Notícias

Bahia

Bahia

25 de Abr // G1 | Bahia
O homem suspeito de matar a enfermeira Rosângela Gomes Costa, de 35 anos, com golpes de faca dentro de casa da vítima, em Alagoinhas, distante 110 km de Salvador, já prestou serviço, ao menos uma vez, para Rosêngela. Ele foi identificado como Edvan Alves dos Santos, mais conhecido como Van. A foto dele também foi divulgada.
 
Conforme a polícia, o suspeito tem 28 anos e já tem passagem por furto. A mãe dele foi ouvida na delegacia e disse que, há seis meses, Edvan esteve na casa da enferemeira para tirar cocos e limpar um coqueiro que fica no quintal da casa da vítima, informou a polícia. O suspeito foi identificado após o celular da vítima ser apreendido com um receptador que comprou o aparelho na mão de Edvan.
 
O receptador foi detido pela polícia, em Alagoinhas, e apontou o suspeito como vendedor do celular da vítima. O rapaz detido foi liberado após pagar fiança. O valor não foi informado. A polícia infomrou que quem tiver informações sobre o suspeito de matar a enfermeira deve entrar em contato com a 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Alagoinhas), pelos números 75 3423 – 8253 e 3423 – 8252 ou pelo Disque Denúncia: 181 (interior) e 3235 – 0000 (capital).

Bahia

25 de Abr // | Bahia
Dois homens foram presos em flagrante após estuprar uma mulher de 33 anos, em Ipupiara, cidade que fica na região central da Bahia, na tarde da última segunda-feira (24). Os suspeitos, de prenome Hélio e Agnaldo, foram presos horas após o delito. Com eles foi apreendida uma espingarda artesanal.
 
Conforme informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), a vítima sofre de problemas mentais. Além do estupro e porte ilegal de arma, informações preliminares concedidas pela SSP dão conta de que Hélio participou de um homicídio na cidade de Ibotirama, e é suspeito de ter fornecido abrigo a bandidos que assaltaram uma agência bancária de Ipupiara.
 
Os dois foram apresentados na Delegacia Territorial do município de Brotas de Macúbas. "Agimos rapidamente e conseguimos prender essa dupla logo após esse crime absurdo. Temos a certeza de que as investigações da Polícia Civil comprovarão a participação deles em outras práticas criminosas", concluiu o comandante da Cipe/Chapada, major Ricardo Passos. G1

Bahia

25 de Abr // | Bahia

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) recebeu a doação de 100 fuzis pertencentes à Marinha do Brasil. A entrega aconteceu em cerimônia realizada no Comando do 2º Distrito Naval, no bairro do Comércio, nesta terça-feira (25). Conforme termo de transferência de responsabilidade, 85 armas foram destinadas à Polícia Militar e 15, para a Polícia Civil.

 

Participaram do ato o comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Almir Garnier Santos; o governador Rui Costa; o titular da SSP-BA, Maurício Barbosa; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Anselmo Alves Brandão; e do delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho.

 

"Com essa ação, nós podemos redirecionar esse investimento para outro ssetores da Segurança Pública, como a aquisição de mais 10 mil coletes que vamos fazer até o final do ano", destacou Rui. Maurício Barbosa, agradeceu a doação do arsenal. "O nosso desejo era que a utilização destes armamentos não fosse necessária, mas infelizmente o poderio de fogo das quadrilhas especializadas demanda que estejamos preparados para proteger as pessoas de bem", acrescentou.

Bahia

25 de Abr // | Bahia
Grupo que assaltava estabelecimentos comerciais e veículos foi preso por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), com sede em Feira de Santana. O delegado André Ribeiro, titular da DRFR anunciou nesta última segunda-feira (24), que durante a operação. Cinco pessoas foram presas e cinco carros recuperados.
 
Equipes da DRFR investigavam roubos praticados a estabelecimentos comerciais em Feira, quando localizaram, na última quinta-feira (20), um Corolla, branco, com placa OZJ – 5526, com restrição de roubo, estacionado em uma rua do centro. Os policiais, então, passaram a observar o local. Conforme nota da ascom / Polícia Civil. 
 
Mantiveram-se atentos até que Anderson dos Santos e Santos, o Tatinho, Thiago de Souza Suzarte e Leucijohn Santana, o John, se dirigiram ao veículo e foram presos. Dentro do veículo os policiais apreenderam um revólver calibre 38. A partir do flagrante, um por um dos envolvidos nos roubos a estabelecimentos foram sendo presos e carros apreendidos. Na garagem de Leucijohn, os policiais apreenderam um Toyota SW4, placa OZS – 4949, que estava batido.

Bahia

25 de Abr // | Bahia
A travessia de lanchas entre Salvador-Mar Grande foi interrompido às 7h e só volta a funcionar a partir das 10h, nesta terça (25). O motivo da suspensão do serviço é a maré baixa. Em nota, a Astramab informou que o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, fica sem condições de operar devido à pouca profundidade do seu canal de navegação.
 
De acordo com a Astramab, os horários noturnos da travessia também serão atingidos pela maré baixa desta terça. O último horário saindo de Salvador será às 18h e não às 20h. Já de Mar Grande para a capital a última saída será normal, às 18h30. A travessia Salvador-Mar Grande vinha registrando bom movimento desde o início das operações, às 5H.
 
Quando for retomada, às 10h, a previsão é de que os horários sejam de 15 em 15 minutos, caso haja concentração de passageiros nos terminais, com o serviço atendendo com 10 embarcações. Com procura e venda moderada de passagens nos guichês das concessionárias, no Terminal Náutico, a travessia Salvador-Morro de São Paulo opera sem restrições nesta terça-feira.

Bahia

25 de Abr // | Bahia
Um grupo de fãs do cantor Igor Kannário se reuniu em frente à prefeitura na segunda (24) para cobrar do prefeito José Ronaldo de Carvalho a presença do artista na Micareta de Feira de Santana, que será realizada entre os dias 18 e 21 de maio. Eles foram ao local tentar uma audiência com o prefeito, porém foram informados que só há data disponível para o mês de julho.
 
