Notícias

Brasil

Brasil

23 de Fev // | Brasil

O general Richard Fernandez Nunes deve assumir a Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro (RJ) em substituição ao delegado federal Roberto Sá – a TV Globo confirmou a informação na noite desta última quinta-feira (22), com fontes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Também será nomeado o general Mauro Sinott Lopes.

 

Nunes cuidará da gestão, enquanto Sinott chefiará a operação da pasta. Os nomes que ficarão à frente das polícias Militar e Civil ainda não foram definidos, mas planeja-se que estes cargos sejam coordenados por integrantes de cada corporação e não por militares das Forças Armadas. O anúncio oficial deve ser feito na próxima terça-feira (27).

 

A última vez que um militar foi secretário de Segurança do Rio de Janeiro foi em 1999, quando o general José Siqueira da Silva cumpriu a função nos primeiros 95 dias da administração de Anthony Garotinho. Bacharel em Direito, Nunes coordenou a ocupação do Exército no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, e atualmente lidera a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Brasil

23 de Fev // | Brasil

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, reconheceu que "há uma preocupação" no governo com a possibilidade de "migração do crime", após a intervenção federal decretada no Rio de Janeiro. Jungmann citou, no entanto, que isso "acontece sempre que as forças de segurança agem com mais rigor" em uma determinada região.

 

Segundo Raul Jungmann, a reunião que está ocorrendo do ministro da Justiça, Torquato Jardim com os secretários de segurança do Espírito Santo, Minas e São Paulo é fundamental para discutir como barrar o deslocamento das quadrilhas para os demais estados. Mas lembrou que "o crime já é nacional".

 

Raul Jungmann afirmou ainda que o novo Ministério da Segurança Pública, a ser criado pelo presidente Michel Temer, irá facilitar este trabalho de integração de combate ao crime no País, no entrosamento e discussão de ações conjuntas entre os estados. Na entrevista, Jungmann sinalizou ainda que, na semana que vem, o Comandante Militar do Leste, general Walter Braga Netto, deverá anunciar um plano de operação da intervenção.

Brasil

22 de Fev // | Brasil

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que o governo não desistiu da necessidade de solicitar à Justiça mandados coletivos durante operações a serem realizadas no Rio de Janeiro. "Não é o problema se o governo recuou, não recuou. Não é nada disso. A necessidade é que vai dizer, e o juiz é soberano para conceder ou não conceder".

 

A declaração é de Jungmann, após a cerimônia de lançamento do Sistema Integrado de Alerta de Desmatamento, nesta última quarta-feira (21). Mas para o ministro, "estamos vivendo aqui uma falsa polêmica". Jungmann afirmou ainda que "a jurisprudência não está consolidada" para esse tipo de pedido segundo informações do Estadão Conteúdo.

 

"A última palavra não é nossa, é sempre do juiz, que dá ou não (o mandado coletivo)", afirmou, acrescentando que "o uso do mandado coletivo é excepcional". Segundo o ministro da Defesa, não há divergência entre o seu discurso e o do ministro da Justiça, Torquato Jardim, sobre os mandados. "O juiz é quem decide, e quero lembrar que esses mandados foram feitos às dezenas, talvez às centenas, no próprio Rio de Janeiro", disse Jungmann.

Brasil

21 de Fev // | Brasil

O tenente Guilherme Lopes da Cruz, subcomandante da UPP da Vila Kennedy, na zona oeste do Rio, foi morto durante um assalto a uma lanchonete nesta quarta (21). O oficial foi morto a tiros após bandidos a bordo de uma picape iniciarem o assalto em uma lanchonete na estrada do Gabinal, em Jacarepaguá, também na zona oeste.

 

Ao perceber a ação dos bandidos, o tenente trocou tiros e foi baleado. Lopes da Cruz foi socorrido por policias do 18º Batalhão de Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros, mas morreu antes mesmo de ser removido para algum hospital da região. Ele foi o único ferido no confronto. Já os bandidos escaparam ilesos.

 

A Divisão de Homicídios irá solicitar as imagens das câmeras de segurança. De acordo PM, apenas em 2018 já foram mortos 18 policiais. Em nota, a PM lamentou a morte do subcomandante e informou que ele estava na corporação havia três anos. O Rio de Janeiro viu a crise da segurança pública explodir nos últimos meses, especialmente durante o Carnaval. Um decreto de intervenção federal já foi aprovado pelo Congresso para o Rio.

Brasil

21 de Fev // | Brasil

A pedido do comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, o governo federal vai pedir à Justiça Estadual do Rio "mandado coletivo de busca e apreensão" para atuar durante a intervenção na área de Segurança Pública. A medida motivou crítica de organizações e de especialistas e criou temor nas comunidades.

 

"No lugar de você dizer rua tal, número tal, você vai dizer, digamos, uma rua inteira, uma área ou um bairro", disse o ministro da Defesa, Raul Jungmann. Em nota, o Ministério da Defesa afirmou que a ideia foi discutida durante reunião do presidente Michel Temer com os Conselhos de Defesa Nacional e da República.

 

Os pedidos são limitados a busca e apreensão, pois os de captura, pela Constituição, têm de ser apresentados individualmente. "Por conta da realidade urbanística do Rio, você muitas vezes sai com um mandado para uma casa e o bandido se desloca e, então, você precisa ter o mandado de busca e apreensão e captura coletiva", justificou a pasta. Ainda não há definição de como, quando e onde isso será feito segundo o Estadão Conteúdo.

