Notícias

Brasil

Brasil

25 de Set // | Brasil

Policiais do Grupo de Ações Tática do Interior (Gati) prenderam, neste final de semana, no município de Barra dos Coqueiros, na região metropolitana de Aracaju, a dependente química Amarílis Santos Nogueira, 29, que tentava vender a filha, ainda bebê, para comprar crack segundo informações do Estadão Conteúdo.

 

O Gati chegou até a mulher depois de denúncia de populares, que informaram que Amarílis estava oferecendo a menina. O trabalho do Gati foi feito em parceria com o Conselho Tutelar da Barra. Os policiais foram informados que a Justiça já havia determinado a busca e apreensão da bebê, concedendo a guarda provisória à sua avó materna.

 

De acordo com as investigações, Amarílis teria ameaçado de morte a própria mãe. Com ela foi encontrada uma porção de maconha, quatro cachimbos e um papelote Amarílis foi conduzida à Delegacia Plantonista da Zona Norte. No site do Tribunal de Justiça de Sergipe, ao consultar o número do processo 201690003282, que determina a busca e apreensão da bebê, a indicação é que o caso corre em segredo de Justiça.

Brasil

25 de Set // | Brasil

A revogação do decreto que extingue a Reserva Nacional do Cobre e Associados deve ser anunciada pelo governo Federal ainda nesta segunda (25). A informação foi confirmada por assessores do presidenteTemer e a revogação deve ser anunciada oficialmente pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

 

Com a anulação volta a vigorar o decreto que criou a reserva, baixado durante a ditadura militar no ano de 1984. A reserva possui uma área de 4 milhões de hectares e o governo deve anunciar a realização de estudos para avaliar se a área, posteriormente, deve ou não ser aberta para pesquisa e exploração.

 

Em agosto, o governo federal anunciou o fim da reserva localizada entre o Pará e o Amapá, e onde estão nove áreas de conservação ambiental e reservas indígenas. O anúncio recebeu críticas e gerou uma campanha negativa na internet, que contou com o apoio de vários artistas e personalidades. A revogação do decreto da Renca pode ser uma tentativa de minimizar as reações e agradar de alguma maneira a população.

Brasil

25 de Set // | Brasil

Após discussões, ficou decidido que o horário de verão será mantido em 2017. A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (25) pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. Assim, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar seus relógios em uma hora a partir de 15 de outubro.

 

O horário especial estará vigente até o dia 19 de fevereiro de 2018, quando os relógios voltarão a ser atrasados em uma hora. A medida chegou a ser reavaliada pelo governo federal – um estudo feito pela pasta ministerial mostrou que o consumo de eletricidade não estava mais diretamente ligado ao horário e sim à temperatura, com picos de consumo nas horas mais quentes do dia.

 

Mas como o país enfrenta mais um ano de chuvas fracas, que culminaram na redução do armazenamento de água nas represas das hidrelétricas, o governo decidiu manter o horário de verão. Essa é uma das medidas pensadas para ajudar o sistema elétrico nacional. De acordo com a publicação, o governo adiantou que deve fazer nova pesquisa para decidir se o programa permanece em 2018 segundo informações do G1

Brasil

25 de Set // | Brasil

Em meio ao clima de tensão, com intensa presença de policiais e cerco feito pelas Forças Armadas em seus principais acessos, a Rocinha, na Zona Sul do Rio, teve mais uma madrugada de aparente tranquilidade nesta segunda-feira (25). Não houve registros de tiroteio na comunidade desde a tarde de domingo.

 

No começo desta manhã, teve início uma operação do Batalhão de Choque da Polícia Militar na Rocinha. As equipes começaram a chegar lá por volta das 6h30. A operação conjunta das polícias estaduais e das Forças Armadas alterou a rotina dos estudantes do entorno da comunidade.

 

Nesta segunda-feira (25), escolas públicas e particulares da região não abrirão as portas.  Ao todo, mais de 3 mil alunos ficarão sem aulas. A guerra na Rocinha que aterroriza os moradores desde o dia 17 de setembro passado começou porque Rogerio Avelino, conhecido com Rogério 157, rompeu com o também traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem, de quem era homem de confiança.

Brasil

24 de Set // | Brasil

A adoção do horário de verão para gerar economia de energia no Brasil não se justifica mais. A avaliação é do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino segundo informações da Agência Brasil. O horário de verão está previsto para começar no dia 15 de outubro e terminar em 17 de fevereiro do próximo ano.

 

Estudos sobre a viabilidade da manutenção do horário de verão, que abrange nove estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal (Brasília), estão sendo conduzidos no âmbito do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que reúne diversos órgãos governamentais ligados ao setor elétrico.

 

O governo analisa a manutenção ou encerramento do horário de verão. "A avaliação é que, sob a perspectiva do setor elétrico, o horário de verão não se justifica", disse Rufino. As pesquisas apontam para o fato de que a adoção da hora adiantada não resulta mais em economia de energia, uma vez que a temperatura é quem determina o maior consumo de energia e não a incidência da luz durante o dia.

Brasil

24 de Set // | Brasil

A polícia prendeu o motorista de um aplicativo que transportou o policial militar Jarbas Colferai Neto, de 23 anos, até o local da execução do jogador da seleção brasileira de hóquei Matheus Garcia Vasconcelos Alves, de 24 anos, em São Vicente, no litoral de São Paulo. O condutor pode ter participação no crime.

