Notícias

Mundo

Mundo

10 de Out // Foto: Gregorio Borgia/AP Photo | Mundo

O Papa Francisco comparou nesta quarta-feira (10) a interrupção voluntária da gravidez a recorrer a um "matador de aluguel" para resolver um problema, na homilia pronunciada durante sua tradicional audiência na Praça de São Pedro do Vaticano. De acordo com informações da agência Associated Pess, esse foi um dos comentários mais duros de Francisco contra o aborto.

 

"Interromper uma gravidez é como eliminar alguém. É justo eliminar uma vida humana para resolver um problema?", questionou o pontífice aos fiéis reunidos no Vaticano. "É justo contratar um matador de aluguel para resolver um problema?", prosseguiu, saindo do texto que havia preparado. Não é a primeira vez que o papa ataca o aborto, incluindo o terapêutico.

 

"Não é justo. Não podemos eliminar um ser humano, mesmo que pequeno, para resolver um problema". "É como contratar um matador de aluguel para resolver um problema", insistiu ele. O Papa Franciso criticou em sua homilia "a perda de valor da vida humana" em consequência das guerras, da exploração do homem e da cultura da exclusão. E ele adicionou a esta lista o fim da vida no ventre materno "em nome da salvaguarda de outros direitos".

Mundo

03 de Out // Foto: Adek Berry / AFP | Mundo

A ilha indonésia de Sulawesi, que foi atingida por um forte terremoto seguido de tsunami, enfrenta nesta quarta-feira (3) a erupção do vulcão Sotupan. O número de mortos na catástrofe de sexta-feira (28) subiu para 1.407 e equipes de resgate seguem mobilizadas em busca de sobreviventes. Terremoto foi mais potente do que o de agosto passado.

 

Ainda não há relato de vítimas do vulcão, que fica a cerca de 600 km de Palu e Donggala, as duas cidades mais devastadas. O vulcão, que é um dos mais ativos da ilha, emitiu uma coluna de fumaça e cinza de 4 mil metros de altura. As autoridades estabeleceram um raio de segurança de 4 km ao redor da cratera.

 

A atividade do Sotupan coincide com a do Anak Krakatau, localizado no estreito de Sunda, entre as ilhas de Sumatra e Java, que nas últimas semanas registrou dezenas de erupções. O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que as autoridades acreditam que o número de vítimas do terremoto e do tsunami seguirá aumentando segundo informações do G1.

Mundo

02 de Out // Foto: Adek Berry / AFP | Mundo

O número de mortos após o terremoto de magnitude 7,5 seguido de tsunami na ilha de Sulawesi, na Indonésia, subiu para 1.234, indicaram as autoridades nesta terça-feira (2). As buscas por sobreviventes prosseguem em Palu e em Donggala, as duas cidades mais atingidas pela tragédia. O último balanço dava conta de 832 mortos.

 

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, afirmou, na capital Jacarta, que há 799 pessoas feridas gravimente em vários hospitais. A catástrofe ainda deixou 59 mil deslocados. Dois terremotos, de magnitudes 5,9 e 6 e abalaram na manhã desta terça a região da ilha de Sumba.

 

A ilha fica a centenas de quilômetros de Palu, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). Até o momento não houve novos alertas de tsunami para a região segundo informações do G1. O balanço de vítimas cresce à medida em que os socorristas avançam e começam a ter acesso às regiões mais remotas, como o distrito de Sigi Biromaru, a sudeste de Palu, cidade mais atingida pelos tremores e pelo tsunami desta última sexta (28).

Mundo

01 de Out // Foto: Jewel Samad/Getty | Mundo

Vítimas do forte terremoto e do tsunami que atingiram a ilha indonésia de Sulawesi começaram a ser enterradas em vala comum nesta segunda-feira (1º). As buscas por sobreviventes continuam em Palu e Donggala, as áreas mais devastadas. Enquanto a ajuda humanitária não chega, o país enfrenta uma onda de saques. Balanço indica que 844 pessoas morreram.

 

Um terremoto de 7,5 graus que teve seu epicentro na região de Palu, provocou um tsunami, nesta última sexta-feira (28), segundo o G1. O desastre também deixou 540 feridos e 16.732 deslocados. As autoridades temem um número muito maior de vítimas, pois grande parte da região afetada permanece inacessível.

 

A ONU estima que 191 mil pressoas precisam de ajuda imediata. O governo já lançou um apelo à comunidade internacional pedindo ajuda humanitária. Carros amassados, edifícios reduzidos a escombros, árvores no chão e postes de energia elétrica derrubados demonstram a amplitude da tragédia. As autoridades continuam os trabalhos de resgate de sobreviventes e vítimas, enquanto técnicos trabalham para restabelecer os serviços básicos.

Mundo

30 de Set // | Mundo

O Vaticano anunciou nesta última sexta-feira (28) que o papa Francisco "demitiu do estado clerical" o padre Fernando Karadima, 88, um dos principais acusados de abusos sexuais no Chile. Isso significa que Karadima deixa de ser sacerdote e se torna leigo, e não pode mais cumprir nenhuma função clerical, como rezar missas e ouvir confissões.

