Notícias

Bahia

Bahia

17 de Jul // | Bahia

O prefeito Jenival Borges (PNT), do município de Belmonte, no sul da Bahia, decidiu fechar as portas da prefeitura para, segundo ele, sanar as dívidas herdadas da administração passada. De acordo com o gestor, a prefeitura registrou muitas dívidas e quedas de 37% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de julho.

 

E por isso, foi decidido fechar a prefeitura até sexta-feira (20). Durante o período de paralisação, estarão em funcionamento apenas as secretarias de Limpeza, Saúde e emergências. O atual gestor alegou que a queda de arrecadação está dificultando e comprometendo inclusive o pagamento dos salários de servidores públicos.

 

O administrador irá fazer cortes e redução nas despesas com custeio para conseguir manter os serviços públicos no município. Outro agravante apontado pelo prefeito foi a queda na receita do Fundo de Manutenção e Desenvolcimento da Educação Básica (Fundeb) no ano de 2017, que gerou um déficit de R$ 4,8 milhões nas despesas com a educação em 2018 em Belmonte segundo informações do site Políticos do Sul da Bahia.

Bahia

16 de Jul // | Bahia

O Complexo de Delegacias de Feira de Santana, está com superlotação de presos por conta da interdição parcial do Conjunto Penal do município, ocorrida há 81 dias. De acordo com informações do delegado Roberto Leal, coordenador regional da Polícia Civil na cidade, as 5 celas do Complexo, que deveriam abrigar 20 detentos, estão, atualmente, com 50.

 

O número corresponde a mais do que o dobro da capacidade do local. O Conjunto Penal de Feira foi interditado pela Justiça da Bahia no dia 26 de abril, após uma ação movida pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) e a Ordem de advogados da Bahia (OAB), pelo não cumprimento de um TAC firmado em 2016.

 

A decisão foi do juiz de execuções penais da cidade, Waldir Viana. O TAC prevê a ampliação do presídio, a separação entre os presos do regime fechado dos que estão no semi-aberto, e entre os presos definitivos dos presos temporários, a contratação de mais agentes penitenciários, além da compra de scanners para fazer a revista corporal. Desde a determinação da Justiça, o presídio foi proibido de receber novos detentos segundo o G1.

Bahia

15 de Jul // | Bahia

O juiz José de Souza Brandão Netto, substituto na cidade de Crisópolis, no nordeste baiano, determinou o cumprimento da Lei 5700/71, que obriga a execução do hino nacional uma vez por semana em escolas públicas e privadas. As escolas foram informadas sobre a determinação em um ofício e se há ordem não for cumprida, poderá ser aplicada uma multa.

 

Segundo o juiz José de Souza, esta não é a primeira vez que ele determina a medida. Ele já havia determinado em outras comarcas da Bahia em anos anteriores . "A lei Federal determina que haja execução do hino uma vez por semana nas escolas públicas e privadas. Isso já foi comunicado para a secretaria de educação”.

 

O ofício também foi endereçado para escolas de Olindina segundo o Bahia Notícias. No documento, o juiz destaca que o não cumprimento da Lei dos Símbolos Nacionais é considerado contravenção e lembra que é “obrigatório o ensino do desenho e do significado da Bandeira Nacional, bem como do canto e da interpretação da letra do Hino Nacional em todos os estabelecimentos de ensino, públicos ou particulares, do primeiro e segundo graus”.

Bahia

15 de Jul // | Bahia

Um advogado de 23 anos que mora na cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, está desaparecido há cerca de cinco dias. De acordo com familiares, Fernando Melo foi pela última vez nesta última terça-feira (10), na rodoviária do município, quando embarcou em um ônibus com destino a Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

 

O desaparecimento do jovem foi registrado na Delegacia de Eunápolis nesta última sexta-feira (13). Familiares disseram que, até a noite deste domingo (15), não conseguiram falar com Fernando. O rapaz mora sozinho a cerca de 4 meses e não tem o hábito de ficar muito tempo sem se comunicar com a família.

 

O celular do rapaz parece estar desligado, segundo informações de familiares. Parentes e amigos já fizeram buscas em possíveis locais onde o rapaz trabalharia, hospitais e no IML, mas não tiveram sucesso. Os familiares também estiveram no apartamento onde Fernando mora e constataram que todas as roupas e outros pertences dele, como o notbook, por exemplo, estão no imóvel. Informações sobre Fernando Melo podem ser passadas a Delegacia de Eunápolis.

Bahia

14 de Jul // | Bahia

Um balanço divulgado pelo Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) aponta 34 praias impróprias para banho neste fim de semana, no litoral da Bahia. Além de Salvador, praias da Costa dos Coqueiros, no litoral norte, na Baía de Todos-os-Santos e Costa do Cacau, no sul do estado, foram consideradas impróprias pelo órgão.

 

De acordo com o órgão, a rede amostral de monitoramento da balneabilidade atualmente é composta por 133 pontos, distribuídos em toda a costa baiana. As amostras de água para análises da balneabilidade são coletadas semanalmente, no período da manhã, em locais com maior concentração de banhista.

 

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças a exemplo e coliformes fecais segundo informações do G1. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem. Confira a lista no final da matéria.

Bahia

14 de Jul // | Bahia

As revendedoras de gás de cozinha da Bahia estão preocupadas com a falta do produto no Estado. Segundo denúncias, a situação pode causar desabastecimento para a população. Ainda de acordo com a denúncia, o racionamento acontece devido a problemas da Petrobras e vem se arrastando desde à greve dos caminhoneiros.