Desse modo, os fãs foram até a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, mas também não obtiveram sucesso, já que foram informados que a grade da festa já está fechada e que não há possibilidade de mudanças. Crislainy Nunes Ferreira, que é diretora do fã clube 'Tudo Nosso, Nada Deles', informou que foram orientados a fazer um ofício para entregar ao secretário Edson Borges.
 
Ela ressalta que caso o prefeito não tenha uma resposta positiva para a presença de Igor Kannário na Micareta de Feira, os integrantes do fã clube vão todos os dias para a porta da prefeitura. “Queremos a contratação do Igor Kannário. O prefeito justificou a ausência dele esse ano, em substituição ao cantor Robyssão, que não veio no ano passado.

Bahia

25 de Abr // | Bahia
Criminosos encapuzados e armados arrombaram, na madrugada desta última segunda-feira (24), uma agência dos Correios na cidade de Gentio do Ouro, no oeste do estado. Idosos que estavam na fila da agência para fazer saque de aposentadoria foram levados como reféns. Câmeras de segurança registraram a ação.
 
De acordo com a Polícia Civil, ao menos cinco homens participaram do roubo. Os suspeitos levaram um cofre da agência com dinheiro e selos. Os criminosos utilizaram um "chupa-cabra" para arrombar a agência. Através das imagens das câmeras de segurança, é possível ver quando um dos assaltantes entra na agência. Ele pula um balcão de atendimento e revista o caixa.
 
Como não encontra nada de valor, sai do local e, junto com um comparsa, vai para a área onde fica o cofre da agência. Juntos eles levaram o equipamento dos Correios. Enquanto isso, os demais criminosos aguardavam do lado de fora da agência. Após a ação, os suspeitos fugiram. Os aposentados levados com reféns foram liberados depois na saída da cidade. Não houve feridos. A polícia informou que testemunhas foram ouvidas nesta segunda-feira. Até a noite desta segunda, ninguém havia sido preso.

Bahia

25 de Abr // | Bahia
A Polícia Rodoviária Federal registrou 47 acidentes com sete feridos e três mortos na Bahia durante a operação montada para o feriadão de Tiradentes. O balanço foi divulgado pelo órgão de trânsito na segunda (24). A "Operação Tiradentes 2017" foi iniciada na quinta-feira (20) e finalizada às 23h59 de domingo (23).
 
Conforme a PRF, dos 47 acidentes, 12 foram considerados graves, aqueles em que há pelo menos um ferido grave ou uma pessoa morta. Comparando-se com o feriado de Tiradentes de 2016, houve uma redução de 58,8 % no número de feridos e de 40% no número de mortos.
 
Também em comparação com o ano anterior, houve aumento de 34,5% no número de veículos abordados, segundo a PRF -- foram fiscalizados 8.055 veículos e 9.086 pessoas abordadas Houve aumento também no número de motoristas flagrados sob efeito de álcool. Em 2016, a Operação Tiradentes submeteu 1.831 motoristas ao teste de etilômetro e flagrou 12 condutores dirigindo sob efeito do álcool.

Bahia

25 de Abr // G1 | Bahia
Um dos criminosos mais procurados da Bahia, Bruno Nascimento Hereda Biron, morreu na segunda (24), em confronto com a polícia em um condomínio de luxo, na Estrada do Coco, na região metropolitana de Salvador. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), Bruno, de 26 anos, já havia sido preso por tráfico de drogas e homicídios.
 
Segundo a SSP, o suspeito, também conhecido como Galego, resistiu à voz de prisão, entrou em confronto com os policiais e foi atingido. Ele morreu no local. De acordo com a Secretaria, Bruno era integrante do Baralho do Crime da SSP, ocupando a carta "J" de Ouros. Ele tinha mandado de prisão por homicídio e tráfico de drogas.
 
Também respondia pela autoria de, ao menos, oito assassinatos em Salvador, além de acumular outros dois inquéritos por tráfico de drogas. Ainda de acordo com a SSP, Bruno era responsável pela movimentação e distribuição de drogas em bairros da capital baiana. As principais áreas de atuação do criminoso eram Brotas, Barbalho, Nazaré, Saúde, Barroquinha, parte do Pelourinho e subúrbio ferroviário.

Bahia

24 de Abr // Bocão News | Bahia
Capturado na última quinta-feira (20), no bairro de Itapuã, em Salvador, por equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Danilo Galdino da Silva Lima, 35 anos, gerenciava as finanças de uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas em Feira de Santana.
 
A afirmação é da delegada Klaudine Passos, titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Feira). Segundo a delegada, Danilo "fazia a arrecadação das bocas de fumo" na cidade. A movimentação, conforme Klaudine, rendia semanalmente ao grupo cerca de R$ 5 mil. Sobre a ligação do traficante a casos de homicídios naquele município, a delegada disse que são ações interligadas.
 
"Não tem como distanciar ou desvincular o tráfico de drogas aos homicídios", frisou. Segundo Klaudine Passos, Danilo foi preso em 2013 e 2014 por tráfico e roubo de veículos. Em 2015, passou a ser considerado foragido após deixar a prisão no induto do Dia dos Pais. Danilo foi detido no bairro de Itapuã durante uma abordagem policial, quando foi cumprido o mandado de captura. 

Bahia

24 de Abr // | Bahia
Três homens suspeitos de envolvimento na morte do soldado da Polícia Militar Tyrone Thomaz de Aquino Araújo, 44 anos, na cidade de Ilhéus, região sul da Bahia, foram presos nesta segunda-feira (24), informou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O crime ocorreu na madrugada do domingo (23).
 
Segundo um dos suspeitos, teria sido encomendada por um detento do Conjunto Penal de Itabuna pelo valor de R$ 2 mil e um quilo de maconha. Um dos suspeitos, Danilo José Silva Santos, foi preso enquanto fugia para Salvador em um ônibus durante a madrugada. Ele foi localizado por policiais civis e militares quando o coletivo passava pelo município de Gandu.
 