Brasil

20 de Fev // | Brasil

A criação do Ministério da Segurança Pública deve sair do papel. A nova instituição abrigará, entre outras corporações, a Polícia Federal e  Rodoviária Federal. O ministro da Justiça, Torquato Jardim, está defendendo junto ao presidente Temer o nome do general Carlos Alberto, chefe da Secretaria Nacional de Segurança, para assumir a nova pasta.

 

Ele chefiou a missão de paz no Haiti. Cotado para assumir a nova pasta de Segurança, Santos Cruz já comandou 12 mil militares entre 2006 e 2009 no Haiti. De volta ao Brasil, foi comandante da 2ª Divisão de Exército e subcomandante do Comando de Operações Terrestres. Sua experiência no poder executivo é anterior à Senasp.

 

Ele foi assessor especial do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Depois, sucedeu ao tenente-general indiano Chander Prakash Wadhwa no comando da missão de paz na República Democrática do Congo, coordenando cerca de 23 mil militares de 20 países, até dezembro de 2015. Está na Secretaria Nacional de Segurança Pública desde abril segundo informações do jornal O Globo.

Brasil

19 de Fev // | Brasil

O interventor federal da segurança pública no Rio de Janeiro, general Braga Netto, vai utilizar o acúmulo de dados de inteligência obtidos no período em que ele foi responsável pelo Comando Militar do Leste para fazer mudanças estratégicas nas políciais do estado segundo informações do Blog do Camarotti.

 

Esse diagnóstico foi definido por ministros que participaram da decisão do presidente Michel Temer de fazer a intervenção no Rio. Avaliação feita no Palácio do Planalto é de que o grande problema no estado é que os comandos locais, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, nas comunidades e nos bairros, tinha intervenção política.

 

A constatação é de que uma parcela da polícia também tem influência de milícias e até mesmo do crime organizado. "Como o general Braga atuou no ano passado em operações no Rio por causa das ações da Garantia da Lei e da Ordem e em 2016 por causa da Olimpíada, ele acumulou muita informação sobre o funcionamento da segurança pública no Rio e sobre as polícias. Em várias operações, inclusive, foi identificado o vazamento de informação".

Brasil

19 de Fev // | Brasil

Escolhida para ser a relatora do decreto presidencial 9.288/2018, que formaliza a intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro, a deputada Laura Carneiro (MDB-RJ) já está trabalhando no relatório que deve ser apresentado nesta segunda-feira (19) durante sessão de discussão da medida, na Câmara dos Deputados.

 

Favorável à ação federal, a parlamentar questiona, no entanto, a ausência de detalhes sobre recursos e estratégica de atuação no decreto editado pelo Palácio do Planalto. "Estou aqui num imbróglio porque tem alguns textos que deveriam estar no decreto e não estão. Onde estão os recursos (para a intervenção)?"

 

"Qual é a estratégica básica pelo menos? (Falta) pelo menos exemplificar, determinar a base da estratégia, como a contenção das fronteiras do Rio, por exemplo", criticou. A deputada relatou que irá conversar com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para saber como atuar já que, segundo ela, não é possível alterar o teor da medida, como acontece em outras pautas em tramitação na Casa segundo o Estadão Conteúdo.

Brasil

19 de Fev // | Brasil

Diante de um cenário de instabilidade na segurança do Rio de Janeiro, uma série de medidas especiais estão sendo tomadas nas penitenciárias. Algumas delas, que já estavam sendo planejadas, foram antecipadas após o anúncio de intervenção federal na segurança pública do Estado, na última sexta-feira (16).

 

Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro informou que a "intervenção abrange todos os setores da Segurança Pública e, dessa forma, coube ao Secretário antecipar algumas medidas de controle, na intenção de evitar qualquer reação da população carcerária".

 

David Anthony Gonçalves Alves assumiu a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária no dia 24 de janeiro. Desde então, mudanças na gestão dos presídios estavam em andamento, informou sua assessoria de imprensa. Ele afirma que aceitou o cargo para reorganizá-lo, "visando um novo modelo de gestão, promovendo maior integração com a Secretaria de Segurança Pública", afirmou segundo informações do Estadão Conteúdo.

Brasil

19 de Fev // | Brasil

Os corpos de três homens que foram vítimas de um assalto na noite da última sexta-feira (16), às margens do Rio Negro, em Manaus (AM), foram localizados pelo Corpo de Bombeiros. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, eles faziam parte de um grupo de quatro missionários que atuavam nas comunidades ribeirinhas no bairro de Tarumã.

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o grupo foi abordado por piratas de água doce, que estavam armados com espingardas e revólveres e levaram o barco. Outros pertences não foram roubados. Um dos missionários informou aos assaltantes que apenas um dos integrantes do grupo sabia nadar, mas todos foram obrigados a pular no rio.

 

A vítima que sabia nadar conseguiu alcançar a margem e pedir socorro. Os bombeiros realizaram uma busca na superfície, mas não localizaram ninguém. "Com chegada da luz do dia, nossos bombeiros mergulhadores iniciaram os trabalhos de buscas submersas e em menos de 24 horas dois dos desaparecidos foram encontrados", afirmou o coronel Mauro Marcelo Lima Freire, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

Brasil

19 de Fev // | Brasil

Terminou no início da madrugada desta segunda-feira (19) o motim na Penitenciária Milton Dias Moreira, em Japeri, na Baixada Fluminense. A rebelião, iniciada no fim da tarde do domingo, deixou pelo menos três presos feridos. Ao todo, 18 pessoas ficaram sob o domínio dos detentos - oito agentes penitenciários e dez internos.

