Notícias

Mundo

Mundo

17 de Abr // | Mundo

Um estudante brasileiro foi morto a facadas na noite deste domingo (15) na Universidade de Binghamton, em Nova York, nos Estados Unidos. João Souza, de 19 anos, cursava o primeiro ano de engenharia civil na instituição de ensino. Segundo a universidade, o crime ocorreu por volta das 22h30 (21h30 no horário de Brasília).

 

Câmeras de segurança flagraram o suspeito deixando o dormitório de Souza e fugindo do campus. Ainda segundo a instituição, a polícia acredita que o crime tenha sido premeditado e que Souza era o alvo do suspeito. No início da madrugada, um aluno identificado como Michael M. Roque, de 20 anos, foi detido como principal suspeito do crime.

 

Ele foi encaminhado para a prisão do condado de Broome segundo o Estadão. O jovem nega participação no crime. O estudante Wen Zhong Xun, que se identifica como companheiro de quarto do brasileiro, disse ter presenciado o crime e usou as redes sociais para se manifestar. "Eu conhecia João como um ser humano muito gentil e atencioso. Ele não merecia isso. Sinto muito por ele e sua família. Eu gostaria de ter feito mais para ajudar", disse.

Mundo

17 de Abr // | Mundo

As defesas antiaéreas da Síria interceptaram nesta terça-feira (17) vários mísseis de origem desconhecida, segundo informações de veículos de imprensa oficiais e ativistas. A agência oficial Sana informou, pelo Twitter, que diversos mísseis atacaram, durante a madrugada, zonas rurais na província de Homs, no centro do país.

 

Eles foram interceptados pelas defesas antiaéreas. Segundo a organização não governamental (ONG) Observatório Sírio de Direitos Humanos, as explosões foram ouvidas em zonas rurais do sudeste de Homs e na região de Al-Qalamun, ao norte de Damasco, e esteiras foram vistas nos céus das duas áreas.

 

De acordo com a ONG, vários mísseis foram interceptados e outros causaram impacto, mas nenhum deles nos aeroportos militares de Shayrat, localizado no sudeste de Homs, ou nos dois que estão em Al-Qalamun, Al-Damir e Al-Nassiriya. No último sábado (14), os Estados Unidos, a França e o Reino Unido fizeram um ataque conjunto contra instalações na Síria, onde supostamente eram fabricadas e armazenadas armas químicas. Agência EFE

Mundo

17 de Abr // | Mundo

O papa Francisco afirmou que Deus não abandona pessoas boas ao responder a pergunta de um menino que queria saber se seu pai, que era ateu e morreu há pouco tempo, estava no céu. Durante uma visita à paróquia do bairro de Corviale, em Roma, no último domingo (15), Francisco respondeu às perguntas dos fiéis.

 

Entre eles estava Emanuele, o menino de oito anos, dono da pergunta e de uma voz que estava embargada pelo choro. Diante da situação, o papa Francisco encorajou o garoto a fazer sua pergunta perto de seu ouvido, lhe abraçou e ambos conversaram durante alguns minutos segundo informações da Agencia EFE.

 

O pontífice pediu permissão ao menino para revelar sua inquietação. "Que lindo que um filho diga que seu pai era bom. Um lindo testemunho. Se esse homem foi capaz de ter filhos assim, é verdade que era um grande homem", declarou o papa. O Papa ainda ressaltou que embora o homem "não tivesse o dom da fé, não fosse crente, fez batizar os filhos" e, perante a dúvida de Emanuele, respondeu: "Quem diz quem vai para o céu é Deus".

Mundo

16 de Abr // | Mundo

O Brasil tem mais de 86 mil pedidos de reconhecimento de refúgio acumulados, segundo dados do Conare. Em todo o mundo, existem mais de 2,8 milhões de solicitações semelhantes e 22,5 milhões de pessoas já consideradas refugiadas. No Brasil, a nacionalidade com o maior número de solicitações em trâmite é a venezuelana (33%).

 

Até agora, apenas 18 venezuelanos foram reconhecidos nesta condição, sendo quatro em 2015 e 14 em 2016. Em geral, essa população é tratada como imigrante. Isto porque, segundo a legislação brasileira, são refugiados apenas aquelas pessoas que têm que sair de seu país de origem devido à perseguição política ou religiosa.

 

O Ministério da Justiça explica que o crescimento de pedidos deve-se à crise naquele país e que a abordagem dada aos cidadãos venezuelanos ainda não foi definida pelo governo federal. “A questão da Venezuela é muito recente ainda. Há questões que estão sendo analisadas. O Conare ainda não decidiu o caso porque estão tramitando pedidos no comitê", disse o secretário de justiça Luiz Pontel segundo informações da Agência Brasil.

Mundo

15 de Abr // | Mundo

O papa Francisco afirmou ter ficado "profundamente perturbado" pelo fracasso da comunidade internacional em elaborar uma resposta comum às crise na Síria e em outras partes do mundo. O pontífice disse que "apesar dos instrumentos disponíveis para a comunidade internacional, é difícil concordar com uma ação comum para a paz na Síria".

 

O líder da Igreja Católica pediu neste domingo (15), a união de “todas as pessoas de boa-vontade” nas orações pela paz. Além disso, apelou às lideranças políticas para ajudar “a justiça a prevalecer”.O papa falou após ataques aéreos de Estados Unidos, França e Reino Unido contra locais da Síria usados para a fabricação de armas químicas.

 

Essa ação foi uma represália após um suposto ataque químico em um subúrbio de Damasco que deixou dezenas de mortos, entre eles crianças. Donald Trump comemorou, no Twitter, os ataques aéreos na Síria realizados pelos Estados Unidos em conjunto com a França e o Reino Unido neste sábado. “Um ataque perfeitamente executado na noite passada. Obrigado à França e ao Reino Unido por sua sabedoria e pelo poder de suas forças militares”.

