Notícias

Recôncavo

Recôncavo

20 de Ago // Gildásio Cavalcante | Recôncavo

A campanha “ForçaLare” para ajudar a garotinha Larissa de 16 anos de idade na compra da medicação para tratar um câncer de médula óssea continua, e desta vez um leilão beneficente será realizado na cidade de Amargosa no domingo, dia 27 de agosto. 

 

Dois leilões e bingos já foram realizados, e o tratamento de Larissa está acontecendo no Hospital Martagão Gesteira.

 

Larissa já está tomando a medicação que foi adquirida com o valor arrecadado,mas ainda falta muito. A resposta do tratamento está ocorrendo bem e Larissa, residente na cidade de ElísioMedrado, já foi recomendada pelos médicos a voltar a frequentar a escola.

Recôncavo

19 de Ago // Gildásio Cavalcante | Recôncavo

O presidente do Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), reitor Silvio Soglia, convocou os conselheiros em ato público nesta sexta-feira, 18 de agosto, no campus de Cruz das Almas, para apresentar o comunicado oficial no qual suspende a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva em cumprimento à decisão judicial da 10ª Vara Federal Cível da capital baiana.

 

Após o término da leitura do comunicado foi realizado um Ato em Defesa da Autonomia Universitária com a presença de autoridades locais, parlamentares, representantes sindicais e estudantis, do ex-reitor e atual secretário de educação do município de Lauro de Freitas, Paulo Gabriel Nacif, do secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais e Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduino, além dos reitores Naomar Almeida (UFSB), João Carlos Salles (UFBA), Evandro Silva (UEFS), Renato da Anunciação (IFBA), e o assessor especial da reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Marcius de Almeida Gomes.

 

A representante do sindicato dos servidores técnico-administrativos na UFRB (Assufba) Aida Maia fez a abertura do Ato. “A tentativa de interferir na autonomia universitária não pode quebrar o ímpeto da comunidade acadêmica em realizar as ações da universidade”, comentou.

Recôncavo

18 de Ago // | Recôncavo

Apesar da liminar de um juiz que impedia a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) de conceder ao ex-presidente Lula o título de Doutor Honoris Causa, atendendo a um pedido do vereador de Salvador Alexandre Aleluia, do DEM, Lula chegou ao município de Cruz das Almas por volta das 11h desta sexta-feira 18, onde está o campus da universidade. Ele foi recebido com festa pela população.

 

Em discurso, Lula dedicou a homenagem aos negros e negras que conseguiram chegar à universidade; "Esse título não é meu, é de cada negro e negra que se formaram em uma universidade. Um pouco do sucesso da política e do acerto econômico é você ter consciência política de que lado você está", disse Lula. O ex-presidente voltou a critica o governo de Michel Temer.

"Eles precisam aprender que não é possível governar sem ouvir e sem olhar na cara do povo. Eu digo pra vocês: guardem o meu título, que eu virei aqui pela quinta vez para receber meu título", disse o ex-presidente, que não chegou a receber a honraria, apesar da decisão da Justiça. "Se os políticos que têm diploma não sabem governar, talvez seja necessário um torneiro mecânico voltar a governar", acrescentou o ex-presidente.

Recôncavo

18 de Ago // | Recôncavo

O reitor da da Universidade do Recôncavo Baiano (UFRB), Silvio Soglia, não conseguiu derrubar a liminar que suspendeu a entrega do título de doutor honoris causa da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta sexta-feira (18), Lula está em Cruz das Almas, onde receberia o título.

 

"Isso não quer dizer que o título não será entregue em outro momento", apontou Silvio Soglia em discurso em que comunicou a decisão do Conselho Universitário da UFRB pelo cancelamento da sessão solene que entregaria o título. A suspensão da honraria foi suspensa pelo juiz federal Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Federal Cível de Salvador, após ação com pedido de liminar apresentada pelo vereador Alexandre Aleluia (DEM).

 

Em nota, a UFRB informou que a Advocacia Geral da União (AGU) foi acionada para tomar as devidas providências na tentativa de derrubar a liminar. Agora, a universidade espera que o Tribunal Regional Federal da 1a Região (TRF1) derrube a decisão do juiz da primeira instância para "que o respeito à autonomia das instituições de ensino superior público seja preservado e garantido".

Recôncavo

18 de Ago // | Recôncavo

Em discurso para o público presente em frente à Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), o ex-presidente Lula lembrou que foi o presidente da República sem um diploma que mais recebeu título de doutor honoris causa na história, mas lamentou não ter recebido o que foi concedido pela UFRB.

 

A honraria foi aprovada pelo Conselho Universitário da entidade, mas suspenso pela Justiça Federal após pedido do vereador Alexandre Aleluia (DEM) em Salvador. "Muito me entristece não ter recebido o meu título. Mas fiquei muito feliz em saber que uma filha de quilombola tirou um diploma", disse o ex-presidente Lula

 

Lula pediu ao reitor da UFRB Sílvio Soglia que guarde a honraria, pois voltará um dia para receber. Em seu discurso, o petista também alfinetou o governo Michel Temer. "Se eles não sabem consertar o país, nós vamos algum dia", avisou. "Ninguém governa comprando deputado, comprando senador. Ninguém governa cortando orçamento e cortando direitos dos trabalhadores", atacou segundo informações do Bocão News.

Recôncavo

18 de Ago // | Recôncavo

O Instituto Lula confirmou a ida do ex-presidente ao município de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, nesta sexta-feira (17). A delegação mantém o cronograma da passagem do petista pela cidade, mesmo após a Justiça Federal barrar a cerimônia de entrega do título de doutor honoris causa, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), que estava marcada para 11 horas.

