Notícias

Bahia

Bahia

25 de Jun // | Bahia

Os chamados “espadeiros” não se intimidaram com a proibição do Tribunal de Justiça da Bahia  e foram para a Rua Costa Pinto fazer a tradicional “guerra de espadas”, na noite de sexta (23), na cidade de Senhor do Bonfim. Uma viatura da PM esteve no local onde ocorreu a prática tradicional, acompanhou a situação, mas não chegou a interferiu na “guerra”, para evitar o confronto com os praticantes.

 

O TJ-BA determinou que quem descumprisse a medida poderia ser preso e pagar multa. A associação dos espadeiros informou que iria recorrer da decisão. Os espadeiros fizeram um protesto pelas ruas da cidade, contra a decisão judicial, alegando que a prática é uma tradição. Os manifestantes realizaram um caminhada passando pelas ruas Costa Pinto, Júlio Silva e Barão de Cotegipe, onde acontece o percurso da "guerra de espadas".

 

"Foi um ato da população contra essa decisão judicial que é precipitada. A guerra de espadas é uma tradição que tem quase um século e representa a identidade da cidade nessa época do ano", destacou Darlan Valverde presidente da associação de espadeiros da cidade. “O intuito dos espadeiros é brincar e não agredir ninguém, por isso o número de queimados diminuiu cada vez mais na cidade”, defendeu o espadeiro Rômulo Júnior.

Bahia

25 de Jun // | Bahia

O retorno para casa após o feriado de São João pelas BR’s que cortam a Bahia e servem de acesso para Salvador e nas BA’s, já começa ter fluxo intenso no final da manhã deste domingo (25). Segundo a Via Bahia, por volta das 07h a BR-116, foi interditada no Km-485, na altura do município de Rafael Jambeiro, no centro norte baiano, por causa de um acidente.

 

O veículo acidentado foi removido e a pista foi liberada por volta das 08h. No trecho de Candido Sales, no Km-917 da BR-116 houve retenção, por causa de um acidente. A pista foi liberada por volta das 12h18. Já no trecho de Santo Estevão da BR-116, a Via Bahia informa tráfego intenso com retenção de 4 km, devido ao retorno do feriado.

 

Na BR-324, o fluxo é intenso sentido Salvador com alguns pontos de retenção. O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) informou que o trânsito segue normalmente nas BA’s 522, 523, 524, 526, 528, 530, 531 e 93, exceto no Km 23 da BA-099, por causa de um atropelamento com vítima fatal, ocorrido na manhã deste domingo (25). Quem decidiu voltar para capital baiana, partindo das ilhas, na manhã deste domingo (25), se deu bem.

Bahia

25 de Jun // | Bahia

Uma mulher foi assassinada a facadas na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, e o companheiro dela, suspeito de cometer o crime, foi espancado por populares logo após o homicídio. As informações são do Centro Integrado de Comunicação da Secretaria de Segurança de Pública. O caso ocorreu no sábado (24), no bairro do Caji.

 

Segundo a polícia, a vítima, identificada como Vanusia dos Santos, de 47 anos, foi golpeada em várias partes do corpo. Não há informações sobre o que motivou o crime. A vítima ainda chegou a ser socorrida para o Hospital Menandro de Faria, mas não resistiu. O suspeito, que não teve nome divulgado, foi encaminhado para o HGE após ser agredido por vizinhos da vítima, segundo a polícia.

 

Não há informações sobre o estado de saúde do homem. Outro crime: Também na região metropolitana da capita baiana, uma mulher de 26 anos foi morta a tiros em casa na cidade de Simões Filho, e o companheiro é o principal suspeito. O crime ocorreu no sábado (24) no Parque Residencial Vida Nova, segundo o Cicom. Ainda não há informações sobre a motivação do homicídio, segundo informações do G1.

Bahia

25 de Jun // Bocão News | Bahia

A data de 25 de junho, na Bahia, é marcada pela troca da sede do governo do Estado. Os despachos, por 24 horas, deixam de ser realizados em Salvador e partem para Cachoeira. A mudança da sede foi aprovada pela lei 10.695, de 2007 e se tornou uma tradição que precede as comemorações da Independência da Bahia desde o primeiro mandato do governador Wagner (PT).

 

Nesta edição também serão comemorados os 10 anos da transição. Pelo terceiro ano consecutivo, Rui Costa (PT) não irá a solenidade festiva e histórica. De acordo com fontes palacianas, a prioridade da agenda do governador é percorrer os municípios interioranos que promovem São João, como assim o fez desde o início do fim de semana.

 

Caberá ao vice-governador João Leão (PP), mais uma vez, representa-lo nos ritos que marcam a passagem da data na cidade, como o hasteamento das bandeiras, a sessão da Câmara local e o acompanhamento do desfilo cívico. Conforme contam os livros históricos, em junho de 1822, os cachoeiranos assumiram a liderança do movimento que deflagrou a guerra pela Independência da Bahia, após terem reagido às investidas de militares portugueses que tentavam sitiar a vila com o objetivo de sufocar a mobilização popular contra a dominação colonial.

Bahia

25 de Jun // | Bahia

A travessia marítima de lanchas entre Salvador e Mar Grande foi suspensa por 3h30, na manhã deste domingo (25), por causa da maré baixa, segundo informações da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). O serviço iniciou as operações às 5h, mas foi interrompido às 8h e a previsão é de que seja retomado às 11h30.

 

Conforme o órgão, com a maré baixa, o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, fica sem condições de operar devido à pouca profundidade do canal de navegação. Após o retorno das operações, segundo a Astramab, serão colocadas em operação 10 embarcações, com saídas a cada 15 minutos, para atender a demanda.

 

O período de maré baixa prolongada, que começou na última quinta-feira (22) e vai até terça-feira (27), também vai encurtar as operações da travessia na noite deste domingo, conforme o órgão. O último horário saindo de Salvador será às 19h e não às 20h, como ocorre normalmente. No sentido inverso, o último horário será normal, às 18h30. Já os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam normalmente neste domingo.