Mundo

15 de Abr // | Mundo

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e o do Irã, Hassan Rouhani, tiveram uma conversa por telefone para discutir as condições na Síria, após o ataque com mísseis realizado por Reino Unido, Estados Unidos e França. Os líderes "concordaram que esta ação ilegal afeta negativamente as perspectivas de um acordo político na Síria".

 

É o que diz um comunicado divulgado pelo Kremlin. Putin ressaltou que ações do tipo violam a Carta da Organização das Nações Unidas e "isso inevitavelmente gera caos nas relações internacionais", segundo a nota. A agência estatal IRNA citou Rouhani: "Os EUA e alguns países do Ocidente não querem que a Síria atinja a estabilidade permanente."

 

Rouhani afirmou que tanto o Irã quanto a Rússia não deveriam permitir "o fogo de uma nova tensão" na região, acrescentando que os ataques aéreos na Síria foram uma "invasão", voltada a "fortalecer terroristas derrotados". O Irã e a Rússia são aliados cruciais do presidente sírio, Bashar al-Assad, cujas forças foram acusadas de lançar um suposto ataque com armas químicas perto de Damasco, há uma semana segundo o Associated Press.

Mundo

15 de Abr // | Mundo

Um grupo formado por familiares e amigos dos velejadores brasileiros condenados por tráfico internacional de drogas, em Cabo Verde, na África, fizeram um protesto na manhã deste domingo (15) em Salvador segundo o G1. Eles começaram a manifestação no Porto da Barra, por volta das 10h, em frente ao Forte de Santa Maria.

 

Vestidos de branco, com bandeiras e faixas, os manifestantes exibiam mensagens. Em uma das faixas, uma frase questionava a propriedade do barco. “Onde está o dono do barco?, referência ao inglês George Fox, que está foragido. Já pelas 11h, várias embarcações realizaram um buzinaço acompanhado por um apitaço feito pelos manifestantes.

 

O grupo ainda soltou balões nas cores verde e amarela em referência, e às 12h o protesto foi encerrado. Foram condenados a 10 anos de prisão por tráfico internacional de drogas os baianos Rodrigo Dantas e Daniel Dantas, além do gaúcho Daniel Guerra e o capitão da embarcação, de naturalidade francesa, Olivier Thomas. As famílias dos velejadores já acionaram a Justiça de Cabo Verde e prometem recorrer do caso até a última instância.

Mundo

14 de Abr // Gildásio Cavalcante | Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje (14) que está orgulhoso da ação militar norte-americana empreendida ontem (13) contra a Síria.

 

Em sua conta no Twitter, Trump disse que “a missão foi cumprida” e o “resultado não poderia ser melhor”.Ele também agradeceu ao apoio militar do Reino Unido e da França e elogiou a “sabedoria e força” dos aliados. A declaração de Trump segue a avaliação feita pelo chefe do Estado Maior norte-americano, em entrevista coletiva à imprensa, na manhã de hoje.

 

Para o general Kenneth F. MacKenzie Jr, a ação militar foi bem-sucedida e efetiva.Na noite de ontem (13), foram disparados mísseis contra alvos sírios, onde, segundo o governo norte-americano estaria sendo desenvolvido um programa de uso de armas químicas.

 

Os Estados Unidos justificam o ataque como uma resposta internacional ao uso este tipo de arma.

Mundo

14 de Abr // Gildásio Cavalcante | Mundo

O presidente Michel Temer declarou neste sábado (14) que o Brasil condena o uso de armas químicas e manifestou “profunda preocupação com escalada do conflito militar na Síria”. Em discurso na 8ª Cúpula das Américas, realizada em Lima, no Peru, Temer defendeu uma solução permanente para a guerra na região.

 

"Já é, pensamos nós, passada a hora de encontrar soluções duradouras, baseadas no direito internacional, para uma guerra que se estende há tempos demais, a um custo humano, também, elevado demais. Condenamos, naturalmente, o uso de armas químicas, que é inaceitável”, afirmou.

 

Na noite dessa sexta-feira (13), os Estados Unidos anunciaram que lançaram um ataque em conjunto com o Reino Unido e a França contra instalaçãoes de armas químicas na Síria, em resposta ao suposto ataque químico à cidade de Duma, realizado há uma semana.

 

 

O presidente brasileiro reiterou que a rejeição ao uso de armas químicas não é simplesmente uma posição de governo, mas uma questão de Estado e enfatizou que a Constituição brasileira também proibe o uso de armas ou energias nuclelares para fins não pacíficos.

Mundo

13 de Abr // | Mundo

A família dos velejadores brasileiros condenados a 10 anos por tráfico internacional de drogas, após serem presos com uma tonelada de cocaína em um barco, entrou com recurso na justiça de Cabo Verde, na África. A informação foi divulgada na manhã desta sexta (13), em uma coletiva realizada pelos advogados e familiares dos brasileiros, em Salvador.

 

De acordo com o advogado de Rodrigo Dantas, Maurício Matos, a justiça pode levar de quatro a seis meses para dar um retorno sobre o recurso. "Confiamos na justiça de Cabo Verde e acreditamos que essa sentença seja um caso isolado de um juiz extremamente autoritário e vaidoso, que anda com duas armas na cintura", disse o advogado.

 

O pai de Rodrigo, João Dantas, está confiante. "Acredito que ele vai voltar em breve porque as provas de defesa apresentadas são contundentes", afirma. A família e o advogado acusam o juiz de ser parcial. Eles informaram na coletiva que o magistrado colocou na sentença que o inquérito da Polícia Federal, que ajudaria a inocentar os velejadores, foi encomendado pela família. "Se eles não fossem presos, seriam mortos", completou João Dantas.

