Notícias

Recôncavo

Recôncavo

20 de Abr // | Recôncavo

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura de vagas de oito novos cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A decisão foi publicada no último dia 2 de abril, no Diário Oficial da União, e as publicações estão disponíveis nas Portaria nº 226 e 227 do Ministério da Educação.

 

O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) terá quatro novos cursos de graduação: Engenharia de Materiais (Bacharelado - 60 vagas), Engenharia de Produção (Bacharelado - 50 vagas), Alimentos (Tecnológico - 30 vagas), e Engenharia de Energias (Bacharelado - 60 vagas).

 

O Centro de Tecnologia Aplicada à Produção de Cultura (CECULT) teve três cursos autorizados: Licenciatura em Música (30 vagas), Interdisciplinar em Artes (Licenciatura – 40 vagas), e Interdisciplinar em Ciências Ambientais (Bacharelado - 50 vagas). O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) teve o curso de Licenciatura em Artes Visuais (25 vagas) autorizado. A UFRB adota o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso.

Recôncavo

17 de Abr // Leonardo Sousa | Recôncavo

No início da tarde desta terça-feira (17), um veículo modelo Fiesta teve um princípio de incêndio no motor. O fato aconteceu na Praça Félix Gaspar, centro de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. Segundo informações, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e controlou o fogo. Não houve feridos. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que o fogo se espalha e populares tenta a apagar as chamas no carro. A Superintendência de Transito e Transportes (SMTT) esteve no local para controlar o trânsito, já que o fato chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local.

Recôncavo

16 de Abr // | Recôncavo

Os moradores da Ilha de Vera Cruz vão ganhar o maior Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) da Bahia, construído em um terreno de 5.000 m². A estrutura, que está com 98% das obras concluídas, abrigará unidades das polícias Militar, Civil e Técnica (com necrotério), além do Corpo de Bombeiros Militar. Investimento de R$ 8,2 milhões, o Disep dará mais agilidade nas ações ostensivas, investigativas, nos trabalhos periciais e também em buscas e salvamentos na região.

Desde 2015 já foram inauguradas 28 novas estruturas para PM, PC, DPT e Bombeiros em todo o estado. "As novas unidades fazem parte de todo o processo de modernização das forcas de segurança. Um grande esforço do Governo do Estado, em um momento em que percebemos outras federações se empenhando para apenas manter os salários em dia", comentou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Uma das estruturas do programa estadual Pacto pela Vida no enfrentamento à criminalidade, o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) já é uma realidade no estado. O Disep, que integra as polícias Civil e Militar, possui unidade do Instituto Pedro Melo, instalações para os policiais de plantão, salas de audiência, de reconhecimento com espelho para a segurança das vítimas e duas custódias para os presos segundo informações da SSP-BA.

Recôncavo

16 de Abr // | Recôncavo

Um homem suspeito de ter disparado o tiro que atingiu um tenente da Polícia Militar em uma troca de tiros, na cidade de Maragogipe, no recôncavo da Bahia, morreu durante um outro confronto com policiais militares e civis, nesta segunda-feira (16). A informação foi divulgada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

 

A ação ocorreu logo após o tenente ser baleado, na manhã desta segunda. De acordo com a SSP, o suspeito, identificado apenas como Júnior de Nalvinha, estava escondido em um imóvel, em Maragogipe. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Com Júnior, segundo a secretaria, foi encontrada a arma usada para atirar no tenente, uma pistola calibre 40.

 

O material foi encaminhado para a delegacia da cidade segundo informações do G1. Os agentes buscam por comparsas do suspeito. Participam da ação equipes das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte e Central, do Grupamento Aéreo (Graer), da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior de Santo Antônio de Jesus) e da 27ª Companhia Independente da Polícia Militar de Cruz das Almas.

Recôncavo

16 de Abr // | Recôncavo

O taxista Francisco Xavier Nascimento, o "Chico do Táxi", acusado de matar a esposa, Maria Malena da Silva, passará por audiência no Fórum Tancredo de Almeida Neves, em Cruz das Almas, na próxima quarta-feira (18). Na audiência, sete testemunhas passarão por oitivas com o juiz Renato Alves Pimenta, que depois vai interrogar o acusado.

 

De acordo com o advogado de acusação, Allan Conceição Borges, "serão realizadas duas audiências. Uma de custódia, em razão do acordão do Tribunal de Justiça da Bahia no Habeas Corpus impetrado pela defesa, e em seguida a audiência de instrução e julgamento". O crime ocorreu no dia 11 de fevereiro deste ano, dentro da casa do casal.

 

Depois desta etapa, o acusado deverá ser submetido a júri popular. O Ministério Público está representado no caso pelo promotor José Reis Neto. A vendedora de bolos foi assassinada a facadas por volta das 3h da madrugada. Após praticar o feminicídio, o taxista fugiu e depois ameaçou se jogar da ponte de Pedra do Cavalo, entre Cachoeira e São Félix. Chico do Táxi se entregou após cerca de três horas negociação com equipes da PRF e PM.

Recôncavo

15 de Abr // Leonardo Sousa | Recôncavo

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de preenchimento de vagas de emprego público da Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus 2018. O edital completo (nº001/2018) encontra-se disponível no site da Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico Fundação (CEFETBAHIA). O Processo Seletivo para Emprego Público destina-se ao provimento de vagas existentes, sob regime celetista, no quadro de empregados do Consórcio Público Inter federativo de Saúde e as vagas são destinadas aos seguintes profissionais: médicos (em diversas especialidades), enfermeiro, psicólogo, nutricionista, farmacêutico, ouvidor, assessor técnico, assistente administrativo, técnicos de enfermagem e radiologia.

