Notícias

Brasil

Brasil

19 de Jul // | Brasil

Parques de diversão devem seguir regras que ajudam a evitar acidentes -como o que aconteceu na segunda-feira (16) no Beach Park, em Aquiraz (CE), quando o radialista Ricardo José Hilário Silva, 43, morreu no recém-inaugurado toboágua Vainkará, depois que a boia em que ele estava com mais três pessoas virou na descida segundo o Folha Press.

 

Os parques devem, segundo as normas ditadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), colocar placas indicando a altura e peso mínimos e máximos para os visitantes de cada atração e informar como o visitante deve se posicionar dentro do brinquedo, e o que não deve fazer enquanto estiver nele.

 

Outra obrigação do parque é verificar, antes de o brinquedo começar a funcionar, se ele está em perfeitas condições: checar freios, controles de segurança e dispositivos para emergências. A checagem deve ser refeita ao longo do dia. As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas regulam as etapas de montagem e operação dos brinquedos. Há indicações sobre como deve estar o solo no local em que as atrações serão fixadas.

Brasil

18 de Jul // | Brasil

Um bebê de dois meses sobreviveu após cair do segundo andar de casa, na Rua São José, no bairro Piranema, em Cariacica, na Grande Vitória. O caso aconteceu na noite de segunda-feira (16). Segundo testemunhas, Murilo dos Santos Carlos estava dormindo e acordou chorando. Uma prima de nove anos o tirou do berço e começou a niná-lo perto da janela.

 

A estudante Larissa dos Santos, de 19 anos, mãe do bebê, disse que a sobrinha se desequilibrou com um movimento brusco da criança e deixou o primo cair. Uma planta amorteceu a queda no quintal do vizinho e o menino não se feriu gravemente. O bebê chegou a ser resgatado pela avó, que desmaiou com o susto.

 

Um vizinho socorreu a criança de dois meses, que foi levada em seguida ao Hospital Infantil de Vitória. Lá, Murilo foi atendido e permanece em observação, mas fora de perigo segundo os médicos. Na hora do acidente, Larissa contou que tinha ido até o primeiro andar, na casa da irmã, para buscar um prato. Quando soube da queda, ficou em choque. O menino caiu por cima de uma planta, e escorregou até o quintal do vizinho, caindo sentado.

Brasil

17 de Jul // | Brasil

A Justiça do Rio de Janeiro decretou a prisão temporária de Denis Cesar Barros Furtado, um médico conhecido como "Doutor Bumbum", de 45 anos. Ele é responsável por um procedimento estético que levou à morte de uma mulher de 46 anos, na madrugada do último domingo (15). A bancária Lilian Calixto morava em Cuiabá (MT).

 

Ela viajou até a capital fluminense para realizar um procedimento estético nos glúteos. Ela foi atendida no último sábado (14), em um apartamento na Barra da Tijuca. A paciente passou por complicações e foi levada pelo médico para o Hospital Barra D'or, em estado considerado gravíssimo segundo informações do Uol.

 

O hospital informou que foram realizadas "manobras de recuperação". No entanto, não foi possível reverter o quadro de saúde da paciente, que morreu no domingo. Furtado está foragido. A mãe do médico, que teria participado do procedimento, também não foi encontrada pela polícia. Já a namorada do "Doutor Bumbum", Renata Fernandes, teve prisão temporária decretada depois de prestar depoimento na 16ª DP, por envolvimento no atendimento.

Brasil

17 de Jul // | Brasil

A Brigada Militar e a Polícia Civil frustraram o sequestro da mãe do atacante Taison na tarde de segunda-feira em Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul, cidade natal do jogador. Rosângela Freda, de 58 anos, foi localizada em uma casa na área rural do município e passa bem. Cinco suspeitos de envolvimento no crime foram presos, conforme a Brigada Militar.

 

A vítima estava em uma casa que serviria de cativeiro, no distrito de Alto da Cruz, no interior do município de Pelotas segundo informações do G1. Os policiais chegaram ao local no momento em que Rosângela era retirada do veículo utilizado no sequestro e conduzida para a residência.

 

Ao fim da ação, quatro homens e uma mulher foram presos por envolvimento no crime, informou a Brigada Militar. Uma pessoa, que seria a mentora do plano, fugiu. Além dos suspeitos detidos, todos conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento da cidade, três veículos foram apreendidos na operação – dois deles roubados e com placas clonadas. O trabalho foi em conjunto com as polícias Civil e Militar.

Brasil

17 de Jul // | Brasil

O nome de uma creche ainda em construção na cidade de Palmas, em Tocantins, foi alterado após provocar polêmica na Câmara de Vereadores. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) seria chamado de Arco-íris, mas foi substituído a pedido do vereador Filipe Martins (PSC), que considerou que a palavra promove o "homossexualismo".

 

A Secretaria Municipal de Educação apontou que o nome do Cmei foi escolhido por uma comunidade local. A prefeitura encaminhou o projeto de lei à Câmara para a criação de seis creches, sendo que uma delas seria chamada de Arco-Íris. Por conta do pedido do vereador, o nome passou a ser Romilda Budke Guarda.

 

"O objetivo é homenagear uma das pioneiras de Palmas como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados aos palmenses, além de substituir o nome Arco-Íris, que apesar de ser um símbolo do cristianismo, também é usado para promoção do homossexualismo", justificou o vereador Felipe Martins. O projeto já foi aprovado pela Câmara e sancionado com o novo nome da creche de acordo com informações do G1.