Mundo

11 de Abr // Gildásio Cavalcante | Mundo

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que vem acompanhando o caso do brasileiro Kaique Luan Ribeiro Guimarães desde sua prisão, em 2014, por intermédio do Consulado-Geral em Madri.

 

Ele foi detido na Espanha, acusado de pertencer a uma célula terrorista ligada ao Estado Islâmico. O brasileiro foi condenado na terça-feira (11) a oito anos de prisão por terrorismo (saiba mais aqui).

 

"Agentes consulares brasileiros realizaram visitas aos estabelecimentos prisionais em que o brasileiro se encontrou detido, prestando-lhe assistência, verificando seu estado de saúde e mantendo contato com sua família", informa.

Mundo

11 de Abr // | Mundo

Uma queda de um avião militar nesta quarta (11) causou a morte de 257 pessoas na Argélia, informou o ministério da Defesa. Os passageiros eram militares e familiares em sua maioria. Não houve sobreviventes, segundo o ministério. O acidente, que ocorreu perto da base aérea de Boufarik, entra para a lista dos mais graves já registrados na história.

 

As causas ainda estão sendo investigadas. A aeronave modelo Ilyushin IL-76, de fabricação russa, tinha acabado de decolar da base, a cerca de 30 km da capital Argel, com destino ao sudoeste do país. De acordo com o ministério, morreram todos os 10 tripulantes e 247 passageiros, na maioria membros do Exército Nacional Popular e seus familiares.

 

Um fotógrafo da Agência AFP no local viu a fuselagem da aeronave carbonizada e enegrecida em uma área desabitada, um campo localizado a cem metros dos muros da base aérea. As chamas que destruíram quase todo o avião foram extintas. O modelo IL-76 é destinado prinipalmente para transporte de cargas e militares. O site oficial da fabricante diz que o modelo foi desenhado para capacidade máxima de 225 passageiros.

Mundo

11 de Abr // | Mundo

Após a Rússia comunicar que irá derrubar qualquer míssil americano que seja lançado em direção à Síria, o presidente americano, Donald Trump usou o Twitter para dizer que era para o país "se preparar" para os ataques, porque o mísseis "virão". O presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, ameaçou atacar a Síria.

 

"A Rússia promete derrubar todos e quaisquer mísseis lançados contra a Síria. Prepare-se, Rússia, porque eles virão, bons e novos e "inteligentes"! Você não deve ser parceiro de um Animal Matador com Gás que mata seu povo!", escreveu na rede social. Na sequência, Trump seguiu dirigindo mensagens ameaçadoras ao país.

 

"Nosso relacionamento com a Rússia é pior agora do que nunca, e isso inclui a Guerra Fria. Não há razão para isso. A Rússia precisa de nós para ajudar com sua economia, algo que seria muito fácil de fazer, e precisamos que todas as nações trabalhem juntas. Parar a corrida armamentista?"  As trocas de acusações começaram após um suposto ataque químico no sábado (7), na região de Damasco e o bombardeio à uma base militar no domingo.

Mundo

10 de Abr // | Mundo

Um terremoto causou pequenos danos em alguns edifícios do centro da Itália e obrigou o fechamento de várias escolas nesta terça-feira (10). Não há informação sobre feridos. O tremor atingiu magnitude 4,7, de acordo com o serviço geológico dos EUA (USGS). A informações é do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia italiano.

 

A circulação em algumas rotas ferroviárias também foi suspensa como medida de precaução, já que se trata de uma região que registra habitualmente uma grande atividade sísmica. O tremor aconteceu às 5h11 (horário local, 3h11 de Brasília) com epicentro a 2 km da cidade de Muccia, na província de Macerata, e a uma profundidade de 9 km.

 

"Hoje fechamos as escolas. É preciso ver se não há danos antes de permitir a entrada das crianças", disse o prefeito de Pieve Torina, Alessandro Gentilucci que confirmou que as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão verificando se houve danos nas casas e também nos abrigos de emergência que o governo entregou para as pessoas que tiveram que deixar seus lares após o forte terremoto que atingiu Amatrice.

Mundo

09 de Abr // | Mundo

Lula não foi o único ex-presidente preso por crimes revelados na Lava-Jato. A investigação teve desdobramentos na América Latina e atingiu dois ex-presidentes peruanos. Um está na na cadeia e o outro fugiu para os EUA. A economia peruana cresce acima da média da América Latina, mas o país ainda está longe de se livrar de uma marca registrada.

 

A desigualdade social. É com essas contradições que a capital, Lima, recebe nesta semana a 8ª Cúpula das Américas. O evento, que vai reunir chefes de estado do continente, entre eles o presidente Michel Temer e o presidente dos EUA Donald Trump, tem neste ano um tema indigesto e muito atual: corrupção segundo informações do G1.

 

Faz pouco mais de duas semanas que a sede do governo peruano tem um novo inquilino. O presidente Pedro Pablo Kucinski, conhecido com PPK e que foi eleito há menos de dois anos, renunciou ao cargo. O Ministério Público diz que PPK se envolveu em um esquema de corrupção que surgiu no Brasil e foi exportado para a América Latina. A construtora Odebrecht no fim de 2016, confessou ter pagado US$ 29 milhões de propina no Peru.

Mundo

08 de Abr // | Mundo

Dezenas de pessoas morreram em um suposto ataque químico em Douma, na Síria, afirmaram ativistas, equipes de resgate e médicos sírios neste domingo (8). A cidade é controlada pelos rebeldes e fica perto da capital, Damasco. Um comunicado conjunto divulgado pela Sociedade Médica Sírio-Americana e a Defesa Civil síria cita 49 mortos.