 

De acordo com o instituto, haverá uma homenagem ao ex-presidente no mesmo horário, em função de a militância já estar mobilizada e muita gente já estar no município para a celebração.Lula receberia da instituição de ensino o título de Doutor Honoris Causa. No entanto, uma decisão da Justiça Federal suspendeu o evento a partir de um pedido do vereador Alexandre Aleluia (DEM). "Eu queria apenas falar pra esse vereador, que ele tem o direito de não gostar de mim porque ele é do DEM. Não precisa ele gostar de mim, porque eu não gosto deles", declarou Lula.

Recôncavo

17 de Ago // Ascom | Recôncavo

A CIPE Central (Caatinga), força de operações especiais da Polícia Militar, ampliará a sua atuação em Santo Antônio de Jesus em parceria com o 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), a 4ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (4ª COORPIN) e a Prefeitura do município.

 

O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (16) pelo Prefeito Rogério Andrade, após uma reunião com o Comandante da CIPE Central Major Rodrigo, o Comandante do 14º BPM Ten. Cel. Irlando Oliveira e o Coordenador da 4ª Coorpin Edilson Magalhães. - “Tivemos uma conversa muito produtiva aqui hoje com a CIPE, o 14º Batalhão e a Polícia Civil.

 

A CIPE vai atender a nossa solicitação de ampliar a sua atuação em Santo Antônio de Jesus. A Prefeitura vai dar todo o apoio necessário para auxiliar o trabalho dessas forças e de mãos dadas vamos aumentar ainda mais a luta para diminuir os índices de violência em Santo Antônio de Jesus. A Prefeitura também vai continuar investindo em esporte, cultura e educação para melhorar a nossa segurança pública.” – Ressaltou o Prefeito Rogério Andrade.

Recôncavo

17 de Ago // | Recôncavo

Após a Justiça Federal ter acatado a ação movida pelo vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM) e deferido liminar que pede o cancelamento da entrega do título de doutor honoris causa ao ex-presidente Lula, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), o reitor Silvio Luiz de Oliveira Soglia concedeu entrevista ao Bnews.


Questionado se já tomou ciência da decisão do juiz Evandro Reis, da 10ª Vara Federal Cível da SJBA, que determinou a suspensão da solenidade, o reitor explicou: “oficialmente ainda não recebemos a intimação. Estou aguardando o procurador-chefe de nossa Procuradoria-federal, que esta em comunicação direta com o juizado para receber”.

 

Silvio afirmou que recebeu “com muita surpresa” a notícia de que a liminar foi acatada, e salientou que vai recorrer: “recorreremos porque é um ato do conselho universitário e isso fere nossa autonomia”. O documento da 10ª Vara Federal Cível se refere a Lula como réu e sugere que o título de Doutor Honoris Causa outorgado pela instituição de ensino tem viés político. Lula receberia a homenagem durante sua caravana pelo Nordeste.

Recôncavo

17 de Ago // | Recôncavo

A Justiça Federal decidiu suspender a homenagem ao ex-presidente Lula marcada pera acontecer nesta sexta (18) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas. O documento da 10ª Vara Federal Cível se refere a Lula como réu e sugere que o título de Doutor Honoris Causa outorgado pela instituição de ensino tem viés político.

 

A decisão aponta que a homenagem visa "propiciar manifestação ruidosa do réu Luiz Inácio Lula da Silva" no local da entrega da homenagem ao coincidi-la com o evento onde ele está envolvido de visibilidade político-partidária denominado 'Brasil em Movimento'". Lula receberia a homenagem durante sua caravana pelo Nordeste.

 

A tutela de urgência que pediu a suspensão da entrega do título a Lula foi protocolada pelo vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM). A caravana começa nesta quinta-feira (17) em Salvador. No sábado (19), vai à Feira de Santana, quando participa de um ato de Defesa das Políticas Públicas para o Semiárido e Agricultura Familiar. Já às 11h, políticas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de cisternas que têm sido reduzidas ou desmontadas.

Recôncavo

16 de Ago // | Recôncavo

Um suspeito de roubo foi preso por volta das 11 horas desta quarta-feira (16), após invadir uma residência no Clube dos 100 em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. Gilvan dos Santos Andrade, 22 anos, foi presos por uma guarnição da Polícia Militar suspeito de assalto a transeuntes na Rua Sete de Setembro, centro da cidade.

 

Segundo informações da Polícia Militar, o suspeito evadiu-se do local ao avistar a aproximação da polícia sendo localizado na Rua dos Maçons no Clube dos 100 assim que invadiu uma casa. Em depoimento aos policiais, o acusado confessou a prática de roubos e assaltos no centro de Santo Antônio de Jesus.

 

Gilvan reside no Distrito de Engenheiros Pontes, município de Laje localizado no Vale do Jiquiriçá. Ele foi encaminhado para a 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior onde foi lavrado o flagrante ficando a disposição da justiça. Muitos assaltos têm acontecido em várias localidades da cidade. Para amenizar a ação dos marginais, a Polícia Militar está fazendo blitz e abordagens em diversos lugares.

Recôncavo

16 de Ago // | Recôncavo

Uma dupla em um carro invadiu uma garagem, rendeu um vigilante e incendiou carros usados para serviços de saúde na prefeitura de Santo Estevão, na noite de terça-feira (15), a cerca de 180 quilômetros de Salvador, de acordo com a assessoria da prefeitura da cidade. O fogo foi controlado com auxílio de um carro-pipa chamado pela prefeitura.

