Notícias

Bahia

Bahia

22 de Mar // Bocão News | Bahia
O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), avalia a medida do presidente Michel Temer em excluir servidores estaduais e municipais da reforma da Previdência como uma tática para dividir as críticas da opinião pública com os gestores estaduais e municipais. 
 
"Eu vejo como uma armadilha. O presidente Temer na verdade quer dividir o ônus desta reforma com os estados e com os municípios", disse, em entrevista no Programa Sociedade Urgente, da Rádio Sociedade, na manhã desta quarta-feira (22). Segundo Eures, a maioria dos municípios brasileiros utiliza previdência do INSS, ou seja, no âmbito federal, o que inviabilizaria a proposta, já que uma pequena parte da cidades tem previdência própria.
 
Classificando como uma "medida amarga", que vai tirar direitos e suprimir vantagens do contribuinte, o presidente da UPB acredita que Temer quer que governadores e prefeitos "apanhem junto com ele". Conforme anunciou Temer, na noite de terça-feira (21), caberá aos estados e municípios a adequação de suas legislações e a realização de normas próprias em relação ao assunto para servidores. Ainda segundo o presidente da República, a medida é para evitar uma "invasão de competência".

Bahia

22 de Mar // Bocão News | Bahia
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), é réu em uma ação que tramita na Justiça baiana pela acusação de contratar em sua administração o servidor temporário Constantino Portugal dos Santos, um aposentado por invalidez. O desembargador e relator Jefferson Alves, do TJ-BA, afirma que há nos autos “indícios robustos” para a justa causa da ação e diz que as informações constam no inquérito policial feito a pedido do MPF.
 
O ato investigou se o gestor violou a Lei da Previdência Social. “Nesse sentido, há evidências de que José Ronaldo de Carvalho, como forma de retribuir supostos favores eleitorais realizados em 2014 por Constantino Portugal dos Santos, teria admitido esse como servidor temporário da prefeitura de Feira de Santana, embora o mesmo estivesse aposentado por invalidez”, aponta o magistrado.
 
O prefeito nega que tenha praticado crime. Ao questionar o mérito da ação, que foi rejeitado pelo desembargador responsável pelo processo, Zé Ronaldo afirma que a denúncia foi apresentada pelo Ministério Público “sem que houvesse indícios suficientes quanto à materialidade delitiva”. O gestor também se defende na ação dizendo que foi “ludibriado pelo co-réu”, no caso, seu correligionário Constantino Portugal dos Santos. O democrata ressalta também que contratou o servidor sem saber que ele recebia aposentadoria por invalidez do INSS.

Bahia

22 de Mar // | Bahia
Os proprietários de veículos com placa de final 2 têm até a terça-feira (28) para pagar o IPVA com 5% de desconto, em cota única. Esses contribuintes têm ainda a opção de efetuar o pagamento em três parcelas mensais, sendo a primeira com vencimento também no dia 28 de março, ficando as demais agendadas para 28 de abril e 29 de maio.
 
Outra possibilidade é pagar o valor total do tributo, sem desconto, até 29 de maio. De acordo com a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz), os contribuintes com veículos de placa final 1 que optaram pelo parcelamento devem estar atentos ao pagamento da segunda cota, que vence no dia 27 de março. As datas de vencimento podem ser consultadas no calendário do IPVA 2017, disponível no site da Sefaz.
 
Para fazer o pagamento, o contribuinte pode ir a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam do veículo. A Sefaz ressalta que não há emissão e encaminhamento de boleto bancário de pagamento do IPVA para os contribuintes. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o órgão por meio do call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071.

Bahia

22 de Mar // | Bahia

Onze municípios baianos, que sofrem com seca e estiagem, tiveram decretos de emergência reconhecidos pela União e pelo Estado da Bahia. Ambos os decretos foram publicados nesta quarta-feira (22) pelos diários oficiais da União e do Estado. Irará, no Portal do Sertão, e Jaguarari, no Piemonte Norte do Paraguaçu, que já têm a condição reconhecida nos níveis municipal e estadual, passa a ter decreto federal.

 

Os outros nove municípios que tiveram decretos homologados pelo estado são: Malhada de Pedras, Poções e Rio do Pires (no sudoeste), Campo Formoso (no Piemonte Norte do Itapicuru), Seabra (na Chapada Diamantina), Santo Estevão e Ipecaetá (no Portal do Sertão), Novo Triunfo (no Nordeste baiano), e Piritiba (no Piemonte do Itapicuru). Nas cidades, os decretos valem de 90 a 180 dias.

 

Para ter acesso a recursos materiais e financeiros da Defesa Civil nacional, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço eletrônico www.mi.gov.br/defesa-civil/s2id. Após análise técnica por equipes da Sedec, o Ministério define o valor do recurso a ser enviado.

Bahia

22 de Mar // | Bahia
A travessia Salvador - Mar Grande foi suspensa às 10h desta quarta-feira (22) por causa dos ventos fortes que tornaram o mar muito agitado a partir das 8h na Baía de Todos-os-Santos. De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), o serviço não deverá ser mais retomado nesta quarta, já que as condições de navegação estão ficando ainda mais difíceis para as embarcações do sistema.
 
A chuva e os fortes ventos também causaram a suspensão das escunas de turismo que fazem o passeio turístico  pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos, em Salvador. Os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo estarão em tráfego, mas operam com conexão em Itaparica, pois as condições de navegação no percurso são ruins devido ao mau tempo, mar agitado, ventos fortes e pouca visibilidade.
 
