Notícias

Bahia

Bahia

21 de Set // Redação | Bahia

Integrantes de duas facções criminosas foram presos nesta sexta (21), durante uma operação integrada das polícias Civil e Militar em Alagoinhas. De acordo com a SSP-BA, além dos dois mandados de prisão cumpridos e outras quatro prisões em flagrante, também foram apreendidos cerca de R$ 75 mil em espécie, três armas e 37 kg de drogas.

 

Ainda segundo informações da SSP-BA, os alvos da operação são membros de duas quadrilhas especializadas em tráfico de drogas, homicídios, roubos, associação criminosa e corrupção de menores. Somente nos últimos dois anos, os grupos foram responsáveis por cerca de 50 homicídios.

 

Na operação policial, foram presos: Josuel Santos Silva e Jeferson Santos Silva - que possuíam mandados de prisão em aberto- além de Rafael dos Santos Santana, Alison Santos de Jesus, Luís Mendes Souza e Willian de Jesus Carvalho, detidos em flagrante durante ações simultâneas nos bairros Miguel Velho, Barreiros, Santa Terezinha e Novo Horizonte. Eles eram investigados há seis meses pela 2ª Coordenadoria de Polícia em Alagoinhas.

Bahia

20 de Set // G1 | Bahia

Foi divulgada nesta quinta-feira (20) a convocação dos candidatos aprovados na 2ª Etapa do concurso da Polícia Civil da Bahia, para a realização de exames biomédicos, que será feita na sede da Faculdade Dois de Julho, localizado no bairro do Garcia segundo o G1. A data e os horários estão indicados na convocação e no cartão informativo.

 

Tudo está disponível no site da empresa realizadora do concurso e no site do Portal do Servidor. Os aprovados devem se apresentar com antecedência de 60 minutos. Na mesma ocasião, além dos candidatos serem submetidos e exames clínicos, também devem entregar exames laboratoriais e complementares.

 

É necessário levar documento de identificação. Não serão admitidos retardatários, sob pretexto algum, após o fechamento dos portões. Também não haverá segunda chamada seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato. O Resultado da 3ª Etapa será conhecido pelos candidatos após a análise do exame clínico e dos exames laboratoriais e complementares. A primeira fase do certame foi realizado em abril deste ano.

Bahia

20 de Set // G1 | Bahia

Os alunos do Colégio Estadual Eduardo Catalão, em Ilhéus, no sul da Bahia, vão ser transferidos para dois colégios da região na segunda-feira (17), em Ilhéus, no sul da Bahia. A aulas da instituição foram suspensas desde que uma estudante do ensino médio recebeu uma descarga elétrica, em 6 de setembro. A instituição tem 591 alunos.

 

Após o acidente no início do mês, as aulas foram suspensas por tempo indeterminado. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, os estudantes dos turnos matutino e vespertino vão ser transferidos para o Colégio Estadual Sá Pereira e os do noturno vão para o Instituto Municipal de Educação.

 

Segundo pessoas ligadas à escola, após o caso, um eletricista foi enviado ao local e constatou que tem corrente elétrica passando fora da rede na unidade de ensino. O ponto afetado seria um corremão perto das salas de aula. No entanto, a Secretaria da Educação do Estado não confirmou a informação segundo o G1. O acidente ocorreu depois que a vítima encostou na grade de ferro que protege uma das janelas da unidade de ensino.

Bahia

19 de Set // G1 | Bahia

Uma bebê recém-nascida em Vitória da Conquista, sobreviveu após ser picada cinco vezes por um escorpião-amarelo. Maria Sofia Silva Ferreira tinha apenas três dias de vida quando foi atacada pelo animal. Ela nasceu no dia 3 de setembro e foi picada no dia 6 de setembro quando já estava em casa no Conjunto Habitacional Campo Verde, no bairro Campinhos.

 

Conforme a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a criança foi levada para um posto de saúde por familiares após apresentar aumento da frequência cardíaca, excesso de saliva e recusa alimentar. Depois, a criança foi encaminhada para o Hospital Municipal Esaú Matos segundo informações do G1.

 

Ao examinar novamente a bebê, os médicos encontraram o animal preso no cordão umbilical da criança, escondido dentro da fralda. Segundo o laudo médico do hospital, foram aplicadas seis ampolas do soro antiescorpiônico na criança. Ela ficou três dias na Unidade de Terapia Intensiva antes de ter alta no dia 9 de setembro. A mãe da bebê contou que a casa onde morava estava infestada por escorpiões e, por isso, não poderia voltar para lá.

Bahia

19 de Set // G1 | Bahia

Um homem de 53 anos foi preso, na segunda-feira (17), suspeito de estuprar a filha mais velha, de 13 anos, no povoado de Caldeirão, em Vitória da Conquista. Jucilande Oliveira da Silva abusava da filha desde que a garota tinha 7 anos, e, depois que a mãe da vítima deixou a casa, ela começou a ser tratada como esposa do próprio pai.

 

A polícia não soube informar há quanto tempo a mãe da adolescente saiu do lar. O homem, informou a polícia, obrigava a filha a cuidar dos três irmãos e mantinha relações sexuais com ela. Conforme a Polícia Civil, Jucilande Oliveira fugiu do mesmo povoado, em 2009, após estuprar uma criança de 11 anos, que tinha deficiência mental.

 

Depois de passar um período fora do local, ele retornou e só foi preso após denúncia da filha. A menina, informou a polícia, tinha uma cartela de anticoncepcional na bolsa quando esteve na delegacia para registrar o crime. A polícia informou que o suspeito tem um histórico violento com a família. De acordo com a polícia, a ex-mulher dele fugiu para São Paulo após sofrer agressões físicas do marido e deixou os quatro filhos com ele segundo o G1.