 

A Polícia Militar foi chamada e fez buscas pelos criminosos, mas ninguém foi preso até a manhã desta quarta-feira (16). O caso deve ser investigado pela Polícia Civil. Os veículos destruídos estavam estacionados na garagem da coordenação de transportes da prefeitura, onde são guardados veículos oficiais do município.

 

Os carros queimados eram usados para serviços da rede de Saúde da Família, transportando servidores de saúde e levando médicos para atendimento domiciliar. O local não tinha câmeras de segurança, de acordo com a prefeitura. Outros três carros foram incendiados parcialmente. O local ainda abrigava outros veículos usados para transporte escolar, caminhões de lixo e tratores, que não foram atingidos pelas chamas.

Recôncavo

16 de Ago // Ascom | Recôncavo

Dando continuidade as intervenções para melhorar o trânsito de Santo Antônio de Jesus, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT) fará uma nova mudança no fluxo de veículos em vias da cidade. A partir desta quarta-feira (16) a Rua Antônio Mendes passa a ser mão única, a partir do encontro com a Rua Expedicionário até o encontro com a Travessa Antônio Mendes, sentido São Benedito e Nova Brasília. As vias onde o fluxo será alterado já receberam novas placas de sinalização. Nos primeiros dias, agentes da SMTT estarão no local, orientando os condutores e a população sobre a mudança.

Recôncavo

15 de Ago // | Recôncavo

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no uso de suas atribuições, divulgou nesta terça (15), a segunda chamada do Cadastro Seletivo 2017.1, para preenchimento das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A relação dos aprovados está disponível online na página do Prosel.

 

A pré-matrícula deve ser feita entre os dias 22 e 23 de agosto na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), situada no Campus Universitário em Cruz das Almas, nas Unidades Administrativas. Os candidatos convocados deverão preencher a ficha de matrícula divulgada no item "documentos para a matrícula".

 

Nesta edição, foram ofertadas 987 vagas em 32 cursos de graduação da UFRB para preenchimento das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificadas (SiSU). Os estudantes já matriculados em cursos da UFRB deverão solicitar a desistência da vaga anterior no ato da nova matrícula, que poderá ser realizada por procurador. Os candidatos que não comparecerem ou não apresentarem a documentação exigida perderão o direito à vaga.

Recôncavo

15 de Ago // | Recôncavo

Dois jovens morreram após serem atacados a tiros, na noite de segunda (14), em Muritiba, região do recôncavo da Bahia. Outro jovem, que estava com eles no momento do crime e também foi atingido pelos tiros, está internado em um hospital da região. A informação foi passada pelo delegado João Mateus Correia, titular da Delegacia de Muritiba.

 

De acordo com o delegado, um dos jovens morreu logo depois de ser baleado, ainda na noite da segunda-feira. A outra vítima chegou a ser levada para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã desta terça-feira (15). Não há detalhes sobre o estado de saúde do jovem que está internado. A polícia não divulgou identidade e idade das vítimas.

 

Conforme o delegado do município, os corpos dos jovens mortos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus, onde foram periciados nesta terça-feira (15). O delegado não divulgou informações sobre autoria e motivação do crime. O caso está sob investigação da Delegacia de Muritiba no recôncavo baiano segundo informações do G1.

Recôncavo

14 de Ago // | Recôncavo

A polícia investiga a morte de Sérgio Gonçalves da Silva, 29 anos, na madrugada desta segunda-feira (14), na Ilha de Barra do Pote, no município de Vera Cruz. Duas crianças, uma menina de 1 ano e um menino de 2, filhos de Sérgio, ficaram feridas de raspão na perna e orelha, respectivamente.

 

Elas foram socorridas para o Hospital Geral do Estado, onde permanecem internadas. De acordo com a Central de Polícia, o crime aconteceu dentro de uma casa, na Rua Rio do Ouro, por volta de 1h. À reportagem, o titular da 24ª Delegacia (Vera Cruz), delegado Ricardo Amorim, disse que ainda não começou a ouvir as testemunhas.

 

"Todos os investigadores estão na rua apurando o caso. Ainda não posso concluir se é um crime de execução, um latrocínio, nenhum indício foi apurado até o momento", conta. Conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Sérgio havia saído recentemente da prisão, onde teria cumprido pena por tráfico de drogas e roubo. A pasta, porém, não soube informar quanto tempo ele cumpriu de pena ou o tempo exato que ele estava em liberdade.

Recôncavo

14 de Ago // | Recôncavo

As garçonetes Jandira Carvalho e Livia de Araújo, de 29 e 31 anos, moradoras de Cruz das Almas, cidade a cerca de 145 km, denunciaram que uma pessoa, ainda não identificada, divulgou que o boato de que elas teriam o vírus da Aids e que estariam transmitindo a doença de propósito. Elas procuraram a Polícia Civil em Salvador para registrar o caso.

 

O titular do Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meio Eletrônicos, João Roberto Cavadas, diz que deve ter tido um conflito de informação que impediu que o registro fosse feito em Cruz das Almas. “Elas poderiam sim comparecer à unidade policial e fazer o registro nas cidades que elas residem”, afirma.

 

Segundo o delegado, as jovens foram vítimas de injúria e divulgação indevida da imagem, que foi replicada na rede social. As jovens contam que o boato começou a ser espalhado há duas semanas, em grupo no celular. Foi criada ainda uma página na internet só para divulgar o boato junto com as imagens das vítimas, que foram retiradas das redes sociais. O criminoso ainda usou os nomes delas para acusar um rapaz, colega de trabalho das duas, de ser um estuprador.

