Notícias

Recôncavo

Recôncavo

25 de Abr // | Recôncavo
Uma iniciativa do desembargador Augusto Bispo e das desembargadoras Ivone Bessa e Gardênia Duarte e Ilona Reis, integrantes da Comissão Especial e Temporária da Lei de Organização Judiciária do Estado da Bahia, promoveu a reclassificação de Cachoeira de comarca de entrância inicial para entrância intermediária.
 
A proposta de Projeto de Lei que efetiva a mudança foi aprovada, de forma unânime, por todos os desembargadores na sessão plenária da última quarta-feira (19) e publicada na edição do Diário da Justiça Eletrônico do dia 20. Todo o material enviado para a análise dos desembargadores considerou aspectos técnicos previstos na legislação.
 
"É Composta pelos Distritos Judiciários de Belém da Cachoeira e Santiago do Iguape (Anexo da Lei n° 10.845de 2007). Possui população estimada de 48.079 habitantes, e extensão territorial 395, 223 km2 . O colégio eleitoral é composto por 25.313 eleitores", diz um trecho do memorial sobre a comarca. Antes de ser levada ao Tribunal Pleno, a proposta passou pela Comissão de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno do TJBA, na qual recebeu a relatoria da desembargadora Dinalva Laranjeira.

Recôncavo

25 de Abr // | Recôncavo

A Delegacia de Polícia de Cruz das Almas investiga a morte de Alan Silva dos Santos Costa, 29 anos, morador da Baixa de Areia, cujo corpo foi encontrado na manhã desta terça (25) em uma estrada de chão que liga a localidade onde ele morava ao povoado da Boca da Mata, zona rural do município. O corpo apresentava ferimentos provocados por arma de fogo, segundo informações da polícia.

 

De acordo com os investigadores, o morador foi sequestrado por cerca de 3 homens armados enquanto dormia dentro de casa em companhia da mulher, na noite desta segunda-feira (24). Apesar de ter presenciado tudo, ela foi poupada pelos assassinos, mas acabou revelando a polícia que o marido foi chamado de “gaiato” antes de ser levado pelos criminosos.

 

Essa informação levou a Polícia Civil acreditar que o crime possa ter sido motivado por vingança, já que Alan não possuía passagens pela Delegacia Territorial (DT). Pela manhã, o pai dele esteve no Complexo Policial, mas não quis falar com a imprensa sobre o ocorrido. A morte do rapaz deixou um rastro de medo das comunidades mais próximas. Informações do Forte na Notícia.

Recôncavo

24 de Abr // | Recôncavo

Um homem foi morto a tiros no distrito de São José do Itaporã, município de Muritiba. Segundo informou uma fonte ligada a polícia, o crime aconteceu em uma estrada de chão conhecida como “rua do secador”. Ainda segundo a polícia, o homem identificado como Samuel, que morava nas proximidades do posto de combustível que existe no distrito, conduzia uma motocicleta quando foi morto pelo assassino.

 

O crime foi descoberto por populares no início da manhã de domingo (23), que acionaram a Polícia Militar. O corpo foi removido para o DPT de Santo Antônio de Jesus. Na quarta-feira (19), outro fato violento também foi registrado em São José de Itaporã. Uma briga terminou com um homem baleado nas costas. De acordo com moradores, um homem identificado como "Nei", recebeu um tiro de espingarda nas costas, tendo o chumbo se espalhado pelo corpo.

 

Ainda segundo moradores, ele havia se desentendido com um homem com quem bebia, juntamente com outras pessoas no local. Nei teria jogado o companheiro de bebida no chão, provocando um ferimento no joelho, mas a confusão foi contida. Revoltado, o homem foi em casa, pegou a espingarda carregada e disparou contra ele. Os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil de Muritiba.

Recôncavo

24 de Abr // | Recôncavo

Uma mulher morreu em decorrência de um trágico acidente de trânsito ao ser atropelada por uma moto, na noite de domingo (23), no km 223 da BR 101, no povoado de Baixa de Toquinha, em Cruz das Almas. A vítima foi identificada como Marlene Souza Santos de Jesus, de 51 anos. Segundo familiares, ela atravessa a pista em frente a comunidade onde morava quando foi atropelada pela motocicleta.

 

Uma equipe do SAMU chegou a ser acionada, mas a mulher não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. A notícia sobre o acidente atraiu dezenas de curiosos ao local e acabou provocando lentidão em uma das pistas. Acionada, a Polícia Militar orientou os motoristas que trafegavam pelo trecho. A Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico e o corpo foi removido para o DPT de Santo Antônio de Jesus.

 

Além do acidente de domingo, no sábado (22), já em Cruz das Almas, três pessoas ficaram feridas em decorrência de um acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas. O fato aconteceu na Avenida Getúlio Vargas, sentido BR-101. Os envolvidos no acidente foram socorridos e encaminhado pelo SAMU para Unidade Pronto Atendimento onde receberam os primeiros socorros. Informações do Forte na Notícia.

Recôncavo

20 de Abr // Ascom/HRSAJ | Recôncavo
A Direção do Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus vem informar que a partir de 01 de Maio de 2017, entra em vigor o novo contrato de Gestão firmado entre a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e o Instituto Fernando Filgueiras. Em virtude da redução do orçamento, tornou-se inevitável a adoção de algumas medidas, incluindo redução do quadro de pessoal e revisão geral de contratos, que têm por principal objetivo ajustar o custo atual ao novo contrato, garantindo o equilíbrio das contas e a eficiência dos serviços prestados à população.  O Instituto Fernando Filgueiras vem reafirmar seu compromisso Histórico com o Governo do Estado e com a população de Santo Antonio de Jesus e Região, na busca continua pela qualidade da prestação de serviços no Hospital Regional.

Recôncavo

20 de Abr // G1 | Recôncavo
Os reservatórios que abastecem Salvador apresentam nível crítico e como tentativa de prevenir o racionamento, nesta quarta-feira (19) está sendo implantado um sistema que transpõe as águas de Pedra do Cavalo, no Recôncavo Baiano, para a barragem de Joanes II, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador.
 