De acordo com a Astramab, os passageiros da linha Salvador-Morro de São Paulo embarcam normalmente no Terminal Náutico, seguindo até a cidade de Itaparica, de onde continuam a viagem de ônibus até a Ponta do Curral (Valença). De lá, fazem a pequena travessia em lanchas até o Morro. Os próximos  horários saindo de Salvador são   10h30, 13h e 14h30. Saindo do Morro, 9h, 11h30, 13h e 15h. Com conexão em Itaparica, a viagem dura em torno de 3 horas, ou 1h20 a mais em relação à viagem direta.

Bahia

22 de Mar // | Bahia
Os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo estarão em tráfego,  mas operam com conexão em Itaparica, pois as condições de navegação no percurso são ruins devido ao mau tempo, mar agitado, ventos fortes e pouca visibilidade. A chuva e os fortes ventos causam a suspensão de escunas de turismo nas ilhas da Baía de Todos-os-Santos.
 
De acordo com a Astramab, os passageiros da linha Salvador-Morro de São Paulo embarcam normalmente no Terminal Náutico, seguindo até a cidade de Itaparica, de onde continuam a viagem de ônibus até a Ponta do Curral (Valença). De lá, fazem a pequena travessia em lanchas até o Morro. Os horários saindo de Salvador são 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. Saindo do Morro, 9h, 11h30, 13h e 15h.
 
Com conexão em Itaparica, a viagem dura em torno de 3 horas, ou 1h20 a mais em relação à viagem direta. A travessia marítima Salvador-Mar Grande opera normalmente, até o momento. Desde as 5h que o sistema está com oito embarcações em tráfego, com horários de saída a cada 30 minutos dos Terminais Náutico da Bahia, e no Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. O fluxo de passageiros é moderado e o embarque é imediato nos dois terminais.

Bahia

22 de Mar // G1 | Bahia
A votação de um projeto de lei que aumenta a alíquota de contribuição dos servidores municipais de Feira de Santana, à Previdência Municipal teve clima de tensão e terminou com empurra-empurra na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (21). Uma cadeira ainda chegou a ser arremessada e um guarda municipal afirma que foi atingido pelo objeto.
 
Um grupo de professores que foi ao local protestar tentou impedir a aprovação da norma, mas foi contido por guardas municipais e até policiais militares. A proposta foi aprovada em primeira votação por ampla maioria: 14 votos a favor, um contra e e uma abstenção. Uma nova sessão está marcada para a manhã de quarta-feira (22), quando deve ocorrer a 2ª discussão da pauta. Somente após nova aprovação é que o projeto segue pra sanção do prefeito.
 
Os professores alegam que não foram convidados para participar da discussão sobre o projeto e dizem que o aumento da alíquota fere direitos da categoria. Na segunda, uma manifestação de professores na câmara impediu a continuidade da sessão, que foi adiada. Antes da aprovação nesta terça, o vice-presidente da Câmara Municipal, Ewerton Carneiro, que presidiu a sessão, precisou interromper os trabalhos por várias vezes por causa do tumulto.

Bahia

21 de Mar // G1 | Bahia
O policial militar baleado durante um ataque à cidade de Bom Jesus da Lapa, região oeste da Bahia, recebeu alta médica na manhã desta terça-feira (21), 58 dias após o crime. No dia 22 de janeiro, um grupo fortemante armado invadiu o municípoio com objetivo de explodir caixas eletrônicos. Na ocasião, dois policiais militares foram mortos pelos bandidos. 
 
De acordo com informações da Polícia Militar, o soldado ferido deixou o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, na manhã desta terça-feira. O policial retornou para Bom Jesus da Lapa e, futuramente, receberá uma condecoração militar "Cruz de Bravura". No entanto, a cerimônia ainda não tem data definida. 
 
Dois policiais militares foram mortos a tiros e um ficou ferido, durante ataque de um grupo armado ao município de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. Um dos suspeitos morreu em confronto com a polícia. Durante a perseguição aos bandidos, a polícia encontrou um carro abandonado carregado de explosivos, armas e munições. Outros carros foram queimados pelo grupo e utilizados para bloquear as estradas que dão acesso à cidade, com objetivo de atrasar a ação da polícia. 

Bahia

21 de Mar // G1 | Bahia
O vereador mais votado do município de Ilhéus está entre os seis presos da operação deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), na manhã desta terça-feira (21), que apura fraudes em licitações da prefeitura da cidade. Jamil Chagouri Ocké é ex-secretário de desenvolvimento social da cidade e foi eleito vereador no último pleito, em 2016, com 2.330 votos.
 
Outro ex-secretário da mesma pasta, Kácio Clay Silva Brandão, também foi preso. Ainda de acordo com o MP-BA, entre empresários e funcionários públicos do alto escalão da prefeitura estão entre os presos. Intitulada "Citrus", a operação cumpriu ainda seis mandados de condução coercitiva e 27 de busca e apreensão, que aconteceram em casas, empresas e prédios públicos, como a Câmara de Vereadores de Ilhéus.
 
O objetivo da ação é desarticular um grupo criminoso que praticava fraudes e superfaturamentos em procedimentos licitatórios realizados pela prefeitura do município.  Por meio de nota, a prefeitura de Ilhéus informou que a operação realizada nesta terça-feira não têm relação com a atual administração. De acordo com a gestão do município, os mandados de busca e apreensão são referentes ao período de gestões anteriores, entre 2009 e 2016.

Bahia

21 de Mar // | Bahia
A mãe de Gabrielly Gomes Santana, de 7 anos, desaparecida quando brincava na porta de casa, em Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, há dois meses sofre com o sumiço da filha, que segue sem explicação. A criança foi vista pela última vez no dia 21 de janeiro, no bairro Gabriela, e o paradeiro da menor é desconhecido.
 