Bahia

24 de Jun // | Bahia

Uma decisão proferida pela juíza Carolina Almeida da Cunha Guedes na quarta (21) causou polêmica na comunidade jurídica baiana. Após ter a luz cortada, um homem entrou com um pedido liminar para concessão de tutela de urgência pedindo que o fornecimento da luz fosse retornado até que a causa fosse julgada em definitivo, tendo em vista que a audiência foi prevista apenas para setembro.

 

Mesmo com o autor da liminar tendo que ficar por três meses sem luz em sua residência, a juíza afirmou que "não se vislumbram presentes os requisitos para concessão da tutela de urgência", indeferindo o pedido. De acordo com o advogado Marcel Munhoz Garibaldi, a casa estava alugada para um inquilino que deixou a casa com contas, em seu nome, da Coelba atrasadas.

 

"O autor da ação, por estar desempregado, resolveu dispor da casa para uso próprio e foi até a Coelba pedir a ligação de energia em um novo contrato, em seu próprio nome", explicou. A Coelba teria, então, negado o pedido do autor da ação, afirmando que ele deveria assumir a dívida para pedir a religação. "Ocorre que isso é ilegal. As contas de consumo como água, luz, telefone têm natureza de obrigação pessoal, atrelada a quem consome, e não ao imóvel", defendeu o advogado.

Bahia

23 de Jun // | Bahia

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) vetou a realização da tradicional "guerra de espadas" que ocorre durante o período junino na cidade de Senhor do Bonfim, na Bahia, e ainda suspendeu a lei municipal que tornava a prática um patrimônio cultural e imaterial da cidade. A decisão, que considerou um pedido feito pelo MP foi publicada na edição de quinta (22) do Diário Oficial da Justiça.

 

Quem descumprir a medida pode ser preso e pagar multa de até R$ 10 mil conforme a decisão. A associação dos espadeiros do município informou que vai recorrer da decisão. A guerra de espadas havia sido declarada como patrimônio cultural e imaterial da cidade no início de junho, quando a prefeitura sancionou sancionou o projeto de lei sobre a prática, segundo informações do G1.

 

A proposta já havia sido aprovada por unanimidade, no final de maio, pela Câmara de Vereadores da cidade. A medida, no entanto, dividiu opiniões na cidade, porque alguns moradores defendem o fim da prática por conta dos perigos de queimaduras nos participantes. No São João de 2016, ao menos 19 pessoas tiveram ferimentos no município. Na quarta-feira (21), um homem foi preso em flagrante e 105 espadas foram apreendidas em Senhor do Bonfim.

Bahia

23 de Jun // G1 | Bahia

Uma mulher suspeita de simular um assalto para matar uma idosa de 71 anos e roubar o dinheiro da venda de um terreno foi presa na quinta-feira (22), na cidade de Jequié. De acordo com informações da Polícia Civil, o crime ocorreu na quarta (21) e contou com a participação de dois adolescentes, contratados pela suspeita. A dupla é procurada pela polícia.


Segundo a polícia, em depoimento, a mulher confessou o crime e contou que atraiu a vítima para um bairro distante da cidade, onde fiéis costumam fazer orações, alegando que queria conversar com ela. Ao chegar no local, conforme a polícia, os adolescentes abordaram as duas e simularam o assalto, mas a idosa não estava com o dinheiro. Durante a ação, a vítima foi esfaqueada.


De acordo com a polícia, após o ataque, a mulher e os adolescentes pensaram que a vítima havia morrido e fugiram do local do crime, sem levar nada. No entanto, a idosa ainda estava viva e foi levada para um hospital da região, onde relatou o crime para a polícia. Na madrugada da quinta-feira, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Conforme a polícia, a suspeita foi encaminhada para a carceragem da Delegacia de Jequié, onde passou a noite.

Bahia

23 de Jun // | Bahia

A espera para embarque de veículos no Sistema Ferry Boat é de 1h30 a 2h na manhã desta sexta-feira (23), no Terminal São Joaquim, em Salvador. Os pedestres aguardam mais de 1h para fazer a viagem até a Ilha de Itaparica. As estimativas são da Internacional Travessias Salvador, concessionária responsável pelo transporte, segundo informações do G1.

 

O grande movimento é de passageiros que vão curtir o São João fora da capital baiana. Os ferries fizeram viagens durante toda a madrugada desta sexta-feira, e atendem, na manhã desta sexta, com saídas a cada 30 minutos, com os ferries Agenor Gordilho, Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Ivete Sangalo, Juracy Magalhães Jr. e Pinheiro.


Nesta manhã, pode haver um acréscimo na movimentação de pedestres no ferry, já que as embarcações que fazem a travessia Salvador-Mar Grande, com saídas do Terminal Náutico, no bairro do Comércio, fazem uma parada por três horas nesta véspera de São João. A interrupção das viagens começou às 7h e vai até 10h. Para verificar a disponibilidade de vagas do serviço Hora Marcada no ferry (exclusivo aos condutores de veículos), é necessário acessar o site portalsits.internacionaltravessias.com.br.

Bahia

23 de Jun // | Bahia

O movimento de saída de Salvador rumo ao interior para as comemorações das festas juninas é intenso desde a madrugada desta sexta-feira (23). A reportagem do Bocão News flagrou a saída da cidade na altura da BR-324 desde às 4h e o fluxo de veículos era intenso, causando retenção na via.


Desde às 0h de quinta-feira (22) e até as 23h59 de segunda-feira (26), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia realizará a Operação São João 2017. Durante a mais tradicional festa do Nordeste, que acontece sábado (24), é esperado um crescimento significativo no fluxo de veículos nas rodovias federais do estado, com momentos de pico nos dias 23 e 25, segundo o órgão.