 

"O papa Francisco demitiu da função clerical Fernando Karadima Fariña, da Arquidiocese de Santiago do Chile. O Santo Padre tomou esta decisão excepcional de forma consciente e pelo bem da Igreja", informa o comunicado do Vaticano. O decreto foi assinado por Francisco na quinta-feira (27), segundo o Folhapress.

 

Karadima, que supostamente vive em um asilo em Santiago, foi informado nesta sexta. Karadima foi considerado culpado de abusar de meninos durante vários anos, em uma investigação conduzida pelo Vaticano em 2011. Na época, ele havia sido condenado a viver uma vida de "orações e penitência". "A destituição do estado clerical é mais um passo na linha dura do papa Francisco ante os abusos", afirmou o porta-voz do Vaticano, Greg Burke.

Mundo

27 de Set // | Mundo

Líderes de Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru enviaram na quarta-feira (26) ao Tribunal Penal Internacional (TPI) um pedido de investigação por crimes de lesa-humanidade cometidos pelo regime de Nicolás Maduro desde fevereiro de 2014 na Venezuela. A Procuradoria do tribunal se pronunciará nesta quinta (27) sobre o documento.

 

É a primeira vez que governos nacionais acionam a corte, sediada em Haia (Holanda), contra outro país signatário do Estatuto de Roma, que rege a atuação da instância. Os chanceleres dos seis proponentes anunciaram o envio da correspondência ao TPI às margens da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York.

 

O governo brasileiro resolveu não se juntar ao pedido de outros líderes de outros paises porque a procuradora geral já estava investigando a Venezuela, desde fevereiro deste ano, e o Itamaraty acredita que a carta poderia ser encarada como pressão política sobre ela. A Folha apurou que o governo também entende que o fato de um Estado pedir investigação de outro abre um precedente que não é bom segundo informações do Folhapress.

Mundo

25 de Set // Foto: Emilio Moldes / La Voz de Galicia | Mundo

O corpo de Márcio Pérez Santana, de 42 anos, morto por policiais em uma perseguição policial no dia 20 de setembro, em Salvador, foi enterrado na tarde desta terça-feira (25), na Espanha. O sepultamento aconteceu no cemitério de Anceu, na cidade de Ponte Caldelas, na província de Pontrvedra, onde Márcio nasceu e onde viviam os pais dele.

 

Antes de ter ser levado para a Espanha, o corpo de Márcio foi velado em Salvador, no último sábado (22), em uma capela do Hospital Espanhol. Na capital baiana, também foi celebrada uma missa, que contou com a presença, além de familiares e amigos, do cônsul da Espanha, Gonzalo Fournier segundo informações do G1.

 

O sepultamento foi acompanhado por familiares e amigos do rapaz. O prefeito de Ponte Caldelas, Andrés Díaz, também compareceu. Nesta terça-feira, o promotor de Justiça Davi Gallo, um dos representantes do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) designados pela Procuradoria-Geral do Estado para atuar no inquérito policial que investiga a morte do economista, afirmou ter convicção de que o homem foi vítima de um homicídio.

Mundo

17 de Set // Foto: Alberto Raggio /Reuters | Mundo

A senadora e ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner teve sua prisão preventiva decretada hoje pelo juiz Claudio Bonadio, que a processou por comandar uma quadrilha que cobrava propinas dos empresários por licitações do governo. Segundo o jornal La Nación, Bonadio a acusou também por crime de corrupção e por ter recebido presentes ilícitos.

 

O Senado argentino terá de deliberar sobre a prisão da atual senadora, que tem foto privilegiado. Bonadio considerou Cristina Kirchner como uma das organizadoras da associação ilícita. Dela faziam parte seu marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, morto em 2010, e o ex-ministro de Planejamento Federal Julio De Vido.

 

Também foram processados 42 ex-funcionários dos governos dos Kirchners e empresários dos setores de obras públicas, energia e transporte. Entre eles, Angelo Calcaterra, primo do atual presidente, Maurício Macri. Bonadio condenou Kirchner pelos crimes de “associação ilícita na qualidade de chefe, admissão de presentes em 22 atos de corrupção passiva em cinco atos” entre 2003 e 2015, período que inclui os mandatos dela e de Néstor Kirchner.

Mundo

16 de Set // | Mundo

O tufão Mangkhut, já provocou 64 mortos e 33 feridos nas Filipinas, onde 45 pessoas (incluindo 40 mineiros) estão desaparecidas, muito possivelmente soterradas pela lama, de acordo com o último balanço da polícia. A província mais afetada pelo tufão foi Benguet, no norte do país, com 38 vítimas mortais provocadas por deslizamento de terras.

 

O número de desaparecidos nesta região ascende a 27. O diretor-geral da Polícia Nacional das Filipinas, Oscar Albayalde, disse à Associated Press que 20 pessoas morreram na região montanhosa de Cordillera, quatro na vizinha província de New Vizcaya e outra numa outra regiões.