“[A polícia] disse que não divulga informações para não atrapalhar a investigação. A gente fica na expectativa, que aumenta a cada dia. A gente confia em Deus, esperando um milagre”, apela Jeisa Costa Gomes, que é mãe ainda de outros dois meninos. Um homem que inicialmente era suspeito do crime chegou a ser preso 11 dias após o sumiço, mas após realização de perícias, a polícia descartou a participação dele, que foi solto.
 
O coordenador da Polícia Civil em Feira de Santana, João Uzzum, responsável pelo caso, disse que não tem informações sobre a localização da garota e continua investigando o desaparecimento. O sentimento de esperança da mãe de Gabrielly é o mesmo da avó materna da menina, Maria da Glória Costa Gomes, que estava em casa quando a garota sumiu.

Bahia

21 de Mar // | Bahia
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) apura em investigações separadas a conduta dos desembargadores aposentados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Daisy Lago Ribeiro Coelho e Clésio Rômulo Carrilho Rosa. Na primeira investigação, de acordo com reportagem do Uol, a dupla é suspeita de praticar nepotismo cruzado.
 
A segunda averigua um suposto pedido conjunto de propina de 10% relacionado a uma disputa judicial avaliada em pelo menos R$ 500 milhões. A publicação detalha que a primeira investigação, iniciada após uma inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizada em 2013, aponta que os magistrados teriam cometido nepotismo cruzado:
 
Uma filha de Daisy Lago estava lotada no gabinete de Clésio Carrilho, em Salvador, mesmo morando em São Paulo; por sua vez, uma irmã do então desembargador estava na lista de funcionários do gabinete da colega. "Existe ainda um agravante: foi constatado que nenhuma das duas parentes trabalhava efetivamente, ou seja, eram funcionárias fantasmas. Essa conduta caracteriza também enriquecimento ilícito", afirma a promotora de Justiça Rita Tourinho, autora da ação de improbidade administrativa contra os ex-desembargadores ao site.

Bahia

21 de Mar // | Bahia

A Operação Carne Fraca, que desnudou um esquema de fraude na fiscalização da liberação de carnes para venda, montado por fiscais do Ministério da Agricultura e empresas do setor, não teve empresas baianas entre as 21 investigadas pela Polícia Federal.

 

Para o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, este fato pode, em certa escala, beneficiar o estado no âmbito nacional dos produtores agropecuários. De acordo com ele, a Bahia possui um dos maiores rebanhos bovinos do país e coloca no mercado, tanto nacional quanto internacionalmente, produtos de qualidade.

 

“A Bahia coloca produtos como frango e carne bovina nos principais mercados internacionais. Ainda bem que não tivemos problema na área na Bahia. Isso, de certa forma, protege a imagem do setor. Sem dúvidas, os estados não envolvidos acabam se fortalecendo, ficam protegidos”, afirmou Martins em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo o vice-presidente da entidade, a Faeb tem se preocupado atualmente em proteger os produtores baianos.

Bahia

20 de Mar // G1 | Bahia
Um dos veículos utilizados pelos bandidos que explodiram uma agência bancária na madrugada desta segunda-feira (20), na cidade de Irecê, na região norte da Bahia, foi localizado pela polícia durante a manhã. Dentro da caminhonete encontrada havia explosivos, máscaras, carregadores e fuzis.
 
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a polícia acredita que a quadrilha é a mesma que, recentemente, teve fuzis apreendidos, e uma roça de maconha queimada, na cidade de Cafarnaum. O grupo teria realizado o ataque para levantar recursos para novo crimes. Ainda de acordo com a SSP, testemunhas começaram a ser ouvidas nesta segunda-feira.
 
Imagens de câmeras serão analisadas para ajudar na identificação dos criminosos. Um dos suspeitos foi baleado na troca de tiros com a polícia, mas conseguiu fugir do local. Até por volta das 12h30, ninguém havia sido preso. Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Grupamento Aéreo (Graer) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado da região Chapada Diamantina, participam das buscas pelos suspeitos.

Bahia

20 de Mar // | Bahia
Uma criança de cinco anos morreu, e a mãe, de 36, ficou ferida após um acidente de moto na altura do km-04 da BA-411, trecho que liga Conceição do Coité ao distrito de Salgadália, a cerca de 235 quilômetros de Salvador, na noite de sábado (18). O menino morreu no momento do acidente, e a mulher só foi resgatada no dia seguinte.
 
Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a mulher perdeu o controle da direção da moto e desceu uma ribanceira. A criança morreu no local do acidente, e ela não conseguiu retornar à pista porque sofreu uma fratura em um dos joelhos. A vítima foi encontrada por um motorista que passava pelo local nas primeiras horas da manhã de domingo (19).
 
Ela chegou a tentar entrar em contato com parentes através do aparelho celular, mas as ligações não eram completadas porque o sinal não pegava bem na região. A mulher foi socorrida para o Hospital Português, em Conceição do Coité, e o corpo do menino de cinco anos foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha, a cerca de 40 quilômetros do local do acidente.

Bahia

20 de Mar // | Bahia
A travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande registra movimento intenso de passageiros nesta segunda-feira (20), com muitos passageiros retornando do final de semana na Ilha de Itaparica. Com oito embarcações em tráfego desde as 5h, as saídas ocorrem a cada 15 ou 30 minutos, conforme o fluxo de passageiros. Não há filas.
 
Já no sentido da capital para Mar Grande, as saídas do Terminal Náutico são a cada 30 minutos e o movimento de embarque é menor. A travessia atenderá até as 20h, último horário saindo de Salvador, e até as 18h30, que será a última saída de Mar Grande. A linha marítima Salvador-Morro de São Paulo também opera normalmente e com movimento regular nesta segunda-feira.
 