 

Em contato com o Sindigás, a reportagem do Bocão News foi informada que, no início de julho, houve uma redução considerável na oferta de Gás liquefeito de petróleo na Bahia por causa da paralisação das atividades em uma das unidades da Refinaria Landulpho Alves-Mataripe (RLAM) devido a problemas operacionais.

 

O Sindigás ressaltou que para garantir o abastecimento das cidades baianas, as empresas estão recorrendo a polos de suprimento nos estado do Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A previsão é que a situação do abastecimento esteja normalizada na próxima semana. O sindicato explicou, ainda, que o problema de abastecimento no Estado não tem relação com a paralisação dos caminhoneiros segundo informações do Bocão News.

Bahia

14 de Jul // | Bahia

O Ministério Público da Bahia ingressou com uma ação civil contra a cidade de Mata de São João, o Inema, as empresas Santa Clara Empreendimentos e Turismo, Atual Participações, Hotel Tívoli, Enseada do Castelo Branco Empreendimentos, Hotel Iberostar, a Embasa e o cidadão Hernani Silveira Castro por captação irregular de águas do Rio Açu.

 

O promotor Oto Almeida Oliveira Júnior pediu que as acionadas sejam condenadas a pagar indenização não inferior a R$ 2 mil por causa dos “danos praticados contra o bem coletivo e pela dor e o desgosto experimentado por todos os cidadãos, que vivenciam a escassez de recurso hídrico na bacia”, em razão da retirada da água.

 

De acordo com os elementos da ação, relatórios de fiscalização elaborados pelo Inema identificaram que a Santa Clara, a Atual Participações, o Município e Hernani captam o recurso hídrico sem permissão estadual e ainda possuem barramentos do rio sem licença ambiental, desrespeitando a lei. Ainda de acordo com o promotor, em Praia do Forte, foi identificada outra barragem, que resultou na formação da Lagoa Timeantube segundo o BN.

Bahia

13 de Jul // | Bahia

Três vereadores da cidade de Seabra, na região da Chapada Diamantina, tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral por terem incluído falsas candidatas na coligação deles, durante as eleições de 2016, para preencher a cota feminina exigida. De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (13) pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

 

A decisão, expedida pelo juiz Pablo Venício Novais Silva, da 88ª Zona Eleitoral, cabe recurso. A sentença foi expedida na segunda-feira (9) e publicada no Diário Oficial da Justiça Eleitoral na quarta (11). Os vereadores são Marcos Pires Ferreira Vaz (PDT), Selson José de Souza (PRB) e Lília Carneiro da Silva (PDT).

 

Conforme a decisão da Justiça, duas mulheres concorreram nas eleições com os vereadores, pela coligação "Unidos Por Uma Seabra Melhor" - formada por por PRB, PDT e PR -, mas sequer divulgaram suas candidaturas. Uma das candidatas, identificada como Ana Cristina, recebeu apenas um voto. Já a outra, identificada como Rilma Quinheiro, não recebeu nem um. Ainda segundo a setença, a candidata Ana Cristina é irmã da veradora Lília Carneiro.

Bahia

13 de Jul // | Bahia

O nível de água de barragens do sudoeste baiano preocupa moradores. Segundo a Defesa Civil estadual, os casos chamam a atenção nas barragens do Champrão, de Anagé e do Truvisco. Com a possibilidade da chegada do fenômeno “El Niño” já no segundo semestre deste ano, a situação dos açudes faz ligar o sinal de alerta.

 

Conforme o superintendente da Defesa Civil do Estado, Paulo Sérgio Menezes Luz, a Barragem do Truvisco, responsável pelo abastecimento de Caculé, Rio do Antônio e Guajeru, “caminha para o volume morto”. Na Barragem do Champrão, que abastece Condeúba, Piripá e Cordeiros, só resta 5% da capacidade.

 

Por ali, a previsão é que só haja água até agosto deste ano. Já na Barragem do município de Anagé, no sudoeste bainao, o nível é de 30%. “A região vai precisar de muita chuva. O problema é que em novembro vem o El Niño, que manda chuva para o Sul e seca para o Nordeste”, lamentou o superintendente da Defesa Civil. Paulo Sérgio Menezes declarou que a situação da Bahia é a mais difícil do Nordeste segundo informações do Bahia Notícias.

Bahia

12 de Jul // | Bahia

O deputado estadual, Alan Sanches, líder do bloco DEM PRB na Assembleia Legislativa da Bahia, conclama para que a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) solucione o problema de postos de pagamento no estado, de forma que os baianos não sejam ainda mais penalizados na hora de pagar as contas.

 

Segundo ele, a companhia precisa estabelecer critérios de funcionalidade para suprir a demanda dos consumidores que já pagam um preço tão alto pelo serviço ou restabelece o convênio com a Caixa. “890 casas lotéricas faziam o serviço e, conforme a própria gerência de atendimento do órgão existem cerca de 4 mil pontos do Coelba Serviço, fora Correios e bancos”.

 

“É preciso que explique o por que das filas quilométricas, por que os sistemas estão constantemente fora do ar, por que em alguns municípios não existem postos e por que nos Correios o pagamento da conta de energia só pode ser feito via cartão de correntistas do Banco do Brasil, o que torna o atendimento ineficiente, enquanto nas lotéricas tudo era fácil. Então ou senta para resolver ou restabelece o convênio com a Caixa”, destacou Sanches.

Bahia

12 de Jul // | Bahia

Quatro suspeitos na morte de um dos dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) em Iguaí, no sudoeste da Bahia, em abril de 2013, foram presos na  quarta (11), em Vitória da Conquista. Segundo informações da Polícia Civil, os suspeitos mataram Fábio Santos por causa da atuação dele em defesa da reforma agrária na região.