 

O governo de Bashar al-Assad nega o ocorrido. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), ONG que monitora a guerra civil do país, disse que ao menos 80 pessoas foram mortas em Douma ontem, incluindo cerca de 40 que morreram de sufocamento segundo informações do G1.


A acusação do suposto ataque químico, que ocorreu no final deste último sábado (07), partiu do grupo rebelde sírio Jaish al-Islam. Eles acusam o regime de Assad de lançar um barril-bomba com substâncias químicas venenosas contra civis em meio a uma ofensiva das forças do governo sírio a Douma. Os Capacetes Brancos, socorristas ligados à oposição, relataram que famílias inteiras foram encontradas sufocadas em suas casas e abrigos.

Mundo

06 de Abr // | Mundo

Os advogados de defesa do ex-presidente Lula afirmaram nesta sexta-feira (6) que protocolaram junto ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça, uma medida cautelar com um pedido de liminar para que o governo brasileiro impeça a prisão de Lula até o exaurimento de todos os recursos jurídicos.

 

"A decisão por uma estreita margem, tomada pelo STF, demonstra a necessidade de um tribunal independente examinar se a presunção de inocência foi violada no caso de Lula, como também as alegações sobre as condutas tendenciosas do juiz Sérgio Moro e dos desembargadores contra o ex-presidente".

 

A nota acima é dos advogados do ex-presidente. O juiz Sérgio Moro determinou que Lula se apresente até as 17h desta sexta-feira (6) à Polícia Federal, em Curitiba, para começar a cumprir pena. "O pedido de Medida Cautelar foi apresentado pelos advogados do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, em conjunto com o advogado britânico Geoffrey Robertson QC, especialista em direitos humanos."

Mundo

02 de Abr // | Mundo

Um terremoto de magnitude 6,8 com epicentro na Bolívia aconteceu nesta segunda-feira, segundo o USGS, o serviço geológico dos EUA. Reflexos foram sentidos no Brasil, informou o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília. Edifícios foram esvaziados em São Paulo, Brasília e outras localidades brasileiras em decorrência do abalo.

 

Segundo o USGS, o terremoto aconteceu às 9h40 pela hora local (10h40 de Brasília) e teve epicentro no sul boliviano, a 13 km de uma localidade chamada Carandayti, com uma profundidade de 557 km. O jornal local "El Deber" informou que, pela força do abalo, ele foi sentido também em regiões mais ao norte do país, como Cochabamba.

 

A região do epicentro é próxima do norte paraguaio segundo o G1. Um funcionário do Observatório de San Calixto ouvido pelo "El Deber" disse que não há, até o momento, informações sobre danos a pessoas ou estruturas na Bolívia. "É um tremor considerável, mas ainda não sabemos de estragos no Brasil e na Bolívia. Qualquer tremor assim tem reflexos. Por isso, as pessoas sentiram aqui", disse o professor da UnB George Sand França.

Mundo

02 de Abr // | Mundo

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países da América do Sul que liberaram o uso medicinal e recreativo da maconha. De acordo com a organização, a crescente tendência de liberação da cannabis, pode reduzir "a percepção dos riscos" do consumo da substância segundo informações da Agência Internacional EFE.

 

Argentina, Colômbia, Paraguai e Peru "realizaram iniciativas para regular a venda de cannabis com fins médicos", lembra o relatório anual da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes, publicado em Viena. No Uruguai, em julho de 2017 começou a venda de maconha para uso recreativo em farmácias.

 

A Junta do Uruguai ressaltou que o país transgride assim a Convenção Única sobre Entorpecentes de 1961 emendada pelo Protocolo de 1972. O órgão das Nações Unidas, encarregado pelo cumprimento dos tratados internacionais em matéria de drogas, declarou que espera que o Governo uruguaio envie "em um futuro próximo" uma avaliação sobre as consequências que a liberalização da maconha tem na saúde pública para estudo.

Mundo

02 de Abr // | Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste último domingo 1º  segundo informações do G1 que não haverá acordo para regularizar a situação dos cerca de 800 mil "dreamers" (sonhadores), jovens imigrantes ilegais protegidos da deportação pelo programa Ação Diferida para os Chegados na Infância (Daca).

 

As declarações de Trump representam uma nova mudança de postura do presidente em relação ao programa. O republicano, que chegou a cancelar o Daca em 2017, afirmou mais tarde que gostaria de resolver o problema desses jovens indocumentados, culpando os democratas pelo bloqueio das negociações sobre o caso.

 

Mas sua disposição para legalizar os "dreamers" tinha um preço alto: a liberação da verba para a construção de um muro na fronteira com o México, além do corte acentuado em dois programas de imigração legal estabelecidos. Donald Trump quer abolir a chamada "loteria de vistos", ou programa de visto da diversidade, e reduzir drasticamente o reagrupamento familiar. Neste domingo, Trump indicou, porém, que não quer mais um acordo.

Mundo

29 de Mar // | Mundo

Os velejadores brasileiros acusados de tráfico internacional de drogas, após serem presos com uma tonelada de cocaína em um barco, foram condenados a 10 anos de prisão pela Justiça de Cabo Verde segundo informações do G1. As informações foram confirmadas por Alex Coelho, tio de um dos velejadores, Rodrigo Dantas.

 

A sentença foi anunciada logo na manhã desta quinta-feira (29), no tribunal da cidade de Mindelo, na ilha de São Vicente. O julgamento teve início no dia 12 de março, quando os velejadores foram ouvidos.  Segundo Alex Coelho, o inquérito elaborado pela Polícia Federal brasileira foi desconsiderado pela Justiça.