Conforme a SSP-BA, após ser preso, Danilo apontou outras pessoas que teriam envolvimento no crime. Ele disse que o autor dos disparos foi Fabrício Santana Caetano e ainda acusou a participação de Fabrício Magno de Santana e de outra pessoa de prenome Everton. Em liberdade provisória concedida pela Justiça, Fabrício Santana foi preso em casa, também em Ilhéus.

Bahia

24 de Abr // G1 | Bahia
O suspeito de matar a enfermeira Rosângela Gomes Costa, de 35 anos, com golpes de faca dentro de casa da vítima, e, Alagoinhas, distante 110 km de Salvador, já foi identificado. A informação foi passada ao G1 pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (24). O mandado de prisão do suspeito foi expedido no domingo (23) e ele está sendo procurado.
 
A polícia não deu detalhes sobre o homem foragido. Ainda segundo a polícia, um homem chegou a ser preso no sábado (22), após o celular da vítima ter sido encontrado com ele. Em depoimento, segundo a polícia, o homem disse que comprou o celular de terceiros, pagou fiança e foi liberado. A polícia não informou quem o homem apontou como vendedor, nem o valor da fiança paga por ele.
 
A polícia afirmou que, por enquanto, não há indícios de que ele tenha participado do crime. Uma enfermeira foi encontrada morta dentro da casa onde morava em Alagoinhas, na manhã de sexta (21). De acordo com a polícia, Rosângela Gomes Costa, que também era professora universitária, foi achada amarrada na cama e com marcas de golpes de faca. A polícia chegou na casa da vítima após denúncias de vizinhos que relataram barulho durante a madrugada.

Bahia

24 de Abr // G1 | Bahia
Quatro pessoas foram baleadas no distrito de Matinha, em Feira de Santana, na madrugada de domingo (23), após saírem de uma festa de paredão. Danilo Alves Santos, de 23 anos, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).
 
O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Feira. Monalisa Araújo da Silva, 18 anos, que estava com Danilo em uma moto, no momento do ataque, também foi socorrida pelo Samu e passa bem. A polícia ainda não sabe o que motivou os crimes e nem se eles possuem ligação, mas está investigando o caso.
 
Também presentes na festa, Luana dos Santos Silva, de 22 anos, e uma adolescente de 16 foram surpreendidas por homens armados em um veículo branco, após pegarem um transporte alternativo ao sair da festa. As duas foram baleadas no bairro de Caraíbas, quando seguiam andando para casa. Elas também foram socorridas pelo Samu e levadas para o HGCA. Ambas passam bem.

Bahia

24 de Abr // | Bahia

O prefeito de Iguaí, no Médio Sudoeste, Ronaldo Moitinho (PSD), o Rony Moitinho, pretende criar duas novas secretarias municiais. A medida vai de encontro ao cenário de diminuição de recursos enfrentado pelas prefeituras do país. Motinho quer adicionar as secretarias de Governo e de Relações Institucionais. Para isso, vai aproveitar servidores que já fazem parte da equipe dele.

 

Ao Bahia Notícias, Moitinho declarou que a medida serve para adequar finalidades necessárias à gestão e não tem a ver com crise, “pelo contrário”, segundo ele. “Se eu tivesse com a prefeitura comprometida financeiramente, jamais faria isso, mas hoje eu estou em uma situação completamente equilibrada”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

O prefeito informou que um dos trunfos para o aumento de custos de gestão foi a entrada de uma verba de R$ 27,5 milhões oriundas de precatórios [títulos de dívida pública] no caixa da prefeitura. Fora isso, Moitinho disse que “vem enxugando despesas e eliminando o supérfluo”. Ainda segundo o prefeito, os dois secretários devem receber um salário de R$ 3 mil.

Bahia

24 de Abr // | Bahia
Os quase 600 mil baianos que ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda precisam ficar atentos. O prazo para enviar a declaração do exercício 2016 se encerra daqui a cinco dias, na sexta-feira (28). De acordo com a Receita Federal, a expectativa é a de que sejam recebidas 1.150.000 declarações em todo o estado.
 
De acordo com especialistas, é preciso ficar atento aos documentos para não cometer erros e acabar caindo na malha fina. A entrega da declaração poderá ser feita pela internet, com o programa de transmissão da RF (Receitanet), na página do próprio Fisco, ou por meio do serviço ‘Fazer Declaração’ - para tablet e smartphone. 
 
Este ano, uma das principais novidades é a obrigatoriedade da apresentação do número do CPF para dependentes a partir dos 12 anos de idade completos até 31 de dezembro de 2016. Este ano, a Receita lançou mais aplicativos para facilitar o cumprimento das obrigações, como os programas de Apuração dos Ganhos de Capital - GCAP2017, e o Programa Carnê Leão 2017, liberados para download desde janeiro. Quem deixa para declaração nos últimos dias recebe a restituição nos últimos lotes.

Bahia

24 de Abr // | Bahia
O casal baiano João Santana e Mônica Moura vão prestar depoimento no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) nesta segunda-feira (24). Ambos serão ouvidos, por vídeoconferência, no processo que pede a cassação da chapa de Dilma e Temer por abuso de poder político e econômico na eleição presidencial de 2014.
 
A determinação do depoimento foi do ministro Herman Benjamin, relator do processo no TSE. João Santana e Mônica Moura foram responsáveis pelo marketing das campanhas de Dilma Rousseff em 2010 e 2014 e também na de Lula, em 2006. O casal foi preso em fevereiro de 2016 durante a Operação Acarajé, a 23ª fase da Lava Jato, e ficou preso até agosto do mesmo ano.
 
Eles foram condenados na primeira instância por lavagem de dinheiro, fecharam acordo de delação premiada e os depoimentos foram homologados no último dia 4 de abril pelo Supremo Tribunal Federal. De acordo com a força-tarefa da Lava Jato, foram encontrados indícios de que Santana recebeu US$ 3 milhões de offshores ligadas à Odebrecht, entre 2012 e 2013, e US$ 4,5 milhões do engenheiro Zwi Skornicki, entre 2013 e 2014.