Os horários de saída de Salvador para o Morro são: 9h, 10h30, 13h e 14h30. Já as saídas de Morro de São Paulo são 9h, 11h30, 13h e 15h. A viagem para o Morro dura em média 2h20 e a passagem custa R$ 95,20. As escunas do “Passeio às Ilhas” da Baía de Todos-os-Santos também estão em tráfego e com procura moderada pelos turistas. O tour inclui paradas para banho de mar na Ilha dos Frades e em Itaparica e as escunas retornam a Salvador às 17h30.

Bahia

20 de Mar // Bahia Notícias | Bahia

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu ao prefeito de Teofilândia, Tercio Nunes Oliveira, que anule todas as contratações temporárias, de pessoas ligadas por casamento ou parentesco ao prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários e servidores, no prazo de 20 dias. O grau de parentesco considerado como nepotismo atinge até o 3º grau.

 

A recomendação do MP ainda pede que prefeitura se abstenha de realizar novas contratações com tais restrições, e que anule as nomeações de servidores de cargo comissionado ou função de confiança. A prefeitura ainda deverá encaminhar ao MP a qualificação dos agentes políticos, com envio de prova documental.

 

A recomendação leva em consideração a Súmula Vinculante 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), que versa sobre nepotismo. A Promotoria de Justiça de Serrinha, na região sisaleira da Bahia, instaurou no último dia 13 para apurar casos de nepotismo. Na última semana, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) também recomendou que a Prefeitura de Barrocas, sob a gestão do prefeito José Jailson Lima Ferreira, deixe de praticar nepotismo.

Bahia

20 de Mar // | Bahia
Um grupo de homens armados explodiu uma agência do Banco do Brasil na cidade de Irecê, norte da Bahia, e trocou tiros com a Polícia Militar, na madrugada desta segunda-feira (20), de acordo com o titular da delegacia, Roberto Leal. A polícia faz buscas pelos assaltantes e até as 7h desta segunda-feira, ninguém havia sido preso pelo crime.
 
Os moradores da cidade se assustaram com o barulho dos tiros. Segundo a polícia, um dos suspeitos foi baleado ao trocar tiros com PMs da Cipe/Semiárido, mas conseguiu fugir com os comparsas. Nenhum policial ficou ferido. A ação começou por volta da meia-noite e durou cerca de 20 minutos. Com a explosão, ao menos três lojas situadas no entorno da agência também foram danificadas.
 
“Cerca de 30 homens chegaram na cidade. Uma parte cercou o banco e ruas próximas. Outros grupos foram para a delegacia e batalhão, cercaram também e atiraram para cima. Explodiram a parte lateral do banco, usaram grande quantidade de explosivos”, conta Roberto Leal. Os criminosos roubaram um veículo nas imediações para fugir. Eles ainda incendiaram um veículo em uma estrada de acesso a Canarana, e deixaram "miguelitos" em estradas no entorno da cidade de Irecê.

Bahia

19 de Mar // | Bahia
Um incêndio atingiu a Cetrel, empresa do grupo Odebrecht, no polo industrial de Camaçari, na reguão metropiltana de Salvador, no último sábado (18). Não houve feridos. As chamas ficaram altas e foram vistas por muitos moradores da região. Mesmo após controle do incêndio, uma cortina de fumaça preta foi observada pela população.
 
A unidade industrial é responsável pelo tratamento de resíduos químicos. Em nota, a empresa informou que a situação ocorreu logo nas primeiras horas da manhã e que foi extinto por equipes da brigada de combate a emergência e do apoio do Corpo de Bombeiros de Camaçari. A Defesa Civil da cidade também acompanhou a situação.
 
Ainda conforme a empresa, as equipes permaneceram no local na operação de rescaldo. Não há informações sobre interrupção das atividades da unidade por conta do ocorrido. O coordenador do  Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia, Danillo Assunção, informou que a entidade tomou conhecimento da situação e que representantes vão ao local do incêndio na segunda-feira (20) para verificar a situação.

Bahia

19 de Mar // | Bahia
Um homem com mandado de prisão em aberto por homicídios no Espírito Santo foi preso no distrito de Itabatã, que pertence a cidade de Mucuri, no sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil, Willian de Moura Campos foi encontrado em um imóvel, no último sábado (18).  O homem foi levado para a delegacia de Teixeira de Freitas.
 
Uma equipe formada por policiais civis da Bahia foi montada junto com o Núcleo de Repressão à Organizações Criminosas e Corrupções da SSP do Espírito Santo para prender o homem. A polícia informou que o suspeito chegava em algumas cidades, se passava por policial, e após executar os alvos, fugia do local. 
 
A polícia investiga se ele também tem relação com alguns homicídios na cidade baiana. O suspeito foi apontado pela polícia como chefe do tráfico de drogas em municípios do Espírito Santo como Cachoeira do Itapemirim, Pedro Canário, Braço do Rio, além de Itabatã, na Bahia, onde já havia tomando o controle do tráfico nos bairros Cidade Nova e Gazinelândia. A Justiça já pediu a transferência dele para o Espírito Santo.

Bahia

19 de Mar // | Bahia

O Ministério Público (MP) em Jacobina flagrou a venda de cachaças artesanais com a utilização de álcool combustível, ácido acético concentrado e outros produtos não identificados. O bar é localizado no Bairro da Serrinha e foi interditado pelo MP. Os produtos serão encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jacobina.