O período para a realização das inscrições será até o próximo dia 06 de maio. Para efetuar sua inscrição, o candidato deverá preencher o Formulário de Solicitação de Inscrição, declarando estar ciente das condições exigidas para admissão no emprego público e submetendo-se às normas expressas no edita.  Em seguida, imprimir o boleto bancário gerado e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor da taxa de inscrição correspondente ao Emprego Público escolhido até o dia 07/05/2018. A policlínica vai cobrir 31 municípios da região, já pactuados no Consórcio Interfederativo de Saúde Reconvale.

CLIQUE ABAIXO E VEJA O EDITAL NA ÍNTEGRA

Recôncavo

13 de Abr // | Recôncavo

Uma estudante de Santo Antônio de Jesus, acusa o ex-namorado de agressão, fato que aconteceu na madrugada do último domingo (08). Victória Fonseca dos Santos postou fotos do seu rosto inchado e denunciou as agressões em redes sociais causando uma grande repercussão na manhã desta sexta-feira (13).

 

O caso rendeu várias curtidas e muitos compartilhamentos. O texto publicado pela jovem relata toda agressão. Veja o comentário! “Namorei com o Luan Sacramento por dois anos e tivemos que terminar por eu estar indo morar em São Paulo por conta da faculdade. Fui passar um final de semana em Santo Antônio de Jesus e nos reencontramos.

 

Saí com minha amigas como de costume, onde o encontrei, bebemos e em uma tentativa de reconciliação, ele depois de me acariciar como antes iniciamos um diálogo”, disse. De acordo com ela, o agressor afirmou que ela o traiu e iniciou uma a agressão verbal e, em seguida, agressão física. “Quando percebi que isso configurava agressão moral e psicológica, tentei ligar para minha mãe ao passo que implorava para parar. Mas não adiantou.

Recôncavo

12 de Abr // | Recôncavo

Após seis meses de investigação, a Polícia Civil em Cruz das Almas prendeu, na manhã de quarta-feira (11), Neuza Pereira dos Santos, conhecida como “Neuza Preta”, “Negona” ou “Nega Boa”, 44 anos, suspeita de gerenciar o tráfico de drogas nas localidades de Touquinha, Lisboa e Pumba, na zona rural do município, no recôncavo baiano.

 

De acordo com Setor de Investigação, ela era responsável pela distribuição e arrecadação das vendas de entorpecentes do grupo criminoso liderado pelo traficante Jéferson Santos e Santos, o “Jefinho”. Neuza foi presa na residência onde mora na Travessa Manoel Alves da Silva, em Toquinha, por volta das 11h40 de quarta-feira.

 

No imóvel foram encontrados e apreendidos dois revólveres, embalagens plásticas com cocaína e maconha, oito aparelhos celulares, cadernos com anotações relacionadas ao tráfico, uma espada (artefato junino) e R$ 92,50 em espécie. Na delegacia local, ela ainda apontou a existência de mais drogas na casa de uma filha, que também foi conduzida pela polícia e o material apreendido. Neusa permanece presa à disposição da justiça criminal.

Recôncavo

12 de Abr // Leonardo Sousa | Recôncavo

Um acidente entre dois veículos foi registrado na tarde desta quinta-feira (12), na BR-101 entre os municípios de Dom Macedo e Conceição do Almeida, no recôncavo baiano. Uma colisão na altura do km 246, próximo à localidade da Ponte do Mucambo deixou o trânsito lento nos dois sentidos da pista. A colisão entre os carros foi tão forte que um deles ficou atravessado no meio da pista, causando a interdição de uma parte da BR-101. Não há informações se houve feridos no acidente, mas um vídeo que circula nas redes sociais, mostra uma pessoa sendo aparada durante o acidente. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para auxiliar o trânsito e fazer a ocorrência da colisão. Uma equipe do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e do Corpo de Bombeiros também foram acionados para o local do acidente.

COLISÃO ENTRE VEÍCULOS NA BR-101

Recôncavo

09 de Abr // | Recôncavo

Uma agência bancária foi explodida na madrugada desta segunda-feira (9), no município de Elísio Medrado, a cerca de 150 quilômetros de Salvador. Ninguém ficou ferido. De acordo com a polícia local, testemunhas contaram que cerca de oito bandidos participaram da ação. Armados, os homens destruíram as grades de proteção da agência e explodiram os caixas eletrônicos.

O banco ficou destruído. Nas imagens feitas por moradores da cidade, é possível perceber que os bandidos chegaram a usar maçarico para abrir os caixas. Ainda conforme a polícia, populares vizinhos ao banco contaram que foram mais de dez explosões e cerca de 50 tiros. Nenhum suspeito foi identificado até a manhã desta segunda-feira  pela polícia.

Recôncavo

05 de Abr // | Recôncavo

Um bebê recém-nascido foi encontrado na calçada de um bar após ser abandonado pela mãe, no município de Maragogipe, localizado no recôncavo da Bahia. De acordo com a prefeitura municipal, testemunhas contaram que a mãe da criança deu à luz dentro do banheiro do bar, colocou o bebê em um saco e deixou no passeio.

 

A criança é uma menina e passa bem, conforme a prefeitura da cidade. O caso aconteceu na madrugada de quarta (4) e a criança foi encontrada por moradores da região, que acionaram a polícia. A recém-nascida foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento, onde passa por avaliações médicas e está internada nesta quinta-feira (5).

 

Em contato com a unidade de saúde, o G1 informado de que ela está acompanhada dos pais. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no entanto, se negou a fornecer outras informações sobre a criança, como estado de saúde e tempo de gestação em que nasceu. Conforme a prefeitura, a família da menina foi encontrada ainda na quarta. O caso é acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde de Maragogipe e pelo Conselho Tutelar.

Recôncavo

04 de Abr // Leonardo Sousa | Recôncavo

A participação feminina na política tem apresentado um pequeno avanço nos últimos anos. Apesar do número apresentar uma evolução positiva, para o cenário que é composto em sua maioria por homens, a participação das mulheres em cargos eletivos ainda é considerada insuficiente. A equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo, esteve nesta quarta-feira (04), acompanhando uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Dom Macedo Costa que comemora 56 anos de emancipação política. Localizado no recôncavo baiano, o município tem nove vereadores no Legislativo Municipal, três são apenas mulheres.