Por conta da implantação do sistema, o abastecimento de água está suspenso nesta quarta-feira em mais de 200 localidades. O objetivo, segundo a Embasa, é aumentar o período de operação da barragem Joanes II, que junto com as barragens Joanes I (Lauro de Freitas) e a Santa Helena (Dias D'Ávila), abastece aproximadamente 40% de Salvador e maior parte da região metropolitana.
 
Pedra do Cavalo também é responsável por mais da metade da água que abastece a capital baiana e região metropolitana. Apesar da transposição, a situação crítica em que se encontra o manancial não será solucionada definitivamente. Caso a situação não melhore, Salvador poderá ter racionamento e essa será a primeira vez em 45 anos que a capital baiana vai restringir o fornecimento de água. A Embasa explica que a transposição, também chamada de reversão, é a retirada de água de um manancial para outro como forma de equilibrar o sistema.

Recôncavo

19 de Abr // Gildásio Cavalcante | Recôncavo

O Tribunal de Contas dos Municípios, determinou nessa quarta-feira (19),a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra a ex-prefeita de Amargosa, Karina Borges Silva, por improbidade administrativa em razão de irregularidades na contratação direta da Associação de Coleta Seletiva e Catadores de Materiais Recicláveis do Estado da Bahia – ASCOSEBA, pelo valor de R$2.507.354,40, para a prestação de serviços de coleta seletiva de resíduos urbanos no exercício de 2014. Além disso, a gestora foi multada em R$10 mil.

 

De acordo com o relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, a gestora não justificou o preço praticado e a sua razoabilidade.

Recôncavo

19 de Abr // | Recôncavo
Os municípios de Luís Eduardo Magalhães e de Santo Antônio de Jesus passaram hoje a ser responsáveis pela administração do Parque Industrial e do Distrito Industrial I respectivamente. O acordo de cooperação foi firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic).
 
A prefeitura de Luís Eduardo e a Associação do Distrito Industrial de Santo Antônio (Adisaj) também participaram do acordo. "A autonomia garante mais agilidade na tomada de decisões sobre o que é melhor para a realidade local. Haverá maior interação entre as necessidades dos empresários e as do município, o que dinamizará a criação de empregos", explicou o secretário de Desenvolvimento Jaques Wagner.
 
O prefeito de Luís Eduardo, Oziel de Oliveira, acredita que a administração do parque pela prefeitura vai facilitar a gestão. "É um grande avanço e o Governo do Estado produz agora um momento novo. Isso vai nos ajudar como município para atração de novos negócios e investimentos. Nosso foco é criação de empregos e agregação de valor", afirma.

Recôncavo

19 de Abr // Redação | Recôncavo

Mais um suspeito envolvido no tiroteio no Bairro do Alto Santo Antônio foi preso na tarde de terça (18), por policiais civis da 4º COORPIN em Santo Antônio de Jesus. A operação foi realizada com intuito de tirar de circulação indivíduos envolvidos em atos ilícitos. Mateus Santos de Jesus, 19 anos, é acusado pela Polícia de participar do tiroteio ocorrido no Alto Santo Antônio.

 

Com Mateus a polícia encontrou um revólver marca Taurus calibre 38 municiado, com cinco munições intactas do mesmo calibre e um brucutu. Ele reside no bairro mencionado acima e exerce a atividade ilícita de tráfico de drogas, fazendo parte de uma organização criminosa denominada ‘BDM’, a qual é responsável por diversos homicídios em Santo Antônio de Jesus. Mateus foi apresentado a autoridade policial para adoção das medidas legais.

 

Vale lembrar que policiais foram recebidos a tiros na manhã de segunda (17). Dois acusados foram presos e outro veio a óbito. Cledson de Jesus Santana, 31 anos, era um dos líderes da facção e um dos fugitivos da delegacia do município, o mesmo morreu ao dar entrada no HRSAJ. Silas Alcantra foi preso em posse de uma arma de fogo calibre 38 e uma revista na residência do mesmo, foi encontrado uma espada ninja.

Recôncavo

19 de Abr // Redação | Recôncavo

Três homens acusados de cometerem assalto em Elísio Medrado e Varzedo no recôncavo baiano, foram presos na tarde desta última terça-feira (18), por uma guarnição da Polícia Militar. Vinícius Souza Oliveira, vulgo ‘Dudu’, Josenildo Santos Rosa, vulgo ‘Binho’ e Lourinaldo dos Reis vulgo ‘Paulista’ são os acusados de ter assaltado várias pessoas em um bar, segundo informações da Polícia.

 

O grupo estava em um automóvel modelo Fiat Uno de cor azul e placa JKV 9829 usado na fuga. Com os bandidos, foram encontrados vários aparelhos celulares, relógios, bebidas, uma motocicleta Honda Bros sem identificação, e uma ovelha com filhotes, tendo todo material sido saqueado das vítimas. A prisão dos elementos aconteceu durante uma operação denominada 'Companhias PM em Ação' do 14º Batalhão de Polícia Militar.

 

Os marginais, que residem no Conjunto das Casas Populares da cidade de Varzedo, fazem parte de uma quadrilha que vem cometendo roubos na região, principalmente na zona rural das cidades de Laje, Elísio Medrado, Varzedo, e Santo Antônio de Jesus, segundo informou a Polícia. Vinícius, Josenildo e Lourinaldo junto com todo material roubado foram apresentados na delegacia onde estão à disposição da justiça.

Recôncavo

18 de Abr // | Recôncavo
A afirmação nem um pouco otimista é do presidente da Embasa, Rogério Cedraz. O discurso alarmante é um reflexo do atual cenário que vive o estado e pode, inclusive, culminar num possível racionamento de água em Salvador. Apesar das chuvas registradas nos últimos dias na capital baiana, os níveis das barragens que abastecem a cidade se mantém abaixo do esperado.
 