 

Três mortes foram registadas no nordeste da província de Cagayan, onde o tufão atingiu o país antes do amanhecer de sábado. Entre as vítimas mortais está uma criança de dois anos, que morreu com os seus pais depois de o casal se ter recusado a abandonar imediatamente a sua comunidade na cidade de Nueva Vizcaya, disse Francis Tolentino, assessor do presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte.

Mundo

16 de Set // Foto: Randall Hill/Reuters | Mundo

O furacão Florence provocou neste último sábado (15) chuvas torrenciais nos estados de Carolina do Norte e Carolina do Sul, e causou números pontos de inundação e falta de energia em 900 mil residências e empresas segundo informações da Reuters. Autoridades revisaram o número de mortos em decorrência do Florence de 8 para 11.

 

O avanço lento da tempestade nos dois estados, a uma velocidade de menos de 3 quilômetros por hora, ameaça deixar boa parte da região inundada. "Este sistema meteorológico está gerando uma quantidade épica de chuva". disse o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, em uma entrevista coletiva.

 

O estado já recebeu uma quantidade recorde de chuva e deve chover muito mais, por causa da tempestade que tem 480 quilômetros de largura. "É um furacão seguido de uma enchente", disse o governador da Carolina do Sul, Henry McMaster. O nível da água está subindo rapidamente em algumas áreas e os moradores estão sendo resgatadas de helicóptero ou barco, enquanto dezenas de milhares de pessoas aguardam em abrigos.

Mundo

14 de Set // Folhapress | Mundo

Uma série de explosões de gás provocou incêndios em dezenas de casas e pânico na população de três subúrbios ao norte do município de Boston, nos Estados Unidos, nesta última quinta-feira (13). Pelo menos uma pessoa morreu e dez ficaram feridas. A polícia do estado de Massachusetts informou que 39 imóveis haviam sido atingidos.

 

As residências estão localizadas nas localidades de Lawrence, Andover e North Andover e que atendeu a outras 31 ocorrências relacionadas com as explosões. Até o momento o único morto é Leonel Robson, de 18 anos, esmagado por uma chaminé de uma casa em chamas que caiu sobre seu carro em Lawrence.

 

Os dez feridos, sendo um em estado grave, estão em hospitais da região. O governador de Massachusetts, Charlie Baker, informou que agentes estaduais e locais investigam o caso e que as causas serão determinadas. As autoridades, porém, desconfiam de um excesso de pressão na tubulação. O prefeito de Lawrence, Dan Rivera, disse ao WBZ que moradores sentiram forte cheiro de gás antes de deixarem suas casas segundo o Folhapress.

Mundo

12 de Set // Foto: Tiziana FABI/AFP | Mundo

O papa Francisco convocou os secretários-gerais das conferências episcopais do mundo todo para uma reunião extraordinária na qual será discutida a proteção a menores contra abusos sexuais, afirmou o Vaticano nesta quarta-feira (12) segundo a Folha. Um porta-voz do Vaticano afirmou que o encontro, sem precedentes, será entre 21 e 24 de fevereiro.

 

No Brasil, o secretário-geral da CNBB é Leonardo Steiner, 67. O anúncio foi feito após um encontro de três dias do C-9, grupo de nove cardeais de vários países que se reúnem cerca de quatro vezes por ano para aconselhar o papa. O porta-voz disse que a crise dos abusos sexuais foi o tópico principal do encontro, ao qual seis membros compareceram.

 

A Igreja Católica enfrenta escândalos de abusos sexuais nos Estados Unidos, no Chile, na Austrália e na Alemanha, entre outros países. No último dia 14 de agosto deste ano, a Suprema Corte da Pensilvânia revelou as descobertas da maior investigação até hoje em torno de abusos sexuais na Igreja Católica dos EUA. Segundo o relatório, 301 padres no estado abusaram sexualmente de menores de idade durante os últimos 70 anos.

Mundo

06 de Set // Foto: Hiroki Yamauchi/Kyodo News | Mundo

Pelo menos oito pessoas morreram e 40 continuam desaparecidas por causa do terremoto de magnitude 6,7 que atingiu o Japão nesta quinta-feira (6), de acordo com novo balanço divulgado após a descoberta de oito corpos em uma localidade do norte do país. Mais de 300 pessoas ficaram feridas. Autoridades alertaram para o risco de novos tremores.

 

Os cinco corpos foram encontrados entre os escombros de casas atingidas por deslizamento após o terremoto em Atsuma. O sismo foi registrado 62 km ao sudeste de Sapporo, a capital da região de Hokkaido, norte do Japão, apenas dois dias depois de um tufão causar danos significativos na região ocidental de Osaka.