Bahia

19 de Set // Foto: Reprodução/ Cabrália Agora | Bahia

O Ministério Público Federal (MPF) de Eunápolis denunciou 12 pessoas, entre elas servidores públicos e empresários da cidade de Porto Seguro, por fraude à licitação, falsidade ideológica, organização criminosa e pelo desvio de R$ 16 milhões em recursos destinados ao transporte escolar do município segundo informações do Bahia Notícias.

 

A denúncia é contra a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, o vice-prefeito, Beto Axé Moi, e o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, e foi recebida pela Justiça Federal no último dia 11 e é resultado de investigações feitas durante a Operação Gênesis, deflagrada em agosto de 2017 pelo MPF, Polícia Federal e CGU.

 

De acordo com a ação do Ministério Público Federal, assinada em julho deste ano, os denunciados faziam parte de uma organização criminosa que atuava em fraudes a licitações e no desvio de recursos públicos destinados ao transporte escolar de Porto Seguro. Para a prática dos crimes, os membros da organização falsificavam documentos e corrompiam agentes público, incluindo os gestores dos municípios de Porto Seguro e Eunápolis.

Bahia

18 de Set // | Bahia

Um garoto de 13 anos atingiu acidentalmente o colega de 11 anos enquanto os dois brincavam, no domingo (16). O caso aconteceu em Jitaúna, nas Casas Populares, no Bairro Adelino Henrique. Segundo relatos de populares, as duas crianças brincavam até que uma delas se apoderou de uma arma de fogo, que estava dentro de um veículo.

 

Como a residência onde eles estavam possui câmeras de segurança, o momento que o menino aponta a arma para o colega e aciona o gatilho ficou registrado. De acordo com o blog Jitaúna em Dia, via Giro em Ipiaú, a vítima foi encaminhada ao Hospital Nossa Senhora de Fátima e transferido para o Prado Valadares, em Jequié.

 

Segundo o delegado Ivan Lessa, de Jitaúna, o garoto foi atingido na cabeça e já passou por procedimento cirúrgico. O estado de saúde dele é considerado gravíssimo. Ainda conforme informações do delegado, a arma supostamente pertence ao pai da criança que foi baleada. Ele foi apresentado pela Polícia Militar na delegacia em Jequié, no entanto, a arma não foi localizada. O caso é acompanhado pela Polícia Civil do município.

Bahia

18 de Set // G1 | Bahia

Duzentos animais silvestres foram resgatados na madrugada desta terça-feira (18), no quilômetro 444 da BR-101, região do município de Ubaitaba, no sul da Bahia segundo informações do G1. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes localizaram um condutor de um veículo engatando marcha ré ao perceber a presença policial.

 

Eles conseguiram alcançar o automóvel e, durante a revista, encontraram gaiolas vazias. Ao ser questionado pelos agentes, o motorista informou que estava transportando duas aves da espécie papa-capim. Ao fim da revsita, no entanto, os policiais encontraram caixas escondidas que continham 200 aves silvestres.

 

Entre as espécies resgatadas, estavam a papa-capim, azulão, canário-da-terra, maria-fita e trinca-ferro. Além das aves, os policiais encontraram quatro cágados-de-barbela. De acordo com informações da PRF, as aves tinham lesões no bico e cabeça, que podem ter sido causadas pelas condições precárias de transporte. O condutor, que não teve a identidade revelada, alegou em depoimento que os animais seriam revendidos no município de Lauro de Freitas.

Bahia

18 de Set // G1 | Bahia

O nascimento de bezerros gêmeos chamou a atenção de produtores do oeste baiano. Os casos foram registrados nas cidades de Baianópolis e Catolândia. Na média, nascimentos de gêmeos bovinos representam menos de 1%. Segundo informações da TV Oeste, o primeiro parto de bezerros gêmeos ocorreu em uma propriedade de Baianópolis.

 

O pecuarista Weuber Febrônio, dono da fazenda onde ocorreu o parto, considerou o caso como "dádiva". "Um é bom, imagine dois", disse. Poucos dias depois do caso em Baianópolis, outro fenômeno semelhante ocorreu no povoado de Barra de São Marcos, em Catolândia, com o nascimento de dois bezerros idênticos.

 

No local foi preciso a ajuda de outra vaca para ajudar na amamentação dos gêmeos. O veterinário Danilo Gusmão, coordenador do curso de medicina veterinária da Uneb em Barreiras, disse que bezerros que nascem assim nem sempre são saudáveis. Segundo o veterinário, geralmente o peso médio deles é menor que a média. Os bezerros idênticos também não costumam ingerir o primeiro leite, rico em anticorpos, e que reforça a imunidade do animal.

Bahia

17 de Set // G1 | Bahia

O jovem de 20 anos que foi preso na última semana após confessar ter estuprado a irmã, uma criança de 11 anos, na cidade de Serrinha, foi transferido para o Presídio de Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador segundo informações do G1. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (17), pelo delegado Hidelbrando Alves.

 

Bruno Cordeiro Reis foi encaminhado para Feira de Santana nesta última sexta-feira (14). O delegado informou que, no último depoimento prestado, ele disse estar arrependido pelo crime. A vítima segue internada em estado grave, após ter hemorragia interna. A criança de 11 anos teve a região íntima lacerada com o estupro.

 

Ainda de acordo com o delegado, ela precisa de uma cirurgia e deve ser transferida. A reportagem do G1 tentou contato com a Secretaria de Saúde de Serrinha, para saber se a menina aguarda regulação e para onde deve ser transferida, mas não conseguiu contato. Bruno Cordeiro Reis, de 20 anos, violentou a criança durante uma visita. O jovem foi preso na casa onde estuprou a vítima, poucas horas depois do crime, e confessou o abuso.