 

Matheus foi baleado na nuca, na noite de segunda-feira (18). Ele foi encontrado ainda com vida na Rua Nicolau Guirão Perez, no Centro da cidade, e levado às pressas ao Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos. Na mão dele, havia um carregador de celular, mas o aparelho não foi encontrado pela polícia.

 

O pedido de prisão temporária de 30 dias foi atendido pela Justiça na sexta-feira (22). No entendimento do juiz Rodrigo Barbosa Sales, a partir da investigação da polícia, o motorista ainda oculta informações que podem elucidar o ocorrido. A execução foi flagrada por câmeras de monitoramento. Segundo a polícia, a arma utilizada no crime e o moletom que o policial vestia ficaram com o motorista, que escondeu o material.

Brasil

24 de Set // | Brasil

Responsável pelas operações das Forças Armadas na Rocinha, o general Mauro Sinot falou ao lado do secretário de segurança do Rio de Janeiro, Roberto Sá, sobre a situação na comunidade. Segundo Sinot, os 950 homens do Exército, Marinha e Aéronautica que estão atualmente na Rocinha não tem prazo para deixar o local.

 

De acordo com o general e com o secretário, a decisão sobre a permanência dos homens das Forças Armadas na comunidade será definida pelo Ministério da Defesa, mas a ideia inicial é a de que o reforço de segurança permaneça até a estabilização da situação na região, que vem registrando diversos tiroteios e confrontos nos últimos dias.

 


Segundo investigadores, a atual crise de segurança na Rocinha teria se iniciado após confrontos das facções lideradas pelos traficantes Rogério 157, que supostamente está se escondendo na mata ao redor da Rocinha, e Nem, que está detido em Porto Velho, no Pará. O que teria começado como uma disputa pelo controle do tráfico na Rocinha, maior favela do Brasil com mais de 70 mil moradores, teria se transformado em uma situação de guerra.

Brasil

23 de Set // | Brasil

Ainda falta pouco mais de uma semana para setembro acabar, mas o mês já é recordista em número de queimadas desde quando a série histórica foi iniciada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1999. Foram registradas 95 mil queimadas em 22 dias, o maior número de focos em um mês, não apenas de setembro, em todos os tempos.

 

O levantamento feito pelo Inpe mostra que os focos de incêndio nos últimos três meses já faz de 2017 o segundo ano com o maior número de queimadas da história, se considerado o período de janeiro a setembro (185 mil), perdendo pra 2010. Por outro lado, é possível que, quando os números de setembro estiverem consolidados, 2017 já esteja na liderança.

 

De acordo com o G1, a situação é bastante crítica em alguns estados, como no Pará, onde foram registrados 22.189 focos de incêndio neste mês, aumento de 463% em relação ao mesmo período do ano passado. Em Mato Grosso, mesmo com o período de restrição de queimadas, novos focos são registrados a toda hora. Já no Tocantins são 9.109 pontos de calor detectados pelos satélites em setembro.

Brasil

21 de Set // | Brasil

Os Correios entraram para a lista de estatais que o governo pretende privatizar, um caminho já anunciado para a Eletrobrás, a Casa da Moeda e a Infraero. A confirmação veio de Nova York. O ministro Moreira Franco, da Secretaria Geral da Presidência, declarou que a venda dos Correios está em estudo, mas que precisa ser feita "com muito cuidado".

 

Moreira Franco, disse que a tendência é que os Correios passem a atuar mais diretamente no setor de logística, em vez de se concentrar no monopólio postal. "É o mesmo caso da Casa da Moeda, que produzia mais de 3 milhões de cédulas por ano e agora está (produzindo) 1 milhão e pouco. As pessoas não usam mais moeda", destacou.

 

"A situação financeira dos Correios, pelas informações que o (Ministério do) Planejamento tem e nos passa, é muito difícil. Até porque, do ponto de vista tecnológico, há quanto tempo você não manda telegrama? As pessoas perderam o hábito do uso da carta." A informação irritou a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares, que lidera uma greve dos funcionários da estatal, por um reajuste salarial de 8% e correção inflacionária.

Brasil

20 de Set // | Brasil

O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, disse que o general Antonio Hamilton Mourão, que admitiu a possibilidade de uma intervenção militar no país em função da crise institucional e política, não será punido segundo informações do Brasil247.

 

O comandante também declarou que a possibilidade de uma intervenção "ocorre permanentemente" e que e "as Forças Armadas têm mandato para fazer [uma intervenção militar] na iminência de um caos". Afirmação segue a linha do discurso defendido por Mourão, que disse que o Exército tem "planejamentos muito bem feitos" sobre o assunto.

 

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, havia pedido explicações e cobrado "medidas cabíveis a serem tomadas" contra o general Mourão por suas declarações. Segundo o comandante, Mourão, é "um grande soldado, uma figura fantástica, um gauchão". Em entrevista a Pedro Bial, Villas Boas afirmou que Mourão não desrespeitou a legislação que proíbe oficias da ativa se posicionarem em relação ao quadro político-partidário nacional.

Brasil

20 de Set // | Brasil

O estudante de medicina preso na terça-feira (19) por armazenamento e produção de material pornográfico infantil pagou fiança de R$ 20 mil e vai responder ao processo em liberdade. O homem, de 27 anos, é estudante do sétimo semestre de medicina, e foi preso na terça enquanto trabalhava no plantão em um hospital de Porto Alegre.

 

De acordo com a polícia, o caso veio à tona após o pai de um menino de 10 anos, morador de São Paulo, relatar o caso às autoridades. Os agentes foram primeiro até a casa do homem de 27 anos para cumprir mandado de busca e apreensão, mas ele não estava. Se dirigiram, então, até o local de trabalho segundo informações do G1.