 

No período junino, a Superintendência Regional da Bahia (SRPRF/BA) receberá o incremento de 40 policiais lotados em outras regionais onde o São João não afeta de maneira significativa o trânsito quanto na Bahia. Serão PRFs de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Eles trabalharão integrados aos 495 policiais da Bahia envolvidos na Operação.

Bahia

22 de Jun // | Bahia

A Promotoria de Justiça de Xique-Xique, no centro norte, acusa o prefeito da cidade, Reinaldo Braga Filho, de fazer o tipo “Renan Calheiros” no caso dos concursados da prefeitura que esperam ser admitidos. O fato ocorre porque o gestor se recusa a cumprir uma decisão judicial, de 11 de maio passado, que o obriga a contratação dos concursados.

 

À época, o juiz da Vara Cível de Xique-Xique, Fernando Antônio Sales Abreu, determinou a recondução dos concursados e imputou multa diária de R$ 5 mil em caso de desobediência . A soma das multas já chega a R$ 190 mil, contando até esta quarta-feira (22).

 

Por conta da resistência em cumprir a decisão, a Promotoria de Xique-Xique, através do promotor Ailson de Almeida Marques, pede agora que a Justiça aumente a multa para R$ 10 mil diários, além do afastamento do prefeito. Ao todo, 58 pessoas esperam pela volta ao trabalho, para cargos como enfermeiro, psicólogo, auxiliar operacional, agente administrativo, técnico em enfermagem, assistente social, professor, entre outros.

Bahia

22 de Jun // | Bahia

O professor Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Alex Sandro Macedo Almeida, alvo de denúncia de assédio sexual contra alunas da instituição no final do ano passado, foi demitido da universidade, conforme portaria em decisão publicada nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial do Estado da Bahia.

 

O documento informa que o profissional foi punido por cometer “infração disciplinar” e “prática de conduta proibida ao servidor público”. A decisão, "com fundamento nas recomendações da Procuradoria Jurídica", foi assinada pelo reitor da instituição, José Bites de Carvalho. O docente tinha o cargo de professor assistente, lotado no Departamento de Ciências Humanas, no campus de Eunápolis.

 

O professor de sociologia chegou a ser afastado por dois meses após a denúncia de assédio sexual contra alunas da instituição. Ele negou a acusação. Uma aluna ouvida pela reportagem da TV Santa Cruz, à época, e que não quis se identificar, disse que o professor propôs fazer sexo com ela, por meio das redes sociais. "Ele veio falar comigo. Não lembro exatamente quais foram as palavras, mas era um convite, para poder fazer relações sexuais com ele".

Bahia

22 de Jun // | Bahia

Uma menina de nove anos está sem conseguir andar após contrair esquistossomose, depois de tomar banho de rio em Lençóis, na Chapada Diamantina, na Bahia. A criança, que é da cidade de Itaberaba, visitou a região com a família em janeiro desse ano e, somente em abril, começou a apresentar os sintomas da doença.


Os parentes dizem que só desconfiaram que a menina estava com a doença depois de verem uma reportagem sobre 32 turistas mineiros que também contraíram esquistossomose após um passeio na Chapada. Os turistas tomaram banho em um ponto turístico conhecido como Poção, que fica dentro de uma fazenda particular. A menina de 9 anos também passou pelo local com os parentes.

 

A área foi interditada após os visitantes mineiros serem diagnosticados com a doença. Ainda conforme os familiares, dois irmãos da criança também foram contaminados, mas não manifestaram a doença. Além do Poção, dois locais utilizados por moradores da cidade baiana de Lençóis para banho foram interditados após uma análise detectar presença de caramujos infectados com esquistossomose na água.

Bahia

22 de Jun // | Bahia

Um incêndio atingiu o lixão da cidade de Luís Eduardo Magalhães na tarde de quarta-feira (21). Não há informações sobre como o fogo teria começado. Bombeiros trabalharam durante toda a tarde para conter as chamas, que colocavam em risco os moradores da região. O fogo foi controlado no início da noite de quarta-feira.


Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, este foi o sexto incêndio ocorrido no local durante os últimos 15 dias. Os bombeiros fizeram o resfriamento da área para evitar novos focos. Na segunda (19), um incêndio na cidade atingiu uma fábrica de reciclagem.

 

Segundo os Bombeiros, o fogo começou em um terreno baldio que fica ao lado da empresa e, logo após, se espalhou para um local onde estava armazenado plástico triturado. Ainda de acordo com os bombeiros, uma pá carregadeira foi utilizada pra retirar o produto e evitar a propagação do fogo. Já no dia 15 deste mês, chamas atingiram um ferro velho em Luís Eduardo Magalhães. Parte do material que estava no local ficou destruído.

Bahia

22 de Jun // Bocão News | Bahia

O Ministério Público Estadual entrou com uma ação civil pública pedindo o afastamento imediato do prefeito de Madre de Deus, Jeferson Andrade; do secretário municipal Jibson Coutinho de Jesus; do chefe de Gabinete da Câmara, Adailton Cosme dos Santos; e da assessora Tânia Mara Pitangueira de Jesus.

 

O ex-vereador Anselmo Duarte Ambrozzi também é alvo da denúncia. O grupo é acusado pelas promotorias que integram o Grupo Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público da Moralidade Administrativa (GEPAM) do MP de integrarem um esquema de "enriquecimento ilícito" ocorrido entre 2010 e 2012.

 

De acordo com as promotoras Rita Tourinho, Célia Boaventura, Patrícia Medrado e Rita Tourinho, foi realizado um acordo em dezembro de 2010, onde o prefeito e os demais envolvidos ondicionaram a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal ao rateio de verbas públicas entre eles. O MP aponta que o acordo era para que Andrade ocupasse a Presidência da Casa e interinamente o cargo de prefeito, o que se concretizou.