Bahia

17 de Set // Bahia Notícias | Bahia

A nova frota do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foi entregue pela Toyota nesta segunda-feira (17). No total, são 80 carros modelo Corolla, adquiridos em uma licitação de quase R$ 7,5 milhões segundo informações do Bahia Notícias. Os novos carros serão destinados para a mesa diretora do TJ e para os demais desembargadores.

 

A Corte baiana, atualmente, é formada por 60 desembargadores. Ainda há uma vaga em aberto. Há previsão de nomeação futuramente de mais nove pessoas. A licitação para compra dos carros foi aberta em junho deste ano. No dia 19 de julho, foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico que a Toyota foi a vencedora do pregão.

 

Ação popular ainda tentou barrar a compra dos veículos, mas o pedido foi negado. Os carros da atual frota, compostos por modelos da Renault, serão leiloados pelo tribunal. O leilão poderá ocorrer para que apenas uma pessoa arremate todos os carros de uma só vez. Dessa forma, se restringe a concorrência e o arrematador pode comprar os veículos com lance inicial. Assim, o lucro que o tribunal pode ter com a venda dos veículos usados será baixa.

Bahia

16 de Set // G1 | Bahia

A siamesa Débora de Menezes dos Santos, que nasceu em Goiânia e foi separada da irmã, Catarina, foi transferida para um hospital em Salvador, Bahia, na noite deste último sábado (15). A outra gêmea já tinha recebido alta e voltado para a cidade onde a família vive. A mãe das duas bebês também retornou e diz que o coração está cheio de alegria.

 

O Hospital Materno Infantil informou que a paciente foi transferida para uma “unidade referência em cardiologia pediátrica, em Salvador, acompanhada da mãe”. Débora está internada e passando por exames, segundo a mãe, Viviane de Menezes. Débora precisa de uma cirurgia no coração devido a uma malformação.

 

A irmã dela, Catarina, recebeu alta do HMI na sexta-feira (14) e voltou no mesmo dia para a Bahia com a avó. Débora e Catarina de Menezes dos Santos nasceram no dia 22 de agosto unidas pelo tórax e abdômen. Elas compartilhavam o fígado. No dia seguinte, elas precisaram passar pela cirurgia de separação em caráter de emergência. Desde então, elas se recuperavam na Unidade de Terapia Intensisa UTI segundo informações do G1.

Bahia

16 de Set // G1 | Bahia

Cinco suspeitos de integrar uma quadrilha que fornecia carros blindados para assaltos a banco foram presos na madrugada desteúltimo sábado (15), em um sítio localizado em Jauá, na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador. Grupo roubava os carros, adulterava as placas deles e, em seguida, repassava os veículos para outros criminosos.

 

Além de veículos blindados, os suspeitos faziam o esquema com veículos comuns. A venda era anunciada em redes sociais e, segundo a SSP, drogas eram aceitas em troca dos veículos. A adulteração ocorreia no sítio em que o grupo foi encontrado de acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia.

 

No local, a polícia encontrou três veículos modelos Triton (blindado), Palio e Onix, além de chaves e placas automotivas. Em cômodos da casa, foram achados ainda 123 pinos de cocaína, 4 sacos com o mesmo tipo de droga, 16 pacotes com maconha, 3 pedras grandes de crack, aparelhos eletrônicos e 1 balança. O grupo foi descoberto depois que um carro modelo Focus foi roubado em Salvador, no dia 5 de setembro deste ano.

Bahia

16 de Set // G1 | Bahia

Os enterros de Adeílto Cardoso Santos, de 39 anos, e do filho dele, Alan Oliveira dos Santos, de 15 anos, foram marcados por grande comoção e protestos, na sexta-feira (14), na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. Os dois foram mortos depois que a casa onde moravam foi invadida por criminosos armados, na madrugada da última quinta-feira (13).

 

As vítimas dormiam no momento do ataque e foram surpreendidos a tiros. Conforme a polícia, Adeílto Cardoso, que era cadeirante, era o alvo dos bandidos. Alan foi morto porque estava em casa no momento do ataque. O homem era investigado por tráfico de drogas na região e já tinha sido preso, em 2011, por homicídio.

 

Já o adolescente não tinha nenhum envolvimento com crimes, mas acabou sendo assassinado junto com o pai. Alan era integrante de uma igreja evangélica e participava do projeto afro Encantarte, em Itabuna. Após a morte do adolescente, o grupo divulgou uma nota de pesar. No comunicado, o projeto informou que Alan era um dos alunos mais educados e que o garoto se destacava nas aulas de dança e percussão segundo informações do G1.

Bahia

16 de Set // Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil | Bahia

Com o retorno do sarampo, a Bahia registrou seu primeiro caso da doença em 2018, nesta última sexta-feira (14), segundo informações do G1. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) confirmou que um homem de 38 anos foi diagnosticado com a doença em Ilhéus. Ele é natural de Manaus, no Amazonas, onde há um surto grande de sarampo.

 

A Secretaria da Saúde do Estado relatou que o rapaz veio para Bahia a trabalho e já chegou doente no Estado. Ele estava internado desde o 17 agosto na Unidade do Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul, no município de Ilhéus, mas já recebeu alta médica por não apresentar mais risco de transmissão do vírus.

 

O chefe de Setor da Vigilância à Saúde de Ilhéus, Gleidson Santana, também informou que mais de 400 pessoas que estiveram em contato com o paciente nesse período de internação foram vacinadas para evitar a contaminação. A Sesab aponta que não há casos de pessoas infectadas pelo vírus no Estado desde o ano de 1999. Já o último registro de sarampo importado foi em 2011 - uma criança francesa, que estava em Porto Seguro.

