava com o seu pai e um irmão, quando uns caras chegaram atirando contra eles, e inclusive baleando.  Ele ainda disse que são naturais de Santo Antônio de Jesus, mas que estão trabalhando e morando em Cruz das Almas, há no mínimo um mês, cavando tanques.

Recôncavo

08 de Mar // Redação | Recôncavo

Após denúncia anônima, investigadores do Setor Operacional de Inteligência da 27ª (CIPM), descobriram o paradeiro de Jeferson Santana Anunciação, vulgo "Beto" de 24 anos, que estava foragido no Bairro Alberto Passos, centro de Cruz das Almas. Segundo informações, já havia um mandado de prisão em seu desfavor com validade até 2045, por latrocínio (roubo seguido de morte).

 

O crime foi praticado em 2011 no Bairro Nazaré em Salvador, onde o comerciante Afonso Barreiro Fraga, 55 anos, foi morto a tiros por "Beto" e seus comparsas durante um assalto. O elemento foi apresentado na delegacia da cidade pela equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO).

 

Jeferson ficará custodiado provisoriamente até ser transferido para capital baiana, local onde ocorreu o crime. "Beto" é considerado um elemento de alta periculosidade e a população de Cruz das Almas estava com suas vidas em risco sem saber, mas graças a uma denúncia anônima esse elemento pôde sair de circulação. As informações são do Forte do Recôncavo.

Recôncavo

08 de Mar // | Recôncavo
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado com vistas à contratação de professor substituto para o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus de Feira de Santana.
 
A titulação exigida é a graduação em Ciências Humanas ou Ciências da Saúde, com especialização na área da Inclusão da Pessoa com Deficiência. As inscrições estarão abertas entre os dias 06 e 17 de março, nos dias úteis deste período, nos horários das 08h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, na Gerência Técnica Administrativa do CETENS.
 
O valor total da taxa de inscrição é de R$ 60,00. A vaga é para o regime de trabalho de 20 horas semanais. Podem se inscrever somente candidatos brasileiros, natos ou naturalizados, ou estrangeiros com visto permanente, desde que os candidatos não tenham sido professores substitutos em Instituições Federais de Ensino Superior ou que não tenham trabalhado, com contrato temporário, em outro órgão federal, nos últimos 24 meses.

Recôncavo

07 de Mar // Gildásio Cavalcante | Recôncavo
A população da Região de Cruz das Almas, na qual estão os municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição da Feira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, São Felix e Sapeaçu, recebe a partir deste sábado (11), o Mutirão de Cirurgias, programa do Governo do Estado, viabilizado através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
 
As pré-consultas serão realizadas no período 11 a 13, em unidade móvel que estará estacionada na Praça Senador Temístocles, em frente à Igreja Matriz. A capacidade diária de consultas será de 140 pacientes, começando o atendimento a partir das 7 horas. Durante a ação, serão realizados os seguintes procedimentos cirúrgicos: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia e colecistectomia.
 
Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos.

Recôncavo

07 de Mar // Forte no Recôncavo | Recôncavo

Uma morte inesperada pegou de surpresa todos os amigos e familiares do professor de boxe, Daniel de Jesus, de 32 anos, morador do município de Cruz das Almas. Segundo informações, na manhã desta última segunda (06), Daniel chegou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h), sentindo fortes dores no peito e com a taxa de glicose muito baixa (hipoglicemia).

 

O médico plantonista Dr. Wuxiru Suzuki, prescreveu para o paciente um medicamento a base de glicose para corrigir imediatamente a hipoglicemia. Muito agitado, reação considerada normal em pacientes com tal problema, o paciente tentou resistir a tomar a medicação, mas com conselhos de um casal de acompanhantes, Daniel acabou cedendo.

 

Daniel havia dado entrada na UPA horas antes de morrer sentindo dores abdominais, mas foi liberado após ser medicado. A sua companheira que ajudou a prestar socorro ao professor, foi a última pessoa a vê-lo ainda com vida, minutos antes dele sentir-se mal e morrer. Daniel atualmente residia no Bairro da Tabela (centro) da cidade, foi lutador de boxe, concluiu parte de seus estudos na Escola Municipal Maria Peixoto e atualmente era professor de box numa academia.

Recôncavo

07 de Mar // Ascom | Recôncavo

Uma operação conjunta da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículo (DRFRV), de Salvador, e da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Santo Antônio de Jesus, desarticulou, na segunda-feira (6), uma quadrilha especializada em roubos e adulteração de veículos do tipo Sprinter, naquela cidade do Recôncavo.