 

Quase 3 milhões de casas ficaram sem luz devido ao desligamento de emergência de termelétricas. A usina nuclear de Tomari ficou sem energia, mas os combustíveis radioativos seguiam sendo resfriados por um sistema de energia de emergência de forma segura. Já o serviço de trem em toda a ilha foi suspenso e o aeroporto de Hokkaido ficou fechado. A agência de notícias Kyodo informou que mais de 200 voos e 40 mil passageiros seriam afetados nesta quinta.

Mundo

02 de Set // Bahia Notícias | Mundo

Um casal brasileiro, identificados apenas como Carlos e Jemima, está preso desde fevereiro de 2018 nos Estados Unidos após passar por júri popular no estado do Texas, com a acusação de sequestro do neto, uma criança de 8 anos de idade, filho da brasileira Marcelle Guimarães. Em território norte-americano, o casal não tem o direito de falar com a filha.

 

Ela era casada com um americano e teria fugido com o filho por sofrer violência doméstica. A partir do caso, internautas começaram uma campanha de mobilização nas redes sociais para que o casal seja liberado. O pai da criança estaria lutando para ter a guarda da criança, já concedida pela Justiça brasileira.

 

Até então, a imprensa americana e o judiciário americano estariam divulgando o caso em favor do cidadão estadunidense, no entanto, segundo uma publicação da campanha para conceder liberdade ao casal no Facebook, que mostra o vídeo de um canal de imprensa dos Estados Unidos, a história teve uma reviravolta ao serem apresentados fatos a favor dos brasileiros, tempos depois do caso ganhar a mídia segundo informações do Bahia Notícias.

Mundo

02 de Set // Foto: Reprodução / Pablo López Guelli | Mundo

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou um aumento nos preços dos combustíveis em 41 municípios na fronteira com a Colômbia, a partir de terça-feira (4), no que disse ser uma tentativa de desencorajar o contrabando. "Vou deixar mais cara a gasolina na fronteira colombiana. Já nos roubaram o suficiente", afirmou Maduro em um post nas redes sociais.

 

Não foi informado o valor exato do aumento. Maduro já havia sinalizado que implementaria a medida, como parte de um pacote econômico que incluiu o corte de cinco zeros da moeda local, que passou a ter seu valor atrelado a uma criptomoeda estatal ligada ao preço do petróleo. Os preços dos combustíveis são um tema sensível no país.

 

Em 1989, durante o governo de Carlos Pérez, um aumento, acoplado a medidas de austeridade e privatizações, resultou em uma revolta popular conhecida como Caracazo. Nicolás Maduro disse que, nos próximos dias, anunciará detalhes de um novo esquema de preços para hidrocarbonetos e um subsídio direto a venezuelanos portadores do cartão nacional, uma identidade que dá ao portador acesso a programas sociais segundo o Folhapress.

Mundo

29 de Ago // Foto: Andrew Medichini/AP | Mundo

O Papa Francisco afirmou que o divórcio se transformou "em uma moda" quando o ideal para as famílias é a "unidade". “Nós nos esquecemos porque hoje está na moda nas revistas, nos jornais, falar assim: "Esse se divorciou desta". O ideal não é o divórcio, o ideal não é separação, o ideal não é a destruição da família. O ideal é a família unida”, declarou.

 

Francisco falou durante a audiência nesta quarta (29), na Praça São Pedro, no Vaticano. "As dificuldades e problemas que as famílias atravessam não podem minar a importância da instituição familiar para a sociedade, para a humanidade ou colocar em discussão a necessidade humana fundamental do amor duradouro", ressaltou.

 

O pontífice dedicou a audiência desta quarta a lembrar a viagem que fez à Irlanda no fim de semana para participar do Encontro Mundial das Famílias. Entre os momentos da visita, o papa relatou que deixou uma marca profunda o encontro com vítimas de abusos sexuais cometidos pelo clero no sábado (18), em Dublin. “Em várias ocasiões pedi perdão ao Senhor por esses pecados, pelo escândalo e pelo sentimento de traição”, afirmou.

Mundo

28 de Ago // | Mundo

Um asteroide maior que as pirâmides do Egito e com velocidade de mais de 30 mil km/h vai passar próximo à Terra nesta próxima quarta-feira (29), segundo informações da Nasa. De acordo com a agência espacial norte-americana, o asteroide 2016 NF 23 é “potencialmente perigoso” e, por isso, foi colocado na lista de observação do órgão americano.

 

Objetos próximos ao Planeta são classificados dessa forma quando estão a menos de 7,4 milhões de km do planeta segundo informações do Uol Notícias. Estima-se que o asteroide tenha entre 70 e 150 metros de diâmetro, ou seja, pode ser maior que as estruturas construídas pelos egípcios há cerca de 4.500 anos.

 

A Nasa informou que o asteroide vai passar a 0.03377 unidades astronômicas da Terra, o que é equivalente a 4,8 milhões de km, e viaja a uma velocidade de 32 mil km/h. Para dar uma base de comparação, o Sol está a cerca de 149 milhões de km de distância da Terra, daí o chamado 2016 NF23 ter sua passagem considerada como próxima ao nosso planeta. Apesar da dimensão, o asteroide não deve ser motivo de preocupação, segundo os especialistas.