Recôncavo

14 de Ago // | Recôncavo

O ex-presidente Lula (PT) inicia esta semana a reedição da antiga “Caravana da Cidadania”, realizada em 1989, quando percorreu diversas cidades do Brasil. Desta vez a andança será batizada de "Lula pelo Brasil". No modelo de pré-campanha para presidência da República em 2018, em um ônibus, o petista começa pela Bahia na próxima quinta-feira (17), com agenda em Salvador.

 

O ex-presidente deve participar do lançamento do livro “Comentários a uma Sentença anunciada – O Processo Lula”, ao lado de juristas e advogados, na Arena Fonte Novo. Ele irá de metrô até o evento, saindo da estação Pituaçu. No dia seguinte, Lula segue para a Cruz da Almas onde recebe título de Doutor Honoris Causa, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), às 10h.

Pela tarde participa do Festival da Juventude. Em seguida vai a São Francisco do Conde onde será será patrono na colação de grau de estudantes da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), às 19h. No sábado (19) vai à Feira de Santana, quando participa de um ato de Defesa das Políticas Públicas para o Semiárido e Agricultura Familiar, às 11h, políticas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de cisternas que têm sido reduzidas ou desmontadas.

Recôncavo

13 de Ago // | Recôncavo

Dois homens foram presos na madrugada deste domingo (13), suspeitos de arrombamento e roubo de produtos em barracas localizadas na Praça Pirajá em Santo Antônio de Jesus. Adnaldo Santos Gonçalves e André Luiz Santos Mendonça foram interceptados por uma guarnição da Polícia Militar próximo ao local do roubo. As informações são do 14º Batalhão.

 

Ambos estavam em posse de sacolas plásticas contendo produtos do roubo além de equipamentos eletrônicos subtraídos dos estabelecimentos e ferragens usadas na ação segundo informações da Polícia Militar. Todo material apreendido como dinheiro, cigarros, refrigerantes, cervejas e outros produtos foram encaminhados para a 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior para adoção de medidas cabíveis junto com os suspeitos.

 

Recôncavo

13 de Ago // Leonardo Sousa | Recôncavo

Duas pessoas acabaram morrendo após um grave acidente envolvendo uma moto e um carro registrado na tarde deste domingo (13), na BA-046 na altura do Rio Grande próximo ao município de Nazaré das Farinhas no recôncavo baiano. O condutor que estava no veículo corsa modelo sedan cor cinza foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado ao Hospital Gonçalves Martins em Nazaré. Já o casal que estava na motocicleta acabou vindo a óbito.

 

O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para fazer o levantamento cadavérico das vítimas que foram encaminhadas para o Instituto Médico Legal de Santo Antônio de Jesus. As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Este é o segundo acidente em oito dias que deixa vítimas fatais na BA-046 que liga o município de Nazaré a Muniz Ferreira e Santo Antônio de Jesus. Nossa reportagem aguarda mais informações para identificação das vítimas.

Recôncavo

11 de Ago // | Recôncavo

Saiu no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (11), a publicação do contrato de patrocínio no valor de R$ 84 mil para a realização da edição 2017 da Festa da Boa Morte, que acontece no município de Cachoeira no recôncavo baiano. O apoio financeiro foi firmado pelo secretário de Turismo da Bahia, José Alves Peixoto Junior.

 

A programação religiosa tem início nos dias 13 e 14 de agosto com celebrações e procissão pelas ruas de Cachoeira. O apoio da pasta saiu após denúncias de que a tradicional festa, tombada como Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, poderia não ter continuidade, por atrasos no pagamento da edição 2016 e falta de patrocínio para este ano.

 

Em meados de julho, o organizador da festividade, Valmir Pereira, e o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos de Oliveira, se reuniram para acertar o apoio do governo da Bahia ao evento. Na ocasião, o Ipac se comprometeu a auxiliar na regularização da documentação da Irmandade da Boa Morte e em ajudar o evento a tornar-se autossustentável. Ficou acertado também que a Bahiatursa, responsável pelo patrocínio em 2016, quitaria a dívida de R$ 70 mil

Recôncavo

11 de Ago // Ascom | Recôncavo

Em visita ao município de Conceição do Almeida, nesta sexta-feira (11), o governador Rui Costa entregou 1.128 certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR), que regularizam as famílias que vivem da agricultura familiar, e permitem que os produtores tenham acesso a linhas de crédito e outros benefícios. Rui também participou das inaugurações de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e um Posto de Saúde da Família (PSF), e da entrega de uma ambulância. O governador revelou se sentir feliz em ver o comprometimento das gestões do interior com a saúde.

 

“A saúde também é uma das prioridades que temos no Governo. Conceição do Almeida agora tem 100% de cobertura de saúde, e esses investimentos são muito mais importantes que os hospitais, porque se a população tem acesso aos cuidados de prevenção, que é o que acontece nos postos de saúde, a gente consegue evitar que as pessoas fiquem doentes. Saúde pública é mais do que curar os doentes, é cuidar da saúde antes, para que cada vez menos se precise de hospital. Esse daqui em especial, é o primeiro que eu vejo que conta ainda com uma horta com plantas naturais que podem ajudar os pacientes. Isso é promover, na cidade, a cultura de cuidar das pessoas”, destacou.

Recôncavo

11 de Ago // Redação | Recôncavo

O Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que pede autorização da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus para contratação de crédito junto ao DESENBAHIA, no valor de até R$: 10 milhões de reais, foi aprovado na noite desta última quinta-feira (11), durante sessão extraordinária convocada pelo presidente da Casa vereador Antônio Barreto Nogueira Neto (PSB). Em mensagem enviada ao Legislativo, o prefeito Rogério Andrade diz que o valor do empréstimo será destino para infraestrutura e saneamento no município.

