Notícias

Mundo

Mundo

23 de Fev // | Mundo

Dois carros-bomba explodiram nesta sexta (23) em Mogadíscio, capital da Somália, deixando pelo menos 18 mortos e 20 feridos. Uma das explosões ocorreu perto da residência presidencial do país, mas segundo autoridades ainda é cedo pra determinar qual era o alvo do ataque. O grupo extremista al-Shabaab assumiu a responsabilidade pelo ataque.

 

Na primeira explosão houve um tiroteio perto da residência presidencial, disseram a polícia e os serviços de emergência. A organização terrorista al-Shabaab, que em 2012 se filiou à rede internacional da Al Qaeda, controla parte do território no centro e no sul do país e pretende instaurar um estado islâmico wahabista na Somáli.

 

"Os militantes saíram do carro quando ele se aproximou do palácio, o carro-bomba explodiu do lado de fora do prédio, onde estavam muitos soldados militares que guardam as ruas adjacentes ao palácio", disse o major Omar Abdullahi à Reuters. "É muito cedo para fornecer detalhes e dizer qual era o alvo", disse outro major, Mohamed. A Somália sofreu o pior de sua história em outubro do ano passado: um ataque deixou 512 mortos no total.

Mundo

21 de Fev // | Mundo

Os jihadistas cometeram 1.459 atentados em 42 países durante 2017, sobretudo no Iraque, Afeganistão, na Nigéria, Somália e Síria, com o resultado de 13.634 mortos – a metade de vítimas civis –, informou nesta quarta-feira o Observatório Internacional de Estudos sobre Terrorismo, com sede na Espanha segundo a Agência EFE.

 

Dois de cada três mortos são dos cinco países citados (10.583), segundo o anuário do terrorismo jihadista dessa organização, patrocinado pelo Grupo de Vítimas do Terrorismo do País Basco, região espanhola que sofreu durante várias décadas os atentados da ETA. No ano da queda do Estado Islâmico, um em cada cinco países do mundo foi palco do terrorismo.

 

Iraque foi o mais afetado, concentrar 35% de todos os atentados (505), muito na frente dos 187 do Afeganistão. Além disso, 48% dos atentados cometidos por organizações jihadistas tinham como fim atacar alvos civis, enquanto 35% perseguiam alvos relacionados às forças de segurança ou instalações governamentais, e 11,2%, religiosos. Foram o Estado Islâmico e seus braços os mais ativos, responsáveis por 43,9% das ações terroristas (641).

Mundo

19 de Fev // | Mundo

Destroços do avião iraniano que caiu com 65 pessoas a bordo foram encontrados na região central do país, informou a agência estatal Isna nesta segunda-feira (19). Os destroços teriam sido encontrados perto da cidade de Dengezlu, na província de Isfahan, disse o vice-governador da província de Kohgiluyeh e Boyer-Ahmad, segundo a imprensa local.

 

Minutos depois da divulgação da notícia, porém, o site da TV estatal afirmou que um porta-voz da agência de avião civil iraniana não conseguiu confirmar a informação, segundo informações da Reuters. O avião, operado pela Aseman Airlines, caiu no sudoeste do Irã na manhã de domingo (18).

 

O voo ia de Teerã à cidade de Yasuj, no sudoeste do país, e caiu no Monte Dena, na Cordilheira de Zagros, a cerca de 480 km da capital iraniana. A região, de difícil acesso, dificultou a chegada do resgate. Não há informações sobre vítimas ou sobreviventes. O aparelho desapareceu do radar cerca de 20 minutos depois de ter decolado do aeroporto de Teerã. O voo EP 3704, feito em uma aeronave ATR 72, decolou de Teerã às 8h local.

Mundo

15 de Fev // | Mundo

O atirador que invadiu uma escola em Parkland, na Flórida, deixando 17 mortos, era um ex-aluno que foi expulso por motivos disciplinares. Nikolas Cruz, de 19 anos, invadiu a Stoneman Douglas High School na tarde desta última quarta-feira (14) com um rifle AR-15. Ele agiu sozinho e acabou sendo preso logo após a ação.

 

A imprensa americana encontrou em sua conta no Instagram, que foi bloqueada após o tiroteio, uma série de fotos em que Nikolas Cruz aparece com facas e arma de fogo. Amigos e ex-colegas de classe confirmaram que a conta pertencia a ele. Nikolas Cruz usava camiseta preta ou um lenço para cobrir o rosto.

 

O jornal “The York Post” afirma que ele afirmava que tiroteio era uma espécie de “terapia grupal” e aparentava zombar de muçulmanos na legenda de pelo menos uma das fotos. Na avaliação do xerife Scott Israel, o conteúdo de suas redes sociais era "pertubador", segundo o canal de notícias norte-americana CNN. Ele fazia comentários ameaçadores sob vídeos do YouTube e outros sites, como "Eu quero atirar nas pessoas com a minha AR-15".

Mundo

15 de Fev // | Mundo

Uma mulher transgênero conseguiu amamentar seu filho após três meses e meio de tratamento com hormônios, uma droga para náuseas e estimulação contínua nos seios. De acordo com a Época Negócios, o caso é inédito na medicina e a produção de leite foi a única fonte de nutrição da criança nas primeiras seis semanas de vida.

 

"Esse caso mostra que, sob certas circunstâncias, a lactação pode ser induzida em mulheres transgênero", declarou Tamar Reisman, uma das médicas envolvidas no tratamento. A paciente que não teve seu nome divulgado procurou o Hospital Monte Sinai, em Nova York em busca de uma solução.