“Para recarregar os mananciais que abastecem Salvador e parte da RMS, é preciso que chova na bacia do recôncavo norte, na região de Camaçari, Mata de São João e Dias D’Ávila”, explica o presidente da empresa pública que faz a gestão do fornecimento de água. Caso, de fato, seja necessário implantar racionamento no abastecimento de água de Salvador e região, Cedraz  revelou que a Embasa “há muito tempo” já tem estudos prontos.
 
São várias alternativas avaliadas, mas a concessionária trabalha com a possibilidade de dividir a cidade em setores e, ao longo da semana, cada um deles ficar um dia ou 12 horas desabastecido. Ele revelou ainda que Salvador e RMS, diante do volume que há nos reservatórios, têm um prazo “de 45 a 60 dias de continuidade”.  No entanto, isto não significa que daqui a dois meses haverá de fato o racionamento.

Recôncavo

18 de Abr // Bocão News | Recôncavo
O vice-governador e secretário de Planejamento da Bahia, João Leão (PP), pretende ir ao presidente Temer (PMDB) pedir apoio federal ao projeto da ponte Salvador-Itaparica. O projeto é um dos principais da sua pasta e do governo Rui. “Planejo para ir daqui há 15 dias. Querendo entregar o projeto a Temer e chamar a parceria para construirmos a ponte”, disse.
 
Segundo Leão, o peemedebista já tem sido receptivo ao projeto. “Tínhamos um problema e ele nos ajudou a resolver. A ponte, para ser federal, tinha que passar a BR-240 por lá. Ele mudou o traçado e autorizou isso acontecer, da maneira que pleiteávamos”, apontou. Ainda de acordo com o vice-governador, nesta segunda-feira (17), executivos chineses – que devem tocar a obra – conseguiram vistos de trabalho no Brasil.
 
Para ele, este é um passo importante no sentido de consolidar o projeto. Caso Odebrecht: Suspeito de receber R$ 100 em caixa 2 na campanha para deputado federal em 2010 e de, em 2007, oferecer possibilidade de ajudar a interesses da Odebrecht na  Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), afirmou que os delatores dizem “balela” em depoimentos. 
 

Recôncavo

18 de Abr // | Recôncavo
O Ministério Público Federal acusa o ex-presidente Lula de ter se beneficiado de R$ 75,4 milhões em propinas de várias obras envolvendo a Odebrecht e a Petrobras investigadas na Lava Jato. Desse montante, R$ 8,7 milhões foram desviados do contrato do Consórcio Rio Paraguaçu, responsável pela construção do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe, no Recôncavo baiano.
 
Segundo a Procuradoria Geral da República, Lula teria administrado a colocação estratégica de Paulo Roberto Costa, Renato Duque e Pedro Barusco em diretorias da Petrobras no intuito "não só para enriquecimento ilícito dos envolvidos, mas especialmente para alcançar governabilidade e financiar com recursos públicos desviados a permanência no poder".
 
A acusação do MPF é citada pela defesa de Lula no documento enviado ao juiz Sérgio Moro onde consta a lista de 85 testemunhas de defesa. O contrato do Consórcio Rio Paraguaçu, para construção das plataformas de perfuração autoelevatórias P­59 e P­60, os procedimentos licitatórios foram iniciados em 21/06/2007 e conduzidos por Pedro Barusco e Renato Duque com contrato celebrado no valor de US$ 351.789.000,00 para cada plataforma.

Recôncavo

17 de Abr // Redação | Recôncavo

Em diligência no Bairro do Alto Santo Antônio em Santo Antônio de Jesus, policiais militares e civis foram recebidos a tiros na manhã desta última segunda-feira (17). A incursão segundo informações da polícia foi no intuito de investigar os principais suspeitos pelo tiroteio que aconteceu na noite de domingo (16). Ainda segundo informações, o objetivo da polícia era também verificar denúncias de tráficos de drogas na localidade.

 

Dois acusados foram presos e outro veio a óbito no Hospital Regional. Cledson de Jesus Santana, 31 anos, era um dos líderes da facção e um dos fugitivos da delegacia do município, o mesmo morreu ao dar entrada no HRSAJ. Silas Alcantra foi preso em posse de uma arma de fogo calibre 38 e uma revista na residência do mesmo, foi encontrado uma espada ninja.

 

A polícia ainda encontrou um cartucho vazia de calibre 12 e uma cerca quantidade de drogas já embaladas e prontas para venda. Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior onde estão à disposição da justiça. A ação da policia nesta segunda-feira foi uma reposta para a intensa troca de tiros que deixou os moradores assustados no domingo.

Recôncavo

17 de Abr // Acorda Cidade | Recôncavo
Dois homens ainda não identificados morreram no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, após serem baleados durante um confronto com policiais militares na manhã desta segunda-feira (17). Segundo a polícia, os dois são suspeitos de terem participado da tentativa de assalto ao banco Bradesco da cidade de Conceição do Almeida, por volta das 22h30 de domingo (16).
 
O primeiro foi alvejado no tórax, por policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), por volta das 6h30, nas imediações do viaduto da BR-324 com a BR-101, e o segundo por volta de 7h, ao trocar tiros com policiais do Cipe Litoral Norte. O roubo não foi concluído porque os assaltantes desistiram da ação ao perceberem a chegada de viaturas da Polícia Militar e fugiram entrando em um matagal.
 
Seis viaturas da PM de Cruz das Almas, Sapeaçu, Conceição do Almeida, São Felipe e Governador Mangabeira realizaram diligências em busca dos acusados, até que houve o confronto. Não há informações sobre presos. Os suspeitos que morrerram foram socorridos pelos policiais para o hospital. Antes do confronto: Durante as diligências, por volta das 03h10 da madrugada desta segunda-feira, os policiais se depararam com um veículo em chamas.