Bahia

22 de Jun // | Bahia

O mototaxista encontrado esquartejado dentro de um tonel em uma praça de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, foi morto por traficantes que descobriram que ele fazia o transporte de drogas para um bando rival. Isso é o que aponta a investigação da Polícia Civil sobre o crime, ocorrido em janeiro de 2017.


Um terceiro homem suspeito de envolvimento no homicídio foi preso na terça-feira (20). Um adolescente que também teria participado do crime foi apreendido. As investigações apontaram que a motivação para o assassinato foi resultado de uma briga entre quadrilhas de traficantes que atuam na cidade. A vítima foi identificada como Cleber dos Santos.

 

O corpo dele foi abandonado pelos criminosos no bairro Pedra do Descanso e achado um dia depois. O último suspeito a ser preso foi Fernando Anunciação Bispo, conhecido como "Mango", estava com um mandado de prisão preventiva em aberto. Ele foi localizado por investigadores da Delegacia de Homicídios, de Feira de Santana. Antes da prisão dele, a polícia já tinha localizado Michael Delano dos Santos, o "Catroca", Janilton de Jesus Vitorino, conhecido como "Jhones", e o adolescente.

Bahia

22 de Jun // | Bahia

As mortes de gado em várias fazendas do município de Medeiros Neto, localizado no extremo sul da Bahia, por suspeita de raiva bovina, tem deixado criadores preocupados. Ao menos 20 fazendeiros já registraram casos suspeitos da doença que não tem cura, segundo informações da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente.

 

O órgão diz que o problema ocorre pela falta de vacinação dos rebanhos. A rava é transmitida aos animais pela mordida de morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue. A doença afeta o sistema nervoso dos animais, que morrem logo depois de apresentarem os primeiros sintomas.


Eliclésio Medeiros, que cria gado leiteiro em um sítio no município, diz que há dez dias encontrou um dos animais morto. Ele afirma que a causa da morte ainda não foi comprovada, mas que a suspeita é de raiva bovina. "O outro gado eu já tinha vacinado, mas esse que eu não tinha vacinado apareceu morto", destacou. Depois da morte do animal, o criador afirma tque vacinou todo o rebanho, por medo de proliferação da doença.

Bahia

22 de Jun // | Bahia

Para cuidar da segurança e a fluidez no tráfego das rodovias baianas no São João de 2017, a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) vai instaurar, a partir desta quinta-feira (22), a Operação São João 2017. A ação dura até a segunda-feira (26). Em nota, a PRF informou que durante o período junino 40 policiais extras auxiliarão a Operação;

 

Haverão 10 radares medidores portáteis dispostos ao longo de pontos com alta probabilidade de acidentes; 95 novos equipamentos distribuídos em viaturas e em Unidades Operacionais serão utilizados para intensificar a fiscalização de alcoolemia. Além disso, entre 1 e 20 de junho, a PRF retirou 337 animais das rodovias e com isso, espera zerar acidentes por atropelamentos nas rodovias.

 

O enfrentamento à criminalidade também é prioridade e por conta disso serão empregadas equipes de policiamento especializado do Núcleo de Operações Especiais (NOE), dos Grupos de Patrulhamento Tático (GPT) e do Grupo de Motociclistas da Regional (GMR). O órgão orienta aos motoristas que prestem atenção em trechos como entre Salvador e Feira de Santana (BR 324), Euclides da Cunha, Itatim e Jequié (BR 116), Itabuna e Eunápolis (BR 101), dentre outros.

Bahia

21 de Jun // | Bahia

Um motorista de caminhão morreu nesta quarta (21), após um acidente que envolveu quatro veículos na BR-116, próximo a Vitória da Conquista. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 9h30, o motorista de um caminhão cegonha freiou bruscamente, um caminhão que vinha atrás não conseguiu parar a tempo e causou um engavetamento.

 

Em seguida, um terceiro caminhão, que também não conseguiu frear, colidiu nos outros dois veículos que já estavam parados na pista. O quarto veículo envolvido no acidente foi um carro de passeio. O motorista do carro ficou preso às ferragens, mas foi resgatado com vida. Ele foi socorrido para um hospital da região. Não há detalhes do estado de saúde dele.


O homem que morreu no acidente dirigia o terceiro caminhão envolvido na batida. Ele transportava uma carga de móveis, que caiu do caminhão. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda não tem detalhes do número de feridos. Por conta da batida, o trânsito ficou parcialmente interditado nos dois sentidos da rodovia durante toda a manhã. Conforme a polícia, a via foi liberada por volta das 14h e os veículos retirados do local, segundo informações do G1.

Bahia

21 de Jun // | Bahia

O pastor Edimar Brito, suspeito de mandar matar a também pastora Marcilene Oliveira Sampaio e uma sobrinha dela, Ana Cristina Sampaio, foi solto na tarde desta última terça-feira (20), do Conjunto Penal de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, onde estava custodiado. Ainda não há detalhes sobre a decisão de soltura.

 

O pastor estava preso desde janeiro do ano passado, quando ocorreu o crime, mas ainda não havia sido condenado pela Justiça. Os corpos de Marcilene e Ana Cristina foram encontrados no dia 20 de janeiro de 2016, em uma estrada que liga a cidade de Conquista ao município de Barra do Choça, após sequestro na noite anterior.

 

A pastora, Marcilene Oliveira Sampaio, também era professora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). As duas mulheres foram mortas com golpes de pedra, segundo a polícia. Outros dois suspeitos de executar as mortes foram presos. São eles: Adriano Silva dos Santos, que já foi condenado pela Justiça e cumprirá 30 anos de prisão em regime fechado, e Fábio de Jesus Santos, que ainda não foi julgado, segundo informações do G1.

Bahia

21 de Jun // | Bahia

Uma jovem de 20 anos foi morta a tiros na cidade de Juazeiro, norte da Bahia. O suspeito do crime é ex-companheiro da vítima, de 38 anos, que não aceitaria o fim do relacionamento, e está foragido. O crime ocorreu na noite de terça-feira (21). Layse dos Santos Silva saía do trabalho a bordo de um mototáxi, quando um homem chegou atirando e ela foi baleada.