O Infosaj fez um Levantamento em dez Câmaras Municipais. O resultado mostra um pequeno avanço das mulheres na política. Aratuípe: as cadeiras são ocupadas por 09 vereadores. Conceição do Almeida: de 11 vereadores, 01 é mulher. Cruz das Almas: de 15 vereadores, 03 são mulheres. Governador Mangabeira: de 11 vereadores, 04 são mulheres. Jaguaripe: de 11 vereadores, 02 são mulheres. Muniz Ferreira:  de 09 vereadores, 02 são mulheres. Muritiba: de 11 vereadores, 01 é mulher. Nazaré das Farinhas: de 11 vereadores, 03 são mulheres. Santo Antônio de Jesus: as cadeiras são ocupadas por 14 vereadores. São Felipe: de 11 vereadores, 01 é mulher.

ASSISTA A ENTREVISTA COM AS VEREADORES DE DOM MACEDO COSTA

Recôncavo

03 de Abr // Ascom | Recôncavo

Pacientes do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), localizado no Recôncavo Baiano, participaram no sábado (31) de atividades em comemoração à Páscoa. A ação foi realizada pelo Serviço Social da unidade em parceria com o grupo voluntário Anjos da Alegria. Durante o dia, foram feitas atividades lúdicas com os pacientes e acompanhantes presentes na emergência e unidades de internamento do hospital.

O objetivo é tornar a estadia dos pacientes confortável, de forma que melhore suas relações com os familiares e ambiente hospitalar. As atividades ainda favorecem a recuperação, calma e distração dos pacientes. “Essa comemoração foi de grande importância porque alegrou os pacientes que nem lembravam da Páscoa. Guardarei essa lembrança com muito carinho”, afirmou o paciente Manoel da Lapa Souza.

Recôncavo

01 de Abr // Leonardo Sousa | Recôncavo

O prefeito Marcus Vinicius, do município de Vera Cruz, esteve prestigiando a Feira de Caxixis realizado em Nazaré no recôncavo baiano. Muitos prefeitos, entre ele, estiveram na noite deste último sábado (31), na Arena Caxixi. Em entrevista ao Portal Infosaj/TV Recôncavo, Marcus Vinicius falou sobre a festa. “Primeiro é a felicidade de chegar e sentir o ambiente de organização da festa que é extremamente tradicional de toda essa região e que cada vez vem mais forte. A prefeita Eunice está de parabéns não só pela festa, mais pela administração que vem imprimindo aqui em Nazaré. Ela é um orgulho para todos os colegas prefeitos.”, disse o prefeito. Filiado ao MDB, antes PMDB, Vinicius falou sobre a costura com o pré-candidato ACM Neto que pode se lançar ao governo da Bahia nas eleições de outubro. “ACM Neto é a cara da renovação política do país. Essa será uma grande oportunidade para o estado da Bahia de ter ACM Neto como governador da Bahia. O futuro pertence à ACM Neto e nós como jovens e eu que estou no meu primeiro mandato tenho também esse compromisso com a renovação, sobre tudo, o compromisso de acompanhar ACM Neto.”, disse.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O PREFEITO DE VERA CRUZ

Recôncavo

01 de Abr // Leonardo Sousa | Recôncavo

A convite da prefeita Eunice Barreto, o chefe de gabinete do Prefeito ACM Neto, João Roma, esteve mais uma vez prestigiando a tradicional Feira de Caxixis no município de Nazaré. Essa é a segunda vez que Roma está no município prestigiando o evento. João Roma que também é pré-candidato a deputado Federal, esteve ao lado da prefeita Eunice, do ex-prefeito Isaac Peixoto além de outros prefeitos e políticos da região neste último sábado (31), na Arena Caxixi. Em entrevista ao Portal Infosaj/TV Recôncavo, o chefe de gabinete falou sobre sua visita a Nazaré. “É uma grande satisfação participar da Feira de Caxixis em Nazaré onde posso encontrar grandes amigos de toda região. Só hoje a noite são quase dez prefeitos de toda região que estão aqui em Nazaré prestigiando uma festa que tem toda uma ancestralidade na Bahia. Tem na verdade toda uma tradição e devemos perpetuar esses valores. É um proposito que engaja pessoas e gera empregabilidade e renda para muitas famílias que precisam. Eu fico satisfeito, especialmente porque retorno a Feira de Caxixis mais ampliada, organiza e com melhores serviços. Estou feliz de está próximo a Eunice e de ser parceiro de uma administração que tem orgulhado a todos a todos de Nazaré das Farinhas.”, disse Roma que tem o apoio de vários ex-prefeitos como Rosalvinho de Amargosa, Humberto Leite de Santo Antônio de Jesus e Isaac Peixoto de Nazaré. João Roma também conta com o apoio de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças politicas de várias partes da Bahia.

ASSISTA A ENTREVISTA COM JOÃO ROMA, CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO ACM NETO

Recôncavo

01 de Abr // Leonardo Sousa | Recôncavo

Os deputados estaduais Reinaldo Braga e Pablo Barrozo, a convite da prefeita Eunice Barreto, estiveram presentes na tradicional Feira dos Caxixis na noite deste último sábado (31), no município de Nazaré. Vários prefeitos e políticos da região também estiveram na festa de sábado aonde foram recepcionados pela prefeita Eunice. A equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo na oportunidade conversou com os deputados Reinaldo Braga e Pablo Barrozo que falaram da visita feita ao município. “Eu me sinto honrado e feliz pelo convite. É uma grande festa que eu já conheço há muito tempo e agora estou voltando aqui a convite da prefeita Eunice. Realmente a festa está muito bem organizada e com muita animação.”, disse Braga que falou ainda sobre várias emendas não só destinadas para Nazaré como para outras cidades do recôncavo. O deputado que está no seu nono mandato, falou sobre política a nível nacional e classificou como estarrecedora o momento atual em que o país passa.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O DEPUTADO REINALDO BRAGA