 

O fazendeiro Délcio Nunes Santos, o comerciante Márcio Fabiano Cunha Borges e os vaqueiros Arenaldo Novais da Silva e Neuton Muniz da Silva foram apontados como mandantes e executores do crime. Eles participavam de um grupo de criminosos composto por fazendeiros e pistoleiros da região de Ibicuí e Nova Canaã.

 

Os quatro presos foram encaminhados para o Conjunto Penal de Conquista. Welder Leonardo Gusmão Amaral e Ricardo Neves de Oliveira, também tiveram a prisão decretada por estarem envolvidos na morte do militante, mas estão foragidos e continuam sendo procurados pela polícia. De acordo com o MST, foram feitas vigílias em fóruns municipais, marchas e ocupações em toda Bahia com o objetivo de pressionar a justiça por respostas. G1

Bahia

12 de Jul // | Bahia

Um jovem foi preso por sequestrar a esposa e a filha de um cabo da Polícia Militar em Itagimirim, na Costa do Descobrimento, sul baiano. Marcelo Oliveira Costa, de 22 anos, foi preso na quarta-feira (11) em Eunápolis, na mesma região segundo informações do G1. Ele fazia compras com o cartão de crédito da mulher quando foi preso por policiais.

 

Em depoimento, o acusado disse que agiu com ajuda de um comparsa, identificado como Alder. Marcelo contou que eles fizeram o sequestro das vítimas quando elas entraram em uma agência de Itagimirim na segunda-feira (9). Ainda segundo o acusado, ele seguiu no carro da vítima até Eunápolis, onde ficou hospedado em um hotel.

 

Alder, conforme informou, teria ido em outro carro com as mulheres no porta-malas. No meio do caminho, ocorreu um acidente, e o comparsa abandou o veículo, com a mulher e a filha do policial presas no veículo, e fugiu. As duas foram achadas na terça (10) em uma estrada vicinal em Teixeira. A Polícia encontrou cartões, documentos pessoais e celular da esposa do PM no hotel em Eunápolis. Marcelo segue preso na delegacia de Eunápolis.

Bahia

12 de Jul // | Bahia

O prefeito de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Jeferson Andrade (DEM), foi afastado do cargo por decisão judicial nesta quinta-feira (12). Quem assume o cargo é o vice-prefeito, Jailton Polícia (PRB). A sentença é do juiz Glauco Dainese de Campos e acata denúncia de desvio de dinheiro feita pelo Ministério Público do Estado.

 

Em janeiro deste ano, o TJ-BA negou um pedido do prefeito de Madre de Deus, Jefferson Andrade (DEM), para suspender uma investigação do MP-BA contra ele. Além de Andrade, ficam afastados o vereador Anselmo Duarte Ambrozi e os servidores Adailton Cosme dos Santos, Tânia Maria Pitangueiras de Jesus e Jibson Coutinho de Jesus.

 

Conformo o MP, o grupo, liderado por Jeferson Andrade, teria combinado um esquema de enriquecimento ilícito na Câmara Municipal de Vereadores da cidade entre 2010 e 2012. No ano passado, o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam) denunciou o esquema. O MP relatou que o objetivo dos envolvidos no acordo era eleger Jeferson presidente da Câmara, o que acabou acontecendo.

Bahia

12 de Jul // | Bahia

Um vídeo feito pelo celular mostra o momento em que o segurança de uma agência do Banco do Brasil agride um cliente de 59 anos. O caso ocorreu em Feira de Santana. Confome relatou o cliente, o desportista Cláudio Carneiro, após uma hora de espera por atendimento, ligou para a Superintendência do Procon-BA e o segurança percebeu.

 

Quando ele chegou ao caixa, não foi atendido e houve uma confusão. O Banco do Brasil em Feira foi notificado por conta da espera de Cláudio e demais clientes que estavam no local. O cliente disse ainda que teve um ferimento na perna e recebeu atendimento em uma policlínica da cidade segundo informações do G1.

 

Ainda segundo Cláudio, ele é diabético, passou do horário de se alimentar e ficou nervoso com a situação. Na ocasião, o cliente é empurrado pelo segurança, que também puxou Cláudio pela camisa. O segurança do banco não quis falar sobre o assunto, mas disse que o caso está sendo acompanhado pelo setor jurídico da empresa. Já o Banco do Brasil informou por meio de nota que adota todas as providências para preservar a segurança dos clientes.

Bahia

11 de Jul // | Bahia

A mãe do cantor Hiago Danadinho, de 14 anos, ex-vocalista da Banda La Fúria, que foi esfaqueada pelo ex-companheiro, no dia 1º de julho, e estava internada no Hospital Geral de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, teve alta da unidade médica nesta quarta-feira (11). As informações são de Jorge Sacramento, pai e empresário de Hiago.

 

O pai de Hiago Danadinho também afirmou que o estado de saúde de Tatiana Nascimento Costa, de 40 anos, é estável. O suspeito do crime, Reinaldo Nunes, de 39 anos, ainda não foi encontrado pela polícia. Ele teria atacado a ex-companheira porque não aceitava o fim da relacionamento segundo informações do G1.

 

Reinaldo foi encontrado e chegou a ser encaminhado, no dia 2 de julho, por equipes da Polícia Militar para a 33ª Delegacia Territorial (DT), de Monte Gordo, em Mata do São João. Porém, ele foi liberado por não haver provas para constituir flagrante. Depois, a prisão preventiva do suspeito foi pedida pela Polícia Civil. Tatiana Nascimento da Costa levou 10 facadas pelo corpo e estava internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva.

Bahia

11 de Jul // | Bahia

A justiça decretou a prisão preventiva de Bruno Ricardo Morais de Souza, suspeito de tentar matar a ex-namorada atropelada no domingo (8), em Angical, no oeste da Bahia, segundo informações do Tribunal de Justiça da Bahia. O suspeito continua foragido. O pedido de prisão é referente a agressões que Bruno cometeu contra Andreza Sales, de 21 anos.