Recôncavo

16 de Abr // Leonardo Sousa | Recôncavo

Quem também esteve prestigiando a Feira dos Caxixis no município de Nazaré das Farinhas foi o chefe de Gabinete da Prefeitura de Salvador João Roma, que marcou presença neste último sábado (15). Ao lado da prefeita Eunice Barreto (DEM) e assessores, João Roma caminhou por diversas ruas do centro da cidade onde estava concentrado a Feira de Caxixis e prestigiou de perto o artesanato feito pelos oleiros do distrito de Maragogipinho e região. Em entrevista ao Portal Infosaj/TV Recôncavo, João Roma falou da importância da Feira dos Caxixis e não deixou também de falar sobre a cogitação de seu nome para pré-candidato a deputado Federal pelo PRB. Ainda a nossa reportagem, o chefe de Gabinete falou sobre sua relação com o prefeito ACM Neto e com o ex-prefeito Isaac Peixoto que hoje é assessor Especial de Neto.

ASSISTA A ENTREVISTA COM JOÃO ROMA

“Fiquei muito fascinado com a Feira dos Caxixis aqui em Nazaré, é uma feira que movimenta uma grande quantidade de pessoas, é uma demonstração de arte e, sobretudo uma cultura muito grande, são mais de 300 anos de uma realização, isso tudo é muito importante cultuarmos a nossa cultura, avançar com isso e projetar porque a Bahia tem muitas riquezas e isso tem que ser trazido na verdade para todos e disponibilizados para os turistas, inclusive para aquecer a nossa economia e dar mais empregos, hoje observamos uma cidade bem movimentada e a prefeita Eunice esta de parabéns pela organização da festa, estou bem impressionado positivamente porque a feira foi muito além do que eu esperava, eu esperava uma feira organizada e com grande tradição cultural, eu vi aqui foi uma cidade abulindo com sua autoestima resgatada, uma cidade limpa e organizada, portanto a prefeita Eunice esta de parabéns, gostei muito da Feira dos Caxixis.

Recôncavo

16 de Abr // Leonardo Sousa | Recôncavo

O deputado Federal Bebeto Galvão (PSB) participou mais uma vez da tradicional Feira dos Caxixis realizado no município de Nazaré das Farinhas no recôncavo baiano. O parlamentar esteve no município na noite deste último sábado (15), onde na oportunidade foi recebido pela prefeita Eunice Barreto Peixoto (DEM), secretário Especial do prefeito ACM Neto Isaac Peixoto, secretários e organizadores do evento. Bebeto já esteve por diversas vezes prestigiando a Feira dos Caxixis que movimentou o recôncavo nesta Semana Santa. Em entrevista ao Portal Infosaj/TV Recôncavo, Bebeto falou de sua participação no evento. Além de falar da importância da Feira dos Caxixis, Bebeto Galvão também falou sobre vários acontecimentos na política como a lista do ministro Fachin, reforma da Previdência Social e aprovação da terceirização.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O DEPUTADO BEBETO GALVÃO

“Meu coração pulsa de alegria mais uma vez, essa é a décima edição que eu participo seguidamente, são 300 anos de acúmulos de uma história em que esse território é parte da identidade socialmente construída por todos nós, a Feira dos Caxixis com mais de 300 anos tem um legado para a Bahia, um legado para o Brasil, eu tive a condição de anunciar na Câmara como faço anualmente, essa como expressão cultural de afirmação da identidade, é uma festa de pertencimento de um povo que tem na externalidade dos produtos artesanais realizados a forma de realização com sua construção indenitária, por isso é muito importante participar, não apenas para afirmar simbolicamente o valor, mais para dizer que esta é uma matriz natural das mais importantes que nós temos no território baiano e no Brasil”, disse.

Recôncavo

15 de Abr // Gildásio Cavalcante | Recôncavo
Valorizar a versatilidade dos usos da mandioca por meio do compartilhamento de experiências entre agricultores familiares é o objetivo do Dia da Mandioca, que a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a prefeitura municipal vão realizar na Praça Senador Temístocles, no centro da cidade, na quarta-feira (19) a partir das 8h.
 
Os pesquisadores Joselito Motta, idealizador do evento, e Vanderlei Santos vão ministrar palestras sobre “A cultura indígena e a importância da mandioca” e “A importância do melhoramento genético”, respectivamente. Como atração cultural, os índios Kiriris de Mirandela, em Banzaê (BA), vão participar do evento, apresentando a dança do toré, ritual considerado o maior símbolo de resistência e união entre os índios do Nordeste brasileiro.
 
Criada pela Embrapa em 2007, a data escolhida originalmente para a comemoração é 22 de abril, para coincidir com a chegada dos portugueses no Brasil. “Como este ano o dia 22 será no meio de um feriadão, resolvemos antecipar para o Dia do Índio a reflexão sobre esta raiz tão importante, o que também se mostrou muito apropriado”, explica Joselito Motta.
 
Diversidade
 
São inúmeros os usos na alimentação humana, animal e na área industrial, onde fécula e amidos modificados são matérias-primas para uma infinidade de produtos, como papéis fotográficos, colas, cervejas, tintas, vestuário e embalagens biodegradáveis, em substituição a derivados de petróleo, entre outras aplicações. 

Recôncavo

13 de Abr // | Recôncavo

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com processo seletivo simplificado aberto para professores de diversas áreas para atuar no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), em Cruiz das Almas. A contratação é por tempo determinado e contempla vagas para:

 

Ciências Biológicas, Biodiversidade, Saúde Animal, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. As inscrições estão abertas até o dia 17 de abril e podem ser feitas apenas pelo candidato, exclusivamente de forma presencial. Os interessados devem requerer sua inscrição na Secretaria Administrativa do CCAAB (SECAD).

 

O horário de atendimento é de 8h30 às 12h e de 13h30 às 16h30. No ato da inscrição é necessário apresentar a documentação listada no edital e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 60. A seleção constará de duas etapas distintas: análise de currículo, com peso 3, e prova didática, com peso 7. As provas acontecem no período de 24 e 25 de abril, em local a ser informado no site da UFRB.

Recôncavo

11 de Abr // | Recôncavo
Um carro de passeio foi incendiado durante a madrugada desta terça-feira (11/4), no município de Cabaceiras do Paraguaçu. O veículo, segundo informações da polícia, se trata do Fiat Uno azul de placa JPS-4591 (licença de Salvador) de propriedade do sargento da reserva da Polícia Militar, Edvaldo Souza Fonseca, que residia no Alto da Embira, zona rural de Cruz das Almas.
 