O nosso outro entrevistado foi o deputado Pablo Barrozo. “Eunice e Isaac são testemunhas de que viveram grandes dias aqui em Nazaré. Esses grandes dias estão voltando a serem vividos. Essa é uma administração voltada para o seu povo. Essa é uma festa belíssima. Poucas prefeituras conseguem fazem uma festa tão bem organizada onde você ver a festa aqui com grandes atrações. Eu tenho visto as pessoas homenageando e incentivando Isaac e Eunice. Nada melhor do que a resposta da população. Quem conhece Nazaré, se apaixona por Nazaré, ama Nazaré e sempre está em Nazaré. Essa é uma das feiras mais bonitas de todo Brasil. Nós como baianos não podemos deixar de está presente aqui.”, disse Barrozo que é bem próximo do prefeito ACM Neto e que falou também um pouco de política.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O DEPUTADO PABLO BARROZO

Recôncavo

28 de Mar // Leonardo Sousa | Recôncavo

A 11ª CIRETRAN em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, tem um novo coordenador. Quem assume o órgão agora é Luciano Moura, mais conhecido como Luciano Cuiuba. Sua nomeação já foi publicada no Diário Oficial do Estado. Moura ficará no lugar de Ruy Tourinho que a partir de agora irá para diretoria executiva da Policlínica Regional.

 

Sua indicação para o cargo aconteceu depois de muitas conversas com o prefeito Rogério onde seu nome foi escolhido para nomeação da 11ª CIRETRAN, órgão ligado ao DETRAN. Em entrevista ao programa Cidade Alerta da Rádio Clube FM, apresentado pelo radialista Gildásio Cavalcante, Luciano Moura falou do novo desafio em assumir a CIRETRAN no município.

 

“Tomar conta de quinze cidades é um trabalho árduo. É um desafio novo. Quero agradecer a Deus em primeiro lugar e ao prefeito Rogério. Quero de imediato tentar aproximar o órgão a população. Quero fazer um trabalho educativo para as pessoas entenderem a função da CIRETRAN.”, disse Luciano. O novo coordenador da CIRETRAN também já foi secretário de Trânsito e Transporte onde e ficou por 2 anos na gestão do ex-prefeito Humberto.

Recôncavo

27 de Mar // | Recôncavo

A 2ª Turma da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia, determinou o retorno à prisão do ex-prefeito de Muritiba, Roque Luz, ao analisar o mérito de um habeas corpus. A Turma, desta forma, retifica a liminar anterior, e restabeleceu a prisão preventiva. A prisão será mantida diante da necessidade de garantir a ordem pública e a instrução criminal.

 

Ele é suspeito de receber propinas em contratos com uma empresa que trabalhava no município durante sua gestão, entre os anos de 2013 e 2015. Roque Luz é investigado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) na Operação Adsumus deflagrada no ano passado segundo informações do Bahia Notícias.

 

“Ressalto, em que pese este relator, no momento da apreciação do pedido de liminar, e, logo, através de um exame superficial, ter entendido que inexistiam fatos concretos que pudessem amparar a decretação da prisão cautelar, retifico o entendimento esposado, principalmente nessa fase de julgamento, quando se permite adentrar em uma análise mais aprofundada dos fatos apresentados nos autos”, diz o relator, juiz convocado Francisco de Oliveira Bispo.

Recôncavo

27 de Mar // | Recôncavo

Um homem identificado como Reginaldo Pereira da Silva Júnior, acusado de praticar mais de 20 homicídios em Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos, foi morto na noite deste último domingo (25) no município de  Muniz Ferreira, no recôncavo baiano. Reginaldo era conhecido como “Coentro” e estava foragido.

 

De acordo com o delegado Gustavo Coutinho, Reginaldo era envolvido com facções criminosas e praticou diversos crimes nos anos de 2013 e 2014. “Ele dava muito trabalho à polícia e era um dos bandidos mais procurados. Muita gente queria matá-lo. Tanto da facção a qual ele pertencia, como da rival. Já estava jurado de morte”, comentou.

 

“Coentro” foi morto com tiros e o delegado acredita que a autoria do crime pode estar relacionado a algum desafeto da vítima segundo informações do Acorda Cidade. "Ele atuava principalmente na região do Aviário em Feira de Santana e região de São Gonçalo dos Campos. Foi preso por porte de arma várias vezes e estava sendo procurado pela polícia por cometer vários homicídios. Ele era muito perigoso e estava na cidade de Muniz Ferreira".

Recôncavo

24 de Mar // Gildásio Cavalcante | Recôncavo

O Ministério Público Estadual recomendou ao prefeito de Cruz das Almas, Orlandinho (PT), que exonere imediatamente secretários efetivos da administração da prefeitura que tenham outros cargos públicos em órgãos municipais, estaduais ou federais. 

 

A recomendação, expedida pelo promotor de Justiça Adriano Marques, considerou que a atuação da administração pública deve ser pautada nos princípios da impessoalidade, moralidade e eficiência.


O promotor de Justiça levou em consideração também que os secretários municipais, considerados agentes políticos pela Constituição Federal, devem ter dedicação exclusiva, tornando-se incompatíveis com a acumulação de qualquer cargo. Bocao News
 

Recôncavo

23 de Mar // | Recôncavo

A relatora do processo de crime de responsabilidade que envolve a prefeita de Maragojipe, Vera Lucia Maria dos Santos, desembargadora Soraya Moradillo deferiu o pedido da defesa para adiamento do julgamento, que aconteceria nesta última quinta-feira (22), na segunda câmara criminal do Tribunal de Justiça da Bahia.

 

Os advogados Sérgio Habib e Thales Habib pediram adiamento para a juntada de documentos. Os defensores afirmaram segundo informações do Bocão News que o objetivo é "demonstrar a inocência da prefeita". A desembargadora relatora deferiu o pedido dos advogados remarcando o julgamento para 26 de abril.