Bahia

14 de Set // G1 | Bahia

Uma mulher foi presa, nesta sexta-feira (14), suspeita de envenenar um casal na cidade de Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu na segunda (10) e uma das vítimas, a mulher, é prima da suspeita. Edna Cortes de Araújo Rego teria cometido o crime para roubar o dinheiro da aposentadoria do casal.

 

Edna foi vista fazendo compras após a morte das vítimas. Dalila Rodrigues dos Santos, de 57 anos, Heliodorio Felipe dos Santos, de 74 anos, passaram mal e morreram com os mesmos sintomas. Dalila era prima de Edna. As investigações apontam que o casal foi envenenado por Edna após fazer o saque da aposentadoria.

 

Ainda de acordo com a Polícia Civil, imagens de câmeras de segurança de uma loja flagraram a suspeita oferecendo um suco para o casal segundo o G1. Após beber o suco, Dalila e Heliodoro passaram mal, na rua. Segundo a Polícia Civil, Dalila Santos teve o mal-estar em uma loja que fica próxima à delegacia da cidade. Ela foi socorrida pela polícia e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas chegou ao local sem vida.

Bahia

14 de Set // Bahia Notícias | Bahia

O ex-prefeito de Serrolândia, no Piemonte da Diamantina, Gildo Mota Bispo, foi punido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por gasto irregular no transporte de cadáveres de moradores no ano de 2016. Por conta disso, o órgão ordenou em sessão desta última quinta-feira (13) a devolução aos cofres municipais a quantia de R$1.075,00.

 

A irregularidade ocorreu no traslado de dois corpos de Jacobina, onde ocorreram as mortes, até Serrolândia. No entanto, o ex-prefeito Gildo Bispo pagou R$800,00, no primeiro caso, e R$500,00, no segundo. Assinados pelo ex-prefeito, os dois contratos previam o pagamento de R$ 2,25 por quilômetro percorrido.

 

Esse valor daria um total, de acordo com denúncia apresentada ao Tribunal de Contas dos Município por Afonso Henrique Cordeiro Araújo Maia, cidadão do município, de R$225,00, pelo transporte dos dois corpos, já que teriam sido percorridos pouco mais de 100 quilômetros nas viagens. A determinação, aprovada pela unanimidade dos conselheiros da Corte presentes à sessão, teve também parecer favorável do Ministério Público de Contas.

Bahia

14 de Set // G1 | Bahia

A Polícia Civil investiga se o cadeirante de 39 anos que foi morto a tiros com o filho, na madrugada desta quintra-feira (13), na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, era o alvo do ataque segundo informações do G1. Conforme a polícia, Adeílto Cardoso Santos era investigado por tráfico de drogas na região e já tinha sido preso, em 2011, por homicídio.

 

A suspeita é de que o filho dele, que tinha 15 anos, tenha sido morto porque estava em casa no momento do ataque. Segundo a polícia, o garoto, identificado como Alan Oliveira Santos, não tinha envolvimento com crimes. Ele era integrante de uma igreja evangélica e participava do projeto afro Encantarte, em Itabuna.

 

Após a morte do adolescente, o grupo divulgou uma nota de pesar. No comunicado, o projeto informou que Alan era um dos alunos mais educados e que o garoto se destacava nas aulas de dança e percussão. Ainda na nota, o projeto afirmou que a sociedade estava perdendo "um jovem honrado, sonhador, brilhante e digno de todo respeito". Os corpos de Alan e do pai foram velados na casa da família. Os dois devem ser enterrados hoje (14).

Bahia

14 de Set // Foto: Reprodução / EBC | Bahia

A autorização do governo da Bahia para bombeamento do Rio Santo Antônio, localizado na Chapada Diamantina e afluente do Rio Paraguaçu, pode fazer com que o abastecimento da região fique comprometido, já que o rio é importante para o turismo e a agricultura tradicional já desenvolvida pelas comunidades que moram nas suas margens.

 

A decisão foi delegada pelo Inema no dia 23 de agosto de 2018, conforme publicação no Diário Oficial. A Portaria nº 16.747 autorizou o uso dos recursos hídricos do Rio Santo Antônio por quatro anos para a empresa Agropecuária Chapadão Ltda., com sede na Fazenda Conquista, localizada no município de Nova Redenção.

 

A empresa agora está autorizada a retirar, por dia, o volume de 25.727m³ de água, valor correspondente a mais de 25 milhões de litros de água diariamente. A irrigação deve ser realizada na Fazenda Coités, Zona Rural, no município de Palmeiras. A decisão da portaria mobilizou moradores da região, que se manifestaram nas redes sociais contra a medida segundo informações do Bahia Notícias.

Bahia

14 de Set // Bahia Notícias | Bahia

Um homem suspeito de aliciar crianças e adolescentes nas redes sociais foi preso nesta última quarta-feira (12) por equipes da 65ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Feira de Santana). A mãe de uma das vítimas, que reside na cidade de Manaus, conseguiu o endereço do homem e repassou para a força de segurança estadual.

 

Os militares ficaram sabendo do caso, via número do 'Fale com a 65 CIPM' (WhatsApp). Através dele, a mãe da menina de apenas 12 anos relatou que um homem de 30 anos estava há cinco dias conversando com a jovem. O primeiro contato foi através do Facebook, onde foram trocados números telefônicos.

 

Quando desconfiou do caso, a menina passou para mãe que continuou o papo, no WhatsApp. Em diversos trechos da conversa pelo aplicativo, mesmo sabendo que a jovem era apenas uma adolescente, o homem pediu fotos de calcinha, nua e anunciou desejos eróticos. Em outro momento ele chegou a comentar que manteve relação sexual com uma garota de 4 anos e enviou um vídeo se masturbando segundo informações do Bahia Notícias.