 

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi encaminhado ao local, mas ela morreu durante o atendimento. O mototaxista que levava a vítima também ficou ferido pelos disparos e foi levado a um hospital. O estado de saúde dele é desconhecido. O corpo da jovem foi levado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Juazeiro.


De acordo com a Delegacia da Mulher de Juazeiro, no início do ano, a jovem prestou queixa na unidade contra o ex-companheiro, que já tinha tentado matá-la. Na época, ele atirou contra Layse quando ela estava na casa da mãe, mas o disparo não chegou a acertar a jovem. Desde abril, mês em que foi prestada a queixa, estava em vigor uma medida protetiva que proibia o ex-companheiro de se aproximar da jovem.

Bahia

21 de Jun // | Bahia

A prefeitura de Conceição de Jacuípe, conhecida também como Berimbau, na região de Feira de Santana, vai poder firmar convênios para a realização do São João 2017. Isso porque uma decisão da Justiça, publicada nesta terça-feira (20), aceitou o pedido do Município que havia sido negado pelo governo do Estado, através da Bahiatursa.

 

Neste ano, a prefeitura apresentou ao Estado um orçamento de cerca de R$ 1,5 milhão para a realização da festa, que ocorre entre esta quinta-feira (22) e domingo (25). Segundo a defesa da prefeitura, foram “exigidas certidões positivas de débitos com efeito de negativa de tributos, de contribuições previdenciárias federais e da Dívida Ativa da União, dentre outras documentações”, condição que não se justificaria.

 

A alegação é que as verbas seriam direcionadas para a área de educação e cultura, o que afastaria a obrigação dos documentos por parte da gestão local. Na decisão de antecipação de tutela, a desembargadora Heloísa Pinto de Freitas Vieira Graddi considerou que a festa, realizada há cerca de 20 anos, já se tornou “expressão cultural” da cidade, assim como “parte da formação e identidade” da população.

Bahia

21 de Jun // | Bahia

Ao todo, nas rodovias estaduais, o aumento no fluxo de veículos deve ser de 30%, em comparação aos dias normais neste feriado de São João. De acordo com o tenente-coronel Sérgio Freire, comandante do Batalhão Rodoviário do Estado, os motoristas devem ter mais atenção nas BA-099 (Estrada do Coco) e na BA-001.

 

“Essas são as vias com o maior número de acidentes. Normalmente, são colisões traseiras, frontais e atropelamentos. Na Estrada do Coco, estamos com uma construção na altura do quilômetro 11, que vai exigir atenção”, alerta. Só na Estrada do Coco, vão passar 60 mil veículos entre sexta-feira (23) e domingo (25), de acordo com a Concessionária Litoral Norte, que administra a via.

 

São cerca de 20 mil veículos por dia, mas os horários de pico devem ser entre as 8h e as 18h de sexta e entre as 10h e 20h do domingo.  Já no Sistema Rodoviário BA-093, cedido à Bahia Norte, os picos previstos são entre 6h e 8h, além de 16h e 18h. O sistema inclui as rodovias 093, 512, 521, 524, 562 e 535. No ano passado, mais de 398 mil veículos trafegaram por todas elas no São João.

Bahia

21 de Jun // | Bahia

Familiares de Mãe Stella de Oxóssi pediram a intervenção do Ministério Público do Estado da Bahia (MP) para ter acesso à ialorixá. Em denúncia ao MP, uma sobrinha de Mãe Stella acusou pessoas do círculo íntimo da ialorixá de impedirem que ela tenha contato com parentes e filhos de santo do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá.

 

Mãe Stella de Oxóssi é considerada a mais influente e respeitada líder religiosa do candomblé em atividade no país. O terreiro fica localizado em São Gonçalo do Retiro. O relato feito aos promotores que atuam na área de defesa dos idosos incluiu ainda suspeitas de maus-tratos físicos e psicológicos contra Mãe Stella, 92 anos,segundo coluna Satélite do Correio.

 

“É sempre a alegação de que ela está descansando, e as pessoas não conseguem vê-la. Tudo bem que (Mãe Stella) é idosa, de fato precisa descansar para preservar a saúde, mas em determinado momento tem que ver as pessoas, os familiares. Desde domingo não conseguimos contato com ela”, disse a sobrinha da ialorixá, que confirmou o pedido de intervenção, mas só aceitou conversar com a Satélite sob condição de anonimato.

Bahia

21 de Jun // | Bahia

Algumas escolas de Porto Seguro, no sul da Bahia, estão permitindo que os professores façam a leitura da Bíblia nas salas de aula. A atividade foi iniciada depois do dia 5 de junho, quando a prefeita sancionou o decreto, antes aprovado pela Câmara de Vereadores. O decreto autoriza que todas as escolas públicas e particulares tenham um momento diário de leitura de versículos bíblicos.  

 

A atividade é opcional e não há detalhes do número total de escolas que já aderiram à leitura. O projeto de lei foi proposto pelo vereador Kempes Rosa. De família evangélica, ele acredita que a leitura diária dos versículos bíblicos transmite valores importantes para a formação do cidadão. Vale lembrar que a Lei Municipal está sendo investigada pelo Ministério Público da Bahia.

 

"Nela [a Bíblia] tem mensagens como honrar o pai e a mãe, como proteger as pessoas, amar as pessoas sempre e amar a um Deus sob todas as coisas. O mundo hoje, as pessoas estão aí fora tentando se destruir. Eu acho que é importante passar uma mensagem de paz, hamonia", disse. Em uma das escolas da cidade, o decreto contou com o apoio de professores, pais e alunos, segundo informações do G1.