 

Em fevereiro deste ano, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou uma formulação de representação ao Ministério Público estadual (MP-BA) contra a prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia Maria dos Santos. O conselheiro e relator do processo, Paolo Marconi, solicitou que seja apurada a suposta prática de ato de improbidade administrativa na contratação para aquisição de combustível.

Recôncavo

19 de Mar // Leonardo Sousa | Recôncavo

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação, entregou totalmente reformada durante reinauguração na tarde desta segunda-feira (19), a Escola Municipal Péricles Morais de Andrade que fica localizada na Rua Maria Quitéria, no Bairro do São Benedito. A cerimônia de reinauguração contou com a presença do prefeito Rogério Andrade, de secretários municipais, vereadores, pais, alunos e professores. Essa é a 11ª escola que a gestão municipal entrega na cidade. A escola conta com mais de sete salas de aulas que irá funcionar nos períodos da manhã, tarde e noite.

É importante lembrar que a Prefeitura Municipal também entregou um ônibus 0 km além do início da entrega do novo fardamento escolar padronizado para os estudantes da rede municipal. “Estou muito feliz em poder está reconstruindo as escolas de Santo Antônio de Jesus nas suas estruturas. Nós herdamos um governo com problemas em todas as escolas do município. Nossa cidade conta com 55 escolas e estou feliz porque já passamos de uma dezena de escolas recuperadas. É uma média de uma escola recuperada por mês. Os nossos alunos, os nossos pais e os nossos professores merecem isso”, disse o prefeito Rogério Andrade em entrevista ao Portal Infosaj/TV Recôncavo.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O PREFEITO ROGÉRIO ANDRADE

Recôncavo

17 de Mar // Redação | Recôncavo

Aconteceu na tarde deste sábado (17), o sepultamento de Silvaneia Sampaio de Oliveira, 42 anos, residente no Loteamento Grande Vale no Bairro São Paulo em Santo Antônio de Jesus. Silvaneia, conhecida mais por Léia, era funcionária da Câmara Municipal de Vereadores lotada no gabinete do vereador Luiz Almeida Santos onde trabalhava como Assessora do Legislativo. Nesta última quinta-feira (15), Léia sofreu um Acidente vascular Cerebral (AVC) onde passou por uma cirurgia no Hospital Regional, mais não resistiu e veio a óbito.

A família da assessora autorizou a doação de órgãos. O Fígado e córneas foram doados. Silvaneia deixa o marido e uma filha. Em mais uma missão com o objetivo de salvar vidas, o Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar viabilizou, na tarde deste sábado, o transporte de órgãos da Bahia para o Rio de Janeiro. Fígado e córneas foram encaminhados de Santo Antônio de Jesus para Salvador, de onde, parte do material, seguiu para a capital carioca.

Recôncavo

16 de Mar // | Recôncavo

Acusado de puxar uma arma para dois vereadores, o prefeito de Itatim, Gilmar Pereira Nogueira, o “Tingão” (PSD), declarou que dois vereadores tramavam colocar laxantes na merenda de uma escola. Em nota na quinta-feira (15), o gestor disse que a atitude dos vereadores Nadson Andrade (PTB) e José Machado (PMDB) foi “covarde e criminosa”.

 

O fato teria ocorrido na Escola Municipal Geraldo Pereira Nogueira, onde os edis tinham ido para apurar uma denúncia feita por estudantes. Conforme Tingão, que é ex-delegado, os edis iriam colocar 20 comprimidos de Lactopurga na refeição da escola. "Ainda bem que fui avisado a tempo, através de um telefonema anônimo, dos planos nefastos desses indivíduos"

 

"Eles que se dizem Vereadores, não são dignos de serem, sequer, porteiros da Câmara Municipal de Vereadores, uma Casa que merece todo meu respeito e apreço”. O gestor, que não respondeu se estava armado, disse que irá entregar à Polícia Civil os comprimidos que teriam sido tomados dos edis. Por fim, chegou a pedir desculpas pelo ato. Tingão não respondeu se estava armado no momento do incidente segundo informações do Bahia Notícias.

Recôncavo

16 de Mar // Ascom | Recôncavo

Nesta sexta-feira (16), um grupo de pessoas foi recebido por membros da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus. O grupo em questão representa as famílias que estão ocupando a área que pertencia a Fernando Barbosa Gomes, conhecido como Fernando do Ouro, falecido no dia 14 de fevereiro de 2018. Este grupo, acompanhado e assessorado legalmente pelo advogado Leonardo Fiúza, solicitou esta reunião com o poder público para abrir um canal de comunicação a respeito das medidas a serem tomadas em relação ao uso da área localizada em frente ao Porto Seco.

Recebidos pelo Chefe de Gabinete Humberto Vieira e pelos Secretários Sônia Fontes (Infraestrutura), João Geraldo (Serviços Públicos) e Maria de Fátima (Agricultura e Abastecimento), além do Coordenador da Defesa Civil, Sargento Vinicius, os ocupantes expuseram a situação em que se encontra o processo de ocupação da área de 100 tarefas que, segundo eles, está sendo ocupada por cerca de 1.300 famílias a mais de 30 dias. A área, inicialmente tida como herança vacante (sem herdeiros), foi reivindicada por um proprietário que entrou com um processo de despejo que está tramitando na justiça.

Recôncavo

16 de Mar // | Recôncavo

De olho nas eleições estaduais deste ano, o presidente da Câmara Municipal de Cruz das Almas, Renan de Romualdo (PMDB), antecipou a eleição que escolherá o seu sucessor na Casa Legislativa em 2019. A votação para a nova mesa diretora, que normalmente acontece em dezembro, foi marcada pelo presidente para a próxima segunda-feira (19), às 19h30.