Bahia

13 de Set // G1 | Bahia

O suspeito de matar a ex-mulher a facadas dentro da casa em que ela morava com os filhos, em Feira de Santana, foi preso na quarta-feira (12), segundo informou a Polícia Civil nesta quinta-feira (13). De acordo com a polícia, Érico de Jesus Silva, mais conhecido como “Sarita” teve o mandado de prisão preventiva por feminícidio cumprido.

 

As investigações apontam que ele cometeu o crime por não aceitar o fim do relacionamento. O crime aconteceu no dia 6 de setembro, no bairro Santa Mônica II. A vítima, identificada como Patrícia dos Santos Pereira de 25 anos, estava com os três filhos, de 9, 5 e 1 ano e uma sobrinha, dentro de casa, quando foi morta pelo ex-marido.

 

No entanto, as crianças não viram e nem ouviram quando ela foi esfaqueada. Segundo a polícia, Patrícia foi achada morta no quarto dela pela sobrinha, quando a criança foi chamá-la para abrir a porta para o pai. Érico, que já tinha passagem por roubo qualificado, foi encaminhado ao Presídio Regional de Feira de Santana, informou a polícia. Patrícia foi morta na última quinta-feira (6), dentro da casa onde morava segundo informações do G1.

Bahia

13 de Set // Bahia Notícias | Bahia

Dois suspeitos presos pela Operação Adsumus, que investiga um esquema milionário de desvio de dinheiro público em Santo Amaro, sofreram uma nova derrota nesta quinta-feira (13) na Justiça. A primeira turma da Segunda Câmara Criminal do TJ-BA negou o pedido de liberdade para Manoel de Andrade Barreto e Hildecarlos Seixas de Souza.

 

A defesa de Manoel de Andrade Barreto, conhecido no meio da axé music, solicitou a liberdade do suspeito alegando que a Justiça precisaria esclarecer os motivos pelos quais o empresário continua preso, mesmo com os mandados de busca e apreensão da Operação Adsumus esgotados segundo o Bahia Notícias.

 

Já os advogados de Hildecarlos de Souza afirmaram, no pedido de liberdade, que o suspeito deveria ser liberto, pois o julgamento do caso deveria ser feito pela Justiça Federal e não conduzido pelo TJ, como tem sido feito. Na decisão, o TJ declarou que há “inexistência de quaisquer vícios” no questionamento de Manoel Barreto e que a disputa de conflito de competência citado pela defesa de Hildecarlos Seixas de Souza já teria sido esclarecido em julgamento no STJ.

Bahia

13 de Set // G1 | Bahia

Um bebê de quatro meses morreu e cinco pessoas ficaram feridas após um carro capotar na BR-101, na cidade de Itapebi, na madrugada desta quinta (13). De acordo com a PRF, Isadora Silva Santiago, de quatro meses, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O bebê fazia acompanhamento na Associação de Pais e Amigos (Apae) de Salvador.

 

Segundo a PRF, todos os feridos foram socorridos pelo Samu para o Hospital Regional de Eunápolis. O carro era alugado pela Prefeitura de Alcobaça e transportava moradores da cidade para fazer tratamentos de saúde em Salvador. De acordo com a Secretaria de Saúde de Alcobaça, entre os feridos está uma criança de três anos.

 

A criança teve ferimentos graves, mas tem estado de saúde estável. A mãe dela, identificada como Maíra Almeida dos Santos, foi internada em estado grave. A mãe da bebê que morreu, identificada como Daiane Silva Santiago, também teve lesões graves, mas tem estado de saúde estável. As outras duas pessoas feridas foram identificadas como Pâmela Said de Souza e Cleverson Ferreira da Conceição, motorista do carro, tiveram ferimentos leves.

Bahia

13 de Set // G1 | Bahia

Os Brigadistas tentam controlar o incêndio de grandes proporções que atinge a Serra da Tromba, localizada entre os municípios baianos de Abaíra e Piatã, na região da Chapada Diamantina, segundo informações do Corpo de Bombeiros. As chamas no local foram iniciadas neste último sábado (9), mas não há informações sobre as causas.

 

As equipes estão percorrendo o perímetro, realizando o rescaldo, eliminando focos onde é possível o acesso e avaliando a cena, para prevenir reignições ou novos focos. Por tratar-se de uma área rica em nascentes e com muita matéria orgânica no subsolo, o monitoramento acontece de forma minuciosa e seguindo protocolo.

 

De acordo com moradores da região, os primeiros focos começaram a aparecer na região da nascente do Rio de Contas, que corta 14 municípios baianos. Um número de 706 focos de incêndio foi registrado nas últimas 48 horas em todo o estado da Bahia segundo o Correio da Bahia. O percentual foi apurado até o final da tarde desta quarta-feira (12) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. 

Bahia

13 de Set // G1 | Bahia

A menina de 11 anos, que foi estuprada pelo irmão dentro de casa, está internada em estado grave no Hospital Municipal de Serrinha, nesta quinta-feira (13). A polícia informou, com base no boletim médico fornecido pela unidade de saúde, que a criança teve hemorragia interna devido a uma laceração na região íntima, após ser violentada.

 

A prisão de Bruno Cordeiro Reis aconteceu poucas horas depois do crime ser cometido, no bairro Vila Fátima segundo informações do G1. O jovem foi preso na casa onde estuprou a vítima e confessou o abuso contra a menor de idade que tem 11 anos. Segundo a polícia, ele aproveitou a ausência da mãe para atacar a criança.