Bahia

21 de Jun // | Bahia

Um homem de 55 anos foi preso suspeito de estuprar uma adolescente de 13 anos em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Ele foi localizado na última segunda-feira (19), quando tentava fugir da cidade com a vítima, segundo a polícia. É o terceiro caso de estupro envolvendo crianças e adolescentes na cidade, em apenas uma semana.

 

O suspeito é Juraci Souza de Oliveira, que está na delegacia da cidade. Ele foi localizado pela Polícia Militar e nega as acusações. Em depoimento, a adolescente afirmou que gosta de Juraci e que namora com ele. A polícia diz, no entanto, que fica configurado o crime de estupro mesmo com o consentimento da vítima, por ela ter 13 anos. 

 

O caso está sendo acompanhado também pelo conselho tutelar da cidade. "Sendo menor de 14 anos, é considerado crime de estupro de vulnerável. E é uma pena considerada alta, de oito a 15 anos. Então, de qualquer forma, nos resta a fazer a autuação e cumprir o que diz a lei", afirma o delegado Joaquim Rodrigues, segundo informações d G1.

Bahia

21 de Jun // | Bahia

Os deputados estaduais baianos aprovaram uma série de honrarias na sessão de terça-feira (20), na Assembleia Legislativa da Bahia. Um deles foi o ator Wagner Moura, que vai receber a Comenda Dois de Julho, a maior condecoração concedida pela Casa. O projeto de resolução foi de autoria do deputado Joseildo Ramos (PT).

 

O também ator baiano Lázaro Ramos será homenageado com a mesma honraria. A proposta de Rosemberg Pinto (PT) foi aprovada pelos parlamentares por 42 votos a 1. Já o cantor Raimundo Fagner se tornará cidadão baiano. A concessão do título, proposto pelo deputado Sandro Régis (DEM), recebeu anuência de 37 parlamentares, enquanto outros 5 se colocaram contrários.

 

A esposa do presidente Angelo Coronel (PSD), Eleusa Coronel, também receberá a Comenda Dois de Julho, após 45 deputados aprovarem o projeto de Samuel Júnior (PSC). A Casa ainda tentou votar a concessão da Comenda para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas a proposta foi retirada de pauta após protestos da oposição, segundo informações do Bahia Notícias.

Bahia

20 de Jun // G1 | Bahia

Uma operação especial entre os órgãos de segurança e de fiscalização pretende reduzir o número de acidentes nas vias da capital baiana e do interior do estado, durante os festejos juninos, da quarta-feira (21) até o domingo (25). A ação será conjunta entre o Detran, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Batalhão da Polícia Rodoviária da Polícia Militar da Bahia (BPRV).


O Detran terá disponível o OCT, equipamento que faz a leitura da placa do veículo e que consegue identificar se o automóvel foi furtado ou se tem pendências com o licenciamento. Já o Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual, terá 625 agentes trabalhando na operação, também com o objetivo de prevenir acidentes.


Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), algumas intervenções serão realizadas a fim de dar mais fluidez e segurança no trânsito. Serão fechados retornos na BR -324, para evitar o cruzamento de saídas de algumas cidades, como Teodoro Sampaio e Conceição do Jacuípe. Já na BR-116, nas proximidades da cidade de Santo Estevão, não será permitida a parada no acostamento que é comum no local.

Bahia

20 de Jun // | Bahia

A Polícia Civil investiga a morte de Celso Alves dos Santos, de 47 anos, após comer um doce de leite, na cidade de Saúde, no norte da Bahia. O caso foi registrado na 16ª Coorpin. Celso era natural de Campo Formoso, a cerca de 40 km de Saúde, e estava com a namorada, na casa de uma amiga, quando comeu o doce, na última quinta-feira (15).

 

Além dele, dois filhos também ingeriram a comida e passaram mal. Todos foram encaminhados para o Hospital Nossa Senhora da Saúde. Os filhos dele tiveram alta, mas ele precisou ser encaminhado para o Hospital São Francisco, em Campo Formoso, onde morreu no último sábado (24). A amiga do casal é suspeita da morte, mas ela foi ouvida pela polícia e liberada.

 

A polícia aguarda laudo do Departamento de Perícia Técnica (DPT) no corpo e no doce que foi ingerido para saber se houve envenenamento. Outro Caso: Uma mulher de 45 anos morreu em uma rua do bairro de Nova Ferradas, em Itabuna, sul da Bahia, na tarde de quarta (14). Rosilene Maria de Jesus tinha ido na casa de uma amiga, onde bebeu água, passou mal e morreu na rua.

Bahia

20 de Jun // | Bahia

Um homem de 30 anos que foi preso em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, suspeito de estuprar um garoto de 12 anos, negou o crime. Apesar de, segundo a polícia, ele ter sido flagrado na cama, sem roupa, com o garoto, o homem disse que não fez nada de errado.


"Eu mesmo não estava fazendo nada. As perícias vão ver aí, os exames vão ver. Se eu dever, vou pagar pelo que eu devo", disse o suspeito, o operador de máquinas Alexandro Oliveira, de 30 anos, em entrevista à TV Oeste. O caso ocorreu no conjunto habitacional Solar dos Buritis. O suspeito, segundo a polícia, é vizinho da vítima.

 

"Ela [a eposa do suspeito] quando chegou em sua casa, adentrou em um dos cômodos e encontrou tanto o seu marido como a criança nus, na cama, e automaticamente ela acionou a 85ª CIPM", afirmou o delegado Leonardo Mendes, que investiga o caso. Ainda conforme a polícia, Alexandro ainda tentou fugir mas foi localizado por moradores do bairro, que tentaram agredir o suspeito. O homem foi conduzido pela PM para a delegacia.

Bahia

20 de Jun // | Bahia

Um homem foi preso na segunda (19) suspeito de integrar a quadrilha que roubou mais de 300 toneladas de soja da sede de uma empresa de alimentos localizada no município de Formosa do Rio Preto, na região oeste da Bahia. A quantidade de soja roubada, segundo a polícia, é suficiente para encher 10 carretas, mas ainda não se sabe como os criminosos retiraram a carga do local.