 

Um revólver, duas pistolas, uma granada de efeito moral e uma lanterna foram apreendidos. Segundo a Seap, os feridos foram atendidos por ambulâncias da Defesa Civil e não correm risco de vida. Durante o motim, as negociações foram conduzidas por profissionais especializados da Superintendência de Segurança da Seap.

 

O Grupamento de Intervenção Tática da Seap, o Batalhão de Choque e diversas unidades da Polícia Militar (PM) também aturaram no caso. O motim aconteceu dois dias após a decretação da intervenção federal na área de segurança pública do Estado do Rio. Antes da rebelião, a Seap informou que "medidas de controle" das penitenciárias foram antecipadas por causa da intervenção federal segundo informações do Estadão.

Brasil

16 de Fev // | Brasil

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, explicou que o decreto de intervenção no Rio de Janeiro entra em vigor já nesta sexta-feira (16) e que o general Braga Netto terá poderes de governo, podendo fazer demissões e contratações na segurança pública. O texto foi publicado numa edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta.

 

Segundo ele, o interventor terá o comando geral da secretaria estadual, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e do Sistema Carcerário. Ele também continuará à frente do Comando Militar do Leste, coordenando as tropas militares. "No caso da intervenção, é possível transformar, demitir, admitir e reestruturar. Ou seja, todos os atos de governo", afirmou.

 

O ministro-chefe do GSI, Sergio Etchegoyen, afirmou que, apesar da intervenção imediata, ela não irá alterar o planejamento feito pelo governo estadual para o desfile das campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro. Neste sábado (17), o presidente viajará ao Rio de Janeiro para discutir um plano de atuação com o general, que terá de nomear um novo secretário estadual de segurança pública após o pedido de demissão do atual.

Brasil

16 de Fev // | Brasil

O governo federal editou o Decreto 9.287/2018, que dispõe sobre a utilização de veículos oficiais pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional. O texto, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta (16) revoga decreto de 2008 que tratava do assunto. As disposições do decreto não se aplicam aos militares das Forças Armadas.

 

O decreto classifica os veículos oficiais em três categorias: de representação; de serviços comuns; e de serviços especiais. Os de representação serão utilizados exclusivamente pelo presidente da República; pelo vice-presidente da República; pelos ministros de Estado; pelos ex-presidentes da República; e pelos ocupantes de cargos de natureza especial ou pelas autoridades que comandam agências reguladoras.

 

O texto ainda traz algumas proibições, dentre elas é vedado o uso de veículos de empresas públicas e de sociedades de economia mista como veículos oficiais do governo e o uso de veículos oficiais nos sábados, domingos e feriados, exceto para eventual desempenho de encargos inerentes ao exercício da função pública – ou nas hipóteses de necessidades dos ex-presidentes da República e segurança dos familiares do presidente e do vice-presidente da República.

Brasil

16 de Fev // | Brasil

Acordar de manhã e, ao conferir as mensagens de WhatsApp, se deparar com aquelas fotos de “Bom dia” no grupo da família. Ou então receber as famigeradas correntes, que reúnem de tudo, desde notícias falsas até aquele característico alerta: “Se você não enviar esta mensagem para 10 pessoas, algo acontecerá em sua vida”.

 

Tudo isto poderia ser evitado se você não fosse colocado em um desses grupos contra sua vontade. É possível sair, mas o aplicativo dedura para todo mundo. E, então, aquele amigo ou familiar inconveniente pode inclui-lo de novo. No entanto, isso pode acabar segundo informações da Agência Senado.

 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) propôs um projeto de lei que altera o Marco Civil da Internet e exige que os usuários do aplicativo deem previamente seu consentimento para serem colocados nos grupos. De acordo com a Agência Senado, o Projeto de Lei do Senado Federal (PLS) 347/2016 trata da inclusão em grupos, páginas e comunidades de redes sociais; isso impacta WhatsApp, Facebook, Telegram e outros.

Brasil

15 de Fev // | Brasil

Os primeiros venezuelanos instalados em Roraima serão enviados a outros Estados no mês de março. O anúncio foi feito na quarta (14) pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, após reunião com o presidente Temer. O ministro explicou que a redistribuição dos venezuelanos será feita em acordo com os Estados que forem recebê-los.

 

Além disso, o ministro da Defesa, Raul Jungmann também apontou que 70% dos venezuelanos têm até o segundo grau completo e 30% têm nível superior, cabendo ao Ministério da Educação o trabalho de tratar da revalidação de diplomas no país segundo informações da Agência Brasil.

 

"É um povo irmão. Se hoje nós temos diferenças com o governo, elas passam. Mas relações entre nações e povos continuam. E a gente tem que entender que é um povo irmão, e a gente tem que procurar acolhê-los. Mas, ao mesmo tempo, não podemos deixar Roraima enfrentar isso sozinha", ressaltou o ministro. Antes disso, ele já havia adiantado que Temer vai assinar uma medida provisória para definir a forma de apoio que será dado aos refugiados e a Roraima.

Brasil

05 de Fev // | Brasil

Um empresário foi assassinado a tiros na madrugada deste domingo (4), no município de Campos Sales, na Região do Cariri, distante cerca de 480 quilômetros de Fortaleza. Segundo a polícia, a vítima era ganhadora de um prêmio de R$ 39 milhões na Mega-Sena, em um sorteio realizado no ano de 2011 segundo o G1.

 

Conforme a polícia, o empresário estava em um bar, quando foi surpreendido pelos disparos. A cidade de Campos Sales tem 27 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A vítima foi identificada como Miguel Ferreira Oliveira, conhecido na região como "milionário da Mega-Sena".