Bahia

24 de Abr // | Bahia
O Hospital Municipal de São Gonçalo dos Campos virou motivo de guerra entre o atual prefeito Carlos Germano e o ex-gestor Antônio Dessa. Na última semana, Germano publicou fotos da unidade com centro cirúrgico reformado e afirmou que recebeu o equipamento em estado caótico. Em reação à declaração, Dessa divulgou uma carta atacando o atual mandatário.
 
Conforme publicação do site Rota da Informação, na resposta a Carlos Germano, o ex-prefeito disse ter sido ele quem divulgou amplamente que o referido centro cirúrgico entraria em reforma. "Reforma esta para substituição da sua parte elétrica, do piso e revestimento das paredes. A enfermeira “Stefany” que hoje é sua esposa sabe disso. Pois, ela era uma das enfermeiras do centro cirúrgico", alfinetou Dessa.
 
"Você, prefeito, é um criminoso. Ao invés de concluir a reforma do centro cirúrgico, colocou a médica que passou no concurso para ser plantonista, para atender como dermatologista e realizar procedimentos em uma das salas do centro cirúrgico que está interditado para reforma", acusou o ex-prefeito. Informações do Bocão News

Bahia

24 de Abr // | Bahia
A 17ª edição do projeto Voluntários do Sertão, realizada entre os dias 17 e 21 de abril em Irecê, na Bahia, realizou 46.508 atendimentos e beneficiou mais de 12 mil pessoas, segundo dados da prefeitura da cidade. Segundo o prefeito Elmo Vaz, o número de atendimentos neste ano foi quase 15% a mais do que o esperado pela organização do mutirão.
 
“Foi uma alegria enorme sediar esse evento. A cidade foi contagiada pelo clima de solidariedade que os Voluntários do Sertão trouxeram". Conforme, a prefeitura, 350 especialistas nas áreas médica, enfermagem, odontológica, previdenciária, psicológica, social, entre outras, atuaram no município, além de cerca de 800 voluntários da região. 
 
O presidente do Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira, conhecido como Dorinho, explica que os números são fruto da parceria com o município. "Foram 11.566 procedimentos odontológicos e 1.561 cirurgias oftalmológicas, além de 1.040 atendimentos pediátricos, 1.335 de ginecologia, 4.042 de enfermagem, 524 mamografias, 1.766 análises clínicas, 1.272 ultra-sonografias, 607 cirurgias gerais, 524 mamografias, 3.170 atendimentos farmacêuticos, entre outros", destacou.

Bahia

24 de Abr // | Bahia
Amigos, familiares e colegas de trabalho lotaram o cemitério São João Batista, em Ilhéus, no final da tarde deste último domingo (23), para se despedir do policial militar Tyrone Thomaz de Aquino Araújo, de 44 anos, que foi morto a tiros dentro de uma lanchonete. O soldado, que estava na PM há 14 anos, foi sepultado por volta das 17h30.
 
O velório ocorreu mais cedo, por volta das 15h, no Serviço de Assistência Familiar, no bairro no Alto da Conquista. A cerimônia foi marcada pelo sentimento de consternação. Tyrone Thomaz morreu após ser atacado a tiros na madrugada de domingo (23). Conforme a PM, o soldado Tyrone Thomaz de Aquino Araújo foi atacado pelas costas por quatro homens, que passaram em frente à lanchonete em um carro e atiraram na direção dele.
 
Após a ação, os criminosos fugiram. No entanto, a Polícia Civil informou que o crime teria sido cometido por dois homens que chegaram ao estabelecimento a pé e fugiram a pé. Uma outra pessoa que também estava no estabelecimento foi baleada. Ambos foram levados pelo Samu para o Hospital Regional de Ilhéus, mas o policial não resistiu aos ferimentos. O ferido foi atendido e recebeu alta ainda durante a manhã deste domingo.

Bahia

24 de Abr // | Bahia
Dois jovens de 19 anos foram mortos a tiros após saírem de um bar na madrugada de domingo (23), na cidade de Xique-Xique, no norte da Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil, os corpos das vítimas foram encontrados em um matagal. Segundo o delegado Alex Roza, que investiga o crime, os jovens foram identificados como Diogo Pereira Duque e Vanessa Ferreira Nobre.
 
Conforme o delegado, familiares de Vanessa informaram para a polícia que ela estava grávida de três meses. O pai da criança seria um ex-namorado da jovem, que mora em Goiânia (GO), onde ela também morava até 8 dias atrás, quando se mudou para Xique-Xique. Já Danilo, de acordo com o delegado, era morador de Xique-Xique, mas estava em São Paulo (SP) e havia retornado para a cidade há apenas 3 dias. 
 
De acordo com o delegado, Vanessa foi atingida por oito tiros e Danilo por dois. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Irecê, onde serão periciados. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime. Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito havia sido preso.

Bahia

23 de Abr // Gildásio Cavalcante | Bahia

O movimento de passageiros na travessia Salvador-Mar Grande é moderado nesta manhã de domingo (23), sem filas e com embarque imediato. O fluxo de usuários é maior saindo do Terminal Náutico, no Comércio, devido ao deslocamento de usuários para as praias de Mar Grande e de outras localidades da Ilha de Itaparica.

 

A travessia está com oito embarcações em tráfego e outras quatro em reserva técnica, que podem ser acionadas caso o movimento de embarque exija. A Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) informa aos usuários que neste domingo a travessia terá que encerrar mais cedo as operações devido ao período de maré baixa prolongado, que começou hoje e que vai até o próximo dominfo (30). Assim, a última saída de Salvador será às 17h40 e não às 20h, como normalmente acontece. De Mar Grande, o último horário será normal, às 18h30. Em períodos de maré baixa o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, fica inoperante devido à pouca profundidade do seu canal de navegação.

 

Morro de São Paulo e Escunas – A travessia Salvador-Morro de São Paulo volta a operar neste domingo sem restrições, depois de passar três dias fazendo conexão em Itaparica por força do mau tempo.