 

De acordo com informações da polícia, funcionários da empresa relataram que os suspeitos chegaram ao local, no início da noite do último sábado (17). Os criminosos permaneceram na sede da empresa até a madrugada do domingo (18), quando fugiram levando a soja. Um carro que estava na empresa também foi roubado, além de produtos eletrônicos e outros alimentos.

 

Conforme as testemunhas, na abordagem, os criminosos pediram algumas informações para os eles, mas, em seguida, sacaram armas e anunciaram o assalto. Ao todo, quatro funcionários estavam no local no momento e todos foram amarrados e trancados em uma sala. Segundo a polícia, logo depois, mais assaltantes chegaram ao local.

Bahia

19 de Jun // G1 | Bahia

A captação de água na bacia do Rio São Francisco está proibida às quartas-feiras, exceto para abastecimento humano ou animal. A medida, batizada de Dia do Rio, visa evitar que a represa de Sobradinho, na Bahia, chegue ao volume morto e foi anunciada pela Agência Nacional de Àguas (ANA) nesta segunda-feira (19).


De acordo com a agência, chove abaixo da média na bacia do São Francisco há sete anos. Sobradinho é o maior reservatório do sistema, com volume útil de 28 bilhões de m³ e capacidade para armazenar 34 bilhões de m³ de água. A regra vale da próxima quarta (21) até 30 de novembro de 2017, quando está previsto o fim do período seco.

 

Mas poderá ser prorrogada caso atrase o início do período de chuvas na região. Para preservar os estoques, a ANA vem autorizando a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) a reduzir a vazão mínima média das represas de Sobradinho e Xingó desde abril de 2013. Sem essa intervenção, Sobradinho teria esgotado seu volume útil em novembro de 2014, segundo a agência. A nova norma afeta mais de 2 mil usuários, principalmente produtores que irrigam plantações e indústrias.

Bahia

19 de Jun // | Bahia

Um policial à paisana impediu um assalto e acabou baleando um suspeito durante troca de tiros no sábado (17) em Barra da Estiva. Dois suspeitos abordaram um homem e seu sobrinho na porta de uma fazenda da zona rural da cidade. Ao exigirem os celulares das vítimas e objetos de valor, o sobrinho, acabou correndo para dentro da residência e gritando:

 

"É um assalto!". Um policial que estava à paisana na residência saiu para apurar a situação e um dos suspeitos efetuou disparos contra ele. O agente atirou contra os dois e acabou alvejando e imobilizando um dos assaltantes. Um dos assaltantes foi identificado como Roberto Marcena Trindade, de 37 anos. De acordo com informações próximas ao Bahia Notícias, Roberto é segurança do gabinete do prefeito João de Didi (PTB).

 

O outro assaltante conseguiu fugir por um matagal. Na casa do suspeito alvejado foram encontradas uma coronha de espingarda, uma chumbeira, rifle de fabricação caseira, três lanternas, dois tubos de pólvora, dois tubos de esfera para cartuchos. Também foram encontrados 32 munições diversas para espingardas, dentre outras coisas. O que foi encontrado foi encaminhado para o DPT. O suspeito foi socorrido para e depois ficará preso à disposição da Justiça.

Bahia

19 de Jun // | Bahia

O acidente entre dois carros que matou quatro pessoas, sendo três da mesma família, e deixou seis feridos no trecho da BR-418, perto de Caravelas, no sul da Bahia, foi provocado por um dos veículos que seguia na contramão, de acordo com testemunhas. O motor de um dos carros chegou a ser arrancado por causa do impacto da batida e a frente ficou totalmente destruída.


Das seis pessoas que estavam em um dos carros, três morreram, entre elas um menino de 7 anos. Incialmente a Polícia Rodoviária Federal havia informado que a criança tinha seis anos. Uma mulher perdeu a mãe e o primo. “Perdi minha avó, que foi minha mãe de criação, tem 21 dias. Agora eu perdi minha mãe e meu primo. Está complicado, está difícil, né. Só Deus para conformar”, disse Gleice de Jesus.


O motorista do carro que estava no sentido correto da pista ainda tentou desviar do outro veículo que trafegava na contramão, mas não conseguiu evitar o acidente. Após os carros baterem de frente, um deles capotou, caiu em uma ribanceira e pegou fogo. Quatro jovens de Caravelas estavam no veículo. Eles foram socorridos por pessoas que passavam no local. Três deles foram retirados. Mas Tales Santana Nascimento, de 17 anos, morreu carbonizado.

Bahia

19 de Jun // | Bahia

Um casal foi encontrado morto em uma cova rasa, próximo ao assentamento da Associação Agrícola Catarina Galino, de trabalhadores rurais sem-terra, em Eunápolis. De acordo com a Polícia Civil, o motorista e tesoureiro da associação, Belizário Ramalho Rocha, de 43 anos, e a mulher dele, a dona de casa Valdinéia Moreira Bonfim Rocha, de 25 anos, foram torturados e mortos na quinta (15).

 

Os corpos só foram achados na tarde de sábado (17), em uma área de mata a 2 km do assentamento. O casal foi enterrado no Cemitério da Saudade, no bairro Juca Rosa, em Eunápolis, no domingo (18). Ainda segundo a polícia, Belizário e Valdinéia desapareceram na quinta-feira, após uma reunião no assentamento agrícola. A Polícia Civil do município já trabalha com uma linha de investigação, segundo informações do G1.

 

Os assentados disseram que logo após a reunião, o casal foi embora em direção ao centro de Eunápolis, mas não chegaram ao destino. “O pessoal de lá [do assentamento] tinha escutado os disparos no dia em que eles vieram embora. Então a gente começou a procurar na mata, próximo ao local dos disparos de quinta feira. Foi quando, infelizmente, a gente veio a encontrar os corpos deles enterrados”, detalhou o sobrinho do casal, Amarildo Andrade Júnior.