 

Ele nasceu em São Paulo e, após ganhar o prêmio, se mudou para o Ceará, onde passou a atuar como empresário do ramo de aluguel de imóveis. A polícia informou que Miguel Ferreira já possuía passagens por embriaguez ao volante e desacato. Equipes da Polícia Militar foram acionadas após o crime, mas não conseguiram prender os suspeitos. Um inquérito policial foi instaurado na Delegacia de Campos Sales para investigar o caso.

Brasil

05 de Fev // | Brasil

Uma disputa entre facções criminosas em Fortaleza, resultou na maior chacina da história do Ceará. Foram 14 pessoas mortos e 18 feridas no ataque ocorrido na casa de shows O Forró do Gago. Fechado desde então, o local passará a ser uma igreja evangélica. Quem anunciou a mudança foi o proprietário da casa, José Clediano Nobre.

 

Ele prestou depoimento sobre as execuções ao delegado do 13º Distrito Policial, Hélio Marques. “Ele nos disse que pretende alugar o espaço na Rua Madre Tereza de Calcutá para uma igreja evangélica, pois não quer mais realizar festas lá, depois da chacina. Ele inclusive disse que o culto inaugural deve acontecer no próximo fim de semana”, explicou o delegado.

 

Nobre declarou que promovia festas ali todas sextas-feiras, mas desconhecia que era frequentado por integrantes de facções e não sabia de comemorações com apologia ao crime. O fechamento do espaço foi uma medida preventiva para que não ocorram, novamente, crimes similares. Após apreender os equipamentos de som do Forró, a polícia revelou que ela atingia 150 decibéis durante as festas segundo informações do Estadão Conteúdo.

Brasil

03 de Fev // | Brasil

O médico Paulo Roberto Penha Costa foi transferido da Unidade Prisional Regional de Pinheiro para a Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís, na última sexta-feira (02) . Em um vídeo, ele aparece de camisa e calça azul entrando na viatura que o trouxe até a capital do Maranhão. A transferência do médico ocorreu porque ele tem ensino superior.

 

A informações é do atual advogado Hilton Oliveira. Como a UPR de Pinheiro não possui esse tipo de cela, o médico foi mandado para Pedrinhas. A defesa do médico informou que Costa estava realizando 'alguns procedimentos', mas iria atender a criança assim que terminasse segundo informações do G1.

 

Também disseram que, possivelmente, a criança já teria chegado morta ao hospital. A atual defesa disse que, por enquanto, não irão se pronunciar. A prisão preventiva de Paulo Roberto foi decretada pela juíza Tereza Cristina Palhares Nina na manhã desta sexta (2). Para a Justiça, mesmo ciente da situação do recém-nascido, o médico assumiu o risco de morte ao negar atendimento sob argumento de que o paciente era de outro município.

Brasil

03 de Fev // | Brasil

A Prefeitura de Joaquim Gomes, em Alagoas, proibiu que o hit "Que tiro foi esse", da funkeira Jojo Todynho, seja tocado durante as festas de carnaval na cidade. A medida foi tomada por questões de segurança, após solicitação da PM durante reunião realizada nesta semana entre representantes da prefeitura, dos blocos de rua e de integrantes da 2º Cia.

 

"A música traz esse som de disparo de arma de fogo. O uso de armas de fogo é proibido pelo Estatuto do Desarmamento. Não se pode incentivar o uso de armas. A música também incentiva a violência contra a mulher. Todos os dias temos ocorrências com mulheres. A polícia tem a obrigação de proteger a população e evitar o incentivo à violência".

 

A explicação é  do Capitão Queiroz, da 2ª Companhia da Polícia Militar. A prefeitura confirmou a proibição e disse que a medida busca proteger a população. O hit da funkeira não é a única música proibida na cidade. Na última semana, o Ministério Público de Estado de Alagoas (MP-AL) expediu uma recomendação para que outras músicas também não sejam executadas nas festas de carnaval do município segundo informações do G1.

Brasil

01 de Fev // | Brasil

O centro espírita onde o médium Chico Xavier atendia seguidores em Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi arrombado e teve levados roupas e equipamento de som, conforme informações do filho do médium, Eurípedes Higino. Portas e vidros foram quebrados. "A violência está por todo lugar. Muitas igrejas estão sendo roubadas também", disse.

 

A invasão na Casa da Prece foi constatada na terça-feira, 30, por volta das 18h20, quando um grupo chegou para orações. A Polícia Militar esteve no local na quarta-feira (31), pela manhã e, segundo Higino, parte do que foi levado já teria sido localizado. "O que nos assusta mais do que o que levaram é a violência", afirmou o filho de Chico Xavier.

 

Em 30 de novembro do ano passado, o túmulo do médium na cidade foi depredado e o vidro que protege um busto do espírita foi quebrado. Chico Xavier nasceu em 2 de abril de 1910 em Pedro Leopoldo, na Grande Belo Horizonte, e morreu em 30 de junho de 2002 em Uberaba, para onde se mudou em 1959. O médium Chico Xavier é uma das maiores referências mundiais no espiritismo segundo informações do Estadão Conteúdo.

Brasil

31 de Jan // | Brasil

O administrador de empresas Antonio de Almeida Anaquim, de 41 anos, que na noite de 18 de janeiro atropelou 18 pessoas e matou a bebê Maria Louize Araújo de Azevedo, de 8 meses, no calçadão da Avenida Atlântica, em Copacabana (zona sul do Rio), cogitava fugir do Brasil, afirma a Polícia Civil do Rio de Janeiro.