 

A ação fez parte de uma ação para  fiscalizar a venda ilegal de bebidas alcoólicas à crianças e adolescentes, combater a exploração sexual de menores e fiscalizar a regularidade de bares e estabelecimentos. De acordo com informações do blog Augusto Urgente, a ação contou com participação do Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Tributos.  

 

Ao todo dez bares, distribuidoras e lanchonetes foram inspecionados na sexta (17) e no sábado (18). Cinco autuações administrativas por ausência de alvará sanitário foram expedidas pelo órgão. Dois equipamentos de som que produziam poluição sonora foram apreendidos e os estabelecimentos foram autuados. Mais de cem litros de bebidas impróprias e nove quilos de produtos deteriorados foram apreendidos pela operação.

Bahia

19 de Mar // Gildásio Cavalcante | Bahia

O movimento de passageiros que fazem a travessia Salvador -Mar Grande é intenso neste domingo (19), segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). Oito embarcações operam com saídas a cada 30 minutos.

 

O fluxo de passageiro é maior na saída da capital devido ao deslocamento com destino às praias da Ilha de Itaparica.

 

Ainda segundo a Astramab, o sistema de lanchas começou a operar 5h. O último horário saindo de Salvador, neste domingo será às 20h, e de Mar Grande, às 18h30.

 

Os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo funcionam normalmente e com procura e venda de passagens regular.

 

As próximas saídas deste domingo para Morro 10h30, 13h e 14h30. Do Morro de São Paulo para a capital, os catamarãs saem às 11h30, 13h e 15h.

Bahia

17 de Mar // | Bahia
A morte da menina de 18 anos dentro de uma academia de Catu, município a cerca de 90 quilômetros de salvador, chocou a população da cidade. A vítima era estudante do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Goes, e a notícia do crime surpreendeu a direção da escola. A jovem era tida como uma menina muito tranquila por todos.
 
A afirmação é do Delmacir Ribeiro, vice-diretor do colégio. A instituição decretou luto. Na manhã desta sexta-feira (17), Delmacir Ribeiro falou sobre a morte da estudante. "A notícia pegou todo mundo de surpresa, ela era uma menina muito tranquila, não se envolvia em confusão.
 
A mãe dela era muito participativa dentro da escola, e ela era querida por todos. Não dá para imaginar alguém querer fazer mal a uma pessoa assim", desabafou o vice-diretor. O colégio já estava sem aulas desde o dia 15, devido à mobilização contra a reforma da Previdência, mas a direção fez questão de decretar luto após a morte da estudante. A vítima estava cursando o terceiro ano do Ensino Médio.

Bahia

17 de Mar // G1 | Bahia
Moradores do município de Riachão do Jacuípe, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, reclamam da falta de água. Eles dizem que as falhas no abastecimento ocorrem há mais de um ano, e que quando a água chega na torneira não é boa para o uso. A Embasa disse ainda que está adotando medidas para eliminar este problema
 
“Já tem mais de um ano que a gente fica sem água todas as tardes. Quando tem água na torneira, a água não presta. Tem vezes que água não presta nem para tomar um banho. Às vezes, a água vem de cor de lama. Às vezes, a água vem amarela, de cor de ferrugem”, conta a dona de casa Maria de Jesus. Com o problema no abastecimento, ela diz que acumula louças e roupas sujas.
 
O reservatório do imóvel, que tem capacidade para oito mil litros, está vazio. Só tem água limpa em casa quem gasta dinheiro com carros-pipa. Segundo os moradores, cada carro custa em média R$ 150 reais e dura de três a cinco meses. Como não tem condições de desembolsar este valor, o aposentado Eliézer dos Santos é obrigado a pegar água no reservatório da casa da irmã. Nos últimos meses, carregar baldes pela rua tem feito parte da rotina.

Bahia

17 de Mar // | Bahia
A travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande opera sem restrições na manhã desta sexta-feira (17), depois de fazer paradas momentâneas em consequência da maré baixa nos últimos seis dias. Com chuva em Salvador, e em toda a Ilha de Itaparica, a travessia registra embarque tranquilo.
 
Ao todo, oito embarcações operam com saídas a cada 30 minutos, tanto do Terminal Náutico da Bahia, em Salvador, quanto do Hidroviário de Vera Cruz, em Mar Grande. Apesar da chuva, as condições de navegação na Baía de Todos os Santos são boas nesta manhã, com ventos fracos e mar calmo.
 
A expectativa da Astramab é de que o movimento de embarque no Terminal náutico para Mar Grande cresça a partir do meio dia, principalmente se o tempo melhorar. A última saída de Salvador nesta sexta será às 20h. Em Mar Grande o sistema encerra às 18h30. Os catamarãs do sistema marítimo entre Salvador o Morro de São Paulo também operam sem restrições nesta sexta-feira.

Bahia

17 de Mar // | Bahia

Uma moça de 18 anos de idade foi morta a tiros dentro de uma academia de ginástica, no começo da noite desta quinta-feira (16), na cidade de Catu, a cerca de 90 quilômetros de Salvador. Segundo as informações, dois homens chegaram de moto, invadiram a academia sem tirar os capacetes e dispararam cerca de 12 tiros com pistolas automáticas.

 

De acordo com depoimento dos alunos da academia Max Fitness, Diná Carvalho da Silva tinha chegado ao local há cerca de 30 minutos e malhava normalmente. De repente, todos ouviram gritos de dois homens mandando que os alunos largassem os aparelhos que usavam na ginástica e deitassem com as mãos na cabeça.