De acordo com os policiais, quatro homens em um Siena branco foram vistos deixando o local onde o veículo foi incendiado. Investigadores e militares realizam diligências a procura dos suspeitos, mas até o momento não há informações sobre prisão. Segundo delegado adjunto, André Luiz Piedade, existe a suspeita que o sargento foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte).
 
A casa do PM também  foi revirada e o cachorro dele foi morto, além do veículo que, até então, não tinha sido localizado. Com este, sobe para dez o número de militares assassinados em toda a Bahia somente em 2017. O último caso aconteceu no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. Eric Oliveira Santos, lotado CIPT/Rondesp Central, estava a bordo de uma motocicleta com um amigo quando foi surpreendido por uma quadrilha armada, na sexta-feira (7/4). Ambos morreram na hora.

Recôncavo

11 de Abr // | Recôncavo
Será realizada nesta quarta (12) a audiência pública para debater a possibilidade de rebaixamento da Comarca de São Felipe. A audiência, proposta pelo vereador João Vitor e aprovada pelo plenário da Câmara Municipal, vai contar com a participação de representantes dos poderes legislativo, executivo e judiciário, além de Ministério Público, membros de igrejas, além de funcionários públicos e OAB.
 
Também devem participar do evento professores, estudantes, comerciantes e demais representantes da população. A audiência, que é aberta ao público, será realizada na Câmara de São Felipe, às 9h. João Vitor ressalta que todos os interessados devem participar do debate. "É um assunto que interessa diretamente a todos nós. Caso seja confirmado o rebaixamento da nossa comarca, o povo será extremamente prejudicado", destaca o vereador.
 
No requerimento apresentado por ele à Câmara, o vereador avalia diversos prejuízos causados à população. "A extinção da comarcar compromete a garantia da ordem social e econômica, e dificulta o acesso à Justiça, direito este garantido pela Constituição", ressalta João Vitor. Caso haja o rebaixamento, a população local terá que se deslocar para Santo Antônio de Jesus, que fica a 55 km de distância, para conseguir acesso aos serviços judiciais.

Recôncavo

11 de Abr // | Recôncavo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que o Município de Cruz das Almas não conceda permissão de utilização de equipamentos sonoros a pessoas físicas e jurídicas que organizam, promovem e sediam eventos festivos sem o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros. 

 

O documento, emitido na última quarta-feira (6), assinado pelo promotor de Justiça Adriano Marques. A orientação é de que o Município determine ao órgão responsável que seja feita a fiscalização do cumprimento da Lei municipal 782/2001 durante a realização de eventos festivos, medindo os ruídos através de decibelímetro.

 

A recomendação pede que não seja concedida permissão sem autorização prévia da Polícia Militar e sem relatório informando as condições de segurança nas vias públicas próximas a realização de eventos festivos, devendo ser revogadas as permissões já expedidas sem prévia anuência da Superintendência Municipal de Trânsito.

Recôncavo

11 de Abr // | Recôncavo

Um carro carbonizado foi encontrado na madrugada desta terça-feira (11), no município de Cabaceira do Paraguaçu, no Recôncavo baiano. A suspeita é que o veículo seja do sargento reformado Edvaldo Souza Fonseca, de 63 anos, supostamente sequestrado no último sábado (8). Um corpo queimado encontrado no mesmo sábado pode ser do sargento. 

 

Segundo a Delegacia Territorial de Cruz das Almas, também no Recôncavo, que investiga o caso, só após uma perícia feita no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus pode esclarecer o fato. Um suspeito já foi detido. Edvaldo Souza Fonseca teve a casa, que fica na zona rural da cidade, roubada por acusados ainda não identificados.

 

Familiares do sargento contaram que o grupo levou diversos pertences da casa, como dinheiro, ainda não contabilizado, computador e bebidas, além do carro. O veículo foi incendiado e o monitor do computador, achado por policiais civis. O grupo ainda roubou uma caixa de monitoramento das câmeras de segurança da casa do sargento. Ainda conforme a delegacia, os trabalhos de investigação continuam.

Recôncavo

10 de Abr // Redação | Recôncavo

Um jovem de 27 anos foi preso na tarde deste último domingo (09), por policiais da 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior em Santo Antônio de Jesus. A prisão também foi feita com a participação da Polícia Militar que tinha como intuito tirar de circulação indivíduos envolvidos com ilícitos no Bairro do Mutum.

 

Paulo Roberto de Sousa Santos, conhecido popularmente por Paulinho, foi preso por porte ilegal de arma. Com o mesmo foi encontrado uma espingarda calibre 12 municiado. O jovem foi apresentado a autoridade policial para adoção das medidas legais. Na noite da última sexta-feira (07), a Polícia Civil também conseguiu tirar de circulação quatro jovens que foram presos durante uma operação realizada no Bairro da Rádio Clube.

 

Os suspeitos também foram encaminhados a delegacia onde aguardam decisão da justiça. Alan da Silva Santos, 22 anos, José Silva Junior, vulgo ‘Zé’ de 22 anos, Renilson dos Santos Santana, Vulgo ‘Cachinho’ e Edson de Jesus Santos, vulgo ‘Boca podre’ de 22 anos foram presos por exercerem atividades ilícitas no local e fazem parte da facção criminosa ‘bonde de Saj’ dos quais são responsáveis por crimes de homicídios na cidade de Santo Antônio de Jesus.

Recôncavo

10 de Abr // | Recôncavo

Considerado como um dos maiores traficantes de drogas da cidade de Castro Alves, Rodrigo de Oliveira Mendes, o "Rodrigão da Capoeira", foi preso na tarde de sexta (07), durante uma operação conjunta das Policias Civil e CIPE/Central. Segundo a Polícia Civil, Rodrigão é suspeito de participar da facção (PCC) Primeiro Comando da Capital, com atuação em Castro Alves e região.