 

Sua parceira, que estava grávida não queria amamenta o bebê, então ela queria tentar assumir essa função. A mulher transgênero realizava terapia hormonal desde 2011, mas não havia passado por procedimentos cirúrgicos. Entretanto, por conta dos hormônios a paciente já possuía seios aparentemente femininos. Desta forma, a solução encontrada pelos médicos responsáveis foi aumentar as doses de estradiol e progesterona segundo o Globo.

Mundo

14 de Fev // | Mundo

Donald Trump, está cada vez mais preocupado que a coalizão de 74 membros formada para derrotar o grupo extremista Estado Islâmico esteja perdendo o foco, reordenando suas prioridades e passando a tratar de antigas rivalidades e conflitos de interesses na região ao invés de erradicar o grupo na Síria e no Iraque.

 

O alarme deve ser dado pelo secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, durante uma reunião da coalizão nesta terça-feira, no Kuwait. Ele deve apontar dedos para situações como a ofensiva das forças da Turquia sobre os rebeldes curdos na Síria, e novos confrontos entre os diferentes grupos sírios na guerra civil.

 

Além disso, crescem as animosidades entre membros da coalizão com não membros, como Israel e Irã. De acordo com uma alta autoridade, o recado passado será: "as atenções precisam estar no prêmio. E o prêmio é a derrota completa do Estado Islâmico". Tudo o que possa atrasar ou colocar em risco esse objetivo também prejudica o objetivo de longo prazo da Síria, que é a transição política e a contenção da influência iraniana na região.

Mundo

07 de Fev // | Mundo

As autoridades informaram nesta quarta-feira (07) que subiu para sete o número de mortos no terremoto de magnitude 6,4 que atingiu Taiwan na noite de terça-feira (no horário local). Equipes de resgate trabalham para localizar ao menos 60 desaparecidos. Por enquanto, as equipes de emergência resgataram mais de 240 pessoas.

 

As pessoas estavam presas nos edifícios mais danificados da cidade de Hua-lien, entre eles, Yunmencuidi e o Hotel Tongshuai (Marshall). Foram mobilizados nas buscas 750 bombeiros e 600 militares. O prefeito de Hualien, Fu Kun-chi, disse que a quantidade de pessoas desaparecidas é próxima de 60, mas um número exato não foi divulgado.

 

As áreas mais afetadas estão perto da cidade de Hua-lien, mas o forte tremor foi sentido em toda a ilha e provocou pânico entre a população, que passou a noite acordada com medo de réplicas de maior magnitude. Nesta quarta-feira (8), um novo tremor foi sentido na localiade. De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, o novo sismo ocorreu a 21 km a nordeste de Hua-lien, a uma profundidade de 11 quikômetros de teve magnitude de 5.7.

Mundo

05 de Fev // | Mundo

O papa Francisco convocou neste último domingo (4) todos os fieis, inclusive de outras religiões, para uma jornada de oração e jejum pela paz no mundo para o próximo dia 23 de fevereiro. Segundo o Pontífice, a iniciativa será dedicada a pedir o fim da violência na República Democrática do Congo e no Sudão do Sul.

 

"Perante o trágico arrastamento de situações de conflito em diversas partes do mundo, convido todos os fiéis para uma jornada especial de oração e jejum pela paz, em 23 de fevereiro, sexta-feira da primeira semana da Quaresma", anunciou o Papa Francisco após a oração do ângelus no Vaticano.

 

O convite realizado pelo líder da Igreja Católica também inclui todos os fieis do mundo, independentemente de religião. "Como em outras ocasiões similares, convido os irmãos e irmãs não-católicos e não-cristãos a associarem-se a esta iniciativa, das formas que julgarem mais oportunas, mas todos juntos", acrescentou o Papa. Para Jorge Mario Bergoglio, a jornada vai dar voz aos que "gritam a Deus, na dor e na angústia".

Mundo

04 de Fev // | Mundo

O choque entre dois trens na Carolina do Sul, nos EUA neste domingo (04), deixou duas pessoas mortas. Mais de cem pessoas foram levadas a hospitais locais para receberem tratamento, segundo fontes oficiais. O trem da companhia Amtrak tinha partido de Nova York e tinha Miami como destino, levava 139 passageiros e oito tripulantes.

 

Os dois mortos eram funcionários da companhia Amtrak. De acordo com o responsável pela comunicação da Divisão de Gerenciamento de Emergência da Carolina do Sul, Derrec Becker, "as lesões variam de cortes a fraturas severas. Todos os feridos foram transportados para hospitais locais". 

 

"A Amtrak Train 91, que operava entre Nova York e Miami, entrou em colisão com um trem de carga CSX por volta das 2:35 da manhã em Cayce, Carolina do Sul", disse a Amtrak. O passageiro Derek Pettaway contou à CNN que viajava da Filadélfia para Orlando em uma cabine com dormitório quando despertou com o impacto da colisão. Ele acrescentou que os funcionários da companhia ferroviária retiraram os passageiros "de maneira muito tranquila".

Mundo

04 de Fev // | Mundo

Um homem deixou pelo menos quatro imigrantes africanos feridos neste sábado (3), ao abrir fogo contra pessoas na cidade italiana de Macerata. O ataque pode ter sido motivado por preconceito racial, de acordo a mídia local. O suspeito foi preso duas horas depois e identificado como Luca Traini, italiano de 28 anos.

 

Segundo a Folha, ele concorreu nas eleições administrativas ao conselho regional pelo partido de extrema direita Liga Norte, no ano passado. Em fotos divulgadas à imprensa é possível ver uma tatuagem na cabeça de Traini, uma espécie de 'Z' ao contrário com um traço. O desenho se chama "Wolfsangel" e foi usado por algumas divisões da SS.