 

Todos obedeceram e chegaram a imaginar que se tratava de um assalto, mas a seguir, eles foram até a moça e começaram a atirar diversas vezes em várias partes do corpo. Diná teve morte imediata. Os dois atiradores fugiram em seguida e ninguém conseguiu identificar as características deles e da moto que usavam. A polícia foi imediatamente chamada para fazer o levantamento cadavérico e constataram os doze tiros disparados contra a vítima.

Bahia

17 de Mar // | Bahia
O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da promotora de Justiça de Teofilândia, instaurou um procedimento investigatório preliminar para apurar suposta prática de nepotismo pelo prefeito da cidade, Tercio Nunes Oliveira (PDT). A promotora Letícia Queiroz de Castro recomenda que o gestor anule todas as contratações temporárias, no prazo de 20 dias.
 
As contratações são de pessoas ligadas ao próprio prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários municipais e servidores municipais. O prefeito Tércio Nunes também terá o prazo de 10 dias úteis para enviar ao MP a relação de eventuais servidores municipais que sejam cônjuge, companheiro ou parente dos gestores ou agentes políticos. 
 
Na recomendação publicada nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial da Justiça, a promotora ressalta que a nomeação de parentes pelo prefeito vai de encontro ao que rege a Constituição Federal, como reforçou a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A promotoria de Justiça classifica como "nefasto" o 'hábito' de gestores do poder Executivo em nomear, para cargos e funções de confiança, parentes seus ou de subordinados ou ainda de vereadores em troca de apoio político.

Bahia

17 de Mar // | Bahia
Um veículo de escolta de cargas no município de Jequié, no sudoeste do estado, foi apreendido sob a suspeita de circular com documentação roubada no município de Itanhaém, em São Paulo. A apreensão ocorreu no Km 677 na BR-116. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do veículo era um idoso de 61 anos.
 
Ele foi abordado durante fiscalização na quarta-feira (15). Na ação, ele teria apresentado um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) com indícios de falsificação. A PRF detalha que após a pesquisa no banco de dados foi constatado que o documento havia sido roubado em fevereiro de 2016. 
 
Além da informação de roubo, também foi descoberto que o automóvel possuía quase R$ 2.700 de débitos em multas. Em depoimento, a PRF disse que o idoso que conduzia o veículo afirmou não saber sobre a procedência do CRLV. Ele disse que foi contratado pela empresa responsável pelo veículo para trabalhar na escolta de poste de pá eólica. Além disso, contou também que prestava serviço para a empresa pela primeira vez. O caso é investigado pela delegacia local.

Bahia

17 de Mar // | Bahia

Professores da rede municipal de Utinga, na Chapada Diamantina, estão paralisados devido à ameaça de retirada de direitos. Um projeto da prefeitura, que deve ser votado até o final do mês, acirrou a polêmica entre categoria e a gestão do prefeito Joyuson Vieira (PSL). Entre os pontos a serem extintos está a gratificação de salário/aniversário, quando é incluído o valor do piso (cerca de R$ 1,1 mil para 20 horas) na folha.

 

As outras perdas viriam na extinção de gratificações por profissional graduado [20%] e por regência de classe, que atualmente incide em 16%, quando deveria chegar até 30%, conforme apontam os professores. Segundo Diogo Vinícius, que é da APLB local e do sindicato dos professores da cidade [APPEU], o temor é que o projeto seja aprovado por conta de Vieira ter a maioria dos vereadores da Câmara.

 

A justificativa de redução de custos, alegada pela prefeitura, é contestada. "O prefeito foi a uma rádio na semana passada e alegou que o salário dos professores de Utinga é um dos maiores da região, o que é mentira, e tentou colocar outras categorias contra nós. A gente concorda que tem que haver reajuste para outras categorias, mas ele quer colocar o professor para pagar essa conta", disse em entrevista ao Bahia Notícias.

Bahia

16 de Mar // | Bahia
Um suspeito morreu durante confronto com a polícia no município de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, na manhã desta quinta-feira (16). Segundo a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/ Mata Atalântica), o homem morto integrava um grupo que disparou contra os agentes da corporação durante operação no bairro Campinho.
 
No local do confronto, a Cipe relata que foi encontrada uma submetralhadora, um tablete de maconha, uma balança de precisão, rádios para comunicação dos criminosos, um tablet e duas máscaras Anonymous, que são usadas com frequência em assaltos na região. Os demais integrantes do grupo conseguiram fugir. O homem morto foi identificado como Milton Alves de Almeida Júnior.
 
Ele chegou a ser socorrido para Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, onde não resistiu aos ferimentos. Conforme a Cipe, Milton já era procurado por crimes como tráfico de drogas e roubos. Além disso, ele também é suspeito de ser assassino de facções criminosas da região. Com o mandato de prisão em aberto, chegou a ser preso no período do carnaval e logo depois liberado.

Bahia

16 de Mar // | Bahia
Um soldado da Polícia Militar Militar da Bahia foi preso em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, sob a suspeita de tentar matar a companheira e o sogro. O crime ocorreu em agosto de 2016 e o soldado teve mandado de prisão preventiva cumprido nesta quinta-feira (16). De acordo com a Polícia Civil, na ocasião do crime, o soldado atirou quatro vezes contra as vítimas após uma discussão.
 
Um dos tiros atingiu o cunhado dele, um adolescente de 15 anos, que foi baleado nas costas e ficou paraplégico por conta do ferimento. Conforme a Polícia Civil, a delegada Ludmila Vilas Boas, responsável pelas investigações do caso, informou que o policial também é o principal suspeito da morte do próprio tio, ocorrida em janeiro deste ano.
 