 

Devido a suspeita, a polícia pediu e a Justiça concedeu nesta última terça-feira (30) a apreensão do passaporte do atropelador. O delegado Gabriel Ferrando, da 12ª Delegacia de Polícia (Copacabana), que investiga o caso, não informou qual seria o destino de Antonio Anaquim segundo informações do Estadão.

 

Em entrevista à TV Globo, ele contou já ter feito contato com o advogado de Anaquim, que teria se comprometido a entregar o passaporte de seu cliente na quarta-feira, 31. Apesar da suspeita, a polícia não pediráà Justiça a prisão do administrador de empresas. O inquérito está "muito avançado", afirmou Ferrando, sem precisar quando deve concluir a investigação. Anaquim sofre de epilepsia e alegou ter tido uma crise que causou o acidente.

Brasil

30 de Jan // | Brasil

Uma mulher levou nove facadas do namorado depois de ser atacada por ele enquanto dormia no quarto da casa dela, nessa segunda-feira (29), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Estella Cristina Ribeiro, de 32 anos, trabalha como promotora de vendas e está internada no Hospital Jardim Cuiabá.

 

Estella foi esfaqueada um dia depois de ter denunciado o namorado, Lucas Silva Santos, de 25 anos, de ter cometido ameaças, agressões e torturado o cachorro de estimação dela. Eles têm um relacionamento há nove meses. A briga ocorreu na tarde de domingo (28) na casa da vítima, no Bairro Nova Ipê, em Várzea Grande.

 

No mesmo dia a vítima registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Segundo a tia de Estella, Vania Cristina Ribeiro, Lucas, depois de atacar a sobrinha, mandou áudios pelo WhatsApp ameaçando matar a família dela. No domingo, Estella estava em uma festa com os amigos e o namorado, na casa dela. Em um determinado momento, ela levou o filho, de 3 anos, para dormir em um dos quartos segundo informações do G1.

Brasil

30 de Jan // | Brasil

Um menino de 12 anos que sobreviveu à maior chacina do Ceará, no clube "Forró do Gago", no Bairro Cajazeiras, se fingiu de morto ao levar o primeiro tiro na coxa. Outra criança que ajudava o pai na venda de lanches foi baleada e ameaçada, segundo relato de uma moradora da comunidade. Ao todo, 14 pessoas foram mortas.

 

A família do menino de 12 anos sobrevivente do caso, filho do vendedor de cachorro-quente conhecido como Marrom, morto no local, foi embora do bairro. A chacina ocorreu na madrugada deste último sábado (27), quando criminosos, supostamente integrantes de uma facção, chegaram ao clube atirando. 

 

A maioria mulheres. O caso é tratado como a maior chacina do estado do Ceará. Uma moradora da comunidade que não quis ser identificada conversou com o G1 e afirmou que o grupo autor do crime pertence a uma facção, e chegou ao local dividido em três carros e duas motos. Entre eles havia mulheres, e todos tinham os rostos cobertos, usavam roupas pretas, coletes e armamento pesado, incluindo fuzis, segundo a moradora segundo o G1.

Brasil

29 de Jan // | Brasil

Ouvidoria da Justiça Federal questiona o pagamento de auxílio-moradia ao juiz Marcelo Bretas, responsável pela Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, casado com uma integrante da mesma categoria, ele recebe o benefício apesar de resolução do CNJ proibir a remuneração a casais que morem sob o mesmo teto.

 

Em resposta, o órgão informou que o magistrado obteve o direito à verba judicialmente. Ele e outros quatro colegas entraram com ação para garantir o ganho extra. Ainda segundo a publicação, a resolução do CNJ foi elaborada depois de o ministro Luiz Fux, do STF, ter liberado o pagamento do auxílio a todos os juízes do país, em 2014.

 

O conselho vedou o repasse da verba “ao magistrado que residir com quem perceba vantagem da mesma natureza”. A coluna afirma que, na ação em que conquistaram o direito ao auxílio, Bretas e os colegas alegaram que a determinação do Conselho Nacional de Justiça fere a Lei da Magistratura e confere tratamento díspar a integrantes da mesma classe. Primeiro, o grupo obteve uma liminar. Em 2015, a decisão foi confirmada.

Brasil

26 de Jan // | Brasil

Após perícia da Polícia Civil, foi desinterditado no fim da tarde desta última quinta-feira (25) o plenário da Câmara dos Deputados, onde houve um princípio de incêndio nesta manhã. Salão Verde e comitê de imprensa, que também foram isolados por serem áreas próximas ao local, já estão liberados para circulação.

 

Por volta das 6h30 da manhã, um plantonista entrou no plenário e acendeu as luzes. Uma das lâmpadas super aqueceu e explodiu, destruindo o difusor acrílico. O material incandescente caiu sobre quatro poltronas, localizadas na área onde normalmente se sentam parlamentares de oposição ao governo Michel Temer.

 

O incêndio foi controlado em poucos minutos e, como o plenário estava vazio, ninguém se feriu. Mais cedo, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal realizou a primeira perícia. Não há prazo para conclusão do laudo oficial da Polícia Civil sobre as causas do incêndio. O plenário da Câmara tem capacidade para 600 e sua galeria pode receber até 200 convidados segundo informações do Estadão Conteúdo.

Brasil

25 de Jan // | Brasil

Sabe quais são as chances de acertar um bilhete da Megasena? Uma em 50 milhões! 25 dias após o sorteio da “Mega da Virada” que aconteceu no dia 31 de dezembro de 2017, um dos cotistas que teve seu bilhete premiado em Belém, capital do Pará, ainda não foi retirar os R$820 mil ganhos em um bolão.