Mundo

27 de Ago // Foto: Reprodução / SIC Notícias | Mundo

John McCain, o senador americano que foi prisioneiro e herói na Guerra do Vietnã e enfrentou Barack Obama na eleição presidencial de 2008, morreu aos 81 anos no sábado (25), vítima de um câncer no cérebro segundo o Folhapress. McCain recebeu o diagnóstico de glioblastoma (tumor agressivo no cérebro ou coluna) em julho de 2017.

 

Em dezembro deixou de ir ao Senado, onde representou o estado do Arizona durante 30 anos. Na sexta (24), sua família anunciou que ele interromperia o tratamento e receberia apenas cuidados paliativos em seu rancho perto de Cornville. John Sidney McCain 3º nasceu em 1936 em uma base naval americana no Panamá.

 

Filho e neto de almirantes, algo que mais tarde o levaria à Marinha, o pequeno John e seus irmãos, Sandy e Joe, seriam criados pela mãe, Roberta, cuja família explorava petróleo. A infância foi marcada pelas mudanças por causa do trabalho do pai até a família assentar na Virgínia. Em 1958, entrou para a Academia Naval de Annapolis, onde se formou em 1958 sem destaque. O jovem McCain era descrito como um sujeito cercado de amigos e namorador.

Mundo

27 de Ago // Foto: Reprodução / Arquivo AFP | Mundo

O Papa Francisco pediu neste domingo (26) em viagem à Irlanda perdão pelos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes cometidos por padres. O pontífice participa do Encontro Mundial da Família. Em prece, Francisco pediu à Nossa Senhora que interceda pelos sobreviventes desses abusos, e que ajude o clero na reparação de “tanta violência”.

 

O papa voltou a citar o escândalo dos abusos ocorridos na Irlanda e agradeceu pelos “progressos ecumênicos e pelo significativo crescimento de amizade e colaboração entre as comunidades cristãs” no país. O religioso ainda classificou o fato de “chaga aberta”. Disse que cabe à Igreja ser firme e decidida na busca da verdade e da justiça.

 

“Nenhum de nós pode deixar de se comover perante as histórias de menores que sofreram abusos, foram despojados da sua inocência ou que foram afastados das mães e abandonados à deformação de dolorosas recordações. Esta chaga aberta nos desafia a sermos firmes e decididos na busca da verdade e da justiça”, disse. “Imploro o perdão do Senhor para o escândalo e a traição sentidos por muitos na família de Deus”, acrescentou.

Mundo

26 de Ago // Foto: Niall Carson/Pool via REUTERS | Mundo

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, pediu neste último sábado (25) ao papa Francisco que se faça "justiça" às vítimas de abusos cometidos por membros do clero, enquanto o pontífice reconheceu sua "vergonha" por esses crimes. O papa chegou na manhã deste sábado (25) em Dublin para o encerramento do Encontro Mundial das Famílias.

 

Sua 24ª viagem ao exterior acontece em um momento muito sensível para a Igreja Católica, abalada na semana passada pelas revelações de abusos sexuais cometidos no passado nos Estados Unidos e por uma série sem precedentes de recentes renúncias de hierarcas suspeitos de fazer cumprir a lei do silêncio.

 

Varadkar, que é abertamente homossexual e símbolo de uma nova Irlanda liberal, fez um apelo para que as "vítimas e os sobreviventes obtenham justiça, verdade e cura". "Santo Padre, peço que use sua posição e influência para conseguir este feito aqui na Irlanda e em todo o mundo", clamou ao lado do pontífice. "Devemos garantir que as palavras sejam seguidas de ações", insistiu em seu discurso no Castelo de Dublin segundo o G1.

Mundo

23 de Ago // Foto: Reprodução/ EBC | Mundo

Um indivíduo híbrido de duas espécies humanas arcaicas foi identificado por cientistas. A partir de análises de DNA, os pesquisadores constataram que ao menos um dos indivíduos da caverna de Denisova, na atual Rússia, tinha mãe neandertal e pai denisovan, confirmando suspeita de que as duas espécies se encontraram e miscigenaram.

 

O genoma estudado, de uma garota com idade estimada em 13 anos na época da sua morte, há cerca de 90 mil anos, foi sequenciado a partir de amostras colhidas de um único osso longo achado na caverna por cientistas russos em 2012 e levado para investigação no Instituto Max Planck para Antropologia Evolucionária.

 

Os cientistas afirmam que o achado permite a obtenção de informações sobre a cronologia da movimentação de ambas espécies pela Eurásia. A análise do DNA mostrou, por exemplo, que a mãe da menina era geneticamente mais parecida com neandertais que viveram mais ao Oeste do continente do que integrantes da espécie que habitavam há mais tempo a região da caverna, indicando que os neandertais migraram de um lado para outro da Eurásia.