Brasil

16 de Jul // | Brasil

Um homem foi morto degolado na madrugada deste último domingo (15), na cidade de Sorriso, a 420 km de Cuiabá no Mato Grosso. Adimir Rodrigues Ribeiro, de 37 anos, foi assassinado em uma casa na Rua Eurico Dutra, Centro de Sorriso. A vítima estava com amigos em um clube de festas quando, por volta das 2h, voltou pra casa.

 

Um colega dele, de 28 anos, estava esperando o grupo voltar, armado com um facão. O suspeito perguntou quem havia retirado do quarto dele algumas roupas sujas e levado até a lavanderia da casa. Adimir disse que foi ele que fez isso porque o quarto não era local para guardar roupas sujas segundo o G1.

 

Naquele momento, o suspeito deu um único golpe contra o pescoço do homem. A vítima morreu no portão da casa. Depois disso, o suspeito deixou o facão no chão, ao lado do corpo, e saiu do local. Segundo a Polícia Civil, diversas pessoas testemunharam o crime. Na casa moravam a vítima, o suspeito e mais 6 homens que trabalham para uma mesma empresa na área de irrigação agrícola. A polícia fez rondas na região, mas até o suspeito ainda não foi preso.

Brasil

14 de Jul // | Brasil

Um surto de sarampo está avançando entre índios da etnia Yanomami, na fronteira entre Brasil e Venezuela segundo informações do G1. Até esta última sexta-feira (13), 67 casos da doença foram confirmados só entre indígenas da região, de acordo o Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena Yanomami e Iekuana (Dsei-Y).

 

De acordo com o Dsey-Y, a doença está atingindo principalmente índios venezuelanos sanumã - um subgrupo da etnia Yanomami - que vivem na região de Auaris, na Terra Indígena Yanomami. O surto da doença entre os índios começou em 19 de março, quando uma yanomami foi diagnosticada com a doença.

 

De lá até hoje, outros 66 casos da doença foram confirmados entre os índios. Desses, 59 foram em índios sanumã venezuelanos e sete em brasileiros. O surto se concentra em 11 aldeias - cinco delas na Venezuela. Além dos casos constatados entre os índios - que estão contabilizados nos 200 casos confirmados de sarampo em todo o estado - outros nove ainda estão em investigação. Seis deles são em venezuelanos e três em brasileiros.

Brasil

13 de Jul // | Brasil

Um advogado trabalhista foi executado diante da filha de 1 ano e 6 meses, nesta última quinta-feira (12), em Caruaru. A morte de André Ambrósio Ribeiro, 46 anos, ocorrida no Loteamento Itamaraty, por volta das 17h, foi registrada por uma câmera de segurança. Nas imagens, é possível ver a vítima estacionando o carro na casa da ex-esposa.

 

Ele retira a criança do banco de trás e a abraçando, enquanto a babá também desce do veículo. Com a menina nos braços, o advogado é abordado por um homem empunhando uma arma. Em seguida, ele entrega a filha nos braços da babá e ajoelha-se, calmamente, na calçada segundo o JC Online.

 

No chão, com a filha ainda nas proximidades, André é atingido por cinco disparos de arma de fogo. O suspeito do crime, usando um boné preto e uma camisa branca, fugiu. Com ferimentos na nuca e no rosto, o advogado morreu no local. A Polícia ainda não tem uma linha de investigação para o crime. O delegado Márcio Martins, da 20° Delegacia de Homicídios de Caruaru, diz que, inicialmente, a vítima teria pensado que se tratava de um assalto.

Brasil

11 de Jul // | Brasil

Nos primeiros seis meses deste ano, mais de 16 mil venezuelanos pediram refúgio em Roraima, segundo a PF. O número já é 20% maior do que o registrado em todo o ano de 2017, quando foram recebidas pouco mais de 13,5 mil solicitações. De acordo com a PF, entre janeiro e 22 de junho deste ano, foram recebidos 16.953 pedidos de refúgio no estado.

 

Desses, 16.523, ou 97% do total, são só de venezuelanos. Os demais são de cubanos (155), haitianos (139) e cidadãos de outras nacionalidades (133). O recorde de pedidos de refúgio de venezuelanos foi no mês de maio, quando o país foi às urnas e o presidente Nicolás Maduro acabou reeleito segundo informações do G1.

 

Só naquele mês foram 4.054 solicitações feitas junto à PF. Em 2017, ano em que o índice de pedidos teve uma alta abrupta, foram recebidos 13.583 pedidos de venezuelanos. No ano anterior foram 2.048 e 253 em 2015, quando começou a imigração de venezuelanos para Roraima. Uma vez feita uma solicitação de refúgio, o pedido segue para o Comitê Nacional para os Refugiados, que analisa e reconhece ou não a condição de refugiado.

Brasil

10 de Jul // | Brasil

O pastor George Alves, acusado de estuprar, agredir e queimar o filho e o enteado vivos no Espírito Santo, foi indiciado por mais um estupro, nesta quarta-feira (4).  Depois da prisão de George, uma mulher procurou a polícia para denunciar o crime que aconteceu em 2015. Inquérito foi encerrado e, agora, o pastor responde por mais um estupro.

 

A defesa do pastor George Alves diz que a perícia da polícia será contestada, que o casal é “vítima de uma tragédia” e que a acusação “usa a mídia” para criar uma “culpa inexistente”. Os irmãos Kauã e Joaquim, de 6 e 3 anos, morreram carbonizados em um incêndio em Linhares, no último dia 21 de abril deste ano.

 

Para a polícia, George Alves, padrasto de Kauã e pai de Joaquim, foi responsável pelas mortes. Ele foi preso no dia 28 de abril. A perícia apontou que o acusado estuprou as crianças, agrediu e colocou fogo nelas ainda vivas. Inicialmente, o pastor George Alves, que estava sozinho em casa com os meninos, disse que eles morreram em um incêndio que atingiu apenas o quarto onde as vítimas dormiam. A informação foi divulgada com exclusividade pela TV Gazeta.