 

Foram presos o líder da quadrilha Joselito Lucas Borges Lima, o Pirek, Arrison Silva Santos, o Cabelo, Arlindo Barreto Matos e Adson Pereira Mota, o Gordo, dono de uma sucata, onde os carros são desmontados, e uma loja, onde as peças são vendidas. Com o grupo, os policiais encontraram diversas Sprinter já desmontadas, adulteradas e sem os motores.

 

Uma outra Sprinter também em fase de desmontagem foi localizada na residência de Arlindo. As sucatas foram apreendidas e encaminhadas para perícia. Os quatro ladrões foram conduzidos à sede da 4ª Coorpin e apresentados ao delegado Marcos de Sena Veloso, da 1ª Delegacia Territorial (DT), de Santo Antônio de Jesus, que os autuou por roubo e adulteração de sinal de veículo automotor. O grupo será encaminhado ao sistema prisional.

Recôncavo

07 de Mar // | Recôncavo
Três dos homens responsáveis por roubar uma agência bancária, segunda-feira (6), no município de Igrapiúna, no baixo sul da Bahia, foram presos na madrugada desta terça-feira (7), em Santo Antônio de Jesus, a cerca de 140 quilômetros do local do crime. Parte do dinheiro roubado foi recuperado, e armas foram apreendias. A prisão aconteceu após uma perseguição pela BR-101.
 
Os suspeitos foram localizados dentro de um carro durante uma ronda próximo ao entroncamento de Laje. O motorista do veículo rompeu a barreira montada pela polícia e fugiu em direção a Santo Antônio de Jesus, onde o trio foi preso pela polícia. Durante a abordagem, a polícia apreendeu três pistolas, carregadores e munição, além de R$ 8.599,15, uma balança, maconha e cocaína.
Os bandidos, o carro utilizado e o material apreendido foram apresentados na 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Santo Antônio de Jesus. Um grupo com cerca de 11 homens fortemente armados invadiu a cidade de Igrapiúna, no baixo sul da Bahia, fez reféns, roubou dois cofres de correspondentes bancários, entre eles uma agência dos Correios, e assaltou uma associação de trabalhadores rurais, na segunda-feira.

Recôncavo

06 de Mar // | Recôncavo
O Poder Legislativo de Santo Antônio de Jesus realizará uma sessão especial na próxima segunda-feira (06), às 19h, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Em mais uma sessão, elas terão lugar de destaque durante a cerimônia no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores e serão homenageadas com uma programação mais que especial.
 
Essa é a oportunidade que os vereadores terão para fazer discurso de homenagens às mulheres. As homenagens também serão feitas por representantes de entidades e órgãos convidados pela mesa diretora da Câmara. Várias mulheres têm se destacado na vida pública e privada, além de manifestar sua capacidade nas mais diversas áreas de atuação.
 
Este ano, a Câmara decidiu mais do que justo, homenagear as ex-vereadoras que já passaram pelo Poder Legislativo Municipal. As homenageadas são Dalva Mercês, ex-vereadora e atual vice-prefeita, a ex-vereadora Zete Ribeiro, a ex- vereadora e ex-vice-prefeita Cleuza Queiroz, a ex-vereadora e atual secretária de Agricultura Fátima do Benfica e a ex-vereadora Marita Amâncio (In Memoriam). 

Recôncavo

06 de Mar // Redação | Recôncavo

Cristian Ferreira dos Santos, 20 anos, acusado de tráfico de drogas e integrante da facção Katiara foi preso durante operação da Polícia Militar neste último domingo (05), no município de Nazaré das Farinhas. A prisão ocorreu por volta das 15h, enquanto a guarnição realizava patrulhamento referente à “Operação Nazaré em Paz” no conjunto ‘Minha Casa Minha Vida’. Ao realizar a ronda na Rua do Cajueiro localizado no bairro Muritiba, a polícia identificou Cristian e outro homem em atitude suspeita a bordo de uma motocicleta Honda CG 125, na cor vermelha, com licença de Muniz Ferreira.

Com a aproximação da viatura, os acusados de tráfico fugiram, mas a PM conseguiu alcançar Cristian. Já outro suspeito identificado por Anderson conseguiu fugir. Com o integrante da facção foram encontrados 83 papelotes de cocaína e um de maconha. Segundo informações do 14º Batalhão da Polícia Militar, o acusado e os materiais encontrados com ele, foram encaminhados para a 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior em Santo Antônio de Jesus para adoção das providencias cabíveis. Cristian encontra preso a disposição da justiça.