 

Dos 22 acertadores da Mega, somente um único vencedor ainda não foi buscar o prêmio. Segundo a Caixa Econômica Federal, os prazos de qualquer uma das loterias prescrevem em 90 dias corridos. Caso o valor não seja resgatado o dinheiro será repassado ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Ainda segundo a Caixa é comum os ganhadores esquecerem prêmios mais baixos do que as grandes premiações como a ‘Mega da Virada’. Em 2017 foram repassados pelas Loterias Federais ao Fies um total de R$326,019 milhões relativos aos prêmios resgatados. O concurso 2000 da Mega Sena pagou um total de R$306,7 milhões divididos em 17 apostas vencedoras dos estados do Pará, Paraná, São Paulo, Bahia, Minas, Rio e Santa Catarina.

Brasil

25 de Jan // | Brasil

Um princípio de incêndio foi registrado no plenário principal da Câmara dos Deputados na manhã desta quinta-feira (25). De acordo com informações preliminares da assessoria de imprensa da presidência da Câmara, um curto-circuito provocou fogo no local. Algumas áreas da Câmara foram interditadas.

 

De acordo com a assessoria, a situação ficou sob controle. Uma perícia será feita para identificar com maior precisão a origem do problema. Durante o recesso parlamentar, a Câmara não está realizando sessões no plenário, que tem permanecido fechado e vem passando por um processo de manutenção.

 

As atividades parlamentares serão retomadas somente no início de fevereiro. O fogo, identificado por técnicos da Casa, foi verificado por volta das 6h30 desta quinta. A brigada de incêndio da Casa foi acionada e, segundo a Câmara, o fogo foi contido em menos de cinco minutos. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal fez uma perícia no local quando foi constatado curto-circuito em uma das luminárias do teto do plenário segundo o G1.

Brasil

25 de Jan // | Brasil

Uma jovem de 21 anos e a filha dela, de apenas oito dias de vida, foram mortas a tiros dentro de casa, nesta última quarta-feira (24), em Anápolis, a 55 km de Goiânia. De acordo com a Polícia Civil, Laura Catrine da Conceição Alves estava em casa com o bebê, que não teve a identidade divulgada, quando um homem armado invadiu o local atirando.

 

Segundo o delegado Renato Rodrigues Oliveira, familiares relataram que Laura vinha sendo ameaçada por um ex-namorado. “Nós vamos ter que ver certinho esta questão de relacionamentos anteriores, de ameaças que ela sofreu para realmente chegar neste ponto, se foi um feminicídio, se foi um crime passional ou não”, disse o delegado.

 

O crime ocorreu na tarde de quarta-feira, na casa em que Laura e a filha moravam, na região norte de Anápolis. Conforme apurou a TV Anhanguera, no local a perícia encontrou mais de 30 cápsulas de uma pistola 9 milímetros. Segundo a polícia, o bebê foi atingido por, pelo menos 4 disparos. Oliveira afirmou que uma das suspeitas é que a jovem tenha tentado fugir do atirador escondendo no banheiro, onde foi encontrada com a filha nos braços.

Brasil

24 de Jan // | Brasil

Integrantes do Movimento Social de Luta (MSL) voltaram a ocupar a Fazenda Espinheiro Preto, na madrugada desta quarta-feira (24) em Dracena, interior de São Paulo. Antes de entrar na área, cerca de 50 militantes bloquearam a rodovia vicinal Noritaro Murata. A estrada já foi liberada. A fazenda já havia sido ocupada na semana passada.

 

Os manifestantes protestam contra a condenação do ex-presidente Lula e pedem a retomada da reforma agrária. No sul da Bahia, integrantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade bloquearam a rodovia BR-101, em Teixeira de Freitas, na manhã desta quarta, em defesa do ex-presidente e para reivindicar a reforma agrária.

 

A PRF deslocou viaturas para o local e informou que agentes negociam a liberação da pista. Em Mato Grosso do Sul, militantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), movimento dirigido por José Rainha Junior, bloquearam a entrada da unidade da empresa JBS, na Vila Popular, em Campo Grande (MS), na manhã desta quarta. Os manifestantes pedem o direito do ex-presidente Lula de concorrer à eleição presidencial deste ano.

Brasil

23 de Jan // | Brasil

Um médico ginecologista de 58 anos foi preso nesta terça-feira (23), por suspeita de abusar sexualmente de pacientes em Goiânia. De acordo com a Polícia Civil, o profissional já havia sido condenado por violação sexual mediante fraude em casos envolvendo outros pacientes, em 2015 – neste caso, a defesa recorreu e ele continuou trabalhando e praticando abusos.

 

A identidade do médico, que tem 30 anos de carreira, não foi divulgada pela corporação. De acordo com a delegada Ana Elisa Gomes, titular da Delegacia da Mulher, as mulheres eram submetidas aos atos libidinosos enquanto realizavam os exames – em um dos casos o médico chegou a fazer sexo oral em uma paciente.

 

“Nós representamos pela prisão dele depois que três vítimas procuraram a delegacia. Elas relataram que o profissional utilizava o momento do exame de toque para abusar das vítimas, seja por masturbação, falando coisas de cunho sexual, chegando a audácia de praticar sexo oral”. O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás informou que “dará celeridade à apuração de tais fatos em razão da gravidade do que já foi divulgado”.

Brasil

23 de Jan // | Brasil

Mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto por itens feitos de plástico, como garrafas, copos descartáveis, canudos, cotonetes, embalagens de sorvete e redes de pesca. Esta é uma das principais conclusões de um trabalho de monitoramento realizado desde 2012, em 12 delas, pelo Instituto Oceanográfico da USP

 

O trabalho é feito em parceria com o Instituto Plastivida, uma associação que reúne entidades e empresas do setor. As pesquisas sobre a questão do lixo no mar ainda são escassas e incipientes, tanto no Brasil como no exterior. Mas, em termos mundiais, sabe-se que os resíduos sólidos nos oceanos possuem diversas proveniências segundo informações da BBC.