Segundo a polícia, testemunhas disseram que viram a vítima e o PM discutindo alguns dias antes do crime. Após o ocorrido, um mandado de busca e apreensão chegou a ser cumprido na residência do soldado, em Salvador. Após a prisão, o polícial foi conduzido para a Coordenadoria de Custódia Provisória da PM, em Lauro de Freitas, na região metropolitana da capital, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Bahia

16 de Mar // | Bahia
A Defensora Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) informou que pediu à Justiça a interdição parcial do Conjunto Penal da cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, após detectar vários problemas, como a presença constante de baratas e escorpiões nos pátios e nas celas, devido à falta de dedetização.
 
O órgão ainda apontou a existência de celas insalubres; sem ventilação, com iluminação deficiente e fiações expostas, além da falta de vigilância externa, internos com problemas mentais, alimentação deficiente e constante falta de água. A ação, ajuizada pelo órgão na terça-feira (14), solicita a proibição do ingresso de novos presos até que a situação seja resolvida.
 
Segundo o DPE-BA, a unidade ainda está superlotada -- possui capacidade para 416 presos, porém atualmente abriga 849. A assessoria de comunicação da Secretaria de Administração Prisional (Seap) informou nesta quarta, por telefone, que o órgão está ciente dos problemas e que já está tomando providências para que a situação seja resolvida. A Seap não informou um prazo para resolução dos problemas apontados pela Defensoria.

Bahia

16 de Mar // | Bahia
Um homem de 38 anos foi preso nesta última quarta-feira (15), suspeito de abusar sexualmente das duas filhas, adolescentes de 13 e 17 anos, na cidade de Senhor do Bonfim, na região norte da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, com base no depoimento das meninas, a vítima mais velha era estuprada há oito anos. Já a mais nova era abusada no último ano.
 
Segundo a polícia, o crime foi descoberto depois que a adolescente mais nova contou para a tia materna que era obrigada pelo pai a fazer sexo com ele. Após a revelação, a mulher levou a menina para um hospital da cidade, que acionou o Conselho Tutelar. Um representante do órgão acompanhou as duas à delegacia e o caso foi denunciado para a polícia.
 
Conforme a polícia, em depoimento, as duas adolescentes contaram que o pai as ameaçavam com uma faca para poder cometer os abusos. A última situação teria ocorrido no domingo (12), quando o suspeito teria convidado a filha mais nova para ir à feira, em um distrito da região. No meio do caminho, ele teria arrastado a adolescente para um matagal e a obrigou a fazer sexo oral nele.

Bahia

15 de Mar // | Bahia
Uma campanha virtual iniciada na terça-feira (14) visa arrecadar R$ 50 mil para aquisição de uma viatura policial para a delegacia de Sítio do Quinto, a 405 Km de Salvador. Conforme a descrição da 'vaquinha', há oito anos a cidade está sem o veículo destinado aos agentes da Polícia Civil.
 
"Uma delegacia sem viatura não existe. Sem viatura não tem como intimar as pessoas, fazer diligências e dar prosseguimento às investigações", frisou o delegado Maurílio Barbosa, em conversa com o Bocão News. Há cerca de um ano à frente da delegacia local, Barbosa revelou que alguns equipamentos foram viabilizados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA),
 
O delegado disse que ausência do veículo interfere diretamente no trabalho de investigação dos crimes. "Estamos batalhando aqui. A Secretaria já forneceu impressora, computador, ar-condicionado, tem uma estrutura boa, mas falta a questão da viatura", lamentou. Apesar do delegado destacar a mobilização da comunidade, inclusive da gestão municipal, até a matéria ser publicada apenas um boleto (pendente) de R$ 50 havia sido registrado na campanha, iniciada no site 'Vaquinha' pelo radialista Carlino Souza. 

Bahia

15 de Mar // | Bahia
Trabalhadores do judiciário baiano aderiram aos protestos que acontecem em todo país, na manhã desta quarta-feira (15), considerado “Dia Nacional de Luta Contra A Reforma da Previdência” por diversas categorias, segundo o diretor de mobilização do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud), Maurício Souza.
 
“As 243 unidades que nós temos na Bahia foram orientadas a paralisar, respeitando o imite mínimo de 30% dos servidores funcionando. Nos casos dos cartórios judiciais, as liminares de urgência e plano de saúde funcionam. Os cartórios que estão sobre a tutela do Tribunal de Justiça da Bahia estão emitindo certidão de óbito e nascimento. Estamos participando de forma pacífica. Nós não permitiremos essa reforma passar”, afirma.
 
Em dia nacional de paralisação contra as propostas das reformas trabalhista e da Previdência Social do governo Michel Temer, centrais sindicais, e movimentos sociais prometem diversas manifestações no “Dia Nacional de Luta Contra A Reforma da Previdência”. O dia nacional de luta terá participação da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUTBahia) e outras centrais por toda a Bahia.

Bahia

15 de Mar // | Bahia
O governo da Bahia declarou situação de emergência em 106 cidades baianas por conta da seca que atinge o interior do estado. O decreto estadual leva em conta um relatório recente da Superintendência de Proteção e Defesa Civil, que ressaltou os graves prejuízos causados às atividades produtivas do estado como a agricultura e a pecuária pela escassez de chuvas.
 
"A falta do abastecimento de água nos municípios baianos tem gerado o exaurimento de grande parte dos mananciais que fornecem água potável às comunidades rurais, distritos e cidades. [...] A estiagem prolongada tem provocado danos ambientais, bem como danos à subsistência e à saúde da população em diversos municípios", aponta o texto do decreto assinado na terça (14) pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster.
 