Bahia

22 de Abr // Gildásio Cavalcante | Bahia

Um levantamento inédito feito pelo Projeto Axé aponta que cerca de 20 mil pessoas vivem em situação de rua em Salvador. De acordo com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), grande parte delas foi viver nas ruas após deixar a prisão e resiste a buscar abrigos. “Temos visto cada vez mais egressos do sistema carcerário.

 

Alguns têm medo de fazer o cadastro achando que tem risco de voltar para a cadeia”, explica Juliana Portela, diretora de Promoção Social Especial da Semps, ao Correio. Segundo Juliana a repulsa dos moradores em situação de rua aos espaços de acolhimento tem uma explicação complexa. “Tem pessoas que nasceram na rua, então é difícil desconstruir a rua como território de identidade dela. Precisa fazer um trabalho de construção de vínculo com a pessoa. Às vezes, a mulher quer ir, o homem não quer.

 

Às vezes têm um preconceito com o abrigo, rixa de bairro”, explica. Já o receio relacionado ao tratamento no sistema carcerário é acompanhado mais de perto pela Defensoria Pública do Estado (DP-BA). Uma equipe multidisciplinar do órgão atua com atendimentos não só de auxílio na obtenção de documentos, mas também com suporte de psicólogos e assistentes sociais.

Bahia

21 de Abr // | Bahia
Feira de Santana registou o primeiro caso de tentativa de suicídio decorrente do jogo 'Baleia Azul', que tem como objetivo acabar com a própria vida dos seus próprios participantes depois que eles superam 50 desafios. A mãe de uma adolescente de 14 anos, que não quis se identificar, relatou que, após sua filha apresentar sintomas atípicos resolveu procurar a delegacia para fazer uma denúncia. 
 
"Eu vi na TV uma orientação de uma psicóloga para nós, pais, denunciarmos esse grupo que incentiva o jogo. Eu recebi um link alertando para esse jogo e pedindo para conversar com os filhos e, ainda sem saber de nada, mandei para ela e ela me mandou uma foto do braço cortado. Quando eu perguntei porque ela tinha se cortado ela começou a chorar e disse que tinha perdido quatro desafios [do jogo]".
 
"Procurei a escola e soube que ela já tinha conversado com a psicóloga, porém pra mim ela negou e não me disse absolutamente nada", relatou. Ainda segundo a mãe da jovem, a filha há um tempo estava ficando durante muito tempo dentro do quarto, só saia para ir à escola. "Aparentemente ela está normal. Só após eu receber o link comecei a perceber as mudanças de comportamento. Eu já tentei procurar esse grupo e não consigo ter acesso", disse. 

Bahia

21 de Abr // | Bahia
Um grupo formado por pescadores, marisqueiros e donos de restaurantes realizou um protesto e ocupou o canal das balsas, em Porto Seguro, sul da Bahia, na manhã desta sexta (21). Os manifestantes são contra a portaria do Ministério do Meio Ambiente, que proíbe a pesca, transporte e comercialização de mais de 450 espécies de peixes e invertebrados da fauna brasileira ameaçados de extinção.
 
O grupo usou barcos para fechar o acesso ao canal e protestou no local entre 5h30 e 9h30 desta sexta-feira. O manifestantes também prepararam um abaixo assinado que foi entregue à prefeita Claudia Oliveira, para ser repassado ao senador Otto Alencar. Fabrício Goés, presidente da colônia de pescadores Z 22, esteve no protesto e falou sobre os reflexos da portaria para os pescadores da região.
 
“Prejudica muito, porque tem vários tipos de peixe que pescamos todos os dias, como cação e arraia. Vamos pescar o que agora?”, indagou Fabrício. De acordo com o pescador, a fiscalização começou nas últimas semanas e tem atrapalhado a pesca na região. “Quem pesca agora toma multa, é preso, passa constrangimento com arma na cara. Quem pega o peixe tem que largar lá e voltar com barco vazio. Estão tirando o trabalho do pescador, vamos viver de que?”, comentou.

Bahia

21 de Abr // | Bahia
Por conta das chuvas e fortes ventos que atingem Salvador desde a última quinta-feira (20), a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) decidiu manter suspensa nesta sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, a travessia de lanchas entre Salvador-Mar Grande, que já estava paralisada desde às 8h30 de quinta.
 
Segundo a Astramab, os fortes ventos e o mar agitado na Baía de Todos-os-Santos inviabilizam a navegação das embarcações do sistema, que vão permanecer paradas e sem previsão para retomar as operações. Também seguem paradas as escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos.
 
Já a linha Salvador-Morro de São Paulo continuará sendo feita com conexão em Itaparica. Para os passageiros dessa travessia, os catamarãs vão zarpar nesta sexta-feira do Terminal Náutico, atracar no terminal de Itaparica, de onde, de ônibus, eles seguem até a Ponta do Curral, em Valença, e fazem a travessia de lanchas até o Morro. Com conexão, o tempo de viagem direta que é de 2h20, passa a ser de 3h20.

Bahia

21 de Abr // | Bahia
Mais da metade dos contribuinte da Bahia entregou a declaração do Imposto de Renda, até as 17h de quinta-feira (20). A informação foi divulgada pela Receita Federal no estado. Conforme o órgão, o número corresponde a mais da metade da expectativa de declarações que devem ser entregues no estado. Até as 17h, 576.747 contribuintes entregaram a declaração na Bahia.
 
Quem ainda não enviou a declaração tem 8 dias para mandar os dados para a Receita Federal. A expectativa é de que sejam entregues cerca de 1.150 milhão de declarações em todo o estado até o término do prazo, que é 28 de abril. Segundo a Receita, a multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo correspondente a 20% do imposto devido. 
 
Em todo o Brasil, até as 17h desta quinta, foram recebidas mais de 14,5 milhões de declarações. A Receita espera receber 28,3 milhões de documentos em todo o país. A entrega da declaração do Imposto de Renda 2017 pode ser feita pela internet, com o programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), online (com certificado digital), na página do próprio Fisco, ou por meio do serviço "Fazer Declaração", disponível para tablets e smartphones.