 

Conforme os investigadores, ele aceitou voltar para casa, onde todo o material foi apreendido. As imagens estavam no computador dele. De acordo com o promotor da Infância e Juventude do MP, Julio Almeida, as investigações realizadas apontaram que o estudante usava a rede (de internet) da faculdade onde estudava para trocar arquivos e fazer contato com uma das vítimas. O estudante também realizava trabalho voluntário junto a crianças e adolescentes.

Brasil

20 de Set // | Brasil

O Projeto de Lei que prevê que as prestadoras de serviços regulados - energia elétrica, telefonia, televisão por assinatura, planos de saúde, bancos e operadoras de cartões de crédito - passem a atender de maneira gratuita ligações realizadas de telefones celulares, foi aprovado nesta última terça-feira (19) pelo Senado.

 

Atualmente um número expressivo de Serviços de Atendimento ao Cliente (SACs) só funcionam de maneira gratuita se as ligações forem realizadas de números de telefone fixos, o que limita o serviço. O projeto foi analisado em decisão terminativa e se não houver recursos para a votação em plenário, o texto segue para a Câmara dos Deputados.

 

“Cerca de 60% dos lares com renda abaixo de dez salários mínimos escolheram usar o celular como meio de comunicação telefônica. Ou seja, o SAC, que é gratuito, acaba por servir de forma mais fácil e acessível apenas quem possui melhores condições financeiras”, afirmou o senador autor do projeto, Roberto Muniz (PP-BA) segundo informações da Agência Senado.

Brasil

20 de Set // | Brasil

Um soldado da Polícia Militar, foi preso na terça (19) em São Vicente, no litoral sul de São Paulo, apontado pela Polícia Civil como autor do disparo que matou Matheus Garcia Vasconcelos Alves, de 24 anos, jogador de hóquei que integrou a Seleção Brasileira no Campeonato Mundial de 2015 na França.

 

A vítima foi morta com um tiro na nuca na segunda (18). O rapaz morava em Santos, cursava o último ano de Publicidade e Propaganda na Universidade Santa Cecília e trabalhava como modelo. De acordo com informações do Deinter em Santos, policiais do 1º DP de São Vicente identificaram o suspeito após 12 horas de diligências.

 

No momento do crime, testemunhas que ouviram o disparo e viram um suspeito vestindo calça preta, casaco de moletom e boné deixar o local de bicicleta em direção à Rua Jacob Emmerich. Após a identificação do Policial Militar, o Comando da Polícia Militar foi acionado e apresentou o soldado ao delegado Luis Carlos Cunha, que solicitou a prisão temporária do policial, pedido que está em análise pelo Poder Judiciário segundo informações do G1.

Brasil

19 de Set // | Brasil

Após participar de um ensaio fotográfico nu, realizado no início deste mês, e divulgar o resultado nas redes sociais, a estudante e Miss Beleza Negra 2016, Ediane Caetano, de 21 anos, sofreu ataques racistas de internautas no Acre. As ofensas, feitas por meio de comentários na publicação da jovem, começaram pouco depois de o trabalho ser divulgado na mídia.

 

“Sou obrigado a achar negra dos cabelos de bucha uma lindeza!!”; “Que mulher horrível”. Essas foram algumas das frases pejorativas destinada a jovem em uma página no Facebook. Após saber das ofensas, a estudante registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher e ingressou com uma ação cível contra o internauta.

 

“Recebi muitos comentários positivos, mas também vieram os negativos, quando fui hostilizada. Me agrediram de forma brutal. Nunca fui atrás de confusão com ninguém, jamais humilhei ninguém para conseguir o que quis. Fiquei chocada. Mesmo após 130 anos de abolição da escravatura, ainda existe gente com pensamento racista. É inadmissível lidar com essa intolerância no século XXI”, lamenta Ediane.

Brasil

18 de Set // | Brasil

Uma bebê de apenas 3 meses foi esfaqueada em Bauru, no interior de São Paulo, por causa de um celular. A menina estava no colo da mãe quando um assaltante abordou a mulher para obter o celular. De acordo com o G1, a mãe informou que não reagiu e entregou o dinheiro, porém não estava com o aparelho celular.

 

"Em pleno sábado de manhã fazem isso, imagina quem precisa sair à noite, para trabalhar. Está complicado”, lamentou a mãe. A falta do equipamento foi suficiente para que ela e a criança fossem atingidas pelo suspeito. O caso aconteceu no sábado (16), em um bairro residencial, quando mãe e filha iam para o supermercado e foram abordados por uma dupla de moto.

 

"Eu entreguei o dinheiro para ele e disse que não tinha mais nada, mas ele insistiu, não sei se ele achava que eu tinha escondido o celular entre a bebê e eu, ele ficou dizendo que eu não tinha só isso e pediu o celular”, disse a mãe. Não houve testemunhas do incidente. A dona de casa recebeu quatro pontos para fechar os ferimentos em um dos braços e o bebê levou outros três pontos em um dos bracinhos.

Brasil

18 de Set // | Brasil

Com os filhos Wesley e Joesley Batista presos, o fundador do grupo JBS, José Batista Sobrinho, de 84 anos, vai voltar à presidência da companhia. O nome foi aprovado por unanimidade em reunião do conselho de administração na noite deste último sábado segundo informações do Estadão Conteúdo.

 

O argumento da família para esse movimento é que Batista Sobrinho, conhecido como Zé Mineiro, dará "estabilidade" à empresa, cumprindo o mandato de Wesley, que se encerra em 2019, no comando da JBS. Os Batista estavam decididos a indicar para o cargo Wesley Filho, filho de Wesley.