Com a declaração de situação de emergência, o governo autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais para empenhar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta aos efeitos da estiagem. Veja a lista de municípios baianos em situação de emergência, conforme decreto publicado pelo governo baiano no Diário Oficial desta quarta (15):

Bahia

15 de Mar // | Bahia

A Defensora Pública da Bahia (DP-BA) pediu a interdição parcial do Conjunto Penal de Jequié, no sudoeste do estado. A ação pede a proibição do ingresso de novos presos até que sejam solucionados os problemas encontrados na unidade prisional. O Conjunto Penal de Jequié possui capacidade para 416 presos, porém atualmente abriga 849.

 

"Os internos são submetidos diariamente a condições desumanas e degradantes, incompatível com um Estado Democrático de Direito e com a dignidade inerente a todo ser humano, ainda que eventuais transgressores da norma penal. Em alguns módulos da Unidade existem celas destinadas a três detentos que chegam a abrigar até 10 internos e outras com capacidade para seis internos que estão abrigando 19 presos", afirmou o defensor público Leonardo Couto Salles.

 

A situação das mulheres na unidade também foi avaliada pela Defensoria. Por conta de um início de motim, as custodiadas, incluindo grávidas, foram transferidas para a Unidade Especial Disciplinar (UED) para separar facções rivais. O local, com pouca ventilação e espaço, é destinado a presos considerados de alta periculosidade sob o Regime Disciplinar Diferenciado.

Bahia

15 de Mar // | Bahia
A Polícia Rodoviária Federal (PRFs) resgatou, na manhã desta última terça-feira (14), 32 pássaros silvestres que eram transportadas por um passageiro em um ônibus interestadual, no km 730 da BR-330, trecho do município de Jequié, no sudoeste da Bahia. Os animais eram levados dentro de duas bolsas de viagem, por um homem de 43 anos.
 
 Os animais, que pertencem à fauna nativa brasileira, são das espécies conhecidas popularmente como "Papa Capim" (27), “Chorão” (3) e “Azulão” (2). Os bichos eram transportados ainda sem tinham ventilação e água. À polícia, o homem admitiu não ter documentação ambiental que comprovasse a origem das aves.
 
Os animais foram capturados ilegalmente da natureza no município de Barra do Rochae seriam levados para São Paulo (SP), onde o suspeito mora. Nos pertences do homem, havia ainda duas anilhas numeradas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), objetos que poderiam ser usados para ocultar a origem ilegal dos pássaros. As aves foram encaminhadas para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em Jequié.

Bahia

15 de Mar // | Bahia
Os moradores da zona rural de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia além de enfrentarem o racionamento de água, agora passam por outro problema referente ao abastecimento. Isso porque o número de carros-pipa que ajudam a amenizar a falta de água na zona rural do município foram reduzidos de 37 para 18 veículos.
 
Esta semana, o Ministério da Defesa reconheceu situação de emergência em toda a cidade. Vitória da Conquista passa por uma estiagem desde 2012. Na cidade, os moradores têm abastecimento de água alternado e na zona rural, eles recebem um apoio do Governo Federal através da "Operação Carro-Pipa", onde o Exército fornece carros-pipa que ajudam no abastecimento de água.
 
Contudo, o Ministério da Defesa diminuiu o número de veículos que levam água para a população alegando que o número de famílias na região era inferior ao cadastrado na operação. A informação foi contestada pelo município. Segundo a Defesa Civil de Vitória da Conquista, ao contrário do que diz o Ministério da Defesa, a população da zona rural tem crescido. Como medida emergencial, a prefeitura está contratando 15 carros pipa pelos próximos 30 dias.

Bahia

14 de Mar // | Bahia

A “Lista de Transparência sobre Trabalho Escravo Contemporâneo”, conhecida como “lista suja do trabalho escravo” é composta por 12 empreendimentos baianos. No total, a lista obtida pela ONG Repórter Brasil, através da Lei de Acesso à Informação, demonstra 250 empresas notificadas por exploração de mão de obra análoga ao trabalho escravo.

 

Segundo a ONG, a divulgação da lista “busca garantir transparência à política de combate a essa violação aos direitos fundamentais enquanto o governo federal não voltar a divulgar a informação, como costumava fazer”. Os dados divulgados são referentes ao período entre 2014 e 2016. A lista pode ser conferida na íntegra aqui.

 

A divulgação de empresas autuadas por trabalho escravo apresenta problemas desde dezembro de 2014, quando o então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, a pedido de uma associação de incorporadoras imobiliárias, suspendeu a divulgação do cadastro. Em maio de 2016, o governo federal publicou uma nova portaria, com novas regras para divulgação da lista, atendendo as determinações da ministra Cármen Lúcia, atual presidente do Supremo.

Bahia

14 de Mar // G1 | Bahia
O Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) do Território Quilombola Ilha de Maré foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira (13). De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Bahia, o RTID é o passo mais complexo para o cumprimento da titulação comunitária dos territórios quilombolas.
 
O documento reúne peças técnicas, como o relatório antropológico, plantas com delimitação do território e aborda aspectos, agronômicos, ambientais, fundiário e geográfico. O Território Quilombola Ilha de Maré, que tem 644,7 hectares, está localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
 
A área engloba as comunidades de Bananeiras, Ponta Grossa, Porto dos Cavalos, Martelo e Praia Grande. A regularização beneficiará 404 famílias. A história das comunidades de Ilha de Maré está ligada à Baia de Todos-os-Santos, quando navios negreiros encalhavam em recifes próximos. Atualmente, os quilombolas da Ilha de Maré sobrevivem da pesca, mariscagem e da agricultura de subsistência. Há uma forte participação das mulheres como marisqueiras.




Classificados


Enquete



Mais Lidas