 

O projeto seria votado na sessão ordinária da última segunda-feira (07), só que devido ao pedido de vistas feito pelo vereador de oposição Francisco Damasceno (DEM), o projeto só pôde ser votado nesta quinta-feira sendo aprovado pela maioria dos vereadores. Já o vereador Marcos Muniz, que faz parte da oposição preferiu se retirar do Plenário da Câmara após o presidente da Casa não acatar seu pedido de vistas. Marcos Muniz chegou de última hora durante a sessão que já estava perto de terminar. Abaixo você assiste a sessão completa da Câmara de Vereadores.

ASSISTA A SESSÃO COMPLETA DA CÂMARA

Recôncavo

11 de Ago // Ascom | Recôncavo

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus divulga a relação dos candidatos selecionados para 1ª etapa do Processo Seletivo – Nível Superior – para a área de Enfermagem, na modalidade Cadastro de Reserva. As provas acontecem nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2017, pontualmente as 14h30, sendo aconselhável que o candidato compareça ao local da prova, com no mínimo, 30 (trinta) minutos de antecedência, no endereço Rua Cosme e Damião s/n, Andaiá – Santo Antônio de Jesus – Bahia, CEP 44.570-000 – Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Confira abaixo a relação dos selecionados e a data e hora para a realização da prova:

CLIQUE AQUI E VEJA A LISTA COMPLETA DOS SELECIONADOS

Recôncavo

10 de Ago // | Recôncavo

Na manhã desta sexta-feira (09), a partir das 09 horas, o governador Rui Costa visita o município de Conceição do Almeida, no recôncavo baiano. Diversas ações serão executadas na cidade. Na oportunidade, o governador irá fazer a inauguração da pavimentação em paralelepípedos em diversas ruas da cidade, inauguração da Unidade Básica de Saúde Dr. Guilherme Trindade, bem como do Posto de Saúde da Família Maria de Souza Sobral localizado na comunidade do São João.

 

Ainda no município, o governador faz a entrega de 1.128 certificados do Cadastro Ambientais Rurais (CAR) destinados aos agricultores dos municípios de Conceição do Almeida, e Muniz Ferreira. Na Bahia, o CAR vem sendo implementado desde 2012, sendo denominado Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), conforme previsão da Lei Estadual Nº 10.431, de 20 de dezembro de 2006.

Além de atender aos requisitos preconizados pelo novo código, o CAR nesse estado inclui a solicitação de autorizações referentes ao licenciamento ambiental e à outorga de uso dos recursos hídricos. O objetivo é que o CAR seja o instrumento por meio do qual sejam solicitados e aprovados todos os atos que dependam de autorização do órgão ambiental. Rui encerra a passagem por Conceição do Almeida, entregando uma ambulância e visitando a indústria de calçados do município.

Recôncavo

10 de Ago // Redação | Recôncavo

Um jovem de 24 anos foi morto na noite desta última quarta-feira (09), após ser atingido por golpes de facão no município de Nazaré das Farinhas no recôncavo baiano. As informações são da Polícia Militar. Sidinei Brito Ferreira foi cobrar uma divida na Rua das Pedreiras localizado no Bairro Muritiba e acabou se desentendendo quando foi atingido pelo suspeito com golpes de fação na região no pescoço. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU foi acionada, mais quando chegou ao local à vítima já tinha vindo a óbito.

 

Duas viaturas da Polícia Militar foram deslocadas ao local do crime. De acordo com a PM, familiares informaram que Sidnei não tinha nenhum envolvimento com o mundo do crime e que o mesmo emprestou dinheiro a alguém, e foi fazer a cobrança e acabou morrendo de forma violenta. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica em Santo Antônio de Jesus. A Polícia de Nazaré investiga o crime.

Recôncavo

09 de Ago // Redação | Recôncavo

Dois menores de idade foram apreendidos por policiais da Ronda Escolar do 14º Batalhão de Polícia Militar em Santo Antônio de Jesus. A apreensão foi realizada na manhã desta quarta-feira (09), por volta das 10hs. Os menores estavam portando uma arma de fogo e uma arma branca dentro do Colégio Estadual Luiz Viana Filho.

 

Segundo informações policiais, os agentes foram informados que uma aluna de iniciais A. K. S. O.  17 anos, estava em posse de uma arma de fogo onde a mesma declarou também, que outro aluno conhecido como M. C. S. de 17 anos, residente no Conjunto Habitacional Zilda Arns, enrolou a referida arma no casaco e a pediu para segurar.

 

Ainda conforme a PM, após questioná-lo, o menor disse que tinha achado o revólver no beco de casa e tinha levado para a escola no intuito de passar para alguém, que não foi informado para a polícia. De acordo com a polícia, a aluna A. K. S. O. relatou que havia outro estudante na escola portando um canivete, identificado como H. K. M. N. O. de 16 anos e residente no Conjunto Cidade Nova II, que também foi chamado para averiguação da denúncia, na qual foi constatada a veracidade dos fatos.

Recôncavo

09 de Ago // Redação | Recôncavo

Um jovem acusado de homicídio em Santo Antônio de Jesus foi preso na manhã desta quarta-feira (09), por uma equipe da Polícia Militar e Civil nas dependências do Fórum Desembargador Wilde Lima. Daniel Santo de Jesus, vulgo ‘Duke’, já tinha um mandado de prisão em aberto. Assim que foi preso, Daniel foi encaminhado por policiais à carceragem da 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior onde aguarda decisão da justiça.