 

O prefeito de Macerata, Romano Carancini, afirmou que entre as vítimas há cinco homens e uma mulher. O premiê italiano Paolo Gentiloni condenou os ataques e disse que ódio e vingança não conseguirão dividir o país. O ataque ocorre dias depois de o corpo de uma jovem italiana de 18 anos ter sido encontrado esquartejado, em duas malas, na mesma cidade. Um imigrante nigeriano foi preso por suspeita de conexão com o crime.

Mundo

02 de Fev // | Mundo

A imprensa estatal de Cuba anunciou na quinta-feira (1º) que se suicidou aos 68 anos Fidel Castro Díaz-Balart, filho mais velho de Fidel Castro, após meses de tratamento e internação devido a uma depressão profunda. Segundo o jornal Granma, Fidelito, como era conhecido, se matou no início da manhã em sua casa em Havana.

 

A publicação não dá mais detalhes sobre as circunstâncias da morte ou as reações da família Castro. O filho mais velho de Fidel nasceu em 1949, do casamento do líder cubano com Mirta Díaz-Balart. Cientista nuclear que estudou em instituições soviéticas, era conselheiro científico do Conselho de Estado do Partido Comunista.

 

Entre 1980 e 1992 foi o responsável pelo programa nuclear cubano, na tentativa de instalar uma usina atômica de energia elétrica na ilha ---plano extinto em 1992 devido à falta de financiamento e o fim da União Soviética. Nos últimos 25 anos ele praticamente desapareceu da vida pública cubana. Fidelito morre pouco mais de um ano depois do pai, falecido aos 90 anos em 26 de novembro de 2016 segundo informações do Folha Press.

Mundo

01 de Fev // | Mundo

Um novo julgamento do ex-médico da Federação de Ginástica dos Estados Unidos, Larry Nassar, teve início na quarta (31), e a cada dia vão aparecendo novos relatos de seus abusos. No primeiro dia de audiência em Charlotte, Michigan, a juíza Janice Cunningham informou que 265 mulheres já revelaram que foram vítimas do criminoso.

 

"Nós já temos 265 vítimas identificadas e um número infinito de vítimas no estado, no país e em todo o mundo", afirmou a juíza Janice Cunningham. "Como resultado, ao permitirem a transmissão ao vivo e a participação por Twitter, todos os indivíduos podem fazer parte deste processo."

 

O julgamento iniciado nesta quarta-feira é referente aos casos de abuso protagonizados pelo ex-médico em um clube de ginástica chamado Twistar, localizado na cidade de Dimondale, em Michigan. Ao longo dos próximos dias, 60 mulheres ficarão frente a frente com Larry Nassar para confrontá-lo pessoalmente e relatar os crimes cometidos por ele. O novo processo será bastante semelhante ao realizado na semana passada segundo o Estadão.

Mundo

29 de Jan // | Mundo

O governo do Afeganistão elevou neste domingo para 103 o número de mortos no atentado realizado ontem pelos talibãs com uma "ambulância-bomba" no centro de Cabul. O ministro explicou que entre os feridos há 35 policiais, mas não soube informar quantos agentes morreram no atentado. A área estava movimentada no momento do ataque.

 

Era por volta das 12h45 (horário local), quando ocorreu o ataque. "Os números que temos mostram que, infelizmente, vários feridos que estavam em estado crítico perderam suas vidas. Agora, o número de mortos é 103 e o de feridos, 235", indicou o ministro do Interior do Afeganistão, Wais Ahmad Barmak, em entrevista coletiva.

 

O chefe da missão da ONU no Afeganistão, Tadamichi Yamamoto, classificou o ataque como uma "atrocidade" e disse que o uso de um veículo médico configura o atentado como uma "violação do direito humanitário internacional". Uma explosão de uma "ambulância-bomba" na manhã do sábado (27) deixou mortos e vários feridos, de acordo com o Ministério da Saúde afegão segundo informações da Agência EFE.

Mundo

27 de Jan // Gildásio Cavalcante | Mundo

Uma explosão de uma "ambulância-bomba" atingiu, na manhã deste sábado (27), o hospital de uma ONG italiana em Cabul, deixando 40 mortos e 140 feridos, de acordo com o Ministério da Saúde afegão.

 

De acordo com o G1, no bairro onde fica o hospital da ONG Emergency estão os escritórios do Ministério do Interior afegão, além de outros prédios governamentais, embaixadas estrangeiras e os da União Europeia (UE).

 

Ainda conforme a publicação, autoridades disseram que a ambulância, onde o explosivo foi escondido, seguiu para um posto de controle da região, que estava movimentada no momento do ataque já que sábado é um dia útil no Afeganistão.

 

No Twitter da ONG, o coordenador da Emergency, Dejan Panic, afirmou: "É um massacre". O ataque acontece uma semana após o cerco do grupo terrorista Talibã ao Hotel Intercontinental da capital afegã, que terminou com 25 mortos (13 estrangeiros), de acordo com a última estimativa divulgada pelo governo do Afeganistão.

Mundo

25 de Jan // | Mundo

O venezuelano Nicolás Maduro confirmou sua candidatura à reeleição no pleito presidencial do país, previsto para ocorrer até 30 de abril. Na última terça-feira (23), ele já tinha se manifestado disposto a concorrer, depois que o número dois do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Diosdado Cabello, ter dito que Maduro sairia candidato.

 

"Vamos ganhar as eleições e vamos varrer [a oposição]. Não vou decepcioná-los", disse Maduro, em um evento do Ministério do Transporte em Caracas. O pleito foi antecipado no momento em que Maduro se aproveita da união de seus aliados após vitória nas eleições municipais em dezembro e para governadores, em outubro.

 

De acordo com a Folha, Maduro também se beneficia da fragmentação da coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), dividida em relação à participação nas eleições e às negociações com o regime na República Dominicana. Apesar do curto tempo para o pleito, Maduro pode não ter concorrntes. Entre os possíveis, o ex-prefeito Leopoldo López está em prisão domiciliar e o ex-prefeito Antonio Ledezma se autoexilou na Espanha.