 

No momento da prisão, ele estava de posse de uma munição calibre 380 e alguns animais silvestres abatidos. A operação tinha o objetivo de cumprir um mandado de prisão expedido pela justiça no desfavor dele. Ainda segundo a Polícia, em 2016, ele foi preso com outros seis criminosos na operação "Tentáculos", com grande quantidade de entorpecentes e armas de fogo, dentre elas, uma pistola Theca, avaliada em R$15,000,00. 

 

Ainda conforme a polícia, depois de ficar pouco tempo preso, ele conseguiu na justiça, o benefício da prisão domiciliar, mas continuou no submundo do crime, vendendo entorpecentes, sendo que recentemente, tentou matar um desafeto, juntamente com outros comparsas, na cidade de Feira de Santana, a mando do líder de vulgo "Tenten", o qual se encontra foragido. Ele foi apresentado na delegacia, juntamente com o material apreendido, ficando à disposição da justiça. Cruz na Tela

Recôncavo

07 de Abr // | Recôncavo
Como você gostaria que a Defensoria Pública do Estado da Bahia investisse seu orçamento em 2018? É para ouvir o cidadão baiano sobre quais demandas a DPE deve priorizar no seu orçamento para o próximo ano que a instituição realizará conferência pública em Santo Antônio de Jesus no recôncavo baiano no próximo dia 11 de abril, terça-feira.
 
O município será o quarto a sediar o evento, que já passou pelas cidades de Itabuna e Ilhéus no sul da Bahia. Em Feira de Santana, aconteceu na quarta-feira, dia 05 de abril. Além das conferências públicas, os cidadãos também poderão ajudar a construir o orçamento participativo da Defensoria Pública por meio de urnas, com formulários de participação, dispostas em todas as comarcas onde têm defensor público.
 
Pela internet, será possível ainda responder ao questionário, que estará disponível ainda nesta semana, através do site institucional. Ambas opções ficarão disponíveis até o dia 27 de maio de 2017, quando o ciclo de conferências públicas será encerrado em Salvador. Em Santo Antônio de Jesus, a escuta à população será no Fórum localizado na Rua Antônio Carlos Magalhães, s/n, São Paulo, a partir das 9 horas.

Recôncavo

07 de Abr // | Recôncavo
Na tarde de quinta-feira (06) dois homens foram baleados e um deles acabou morrendo durante uma troca de tiros com a Polícia Militar, na Baixa de Toquinha, em Cruz das Almas. Um PM também ficou ferido, sem maior gravidade. A dupla é apontada pela polícia como autores de três assaltos, um deles a um funcionário dos Correios, que teve o seu celular roubado.
 
Os roubos foram registrados na Avenida Crisogno Fernandes e no Parque Santa Cruz, região central da cidade. De acordo com a Delegacia Territorial (DT) a Polícia Militar tinha sido acionada para atender uma ocorrência de atropelamento na BR-101, quando encontrou uma dupla de moto, que reagiu a abordagem atirando contra os militares, dando início a um confronto. 
 
Milton Cardoso de 19 anos, e Jean da Cruz Fabiano, ambos de (Muritiba), foram baleados. Os suspeitos foram socorridos pelos próprios policiais, e encaminhados para a UPA-Unidade de Pronto Atendimento, mas Milton não resistiu e acabou morrendo. Com ferimento grave no tórax, Jean foi transferido pelo SAMU para emergência do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

Recôncavo

06 de Abr // | Recôncavo

Na tarde desta quinta-feira (06) um homem com ferimento no tórax provocado por arma de fogo, deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município de Cruz das Almas no recôncavo baiano. Sem documento de identificação, o desconhecido foi socorrido por uma guarnição da Polícia Militar, que inclusive já deixou a unidade, sem dar detalhes do ocorrido.

 

De acordo com as informações iniciais, o desconhecido e um homem de pela negra, trajando camisa vermelha e bermuda azul. Ele deve ser transferido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para a emergência do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSJ). O estado de saúde do paciente é considerado grave.

 

Em contado com a Polícia Militar, por telefone, fomos informados que o desconhecido foi baleado por uma guarnição durante uma troca de tiros com dois suspeitos, em Baixa de Toquinha (zona rural). Ainda segundo da PM, o comparsa está sendo procurado por duas equipes da 27ª CIPM. Os militares devem divulgar detalhes da operação a qualquer momento. As informações são do Forte na Notícia

Recôncavo

06 de Abr // | Recôncavo
O caso chegou a conhecimento da imprensa depois que o vereador Renan de Romualdo esteve pessoalmente nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde, em busca de esclarecimentos sobre o assunto tão importante que vem trazendo grandes preocupações a nível nacional, a febre amarela. As informações são do Forte na Notícia.
 
Em contato com a Diretora da Vigilância em Saúde, Sandra Maria de Oliveira da Purificação, o vereador obteve a informação que o 1° caso aconteceu no mês de março, no Bairro da Coplan, nas proximidades do Centro Social Urbano. Na ocasião, o animal foi encaminhado para análise, mas até o momento não há resposta sobre o resultado. O 2° macaco morto foi encontrado nesta última quarta-feira (5) na zona rural do município, na localidade do Tuá, e ainda não foi encaminhado para análise. 
 
Ainda na Secretaria de Saúde, Renan foi informado que desde do início do ano até a presente data, cerca 2.700 doses foram distribuídas nas Unidades de Saúde da Família, mas que um pedido de 1000 novas doses já foi feito. “Essa quantidade de vacina não atende à demanda de Cruz das Almas. É preciso que a Secretaria Municipal de Saúde emita uma nota esclarecendo o assunto, a fim de orientar e tranquilizar a população”, alertou.

Recôncavo

05 de Abr // | Recôncavo
A ação direta de inconstitucionalidade movida pela OAB-BA, para suspender o concurso público para servidores do município de São Felipe, no recôncavo baiano, foi extinta sem julgamento de mérito pelo TJ-BA. A OAB pedia suspensão do certame relativo ao cargo de procurador jurídico do Município e a reabertura das inscrições dos candidatos às vagas.
 