Bahia

19 de Jun // | Bahia

O padrasto preso por estuprar uma menina de dois anos, que morreu após o crime, confessou à polícia nesta segunda (19) que cometeu o abuso. Ele inicialmente tinha negado o crime, mesmo após ser preso em flagrante, na sexta (16). A delegada Juliana Fontes, responsável pela Delegacia da Mulher, disse que o suspeito foi ouvido novamente nesta segunda.

 

A polícia já tinha provas de que o crime tinha sido cometido pelo homem, após exame feito pelo DPT. O padrasto morava com a mãe da criança, que estendia roupas no varal quando ocorreu o crime. Ele pegou a criança e levou para o banheiro, alegando que iria dar banho nela. Um menino de oito anos e uma menina de cinco anos, filhos da mulher, também estavam na casa quando ocorreu o estupro.

 

A mãe só entrou em casa ao ouvir os gritos da criança, depois do crime. O homem contou à polícia que estuprou a menina e resolveu dar banho nela ela com sabão, quando a criança desmaiou e bateu com a cabeça no vaso sanitário. “Ela teve traumatismo craniano com a queda após a relação sexual. Ele disse que [o estupro] já tinha acontecido no dia anterior. Ele confessou ter pego na região genital da irmã dela, de cinco anos, e negou [ter abusado] o menino ”, diz a delegada Juliana Fontes.

Bahia

19 de Jun // | Bahia

Uma mulher de 57 anos foi presa nesta segunda-feira (19), em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, após tentar matar por envenenamento os dois netos, de 11 e 14 anos, que são portadores de necessidades especiais. Maria Margarida dos Santos foi autuada em flagrante por tentativa de homicídio e ficará à disposição da Justiça.

 

Segundo a Polícia Civil, Maria Margarida dos Santos confessou o crime e alegou em depoimento que colocou chumbinho no café das crianças por não ter condições de criá-los, já que a mãe deles, sua filha, tem problemas mentais e também não pode cuidar deles. Ela residia com os netos no bairro de Itinga, segundo informações do G1.


Moradores da região perceberam que as crianças estavam passando mal e acionaram a Polícia Militar. Uma guarnição da 81ª CIPM socorreu os meninos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itinga. De acordo com a delegada Elaine Laranjeira, titular da 27ª DT/Itinga, os garotos deram entrada na unidade de saúde em estado grave, mas já se encontram estáveis. Os alimentos envenenados e o chumbinho foram encaminhados para perícia. 

Bahia

19 de Jun // | Bahia

O anúncio da retirada de mais de 400 corpos de um cemitério de Vitória da Conquista tem revoltado moradores, principalmente católicos da cidade. Conforme o UOL, as exumações devem começar em 19 de julho, e os restos mortais serão levados para um ossário, construído por mais de R$ 167 mil.

 

Contrários à medida, moradores do bairro Kadija, onde o cemitério está localizado, fizeram um abaixo-assinado para evitar as exumações. A justificativa da prefeitura é que o cemitério está superlotado, e quase não há mais lugar para cavar túmulos. O cemitério em questão abriga, na maioria, corpos de pessoas de baixa renda.

 

Atualmente, o local tem apenas 91 covas disponíveis, 54 para o sexo masculino e 37, para o feminino. As vagas, diz a prefeitura, “só atendem a necessidade do serviço por um período de, aproximadamente, 60 dias”. Ainda segundo a gestão local, a remoção está prevista no Código de Posturas do Município, nas leis que administram cemitérios públicos. Os primeiros corpos a serem exumados serão das pessoas que faleceram entre outubro de 1990 e julho de 1992.

Bahia

18 de Jun // | Bahia

Foram enterrados neste domingo (18), no Cemitério Municipal de Areia Branca, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, os corpos de Jussara Oliveira, de 36 anos, Felipe de Oliveira, de 20, e a irmã dele, de 14 anos. Jussara e os dois filhos foram achados mortos dentro da casa onde moravam, no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, na noite de sexta-feira (16).


A família das vítimas suspeita que o marido de Jussara e padrasto dos filhos dela tenha cometido o crime. Conhecido como "Paulista", o homem morava na mesma casa que a família, mas não foi encontrado no local. O caso está sob investigação da Delegacia de Itinga. Segundo informações iniciais da polícia, ao menos duas vítimas foram mortas a facadas.

 

A adolescente de 14 anos foi encontrada com sinais de estrangulamento. Uma faca foi achada no local e encaminhada para perícia. Segundo o pai de jussara, Marciano de Jesus Oliveira, a filha estava separada, mas vivia na mesma casa com o ex. "Ele usava drogas, então eles se separaram. Mas, no decorrer do tempo, ele largou [as drogas]. Aí eles voltaram de novo, ficaram juntos. Mas, já que ele voltou à droga, ela não aceitou ele com droga", disse emocionado.

Bahia

18 de Jun // | Bahia

Quatro pessoas morreram após uma batida entre dois carros perto da cidade de Caravelas, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Militar da Alcobaça, responsável pela região, o acidente ocorreu na noite de sábado (17). Entre as vítimas, está uma criança de seis anos. Segundo a polícia, um carro seguia com seis pessoas da mesma família e três morreram.

 

A criança que foi vítima estava nesse veículo. No outro, estavam quatro pessoas, uma ficou presa às ferragens, o carro pegou fogo e ela morreu carbonizada. Informações iniciais apontam que a colisão foi frontal, mas ainda não há detalhes do que teria causado o acidente. Os feridos foram levados para hospitais da região.

 

Não há informações sobre o estado de saúde delas, nem do sepultamendo daqueles que morreram. Outro acidente: Uma carreta que transportava botijões de gás pegou fogo após tombar em uma curva na noite de sexta-feira (16), na BR-101, na Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no trecho da cidade de Ibirapitanga, no sul do estado.





Classificados


Enquete



Mais Lidas