 

Com isso, entrariam em rota de colisão com o BNDES, dono de 21,3% das ações do grupo, que queria Gilberto Tomazoni, presidente de marcas globais da JBS, como presidente interino. O nome do fundador surgiu, então, como uma terceira via, por sugestão da J&F, holding controladora da JBS. Para a família, seria difícil levantar argumentos contra Zé Mineiro, por se tratar de um "símbolo" no grupo e não haver acusações contra ele.

Brasil

18 de Set // | Brasil

Dois tremores de terra foram registrados na madrugada desta segunda-feira (18) em ao menos duas cidades do Paraná, de acordo com o Centro de Sismologia da USP. Não há informações de feridos. O primeiro tremor de magnitude 4,5 na escala Richter ocorreu às 3h16 na cidade de Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba.

 

A profundidade foi de 52 km. Segundo o Corpo de Bombeiros, foi possível sentir o tremor por alguns segundos e muitos moradores também ligaram para a corporação. Dois minutos depois, foi registrado um tremor com magnitude ainda maior, de 5,1, em São Jerônimo da Serra (335 km de Curitiba). A profundidade dele foi de 10 km.

 

Neste segundo caso, a Polícia Militar disse que não deu para sentir a terra tremer. Em janeiro do ano passado, um abalo sísmico assustou moradores de Londrina (PR) e cancelou o expediente no Fórum Criminal da cidade. Como o prédio era antigo e já tinha rachaduras, um bombeiro que estava em uma audiência recomendou que todos deixassem o local por precaução segundo informações do Folha de S. Paulo.

Brasil

18 de Set // | Brasil

O general do Exército da ativa Antonio Hamilton Martins Mourão falou por três vezes na possibilidade de intervenção militar diante da crise enfrentada pelo País, caso a situação não seja resolvida pelas próprias instituições. A afirmação foi feita em palestra realizada na noite de sexta-feira (15) na Loja Maçônica Grande Oriente, em Brasília.

 

Rodrigo Janot denunciou pela segunda vez o presidente Michel Temer por participação em organização criminosa e obstrução de justiça. A atitude do general causou desconforto em Brasília. Oficiais-generais ouvidos pelo jornal "O Estado de S. Paulo" criticaram a afirmação de Mourão, considerada desnecessária neste momento de crise.

 

"Ou as instituições solucionam o problema político, pela ação do Judiciário, retirando da vida pública esses elementos envolvidos em todos os ilícitos, ou então nós teremos que impor isso", disse Mourão em palestra gravada, justificando que "desde o começo da crise o nosso comandante definiu um tripé para a atuação do Exército: legalidade, legitimidade e que o Exército não seja um fator de instabilidade".

Brasil

17 de Set // | Brasil

O corpo do jornalista Marcelo Rezende foi sepultado na tarde deste domingo (17) no Cemitério de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, após ter sido velado na Assembleia Legislativa. O corpo seguiu ao cemitério levado por um caminhão dos Bombeiros. A cerimônia de sepultamento foi restrita à família.

 

O público que ficou na entrada do cemitério aplaudiu quando o veículo trazendo o corpo do jornalista chegou. Rezende morreu às 17h45 de sábado (16), em São Paulo, aos 65 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos em consequência de um câncer, informou o Hospital Moriah. O velório de Marcelo Rezende reuniu uma multidão no lado de fora da Assembleia Legislatia.

 

Começou pouco antes das 10h com a presença de amigos e familiares. Eles levaram uma garrafa de vinho para homenagear o jornalista, que era amante de vinhos. Personalidades da TV como os apresentadores Rodrigo Faro, Luiz Bacci, Ronnie Von e Otávio Mesquita também compareceram. Fãs do jornalista chegaram a formar uma fila ao lado de fora na expectativa de poder dar o último adeus a Rezende.

Brasil

17 de Set // | Brasil

A Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) analisa pedidos de indenização para famílias de 9 mortos e dois sobreviventes das chacinas que deixaram 23 pessoas assassinadas em agosto de 2015 na Grande São Paulo. As solicitações começaram a ser feitas há um ano pela Defensoria Pública.

 

Três agentes de segurança (dois policiais militares e um guarda civil), vão a júri popular nesta segunda-feira (18) no Fórum de Osasco. Eles são acusados de participação em 17 mortes nestas chacinas. Outro policial recorreu à Justiça e ainda não tem data marcada para ser julgado. Os agentes negam essas acusações e alegam inocência.

 

A Defensoria quer agora que a Procuradoria reconheça a responsabilidade administrativa do governo nas execuções das vítimas e nas sequelas deixadas em quem sobreviveu. Essas pessoas foram atacadas por homens armados e encapuzados nos dias 8 e 13 de agosto, em Osasco, Barueri, Carapicuíba e Itapevi. O órgão, porém, não informou para quais mortos e feridos pediu indenizações e em quais dessas cidades eles estavam.

Brasil

16 de Set // | Brasil

O apresentador Marcelo Rezende, 65 anos, morreu na tarde deste sábado (16) no Hospital Moriah na zona sul de São Paulo. O jornalista foi hospitalizado nesta última terça-feira (12), após sentir fortes dores e, na unidade de saúde, os profissionais identificaram uma pneumonia grave que levou a falencia multipla dos orgãos.