 

Ele é suspeito de ter cometido crime de tentativa de homicídio contra Felipe de Jesus Santos, 20 anos segundo informações da Polícia Civil. O fato aconteceu em maio deste ano, durante o aniversário de comemoração do aniversário da cidade. Felipe foi atingido por quatro disparos de arma de fogo. Na época, a vítima foi socorrida por uma equipe do SAMU para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

Recôncavo

07 de Ago // Redação | Recôncavo

As vítimas fatais de um acidente ocorrido na noite deste último domingo (06), no KM-24 da BA-046 entre Nazaré das Farinhas e Santo Antônio de Jesus já foram identificadas pela polícia. O casal morreu após ficarem preso às ferragens do veículo em que estavam durante uma batida frontal com um ônibus da viação Jauá por volta das 20h. As vítimas foram identificadas como Uemerson Arantes dos Santos, 25 anos, morador da Rua Velha no São Benedito e Bárbara Aparecida, 29 anos, que residia no Loteamento Sales, ambos de Santo Antônio de Jesus.

 

Segundo informações de Ivo Carlos, perito do Departamento de Polícia de Técnica, provavelmente o carro estava fazendo uma manobra, pois o ônibus pegou na lateral.  “O ônibus pegou na lateral e arrostou o veículo cerca de 30 metros”, disse o perito. Devido o impacto, o corpo de Bárbara partiu ao meio. O carro ficou completamente destruído e foi preciso mais de três horas para o Corpo de Bombeiros conseguirem retirar o casal das ferragens. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal por volta de meia noite. Na página do Facebook da jovem, diversos amigos deixam mensagens lamentando o ocorrido.

Recôncavo

06 de Ago // Redação | Recôncavo

Uma colisão envolvendo um ônibus da viação Jauá e um carro de passeio modelo Polo, placa policial OKU 3690, deixou duas vítimas fatais na noite deste último domingo (06). O trágico acidente aconteceu na BA-046, região conhecida como Bom Conselho, zona rural de Santo Antônio de Jesus. O ônibus envolvido no acidente transportava a Seleção do município de Cachoeira que retornava a sua terra natal após disputar um jogo pelo Campeonato Intermunicipal da Ilha de Vera Cruz.

 

Cerca de 40 pessoas estavam no ônibus e nenhum deles sofreram ferimentos. Os ocupantes que estavam no veículo morreram na hora. O impacto foi tão forte que o carro ficou completamente destruído. Uma das vítimas que estava no veículo, foi identificada como Uemerson Arantes dos Santos, 35 anos, residente no Bairro do São Benedito em Santo Antônio de Jesus.  A equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo conversou com algumas pessoas, dentre elas, jogadores e moradores que moram perto onde aconteceu o acidente.

A nossa reportagem, um dos jogadores que preferiu não se identificar, disse que quando o veículo colidiu com o ônibus, pensou apenas que era um estouro de pneu. O jogador que estava na parte de traz do ônibus tomou um choque quando perceber que se tratava de algo pior. Um morador que mora poucos metros do acidente, afirmou que estava em casa quando ouviu o acidente, imediatamente quando saiu na porta de casa, correu para prestar socorro às vítimas, mais não pôde fazer nada com os ocupantes do veículo porque já estavam mortos.

Uma equipe do SAMU foi acionada. A Polícia Rodoviária Estadual também esteve no local para auxiliar no trânsito. Um grande congestionamento tomou os dois lados da pista. O Corpo de Bombeiros teve muita dificuldade para remover os corpos das ferragens, já que o veículo ficou completamente destruído, foram mais de três horas de trabalho que terminou por volta de meia noite. Os corpos foram removidos para o Departamento de Polícia Técnica. Uemerson, uma das vítimas fatais, deixa esposa e uma filha recém nascida.

Uemerson, uma das vítimas do acidente deste domingo (06)

Recôncavo

04 de Ago // Ascom | Recôncavo

A partir desta sexta-feira (4) algumas vias terão o sentido modificado para melhorar a fluidez do trânsito no centro da cidade. A Rua Antônio Fraga passa a ser mão única, a partir do Centro Cultural até o cruzamento com a 2ª Travessa Antônio Fraga. A Rua Santo Antônio passa a ser mão única a partir do cruzamento com a Rua Idelfonso Guedes até o Centro Cultural.

 

Já a Travessa Castro Alves passa a ser mão única saindo da Praça Madre Maria do Rosário sentido Rua Castro Alves. As mudanças serão implantadas pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT).

 

Placas de sinalização estão sendo instaladas para orientar condutores e pedestres. Além disso, agente de trânsito estarão no local nos primeiros dias para tirar dúvidas e ajudar na nova disposição do trânsito. Também estão sendo enviados comunicados para as residências, casas comerciais e instituições instaladas na região.

Recôncavo

03 de Ago // | Recôncavo

A Polícia Federal realizou na manhã desta última quarta-feira (2) uma operação para desarticular uma organização criminosa que faz o contrabando de equipamentos de diagnóstico médico por meio da ACI (Aduana de Controle Integrado). Apenas em tributos diretos, estima-se que a sonegação pode chegar a R$ 20 milhões.

 

A Operação Equipos, como foi denominada, cumpre mandados judiciais em 18 Estados da Federação (Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Sergipe).

 

Na Bahia a PF se deslocou ao município de Cruz das Almas para averiguar a legitimidade de documentos dos equipamentos adiquiridos por clínicas do município. No total, são cumpridos 62 mandados de busca e apreensão e 19 de condução coercitiva em 44 municípios, expedidos pela Justiça Federal de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, além de um interrogatório nos Estados Unidos, com o apoio de autoridades americanas, em ação de cooperação internacional.