O argumento era de que o edital 01/2015, que regularizava a realização da prova, feria o artigo 132 do Estatuto da Advocacia, que estabelece que o concurso deverá ter participação da OAB em todas as fases. Também alegou violação do artigo 108 da Lei Orgânica do Município. Durante a instrução do processo, o Município afirmou que a OAB usou via processual inadequada para questionar o processo, pois não é possível mover ação direta de inconstitucionalidade contra edital. 
 
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) também afirmou que a via era inadequada. A Procuradoria de Justiça se manifestou pela extinção do processo sem julgamento do mérito pela ausência de interesse de agir, e que não cabe ação para questionar a constitucionalidade de edital de concurso. A ação foi relatada pela desembargadora Joanice Guimarães, que acolheu a manifestação ministerial.

Recôncavo

04 de Abr // G1 | Recôncavo
A professora aposentada Edileusa Gomes Pereira, de 56 anos, ainda custa a acreditar que sobreviveu após ser arremessada de uma van durante um acidente e cair da ponte do Funil, em Itaparica, na Bahia. A mulher, que não sabe nadar, despencou de uma altura de cerca de 20 metros e ficou na água por cerca de sete minutos agarrada a uma bolsa até ser resgatada.
 
"Pelo acidente que eu tive, eu me sinto super bem. É como se eu tivesse nascido, porque uma pessoa ter um acidente daquele, cair da ponte do Funil e não morrer. Nasci outra vez", comentou ela em um vídeo, gravado horas após receber alta médica de um hospital da região. Edileusa tinha saído da localidade de Tairu, em Vera Cruz, e viajava na van para a cidade de Nazaré, a cerca de 200 quilômetros de Salvador, na manhã de domingo (3).
 
Quando passava por cima da ponte, o veículo em que ela estava bateu em alguns carros que estavam parados. Segundo Edileusa, os motoristas dos veículos estavam tirando fotos no local, e a van não conseguiu frear a tempo de evitar a batida. Após a colisão, a van rodou e bateu na mureta de proteção da ponte, que ficou destruída.

Recôncavo

03 de Abr // | Recôncavo
Fragmentos do meteorito que assustou Salvador e várias outras cidades da Bahia no último dia 26 devem ter caído ao norte da capital, entre o município e a cidade de Alagoinhas. A revelação é do professor Wilton Carvalho, do grupo de pesquisa em Petrologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que está estudando a trajetória da bola de fogo. 
 
“A gente conseguiu, pelos relatos e por uma testemunha de Pernambués, estimar uma rota da bola de fogo. Ela sai daqui de Salvador ela vai em direção ao norte.  Em volta de Alagoinhas, foram registradas muitas ocorrências de som e de visualização. Ela deve ter caído antes desta cidade, mas não temos precisão”, conta. 
 
Agora, a luta do pesquisador é encontrar fragmentos do meteorito. Para estimular a busca, Wilton Carvalho oferece uma recompensa para quem encontrar a rocha. O valor mínimo é de R$ 300, que pode subir a depender do tamanho e do estado de conservação. Ele espera que até o final de semana ele já ter recebido alguma resposta. Carvalho acredita que fragmentos do meteorito devem ter caído em uma área desabitada ou de baixa densidade populacional, pois ninguém ainda afirmou ter visto a pedra caindo. 

Recôncavo

02 de Abr // Leonardo Sousa | Recôncavo

Três carros se colidiram em um grave acidente registrado na manhã deste domingo (02), na BA-001 na Ponte do Funil. As primeiras informações que chegaram ao Departamento de Jornalismo do Portal Infosaj é que um dos carros envolvido no acidente acabou caindo no Rio Jaguaripe em consequência do impacto. Ainda segundo informações, uma mulher foi resgatada com vida por pescadores da região. Outras vítimas do acidente foram levadas por prepostos do SAMU ao hospital do município de Nazaré das Farinhas no recôncavo baiano.

 

Duas faixas da Ponte do Funil chegaram a ficar interditadas por um devido tempo por causa do acidente que envolveu uma van de transportes e dois carros de passeio. A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local e irá investigar as circunstâncias do acidente. Nossa redação não conseguiu mais informações sobre o estado de saúde das vítimas levadas ao hospital de Nazaré. Vários vídeos mostram o movimento de barcos no Rio Jaguaripe e a situação em que ficou um dos carros envolvidos na batida.

Recôncavo

02 de Abr // Gildásio Cavalcante | Recôncavo

O vice-prefeito de Amargosa, Eliseu das Mercês (PSD), passou mal na manhã deste sábado (01/04), em sua residência, e precisou ser socorrido para o Hospital Incar em Santo Antônio de Jesus.

 

Eliseu foi acometido por fortes dores na região das costas e deu entrada na emergência da unidade de saúde.

 

Acompanharam Eliseu o presidente da Câmara Marcos Paulo, o Vereador Diego Silveira e o presidente do PSD de Amargosa, Silas Lomanto. Elizeu passa bem. (Amargosa News)

Recôncavo

31 de Mar // Redação | Recôncavo
Dois homens e uma mulher suspeitos de envolvimento com roubo de carros e motos em cidades de região, foram presos na manhã desta última quinta-feira (30) em Cruz das Almas e Muritiba. Os policiais chegaram ao local seguindo pistas deixadas pelo grupo. O primeiro a ser preso foi Igor Cardoso Leite Santana, de 20 anos, morador do Edla Costa, em Cruz das Almas.
 
Durante a prisão, ele confessou o roubo de uma caminhonete carregada com confecções, na última quarta-feira (29) em Santo Antônio de Jesus. Com base nas informações relatadas pelo suspeito, os policiais da 4ª COORPIN deslocaram até a zona rural de Muritiba, no povoado do Posto Águia, onde conseguiram prender o comparsa identificado como Aléx Silva dos Santos, 26 anos.
 