 

A violência contra a menor de 11 anos aconteceu durante uma visita. Segundo informações da polícia, Bruno Cordeiro é irmão da garota apenas por parte de mãe. A menina foi socorrida para o hospital municipal com ferimentos graves na região genital. Em nota, a polícia informou que Bruno Reis foi localizado na própria casa onde cometeu o crime. O suspeito foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável e está preso à disposição da Justiça.

Bahia

13 de Set // G1 | Bahia

O sócio administrador e o contador da empresa suspeita de adulterar e vender cilindros de oxigênio industrial como se fossem medicinais, para hospitais do sul da Bahia, foram denunciados à Justiça pelo MP-BA. A denúncia contra o dono da empresa, identificado como Izaias Rodrigues, e o contador Diogo Lemos Dias, filho de Izaias, foi realizada na terça (11).

 

De acordo com a polícia, entre as unidade de saúde que adquiriram cilindros de oxigênios da Assis e Rodrigues Ltda [nome fantasia da empresa é Gasol Oxigênio] estão o Hospital Municipa e a Unidade Materno Infantil, no mesmo município. Em agosto, a prefeitura de Teixeira de Freitas suspendeu os contratos com a empresa.

 

A prefeitura autorizou a abertura de processo para contratação emergencial para o fornecimento de gases (oxigênio medicinal, nitrogênio, dióxido de carbono e ar comprimido), que será fornecido por outra companhia. Ainda não se sabe se o uso do material adulterado provocou danos a algum paciente. O MP acusa a dupla de corromper cilindros de oxigênio medicinal, adulterando e alterando a sua qualidade e quantidade, para entrega ao município.

Bahia

13 de Set // G1 | Bahia

Um homem foi detido pela suspeita de estuprar um menino de 4 anos, na cidade de Ibicoara. Ele, que é marido da babá da criança, prestou depoimento à polícia e foi liberado em seguida. O caso é acompanhado pelo Conselho Tutelar, segundo a Polícia Civil. A polícia detalhou nesta quinta-feira (13), que a prisão aconteceu na última quarta-feira (12).

 

A mãe da criança procurou a delegacia, após encontrar marca de vermelhidão no ânus da criança. De acordo com a polícia, o menino passou por exames, mas os resultados ainda não foram divulgados. O homem, a babá e a mãe do menino prestaram depoimentos na delegacia. Nenhum deles teve o nome divulgado.

 

A criança passa por avaliação psicológica, e a polícia aguarda o relatório da psicóloga que o acompanha. Outro Caso:  Um jovem de 20 anos foi preso suspeito de estuprar a irmã, que tem 11 anos, durante uma visita feita na casa da mãe deles, na terça-feira (11), na zona rural do município de Serrinha, localizada a cerca de 173 km de Salvador. Conforme a Polícia Civil, o irmão aproveitou a ausência da mãe para atacar a vítima segundo o G1.

Bahia

13 de Set // G1 | Bahia

O vereador e ex-presidente da Câmara de Correntina, no extremo oeste da Bahia, Wesley Campos Aguiar (PV), foi solto após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Na determinação, o órgão também afastou Wesley do cargo de vereador temporariamente. Campos é suspeito de participar de um esquema que cobrava propina para aprovação de projetos.

 

Além de fraude em licitações e desvio de verba pública. O grupo foi alvo da operação "Último Tango", deflagrada pelo Ministério Público da Bahia, no dia 26 de outubro do ano passado. O processo que motivou a prisão de Wesley corre em segredo de Justiça. No entanto, a soltura do vereador foi divulgada ao G1 na quarta (12) pela defesa dele.

 

Conforme os representantes do vereador, Wesley Campos deve pagar uma fiança de R$ 30 mil até o dia 16 de setembro. Caso a quantia não seja paga, ele pode retornar para a prisão. A defesa informou que tenta diminuir o valor com a Justiça. Conhecido como Maradona, o vereador estava preso desde o dia 21 de agosto. Wesley teve mandado de prisão preventiva cumprido depois de se apresentar à polícia, após passar dois meses como foragido.

Bahia

12 de Set // Bahia Notícias | Bahia

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu dois inquéritos para investigar servidores públicos que pediram licença dos cargos para disputar as eleições de 2014 e 2016, sem que tivessem efetivamente participado do processo eleitoral. Segundo o Diário da Justiça desta quarta-feira (13), as apurações foram instauradas na segunda (10).

 

As investigações foram abertas após a PRE verificar irregularidades na candidatura destes servidores. No caso do inquérito sobre as eleições de 2014, 10 servidores estão sendo investigados. O Bahia Notícias apurou que um deles se candidatou a deputado estadual pelo PHS, mas acabou tendo a candidatura indeferida pelo TRE.

 

Já em relação à investigação sobre o pleito de 2016, o MP-BA não soube informar quantas pessoas são alvos do inquérito. Procurada, a assessoria de comunicação do MP-BA disse que não poderia fornecer os nomes dos investigados porque ainda está em fase inicial de averiguação dos casos. O órgão também não soube informar por quais cidades os investigados se candidataram em 2016, ano de eleições municipais para prefeito e vereadores.

Bahia

12 de Set // Foto: Frank Cunha/G1 | Bahia

O 1º turno das eleições 2018 na Bahia vai contar com 126.004 mesários, distribuídos entre as 205 zonas eleitorais do estado. Desse total, 19.188 vão atuar em Salvador. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 50% do total de mesários são voluntários. Ainda não há previsão de quantas pessoas devem trabalhar no 2º turno das eleições.

 

Os principais requisitos para ser mesário é estar em dia com a Justiça Federal e ter completado 18 anos até o 1º turno das eleições. Parentes de candidatos de até segundo grau, bem como cônjuges, não podem exercer a função segundo informações do Tribunal Eleitoral. Veja abaixo os benefícios de ser mesário.