 

Os advogados dos velejadores vão recorrer da decisão. "O julgamento foi completamente tendencioso. Não foram aceitas provas, nem as testemunhas, nem a documentação da Polícia Federal brasileira, não foi levada em conta o conteúdo", reclamou o tio de Rodrigo. Foram condenados Rodrigo Dantas e outro velejador baiano, Daniel Dantas, além do gaúcho Daniel Guerra e o capitão da embarcação, de naturalidade francesa, Olivier Thomas.

Mundo

26 de Mar // | Mundo

Subiu para 64 o número de mortos no incêndio neste domingo (25) em um shopping da cidade russa de Kemerovo, na Sibéria, a mais de 3.000 km de Moscou. Quatro pessoas foram detidas no inquérito que apura o acidente, entre eles o proprietário do shopping. Há suspeitas de negligência e violação das normas de segurança.

 

De acordo com o último balanço, divulgado nesta segunda-feira (26), há crianças entre as vítimas, mas o número ainda não foi informado oficialmente, segundo a Associated Press. Seis pessoas seguem desaparecidas. O novo balanço foi divulgado após os bombeiros fazerem uma varredura nos quatro andares do shopping Winter Cherry.

 

Jornais locais, no entanto, afirmam que "dezenas de pessoas" estariam desaparecidas. O ministro do gabinete de administração de situações de emergência, Vladimir Puchkov, disse que apenas 15 mortos no incêndio foram identificados até agora. As chamas se originaram em um dos cinemas, que ficava no quarto e último andar do shopping. Em vídeos gravados por testemunhas, era possível ver pessoas saltarem pelas janelas para fugir do fogo.

Mundo

26 de Mar // | Mundo

Os EUA e a União Europeia anunciaram a expulsão de autoridades russas em função do polêmico caso relacionado ao envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido, no começo deste mês. O ex-agente duplo, Sergei Skripal, e sua filha foram envenenados por uma substância neurotóxica no sul da Inglaterra, num ataque atribuído a Moscou.

 

Os russos negam qualquer envolvimento no ataque. Apenas os EUA irão expulsar 60 russos identificados como funcionários de inteligência, incluindo 48 da embaixada Rússia e 12 da missão permanente da ONU, disseram autoridades em Washington, em parte por se oporem a um "número excepcionalmente grande" de russos operando em território americano.

 

A Casa Branca também determinou o fechamento do consulado russo em Seattle, que fica próximo a uma instalação naval americana. Já o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, informou que 14 países da UE irão expulsar diplomatas russos pelo mesmo motivo. Apenas Alemanha, França e Polônia irão punir quatro autoridades russas, cada. Na Itália e Holanda, serão expulsas duas autoridades de cada país segundo o Estadão.

Mundo

25 de Mar // | Mundo

O papa Francisco celebrou neste domingo, no Vaticano, a missa do Domingo de Ramos, que, para os católicos, celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém e abre as comemorações da Semana Santa. Em sua homilia, o líder da Igreja Católica defendeu a "alegria" para combater a manipulação, principalmente entre os jovens.

 

A festa de Ramos ocorre no dia seguinte à 33ª Jornada Mundial da Juventude, cujos participantes entregaram ao pontífice um documento com propostas para o Sínodo dos Bispos de 2018, que discutirá a relação das novas gerações com a fé. "Um jovem alegre é difícil de ser manipulado, por isso a alegria, para alguns, é motivo de irritação".

 

"Sempre existiu a tentação de calar os jovens, e há muitos modos para silenciar os jovens. Caros jovens, se os outros se calam, se nós, mais velhos e responsáveis, tantas vezes corruptos, ficamos calados, eu lhes pergunto: vocês gritarão?", disse Francisco. O papa também afirmou que os apelos pela crucificação de Jesus não eram um grito espontâneo, mas sim algo "construído com o desprezo e a calúnia, para provocar falso testemunho".

Mundo

23 de Mar // | Mundo

A polícia francesa matou o homem que manteve reféns dentro de um supermercado na cidade Trebes, no sul da França, nesta sexta-feira (23).  Antes do meio-dia (horário local), o sequestrador roubou um veículo na cidade medieval de Carcasonne, matando um homem e deixando um ferido que estavam no carro.

 

De origem marroquina, o sequestrador matou três pessoas e ainda deixou 16 feridos. caminho, o sequestrador trocou tiros com policiais e invadiu um supermercado na cidade vizinha. Dentro do mercado, outras duas pessoas foram mortas, segundo o Ministério do Interior. O sequestrador foi identificado como Redouane Lakdim, de 26 anos.

 

Ele era conhecido pelas autoridades francesas por suspeitas de radicalização. Marroquino, Lakdim foi preso em 2016 por tráfico de drogas. Segundo o ministro do interior, Gérard Collomb, ele agiu sozinho. Depois de entrar no estacionamento gritando "Allahu Akbar" ("Deus é grande"), ele denunciou a intervenção militar francesa na Síria, ameaçou matar os clientes do supermercado e disse ser um "soldado" do grupo terrorista Estado Islâmico.

Mundo

22 de Mar // | Mundo

O Facebook entrou nesta última terça-feira (20) na mira de governos e agências regulatórias nos Estados Unidos e na Europa, três dias depois das revelações de que a empresa de inteligência Cambridge Analytica obteve, de forma ilícita, dados pessoais de 50 milhões de usuários da rede social segundo informações do Estadão Conteúdo.