 

A agressão aconteceu em agosto do ano passado. A jovem continua internada no Hospital do Oeste, em Barreiras, também no oeste baiano. O estado de saúde dela é estável, conforme informou o delegado da cidade José Romero, que está à frente das investigações do caso do atropelamento segundo informações do G1.

 

Segundo a polícia, Bruno Ricardo tentou matar a ex-namorada por não aceitar o fim do relacionamento. Não há detalhes de quanto tempo o ex-casal ficou junto. Os familiares da jovem detalharam que a vítima estava em uma moto, de carona com amigos, voltando de uma festa, quando o ex-namorado, que estava em um carro, lançou o veículo contra a motocicleta. Após o atropelamento, o suspeito fugiu do local sem prestar socorro a vítima.

Bahia

10 de Jul // | Bahia

Um homem de 29 anos, identificado como José Paulo Silva Nogueira, foi preso nesta última segunda-feira (9) suspeito de estuprar a enteada de apenas 13 anos, no município de Coaraci, localizado no sul da Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil, os abusos ocorriam há oito anos, desde quando a menina tinha cinco anos.

 

Segundo a polícia, José Paulo já tem passagem por estupro e chegou a ficar preso pelo crime por cerca de nove meses em 2008. A polícia informou que, ao ser ouvida, a mãe da menina disse que a adolescente chegou a relatar o caso para ela, mas que a mesma não acreditou na filha segundo informações do G1.

 

A polícia acredita que a mulher era ameçada e agredida pelo homem, que possui outra mulher na mesma cidade. O caso recente, envolvendo a enteada dele, foi registrado na delegacia do município após o pai da vítima, que é separado da mãe dela, ficar ciente dos abusos. A polícia detalhou que a adolescente foi passar um final de semana na casa do pai na cidade de Ibicaraí, cidade a cerca de 29 km de Coaraci também no sul da Bahia.

Bahia

10 de Jul // | Bahia

A esposa e a filha de um cabo da Polícia Militar foram encontradas no porta-malas do carro da família, em uma localidade conhecida como Visgueira, no município de Itagimirim, sul da Bahia, na manhã desta terça-feira (10). As duas foram sequestradas na segunda (9), em Teixeira de Freitas. As vítimas estavam amarradas e não tinham ferimentos.

 

Conforme a Polícia Militar, a mulher e a filha, que é uma criança e não teve a idade divulgada, tinham saído de casa na tarde desta última segunda-feira. As duas estavam no carro da família e foram fazer pagamentos e foram sequestradas por dois homens, que ainda não foram identificados.

 

Rondas foram feitas na região para tentar encontrar as duas ainda na segunda, mas elas só foram encontradas nesta terça, na cidade de Itagimirim, que fica a cerca de 200 km de Teixeira de Freitas, no porta-malas do próprio carro. Mãe e filha foram atendidas pelo Samu e passam bem. Segundo a polícia, o registro da ocorrência não foi feito no dia do sumiço porque não havia passado as 24 horas necessárias para configurar o desaparecimento.

Bahia

10 de Jul // | Bahia

Cidades como São Felipe, Ipirá, Correntina, Jeremoabo e Amélia Rodrigues têm algo em comum. As agências do Banco do Brasil, explodidas por quadrilhas, deixaram de trabalhar com dinheiro. O fato gera caos e empobrece o município, como afirmou ao Bahia Notícias a secretária-geral do Sindicato dos Bancários da Bahia, Jussara Barbosa.

 

“Não tendo dinheiro circulando, a cidade entra em declínio. Se eu saio de minha cidade para sacar dinheiro em outra, eu aproveito e passo no mercado, na farmácia, na lojinha e compro mercadoria nessa outra cidade”, argumenta. Segundo ela, mesmo com os lucros sempre crescentes dos bancos, não há uma preocupação em reabrir as agências.

 

Para ela, só uma mobilização geral dos moradores, o que inclui a classe política, pode fazer com que os estabelecimentos voltem a funcionar normalmente. “A população tem que acionar todo mundo. Mexer com a prefeitura, com a Câmara de Vereadores, deputados estaduais e, principalmente, os deputados federais, que estão em Brasília”, disse a secretária-geral do Sindicato dos Bancários da Bahia segundo o Bahia Notícias.

Bahia

10 de Jul // | Bahia

O Ministério Público Federal (MPF) acionou 63 municípios baianos que estão com cobertura vacinal contra poliomielite abaixo de 50%, para que adotem medidas necessárias à garantia da imunização adequada de crianças. No total, 312 cidades do país – listadas em boletim divulgado pelo Ministério da Saúde – foram notificadas.

 

A recomendação da OMS é de que o índice se mantenha em 95%. Em ofício, a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, solicita que seja ampliado o horário de funcionamento das salas de vacina, com o objetivo de assegurar a pais e responsáveis a possibilidade de atendimento fora do horário comercial.

 

O Ministério Público Federal também pede, entre outras medidas, que seja rigorosamente observado o Calendário Nacional de Vacinação, ainda que se tenha que aplicar mais de uma dose por vez – a não ser em casos de recomendação médica em contrário. De acordo com o Ministério da Saúde, a menor cobertura vacinal contra poliomielite foi registrada no município de Ribeira do Pombal (0,5%) segundo informações do Correio.

Bahia

10 de Jul // | Bahia

Uma professora da rede municipal de ensino de Juazeiro, morreu após ser "atropelada" por um cavalo, na noite de domingo (8), durante a Festa dos Vaqueiros, no município de Curaçá, segundo informações da Polícia Civil. De acordo com a polícia, Kelly Cristina Souza Gomes caiu e bateu a cabeça no chão, após o impacto com o animal.