Mundo

22 de Ago // Foto: Divulgação | Mundo

A juíza Pamela Chen, da Corte Federal do Brooklyn, de Nova York, condenou José Maria Marin a quatro anos de prisão pelos crimes cometidos na época em que foi presidente da CBF. Há oito meses o ex-presidente da CBF foi considerado, na mesma corte, culpado de seis dos sete crimes pelos quais foi acusado pela promotoria da Justiça americana.

 

São eles: organização criminosa (1x), fraude bancária (3x) e lavagem de dinheiro (2x). Eles estão ligados a Copa Libertadores da América, Copa do Brasil e Copa América e cometidos foram entre os anos 2012 e 2015, período em que Marin foi presidente da entidade segundo informação do site Globoesporte.com.

 

Na mesma ocasião, no fim do ano passado, o cartola foi absolvido de acusação de lavagem de dinheiro relativa à Copa do Brasil. De acordo com informações do Globoesporte, além de José Maria Marin, o júri popular formado na corte, em Nova York nos Estados Unidos, também condenou o ex-presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol e da Associação Paraguaia de Futebol Juan Angel Napout por organização criminosa e fraude bancária.

Mundo

21 de Ago // Folhapress | Mundo

O ministro Sergio Etchegoyen, do Gabinete de Segurança Institucional, repetiu que o governo considera impensável a possibilidade de fechar a fronteira do Brasil com a Venezuela. A declaração ocorre depois de o governo de Roraima ter pedido ao STF que a imigração seja suspensa e que os refugiados do país vizinho sejam enviados a outros estados.

 

"O fechamento da fronteira é impensável porque é ilegal. Nós temos que cumprir a lei. A lei brasileira de imigração determina o acolhimento de refugiados e imigrantes nessa situação. Eu não sou jurista, mas para além disso [fechamento de fronteira] é uma solução que não ajuda em nada a questão humanitária", afirmou o ministro.

 

O governo vai enviar na tarde desta segunda uma equipe com representantes de nove ministérios às cidades de Pacaraima e Boa Vista. A ideia é que eles tragam a Brasília, na terça-feira (21), um relatório com dados atualizados sobre a situação migratória no estado de Roraima. No fim de semana, Pacaraima foi palco de cenas de violência entre venezuelanos e brasileiros depois de um comerciante local ter sido surrado durante um assalto.

Mundo

20 de Ago // Foto: Inês Brandão/ RR | Mundo

O governo federal brasileiro vai colocar mais 120 homens da Força Nacional para reforçar a segurança em Roraima, após confronto na cidade de Pacaraima (RR) entre brasileiros e venezuelanos neste último sábado (18). O anúncio foi feito neste domingo (19), após reunião entre o presidente Michel Temer e ministros de governo, em Brasília.

 

Segundo o Ministério de Segurança Pública, 60 homens embarcam para o estado nesta segunda (20). Outros 60 militares vão viajar para o estado depois, mas ainda não há data definida. Além dessa medida, o Planalto informou também que enviará, no próximo domingo, 36 voluntários da área da saúde para atender os migrantes.

 

O atendimento será feito em parceria com hospitais universitários. "O Governo Federal continua em condições de empregar as Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem em Roraima. Por força de Lei, tal iniciativa depende da solicitação expressa da Senhora Governadora do Estado", informou o Palácio do Planalto. O confronto entre venezuelanos e brasileiros ocorreu, segundo a PM, após um comerciante de Pacaraima ter sido assaltado e agredido.

Mundo

20 de Ago // Foto: Reprodução / EBC | Mundo

Aproximadamente 1,2 mil venezuelanos cruzaram de volta a fronteira do país com o Brasil, após os incidentes deste último sábado (18), na cidade de Pacaraima, em Roraima, quando moradores da cidade atacaram barracas e abrigos dos imigrantes, inclusive ateando fogo, depois que um comerciante local foi assaltado e espancado.

 

De acordo com as autoridades locais, não houve registro de feridos entre os imigrantes. O comerciante brasileiro que sofreu uma tentativa de assalto, supostamente por um grupo de venezuelanos, permanece internado em Boa Vista, e seu estado de saúde no momento é estável segundo informações da Agência Brasil.

 

A Venezuela pediu ao governo brasileiro que proteja seus cidadãos após a cidade de Pacaraima, em Roraima, se transformar em uma zona de conflito entre brasileiros e venezuelanos no sábado (18), com pedradas, ataques com bombas de gás improvisadas, incineração de pertences de refugiados e vandalização de carros. A rodovia BR-174 chegou a ser bloqueada por algumas horas ao longo dia. A informação foi confirmada ontem (19) pelo Exército.

Mundo

16 de Ago // Foto: EBC | Mundo

A promotoria dos Estados Unidos pediu dez anos de prisão e uma multa de até R$ 26 milhões para o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin, que já foi condenado pela justiça por crimes de corrupção no país. A informação consta de documento do Departamento de Estado na Justiça norte-americana.