Mundo

24 de Jan // | Mundo

Depois de uma semana de julgamento e sentidos depoimentos de mais de 150 ginastas, o ex-médico da Federação de Ginástica dos Estados Unidos (USA Gymnastics) Larry Nassar conheceu nesta quarta-feira sua sentença. Ele foi condenado a até 175 anos de prisão por abusar sexualmente de atletas, a maior parte delas menor de idade.

 

O julgamento era referente a sete dos seus crimes cometidos em Michigan, todos de abuso, mas a juíza Rosemarie Aquilina permitiu que todas as ginastas abusadas por Nassar comparecessem para prestar depoimento. O resultado foi longas e comoventes audiências, que tomaram conta do noticiário dos Estados Unidos até esta quarta.

 

A juíza Aquilina se mostrou disposta a fazer Nassar pagar por seus crimes. E nesta quarta, admitiu a satisfação com a condenação. "Você não fez nada para merecer sair da prisão novamente. Eu acabei de assinar sua pena de morte", declarou. Nassar, de 54 anos, já havia se declarado culpado por abusar de sete pessoas na região de Lansing, mas foram liberados os depoimentos de todas aquelas que quisessem acusá-lo no julgamento desta semana.

Mundo

23 de Jan // | Mundo

Ao menos uma pessoa morreu e outras várias foram baleadas, nesta terça-feira, depois que um atirador entrou em uma escola do estado americano de Kentucky. O gabinete do governador, Matt Bevin, confirmou a ocorrência, a qual classificou como "trágica". A "CBS News" fala em pelo menos cinco feridos segundo o Globo.

 

Já a "CNN" destacou que sete foram levados para hospitais — alguns, de helicóptero, segundo a gerente de emergência do condado, Darlene Lynn. A Escola de Ensino Médio Marshall County foi fechada, e o acesso à instituição está bloqueado. Os agentes não deixam pais entrarem no colégio, no qual alunos ainda permanecem trancados.

 

O suspeito está sob custódia, enquanto paramédicos atendem as vítimas no local, segundo a rede "NBC", que cita fontes policiais. Às 13h12m (horário de Brasília), a polícia do Kentucky informou, pelo Twitter, que o local estava seguro e o atirador, apreendido. A motivação do suspeito não foi esclarecida. Agentes do Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos foram acionados para prestar assistência à polícia.

Mundo

22 de Jan // | Mundo

O número de mortes no ataque do Taleban ao Hotel Intercontinental na capital do Afeganistão, Cabul, subiu para 19, incluindo 14 estrangeiros. As forças de segurança atuaram por mais de 13 horas antes de o último agressor ser morto no domingo (21). O hotel de luxo que foi alvo do ataque é popular entre estrangeiros e autoridades afegãs.

 

O porta-voz do Ministério do Interior, Najib Danish, disse que os 18 mortos incluíam 14 estrangeiros e um funcionário de telecomunicações da província de Farah que estava participando de uma conferência. Danish afirmou que 11 dos 14 estrangeiros mortos eram funcionários da KamAir, uma companhia aérea privada afegã.

 

A KamAir também apresentou uma declaração dizendo que alguns de seus voos foram interrompidos por causa do ataque. Um cidadão ucraniano foi morto no atentado, de acordo com Vasyl Kyrylych, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia. A breve declaração de Kyrylych no Twitter não deu mais detalhes. Dez outras pessoas, incluindo seis das forças de segurança do país, ficaram feridas segundo infromações do Estadão.

Mundo

22 de Jan // | Mundo

Para o papa Francisco, freiras que fofocam têm atitudes semelhantes as dos terroristas. O pontífice fez o comentário durante reunião bem-humorada, neste último domingo (21), com cerca de 500 freiras contemplativas no Santuário das Nazarenas, no centro de Lima, no Peru segundo a agência Reuters.

 

"Sabem o que é uma freira fofoqueira? Terroristas. Pior que Ayacucho anos atrás. Porque a fofoca é como um demônio. Atira a bomba, destrói tudo e vai embora tranquila. Freiras terroristas, não. Sem fofocas", afirmou o papa, em referência ao grupo guerrilheiro Sendero Luminoso. Ayacucho foi o berço da luta do grupo contra as forças de segurança do Peru.

 

Em uma guerra que durou duas décadas, pelo menos 69 mil pessoas foram mortas ou estão desaparecidas. "Já sabem que o melhor remédio para não fofocar é morder a língua. A enfermeira vai ter trabalho, porque a língua de vocês vai inflamar, porém não vão atirar a bomba. E lembrem-se dos terroristas de Ayacucho quando quiserem fazer uma fofoca", continuou o papa, o que fez a plateia rir. A reunião com as freiras acontece no último dia de Francisco no Peru.

Mundo

19 de Jan // | Mundo

O Ministério da Unificação da Coreia do Sul informou nesta sexta-feira (19) que deseja manter reuniões regulares com a Coreia do Norte. De acordo com a agência EFE, o anúncio foi feito durante uma entrevista coletiva na qual o governo sul-coreano divulgou as linhas gerais do que pretende discutir com o governo vizinho.

 

Os dois países demonstraram sinais de reaproximação recentemente, em especial por conta dos Jogos Olímpicos de Inverno que acontecem este ano na cidade de PyenongChang, na Coreia do Sul a partir do dia 9 de fevereiro. As duas nações devem desfilar juntas na cerimônia de abertura do evento.

 

As duas nações vão participar do torneio feminino de hóquei no gelo com uma equipe unificada. A Coreia do Sul diz planejar estender essas conversas a outros assuntos e celebrar de "forma regular" e de "alto nível". "Seul buscará conversas setoriais com Pyongyang, assim como estreitar os laços e trabalhar para a resolução do problema nuclear norte-coreano", afirmou um porta-voz do Ministério da Unificação.