 

A professora foi levada para o Hospital Municipal Antônio Carlos Magalhães e morreu a caminho do Hospital de Urgências e Traumas, em Petrolina (PE), para onde seria transferida. Kelly Cristina foi enterrada nesta segunda-feira (9), no Centro de Velórios, em Juazeiro. Amigos e familiares participaram da cerimônia.

 

Entre eles, o professor André Mota, que contou ter encontrado com a vítima na vaquejada pouco antes do acidente. "Uma companheira, meiga, assistente, tranquila. Sempre nos apoiando pedagogicamente. Inclusive, profissionalmente ela era nossa coordenadora pedagógica. Eu ainda acredito que o pior está por vir, que é retornar à escola e não encontrar nossa coordenadora pedagógica", contou André Mota segundo informações do G1.

Bahia

10 de Jul // | Bahia

Após a Justiça suspender o decreto do prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães (PSB), que entregou a chave da cidade a 'Deus', o deputado estadual Sargento Isidório (Avante) apresentou um projeto na Assembleia Legislativa (AL-BA) que entrega toda a Bahia à Santíssima Trindade segundo informações do Bahia Notícias.

 

O projeto-resposta à decisão do desembargador Ivanilton da Silva em Guanambi, segundo Isidório, é parte de um questionamento da laicidade do estado. “O que o prefeito de Guanambi fez foi um ato simbólico. Como o prefeito de Salvador faz todos os anos ao entregar a chave da cidade ao Rei Momo”, comentou.

 

“Laicidade tem que ter isonomia. Tem que passar pelo gabinete do Supremo Tribunal Federal e do presidente da República. Esse decreto é um desrespeito a religião. Imagina se um desembargador manda arrancar os Orixás do Dique. Como ficaria o povo da matriz africana?”, falou. No texto do deputado Sargento Isidório, à Santíssima Trindade ficaria a cargo da proteção e comando supremo espiritual da Bahia, com seus 417 municípios baianos.

Bahia

09 de Jul // | Bahia

O final de semana em Feira de Santana registrou cinco assassinatos. Com isso, o número de homicídios chega a 14 no mês e 220 no ano. O primeiro caso do fim de semana ocorreu por volta de 1h30 da madrugada de sábado (7). Willian da Silva Oliveira foi morto a tiros na Estrada do Calundú, Travessa Pau Ferrado, no bairro Lagoa Salgada.

 

A Polícia informou que a vítima voltava para casa após uma festa "paredão" quando foi surpreendido por homens não identificados que chegaram em uma moto e um veículo. Por volta das 13h do mesmo sábado, Raulino Dantas Ferreira, 27 anos, foi encontrado morto na residência onde morava, na Rua E, Conjunto Fraternidade, no bairro do Tomba.

 

A vítima foi morta a tiros e até o momento a autoria é desconhecida. Já às 16h do mesmo dia, Maurício Caribé Moscovo, de 32 anos, foi morto a tiros no residencial Aeroporto II, no bairro Santo Antônio dos Prazeres. Ainda no sábado, por volta das 21h Wendeson da Silva, de 23 anos, foi assassinado no residencial Vida Nova no conjunto Feira VII. A vítima foi morta a tiros por homens ainda não identificados segundo informações do Acorda Cidade.

Bahia

08 de Jul // | Bahia

Um homem procurado pela polícia por envolvimento na morte do sargento da Polícia Militar Françual Manoel Santos, de 48 anos, foi localizado e morreu baleado durante ação policial na manhã deste último sábado (7), na região sul da Bahia segundo A SSP. O sargento morreu, no dia 3 de fevereiro, após uma troca de tiros.

 

Segundo a polícia, Pedro Vinícius dos Santos, 22 anos, mais conhecido como "Buchecha" foi localizado em Porto Seguro após uma denúncia anômina apontando que ele estaria em uma motocicleta, na localidade de Pindorama. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, o homem foi encontrado junto com um comparsa.

 

A dupla teria reagido e Pedro acabou baleado em confronto e não resistiu. O outro homem conseguiu escapar. Com ele foram apreendidas uma pistola e uma motocicleta. "Buchecha" tinha mandado de prisão em aberto e a polícia diz que ele chefiava uma quadrilha responsável por tráfico de drogas, homicídios e roubos na região sul da Bahia. O sargento morreu após uma troca de tiros, durante operação, em um trecho da BR-101, em Eunápolis.

Bahia

08 de Jul // | Bahia

Dois atos de intolerância religiosa contra terreiros de candomblé na cidade de Juazeiro em menos de um mês estão sendo investigados pela Polícia Civil. Os ataques foram denunciados por entidades e órgãos locais. Segundo informações do jornal A Tarde, o primeiro local da cidade do Norte baiano foi Oyá Gnan, liderado por mãe Adelaide.

 

Situado no bairro do Quide, o terreiro é alvo de apedrejamentos constantes desde 2015, denunciam entidades. Os ataques acarretaram em perda do telhado e vários objetos no interior do terreiro, além de colocar em risco a segurança de seus habitantes. Já o segundo aconteceu no mês de junho.

 

Em fase de implantação, o terreiro Abassá Caiangô Macuajô, no bairro Sol Nascente, também foi apedrejado e teve objetos sagrados destruídos. Em uma tábua de construção, os agressores deixaram aviso que da próxima vez vão “derrubar a casa”. Em nota, a União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro) de Juazeiro repudiou as agressões, destacando que qualquer expressão de intolerância é uma prática bárbara.