Bahia

21 de Abr // | Bahia
Mais de uma tonelada de carne foi apreendida nesta última quinta-feira (20), na cidade de Aurelino Leal, no sul da Bahia, após denúncia anônima. O dono do material é um fazendeiro, pego em flagrante transportando a carne, que estava coberta com uma lona, em um carro sem refrigeração. O material apreendido foi incinerado ainda na tarde desta quinta-feira.
 
A apreensão foi feita por uma equipe da Adab, vinculada a Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), que tambem multou o homem em R$ 20 mil. Conforme Adab, o fazendeiro confessou que fazia abate ilegal de gado na propriedade dele, situada na zona rural do mesmo município onde a carne foi encontrada. Foram apreendidos ainda quatro carcaças bovinas com vísceras.
 
Segundo a equipe da Adab, são materias impróprios para consumo humano, porque foram abatidos em locais imprórios, sem procedência. Ainda conforme a agência, o abate correto deve ser em frigorífico credenciado, com inspeção de médico veterinário para saber a procedência do gado. Na região sul da Bahia, o pecuarista paga para o abate, uma taxa entre R$ 40 e R$ 60 por cada cabeça de gado.

Bahia

21 de Abr // G1 | Bahia
Uma operação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) junto com outros 30 órgãos resgatou mais de 360 animais silvestres que eram mantidos em cativeiro na região oeste da Bahia. A ação dos órgãos integra a 40ª edição do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que, até esta quinta-feira (20), resultou na prisão de duas pessoas.
 
No município de Ibotirama, um homem foi preso por possuir pássaros sem registro e uma ave com adulteração na anilha, um pequeno anel colcado no pata das aves para identificação da sua procedência. Nesta quinta, técnicos do Ibama, PRF, Conselho Regional de Medicina Veterinária e MP encontraram também, após denúncia, dois filhotes de veados, no povoado de Salinas, que pertence ao município de Paratinga.
 
Os animais silvestres eram criados como animais de estimação, em uma casa. O morador responsável pelos bichos, recebeu um auto de infração. Os filhotes de veados vão passar por um processo de reabilitação para serem devolvidos à natureza. Foram resgatados, ainda, com a ajuda da Marinha do Brasil, oito peixes da espécie acarí, pescados de forma irregular, caracterizando pesca predatória.

Bahia

21 de Abr // | Bahia

Mulheres em situação de violência contarão com um novo espaço dedicado ao aconselhamento e atendimento psicológico, social, de orientação e encaminhamento jurídico em Jacobina, região do Piemonte da Diamantina. Foi inaugurado nesta última quarta-feira (19), um Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM).

 

O centro buscará diagnosticar as necessidades de cada mulher para estabelecer as ações que devem ser realizadas para o enfrentamento da violência e para o estímulo ao empoderamento feminino. Durante o evento de inauguração, a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira afirmou que o centro possibilitará um atendimento mais humanizado.

 

"Só com um trabalho em rede poderemos enfrentar o grave problema da violência, uma das faces do machismo. O amor não mata, mas o machismo pode matar”, disse. O prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro, concordou e reiterou. “Este CRAM contribuirá para que a mulher em Jacobina seja mais respeitada”, afirmou. Informações do Bahia Notícias

Bahia

21 de Abr // | Bahia

O procurador-geral do Estado Paulo Moreno negou que o governo estadual tenha tido qualquer ingerência no acordo para a resolução do litígio judicial da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) com a Odebrecht, em 2014. Em entrevista ao Bahia Notícias, Moreno ressaltou que foi a própria Cerb quem operou todo o ajuste com a Odebrecht.

 

“É uma questão que não houve nenhuma ação direta do próprio Estado ou da administração direta, mas sim de uma empresa que tem sua autonomia e pelo que se sabe, à época, teria sido um acordo favorável, uma vez que tinha uma confissão da dívida de anos atrás”,  destacou, acrescentando que o débito de R$ 390 milhões é referente a uma gestão “bem anterior ao [governo] presente e ao imediatamente passado”.

 

Assim, Moreno nega o depoimento do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Cláudio Melo Filho. Segundo o executivo, o acordo foi fechado entre a empresa e o governo da Bahia, tendo o atual governador, Rui Costa (PT), sido designado como coordenador do processo por parte do Estado. Naquele ano, Rui era secretário da Casa Civil do então governador Jaques Wagner (PT).

Bahia

20 de Abr // | Bahia
Os moradores de Salvador que deixarão a cidade para aproveitar o feriado prolongado de Tiradentes, que acontece entre 21 e 23 de abril, contarão com um esquema reforçado de transporte. O ferry boat e a rodoviária terão operações especiais para facilitar a saída da capital baiana e também o retorno.
 
Além disso, as estradas federais e estaduais terão reforço de policiamento para garantir a segurança dos motoristas. O esquema é exceção apenas para a travessia Salvador-Mar Grande, que está com os serviços suspensos temporariamente, por conta do mau tempo que atinge Salvador nesta quinta-feira (20).
 
A Astramab, empresa que administra o serviço, informou que o transporte somente será retomado quando a chuva passar. No ferry boat o esquema especial começou nesta quinta-feira, com funcionamento 24h até a sexta-feira (21), a partir do terminal São Joaquim, na capital baiana, para Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. O esquema será o mesmo entre os dias 23 e 24 de abril, só que no sentido terminal Bom Despacho para São Joaquim.

Bahia

20 de Abr // | Bahia
Pescadores encontraram no início da tarde desta quinta-feira (20) o corpo de uma adolescente no Rio São Francisco, na região do Porto do Jatobá em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil (PC), a garota é Ana Vitória Sena de Oliveira, de 15 anos, que desapareceu na última segunda-feira (17), na cidade vizinha de Juazeiro, na Bahia.
 
A família suspeita que o sumiço tenha relação com o jogo da “Baleia Azul”. A delegada Adelina Raujo confirmou que o corpo pertencia a Ana Vitória e que a garota apresentava vários cortes nos braços e na região dos pulsos. Ela vestia short jeans e camisa preta. Adolescente havia deixado uma carta de despedida que avisava aos familiares que pularia da Ponte Presidente Dutra, que liga a cidade pernambucana de Petrolina a Juazeiro, na Bahia.
 