Mundo

18 de Jan // | Mundo

O casal de comissários de bordo Paula Podest Ruiz, de 39 anos, e Carlos Ciuffardi Elorriga, 41, não imaginavam que a cerimônia religiosa de casamento deles iria ser tão especial. É que o Papa Francisco realizou o casamento do casal nesta quinta-feira (18), em pleno vôo entre Santiago e Iquique, no norte do Chile de acordo com o G1.

 

O casal aproveitou que o pontífice estava a bordo para pedir a benção da união, mas o Papa disparou “Vocês querem que eu faça o casamento de vocês?”. Surpresos com a proposta, os noivos aceitaram e Francisco realizou a cerimônia na parte dianteira do avião. O presidente da empresa Latam, Ignacio Cueto, foi chamado para ser testemunha.

 

O pontífice pediu para que um dos cardeais que o acompanhavam preparasse a ata do casamento e abençoou as alianças do casal. De acordo com o porta-voz do Vaticano, Greg Burke, a cerimônia é válida perante a Igreja. “Tudo é oficial”, informou. Em viagem ao Chile, o Papa Francisco celebrou nesta quinta sua terceira missa no país, realizada Playa Lobitos, perto de Iquique. Depois do Chile, o pontífice desembarca no Peru, onde ficará três dias.

Mundo

18 de Jan // | Mundo

Os Estados Unidos vão manter presença militar na Síria até a derrota total do grupo extremista Estado Islâmico. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado do país, Rex Tillerson, nesta quarta-feira. De acordo com informações da agência EFE, a medida busca evitar falhas que o governo americano avalia ter cometido no Iraque.

 

"Não podemos cometer os mesmos erros de 2011, quando uma saída prematura do Iraque permitiu que o EI e outras organizações provocassem o caos e encontrassem um porto seguro no país", afirmou Tillerson durante pronunciamento em uma universidade na Califórnia nesta última quarta-feira (17).

 

O secretário prometeu que os Estados Unidos e seus aliados "perseguirão, matarão ou capturarão" os combatentes do grupo extremista. Segundo ele, medidas adotadas pelo governo do presidente Donald Trump já ajudaram a libertar 3,2 milhões de sírios e 4,5 milhões de iraquianos do Estado Islâmico. Tillerson afirmou ainda que ao contrário de Barack Obama, Trump ordenou operações agressivas para "conseguir resultados claros rapidamente".

Mundo

16 de Jan // | Mundo

O papa Francisco usou tom de desculpas em seu primeiro discurso no Chile, nesta terça (16), por causa dos casos de abuso sexual cometidos por padres. "Não posso deixar de manifestar minha dor e vergonha frente ao irreparável dano causado às crianças por parte de ministros da Igreja", disse ao lado da presidente Michelle Bachelet e autoridades.

 

Francisco disse que, junto com os bispos, fará todos os esforços para dar suporte às vítimas e se comprometeu a garantir que os crimes não mais voltassem a acontecer. De acordo com a Folha, apenas 45% dos chilenos se declaram católicos, uma redução de 20% em relação a 2010. O país é o que, entre todos da América Latina, dá a pior avaliação ao papa, com nota de 5,3.

 

A média no continente é 6,8. Os chilenos reclamam que as autoridades religiosas acobertaram o escândalo sexual envolvendo o padre Fernando Karadima, em 2010, principalmente o bispo Juan Barros. O religioso foi indicado em 2015 por Francisco para comandar a diocese de Osorno, interior do Chile, e é acusado deter protegido Karadima. O padre negas as acusações e o bispo garante que não sabia das ações do seu antigo mentor.

Mundo

15 de Jan // | Mundo

O desabamento de um mezanino no prédio da Bolsa de Valores de Jacarta nesta segunda-feira (15) feriu pelo menos 75 pessoas, segundo informou a instituição. Não houve mortos, e a polícia afirma que a causa foi acidental. O acidente provocou pânico no bairro financeiro da capital indonésia segundo informações do Uol.

 

Um vídeo de câmeras de segurança mostra diversas pessoas reunidas no mezanino quando a estrutura desaba. As emissoras locais mostraram uma multidão gritando e correndo, enquanto a polícia evacuou a área em meio a uma montanha de escombros. Segundo a polícia, a maioria dos feridos tem lesões nas extremidades.

 

Eles foram levados a hospitais. "O acidente aconteceu no primeiro andar, por onde passam muitos funcionários", afirmou Argo Yuwono, porta-voz da polícia de Jacarta. O acidente aconteceu no início da tarde (3h, horário de Brasília), coincidindo com a hora do almoço. "Houve um grande estrondo, e as pessoas que estavam do lado de dentro correram para fora", contou a jornalista da Metro TV Marlia Zein, que estava no local na hora do acidente.

Mundo

15 de Jan // | Mundo

Um duplo ataque suicida atingiu o centro de Bagdá, capital do Iraque, na manhã desta segunda-feira (15). O número de vítimas é incerto. A última informação disponível, divulgada por uma autoridade do Ministério do Interior, é que 27 pessoas morreram e 64 ficaram feridas, de acordo com a Reuters. Este é mais atentado em três dias na região. 

 

Pouco antes, fontes médicas e policiais disseram à agência EFE e à BBC que há ao menos 36 mortos e 91 feridos. Os dois ataques, efetuados por terroristas com cintos explosivos, ocorreram de forma quase simultânea na praça Al Tayarán. Forças de segurança fizeram um cordão de isolamento no local após o ocorrido.