Bahia

08 de Jul // | Bahia

Parentes e amigos do jovem Gabriel Vieira Aguiar, 20 anos, morto a tiros na porta da casa onde morava em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, foram às ruas do centro da cidade, no sábado (7), para pedir justiça. Vestidos de branco, os manifestantes utilizaram faixas e cartazes com mensagens de protesto e fotos da vítima segundo o G1.

 

O grupo se reuniu na praça da prefeitura antes de iniciar a caminhada pelas ruas. Em seguida, foram para a Praça da Bíblia, também no centro, onde encerram o ato. A polícia informou que está investigando o caso e que não pode divulgar nada por enquanto, para não atrapalhar o andamento das investigações.

 

A Polícia Civil de Teixeira informou, no entanto, que as principais linhas de investigação são execução ou crime passional. Os parentes e os amigos do jovem dizem que ele era trabalhador e que não tinha enviolvimento com nenhum tipo de crime. Gabriel foi morto no último dia 28 de junho, no bairro Vila Caraipe. Conforme a polícia, testemunhas contaram que criminosos armados se aproximaram do jovem, em um carro, e atiraram contra ele.

Bahia

07 de Jul // | Bahia

A Coelba foi condenada a indenizar um consumidor em R$ 7 mil por levar um ano para religar a energia em uma residência localizada na Ilha de Itaparica. Ele afirma que sempre pagou as contas de energia de forma regular e que, em março de 2015, recebeu a notícia que o medidor de energia do imóvel seria retirado, sem prévia comunicação.

 

De 2009 a 2015, a fatura da energia estava em nome da antiga proprietária. Em 2015, ela solicitou o desligamento da energia. Com isso, na fatura, passou a constar o nome do autor da ação. Para religar a energia, o consumidor enfrentou dificuldades na Coelba e a questão só foi resolvida em março de 2016.

 

O imóvel estava em reforma em um condomínio e, por conta da ausência de energia, a obra ficou comprometida por não haver como ligar o maquinário, o que lhe causou diversos prejuízos. O valor da indenização foi fixado pela 15ª Vara de Relações de Consumo de Salvador. A Coelba recorreu da decisão, informando que em momento algum agiu de forma ilegal, “não havendo razão que enseje indenização por danos morais à parte apelada”.

Bahia

07 de Jul // | Bahia

O primeiro secretário da Câmara de Vereadores de Itapé, Cledson Gomes Alves, conhecido como “Pocado” teve a assinatura falsificada em dois cheques da câmara que entraram em uma agência do Banco do Brasil, nos valores de R$ 2.400 e R$ 2,480. O secretário informou que os cheques retornaram depois que a assinatura não foi reconhecida.

 

“Quando soube que os cheques retornaram pude ver que não se tratava da minha assinatura e diante disso eu fiz uma denúncia no Ministério Publico”, afirmou em conversa com o Bahia Notícias. O caso segue em apuração para descobrir quem falsificou a assinatura.

 

De acordo com o secretário, as pessoas que estavam com o cheque disseram que receberam a ordem de pagamento do presidente da Câmara, Nilton Rosa Pinto. “Fiquei sabendo através de populares. Eu também solicitei a microfimagem do banco e através dela pude constatar que realmente havia entrado dois cheques no banco”, contou o secretário segundo informações do Bahia Notícias.

Bahia

07 de Jul // | Bahia

Os servidores estaduais que integram a reserva da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia devem se apresentar nos meses de julho e agosto para o recadastramento anual da Previdência Estadual, ligada à Secretaria Estadual da Administração (Saeb). A convocatória é para 15.461 inativos das duas corporações.

 

A convocatória acontece por ordem alfabética, para a capital e Região Metropolitana, e por livre procura, no interior do estado.  Servidores com inicias de A a I devem realizar o recadastramento no mês de julho. Já aqueles cujos nomes são iniciados pelas letras de J a Z devem se recadastrar em agosto.

 

No interior da Bahia, os convocados poderão realizar o procedimento a qualquer tempo, durante o período regulamentar. Este grupo corresponde à quarta etapa do recadastramento da Previdência Estadual. O procedimento pode ser feito em uma das 65 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), abrigadas em postos e pontos SAC em todo o estado, além do SAC Servidor, que atende no Multishop Boca do Rio, em Salvador.

Bahia

06 de Jul // | Bahia

Preso e condenado no âmbito na Operação Citrus, o ex-vereador e secretário municipal de Ilhéus, Jamil Ocké, foi autorizado a sair do município por decisão do desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto. A sentença permite que Ocké viaje até Salvador, para participar do aniversário dele, junto com os filhos que moram na capital baiana.

 

Mesmo solto após cinco meses detido no presídio de Ilhéus, Jamil Ocké está impedido de sair do município. A saída dele da cidade só pode ser autorizada pela Justiça. Em março do ano passado, Ocké, que tinha sido o vereador mais votado em Ilhéus em 2016, foi preso por fraudes quando era secretário municipal em 2009.

 

O rombo estimado pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) girara em mais de R$ 20 milhões de reais. Além do ex-vereador Jamil Ocké, um assessor dele Kácio Clay Silva Brandão, e um empresário Enoch Andrade Silva, também foram detidos. Os contratos, segundo o Ministério Público, usavam rubricas genéricas de “gêneros alimentícios” e “materiais de expedientes/escritório” para fraudar licitações segundo informações do Bahia Notícias.

Bahia

06 de Jul // | Bahia

Uma mulher, identificada como Zilma Bernardes, de 51 anos, foi morta a facadas na quinta (5), em Brumado, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil da cidade, o ex-marido da vítima foi preso e confessou o crime.  Familiares disseram que Zilma já havia sido ameaçada de morte pelo ex-marido e que ela já tinha sido agredida por ele.