Brasil

04 de Jul // | Brasil

Há mais de dois meses do desabamento de um prédio após incêndio em São Paulo, 48 famílias ainda não receberam auxílio-moradia. Parte deles, ainda estão acampados no Largo do Paissandu, na capital paulista. As vítimas afirmaram que permanecerão no local, acampados, até que o Poder Público garanta o pagamento do benefício para todos.

 

O prédio era ocupado por pelo menos 291 famílias. Os bombeiros encontraram sete vítimas. A prefeitura disponibilizou abrigos públicos, mas algumas famílias preferiram acampar no Largo do Paissandu porque os locais do município apenas pdoeria passar a noite, tendo que sair com os pertences durante o dia.

 

O auxílio-aluguel está sendo pago a 224 famílias, informou o município. Os bombeiros encerraram as buscas no dia 13 de maio, com o número oficial de sete vítimas encontradas e identificadas. A prefeitura disponibilizou abrigos públicos para acomodar as famílias, mas aqueles que preferiram acampar no Largo do Paissandu alegam que, nos locais apontados pelo município, só se pode passar a noite e que teriam de sair com seus pertences durante o dia.

Brasil

03 de Jul // | Brasil

Condenado a uma pena de 13 anos e sete meses de prisão por envolvimento na tortura e morte do pedreiro Amarildo de Souza, assassinado em 2013, na Rocinha, o major PM Edson Raimundo dos Santos, ex-comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, passou na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 

O oficial está preso no Presídio Vieira Ferreira Neto, antigo Batalhão Especial prisional da PM, e prestou exame para a Ordem dos Advogados do Brasil com autorização judicial, no último dia 10. No entanto, ter sido aprovado no exame não significa que o policial militar esteja apto para receber a carteira da OAB.

 

De acordo com a Subprocuradoria da Ordem da OAB no Rio, é necessário que ele primeiro entre com um pedido de inscrição do documento. Não há prazo estipulado de tempo para que isso ocorra, podendo levar até vários anos. Depois que o pedido é feito, uma comissão de seleção da inscrição julga se o candidato cumpriu uma série de pré-requisitos, como estar em dia com as obrigações eleitorais e se tem idoneidade moral para receber o documento.

Brasil

02 de Jul // | Brasil

A 13ª Vara Cível Federal de São Paulo aceitou uma ação popular e abriu prazo para o Exército brasileiro dê explicações sobre uma licitação para a compra de mantimentos estimada em R$ 6,5 milhões, que previa, entre outros, a compra de milhares de garrafas de bebidas alcoólicas, latas de caviar e quase duas toneladas de camarão.

 

A ação foi movida pelo advogado Everson Piovesan, de São Paulo. Segundo ele, o processo tem caráter "pedagógico". "Pensei que não é comum licitar esse tipo de produto, especialmente produto refinado. Sou advogado e sei que todo cidadão tem o direito de entrar com uma ação popular e resolvi fazê-lo", disse.

 

"É para mostrar que existem mais formas de participar da democracia para além do voto." A licitação foi revelada no início do mês. Questionado sobre a inclusão de itens "refinados", o Exército Brasileiro teria respondido que eles devem abastecer dois hotéis de trânsito situados no Estado do Rio de Janeiro, utilizados exclusivamente por oficiais e seus familiares. O consumo desses itens é pago pelos próprios hóspedes, acrescentou a corporação.

Brasil

29 de Jun // | Brasil

Um casal foi preso em flagrante pela polícia por abandonar uma menina recém-nascida em uma lixeira, em frente a um prédio em Santos, no litoral de São Paulo, na noite nesta quinta-feira (28), segundo informações do G1. O corpo da criança foi localizado pela manhã, por um catador de latinhas que vasculhava a estrutura.

 

A Polícia Civil investiga o caso e trabalha com a hipótese de homicídio, já que menina apresentava perfurações no pescoço. O casal mora na mesma rua onde a criança foi encontrada. Eles são de Ribeirão Preto, interior paulista, mas residem em Santos há cerca de oito anos, têm uma filha de três.

 

Após investigação, equipes do Setor de Homicídios da Delegacia Especializada Antissequestro (Deas) de Santos chegaram até a identidade dos suspeitos e os detiveram. O casal foi ouvido em depoimento e, em seguida, preso em flagrante. A mulher, que é dona de casa e teria abortado propositalmente o bebê, deve responder por homicídio e ocultação de cadáver. Ela foi encaminhada para a Cadeia Pública de São Vicente segundo a polícia.

Brasil

29 de Jun // | Brasil

Uma mulher, de 30 anos, morreu ao sofrer uma queda e cortar o pescoço com estilhaços de uma taça de vidro, na tarde de quarta-feira (27), no bairro Recanto do Parque, em Itatiba (SP). De acordo com o boletim de ocorrência, testemunhas contaram que a vítima comemorava a vitória do Brasil sobre a Sérvia pela Copa do Mundo com outras pessoas.

 

Ela se desequilibrou ao levantar de uma cadeira e sofreu o grave ferimento. Amigos da vítima tentaram conter o sangramento enquanto acionaram o resgate. No entanto, ela não resistiu e morreu no local. Peritos estiveram no imóvel e o corpo de Tamara Maiochi foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Jundiaí.

 

O caso foi registrado na delegacia da cidade como morte suspeita. O enterro será realizado em Conchal, na manhã de sexta-feira (29). “Ela estava com a taça na mão e mais um celular na outra. Em seguida, ela escorregou, foi se apoiar na mesa e a taça atingiu no pescoço. A investigação continua, mas tudo indica que realmente foi acidente”, explica o delegado Luciano Carneiro de Paiva, que registrou a ocorrência segundo informações do G1.