 

Estima-se que 80% deles tenham origem terrestre. Entre as causas disso estão a gestão inadequada do lixo urbano e as atividades econômicas (indústria, comércio e serviços), portuárias e de turismo. A população também tem parte da responsabilidade pelo problema, devido principalmente à destinação incorreta de seus resíduos que, muitas vezes, são lançados deliberadamente na rua e nos rios, gerando a chamada poluição difusa.

Brasil

23 de Jan // | Brasil

Um cabo da Polícia Militar foi preso nesta última segunda-feira (22) por suspeita de ter estuprado uma jovem de 18 anos na cidade de São Paulo no último dia 14 de janeiro deste ano. Câmeras de segurança instaladas na região do crime mostram o momento em que a técnica em nutrição foi abordada pelo criminoso.

 

Por volta de 7h, ele estacionou um Fiat Siena de cor preta, desceu do veículo e ficou parado em uma esquina até a chegada da vítima, que foi puxada pelo braço e forçada a entrar no banco de trás do carro. A Polícia Civil decretou sua prisão temporária e ele se apresentou no início da tarde desta última segunda.

 

O policial possui um veículo do mesmo modelo e cor. O órgão relata que o criminoso manteve uma arma apontada para a vítima e a estuprou por cerca de 30 minutos. Em entrevista ao UOL, a mãe da jovem de 18 anos disse que ela está "completamente abalada e se recusa a falar ou relembrar o assunto". O mesmo cabo da PM é suspeito de ter assediado uma estudante de 19 anos na mesma região de São Paulo segundo informações do Uol.

Brasil

22 de Jan // | Brasil

Um menino de 10 anos sobreviveu mesmo depois de ter o coração atravessado por um espeto na cidade de Toritama, em Pernambuco. O garoto caiu de uma escada em cima de um tonel onde estavam guardados equipamentos para churrasco. Ele foi atendido apenas em um hospital de Recife, a cerca de 170 quilômetros de onde aconteceu o acidente.

 

A equipe médica que o atendeu classificou o caso como "milagre". “O espeto acertou em cheio o coração. Geralmente, em casos parecidos, os pacientes chegam aqui em situação gravíssima ou, realmente, nem chegam. Isso é uma situação muito rara. Poucas vezes, vimos algo assim. Foi um verdadeiro milagre”, declarou em entrevista.

 

As médicas explicaram que o espeto fez o buraco e ao mesmo tempo tampou essa abertura. Por isso não houve sangramento. Qualquer tentativa de retirar o objeto poderia ter provocado um grave sangramento e o óbito do menino. “Fomos cauterizando o ferimento à medida que retirávamos o espeto. Tudo com muito cuidado”, disse Andrea Rolim. O garoto já deixou a UTI, mas ainda não há previsão de alta do hospital segundo o G1.

Brasil

19 de Jan // | Brasil

Em meio ao maior lixão da América Latina, um vestido branco, um terno e um casal apaixonado dizendo 'Sim'. A cena parece inusitada, mas um casamento entre catadores ocorreu nesta última quinta-feira (18) no lixão da Estrutural em Brasília, local considerado o maior depósito irregular de resíduos da América Latina.

 

A cerimônia ocorreu dois dias antes do fechamento do lixão. A catadora, Valdineide dos Santos Ferreira, 63, teve seu dia de noiva financiado por um projeto social chamado "Mulheres em Alta Estima" e foi recebida no altar com aplausos de amigos, catadores e flashes de diversos fotógrafos que acompanhavam a cena.

 

"Quero que, mesmo fechado, os amigos e todo mundo lembre que aqui teve uma história de amor", declarou. Valdineide conheceu seu agora marido, Deoclides Brito, 38, no local há cerca de um ano. "Via ele e achava bonito. Um dia, ele estava sentado descansando e resolvi perguntar: 'É solteiro?'" Era. Assim que ouviu a resposta, correu para conversar e logo deu o aviso. "Mais tarde é lá em casa, tá?", contou Valdirene que trabalha a 40 anos do lixão.

Brasil

19 de Jan // | Brasil

Uma mulher foi assassinada a facada pelo próprio marido na tarde dessa última quarta-feira (17) em Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, a vítima, Edilene Coelho dos Santos, de 30 anos, foi morta na frente dos filhos, um de 9 anos e um recém-nascido segundo informações do G1.

 

O principal suspeito é o marido dela, Ademilson Nunes, de 30 anos. A família de Edilene disse à Polícia Civil, conforme consta no boletim de ocorrência, que Ademilson estava em liberdade condicional pelo crime de violência doméstica, já que havia agredido a vítima e o filho dela, de outro casamento.

 

Ademilson, segundo o processo do TJMT, era monitorado por tornozeleira eletrônica entre janeiro e maio de 2017 e chegou a ter a prisão decretada por não cumprir as regras do monitoramento do equipamento. Atualmente ele cumpria medidas cautelares com base na Lei Maria da Penha. A Polícia Civil disse que foi chamada pela Polícia Militar, a respeito de um assassinato na Rua Boa Vista, no Bairro Jardim Vitória.

Brasil

18 de Jan // | Brasil

O advogado baiano Luiz Gama foi declarado patrono da abolição da escravidão do Brasil, através da Lei 13.629/18. A lei foi sancionada pelo presidente Michel Temer e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17). O nome do abolicionista também será inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, como previsto na Lei 13.628/18.