Recôncavo

04 de Mar // Leonardo Sousa | Recôncavo

A mãe do ex-prefeito de Santo Antônio de Jesus Euvaldo de Almeida Rosa e avó do presidente da Câmara de Vereadores Antônio Nogueira Neto morreu na manhã deste sábado (04). Aidê de Almeida Mota Rosa, conhecida mais por Dona Delza, tinha 82 anos e era natural do município de Castro Alves. Dona Delza sofria de problema de insuficiência respiratória e estava internada há vários dias na UTI do Hospital Luís Argolo.

 

Seu quadro de saúde se agravou na manhã deste sábado vindo a óbito. O corpo será velado no Velório Paroquial do município e o horário do sepultamento será neste domingo (05) ás 14h. O ex-prefeito Euvaldo Rosa possui um grande histórico na politica de Santo Antônio de Jesus onde já foi prefeito por duas vezes entre 2005 a 2008 e 2009 a 2012. Atualmente o ex-prefeito atende como médico no Hospital Regional e na Clínica URMEC.

Dona Delza ao lado do pai do ex-prefeito Euvaldo Foto: (facebook)

Recôncavo

04 de Mar // Gildásio Cavalcante | Recôncavo

A reabertura do Hospital Nossa Senhora do Bom Sucesso, de Cruz das Almas, já tem dia e hora para acontecer. Segundo informações da assessoria de comunicação do Governador Rui Costa, ele vem ao município com esta finalidade no dia 11 de março, às 9h30. Fechada a mais de 2 anos, a reabertura da unidade foi uma promessa de campanha do prefeito Orlando Peixoto Pereira Filho (Orlandinho).

 

Após a reabertura do hospital, o Governador faz entrega de viaturas para a Polícia Civil dos municípios de Amargosa, Jiquiriçá, Castro Alves, Muritiba; além de uma nova viatura para a Polícia Militar de Amargosa.

 

A retomada da agenda de visitas de Rui pelo interior do estado começa no próximo dia 6, no município de Candeias, RMS.

Recôncavo

04 de Mar // Gildásio Cavalcante | Recôncavo

A prefeitura de Santo Amaro iniciou nessa sexta-feria (03) a dragagem do Rio Subaé, um velho sonho dos moradores da cidade. Essa ação envolve o trabalho de desobstrução das margens, retirada de entulhos e vegetação acumulada nos leitos, diminuindo assim o risco de epidemia de mosquitos (dengue, febre amarela e malária) e possibilidades de cheias durante as chuvas que se aproximam.

 

A prefeitura escolheu para iniciar esse trabalho o bairro do Ideal, área de alto risco de enchentes e local em que a cidade sofreu por ter suas casas invadidas pelas águas há décadas.

 

Para o prefeito, Flaviano Bonfim, a dragagem do Subaé tem um significado expressivo, pois diminui o risco desse gravíssimo e histórico problema da cidade que já causou estragos incalculáveis.

Recôncavo

03 de Mar // Forte na Notícia | Recôncavo

Na manhã desta sexta-feira (03), uma denúncia anônima levou uma equipe do 1° PEL, até o Loteamento Vilarejo localizado no município de Cruz das Almas, no recôncavo baiano, onde foi constatado desmate em área de preservação permanente, onde existe inúmeros pés de quanara, que transformados em carvão, é muito utilizado na fabricação de pólvora.

 

De acordo com a ambientalista Telma Lobão, a área desmatada é extensa, e seria necessários 2 caminhões para carregar o material que foi deixado no local, secando ao sol. Ainda segundo Lobão, se algo não for feito com urgência, a área atingida vai continuar crescendo, principalmente no período junino.

 

“Eu, e um colega Engenheiro Agrônomo, tínhamos ido ao local para soltar alguns jabotis, quando constatamos o que estava acontecendo. Estarrecida com o que vi, avisei a Polícia Militar sobre o crime ambiental. Em seguida, registrei um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia Territorial (DT)”, disse. Acionada, a PM chegou a realizar diligências no bairro, mas o responsável pelo desmatamento não foi localizado ou preso.

Recôncavo

03 de Mar // | Recôncavo
A criação de um Núcleo de Atendimento à Mulher em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, foi tema de reunião nesta última quinta-feira (02), entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE/BA, Polícia Civil, Conselho Municipal da Mulher e universidades Estadual e privada.
 
Como não há, e nem tem previsão para instalação em curto prazo de Delegacia Especializada para atendimento à mulher no município, a proposta é proporcionar um atendimento mais adequado a essas cidadãs especialmente em casos de violência doméstica.
 
O Núcleo deverá ser instalado nas dependências físicas da Delegacia de Santo Antônio de Jesus e trará também atuação da Defensoria Pública, com um amparo integral: assistência jurídica gratuita e atendimento psicossocial. Está agendada para o dia 16 de março uma nova reunião para finalização e posterior implantação do projeto.




Classificados


Enquete



Mais Lidas