Brasil

28 de Jun // | Brasil

Uma médica de Brasília foi presa, na noite desta última quarta-feira (27), suspeita de matar o próprio filho, de 3 anos, por overdose de medicação. De acordo com a polícia, a criança estava morta sobre a cama e, ao seu lado, havia uma mamadeira com leite. Também foram encontrados envelopes de remédios de uso controlado no lixo.

 

A mulher tem 34 anos e sofre de depressão, segundo informações do Samu. Testemunhas contaram que a médica fez um corte no próprio pescoço e correu pelas escadas do prédio, localizado na Asa Sul da capital federal. Ela foi contida pelo porteiro. A polícia foi chamada quando os vizinhos perceberam que o menino não acordava.

 

A criança foi socorrida no Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib), mas os médicos não conseguiram reanimá-lo. A hipótese de overdose, levantada pelos investigadores, só pode ser confirmada com o laudo do Instituto Médico Legal (IML). A mãe está internada no Hospital de Base, sob escolta policial. Ela deve responder por homicídio qualificado, com agravante por ter matado um menor de 14 anos segundo informações do G1.

Brasil

26 de Jun // | Brasil

O Ministério Público Federal e diversos órgãos públicos assinaram na segunda-feira (25) com as mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton um novo acordo para que os atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, participem das decisões sobre os programas de recuperação hoje implementados pela Fundação Renova.

 

O TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) estabelece que os atingidos façam parte diretamente das instâncias que atuam como negociadoras, consultoras e validadoras das ações da Renova, além de integrarem os próprios conselhos da fundação. Eles terão ajuda de assessorias técnicas independentes, mas pagas pela Renova.

 

“Criou-se um instrumento de organização dos atingidos no campo que contará com assistências técnicas para que eles tenham o poder de reivindicar, de questionar e de apresentar propostas de mudanças nos programas”, disse o procurador do Ministério Público Federal José Adércio. O acordo prevê ainda que especialistas sejam pagos pela Samarco para assessorar o Ministério Público no acompanhamento dos programas da Fundação Renova.

Brasil

25 de Jun // | Brasil

O Conselho dos Direitos Humanos, ligado ao Ministério dos Direitos Humanos, publicou nesta segunda (25), uma recomendação de combate às Fake News e garantia de liberdade de expressão. A Recomendação foi publicada no Diário Oficial da União e vale para entidades públicas e privadas envolvidas com a proteção dos direitos humanos.

 

O texto é baseado em um estudo do Conselho de Comunicação Social do Congresso, que indica a existência de 14 projetos de leis que preveem penalidades para quem divulgar notícias falsas. A recomendação pede a aprovação de uma proposta para se combater a proliferação de notícias falsas.

 

O texto recomenda aos governos Federal e Estaduais a adoção de políticas públicas para estimular os cidadãos a exigirem o direito de resposta ou retificação por causa de ofensas em matérias falsas divulgadas, publicadas e transmitidas por veículos de comunicação social. A recomendação ainda pede que as empresas responsáveis pelas redes sociais, como Facebook, adotem políticas para garantir a transparência sobre o funcionamento e as regras de suas comunidades.

Brasil

25 de Jun // | Brasil

Mauro Carlesse foi eleito governador do Tocantins no segundo turno das eleições suplementares, que ocorreram neste último domingo (24), após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar, em março, os mandatos de Marcelo Miranda (MDB) e de sua vice, Cláudia Lélis (PV), por arrecadação ilícita de recursos para a campanha de 2014.

 

Carlesse disputou a cadeira de governador com Vicentinho Alves (PR). O que chama atenção nas eleições deste domingo é a quantidade de votos brancos, nulos e abstenções. Juntos, os eleitores que optaram por uma dessas alternativas somaram 518 mil votos. Ou seja, 38 mil a mais que a soma dos dois candidatos (480 mil).

 

Mauro Carlesse concorreu o pleito representando uma coalizão formada pelo PHS, DEM, PRB, PP, PPS, PMN e PTC. Paranaense, fez carreira como empresário no ramo agropecuário no Tocantins. Em 2014, foi eleito deputado estadual pelo PTB. Vicentinho representava a chapa formada pelo PR, PPL, PROS, Solidariedade e PMB. Ele é senador pelo estado desde 2011. O político ficou em terceiro lugar nas eleições de 2010 segundo o Estadão.

Brasil

20 de Jun // | Brasil

O presidente do TRE-BA, desembargador Edivaldo Rotondano, apresentou o Documento Nacional de Identificação (DNI), na sessão plenária do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), na manhã desta quarta-feira (20). O novo documento, com emissão em fase de testes no estado, reúne o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Título de Eleitor.

 

Na próxima sessão plenária, os desembargadores do TJ poderão fazer o cadastro para unificar todos os documentos. O TRE da Bahia foi escolhido pelo Tribunal Superior Eleitoral para a primeira etapa do projeto piloto, em parceria com Governo Federal. Os testes no estado estão sendo realizados com servidores e colaboradores do Eleitoral baiano.

 

No Brasil, servidores do TSE, do Ministério do Planejamento e de outros Eleitorais também participam do projeto. A expectativa é que o documento esteja disponível para os cidadãos a partir de julho. Nesta primeira etapa do projeto piloto, iniciada no último dia 04 de junho para os servidores e colaboradores do TRE-BA, é necessário um smartphone, além de identificação biométrica previamente cadastrada junto ao Banco de Dados da Identificação Civil Nacional.