 

Isso permitiu que a empresa criasse ações de marketing digital para influenciar as eleições americanas que levaram Donald Trump à presidência e o referendo pré-Brexit, que decidiu pela separação do Reino Unido da União Europeia. Nessa terça, o Parlamento britânico convocou o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, a prestar esclarecimentos.

 

Do outro lado do Atlântico, a agência reguladora de comércio americana (FTC, na sigla em inglês), começou uma investigação sobre o assunto. A repercussão também atingiu Wall Street: nos últimos dois dias, o Facebook chegou a perder US$ 60 bilhões de reais em valor de mercado - encerrou o pregão de ontem valendo US$ 488,5 bilhões, ou US$ 49 bilhões a menos que no fechamento da bolsa Nasdaq na última sexta-feira (16).

Mundo

21 de Mar // | Mundo

O governo da Venezuela deu calote no Brasil ao deixar de pagar R$ 901 milhões referentes a uma parcela vencida em janeiro de empréstimos feitos junto ao BNDES. E, com isso, quem teve que arcar com a despesa foi o próprio governo brasileiro, que, por meio do BNDES, acionou o Fundo Garantidor de Exportações para ressarcir a parcela.

 

O FGE é um fundo do Tesouro Nacional ligado ao Ministério da Fazenda e tem como finalidade dar cobertura às garantias prestadas pela União nas operações de crédito à exportação. Segundo o BNDES, a Venezuela pagou desde 2002 mais de 50% do total de empréstimos concedidos pelo banco aos governos de Hugo Chávez e Nicolás Maduro.

 

É o equivalente a R$ 4,92 bilhões entre principal da dívida, juros e encargos financeiros. No entanto, o país ainda deve para o banco público brasileiro o equivalente a R$ 3,15 bilhões. Segundo informações do site Uol, destes, R$ 2,36 bilhões referentes a apenas obras de empreiteiras brasileiras no país, mais de 90% delas tocadas por empresas envolvidas na Operação Lava Jato.

Mundo

20 de Mar // | Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu na segunda-feira (19) a pena de morte para traficantes de drogas, a fim de combater a epidemia de opioides no país –que, no ano passado, matou 53 mil pessoas. “Se não formos duros, estaremos perdendo nosso tempo”, afirmou Trump, em pronunciamento de segunda-feira.

 

“Essas pessoas matam milhares de pessoas todos os anos e, quando são pegas, ficam 30 dias na cadeia, ou saem depois de um ano, ou pagam multa. Temos que ser mais duros.” O mandatário defendeu a medida apenas para grandes traficantes, ou “grandes impulsores” do tráfico de drogas segundo informações do Folha Press.

 

De acordo com a Casa Branca, a pena de morte será requisitada pelo Departamento de Justiça em casos específicos. Mas o presidente afirmou que o órgão também estuda a mudança de leis federais. Os EUA vivem uma epidemia de analgésicos opiáceos, à base de morfina, para combater a dor. No ano passado, Trump declarou situação de emergência em saúde pública, e prometeu medidas para combater o mau uso desses medicamentos.

Mundo

19 de Mar // | Mundo

O Congresso dos Estados Unidos entrará em sua última grande batalha fiscal antes das eleições de meio de mandato nesta semana, quando os legisladores americanos se preparam para debater um projeto de lei de gastos que oferece a última chance aos congressistas de resolver dezenas de lutas políticas segundo informações do Estadão.

 

Espera-se que congressistas divulguem um projeto de lei que financie o governo até outubro neste início de semana, após terem aprovado um acordo orçamentário de dois anos no mês passado. Durante este fim de semana, líderes do Congresso americano ainda estavam resgatando questões políticas que dividiram os partidos por semanadas.

 

Democratas e republicanos têm lutado para restaurar os subsídios destinados a reforçar o Ato de Assistência Econômica e reduzir subsídios para seguradoras que cobrem serviços de aborto. Também estão sendo debatidos o financiamento de um novo túnel ferroviário para a cidade de Nova York - uma luta que coloca o presidente Donald Trump contra alguns republicanos da região. Os legisladores devem chegar a um acordo.

Mundo

16 de Mar // | Mundo

O Ministério Público de Cabo Verde pediu a condenação de dois baianos, acusados de associação criminosa e tráfico de drogas. Para o Ministério Público, cabe aos brasileiros provarem que não sabiam que a droga estava a bordo, ou que não se associaram para fazer o transporte da mercadoria. O julgamento começou na segunda-feira (12).

 

A defesa dos réus afirmou que não é ilegal e constitucional a inversão do ônus da prova, fazendo com que os réus comprovem que não sabiam da existência dos produtos ilícitos na embarcação. Para o Ministério Público, a inversão do ônus da prova é constitucional e citou precedentes judiciais do Brasil e de Portugal.

 

Com a inversão do ônus da prova, os réus devem explicar por quem, como e onde a droga foi carregada. Durante o julgamento, foi perguntado se os réus viram outras pessoas no veleiro fazendo reparações ou que pudessem ter colocado a droga no barco. O Ministério Público de Cabo Verde ainda afirmou que o pagamento pelo transporte seria feito no final da viajem, pois é essa relação com os traficantes. O Ministério Público acabou fazendo uma pergunta.

Mundo

16 de Mar // | Mundo

A mais de uma tonelada de cocaína encontrada em veleiro em agosto do ano passado estava escondida no interior do casco da embarcação 'Rich Harvest', debaixo dos camarotes do capitão Olivier Thomas e do velejador Daniel Guerra. O esconderijo era de difícil detecção por cães farejadores, por causa do difícil acesso e da pouca ventilação.

 

Um médico veterinário, proposto pela defesa, corroborou a ideia de que seria difícil a detecção da cocaína. A Polícia Judiciária informou que foi preciso retirar dois tanques de fibra que continham água e arrebentaram uma estrutura metálica e outra de madeira. Brasileiros foram presos na África com 1t de droga no veleiro. 