 

Luiz Gama nasceu em 21 de julho de 1830, em Salvador. Ele libertou mais de 500 escravos no Brasil através da Justiça. Apesar de ter nascido livre, foi vendido como escravo pelo pai aos 10 anos para pagamento de dívida de jogo. Ele atuava como rábula, exercendo a advocacia sem ter o título, o que era permitido naquela época.

 

Morreu em 24 de agosto de 1882, antes de a abolição ser concretizada. Em 2015, 133 anos após sua morte, ele foi reconhecido como advogado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Luiz Gama era filho da africana Luísa Mahin, uma das líderes da Revolta dos Malês, com um fidalgo branco de origem portuguesa. O pai, que era de família rica, por conta de jogos de azar, faliu. Luiz foi vendido como escravo depois que sua mãe foi exilada por motivos políticos.

Brasil

18 de Jan // | Brasil

Como foro adequado para processar e julgar governadores, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) conduz dezenas de processos contra esses políticos – em especial, por esquemas de corrupção. No último dia 9 foi diferente. Chegou à corte um pedido de medida protetiva urgente da ex-primeira-dama da Paraíba Pâmela Bório.

 

Ela acusa o ex-marido, o governador Ricardo Coutinho (PSB), de ter praticado crimes da Lei Maria da Penha. A defesa do governador nega tudo – e revela que está processando Pâmela por calúnia, injúria e difamação. Coutinho foi notificado na segunda-feira e tem cinco dias de prazo para prestar informações.

 

Depois disso, a presidente do Supremo Tribunal de Justiça, ministra Laurita Vaz, decidirá se concede ou não o pedido da ex-primeira-dama. Segundo o advogado Sheyner Asfora, contratado pelo governador, Pâmela será candidata nas eleições deste ano e, por isso, quer prejudicar politicamente o ex-marido. De fato, a própria Pâmela postou no Instagram que se filiou a um partido político para disputar um cargo público nas eleições de outubro.

Brasil

17 de Jan // | Brasil

Daniel Cravinhos, condenado a 39 anos de prisão pela morte dos pais da ex-namorada Suzane Richthofen, deixou a penitenciária em Tremembé (SP) na tarde desta última terça-feira (16). Ele foi beneficiado pela concessão do regime aberto e vai cumprir o restante da pena em liberdade segundo informações do G1.

 

Ele deixou a unidade, conhecida por abrigar detentos de casos de grande repercussão no país, às 16h35. A unidade onde ele estava preso tem como um dos internos Alexandre Nardoni, condenado pela morte da filha Isabella. Daniel Cravinhos estava preso desde 2002, ano em que cometeu o crime.

 

Ele foi condenado em 2006 junto com o irmão, Christian Cravinhos, que teve em agosto do ano passado o regime aberto concedido pela Justiça. Ambos cumpriam desde 2013 pena no regime semiaberto. No modelo, eles tinham direito a cinco saídas temporárias por ano. Namorado de Suzane na época do crime, Daniel foi apontado como autor da execução do casal junto com o irmão. Ele cumpriu 16 anos de prisão e teve dois anos remidos da pena por ter trabalhado na cadeia.

Brasil

16 de Jan // | Brasil

Um homem de 27 anos foi preso em flagrante nesta última segunda-feira (15) em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, pelo estupro de uma jovem de 26 anos. Segundo informações do jornal Extra, a vítima havia saído da academia quando foi abordada pelo suspeito, que estava armado. Ele a levou para um matagal da região e a estuprou.

 

Durante o ato, porém, ela conseguiu pegar o celular e ligar para uma amiga. A amiga da mulher procurou a delegacia e relatou o caso. “O pessoal da delegacia viu logo que se tratava de um caso de violência sexual e traçaram a rota que a vítima pegava da academia até em casa”, afirma o delegado titular da 166ª DP, Bruno Gilaberte.

 

No caminho feito pela vítima, os policiais decidiram procurar em um local pouco frequentado, o “Pontal”. Ao chegar lá, a bicicleta da jovem foi vista e poucos metros à frente, o suspeito e a mulher foram localizados. Ao perceber a aproximação, o responsável pelo estupro atirou contra os policiais. Houve revide e a vítima conseguiu escapar. O homem foi baleado na perna direita, mas ainda conseguiu fugir, invadindo um condomínio e alcançando a praia.

Brasil

16 de Jan // | Brasil

O governo federal pretende fazer 1,2 milhão de perícias em benefícios do Insituto Nacional do Seguro Social. O prazo para cumprir esta meta é o final de 2018, de acordo com o ministro interino do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame. A verificação no pagamento dos auxílios-doença e das aposentadorias por invalidez foi anunciada em 2016.

 

Até dezembro do ano passado, 249,8 mil benefícios foram vistoriados, resultando no cancelamento de 226,2 mil auxílios-doença. A economia gerada foi de R$ 5,7 bilhões. Ao G1, Beltrame disse que para atingir a meta deste ano, parte dos 3.864 peritos do INSS terão de aderir a uma nova forma de trabalho, levando em conta a produtividade.

 

Deverão fazer quatro perícias diária e se colocar à disposição de mutirões para quando o ministério julgar necessário. Os peritos terão até 30 dias para informar se querem aderir ao novo sistema. A perícia no benefício é feita em casos de beneficiários com menos de 60 anos e que estão há pelo menos dois anos sem passar por perícia. Ficam de fora pessoas com mais de 60 e quem tem 55 anos, mas recebe o benefício há pelo menos 15 anos.





Classificados


Enquete



Mais Lidas