Brasil

17 de Jun // | Brasil

Neste último sábado (16), dia em que se completou quatro meses de intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio, o Observatório da Intervenção, grupo composto por especialistas independentes para acompanhar e fiscalizar a intervenção, divulgou um balanço com estatísticas e críticas à medida adotada pelo governo federal.

 

As principais reclamações são o aumento de tiroteios - em maio ocorreram 36% mais do que em fevereiro, segundo o grupo - e a suposta falta de investimento em investigações e ações de inteligência. "A intervenção federal parece se resumir a incursões em comunidades, cada vez maiores e caras", afirmou, em nota, a cientista social Sílvia Ramos.

 

Silva coordena o Observatório da Intervenção e do Centro de Estudos de Segurança. "Dados do Fogo Cruzado mostram que o número de tiroteios em maio foi 36% maior do que o registrado em fevereiro. Precisamos de inteligência, medidas estruturantes, de integração das forças, de combate à corrupção e diálogo com a sociedade. A intervenção prometeu tudo isso. Mas está entregando operações, tiroteios e mais mortos em confrontos, inclusive policiais", conclui a nota.

Brasil

16 de Jun // | Brasil

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, sugeriu ontem (15) que a intervenção federal no Rio de Janeiro seja prorrogada por mais um ano, até o fim de 2019. O decreto legislativo aprovado pelo Congresso Nacional autorizou a União a intervir no Rio de Janeiro na área da segurança até o dia 31 de dezembro deste ano.

 

Segundo ele, é importante que o futuro governador e o próximo presidente da República avaliem a manutenção das forças federais no comando da segurança. "Dado o avanço que vai acontecer, eu acredito que o futuro governante do Rio de Janeiro agiria de bom senso se dispuser-se a prolongar pelo menos por mais um ano esta intervenção", disse.

 

Ele participou nesta última sexta-feira (15), no Comando de Operações Navais, de palestra sobre o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, que inclui toda a costa marítima brasileira e também a Baía de Guanabara. Jungmann ressaltou que ainda não conversou com nenhum pré-candidato, nem à presidência nem ao governo, e destacou que uma ação deste tipo, que é uma decisão presidencial, só pode vir por solicitação do governador.

Brasil

15 de Jun // | Brasil

A Polícia Civil e o Ministério Público Estadual de São Paulo deflagraram na quinta-feira (14) uma operação contra o Primeiro Comando da Capital (PCC) e seus aliados em 14 Estados segundo o Estadão Conteúdo. Ao todo, 63 mandados de prisão, de um total de 75 expedidos pela Justiça, foram cumpridos, além de 55 de busca e apreensão.

 

A Operação Echelon teve por base investigações iniciadas no começo do ano passado, que interceptaram ordens para execução de rivais da facção nos Estados e para a morte de policiais e agentes penitenciários. A célula encarregada da expandir os negócios da quadrilha fora de São Paulo, incluindo a operação em outros países, era controlada por sete pessoas.

 

Todos estão presos na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, no interior. Elas haviam assumido a função após outros 14 detentos, incluindo o líder máximo da quadrilha, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, terem sido transferidos para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), um isolamento dentro do presídio de Presidente Bernardes, também no interior, no ano passado. Esses sete líderes foram transferidos na quinta para o RDD.

Brasil

14 de Jun // | Brasil

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, declarou nesta quinta (14) que o governo estuda rever o aumento previsto no prêmio das loterias federais para compensar a perda de receitas dos ministérios do Esporte e da Cultura. Jungmann comentou a possibilidade após reunião com o presidente Temer e o general Walter Braga, interventor federal no Rio.

 

Na terça (12), os ministros do Esporte, Leandro Cruz, e da Cultura, Sérgio Leitão, criticaram medida provisória assinada por Temer nesta semana, que transferiu parte dos recursos das loterias federais para o Ministério da Segurança Pública. Atualmente, parte da receita das loterias é destinada ao Ministério da Cultura e ao do Ministério do Esporte.

 

De acordo com Jungmann, o governo estuda uma forma de compensar as pastas de Esporte e Cultura. Uma das ideias em análise é reduzir o aumento no prêmio das loterias, previsto na medida provisória. “Na medida provisória havia previsão de se elevar o prêmio, chamado payout, para aqueles que ganhassem naquelas loterias. A ideia era que você passasse o prêmio de 43% para 50% por exemplo, por unidade”, disse o ministro segundo o G1.

Brasil

14 de Jun // | Brasil

A Câmara Deputados aprovou a Medida Provisória que cria o Ministério da Segurança Pública. Da forma como passou, o texto cria a pasta de maneira permanente, e não mais um ministério extraordinário como havia sido enviado pelo Planalto. Após um acordo entre o governo e parte da oposição, a matéria foi votada em projeto de lei de conversão.

 

O texto segue agora para aprovação no Senado. Criado no final de fevereiro, pela MP nº 821/2018, o Ministério Extraordinário da Segurança Pública (MESP) passou a ser responsável por coordenar e promover a integração da segurança pública em todo o território nacional, em cooperação com os demais entes federativos.

 

Entre as funções, a pasta também terá a atribuição de gerir o recém-criado Sistema Único de Segurança Pública. O ministro Raul Jungmann estava presente à sessão. "Nós podemos dizer que a segurança pública no Brasil tem rumo e que agora tem estrutura, tem financiamento e reúne União, Estados e municípios no combate à violência, ao crime organizado, como é o desejo de brasileiros e brasileiras", afirmou segundo informações do Estadão.

Brasil

14 de Jun // | Brasil

O Comando Militar do Leste, vinculado ao Comando do Exército, publicou uma licitação para a compra de uma lista de alimentos e bebidas que inclui duas toneladas de camarão, 109 potes de caviar e milhares de garrafas de bebidas alcoólicas, como uísque, espumante, cachaça e vinho de acordo com informações do UOL.