No local, foi apreendido uma S10 prata de placa JSF-7778 e, um revólver calibre 32 (municiado); ferramentas, peças, placas e motores de motocicletas com restrição de roubo. A terceira e última pessoa a ser presa pelos investigadores foi Beatriz dos Santos Nascimento, de 18 anos. Na residência dela, no Posto Sanca, zona rural de Muritiba, as equipes conseguiram recuperar parte da carga.

Recôncavo

31 de Mar // | Recôncavo
A comunidade escolar do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, localizado em Santo Antônio de Jesus (109 km de Salvador), comemora a inauguração de cinco laboratórios e uma nova quadra esportiva, nesta sexta-feira (31), com a presença do governador Rui Costa. A unidade de ensino, que possui 2.160 estudantes matriculados nos três turnos, oferta o Ensino Médio regular, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional, com os cursos técnicos de nível médio em Comércio, Contabilidade, Finanças e Secretariado.
 
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado, Durval Libânio Netto, que representou o secretário Walter Pinheiro na inauguração, fala da importância dos laboratórios para a formação dos estudantes. “Eles são essenciais, pois colocam os estudantes de nível médio em um contato maior com atividades laborais que ajudam na aprendizagem cognitiva. Já os estudantes dos cursos técnicos têm a oportunidade de praticar as atividades que são inerentes ao exercício profissional e que também ampliam a capacidade cognitiva devido à multidisciplinaridade. Além disso, esses cinco laboratórios podem servir à comunidade”, ressalta.

Recôncavo

31 de Mar // | Recôncavo
As ligações de emergência, via 190, 193 e 197 da Região do Recôncavo Baiano, passam a ser integradas a partir de hoje (31), com a inauguração esta manhã do Centro de Telecomunicações de Santo Antônio de Jesus. Ao lado do governador Rui Costa, o secretário Maurício Teles Barbosa participou da entrega da unidade e de nove viaturas.
 
A princípio, o Cicom atenderá 11 municípios do Recôncavo. Outras 16 cidades, localizadas no Vale do Jiquiriçá, também estão inseridas no projeto e logo devem ser contempladas, segundo informou o superintendente de Telecomunicações da SSP, tenente-coronel Antônio Carlos Magalhães da Silva.
“A implantação dos Cicoms é a continuação do projeto de modernização e interiorização da Segurança Pública. Eles têm a mesma função do Centro de Operações e Inteligência, unindo atendimento e acionamento das forças num só lugar", explicou o secretário Maurício Barbosa, lembrando ainda que mais 10 unidades com o mesmo propósito serão inauguradas em outras regiões do estado.

Recôncavo

31 de Mar // Bocão News | Recôncavo
Delatado no âmbito da Operação Adsumus por Luís Cláudio Sampaio Lobo, conhecido como Poi, o ex-prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT), é apontado como “organizador” do esquema que desviou entre 2011 e 2016, ao menos R$ 24 milhões. 
 
No documento, obtido pelo Bocão News, o delator afirmou que o esquema de emissão de notas superfaturadas contava com a participação do vice-prefeito, Leonardo Araújo Pacheco Pereira que, “dentre outras condutas, recebia dinheiro diretamente do acusado, Luis Claudio Sampaio Lobo, por ordem de Ricardo Machado”. 
 
Leonardo Pacheco foi preso nesta terça-feira (28). A prisão aconteceu no município que fica no Recôncavo Baiano, e foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O cumprimento do mandado é um desdobramento da Operação Adsumus e decorre das denúncias oferecidas pelos promotores de Justiça Aroldo Pereira e João Paulo Schoucair e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) que foram recebidas pelo juiz Sadraque Oliveira Rios.

Recôncavo

30 de Mar // Redação | Recôncavo
Três homens e uma mulher foram presos e um adolescente de 14 anos apreendido, depois de flagrados com drogas, na última quarta-feira (29), por policiais da Delegacia Territorial (DT), de Cachoeira. A ação ocorreu numa localidade conhecida como Linha Velha, durante diligência de rotina no local, considerado de venda drogas na cidade.
 
O traficante Esli Conceição Soares da Silva, o Jhaga, de 18 anos, portava 70 pedras de crack, que eram comercializadas em via pública. Ao redor dele, fazendo o uso de entorpecentes, estavam Rodolfo Macedo dos Reis, 22, Washington Luiz Batista dos Santos, 20, e o adolescente. Todos foram conduzidos à unidade policial. 
 
O material apreendido seguiu para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). O delegado Eduardo Coutinho do Rego, titular da DT/Cachoeira, que tomou o depoimento dos conduzidos, constatou que Rodolfo tinha um mandado de prisão temporária em aberto, por ser suspeito de um duplo homicídio em Conceição da Feira. Constatou também que Esli é suspeito de envolvimento em três homicídios em São Felix. As informações são da Polícia Civil

Recôncavo

30 de Mar // Cruz na Tela | Recôncavo

A professora Rita de Cássia, que mora na cidade de São Felipe no recôncavo, foi vítima de um estelionatário, ao tentar realizar uma transação bancária, em um dos caixas do Banco do Brasil do município de cidade de Cruz das Almas. Segundo a vítima, no último dia (16), um homem moreno e forte, se ofereceu para lhe ajudar, pois estava no local, como se fosse um funcionário do banco, ajudando um e outro, meio que familiarizado.

 

No momento em que ele supostamente ajudou, acabou trocando o cartão sem que Rita percebesse. Ainda segundo a vítima, por estar trabalhando, pediu ao marido que fosse até a agência de sua cidade, São Felipe, agora recentemente, e tamanha foi a surpresa ao perceber que o cartão não era de sua esposa e sim de uma outra pessoa.

 

Quando ela foi ao banco, saber o que estava acontecendo, acabou descobrindo que haviam retirado de sua conta, quase 15 mil reais, entre saques e várias compras na cidade de Feira de Santana.  Ainda segundo a vítima, o dinheiro não era somente dela, era de algumas pessoas da família. Após procurar a agência do Banco do Brasil de Cruz das Almas, ela foi orientada a registrar uma queixa. 





Classificados


Enquete



Mais Lidas