 

As declarações foram dadas nesta última quarta-feira (14), durante julgamento da Operação Zorro que acontece em Cabo Verde. No terceiro dia de julgamento, o juiz Antero Tavares, advogados e o Ministério Público visitaram o veleiro. Nesta última quarta-feira, o tribunal negou o recurso interposto pelo advogado do arguido Rodrigo Dantes, depois de, durante a manhã, o juiz ter indeferido o pedido da defesa para incluir nos autos o inquérito vindo do Brasil.

Mundo

14 de Mar // | Mundo

Três brasileiros, entre eles dois baianos, presos por supostamente cometer tráfico internacional de drogas, começaram a ser julgados em Cabo Verde, na África. Nesta segunda, primeiro dia de julgamento, foram ouvidos os velejadores baianos Rodrigo Dantas e Daniel Guerra, além do gaúcho Daniel Dantas e um francês, que também estava no veleiro.

 

O juízo pode durar ainda mais dois dias. Eles são acusados de levar mais de uma tonelada de cocaína no veleiro que conduziam até a Ilha de Açores, em Portugal. No entanto, investigações da Polícia Federal na Bahia apontam que o grupo não é culpado. De acordo com as apurações, a droga foi colocada na embarcação sem que eles soubessem.

 

Entretanto, o Ministério Público de Cabo Verde se nega a reconhecer o que disse a Polícia Federal. De acordo com a polícia, a droga foi embarcada, na verdade, na cidade de Guarapari, localizada no Espírito Santo. Quando eles começaram a conduzir o veleiro, a carga de cocaína já estava lá. As investigações ainda apontaram que o inglês George Soul, apontado como dono da embarcação, revestiu o local em que a cocaína estava com vidro.

Mundo

13 de Mar // | Mundo

O julgamento dos velejadores brasileiros presos com mais de uma tonelada de cocaína na África, em 2017, teve início na segunda-feira (12), em Cabo Verde, onde eles estão custodiados. Neste primeiro dia, foram ouvidos Rodrigo e outro velejador baiano, Daniel Guerra, além do gaúcho Daniel Dantas e um francês, que estavam na embarcação.

 

O julgamento pode durar ainda mais dois dias. Eles são acusados de tráfico internacional de drogas por suspeita de terem levado a droga no veleiro que pilotavam com destino à Ilha de Açores, em Portugal. Os familiares dos velejadores, no entanto, afirmam que eles não sabiam que a droga estava no barco e acreditam na absolvição.

 

Para eles, os velejadores foram vítimas de uma armação. O Itamarati está acompanhando o caso. A expectativa é que documentos enviados pela Polícia Federal do Brasil para o julgamento em Cabo Verde comprovem que a tripulação não teria como saber que a droga estava no barco, já que, antes de deixarem o Brasil com destino à Portugal em 2017, a embarcação passou por manutenções após apresentar defeitos segundo informações do G1.

Mundo

12 de Mar // | Mundo

Logo após o "habemus papam", naquela noite de 13 de março de 2013 em Roma, o sorridente cardeal Jorge Bergoglio apresentou-se para uma Praça São Pedro lotada. Havia se tornado, então, papa Francisco, o 266º sumo pontífice da Igreja Católica. "Parece que meus colegas foram buscar um papa no fim do mundo", disse ele, em referência à sua Argentina natal.

 

Bom humor à parte, Bergoglio assumia uma Igreja em crise – em meio a diversos escândalos de pedofilia do clero, com divisões internas e perdendo fiéis e popularidade em todos os cantos do mundo – e após uma histórica renúncia, já que Bento 16 foi o primeiro pontífice a abdicar do trono de Pedro em quase 600 anos.

 

Sua eleição, por si só, foi repleta de ineditismos. Pela primeira vez, a Igreja Católica tem um líder latinoamericano. Pela primeira vez, um jesuíta. E, pela primeira vez, alguém adotava o nome Francisco – sugestão dada a Bergoglio pelo seu colega brasileiro, o cardeal emérito de São Paulo d. Claudio Hummes, que pediu a ele que não se esquecesse dos pobres. Passados cinco anos, as crises da Igreja permanecem prementes segundo a BBC.

Mundo

12 de Mar // | Mundo

O apresentador e repórter do "CQC Chile", Sebastián Eyzaguirre, também conhecido como "Cuchillo", foi expulso do Congresso Nacional enquanto realizava uma entrevista com o presidente brasileiro, Michel Temer, em Valparaíso, neste domingo (11). As informações foram divulgadas pelo canal local MEGA segundo o Folha Press.

 

O próprio profissional também confirmou o fato em sua página no Instagram. Segundo Cuchillo, carabineros -uma espécie de polícia com poder militar no Chile- agiram de forma violenta, mesmo estando com todas as credenciais, enquanto fazia perguntas sobre os escândalos de corrupção enfrentados pelos presidente brasileiro.

 

Os agentes não explicaram os motivos que levaram à expulsão do repórter. Nas redes sociais, Cuchillo desabafou. "Vergonha. O 'CQC' foi violentamente expulso. Carabineros nos chutaram para fora. Linda a sua democracia. Apenas quando nós perguntamos ao presidente brasileiro por seus escândalos de corrupção", escreveu ele. O programa realizava a cobertura jornalística da cerimônia de posse do novo presidente do Chile, Sebastián Piñera.

Mundo

12 de Mar // | Mundo

Um avião de passageiros caiu enquanto aterrissava no aeroporto de Katmandu, capital do Nepal, na manhã desta segunda-feira (12), deixando vários mortos. A aeronave da companhia aérea bengalesa US-Bangla transportava 67 passageiros e quatro tripulantes. O número de mortos ainda está impreciso.