 

O Exército alega que os produtos vão abastecer os restaurantes e bares de dois hotéis da corporação. O valor inicial da licitação é estimado em R$ 6,5 milhões. "O Hotran [Hotel de Trânsito] e o CGEA realizam atividades de hospedagem, realização de eventos, reunião de empresas e de instituições públicas e encontros internacionais".

 

"Desta forma, suas necessidades quanto às aquisições de gêneros alimentícios são diferenciadas de uma unidade comum do Exército Brasileiro, justificando a possível aquisição de itens mais refinados e de bebidas alcoólicas", diz um trecho do termo de referência, segundo informações do UOL. Em 2016, uma licitação semelhante foi realizada pelo Exército, também incluindo produtos como caviar, camarão e vinhos.

Brasil

11 de Jun // | Brasil

O filho da ex-participante do Big Brother Brasil 17, Elis Nair, foi preso no domingo (10) acusado de ter assassinado o filho de um policial militar da reserva em Brazlândia, na região do Distrito Federal. Jhefferson Gonçalves Nunes, 22 anos, se envolveu em uma briga e, depois da confusão, deu cinco facadas em André Luiz Bispo de Ataídes.

 

Segundo o site Metrópoles, a Polícia Militar informou que durante a festa Jhefferson se envolveu em duas brigas. Na primeira, depois de uma discussão, nada mais aconteceu. Já na segunda, depois de ser empurrado, Jhefferson tirou uma faca da cintura e partiu para cima da vítima, segundo testemunhas.

 

Depois do crime, Jhefferson fugiu a pé. Ele foi procurado e localizado pela PM. Um comparsa dele, Paulo Henrique de Souza, 20, foi preso também. Ele teria segurado André Luiz durante as facadas. Elis Nair foi a sexta eliminada do BBB17. Ela tem cinco filhos. Na casa, ganhou o apelido de "Mensageira do Caos" por Tiago Leifert. Já fora do jogo, foi pedida em casamento pelo companheiro Luiz Carlos. A ex-BBB comentou o caso em um vídeo na internet.

Brasil

11 de Jun // | Brasil

A índia recém-nascida que foi resgatada após ser enterrada viva pela família em Mato Grosso, era rejeitada pela avó e pela bisavó por ela ser filha de mãe solteira e o pai ser de outra etnia. A bisavó Kutsamin Kamayura, de 57 anos, está presa desde a semana passada e a avó, Tapoalu Kamayura, de 33 anos, foi presa na sexta-feira (8).

 

A prisão das duas foi pedida após testemunhas relatarem à Polícia Civil sobre a possibilidade de partidcipação delas no crime. A índia sobreviveu após ficar seis horas enterradas e ser resgatada por policiais. De acordo com os depoimentos, a avó ministrou chás abortivos para interromper a gestação da filha, de 15 anos.

 

A Polícia trabalha com a tese de que a avó e abisavó premeditaram e planejaram o que seria feito com o bebê logo depois do parto. A bisavó alegou que a criança não chorou após seu nascimento e, por isso, acreditou que ela estava morta. Enterrar o corpo no quintal faz parte dos costumes de sua comunidade, de acordo com ela. A índia recém-nascida continua internada, com sedação e respira com a ajuda de aparelhos.

Brasil

10 de Jun // | Brasil

O corpo de um homem foi encontrado, na tarde deste domingo (10), em uma área de mata na região da Praia Vermelha, na Urca, Zona Sul do Rio. Foi sétimo cadáver achado desde a manhã, dois dias após intensos confrontos entre policiais militares e traficantes que disputam o controle das comunidades da Babilônia e do Chapéu Mangueira.

 

A troca de tiros na sexta (8) levou ao fechamento, pela primeira vez na história devido a questões de segurança pública, do Bondinho do Pão de Açúcar, um dos principais cartões postais do Rio. A atração turística fica em um área militar. No início deste domingo, bombeiros encontraram outros seis homens no mar da Praia Vermelha.

 

Eles foram levados para perícia e, até a última atualização desta reportagem, ainda não haviam tido a identidades reveladas. Familiares que estavam no local admitiram que eles tinham ligação com o tráfico de drogas, mas acusam os policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar de execução. A Divisão de Homicídios da Polícia Civil está investigando o caso. Todos os mortos tinham marcas de tiro, de acordo com a perícia segundo o G1.

Brasil

09 de Jun // | Brasil

Um estudante de 16 anos morreu após receber uma descarga elétrica ao atender o próprio celular na quinta-feira (7) na cidade de Tianguá, interior do Ceará. O jovem estava carregando o aparelho telefônico, quando pegou o objeto e foi eletrocutado. O celular estava carregando em um dos computadores no momento do choque elétrico.

 

Uma amiga do estudante, que preferiu não se identificar, contou ao G1 que ele estava assistindo a uma aula de informática no colégio onde estudava. Iago Bastos Mendes recebeu a descarga elétrica e ficou desacordado. O jovem chegou a ser socorrido ao Hospital e Maternidade Madalena Nunes, em Tianguá, mas não resistiu.

 

A Delegacia de Tianguá informou que o corpo do estudante foi conduzido para a Coordenadoria de Medicina Legal em Sobral. O laudo com as causas da morte ainda não foi divulgado, segundo a polícia. Amigos e familiares de Iago Bastos lamentaram o ocorrido. "Era muito jovem, alegre. Uma tristeza pra todo mundo", disse uma amiga do estudante. O Colégio Santa Maria, onde Iago estudava, emitiu uma nota de pesar lamentando ocorrido.