 

A convocação prematura, de acordo com Renan, aconteceu por conta de uma necessidade da Casa de lidar com outra questão à frente: as eleições estaduais de 2018. O peemedebista deve sair candidato a deputado estadual neste ano, após uma articulação com o deputado federal Ronaldo Carletto, ainda filiado ao PP, porém tendo o PR como destino.

 

“Por conta das eleições estaduais, vamos antecipar essa votação que não traz prejuízos para o município e nem para a Casa”, defendeu o vereador. “O regimento da Câmara prevê que a eleição da mesa diretora tem até a última sessão do ano como prazo limite para ser realizada, mas pode acontecer a qualquer momento”, destacou Renan de Romualdo.

Recôncavo

14 de Mar // | Recôncavo

Sete vereadores oposicionistas em Maragogipe, no reconcâvo baiano, denunciam uma série de obras abandonadas no município pela gestão da prefeita Vera da Saúde. Além disso, o grupo relata dificuldades em trabalhar por conta de uma mobilização que estaria sendo feita por ocupantes de cargos comissionados na prefeitura.

 

"Estamos passando um momento difícil no munícipio, onde funcionários da prefeitura vão para a Câmara fazer algazarra. Impedem a fala dos vereadores, um direito do cidadão. Estamos passando constrangimento no município", relata o vereador Renatinho do Coqueiro (PSC), que atribui a organização dos atos à prefeita da cidade.

 

As ligações do Bocão News não estão sendo atendidas para responder às acusações. “Os vereadores de situação são aplaudidos na hora que falam. Quando é a nossa vez, somos impedidos com gritarias, palavrões, somos agredidos com palavras indecentes”, relata. O legislador também afirma que a gestora não atende a indicações dos vereadores e cobra resolução de problemas simples, como revitalização de praias e reformas de campos de futebol.

Recôncavo

14 de Mar // | Recôncavo

Dois vereadores de Itatim acusam o prefeito Gilmar Tingão (PSB) de ameaçá-los com uma arma durante uma inspeção à escola Geraldo Pereira Nogueira na manhã quarta (14). O presidente da Câmara, Nadson Andrade (PTB), e José Machado (PMDB) estariam apurando a denúncia de estudantes quando foram abordados pelo prefeito.

 

“Os alunos denunciaram que a merenda estava com péssima qualidade e que as fossas estavam cheias. Quando estávamos conversando com a diretora da escola, o prefeito chegou agitado com uma arma e ameaçou dar um tiro na cara dos vereadores”, denunciou Nadson Andrade, em entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta-feira (14).

 

Segundo o gestor da Câmara, os cerca de 600 alunos da unidade escolar começaram a correr e, além da ameaça, Tingão teria dado “tapas no rosto dos dois vereadores”. De acordo com o vereador, a promotoria local recomendou que fosse feito um exame de corpo delito, o que deve acontecer em Itaberaba, onde fica a sede do Departamento de Polícia Técnica – os vereadores apresentaram ao Bahia Notícias as guias para a realização do exame.

Recôncavo

13 de Mar // Gildásio Cavalcante | Recôncavo

 Na noite desta terça-feira (13), em Santo Antônio de Jesus, foi registrado mais um assassinato.

 

Segundo informações que chegam ao nosso departamento de jornalismo, dois homens em um veículo Gol na cor branca estavam no carro.

 

 Um deles desceu do veículo e assassinou a tiros um jovem de prenome Jonas, que transitava na rotatória do Calabar nas proximidades do Leque Motos.

 Jovem era estudante de Engenharia Civil na Facemp

 

A vítima foi alvejada por cerca de oito tiros, o mesmo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

 

A autoria e motivação do crime são desconhecidas.

 

 

Recôncavo

09 de Mar // | Recôncavo

Os vereadores da oposição de Maragogipe solicitaram medidas protetivas após episódio de quinta-feira (8), em sessão na Câmara. Em contato com o BNews, na manhã desta sexta-feira (9), o edil Beto de Betuca (PT) afirmou que o grupo oposicionista está sendo perseguido por funcionários comissionados da prefeitura “a mando da prefeita” Vera Lúcia.

 

O petista contou que a sessão de quinta foi marcada por xingamentos e tentativas de agressão pelo grupo de funcionários que participam das sessões na Casa. “A prefeita tem a estratégia de colocar nomeados e cargos comissionado para irem a Câmara fazerem bagunça e não deixar os vereadores de oposição a discursarem".

 

"Pedimos para suspender a sessão e fomos para uma sala. Uma funcionária da prefeitura foi atrás e tentou agredir a vereadora. Ficamos nervosos e quase chegamos às vias de fato. Ficamos em uma sala, até a polícia chegar", contou. Ainda segundo o edil, a bancada de oposição, composta também pelos vereadores Tinho, Fernandinho, Renatinho de Coqueiro, Ana Leite, Raquel e Moises, ficaram por cerca de 1h30 dentro da sala aguardando o policiamento.

Recôncavo

09 de Mar // | Recôncavo

Presa por extorsão, Andreza Souza Dias Souza, 22 anos, mantinha uma rotina normal enquanto servidora da Secretaria Municipal de Educação do município de Nazaré das Farinhas, localizado no recôncaco baiano. A estudante de Direito foi detida pela polícia nesta última terça-feira (6), durante a Operação Ferfil Falso do Ministério Público.

 

Segundo o secretário municipal de Administração, Fábio Sales, a prisão da funcionária pública pegou a todos de surpresa. "O comportamento dela era normal, inclusive era uma pessoa que cantava em todas as atividades da prefeitura. Ela que cantava o Hino Nacional, emocionava todo mundo. Foi uma surpresa geral para todos nós. Não apresentava nada de anormal", contou.

 

Andreza Souza Dias passou a integrar o quadro de servidores da Prefeitura de Nazaré em janeiro de 2017. Sua exoneração foi publicada logo após a notícia da prisão. De acordo com o Ministério Público, Andreza teria aplicado golpes em mais de 20 mulheres. Para aplicar os golpes, ela utilizava perfis falsos nas redes sociais e se passava por um homem. Ela teria iniciado a prática criminosa em 2013 segundo informações do Bocão News.