 

A defesa do ex-cartola requisitou sua liberação imediata, o que representaria cumprir 13 meses de prisão. A sentença sairá no próximo dia 22. A alegação do Departamento de Estado dos EUA é de que Marin causou mais de US$ 150 milhões em prejuízo com seus atos segundo informações do Folhapress.

 

Seus crimes listados, pelos quais foi condenado, foram fraude eletrônica, conspiração e lavagem de dinheiro. Isso por receber propinas relacionadas aos contratos da Conmebol da Libertadores, da Copa América e da CBF, da Copa do Brasil. No documento, os promotores afirmam: "Como exposto acima, Marin explorou sua posição como presidente da CBF para receber milhões de dólares em propina com a promessa de fazer milhões a mais."

Mundo

15 de Ago // Foto: Associated Press | Mundo

A Suprema Corte da Pensilvânia (EUA) divulgou nesta última terça-feira (14) um relatório em que acusa mais de 300 “padres predadores” de abuso sexual contra mais de mil menores, em crimes encobertos durante décadas pela Igreja Católica, segundo o procurador-geral do estado, Josh Shapiro segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.

 

O documento, que tem cerca de 1.400 páginas, detalha 70 anos de conduta indevida de bispos, padres e outros integrantes da igreja. Os investigadores afirmam que pode haver mais vítimas. Dois padres já foram processados como resultado da investigação no estado, onde um a cada quatro habitantes é católico.

 

A investigação durou 18 meses e foi conduzida por Shapiro em seis das oito dioceses do estado –Harrisburg, Pittsburgh, Allentown, Scranton, Erie e Greensburg. As duas que ficaram de fora, Filadélfia e Altoona-Johnstown, já foram alvo de outras apurações. “Nós analisamos e revisamos cerca de 500 mil páginas de documentos internos das dioceses. Eles continham alegações críveis contra cerca de 300 padres predadores”, afirmou o procurador.

Mundo

14 de Ago // Foto: Twitter Polizia di Stazo | Mundo

Uma ponte desabou em uma rodovia da cidade de Gênova, no norte da Itália, nesta terça-feira (14). Segundo fontes dos bombeiros, ao menos 35 pessoas morreram, entre elas uma criança. O ministro dos Transportes, Danilo Toninelli, disse em publicação no Twitter que está “acompanhando com grande apreensão o que parece ser uma imensa tragédia”.

 

Ao menos treze pessoas ficaram feridas no incidente. Uma parte de aproximadamente 200 metros da Ponte Morandi, na autoestrada A10, caiu repentinamente, segundo a emissora Sky TG24. Carros e caminhões ficaram presos sob os escombros. O número de mortos ainda pode aumentar nas próximas horas.

 

As equipes de emergência já resgataram quatro pessoas com vida que estavam presas sob os escombros, mas afirmam que ainda pode haver mais vítimas debaixo dos pedaços de concreto, segundo a imprensa local. Segundo os bombeiros, o desmoronamento aconteceu por volta das 12 horas do horário local (7h em Brasília), durante fortes chuvas. Imagens divulgadas pela televisão local mostram a autoestrada coberta de poeira segundo o Estadão.

Mundo

13 de Ago // Foto: Reprodução / PIQ | Mundo

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, rejeitou nesta segunda-feira (13) a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de realizar negociações sem pré-condições para melhorar as relações entre os dois países, mas descartou a possibilidade de uma guerra entre Teerã e Washington.

 

O governo americano impôs novamente sanções contra o país na semana passada após abandonar em maio um acordo internacional de 2015 que tinha como objetivo reduzir o programa nuclear do Irã em troca da suspensão de sanções econômicas. Trump também ameaçou penalizar empresas que continuarem a operar na República Islâmica.

 

"Eu proíbo a realização de qualquer negociação com os Estados Unidos... os Estados Unidos nunca permanecem leais a suas promessas em negociações", disse Khamenei, que dá a palavra final sobre as políticas do Irã. "A saída dos Estados Unidos do acordo nuclear é uma prova clara de que não se pode confiar nos Estados Unidos", disse Khamenei a aglomeração de milhares de iranianos, segundo a TV estatal segundo informações do Folhapress.

Mundo

13 de Ago // Foto: Reprodução / GQ | Mundo

O esforço democrata para capturar o voto de jovens, negros e latinos nas eleições legislativas de novembro esbarra na força de mesma intensidade, mas no sentido oposto, de iniciativas conservadoras que tentam restringir a participação dessa parcela do eleitorado. O alvo são 133 milhões de pessoas que, hoje, representam 59,2% do eleitorado americano.

 

São negros, latinos, asiático-americanos e millennials -os nascidos nos anos 1980- que, em tese, estariam inclinados a votar nos democratas por se identificarem com ideias mais progressistas como as defendidas pelo partido do então ex-presidente Barack Obama (2009-2017) segundo informações do Folhapress.