 

Conforme informações preliminares, o ex-marido da vítima, Gildásio de Jesus, de 55 anos, invadiu a casa de Zilma Bernardes, localizada na Rua Ruy Barbosa, e esfaqueou a vítima. A polícia não tem detalhes do tempo em que eles estavam separados, entretanto, informou que não há qualquer registro na delegacia, por parte da vítima, contra Gildásio.

 

Testemunhas ainda serão ouvidas. Após Zilma Bernardes ser atacada pelo ex-companheiro, a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados. Ela foi encaminhada para o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, mas não resistiu aos ferimentos. Já o ex-marido fugiu do local, mas foi encontrado pela Polícia Militar e levado para a delegacia da cidade. O corpo de Zilma foi encaminhado para o DPT.

Bahia

06 de Jul // | Bahia

Um grupo de assaltantes explodiu um posto correspondente bancário do Bradesco, na madrugada desta sexta-feira (6), em Igaporã, no sudoeste da Bahia. Ninguém ficou ferido na ação, segundo informações da Polícia Civil. Por conta da ação dos criminosos, a porta de vidro do local onde o caixa eletrônico estava instalado ficou estilhaçada.

 

Também foi possível notar marcas de tiros na fachada do posto bancário. De acordo com a Polícia Civil, os bandidos utilizaram explosivos para abrir o único caixa eletrônico do posto. Uma banana de dinamite chegou a ficar presa no equipamento. Informações preliminares apontam que o explosivo falhou.

 

A polícia ainda não tem detalhes se os assaltantes conseguiram levar algo, nem a quantidade exata de pessoas que participaram do crime. O local foi isolado e deve passar por perícia ainda nesta sexta-feira. Ninguém foi preso. Outro Caso: Duas agências bancárias foram alvo de bandidos na madrugada de quarta (4), na cidade de Água Fria. De acordo com a Polícia, um dos bancos foi atacado a tiros e o outro com explosivos. Não houve ferridos.

Bahia

06 de Jul // | Bahia

Terreiros de candomblé na cidade de Juazeiro, têm sido alvo de ação de vândalos segundo informações da Segundo a TV São Francisco. O último a registrar queixa contra a prática de intolerância religiosa foi um terreiro situado no bairro Sol Levante. O religioso responsável pela Casa disse que por duas vezes o local foi alvo de ataque.

 

Em uma delas, os agressores deixaram uma placa, afirmando que iriam derrubar a estrutura do templo que está ainda em construção. Os acusados arrancaram cercas e quebraram objetos. Esse não é o primeiro caso de intolerância registrada no mês na cidade. Outro terreiro no bairro Quidé também sofreu depredações.

 

Não é a primeira vez que terreiros da cidade registram casos de intolerância. Em 2015, o terreiro de Mãe Adelaide foi alvo de vandalismo. Os criminosos jogaram pedras, quebraram telhados e destruíram objetos sagrados. À época, a sociedade civil se uniu para ajudar o terreiro. Os casos estão sendo acompanhados pela rede Sertão do São Francisco de combate ao racismo institucional e pelo conselho municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Bahia

06 de Jul // | Bahia

O Governo do Estado entregou na quinta (5) ônibus escolares, tratores e retroescavadeiras agrícolas, ambulâncias, caminhões e veículos para o Corpo de Bombeiros, além de equipamentos de saúde, entre outros itens, que beneficiarão prefeituras e associações. O governador Rui Costa, acompanhado dos secretários de governo, fez as entregas em Salvador.

 

“São máquinas e equipamentos, que na parceria com os municípios e com as entidades ligadas aos trabalhadores agrícolas, vão garantir uma melhora na infraestrutura hídrica na zona rural, melhores estradas e ações pra melhorar a vida do povo”, afirmou o governador. Ainda restam mais 22 ônibus a ser entregues.

 

Os 68 ônibus escolares vão atender a estudantes que moram em áreas rurais de 68 cidades, tanto da rede estadual, quanto das redes municipais de educação. Foram investidos R$ 13,7 milhões na aquisição dos veículos, através do programa federal Caminho da Escola. “O transporte escolar é o viabilizador de um processo para a gente conseguir colocar todos na escola”, declarou o secretário da Educação, Walter Pinheiro. Bahia Notícias.

Bahia

05 de Jul // | Bahia

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), teve um problema de pressão arterial e precisou ser hospitalizado na tarde desta quinta-feira (5), em Barreiras, cidade do oeste baiano. Segundo o secretário-geral do PP na Bahia, Jabes Ribeiro, Leão se sentiu mal por volta das 14h. Ele fazia uma série de inaugurações do governo estadual na região.

 

O vice-governador chegou a ser levado para uma unidade hospitalar, mas passa bem. “Ele teve uma queda de pressão por causa do sol causticante. O problema é que ele faz agenda de criança. É muito agitado. Mas falei com ele agorinha e ele está bem”, afirmou Jabes em entrevista ao Bahia Notícias.

 

João Leão tem 72 anos de idade. Essa não é a primeira vez que o vice-governador passa mal durante evento. No ano passado, ele passou mal sentiu tonturas logo depois de um evento na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia. Na época, a assessoria da Secretaria de Planejamento do Estado disse que Leão não tinha se alimentado bem, e mesmo assim, marcou presença no lançamento da Bahia Mineral 2017.

Bahia

05 de Jul // | Bahia

Um casal que estava em um carro de passeio morreu em um acidente na BR-116, trecho de Vitória da Conquista, no sudoeste, na madrugada desta quinta-feira (5). O homem, de 66 anos, e a mulher, de 46 anos, foram a óbito. Já os filhos, uma garota, de 12 anos, e um jovem, de 18 anos, sofreram ferimentos graves e foram levados para o hospital.