Brasil

09 de Jun // | Brasil

A índia recém-nascida que foi enterrada viva em Canarana, no Mato Grosso, teve seu estado de saúde agravado. Desde que foi resgatada por policiais, na noite desta última quarta-feira (6), ela está internada e agora recebe atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

 

Segundo informações do G1, o boletim médico divulgado na manhã desta última sexta-feira (8) aponta que ele está entubada e respira com a ajuda de aparelhos por ter sofrido uma insuficiência respiratória. Além disso, o hospital afirma disse que a menina teve um sangramento digestivo e uma infecção.

 

Com isso, a criança vai passar por uma intervenção para colocar um cateter, que visa tratar da insuficiência renal. A bebê foi enterrada viva pela bisavó, a índia Kutsamin Kamayura, de 57 anos, que afirma ter seguido apenas um costume da comunidade indígena, uma vez que acreditou que a bebê estivesse morta. Em depoimento à polícia, ela afirmou que a criança não expressou qualquer reação ao nascer, apesar de ter caído no chão e batido a cabeça.

Brasil

08 de Jun // | Brasil

Os humoristas Fábio Porchat, Bruno Mazzeo e Marcius Melhem se reuniram nesta quinta-feira (7) no STF (Supremo Tribunal Federal) com o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo sobre dispositivo da lei eleitoral que proibiu sátiras políticas a três meses das eleições. Esse trecho da lei foi suspenso em 2010 por decisão liminar (provisória) do STF.

 

Mas o caso voltará à pauta de julgamentos na próxima quarta (13), para ser analisado. O dispositivo da lei em análise proíbe as emissoras de TV de "usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação, ou produzir ou veicular programa com esse efeito", diz o artigo.

 

Esse ponto da lei foi interpretado como possível de levar à censura de programas humorísticos e de críticas aos candidatos. "Acima de tudo, a grande batalha é a liberdade de expressão. E depois também ressaltar a função crítica do humor de participar do debate público. A eleição é o assunto que a sociedade precisa receber informações e o humor também tem a função de levantar o debate público sobre aquelas pessoas e aquele momento político".

Brasil

08 de Jun // | Brasil

Parte de um camarote do Mossoró Cidade Junina - maior festa de São João do Rio Grande do Norte - desabou na primeira noite da festa. O acidente aconteceu por volta da meia-noite desta sexta-feira (8) durante a apresentação de Xand Avião na Estação das Artes. Cerca de 30 pessoas ficaram feridas sem gravidade, segundo o Corpo de Bombeiros.

 

De acordo com a Polícia Militar, com o dasabamento da estrutura, várias pessoas ficaram presas nas grades e foram socorridas com ferimentos leves pelo Corpo de Bombeiros e pela própria Polícia Militar. Para ajudar no resgate, foram retiradas as grades laterais do camarote para facilitar a saída de quem estava dentro.

 

Algumas pessoas foram encaminhadas imobilizadas para hospitais da cidade. Ao ser comunicado do desabamento, o cantor Xand, principal atração da noite, interrompeu a apresentação até a situação ser controlada. "Só um tempinho, só um tempinho viu gente? Galera do camarote vamos ter cuidado na hora de descer aí", disse o artista segundo o G1. Veja o momento no vídeo abaixo, que também mostra vítimas sendo resgatadas do camarote.

Brasil

07 de Jun // | Brasil

O coronel David Brandão foi chamado de ‘pau mole’ na edição de segunda-feira (4) do Diário Oficial do Ministério Público do Amazonas. Na página 6, o MP informa que instaurou um inquérito civil contra o comandante da Polícia Militar por “falta de viatura de quatro rodas para patrulhamento das vias da cidade de Japurá/AM por parte da PM”.

 

Segundo o Estado de S.Paulo, a Promotoria determinou ‘a oitiva do presidente do Conselho Tutelar de Japurá/AM, do presidente da Câmara Municipal de Japurá/AM, do responsável pela Polícia Militar na cidade de Japurá/AM, bem como de outras pessoas, a fim de documentar a realidade da polícia militar no município de Japurá/AM’.

 

Na publicação do Diário Oficial do Ministério Público, o órgão pede ainda “expedição de ofício ao Exmo. Sr Comandante-Geral de Polícia Militar do Estado do Amazonas, coronel Pau Mole, por meio do Procurador-Geral de Justiça para tomar conhecimento da instauração do presente inquérito civil e, caso desejar, prestar informações e encaminhar documentos que julgar necessários ao esclarecimento no prazo de 10 dias” segundo a reportagem.

Brasil

07 de Jun // | Brasil

A bisavó da índia recém-nascida, que foi enterrada viva na terça-feira (5), em Canarana (MT), foi presa pela Polícia Civil nesta última quarta-feira (6). Ela é acusada de ter cometido o crime no município mato-grossense. Segundo o G1 MT, a polícia encontrou a criança no local após uma denúncia anônima de que o bebê estaria no quintal da casa.

 

Quando os agentes chegaram ao local, um deles cavou a terra e percebeu um gemido, “quase um choro” – a estimativa é de que a bebê tenha ficado enterrada por sete horas, das 14h às 20. Agora, ela recebeu atendimento no Hospital Regional de Água Boa, onde passou por exames médicos segundo informações do G1.

 

Em depoimento, a bisavó Kutz Amin, de 57 anos, alegou que, como a criança bateu a cabeça no chão e não chorou, pensou que ela estivesse morta. Assim, ela diz ter seguido o costume da comunidade indígena, de enterrar os corpos sem comunicar aos órgãos oficiais. “Nós autuamos a bisavó por tentativa de homicídio. Ela disse que cortou o cordão umbilical e enterrou a menina”, relatou o delegado Deuel Paixão de Santana ao G1.