 

A praça Al Tayaran é uma importante zona comercial de Bagdá e um ponto de encontro para os trabalhadores que se reúnem ali desde o início do dia em busca de oportunidades. O local já foi alvo de ataques, muitos deles letais, em diferentes ocasiões. Várias ambulâncias chegaram ao local do atentado, para onde foi mobilizado um forte dispositivo de segurança. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque até o momento. Este é o segundo atentado em três dias.

Mundo

15 de Jan // | Mundo

O presidente dos EUA, Donald Trump, reagiu no domingo (14) às críticas que recebeu após o comentário ofensivo contra países africanos e o Haiti, feito na sexta (12). "Eu não sou racista", disse ontem o líder americano a repórteres em uma rápida entrevista antes de um encontro com um deputado republicano em Palm Beach, na Flórida.

 

"Eu sou a pessoa menos racista que você já entrevistou", afirmou Trump, ao ser questionado sobre o que achava das pessoas que o consideram racista. Durante reunião com um grupo de seis senadores na Casa Branca, na sexta, o presidente americano afirmou que o país deveria diminuir o fluxo migratório de "países de m...".

 

Ele falou em meio a uma discussão sobre a legislação específica para nativos de nações africanas e do Haiti. Donald Trump ainda afirmou que os Estados Unidos deveriam incentivar a entrada de pessoas com origem em países como a Noruega. Desde então, Trump enfrenta severas críticas por causa do comentário. Mesmo políticos republicanos condenaram a postura do presidente segundo informações do Estadão Conteúdo.

Mundo

13 de Jan // | Mundo

O presidente dos EUA, Donald Trump, negou ter chamado o Haiti, El Salvador e países africanos de "buracos de merda" durante uma reunião na quinta (11). Uma reportagem do jornal Washington Post revelou que as ofensas teriam acontecido durante uma discussão sobre imigração, depois que legisladores da Casa Branca citaram o nome dos países.

 

"Por que estão vindo pra cá todas essas pessoas de países que são um buraco de merda?", teria dito o presidente. Ainda segundo o Washington Post, Trump então sugeriu que os Estados Unidos deveriam trazer mais pessoas de países como a Noruega. Ao discutir um acordo para proteger imigrantes, Trump teria sinalizado ainda que haitianos não deveriam ser incluídos.

 

"Por que precisamos de mais haitianos? Tirem eles", reforçou. Por meio do Twitter, Trump admitiu ter usado uma linguagem "dura" durante o evento, mas negou ter feito as ofensas. "A linguagem usada por mim no DACA foi dura, mas não foi a linguagem que eu usei", publicou o presidente, em referência à Ação Diferida para os Chegados na Infância (DACA, na sigla em inglês). Ele também disse ter "uma ótima relação com os haitianos".

Mundo

10 de Jan // | Mundo

A jovem de 15 anos estuprada e morta na cidade de Corrientes, na Argentina, morreu após sofrer uma parada cardíaca provocada pela violência sexual, de acordo com informações do site local Diário Época. Cinco baianos foram presos por suspeita de participar do crime contra Irina Diana López, que aconteceu no dia 1º deste mês.

 

A fiscal Graciela Fernández Contarde, que atua na investigação, classificou o crime como abuso sexual com acesso carnal seguido de morte. Irina foi encontrada no quarto de uma pensão onde ela vivia com a mãe, uma irmã mais nova e sua filha de seis meses. Ela estava sem as roupas, com sinais de espancamento e sangramento nos genitais.

 

A ferida interna da cesariana que a adolescente precisou passar para dar à luz ainda não havia cicatrizado. "Temos uma pessoa, que seria o autor da morte, detido como acusado, e outras pessoas suspeitas, que com o decorrer da investigação terão a participação revelada", comentou Graciela. A vítima estava almoçando com outros moradores da pensão pouco antes de ser encontrada morta. Seis pessoas estão detidas, sendo três mulheres e três homens.

Mundo

10 de Jan // | Mundo

Cinco baianos, quatro da cidade de Cipó e um de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, foram presos na Argentina suspeitos de estuprar e matar uma jovem de 15 anos. O crime teria ocorrido no réveillon, e os suspeitos foram presos pela polícia local no dia 1º de janeiro. Uma irmã da vítima encontrou o corpo.

 

Conforme a imprensa local, a adolescente Irina Diana Lopez foi encontrada no quatro de uma pensão da cidade de Corrientes. A jovem morta estava sem roupas e apresentava sinais de espancamento e sangramento nas partes íntimas. O filho da vítima, de 6 meses de idade, estava ao lado do corpo. O caso ganhou destaque nos jornais argentinos.

 

Um dos suspeitos presos foi Wenderson de Souza Bacelar, de 21 anos, que é natural de Feira de Santana. Ainda de acordo com a imprensa local, a vítima era namorada de Wenderson. Os demais suspeitos não tiveram identidades divulgadas. Na Bahia, o pai do suspeito, Edcarlos Bacelar, falou com a imprensa nesta última terça-feira (9) sobre a situação do filho. Ele disse que Wenderson foi para a Argentina há 6 meses vender redes.

Mundo

09 de Jan // | Mundo

Uma carta aberta, assinada por mais de uma centena de médicos, enfermeiros, psicólogos, investigadores e autoridades da área da saúde em Portugal, pede a legalização do uso terapêutico da maconha. O documento apoia dois projetos de lei que pedem liberação do uso da cannabis com finalidade medicinal.

 

A carta aberta defende que a "planta da cannabis tem inúmeros efeitos medicinais que podem e devem ser colocados ao serviço das pessoas. A legalização permitiria a melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas e um maior e melhor acesso ao tratamento mais adequado ao seu estado de saúde".