 

Rezende lutava contra um câncer no pâncreas e no fígado, que revelou em entrevista na TV, em maio deste ano. Religioso, diante da agressividade do tumor, o jornalista abriu mão do tratamento convencional e participou de retiros espirituais. Nascido em novembro de 1951 no Rio de Janeiro, Marcelo Rezende tinha mais de quarenta anos de carreira.

 

Trabalhou na Globo, onde realizou reportagens investigativas e apresentou, entre outros programas, o Linha Direta, que exibia a reconstituição de grandes casos criminais, como o do maníaco Chico Picadinho. Na Record, comandava o policialesco Cidade Alerta desde 2012. Antes, esteve à frente do quadro A Grande Reportagem, do Domingo Espetacular. No Cidade Alerta, cunhou o bordão “Corta pra mim”, do qual se orgulhava.

Brasil

16 de Set // | Brasil

A advogada Janaína Paschoal, que ficou famosa durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, foi a última colocada em um concurso da Universidade de São Paulo (USP). Paschoal concorreu no certame que escolheu os dois novos professores titulares de direito penal da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

 

Uma das vagas que ela disputava era a de Miguel Reale Júnior, docente que se aposentou. Junto com Reale Júnior, Janaína assinou o pedido de impeachment da ex-presidente Dilma. A outra vaga era a de Vicente Greco Filho, que também se aposentou segundo a Coluna de Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.

 

Ainda segundo a colunista, Janaína concorreu com Alamiro Velludo e Ana Elisa Liberatore Bechara, que ficaram com as vagas, e Mariângela Gama de Magalhães Gomes. Paschoal, que defendia a tese "Direito Penal e Religião - As Várias Interfaces de Dois Temas que Aparentam ser Estanques", teve notas entre 6.4 e 7.2. Alamiro, o primeiro colocado, teve notas entre 9.3 e 9.6. Mesmo com o resultado, a professora segue como docente da mesma universidade.

Brasil

15 de Set // | Brasil

Um estudante foi fotografado enquanto assistia a uma aula de arte contemporânea na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás usando apenas um chapéu e sandálias. O caso aconteceu na manhã da quarta (13). O professor que ministrava a aula, Juliano Ribeiro Moraes, levou na brincadeira a atitude do estudante.

 

"Ele questionou se aquilo era arte contemporânea e eu disse que sim. Ele então perguntou se tudo poderia ser arte. Respondi que dependia do artista. Então ele saiu e voltou pelado e questionou se aquilo era arte. Todo mundo riu na hora, levamos no bom humor. Foi uma brincadeira. Eu até perguntei se ele tinha sido assaltado e se levaram a roupa dele", contou o professor.

 

Moraes relata que eles faziam uma discussão sobre o artista pop Peter Thomas, que se tornou conhecido por ser o autor da capa do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. De acordo com o docente, o aluno ficou somente cerca de 20 minutos nu na sala – como nenhum dos colegas "deu moral", o estudante saiu e voltou já vestido com uma camiseta e uma saia, que já estava vestindo antes da aula segundo informações do G1.

Brasil

15 de Set // | Brasil

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (15) a Operação Duas-Caras que visa desarticular grupo especializado em diversos crimes contra a Caixa Econômica Federal, incluindo furto qualificado, estelionato qualificado, peculato, uso de documento falso, falsificação de documento público e associação criminosa.

 

São cumpridos 56 mandados judiciais, sendo 23 mandados de busca e apreensão, 6 mandados de prisão preventiva, 7 mandados de prisão temporária, 6 mandados de sequestro de bens e 1 mandado de suspensão do exercício da função pública por equiparação, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Paraíba.

 

Cerca de 150 policiais federais participam da ação. Al investigação identificou um grupo criminoso estruturado que tinha a participação de um funcionário da Caixa. Ele pesquisava e identificava contas poupança de clientes do banco que tinham saldos grandes e que não apresentavam histórico de retiradas, e repassava os dados ao líder da quadrilha. A Polícia Federal detalhará o caso em entrevista coletiva às 10h no auditório da Superintendência Regional em Curitiba (PR).

Brasil

14 de Set // | Brasil

Condenados monitorados eletronicamente podem passar a arcar com o custo da tornozeleira. A possibilidade foi aberta por projeto de lei (PLS 310/2016) do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), aprovado nesta quarta-feira (13) por unanimidade na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

 

Caso não haja recurso para votação em Plenário, o projeto segue para a Câmara dos Deputados. A relatora, Simone Tebet (PMDB-MS), apresentou parecer favorável, com duas emendas. Uma estabelece punições para o preso que não pagar, que podem ir de advertência à volta para o regime fechado.

 

A outra emenda permite que o Estado custeie a tornozeleira do condenado comprovadamente sem condições financeiras. – Sabemos quão caro custa o sistema penitenciário no Brasil. Nada mais justo que os presos que não são de alta periculosidade possam aguardar a sentença dentro de seus domicílios. Só não o fazem porque os estados não têm condições de arcar com esse custo. Com esse projeto singelo temos duplo alcance, econômico e social.

Brasil

14 de Set // | Brasil

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luís Carlos Cancellier de Olivo, foi preso nesta quinta-feira (14) pela Polícia Federal. O mandado judicial foi cumprido no âmbito da Operação Ouvidos Moucos, que tenta desarticular uma organização criminosa que teria desviado recursos para cursos de Educação à Distância (EAD) da UFSC.

 

Segundo o G1, a chefia de gabinete da reitoria se disse surpreendida pela operação, que não teve acesso ao processo e deve se reunir para decidir quais medidas serão tomadas. São cumpridos sete mandados de prisão temporária, cinco de condução coercitiva e 16 de bsuca e apreensão em Florianópolis, Itapema e Brasília.