Recôncavo

09 de Mar // Leonardo Sousa | Recôncavo

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (09), no município de Varzedo, no recôncavo baiano, a 1ª edição do “Projeto Prefeitura Itinerante”. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Varzedo onde muitas ações foram desenvolvidas na Praça da Estação. Toda estrutura foi montada no local oferecendo diversos serviços públicos para a população do município. É importante lembrar que o projeto é uma realização da Prefeitura em parceira com as secretarias municipais, cujo objetivo principal é levar as ações da administração para junto do povo, especialmente aos mais carentes, garantindo assim momentos de lazer e socialização, proporcionando uma prestação de serviço com eficácia e qualidade. O prefeito Ari Bahia esteve durante toda a manhã articulando ações e atendendo a população.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O PREFEITO ARI BAHIA

Na oportunidade, a equipe do Portal Infosaj/Tv Recôncavo conversou com o prefeito Ari Bahia e com a secretária de Saúde Ariana Castro. “Estamos trazendo a saúde para toda população de Varzedo. No ano passado sofremos um pouco pela falta de profissionais do Programa Mais Médico. Eu quero terminar o ano como terminei na segurança pública e nas estradas quando toda população me deu nota dez. Hoje aqui as pessoas irão ser atendidas, vão tirar raio x digital e já sairão com seu remédio na mão. Isso não vai só ficar na sede, vou levar o projeto para toda zona rural de Varzedo esse atendimento”, disse o prefeito que ainda falou sobre os investimentos que a gestão está fazendo no município na área de saúde, educação e infraestrutura.

 ASSISTA A ENTREVISTA COM A SECRETÁRIA DE SAÚDE ARIANA CASTRO

Ainda falou sobre política, Ari Bahia pediu para que o povo de Varzedo vote nos políticos que ajudaram o município. Nossa reportagem também conversou com a secretária de Saúde Ariana Castro. “Uma das propostas do governo do prefeito Ari Bahia era levar para aquelas comunidades que não tem atendimento médico um projeto itinerante, tanto é que foi feito a ‘Prefeitura Itinerante’. Estamos hoje com vários serviços de saúde, ação social e educação, ou seja, foi feito um projeto de maneira que todas as secretarias estivessem presente”, disse a secretária de Saúde que falou sobre alguns investimentos feitos na área da saúde. Uma grande novidade segundo a secretária de Saúde, é que Varzedo conta com um médico psiquiatra pela primeira vez no município.

Recôncavo

08 de Mar // Leonardo Sousa | Recôncavo

O município de Jaguaripe, na região de Santo Antônio de Jesus, recebeu reforços importantes na área de infraestrutura, nesta quinta-feira (8). O governador Rui Costa entregou a recuperação da estrutura do Terminal Hidroviário da comunidade de Mutá, e assinou ordem de serviço para a recuperação do Terminal da Sede. Serão beneficiados os municípios de Aratuípe, Valença, Nazaré, Salinas da Margarida, Maragogipe e Jaguaripe. No Terminal da Sede, mais R$ 524 milhões serão investidos.

Os serviços a serem realizados incluem a recuperação estrutural da ponte de acesso e atracadouro em concreto, com reconstrução de um vão da ponte de acesso e reparo da ponte de acesso em concreto armado. Com a obra, serão beneficiadas 18 mil pessoas que circulam entre os municípios de Aratuípe, Valença, Nazaré, Vera Cruz, Salinas da Margarida, Jaguaripe e Santo Antônio de Jesus. Ainda para Jaguaripe, o governador entregou um trator com implementos agrícolas e autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural a celebrar convênio no âmbito do Projeto Bahia Produtiva, no segmento de mandiocultura, com a Associação de Produtores Rurais de Riacho do Miranda.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O GOVERNADOR RUI COSTA

Um investimento de R$ 416 mil. A equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo esteve acompanhando a visita do governador no município na manhã desta quinta-feira (08). Em entrevista a nossa reportagem, Rui Costa falou sobre os investimentos que estão sendo feitos em Jaguaripe, aproveitou para elogiar as belezas que o município oferece. Ainda falou sobre as visitas que tem feito a vários municípios, especialmente no recôncavo baiano, sobre a recuperação da BA-026 que liga Santo Antônio de Jesus a Amargosa, do Distrito Industrial e da inauguração da Policlínica Regional em Santo Antônio de Jesus além da política estadual e nacional.

ASSISTA O DISCURSO DO PREFEITO HUNALDO SIMÕES

Recôncavo

08 de Mar // | Recôncavo

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (8), a operação “Perfil Falso” para reprimir delitos de estelionato e violação sexual no estado. De acordo com o órgão, os crimes foram praticados mediante fraude por Andreza Souza Dias Souza contra dezenas de mulheres em diversas cidades baianas desde 2013.

 

Ainda segundo o MP-BA, a investigada abordava mulheres por aplicativos de mensagens ou sites de encontros amorosos e se passava por pessoas do sexo masculino, utilizando imagens subtraídas de terceiros em redes sociais e até manipulando a sua voz. Os promotores de Justiça cumpriram um mandado de prisão preventiva em face de Andreza Souza Dias Souza.

 

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Santo Antônio de Jesus e Nazaré, no Recôncavo baiano, em endereços frequentados pela investigada. Foram arrecadados aparelhos celulares, computadores e documentos relacionados ao caso. Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara dos Feitos Criminais de Salvador. Mais informações sobre a operação serão prestadas pelo GAECO ainda nesta quinta-feira.

Recôncavo

07 de Mar // | Recôncavo

O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus V da UNEB, em Santo Antônio de Jesus, vai ofertar neste ano o curso de extensão Gênese do Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil. Vão participar pesquisadores dos cursos de Administração, História, Geografia e Letras – Língua Portuguesa, Espanhola, Inglesa e Literaturas.