 

O texto defende ainda a importância de se levar em consideração as evidências científicas e as experiências em outros países como o Canadá, a Alemanha, Holanda e a Itália, que já regularam o uso medicinal da substância, e salienta que a legalização permitiria o acesso em condições reguladas e com garantia de qualidade. Dois projetos de lei, um do Bloco de Esquerda e outro do partido Pessoas Animais Natureza, serão analisados pelo Parlamento.

Mundo

08 de Jan // | Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em seu perfil no Twitter que o livro "Fogo e Fúria: por dentro da Casa Branca" (em tradução livre), do jornalista Michael Wolff, é um "fake book" (livro falso, na tradução para o português). O livro vem gerando polêmica por apresentar Trump como um político que não entende bem o peso de seu cargo.

 

"Tive de tolerar notícias falsas desde o primeiro dia em que anunciei que me candidataria à Presidência. Agora tenho de tolerar um livro falso, escrito por um autor totalmente desacreditado. Ronald Reagan teve o mesmo problema e lidou com bem com a situação. Eu também lidarei", disse Trump pela rede social.

 

O presidente dos EUA também elogiou a entrevista dada pelo assessor da Casa Branca Stephen Miller à rede de TV CNN, na qual Miller descreveu o livro como "nada além de uma pilha de lixo completa". Ele também criticou seu anterior chefe de estratégia, Steve Bannon, citado por Wolff no livro, afirmando que Bannon fez comentários "grotescos tão desconectados da realidade e obviamente vingativos" segundo informações do Estadão Conteúdo.

Mundo

07 de Jan // | Mundo

Um acidente entre dois navios deixou 32 desaparecidos na costa leste da China, neste sábado (6). A informação foi confirmada neste domingo pelo Ministério do Transporte chinês.

 

A colisão aconteceu próximo à cidade de Xangai, entre um petroleiro iraniano com registro do Panamá e um navio de carga de Hong Kong.

 

Segundo o G1, todos os desaparecidos estavam a bordo do veículo do Irã, que pegou fogo e derramou óleo no mar. Ainda não há informações sobre a extensão da área atingida. Já as 21 pessoas que viajavam no cargueiro, todas de nacionalidade chinesa, foram resgatadas.

 

Oito embarcações da China realizam busca na região. A guarda costeira sul-coreana também enviou um navio e um avião para ajudar nos trabalhos de resgate.

Mundo

04 de Jan // | Mundo

O regime da Coreia do Norte reabriu na quarta (03) as linhas de comunicação com a Coreia do Sul, após seu líder, Kim Jong-un, expressar a vontade de retomar o diálogo em sua mensagem de Ano Novo. Segundo a rádio estatal da Coreia do Norte, a linha telefônica intercoreana foi reativada a partir das 15h (horário local, 4h30 de Brasília).

 

Os canais de comunicação habituais entre os dois países não estavam operando desde fevereiro de 2016, quando foram cancelados pela Coreia do Norte em protesto contra a decisão de Seul de fechar o complexo industrial intercoreano de Kaesong segundo informações da Agência EFE.

 

O anúncio ocorre um dia após a proposta de Seul para que houvesse uma reunião de alto nível na próxima terça-feira (9), para tratar da possível participação de Pyongyang nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang. A Coreia do Sul sempre defendeu que a participação da Coreia do Norte nos Jogos ajudaria a aliviar a tensão entre os dois países. Caso o encontro aconteça, seria o primeiro contato deste tipo em mais de dois anos entre as duas Coreias.

Mundo

04 de Jan // | Mundo

Rafael Marques Lusvarghi, brasileiro preso há mais de um ano e dois meses na Ucrânia sob acusação de terrorismo por ter lutado contra o exército ucraniano ao lado de tropas militares rebeldes, foi solto provisoriamente no mês passado pela Justiça. Vídeos divulgados pelo paulista a amigos nas redes sociais mostram ele fora da prisão.

 

O Ministério das Relações Exteriores no Brasil confirmou nesta última terça-feira (02) por meio de nota, que o paulista Rafael Marques Lusvarghi, 32 anos, está “em liberdade provisória”. Rafael deixou a prisão no dia 18 de dezembro de 2017. Ele foi detido em Kiev, capital da Ucrânia, em 6 de outubro de 2016 segundo informações do G1.

 

O poder judiciário da Ucrânia, no entanto, não teria informado o motivo da soltura a Rafael, a seus advogados e nem mesmo à Embaixada brasileira. Como será julgado novamente por terrorismo, em data ainda não marcada, uma das hipóteses mais prováveis é a de que o brasileiro foi solto provisoriamente até que a Justiça marque a data de seu julgamento. Seu passaporte foi retido pelas autoridades ucranianas para que ele não deixe o país.

Mundo

02 de Jan // | Mundo

Um ônibus que levava 53 passageiros caiu de um precipício de quase 100 metros de altura e deixou ao menos 25 mortos nesta terça-feira (02) ao norte de Lima, no Peru. O acidente ocorreu na parte da manhã na “curva do diabo” da estrada Pasamayo, que é um desvio da rota Panamericana, 45 quilômetros ao norte de Lima.

 

“Ao menos 25 são os mortos e cerca de cinco feridos foram encontrados até o momento”, disse à imprensa o coronel Dino Escudero, chefe da divisão de controle de estradas da polícia. “A polícia e os bombeiros continuam trabalhando para resgatar as vítimas, mas achamos que o número de mortos pode aumentar”, acrescentou.

 

O ônibus havia saído da cidade de Huacho, 130 km ao norte de Lima, em direção à capital. Segundo a agência Andina, mais de 20 unidades dos bombeiros estão participando do resgate. Um helicóptero levou socorristas até o local do acidente, enquanto outros desceram caminhando, ajudados por cordas. Os feridos foram encaminhados a hospitais da região. A agência diz ainda que o ônibus pertence à empresa San Martín de Porres de Huacho.