 

A Justiça Federal determinou que a unidade central da Capes forneça imediatamente à PF acesso integral aos dados dos repasses para os programas EAD da universidade catarinense. A Operação Ouvidos Moucos é feita em conjunto com a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União, e seu nome faz referência à desobediência reiterada da gestão da UFSC aos pedidos e recomendações dos órgãos de fiscalização e controle.

Brasil

13 de Set // | Brasil

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR) foi condenado e preso nesta quarta (13) no Rio de Janeiro. Ele foi detido quando apresentava o programa de rádio que ancora na Rádio Tupi. A Polícia Federal levou Garotinho para Campos dos Goytacazes (RJ), onde chegou à tarde, para fazer exame no Instituto Médico-Legal.

 

Depois, seguirá para casa, onde cumprirá prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica. Garotinho foi condenado por comandar um esquema de fraude eleitoral quando era secretário de Governo de Campos. Em troca de votos em candidatos a prefeito e vereadores em 2016, a prefeitura oferecia inscrições no programa Cheque Cidadão, que dá R$ 200 por mês a cada beneficiário.

 

A informações é do Público Estadual. A nova ordem de prisão é do juiz Ralph Manhães, da 100º Zona Eleitoral de Campos dos Goytacazes. Segundo ele, Garotinho praticou uma série de atos para impedir o avanço da ação penal que o investiga. Manhães afirmou que as medidas cautelares já impostas pela Justiça a Garotinho não surtiram efeito no sentido de impedi-lo de agir segundo informações do G1.

Brasil

13 de Set // | Brasil

Acusado de atuar de forma ilegal em favorecimento da JBS no acordo de delação premiada firmado com o Ministério Público Federal (MPF), o procurador Marcelo Miller vai ter sua carteira da OAB suspensa. A decisão deve ser anunciada em instantes na sede da Ordem no Rio de Janeiro, seção onde o procurador é inscrito.

 

A assessoria de comunicação da OAB/RJ confirmou ao Bahia Notícias que o presidente nacional da entidade, Claudio Lamachia, e o presidente da seccional, Felipe Santa Cruz, já estão reunidos no local para isso. Miller trabalhou na Procuradoria-Geral da República (PGR) e chegou a ser apontado como “ex-braço direito” do procurador-geral Rodrigo Janot.

 

Posteriormente, ele deixou o cargo público para trabalhar no escritório de advocacia Trench, Rossi e Watanabe, contratado para atuar na equipe de defesa da JBS. No entanto, novos áudios dos empresários Joesley Batista e Ricardo Saud apontam que Miller colaborou com os delatores no repasse indireto de informações quando ainda trabalhava na Procuradoria Geral da República (PGR).

Brasil

12 de Set // | Brasil

As investigações sobre a morte do jornalista Maurício Campos Rosa, ocorrida em agosto do ano passado, indicam que a prefeita Roseli Ferreira Pimentel, de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais, teria desviado R$ 20 mil dos cofres públicos para pagar o assassino.

 

Rosa era dono do jornal “O Grito” e foi morto quando saía da casa de um amigo, à noite. A polícia divulgou nesta última segunda-feira (11) que a prefeita fez uma manobra contábil para desviar o dinheiro da Secretaria da Saúde e pagar o autor do homicídio. Ela retirou o dinheiro da pasta com notas de compras de mamão da Secretaria da Educação.

 

Detida preventivamente desde a última quinta (7) pela suspeita de participação na morte do jornalista, após um parecer favorável da Procuradoria de Justiça do Estado (que é responsável por investigar pessoas com foro privilegiado), Roseli também foi indiciada pelo crime de peculato devido ao uso de dinheiro público e desaparecimento dos pertences que estavam com o jornalista. Além da prefeita, três suspeitos de participar da morte da jornalista foram presos.

Brasil

12 de Set // | Brasil

O Ministério Público Federal, no Amazonas, apura denúncia de um suposto ataque contra povos indígenas isolados que habitam a região do rio Jandiatuba, na Terra Indígena Vale do Javari. Em abril, a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo percorreu toda a região e denunciou a situação de risco e precariedade vivida pelos povos isolados.

 

Apenas quatro bases da Funai atuam para proteger cerca de 5 mil índios isolados nos extremos da Amazônia, uma área que abrange 84.570 quilômetros quadrados, o equivalente a dois Estados do Rio. Segundo a Funai, a área sob investigação fica nas proximidades dos rios Janiatuba e Jutaí, próxima à fronteira com o Peru, a cerca de 1 mil quilômetros de Manaus.

 

A denúncia surgiu depois que alguns garimpeiros foram vistos no município de São Paulo de Olivença, no oeste do Amazonas, falando sobre o ataque. Servidores da Funai fizeram o primeiro levantamento e entenderam ser necessário apresentar a denúncia. Os garimpeiros foram presos e conduzidos a Tabatinga para prestarem depoimento, cumprindo mandado de busca e apreensão.

Brasil

11 de Set // | Brasil

Uma nova tragédia na BR-101, no Sul do Espírito Santo, matou 11 membros de um grupo de dança em um acidente entre dois caminhões, um Ford Ka e um micro-ônibus, na tarde deste domingo (10), na altura do km 450 da rodovia federal, em Mimoso do Sul. A suspeita é de que uma carreta carregada com granito tenha causado o acidente.