 

Serão temas debatidos durante as atividades: conservadorismo e neofacismo; mudanças e retrocessos na educação brasileira; riscos e perdas de direitos dos trabalhadores; censura e perseguição às artes; precarização das condições de vida das populações negras, pobres e vulneráveis; e neoliberalismo.

 

O curso vai seguir, em linhas gerais, orientações teórica e metodológicas semelhantes às das ofertas já disponibilizadas por outras instituições brasileiras, a exemplo da Universidade de Brasília e da Universidade Federal da Bahia. Em breve, serão divulgados o cronograma completo da iniciativa, informações sobre inscrições e os textos que orientarão as discussões. Informações: Colegiado do Curso de História/Campus V (75) 3631-2855.

Recôncavo

07 de Mar // | Recôncavo

Nesta próxima quinta-feira (08), às 9h, o governador Rui Costa viaja para o município de Jaguaripe, na região de Santo Antônio de Jesus, onde, na comunidade de Mutá, às 9 horas, descerra a placa de inauguração da recuperação da estrutura do Terminal Hidroviário de Mutá, que recebeu investimento do governo do Estado da ordem de R$ 800 mil.

Em seguida, às 9h40, Rui segue para a cidade de Jaguaripe, onde, na Praça Histórica (antiga Praça da Bandeira), no Centro, assina ordem de serviço para execução de serviços para recuperação do Terminal Hidroviário da sede e autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Rural a celebrar convênio no âmbito do Projeto Bahia Produtiva, no segmento de mandiocultura.

Recôncavo

07 de Mar // | Recôncavo

O Programa de Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMMGFC), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está com inscrições abertas para a segunda turma de 2018. São ofertadas 05 vagas, que serão preenchidas segundo a ordem de classificação geral dos candidatos.

 

Os interessados devem se inscrever até às 16h do domingo (11). As inscrições são realizadas exclusivamente online mediante preenchimento de formulário de inscrição disponível no site do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB. O valor da taxa de inscrição é de R$ 55. Clique aqui e confira aqui o edital!

 

O processo seletivo será constituído de etapa única: prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório no valor de 20 pontos. A prova terá duração de 3 horas e será aplicada no dia 15 de março, às 9h, no CCS, em Santo Antônio de Jesus. A prova terá dez questões de conhecimentos básicos da medicina de família e comunidade e dez questões de conhecimentos das grandes áreas da medicina. O resultado está previsto para ser divulgado 21 de março no site do CCS.

Recôncavo

07 de Mar // | Recôncavo

Com o objetivo de fomentar o turismo, educação e informação, o projeto “Terreiros Criativos”, realizado em parceria entre as secretarias estaduais de Cultura e do Turismo, contemplará 10 terreiros de candomblé nos municípios de Cachoeira e São Félix, no recôncavo baiano, reconhecidos como Patrimônio Cultural da Bahia.

 

“O projeto é inédito e inovador na Bahia, já que até hoje não se tinha implantado um programa de política pública continuada para beneficiar terreiros tombados ou registrados pelo Estado”, avalia o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), João Carlos de Oliveira segundo o Bahia Notícias.

 

João Carlos ainda explic que os participantes serão capacitados para ações de receptividade e para aprimorar conhecimentos das culturas de matriz africana, além da educação patrimonial e da preservação cultural. “Para iniciarmos, teremos um curso com carga horária de 80 horas distribuídas em três módulos por período de três meses; o primeiro, sobre Histórias do Brasil e da África, o segundo sobre Turismo e Patrimônio cultural”.

Recôncavo

05 de Mar // | Recôncavo

Um jovem de 23 anos, identificado como Natanael Conceição dos Santos, foi morto a tiros na noite deste último domingo (04), no município de Vera Cruz. O crime aconteceu em uma praça pública localizada em Mar Grande, por voltadas 20h30, na localidade conhecida como Jaburu. Na ação, mais quatro pessoas foram atingidas.

 

Elas foram socorridas na Unidade de Pronto Atendimento de Mar Grande e transferidas, em seguida, para o Hospital Geral de Itaparica. Segundo informações do oficial de operações da 5ª CIPM (Vera Cruz), Natanael estava em uma festa que acontecia no local, quando foi surpreendido pelos disparos, morrendo na hora.

 

Porém, de acordo com o policial, não correm riscos de morte. Ainda segundo a Polícia Militar, não há informações precisas, até o momento, sobre identificação e o número de atiradores envolvidos no caso. Familiares informaram à polícia que Natanael tinha envolvimento com drogas. No entanto, a motivação do assassinato ainda não foi esclarecida. O crime será investigado pela Polícia Civil. O corpo de Natanael foi removido para o Departamento de Polícia Técnica.

Recôncavo

05 de Mar // | Recôncavo

Faleceu no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, nesta segunda (05), a professora Raimunda Gleide Souza Santana, 65 anos. A professora foi vítima de um atropelamento na BA-046 na noite de domingo (04). A vítima retornava de uma igreja com seu esposo quando foi atingida por uma motocicleta próximo ao contorno da URBIS III.

 

Raimunda estava lucida sentindo apenas dores na região do pescoço e coluna de acordo com informações do seu irmão identificado como Washington. Ela foi atendida por uma equipe do SAMU e encaminhada para o Hospital Regional, mais acabou falecendo. Raimunda residia na URBIS III e congregava na Igreja Monte do Calvário.

 

A professora lecionava no Colégio Estadual Luiz Viana Filho. Ela deixa esposo e filha de 21 anos. O motociclista teve ferimentos e permaneceu no local a todo momento. Washington relatou que o motociclista tentou ajudar as vítimas. “Ele disse que tentou desviar. É uma vítima também. A estrada estava escura e deserta. Peço às autoridades que providencie iluminar e fazer a manutenção das estradas”, disse o irmão da vítima.





Classificados


Enquete



Mais Lidas