Mundo

02 de Jan // | Mundo

Pelo menos quatro pessoas morreram no último final de semana em decorrência da onda de frio recorde, que acomete o leste dos Estados Unidos. As vítimas foram dois homens em Milwaukee, um desabrigado em Charleston, na Virgínia Ocidental, e outro homem na frente de uma igreja em Detroit segundo informações do G1,

 

A a polícia acredita que eles morreram congelados. Como as baixas temperaturas seguem até esta terça-feira (2), o Serviço Nacional do Clima emitiu alertas, pois estão previstas registros "perigosamente baixos" no leste de Montana e em todo o Meio-Oeste até o litoral do Atlântico e o Nordeste, chegando ao sul.

 

Escolas de Iowa, Massachusetts, Indiana, Ohio e Carolina do Norte cancelaram ou adiaram o início das aulas. "É por causa do frio intenso, que é perigoso demais para deixar as crianças na rua esperando um ônibus que pode não chegar", disse Herb Levine, superintende das escolas públicas de Peabody, em Boston, à emissora CBS. Com exceção do Nordeste, a expectativa é de aumento das temperaturas nas próximas 24 horas.

Mundo

02 de Jan // | Mundo

Pelo menos 23 pessoas morreram na segunda-feira em um ataque aéreo da coalizão liderada pela Arábia Saudita, na província de Al Hudaydah, no oeste do Iêmen, conforme informou a emissora de televisão "Al Masira", controlada pelos rebeldes. Até o momento, não houve confirmação dos dados do ataque por fontes independentes.

 

O bombardeio, que deixou um número ainda não divulgado de feridos, teve como alvo um posto de gasolina situado perto de um mercado, na região localizada nas margens do Mar Vermelho, segundo relato o veículo de comunicação segundo informações do serviço de notícias internacional EFE.

 

A aliança de países sunitas vem realizando ataques aos rebeldes xiitas - apoiados pelo Irã -, quando estes se estão carros estacionados em postos de gasolina ou mercados, nas regiões que as forças governamentais buscam controlar. Al Hudaydah é um importante porto do Mar Vermelho e está controlado pelos houthis, que são acusados de receber armamento pelo mar, vindo do Irã. A guerra já matou mais de 10 mil civis.

Mundo

01 de Jan // | Mundo

Cerca de 200 pessoas ficaram feridas nas tradicionais celebrações de fim de ano nas Filipinas, apesar de uma diretriz presidencial destinada a restringir o uso de rojões. Embora o país seja de maioria católica, por influência de superstições e de tradições chinesas, muitos filipinos acreditam que barulhos fortes possam afugentar maus espíritos.

 

Por isso, abusam dos fogos de artifício, dos rojões e dos disparos para o alto. Em junho passado, o presidente filipino, Rodrigo Duterte, sancionou um decreto estipulando que os rojões poderiam ser utilizados apenas nas zonas previstas pelas autoridades locais para este objetivo e sob a supervisão de pessoas treinadas para manuseá-los.

 

Segundo o ministro da Saúde, Francisco Duque, 191 pessoas ficaram feridas este ano. Entre elas, há um bebê de 11 meses. O número representa uma queda de 77% em relação à média dos últimos cinco anos. "Estamos relativamente satisfeitos. Relativamente, porque ainda há muitos feridos, mas satisfeitos porque assistimos a uma redução substancial do número de feridos", declarou ele à imprensa.

Mundo

01 de Jan // | Mundo

Nesta segunda-feira (01), O líder ditador norte-coreano Kim Jon-un manteve o tom de ameaça aos Estados Unidos em seu pronunciamento televisionado de Ano Novo, ao dizer que sempre tem à mesa um "botão nuclear". Mas, no mesmo discurso, ele também se disse aberto ao "diálogo" com a Coreia do Sul.

 

Ele voltou a dizer que a Coreia já tem tecnologia para atingir todo o território dos EUA com mísseis e que, por isso, Washington nunca começaria uma guerra. Kim Jon-un destacou, porém, que só apertaria o botão nuclear, se a segurança da Coreia do Norte estivesse ameaçada e se disse disposto a conversar com a Coreia do Sul.

 

Ele informou, por exemplo, que considera enviar uma delegação de atletas para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, que serão sediados no país vizinho, em Fevereiro. A Coreia do Sul sempre defendeu que a participação da Coreia do Norte nos Jogos ajudaria a aliviar a tensão entre os dois países. O presidente dos Estados Unidos foi perguntado por repórteres sobre a fala de Kim Jon-un, mas não quis comentar segundo informações das agências de notícias.

Mundo

01 de Jan // | Mundo

Marcando a despedida de 2017, o Papa Francisco condenou neste domingo as guerras, injustiças, degradação social e ambiental e outros maus artificiais, que segundo ele marcaram negativamente o ano. O Papa Francisco celebrou uma missa de Ano Novo na Basílica de São Pedro, uma ocasião tradicional de agradecimento nas últimas horas de cada ano.

 

Em sua homilia, o Papa disse que Deus nos deu um ano "inteiro", mas "nós, seres humanos, de muitas maneiras arruinamos e machucamos com as obras da morte, com mentiras e injustiças". "As guerras são o sinal flagrante desse orgulho repetido e absurdo", disse ele segundo informações do Estadão Conteúdo.

 

"Mas também são todas as pequenas e grandes ofensas contra a vida, a verdade, a fraternidade, que causam múltiplas formas de degradação humana, social e ambiental". Francisco acrescentou: "Queremos, e devemos assumir, diante de Deus e de nossos irmãos, nossa responsabilidade" pelo mal. Apesar da tristeza, Francisco disse que "a gratidão prevalece" graças àqueles que "cooperam silenciosamente pelo bem comum".





Classificados


Enquete



Mais Lidas