 

A Associated Press, citando a polícia local, diz que 38 pessoas morreram e 23 ficaram feridas. A France Presse afirma que 40 pessoas morreram. A Reuters, baseada em uma contagem do exército, afirma que ao menos 50 morreram. Mais cedo, autoridades do aeroporto informaram que 17 pessoas foram resgatadas com vida da aeronave.

 

A aeronave tinha saído de Dacca, de acordo com a porta-voz do aeroporto, ouvida pela agência Reuters. Não havia brasileiros entre os passageiros. Um porta-voz da aeronave da companhia aérea US-Bangla afirmou à Associated Press que 32 dos passageiros eram de Bangladesh, 33 do Nepal, um da China e um das Maldivas. A nacionalidade da tripulação não foi divulgada. Em 2012, a queda de um avião no aeroporto de Katmandu deixou 19 mortos.

Mundo

06 de Mar // | Mundo

Coreia do Norte e Coreia do Sul concordaram em organizar uma reunião de cúpula no final de abril na fronteira fortemente militarizada e Pyongyang afirmou que consideraria a possibilidade de renunciar às armas nucleares em troca de garantias de segurança. Esta será a terceira reunião de cúpula entre os dirigentes dos dois países.

 

O anuncio foi feito pelo emissário sul-coreano. Os dois países também concordaram com a abertura de uma linha de comunicação direta de emergência entre seus dois dirigentes, informou Chung Eui-yong, assessor para Segurança do presidente sul-coreano Moon Jae-in, após uma reunião com o líder norte-coreano Kim Jong Un em Pyongyang.

 

A reunião acontecerá no fim de abril localidade de Panmunjom, em plena Zona Desmilitarizada (DMZ) que separa a Coreia do Norte da Coreia do Sul e será precedida por uma conversa telefônica entre Kim Jong Un e Moon Jae-in, explicou o assessor. No período de duração do diálogo intercoreano, o regime de Pyongyang prometeu suspender os testes nucleares e de mísseis, afirmou Chung Eui-yong segundo a Agências Estado e France-Presse.

Mundo

05 de Mar // | Mundo

Desde o ano passado, quando o cenário de destruição na Síria começou a se aproximar da capital Damasco, alguns teólogos vêm fazendo diferentes análises sobre a possibilidade de isso ser o cumprimento, em nossos dias, de antigas profecias bíblicas. Quase que diariamente há notícias de dezenas de civis mortos após os ataques.

 

A partir do último dia 18 de fevereiro, as tropas do presidente sírio Basha Al Assad começaram um bombardeio maciço nos subúrbios ao Leste da capital, na região de Ghouta Oriental. A Organização das Nações Unidas tentou negociar uma trégua, que incluiria um cessar-fogo de 30 dias, quando seria possível evacuar a região.

 

Porém, ela não foi seguida e agora surgem denúncias do uso de armas químicas. O conflito em Ghouta se estende desde 2013. Distando cerca de 15 km de Damasco, uma derrota ali permitiria que os opositores do presidente conquistassem a capital. Alguns estudiosos descrevem essa lamentável crise humanitária como evidência do cumprimento de profecias bíblicas, há quem classifique essa conexão como “irresponsável” e “equivocada”.

Mundo

04 de Mar // | Mundo

A Coreia do Norte reiterou que está disposta a dialogar com os Estados Unidos, mas reafirmou que não aceitará a pré-condição de Washington de demonstrar previamente sua disposição à desnuclearização. As declarações são de um porta-voz do ministério norte-coreano das Relações Exteriores e foram feitas à agência de notícias coreana KCNA.

 

A administração de Donald Trump tem defendido que a Coreia do Norte precisa mostrar um real comprometimento em encerrar seus programas nuclear e de mísseis antes que aconteça qualquer tipo de conversa. Os Estados Unidos aplicaram uma série de sanções no que dizem ser uma "campanha de pressão máxima" para forçar o desarmamento da Coreia do Norte.

 

"No histórico de décadas das conversas entre a DPRK (República Popular Democrática da Coreia, na sigla em inglês) e os Estados Unidos, não houve nenhum caso no qual tenhamos estabelecido pré-condições com os Estados Unidos, e esse será o caso para o futuro também", disse o porta-voz. Ainda de acordo com ele, a atitude norte-americana leva a crer que o país não está interessado em retomar os diálogos segundo o Estadão.

Mundo

01 de Mar // | Mundo

O Comitê Organizador da Copa da Rússia liberou os torcedores de levarem drogas ao país durante o evento, desde que sejam para uso medicinal. Codeína, morfina, anfetaminas, maconha e até cocaína estão entre os entorpecentes autorizados. Os torcedores, tanto russos quanto estrangeiros, deverão apresentar atestados médicos, escritos.

 

No entanto, os policiais do país poderão avaliar a autenticidade do documento. Cumprindo essas exigências, eles estão liberados para entrar nos estádios da Copa com até sete substâncias, pelas regras da Fifa. Quem precisar de uma quantidade maior deverá comprovar na prescrição. A lei russa proíbe o torcedor de fumar maconha nos estádios.

 

No caso da Copa do Mundo, a substância está liberada em outras medicinais, como gotas. A maconha é usada em tratamentos medicinais em diversos países. Além dela, a morfina e a codeína são amplamente utilizados em tratamentos de dores. No entanto, essa linha de raciocínio não pode ser aplicada ao uso da cocaína. A substância do entorpecente já foi usada até a primeira metade do século passado, mas já não é prescrita por médicos há muito tempo.





Classificados


Enquete



Mais Lidas