 

Não há mais informações sobre o estado de saúde deles. O acidente ocorreu devido a uma colisão entre o carro, onde as vítimas estavam, e um caminhão. Com o impacto da batida, o veículo ficou destruído. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do caminhão seguia no sentido sul e o carro ia em direção contrária.

 

Na altura do km-804 da rodovia, o veículo de carga tentou entrar em um posto de combustível, que ficava do outro lado da pista, mas bateu no carro quando tentou atravessar a pista. O motorista do caminhão disse que por conta dos pontos de neblina não conseguiu ver o carro. Ele teve ferimentos leves e precisou de atendimento por ficar abalado com o ocorrido. O homem foi encaminhado para a delegacia de Vitória da Conquista.

Bahia

05 de Jul // | Bahia

A jovem de 21 anos que foi morta pelo ex-companheiro com golpes de canivete, em Teixeira de Freitas, recebeu ameaça do suspeito pelo WhatsApp dias antes de ser assassinada. Durante as investigações, a polícia recolheu o celular da vítima para perícia e encontrou mensagens de Emanuel Ferreira dos Santos, de 32 anos, que está preso.

 

A informação foi confirmada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (5), quatro dias depois do crime, ocorrido na manhã do último domingo (1º) segundo informações do G1. A polícia não divulgou o conteúdo das mensagens, mas disse que Emanuel dizia que ia dar uma "surpresa" para a vítima, em tom de ameaça.

 

A jovem estava com o filho do casal nos braços quando foi esfaqueada pelo suspeito. O menino tem 3 anos também ficou ferido na ação. Conforme a polícia, no dia do crime, o casal completava sete dias de separação. Em depoimento à polícia, Emanuel disse que, durante uma conversa, a vítima teria dado um tapa no rosto dele. Após essa suposta agressão, ele teria reagido e atacado a ex-companheira com golpes na cabeça, pescoço, peito, braços e mãos.

Bahia

05 de Jul // | Bahia

Condenado a oito anos e nove meses de reclusão e 13 anos, 3 meses e 25 dias de detenção pela Justiça Federal – Subseção de Jequié –, o ex-prefeito Ibirataia Jorge Abdon Fair foi nomeado para a 1ª Secretaria, Nível SP-08, da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), conforme publicação no Diário Oficial do Legislativo estadual desta quinta (5).

 

A juiz federal Karine Costa Carlos Rhem da Silva determinou a perda dos bens de Jorge Fair a partir de 2007 até o valor de R$ 540.145,24; perda dos direitos políticos pelo período de cinco anos e o pagamento das custas processuais. “Ausentes os requisitos da prisão preventiva, pode o réu recorrer em liberdade”.

 

É o que anotou a Juíza na Sentença. Segundo o advogado Carlos Brito, caso a condenação de Jorge Fair seja mantida em 2ª instância, cresce a possibilidade de o ex-gestor cumprir a pena em regime fechado. Jorge Abdson é acusado de prática de diversos crimes, a exemplo de peculato através de falsificação de processos de pagamento a professores com recursos do Fundeb além de acusado pela dispensa irregular de licitação com recursos do IGD.

Bahia

05 de Jul // | Bahia

Um homem suspeito de ter incendiado a casa onde a ex-companheira estava morando com os dois filhos em Itabela, localizado no sul da Bahia, foi preso depois que entrou em contato com a ex para fazer ameaças. Segundo a investigação, Orlando Pereira de Souza teria cometido o crime por não aceitar o fim do relacionamento de cinco anos.

 

No incêndio, ninguém ficou ferido, mas a casa ficou completamente destruída. O suspeito foi localizado pela polícia, na terça-feira (3), na cidade de Guaratinga segundo informações do G1. Conforme a polícia, o suspeito entrou em contato com a vítima e, além de ameaçá-la, pediu para se encontrar com ela.

 

A polícia informou que Orlando Pereira de Souza vai responder pelos crimes de ameaça e violência doméstica, com base na Lei Maria da Penha. Foi estabelecida uma fiança de R$ 7 mil para que ele possa ser liberado e responder em liberdade. De acordo com o delegado da cidade, Robson Andrade, o imóvel, que fica no bairro Jaqueira, foi incendiado no último domingo (1º). A ex do suspeito, de 31 anos, registrou o caso na polícia nesta última terça-feira (3).

Bahia

04 de Jul // | Bahia

A Polícia Civil pediu a prisão preventiva do suspeito de esfaquear Tatiana Nascimento Costa, mãe do cantor Hiago Danadinho, de 14 anos, ex-vocalista da Banda La Fúria. O crime aconteceu no domingo (1º), na Praia do Forte, Mata de São João. De acordo com a polícia, Reinaldo Nunes, atacou a ex-companheira, pois não aceitava o fim da relação do casal.

 

Segundo informações da polícia, Reinaldo foi encontrado e chegou a ser encaminhado nesta última segunda-feira (2) por equipes da Polícia Militar para a 33ª Delegacia Territorial (DT), de Monte Gordo, em Mata do São João, mas foi liberado por não haver provas para constituir flagrante segundo informações do G1.

 

Ainda conforme a polícia, a delegada Aymara Bandeira, que apura a tentativa de homicídio de Tatiana Nascimento, pediu a prisão preventiva de Reinaldo Nunes. A faca utilizada pelo autor do crime foi encaminhada para a perícia. Segundo informações de Jorge Sacramento, pai e empresário de Hiago, a ex-mulher levou 10 facadas pelo corpo e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Camaçari. O estado dela é grave.





Classificados


Enquete



Mais Lidas