 

Dois motoristas foram ouvidos pela polícia. Uma perícia está sendo feita para apurar a causa desta fatalidade. O micro-ônibus e um dos caminhões pegaram fogo. Todas as vítimas estavam no micro-ônibus e faziam parte do grupo de dança Bergfreunde, de Domingos Martins, na região Serrana do estado. Eles voltavam de uma apresentação em Minas Gerais 

 

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, todos os corpos foram retirados do micro-ônibus e serão encaminhados para o DML de Vitória, na manhã desta segunda-feira (11). O serviço de perícia ainda não foi concluído. Três corpos foram encontrados do lado de fora do micro-ônibus. Dez pessoas foram resgatadas pelos Bombeiros e pela Eco 101 e encaminhadas para a Santa Casa de Cachoeiro segundo informações do G1.

Brasil

08 de Set // | Brasil

Um homem foi morto a tiros na tarde desta quinta-feira (7) em Samambaia, no Distrito Federal, após discutir com vizinhos em um grupo de mensagens do condomínio. Segundo a Polícia Civil, um PM reformado disparou duas vezes contra a vítima, que morava no andar de cima. Adilson Silva, de 36 anos, foi atingido no tórax e morreu no local.

 

No print, o policial militar José Arimatéia Costa mostra uma mancha branca que apareceu na janela do apartamento, e acusa o vizinho de cima de ter "cuspido pasta de dente" pela janela. "Ô sem noção, que mora no 1803-A quando escovar seus dentes, vê se não cospe a meleca na casa dos outros, eu moro aqui no 1703-A e vir essa sujeira que cospiram lá de cima [sic]."

 

Em resposta, Adilson Silva enviou uma sequência de mensagens e áudios, em que negava a "autoria" da mancha e chamava o vizinho para resolver as coisas "pessoalmente". "Meu amigo, tu tá ficando maluco, falando merda. Primeiro, olhe essa merda para depois falar. Me respeite, que educação eu tenho. Não vou escovar porra de dente em varanda. Olha sua porra direito, não fale merda que você não sabe", diziam as mensagens de WhatsApp.

Brasil

08 de Set // | Brasil

Por meio de nota oficial nesta sexta-feira (08), assinada por seu presidente nacional, Claudio Lamachia, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) fez duras críticas aos mecanismos de controle do Estado, diante dos inúmeros casos de corrupção que explodiram no país nos últimos anos segundo informações do Estadão.

 

“A sucessão de escândalos, que há três anos incorporou-se dramaticamente à rotina do país, indica, mais que um quadro de degradação moral e institucional, a inoperância dos órgãos de controle do Estado. Trata-se de um escândalo dentro do escândalo”, diz trecho da nota, que aponta ainda a perplexidade do povo em face a fatos absurdos.

 

“O cidadão-contribuinte, que paga a conta de tais desmandos, não entende como quantias estratosféricas circularam no sistema bancário, com frequência e desenvoltura, sem que os órgãos incumbidos de monitorá-las tenham cumprindo esse dever elementar”, questiona Lamachia. “Se o tivessem cumprido, tais aberrações não teriam assumido as proporções a que assistimos, levando o país à maior crise política, econômica e moral de sua história”, pondera.

Brasil

08 de Set // | Brasil

A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (8) uma nova operação, nomeada Hidra de Lerna, contra suspeitos de ataques em Santa Catarina. Mais de 200 policiais cumprem 72 mandados de prisão e 57 mandados de busca e apreensão em Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras e Joinville.

 

Nesta última quinta (7), a Operação Independência, prendeu 18 pessoas suspeitas de envolvimento nos ataques cometidos em Santa Catarina desde 31 de agosto. Ao menos seis entre os 18 são mulheres de detentos, conforme a polícia. Ao total foram cumpridos 42 mandados de prisão, desses, 29 suspeitos já estavam detidos no sistema prisional.

 

Entre 31 de agosto até está última quarta-feira (06), ao menos 23 cidades foram alvo de ataques criminosos. Bases da Polícia Militar, delegacias, órgãos estaduais e municipais e casas de policiais foram atingidos, em mais de 50 ocorrências. Veículos também foram incendiados. A ação desta sexta-feira é coordenada pela Divisão de Investigação Criminal de Balneário Camboriú segundo informações do G1.

Brasil

07 de Set // | Brasil

A suspeita de compra de votos pelo Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 foi repassada ao COI anos antes de o evento ocorrer no País. Contudo, segundo investigações, a entidade olímpica não teria reagido e, em abril de 2017, chegou a distribuir três cargos para ex-diretores do Comitê Rio-2016, inclusive para Carlos Arthur Nuzman.

 

A informação, segundo o Estado apurou, chegou ao COI de pelo menos duas formas. Uma delas foi por meio da Procuradoria francesa, que, no início de 2016, já havia aberto inquérito sobre a situação do Rio e de Tóquio, no Japão, sede de 2020. Naquele momento, advogados do COI procuraram as autoridades em Paris.

 

Representantes do Comitê de Ética da entidade também teriam procurado os investigadores naquele momento. Mas a informação também foi repassada pelo ex-presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), Eric Walther Maleson. Sem uma reação satisfatória, a testemunha teria optado por prestar depoimento de forma voluntária ao Ministério Público da França, antes mesmo de iniciar os Jogos de 2016 no Brasil.

Brasil

07 de Set // | Brasil

“Meu filho não é bandido, ele é doente”, disse o pai do homem suspeito de abusar sexualmente de pelo menos 18 mulheres, a maioria delas dentro de ônibus, nos últimos oito anos em São Paulo. Sob a condição de que seu nome e rosto não fossem divulgados, o aposentado de 65 anos aceitou falar nesta quarta-feira (6).