Recôncavo

03 de Ago // | Recôncavo

O ex-presidente do PTB, Jonival Lucas, foi nomeado assistente da Casa Civil do governo do Estado. A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta última quarta-feira (02). Em 2104, o PTB se aliançou a Paulo Souto na disputa pelo governo do Estado. Jonival, à época prefeito do município de Sapeaçu, no recôncavo baiano, apoiou Rui Costa.

 

Jonival assume o lugar do petista histórico Ivan Alex, que deixa a gestão estadual para assumir a secretaria de movimentos sociais do PT nacional. Em conversa com o BNews, Jonival Lucas disse que ainda não conversou com o governador para saber o papel que vai desempenhar no governo. Jonival adiantou que vai deixar o PTB, mas ainda não tem destino partidário definido.

 

“Estou conversando com alguns”, disse, referindo-se ao PDT e PSD. Ele, no entanto, ressalta que “não quer entrar para ser mais um membro”. “Quero entrar para fortalecer, gosto de contribuir com a construção, com o fortalecimento de um partido”, disse. Jonival demonstrou também interesse pelo Podemos (ex-PTN), mas assinalou que só tomará uma decisão depois de conversar com Rui Costa.

Recôncavo

03 de Ago // | Recôncavo

A Justiça determinou nesta quarta-feira (2) que o aumento salarial do prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários de Dom Macedo, no Recôncavo, será mantido. O vereador Fabrício Barbosa dos Santos entrou com ação popular contra a Câmara Municipal de Dom Macedo solicitando a suspensão da majoração dos salários prevista na Lei Municipal nº 468/2016.

 

Ele argumentou que o aumento de despesa caracteriza ofensa à Constituição Federal e à Lei de Responsabilidade Fiscal. Para Fabrício, a majoração "ensejará efeitos nefastos ao erário, vez que o município, assim como o país, está diante de grave crise econômica".

 

Apontando que a lei de responsabilidade fiscal prevê em seu art. 21, parágrafo único a vedação ao aumento de despesa com pessoal nos últimos cento e oitenta dias do final do mandato, o juízo de primeiro discorda com a suspensão do aumento de salário. "Não há nos autos, até então, elementos que demonstrem que o aumento dos subsídios tenha impactado nas contas do Município, a justificar a imediata suspensão dos efeitos da Lei Municipal 468/2016", consta na sentença.

Recôncavo

01 de Ago // Redação | Recôncavo

Acusados de estarem envolvidos na morte do catador de latinha identificado como, Anderson Aparecido Silva, já estão presos. Yure Igor Souza, 19 anos foi preso na segunda-feira (31), após investigadores conseguirem sua localização. Yure é morador da invasão no Bairro São Paulo, e contou para a polícia com riqueza de detalhes sobre o seu envolvimento no crime.

 

O segundo acusado foi preso na manhã desta terça-feira (01). Trata-se de Cleidson Almeida Ferreira, 19 anos, preso durante uma operação conjunta das polícias Militar e Civil. Cleidson estava sendo monitorado por uma equipe de inteligência. Os suspeitos foram encaminhados para a 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior onde se encontram a disposição da justiça.

 

O catador de latinha foi baleado na testa quando tentou evitar um assalto a uma idosa no último dia (28), na Praça do Tiro de Guerra. Ainda com vida, a vítima foi socorrida por uma equipe do SAMU ao Hospital Regional, mais acabou falecendo logo mais tarde. Anderson costumava catar latinhas na rua da cidade foi enterrado no domingo no cemitério de Santo Antônio de Jesus sob forte comoção dos amigos e familiares.

Recôncavo

01 de Ago // | Recôncavo

Um jovem de 19 anos foi preso e um menor de 17 anos foi apreendido na manhã desta terça-feira (01), durante uma ação conjunta entre as Polícias Militar e Civil. Os dois elementos são acusados de cometer vários assaltos em Santo Antônio de Jesus. O menor de iniciais MRS e Hidelbrando de Almeida Santos foram localizados na comunidade do Casco, zona rural do município.

 

Segundo informações da Polícia, os suspeitos estavam realizando assaltos na cidade a bordo de uma motocicleta modelo Honda CG de cor vermelha. Ainda de acordo com a Polícia, o adolescente é acusado de atirar contra uma guarnição policial além de já ser apreendido outras vezes por porte ilegal de arma e drogas. O mesmo foi reconhecido por algumas vítimas na delegacia.

 

A dupla realizou vários roubos a transeuntes na noite desta última segunda-feira (31). Na diligência, foram encontrados em posse dos acusados um revólver municiado. Os mesmos foram encaminhados para a 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior para adoção de medidas cabíveis. Amparo, Andaiá e Roberto Santos foram algumas das localidades onde aconteceram os assaltos na noite de segunda-feira.

Recôncavo

31 de Jul // Leonardo Sousa | Recôncavo

“Rogério Filho será um grande deputado”. Foi com essas palavras que o prefeito do município de Salinas da Margarida, Wilson Pedreira (PSD), saiu na frente garantindo total engajamento em uma eventual candidatura de Rogério Filho para uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia. Rogério Filho chamado por muitos de Rogerinho, é filho do ex-deputado e atual prefeito de Santo Antônio de Jesus Rogério Andrade (PSD), que tem muitos serviços prestados, não só em Salinas, mais em diversas cidades da região. A possível candidatura de Rogerinho a deputado estadual no recôncavo baiano, ganha um aliado de peso. O prefeito Wilson declarou seu apoio ao nome de Rogério Filho durante as comemorações dos 55 anos de Salinas na última quinta-feira (27). Em entrevista ao Portal Infosaj/TV Recôncavo, Wilson Pedreira falou sobre uma dobradinha entre Rogério Filho e Otto Filho.