“Ela deixou uma carta, pedindo dizendo desculpa e disse que iria pular da ponte que liga Juazeiro a Petrolina. Nós mexemos no celular dela e achamos no WhatsApp as mensagens do jogo da Baleia Azul”, relatou ao G1, a irmã da garota, Maria Daniela Sena. Ana Vitória Sena de Oliveira morava junto com a irmã Maria, um irmão e a mãe, no Residencial Itaberaba 2, em Juazeiro, na Bahia.

Bahia

20 de Abr // | Bahia
Após 14 dias sem saber do paradeiro da filha de nove meses, Safira Benetino Avelino, de 19 anos informou que seu ex-marido e pai da criança, Carlos Henrique Martins, suspeito de ter sequestrado o bebê, entrou em contato pelo Facebook com ela há cinco dias. Na mensagem, o homem exigia que a jovem publicasse uma carta pedindo perdão a ele, em troca de fotos da bebê.
 
“Ele disse que ela está bem e que ela não sente minha falta. Eu pedi para mandar foto e ele disse que não ia mandar foto. Ele pediu para eu publicar carta no Facebook pedindo perdão para ele, dizendo que eu fui a errada de toda a história. Aí ele mandaria foto se eu fizesse isso”, afirmou Safira. Pouco depois, o perfil na rede social foi excluído.
 
O sequestro aconteceu na manhã do último dia 6, em de Luís Eduardo Magalhães, oeste do estado. De acordo com Safira, ela havia se separado de Carlos e ele havia ido visitar a criança. "Dessa vez, ele chegou dizendo que ia embora para África. Pediu para tirar umas fotos com ela na praça antes da viagem. Ele é o pai e eu não queria tirar dele esse direito de sair com ela. Ele me pediu para eu arrumar uma bolsa com algumas peças de roupa. Eu fiz e ele saiu. Até agora, não apareceu”, relatou.

Bahia

20 de Abr // Gildásio Cavalcante | Bahia
Na próxima sexta-feira, 21, feriado nacional, comemora-se o Dia de Tiradentes, uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, líder da Inconfidência Mineira, que foi executado neste data, no ano de 1792. Em decorrência do feriado, alguns estabelecimentos terão uma programação diferenciada ou não irão funcionar.
 
Veja o que abre e fecha nesta data em Salvador:
 
| Lazer |
 
Zoológico de Salvador: Funciona normalmente, das 8h30 às 17h.
 
Museu de Arte Moderna (MAM): Funciona normalmente, das 13h às 18h.
 
Museu de Arte da Bahia (MAB): Funciona em um horário diferenciado, das 14h às 18h.
 
Mercado Modelo: Terá um horário de funcionamento especial, das 9h às 14h.
 
| Shoppings |
 
Shopping Piedade: O estabelecimento estará fechado. No sábado, volta a funcionar normalmente, das 9h às 20h.
 
Shopping Itaigara: O shopping estará fechado. No sábado, volta a funcionar das 9h às 21h.
 
Shopping Paseo: Fica aberto das 12h às 19h, já as lojas terão a opção de abrirem ou não. O cinema funciona normalmente.
 
Shopping da Bahia: Lojas, praça de alimentação e espaços de lazer abrem a partir das 13h e ficam até às 21h. O cinema abre a partir das 10h, equanto a academia fica aberta das 9h às 14h.
 
Shopping Salvador: Supermercado Bompreço fica aberto das 8h às 21h. Lojas âncoras abrem às 9h e fecham às 21h, enquanto demais lojas e quiosques ficam abertos das 13h às 21h. Os espaços de lazer ficam abertos das 11h às 21h; espaço gourmet tem horário de funcionamento independente.
 
Salvador Norte: O Hiper Bompreço fica aberto das 8h às 21h. Lojas âncoras e Drogasil abrem às 9h e fecham às 21h. Praça de alimentação e Lazer das 12h às 21h. Demais lojas e quiosques abrem às 13h e fecham às 21h.
 
Shopping Center Lapa: Lojas e quiosques abrem às 12h e ficam até às 18h. A praça de alimentação e cinema ficam abertas das 12h às 20h.
 
Shopping Paralela: Abre às 12h e fica até às 21h, com as lojas abrindo às 13h, e o cinema funciona normalmente com programação própria.
 
Shopping Barra: Funciona normalmente, das 13h às 21h.
 
Shopping Bela Vista: Lojas abrem às 13h e fecham às 21h. Praça de alimentação, espaços de lazer, farmácias e Gbarbosa abrem às 12h e ficam até às 21h.
 
Shopping Cajazeiras: A Praça de Alimentação vai abrir das 12 às 21 horas, já as lojas e espaço infantil funcionam das 13 às 21 horas. O cinema abre a partir das 13h30. No sábado, 22, o shopping funciona normalmente.
 
Shopping Outlet Premium: Funciona normalmente das 9 às 21 horas na sexta, 21. 
 
| Supermercado 

Bahia

20 de Abr // | Bahia
Um casal foi preso em flagrante nesta última quarta-feira (19) suspeito de matar o próprio filho, um bebê de dois meses de idade, asfixiado e ainda dormir ao lado do corpo da criança no município de Itamaraju, localizado na região sul da Bahia. A informação foi divulgada ao G1 pela Polícia Civil do município.
 
Segundo a polícia, o crime ocorreu por volta das 23h de terça-feira (18) na residência do casal Leandro Silva Santos e Fabiana Rosa de Jesus, localizada na Travessa 13 de Maio, no bairro Baixa Fria. A Policia Civil informou que esteve no local com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), na manhã desta quarta, após vizinhos terem denunciado a morte do bebê.
 