 

Ele sobre a prisão do filho, Diego Ferreira de Novais, que está preso por um dos ataques cometidos segundo informações do G1. O ajudante geral de 27 anos e passou a ser um dos assuntos mais discutidos na imprensa nas últimas semanas por conta das diversas passagens por crimes sexuais.

 

“Uma pessoa normal não faz isso”, disse o pai de Diego, que não vê o filho desde a última prisão dele, no sábado (2), quando o ajudante esfregou o pênis em uma empregada em um coletivo no Centro da capital. Câmeras flagraram a prisão. “Ele precisa de tratamento psiquiátrico”, falou o aposentado, que tem mais oito filhos, e mora com alguns deles em uma casa sem acabamento em uma comunidade de Americanópolis, Zona Sul de São Paulo. A mulher dele não quis falar.

Brasil

07 de Set // | Brasil

Foi deflagrada nesta quinta-feira (7) a Operação Indepedência, contra a organização criminosa que a Polícia Civil diz ser a responsável pelos ataques cometidos em Santa Catarina desde 31 de agosto. A Polícia Civil afirma que mais de 300 policiais estão cumprindo 58 mandados de prisão. Os mandados são contra líderes da organização criminosa.

 

A ação, coordenada pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Deic) ocorre em Blumenau, Joinville, Florianópolis, Criciúma e Navegantes. Entre a última quinta-feira (31) até quarta (6), ao menos 23 cidades foram alvo de ataques criminosos segundo informações do G1.

 

Bases da PM, delegacias, órgãos estaduais e municipais e casas de policiais foram atingidos, em mais de 50 ocorrências. Veículos também foram incendiados. O governo de Santa Catarina evita falar sobre motivações dos ataques, mas na segunda-feira (4), o secretário adjunto de Segurança Pública de Santa Catarina, Aldo Pinheiro D'Ávila, afirmou que os ataques "são fruto de 30 anos de diminuição dos poderes das polícias" e do aumento do tráfico de drogas.

Brasil

06 de Set // | Brasil

Moradores do município de Montes Claros, em Minas Gerais, relataram um tremor de terra, nesta quarta-feira (6). O abalo foi sentido por volta das 6h da manhã, segundo informações do portal Web Terra. Uma equipe da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) faz um levantamento nas estações instaladas.

 

"A cidade inteira sentiu. Pelo relato da população podemos afirmar que houve o tremor, porém estamos indo nas estações coletar dados para confirmar e a partir daí calcular magnitude através de instrumento", esclareceu Maykon Fredson Ferreira, analista do núcleo de sismologia da Unimontes. Também responsável por analisar esse tipo de fenômeno, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília ainda não confirmou o abalo.

 

O Corpo de Bombeiros já recebeu diversos relatos de tremor. Um deles foi de uma casa no bairro de Sumaré, onde apareceram rachaduras no imóvel. "Tinha apenas um rachadinho na parede e depois do tremor o buraco aumentou e apareceram rachaduras em outros locais. O meu pai que mora no imóvel e eu moro em uma casa nos fundos. A sensação do tremor foi muito forte, até o meu cachorro se assustou e ficou agitado", contou a moradora Raquel de Oliveira Souza ao portal.

Brasil

05 de Set // | Brasil

A internet já está presente em 54% das casas do Brasil, aponta pesquisa TIC Domicílios 2016, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação e apresentada nesta terça (5). Esse percentual é o equivalente a 36,7 milhões de residências. Em relação a 2015, houve um ligeiro avanço de três pontos percentuais.

 

O Cetic, órgão vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br), elaborou a pesquisa a partir de entrevistas a moradores de 23 mil domicílios em mais de 350 municípios de todo o Brasil entre novembro de 2016 e junho de 2017. A desigualdade brasileira fica evidente quando são consideradas a faixa de renda e a localização da residência.

 

Dos domicílios das classes D/E, apenas 23% estão conectados à internet. Já naqueles pertencentes às classes A e B, o índice de inclusão digital é de 98% e 91%, respectivamente. A proporção das casas em áreas rurais que estão conectadas é de 26%. No meio urbano, esse índice é de 59%. A internet é usada 61% dos indivíduos maiores de 10 anos em 2016, apontou a TIC Domicílios. Com isso, o Brasil atingiu 107,9 milhões pessoas conectadas.

Brasil

05 de Set // | Brasil

A Justiça de São Paulo condenou o ajudante geral Diego Ferreira de Novais, de 27 anos, a dois anos de prisão por um crime contra a dignidade sexual cometido contra uma mulher em 2013 na região da Avenida Paulista. O G1 apurou nesta terça (5) que a decisão foi do juiz Antonio de Oliveira Angrisani, da 27ª Vara Criminal do Fórum da Barra Funda.

 

Diego já está detido desde o último sábado (2), mas por outro crime. Ele foi indiciado por estupro após esfregar o pênis em uma empregada doméstica dentro de um ônibus. Ao todo, ele já cometeu 17 ataques sexuais contra mulheres. No domingo (3), um juiz determinou que ele ficasse preso preventivamente até seu eventual julgamento.

 

A condenação desta última segunda-feira (04), porém, se refere a um ataque que ele teria cometido em 13 de setembro de 2013. Ele foi acusado de tocar as partes íntimas da vítima, uma estudante, dentro de um coletivo. Diego também foi denunciado em uma publicação no Facebook em dezembro de 2016. Uma mulher fez um relato de que ele estava se masturbando no ônibus e tirou fotos dele segundo informações do G1.





Classificados


Enquete



Mais Lidas