 

“São dois jovens que o município de Salinas vai apostar, porque tem certeza que Rogerinho será um grande deputado. Digo que Otto Filho com certeza não será diferente do seu pai, nem Rogerinho diferente de seu pai e nem Otto Filho diferente do grande senador da Bahia Otto Alencar”, disse. A nossa reportagem, o pré-candidato Rogério Filho comentou as declarações do prefeito Wilson Pedreira. “Wilson é um grande amigo nosso, ele pode ter certeza que a gente não vai faltar com ele assim como ele não falta conosco na intenção de ajudar Salinas cada vez mais a se desenvolver. Wilson tem dado sua força e seu trabalho, e é nesse modo que a gente quer fazer por Salinas. Em outubro, Salinas comemorou a vitória do 55, e hoje volta a comemorar 55 anos de Salinas que se encontra no caminho do progresso”, disse.

ASSISTA A ENTREVISTA COM WILSON PEDREIRA E ROGÉRIO FILHO

Recôncavo

31 de Jul // Leonardo Sousa | Recôncavo

Uma médica foi agredida fisicamente na noite do último sábado (29) enquanto trabalhava na UPA de Cruz das Almas. De acordo com a profissional a acompanhante de uma paciente invadiu as dependências da unidade e exigiu que o atendimento fosse feito de imediato, desrespeitando a triagem que tinha classificado o caso como menos grave.

 

A médica foi puxada pelo jaleco, após ouvir uma série de insultos, e o porteiro teve a mão machucada. A profissional registrou a queixa de agressão na delegacia da cidade e entrou em contato com o Sindimed para receber o apoio necessário. Segundo o presidente do Sindicato, Francisco Magalhães, o Sindicato dará o suporte jurídico, e encaminhará a denúncia ao Cremeb.

 

A denúnica também será entregue a Prefeitura, secretaria de Saúde da cidade, e aos ministérios públicos do Estado e do Trabalho. A falta de segurança na UPA de Cruz das Almas já é uma queixa antiga dos funcionários e médicos que lá trabalham. A médica agredida fisicamente, inclusive, já tinha pedido afastamento da unidade por não querer mais se submeter a agressões verbais partidas de pacientes e acompanhantes que, segundo ela, são diárias.

Recôncavo

30 de Jul // Gildásio Cavalcante | Recôncavo

Uma tentativa de assalto ao Banco do Brasil do Brasil de Sapeaçu, deixou a população assustada, na tarde deste sábado (29). A tentativa de roubo foi praticada por cerca de 4 homens fortemente armados, segundo informações da Polícia Militar.

 

Durante a ação, a quadrilha chegou a arrombar uma grade dos fundos da agência e uma porta que dá acesso ao local do cofre, mas tiveram ação frustrada por equipes da Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) e do DPM do município.

 

Ainda segundo informações, os militares passaram a perseguir o bando que fugiu em um carro branco pela BR-101, sentido Cruz das Almas.

Recôncavo

30 de Jul // Gildásio Cavalcante | Recôncavo
A Medalha 29 de Julho, a maior condecoração oferecida pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas a pessoas com relevantes serviços prestados ao desenvolvimento do município, foi entregue a 16 pessoas, neste sábado, dia de aniversário de emancipação política e administrativa da cidade. 
 
Bastante concorrida pelos políticos, a Sessão deste ano teve como orador oficial o prefeito de Salvador, ACM Neto. Ao lado do ex-prefeito Ednaldo Ribeiro; do presidente da Câmara, Edson Ribeiro e, do prefeito Orlando Pereira, Neto descerrou a placa inaugural do novo prédio do Poder Legislativo. Em seguida, foi a vez dos vereadores entregar a comenda a cada um dos homenageados (a); Veja a lista. 
 
Camila Moura – Dr. Antônio Carlos Assunção Neto
Carlos Borges – Rudival Braga Santana
Carlos Trindade – Miriam Feliciano Barros
Edson Ribeiro – João Inácio Ribeiro Roma Neto
Elias Silva Nascimento – Henrique da A. Valois
Ilza Francisca – Rubenilza Nascimento Dias
Josenir de Andrade Rodrigues – Edilvandro A. Pereira
Maria Cedraz – Pastor Pedro Salvador
Osvaldo da Paz – Diácono Washington Murilo
Paulo Moraes – Denilson Correa da Silva
Renan da Silva Gonçalves – Geraldo Melo dos Santos
Roberto Câmara – Arnor Lima de Jesus
Thiago Chagas – Neydson Q. de Oliveira
Valter Lucas – Eliene Cardoso de Castro
Valtércio Filho – Pe. Manoel de Oliveira Filho
Mesa Diretora – Alberto José Santana
 
FORTE NA NOTÍCIA 

Recôncavo

28 de Jul // | Recôncavo

Anderson Aparecido Silva, 38 anos, baleado na cabeça ao tentar ajudar uma idosa que estava sendo assaltada na entrada da Rua do Calabar, próximo à Praça do Tiro de Guerra, em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, morreu no Hospital Regional (HRSAJ) após não resistir ao ferimento. Em estado grave, ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU). A morte foi confirmada no início da tarde de hoje (28). A vítima, segundo informações de populares, costumava a catar latinhas nas ruas da cidade. Era por volta das 7hs quando tudo aconteceu. Os elementos estavam em uma moto quando tentaram assaltar a idosa. Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e realizou uma ronda pela região, mais até o momento ninguém foi preso. Acreditava-se que a dupla que baleou Anderson é a mesma que fez alguns assaltos logo mais cedo na cidade. A Polícia Civil está investigando o caso.





Classificados


Enquete



Mais Lidas