 

Integrantes de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva e autoridades, e agentes policiais também não podem ser eleitos mesários. Preenchendo os requisitos, o interessado pode se voluntariar pelo programa "Mesário Voluntário", no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da sua cidade. No TRE-BA é possível fazer o processo pela internet. Para as eleições deste ano, os mesários foram convocados até o último 8 de agosto.

Bahia

12 de Set // G1 | Bahia

Uma fazenda de criação de jumentos localizada na cidade de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, foi interditada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, neste mês, após denúncias de maus-tratos aos animais. O local é alvo de investigação da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia fiscaliza a situação.

 

A estimativa é de que cerca de 200 jumentos tenham morrido por maus-tratos. Os animais pertencem à empresa chinesa Cuifeng Lin e são levados para o local antes de serem encaminhados para um frigorífico. A carne é exportada para o Vietnã. Com a interdição, a empresa foi impedida de levar novos jumentos para a fazenda.

 

Apenas os que já estavam no local seguem o processo de abate. A Fazenda Barra da Nega tem 7 hectares, mas chegou a abrigar mais de 800 animais simultaneamente. Mais de 2 mil foram abatidos em um mês. A propriedade foi alugada em junho. Os animais começaram a ser levados para o local em julho. No entanto, segundo informações da Agência de Defesa Agropecuária, o espaço não é apropriado para a criação dos jumentos.

Bahia

12 de Set // Blog do Anderson | Bahia

Afastado no âmbito da Operação Condotieri, da PF, o assessor especial de Vitória da Conquista, no sudoeste, Antônio Lauro Gomes de Oliveira, voltou ao cargo na terça-feira (11), a informação foi passada pelo próprio prefeito em uma emissora de rádio local. Conforme Herzem Gusmão, a implicação do assessor na operação seria um “equívoco”.

 

Lauro Gomes comanda o Núcleo de Tecnologia e Informática da prefeitura. A Operação Condotieri foi deflagrada no dia 30 de agosto e culminou no afastamento do vereador Rodrigo Moreira (PP). A PF apurou um esquema liderado pelo edil feito nas eleições de 2016 quando ele era candidato segundo o Blog do Anderson.

 

Conforme a investigação, Moreira oferecia empregos no novo presídio de Vitória da Conquista em troca de voto e apoio. Além do vereador participavam da organização criminosa o assessor de um deputado federal, um ex-deputado estadual da Bahia, assessores, o ex-diretor do 4º Ciretran, além de membros da empresa que administra o novo presídio de Vitória da Conquista, sócios administradores do consórcio Zona Azul, além de outras pessoas.

Bahia

11 de Set // G1 | Bahia

Um carro pegou fogo após capotar no Km-110 da BR-418, trecho próximo ao distrito de Argolo, em Nova Viçosa, sul da Bahia. A situação aconteceu na segunda-feira (10) e quatro pessoas, entre elas o motorista, ficaram feridas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Silva perdeu o controle do veículo por conta de uma forte fumaça na rodovia.

 

No momento do acidente havia um incêndio no acostamento. O condutor ficou sem visibilidade e capotou. Logo após o acidente, o carro começou a pegar fogo, mas Antônio conseguiu sair e tirou os outros passageiros do veículo. A polícia não soube informar se o carro foi consumido pelo fogo do acostamento, ou se entrou em combustão sozinho.

 

O motorista e outros dois passageiros tiveram ferimentos leves.  Um terceiro homem está em estado grave. A PRF não informou se os passageiros eram da mesma família. As vítimas foram socorridas pela polícia e levadas para o Hospital Santa Amélia, que fica no distrito de Posto da Mata. Ainda segundo a PRF, o grupo seguia para a cidade de Teixeira de Freitas, depois de sair de Almenara, em Minas Gerais. O carro ficou completamente destruído.

Bahia

11 de Set // Bocão News | Bahia

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus e mandou soltar o vereador e ex-presidente da Câmara de Correntina, Wesley Campos Aguiar (PV). O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou a prisão do legisador em maio deste ano, mas Wesley Aguiar esteve foragido até dia 21 de agosto, quando se entregou ao Judiciário.

 

O alvará de soltura foi expedido pelo STJ no começo deste mês de setembro e confirmado pelo TJ-BA. Wesley Campos Aguiar é investigado pela Operação Último Tango, ação deflagrada em novembro de 2017 pelo MP-BA contra uma organização criminosa suspeita de fraudar processos licitatórios e contratos em Correntina.

 

O grupo também é acusado de desviar verbas públicas mediante pagamento de gratificações indevidas a servidores e realizar exigências ilícitas ao prefeito. Conforme despacho do juiz de direito Ricardo Augusto Shcmitt, da Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa, o Superior Triunal de Justiça determinou ao vereador o pagamento de uma fiança no valor de R$ 30 mil para confirmar a soltura do investigado.

Bahia

11 de Set // G1 | Bahia

A greve dos professores da rede municipal de ensino de Itabuna, cidade localizada no sul da Bahia, completou uma semana nesta última segunda-feira (10). De acordo com o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (Simpi), as atividades estão suspensas em cerca de 96 escolas e mais de 17 mil estudantes estão sem aulas na cidade.

 

Os professores reivindicam 6,81% de reajuste para docentes de nível II e III, são contra a mudança do regime trabalhista, que é a CLT, para um regimento estatutário próprio, e exigem o pagamento de salários atrasados para professores em desvio de função. A mudança do regime de trabalho acarretaria em perda de direitos trabalhistas.

 

Com relação aos salários atrasados, a entidade diz que os professores em desvio de função -- que por motivo de saúde estão fora da sala de aula, mas atuando em outras atividades -- estão sem receber desde julho segundo informações do G1. A greve começou na última segunda-feira (3). Em nota, a Secretaria de Educação de Itabuna informou que respeita a decisão da categoria, mas que, mesmo sem aulas, as escolas permanecerão abertas.