Brasil

06 de Jun // | Brasil

Enquanto as empresas transportadoras se movimentam para mudar a tabela do frete mínimo, os caminhoneiros acompanham – ressabiados – o andamento das negociações em Brasília. Nas redes sociais, os motoristas temem que o lobby dos grandes grupos consiga derrubar a tabela recém instituída pelo governo como contrapartida ao fim da greve.

 

Mas eles prometem resistir. “Se essa tabela cair, vai ter uma greve pior que a última. E aí não vai ter negociação, pois eles vão querer provar para o mundo que são fortes, vai ser uma grande revolta”, diz Ivar Luiz Schmidt, representante do Comando Nacional do Transporte e que foi o grande líder da paralisação de 2015.

 

Foi ele quem criou os primeiros grupos de caminhoneiros no WhatsApp para organizar os protestos no ano de 2015. Nesta quarta-feira, Schmidt participa de quase 90 grupos na rede. “Tá todo mundo só esperando que a tabela seja derrubada para parar tudo de novo”, afirma Ivar Luiz Schmidt. “E, pelo que estou vendo no WhatsApp, pode ter certeza de que isso vai acontecer”, diz Ivar Luiz Schmidt segundo informações do Estadão Conteúdo.

Brasil

01 de Jun // | Brasil

Um mês após o prédio Wilton Paes de Almeida pegar fogo e desabar no Centro de São Paulo, dois moradores ainda permanecem desaparecidos: Eva Barbosa Lima, de 42 anos, e Gentil de Souza Rocha, 53 anos. O prédio desabou na madrugada do dia 1º, após um incêndio iniciado no quinto andar da ocupação se alastrar por toda a estrutura.

 

Os bombeiros encerraram as buscas nos destroços no dia 13 de maio, com o número oficial de seis vítimas encontradas e identificadas. A Superintendência de Polícia Técnico-Científica de São Paulo informou, em nota, que identificou todos os remanescentes humanos encontrados nos escombros do edifício.

 

Durante 13 dias consecutivos de trabalho do Corpo de Bombeiros nos escombros, 1.700 homens da corporação atuaram 24 horas por dia. Com informações preliminares, os bombeiros chegaram a considerar Artur Hector de Paula como um dos desaparecidos, mas ele foi reencontrado dias após o desabamento, em outra cidade. As investigações seguem pelo 3º Distrito Policial, e 34 pessoas já foram ouvidas segundo informações do G1.

Brasil

01 de Jun // | Brasil

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sérgio Etchegoyen, disse acreditar que a greve dos petroleiros se esvaziou e foi encerrada antes do tempo previsto pela categoria, por conta da decretação da ilegalidade do movimento e aplicação de pesadas multas aos sindicatos pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

 

"Imaginamos que a declaração de ilegalidade e consequente aplicação de pesadas multas, obviamente, tenha sido importante para dissuadir o movimento", declarou Etchegoyen nesta última quinta-feira (31). Para o ministro, a paralisação dos petroleiros, "a partir da decisão da assembleia" está encerrada.

 

O ministro Sérgio Etchegoyen afirmou ainda que a paralisação dos petroleiros "não trouxe prejuízos aos País porque já tinha plano de contingencia decretado". Durante os últimos dias, as autoridades do governo preferiram minimizar a greve dos petroleiros, alegando que o assunto estava sendo conduzido pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente segundo informações do Estadão. O governo classificou a greve como de "natureza político-ideológica".

Brasil

30 de Mai // | Brasil

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou nesta quarta (30) que o país enfrenta atualmente 540 pontos de concentração nas vias de todo o país. Segundo ele, são apenas dois pontos de obstrução total, os demais, são definidos pelo governo como "aglomerações". População poderá enviar vídeos e imagens que retratem abusos.

 

Ele fez esclarecimentos ainda sobre as investigações que a Polícia Federal vem conduzindo para apurara a prática de locaute, quando empresas se aproveitam de manifestações de trabalhadores. Jungmann afirmou que já são 52 inquéritos abertos, número superior aos 37 divulgados no fim de semana.

 

Segundo ele, a maioria dos investigados já foi intimada para prestar depoimentos. Segundo o ministro do Gabinete de Segurança Pública, Sergio Etchegoyen, as ações do governo federal ajudaram a melhorar a distribuição de produtos em todo o país. Ele informou ainda que uma das prioridades é a distribuição de óleo diesel, que é usado no transporte de diversas mercadorias. O governo informou que atualmente 36 milhões de litros de diesel foram distribuídos.

Brasil

30 de Mai // | Brasil

Representantes da Sociedade Rural Brasileira (SRB) participaram na terça (29) de uma reunião de emergência em São Paulo, com o governador do Estado, Márcio França (PSB), para discutir uma ação mais efetiva da Polícia Militar para pôr fim aos bloqueios nas rodovias estaduais, causados pela paralisação dos caminhoneiros.

 

Em comunicado, a SRB informa que conselheiros e diretores da entidade estão mobilizados em grupos de produtores rurais e outras lideranças empresariais para cobrar do governo federal e do Estados uma atuação mais enérgica nas ações de desmobilização dos bloqueios realizados por caminhoneiros em rodovias de todo o país.

 

Além tmbém de discutir a participação das Forças de Segurança na tarefa de regularizar o transporte de cargas nas estradas. Segundo a entidade, "as lideranças ressaltaram que muitos bloqueios foram feitos contra a vontade dos próprios caminhoneiros". Conforme a SRB, também foram informados de que houve uso de armas e ameaças aos trabalhadores, numa sinalização da existência de ativistas de causas distintas às do movimento.





Classificados


Enquete



Mais Lidas