Na residência, segundo a polícia, os agentes constataram que a criança apresentava sinais de violência no pescoço. Além disso, a outra filha do casal, de dois anos de idade, estava com queimaduras em todo o corpo. Conforme a polícia, em depoimento, a mãe do bebê morto apresentou duas versões. Primeiro, disse que o companheiro tinha matado a criança após uma briga com ela na noite de terça por ciúmes e por achar que a criança não era filho dele.

Bahia

20 de Abr // | Bahia

A Promotoria de Justiça em Jacobina, no Piemonte da Diamantina, recomendou nesta última terça-feira (18) uma série de medidas emergenciais a serem adotados pela Jacobina Mineração e Comércio Ltda., a Embasa e ao Instituto do Meio Ambiente da Bahia (Inema) e a prefeitura para combater vazamentos na região.

 

Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), foram detectados vazamento de líquidos da mineração de ouro na zona rural de Jacobina em áreas próximas a residências, sítios e praças públicas. O vazamento atinge rios que preenchem as barragens que abastecem o município. Um dos rios atingidos é o Itapicuruzinho.

 

A constatação foi realizada pelo MP durante inspeção ocorrida na Fazenda Itapicuru, onde está localizada a mineradora Jacobina Mineração e Comércio Ltda., cuja controladora é a multinacional Yamanda Gold Inc. O órgão coletou amostras do solo e da água para análise da composição química e toxicidade. A mineradora deverá interromper, de forma imediata, o lançamento dos resíduos e disponibilizar, durante 15 dias, água potável para consumo humano e dos animais nas comunidades do Itapicuru, Canavieira e Jabuticaba.

Bahia

19 de Abr // G1 | Bahia
Uma mulher suspeita de integrar a quadrilha que roubou uma agência bancária na cidade de Boa Nova, no sudoeste da Bahia, foi presa na segunda-feira (17), em Cândido Sales, segundo informações da Polícia Civil. O crime ocorreu no dia 4 de abril. Quatro envolvidos no crime morreram em confronto com policiais.
 
Três deles horas após o crime, durante a fuga. Outros oito são procurados pela polícia. De acordo com a polícia, a suspeita presa na segunda-feira, identificada como Carla França, é mulher do líder da quadrilha e desempenhava a função de olheira, vigiando os locais durante os assaltos. Além disso, segundo a polícia, ela também participava da organização dos crimes. 
 
Conforme a polícia, a mulher foi encaminhada para o presídio Nilton Gonçalves, na cidade de Vitória da Conquista, onde está à disposição da Justiça. Policiais realizam buscas para prender os criminosos envolvidos no ataque ao banco que estão foragidos. Até a publicação desta reportagem, nenhum deles havia sido preso.

Bahia

19 de Abr // | Bahia
A travessia Salvador-Mar Grande suspendeu as atividades às 16h30 desta quarta (19), por conta dos ventos fortes que deixam o mar agitado. As informações são da Astramab, que administra o serviço. O transporte não voltará mais a atender ao público nesta quarta-feira e, segundo a Astramab, não há previsão do horário de quando a travessia vai voltar a operar na quinta-feira (20).
 
A associação vai aguardar as condições climáticas para avaliar a possibilidade de tráfego na quinta. Durante o dia, oito embarcações da travessia Salvador-Mar Grande fizeram o transporte de passageiros, desde as 5h. O movimento de embarque foi tranquilo, com saídas das lanchas a cada 30 minutos.
 
Caso o sistema não fosse interrompido, a última travessia para Mar Grande seria às 20h e no sentido inverso, a última saída seria às 18h30. Ainda segundo a Astramab, também por conta dos ventos fortes e das condições de navegação, as últimas viagens para Morro de São Paulo foram feitas com conexão em Itaparica. A opção para quem precisa fazer a travessia para a Ilha de Itaparica é o ferry boat, que opera normalmente na tarde desta quarta-feira.

Bahia

19 de Abr // | Bahia
A adolescente Ana Vitória Sena de Oliveira, de 15 anos, desapareceu desde o meio-dia de segunda-feira (17), na cidade de Juazeiro, norte da Bahia, e a família suspeita que tenha relação com o jogo da “Baleia Azul”. A irmã da garota Maria Daniela Sena, de 16 anos, conta que a última vez que viu a adolescente foi quando saiu para pegar um ônibus no residencial onde a família mora.
 
Os parentes perceberam o desaparecimento e encontraram uma carta de despedida. “Ela deixou uma carta, pedindo dizendo desculpa e disse que iria pular da ponte que liga Juazeiro a Petrolina [PE]. Nós mexemos no celular dela e achamos no WhatsApp as mensagens do jogo da Baleia Azul”, disse ao G1. Ana morava junto com a irmã Maria, um irmão e a mãe, no Residencial Itaberaba 2.
 
Maria Daniela diz ainda que a irmã não constumava sair de casa sem dar notícias. A mãe da adolescente está em estado de choque. O caso ainda não foi registrado na Polícia Civil. A família diz ter procurado o posto policial do bairro para registrar o desaparecimento. O jogo da "Baleia Azul", que propõe 50 desafios aos adolescentes e sugere o suicídio como última etapa, preocupa pais, alunos e professores no Brasil.

Bahia

19 de Abr // G1 | Bahia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que iria apurar as causas do desabamento de parte da estrutura do Centro de Convenções da Bahia foi arquivada na Assembleia Legislativa (Alba) nesta terça-feira (18). A decisão foi do presidente da casa, Ângelo Coronel (PSD), após os deputados da oposição solicitarem a retirada dos nomes que haviam indicado para compor a comissão.
 
O argumento de que os deputados da base governista, que são maioria, estariam tentando inviabilizar os trabalhos. Coronel considerou que a retirada dos nomes pela oposição inviabiliza o andamento do processo e, por isso, decidiu pelo arquivamento.
 
A oposição, no entanto, disse que a retirada dos nomes foi apenas para impedir que a CPI iniciasse os trabalhos com a base governista na presidência da comissão e também na relatoria. A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) havia definido os nomes dos deputados estaduais que iriam compor a CPI no início do mês. Sete deputados da base aliada do governo e outros quatro da oposição iriam integrar a comissão.




Classificados


Enquete



Mais Lidas