Bahia

11 de Set // G1 | Bahia

O incêndio que atinge o Parque Nacional Boqueirão da Onça, na cidade de Sento Sé, no norte da Bahia, destruiu mais de 3 mil hectares de vegetação e provocou a morte de alguns animais na região. A informação foi divulgada nesta última segunda-feira (10) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), que atua no local.

 

O incêndio começou no dia 26 e já é considerado contido. No entanto, segundo o instituto, o fogo ainda pode ressurgir. A região é monitorada. Cerca de 77 brigadistas trabalham no local. Conforme o instituto, ainda não é possível precisar o número de animais mortos pelo incêndio, porque o combate ainda não foi finalizado.

 

Ainda segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação, 347 mil hectares foram preservados pelo combate ao incêndio. O parque foi criado em abril deste ano. Lá existe uma área nativa da vegetação caatinga que é preservada. A unidade de conservação de proteção integral tem 349 mil hectares, e abrange os municípios de Sento Sé, Campo Formoso, Sobradinho, Juazeiro e Umburanas. O lugar abriga uma rica biodiversidade animal e vegetal.

Bahia

11 de Set // | Bahia

Diante dos prejuízos com o incêndio na sede da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), as atividades no plenário estão paradas. A expectativa é de que nesta terça-feira (11), a Casa tenha acesso aos recursos para, enfim, dar início às obras de restauração. O incêndio destruiu todo o terceiro andar da Assembleia Legislativa em julho deste ano.

 

"O seguro parece que está liberando amanhã [hoje] uma parte dos recursos que estão na apólice pra começar essa parte da fiação", explica Ângelo Coronel (PSD), presidente da AL-BA. Além dos danos ao plenário, os setores Financeiro e de Recursos Humanos foram destruídos pelo incêndio. O acidente ocorreu no dia 28.

 

Em entrevsta ao Bahia Notícias, o deputado salientou que não é permitido fazer intervenções sem autorização do seguro, mas alguns reparos "da parte preventiva" já foram realizados. Por exemplo, já retiraram a parte queimada e colocaram andaime e toldo para evitar que, em caso de chuva, molhe o plenário. Mas não é só a estrutura que diminui o ritmo de votações. De acordo com Coronel, o governo enviou três projetos e o TJ-BA enviou mais um.

Bahia

10 de Set // G1 | Bahia

Ao menos três barracas de praia ficaram parcialmente destruídas após serem invadidas pelo mar durante uma ressaca em Prado, no sábado (9). Conforme a Secretaria do Meio Ambiente, a força do mar danificou eletrodomésticos das barracas de praia e derrubou estruturas de concreto que ajudavam os pedestres a circular entre as barracas e a areia da praia.

 

Na ocasião, a água invadiu também a praça de eventos da cidade. Segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, não houve prejuízos. A região foi afetada pelo mesmo fenômeno há um mês. Em agosto deste ano, ao menos três barracas de praia ficaram parcialmente destruídas pela ressaca no mar.

 

Na ressaca, o nível do mar é mais alto e fortes ondas quebram bem próximo à orla, levadas por correntes marítimas. Um coqueiro foi derrubado pela força das ondas. Na ressaca, o nível do mar é mais alto e fortes ondas quebram bem próximo à orla, levadas por correntes marítimas. As causas da ressaca são investigadas. Entretanto, segundo a Secretaria do Meio Ambiente, o vento e a fase da lua podem ter influenciado no avanço do mar. G1

Bahia

10 de Set // | Bahia

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista (BA), a Justiça Federal determinou, na última terça-feira, 4 de setembro, que a Viabahia Concessionária de Rodovias duplique os subtrechos 15 a 20 da BR-116 – a partir do km 735 até a divisa com Minas Gerais.

 

De acordo com o MPF, a concessionária terá o prazo de 180 dias para apresentar à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) os projetos e licenciamentos de execução das obras, e mais 12 meses para concluir a duplicação de cada subtrecho, sem a possibilidade de revisão contratual.

 

Além disso, deverá pagar R$ 5 milhões por danos morais coletivos, referentes ao atraso nas obras. Em 2009, a União concedeu à Viabahia a exploração das rodovias federais BR-116 (entre Feira de Santana e a divisa da Bahia com Minas Gerais) e BR-324 (entre Salvador e Feira de Santana). Em contrapartida, a concessionária tinha a obrigação de executar obras de recuperação, manutenção, conservação e ampliação da capacidade das rodovias, com a remuneração proveniente do pedágio.

Bahia

10 de Set // G1 | Bahia

O deputado estadual Pastor Sargento Isidório (Avante) sofreu uma queda de um minitrio, na tarde deste último domingo (9), enquanto realizava atividade de campanha para deputado federal em São Francisco do Conde, cidade da região metropolitana de Salvador. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento da queda do deputado.

 

Sargento Isidório aparece no alto de um minitrio, dançando e jogando objetos para a população. Em determinado momento, ele se apoia em uma grade de metal e a estrutura cede. O deputado se desequeilibra e cai no chão, com o minitrio em movimento. O político afirmou que ficará alguns dias em observação médica.

 

"Agradeço a todas as manifestações de carinho, orações, mensagens e ligações. Preocupações sinceras de irmãos, amigos, companheiros de luta, eleitores e correligionários. De fato me envolvi num pequeno incidente de campanha na querida São Francisco do Conde na tarde de domingo (9), cujo vídeo circula há algumas horas na internet", confirmou o político em nota. O estado de saúide dele, entretanto, não foi informado segundo o G1.





Classificados


Enquete



Mais Lidas