 

As estratégias para bloquear o voto desse público incluem o fechamento de locais de registro de eleitores em universidades e em regiões dos EUA com maioria negra, e novas regras sobre documentos de identificação que acabam afetando especialmente a população negra e latina de menor renda. O contra-ataque conservador não é recente. Começou em 2013, quando a Suprema Corte invalidou trechos do ato de direitos a voto.

Mundo

12 de Ago // Foto: Omar Haj Kadour/AFP | Mundo

Pelo menos 39 civis, incluindo 12 crianças, morreram neste domingo (12) na explosão de um depósito de armas em uma zona residencial da província de Idlib, noroeste do país, segundo informações do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). "O balanço subiu depois da descoberta de novas vítimas sob os escombros", relatou a ONG.

 

Ainda não se sabe o que causou a deflagração, que também fez dois prédios desabarem. Os Capacetes Brancos, socorristas que atuam nas zonas rebeldes, se dirigiram para a área da explosão, na localidade de Sarmada. Com a ajuda de uma escavadeira, eles tentam retirar os escombros, em busca de sobreviventes.

 

A fachada de um prédio ficou totalmente escurecida pelo fogo que se espalhou após a detonação, ocorrida de madrugada. Segundo o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, o paiol ficavam em um conjunto residencial de Sarmada e pertencia a um traficante de armas que trabalhava para Hayat Tahrir Al-Sham, um grupo extremista formado pelo ex-braço sírio da Al-Qaeda, que controla a maior parte da província segundo a France Presse.

Mundo

12 de Ago // Foto: Ted S. Warren/AP Photo | Mundo

Um avião caiu após ser roubado, nesta última sexta-feira (10), no Aeropoto Internacional de Seattle-Tacoma, em Washington (EUA). O xerife do condado de Pierce, responsável pela área, disse à CNN que não se trata de um ato terrorista. Ele acrescentou que apenas o piloto, um funcionário da companhia aérea Horizon Air, morreu.

 

De acordo com informações da polícia, o caso pode se tratar de um suicídio. O funcionário tinha 29 anos e trabalhava como mecânico no aeroporto. O avião foi roubado por volta das 20h e dois caças militares foram acionados. No entanto, a aeronave caiu a cerca de 48 km do local de decolagem segundo o G1.

 

A queda foi em uma floresta na ilha de Ketron. A queda provocou fogo, que foi controlado por equipes de bombeiros. A polícia acredita que a queda foi provocada por manobras feitas no ar ou por falta de habilidade do piloto. "As acrobacias que estava fazendo no ar ou a falta de noção de voo ocasionaram o acidente", afirmou o xerife. Autoridades deram orientações ao piloto enquanto o avião estava no ar, na tentativa de ajuda-lo a pousar.

Mundo

11 de Ago // Foto: Departamento de Estado | Mundo

A ex-conselheira da Casa Branca e participante da primeira temporada do reality show "O Aprendiz" Omarosa Manigault Newman afirmou que a nora do presidente Donald Trump lhe ofereceu um contrato de US$ 15 mil mensais (cerca de R$ 58 mil) para ficar em silêncio após a sua demissão, em dezembro do ano passado. Ela teria recusado o pagamento.

 

Omarosa também revelou outros segredos sobre o presidente: diz que Trump costumava usar o termo nigger durante o reality show, que mantinha uma câmara de bronzeamento em seu quarto na Casa Branca e que, certa vez, mastigou um pedaço de papel para evitar que fosse para os registros presidenciais.

 

As informações estão em seu novo livro, "Unhinged: An Insider Account of the Trump White House" ("Desequilibrado: Relato da Casa Branca de Trump de Dentro"), cujo conteúdo foi divulgado no jornal britânico The Guardian. "Trump constrói a sua própria realidade para parecer bem, mesmo em situações horríveis", escreve a ex-conselheira no livro. "E então ele repete sem parar até a sua distorção se tornar a única versão que conhece."

Mundo

09 de Ago // Foto: G1 | Mundo

O aeroporto de Schönefeld, o segundo maior de Berlim, ficou fechado por algumas horas nesta última terça-feira (7), depois de a polícia confundir um vibrador com um explosivo. De acordo com a polícia berlinense, os funcionários do aeroporto verificavam uma bagagem nos raios-X quando perceberam “conteúdo suspeito em uma peça de bagagem”.

 

A primeira verificação não esclareceu o que estava dentro da mala, levando à emissão de um alerta pouco antes das 11h. O terminal D do aeroporto, usado principalmente em voos domésticos e europeus, permaneceu fechado durante cerca de uma hora enquanto a polícia investigava. Esquadrão antibomba chegou a ser chamado.

 

Convocado pelo sistema de som, o dono da bagagem se mostrou constrangido durante a explicação aos policiais. Segundo a imprensa alemã, ele afirmou que na mala havia “itens técnicos”. Em uma rede social, o dono escreveu: “Após 60 minutos tensos, [o membro do esquadrão antibomba] voltou rindo. A granada de mão era na verdade um vibrador da Ann Summers que minha namorada e eu tínhamos comprado duas semanas antes”. Folhapress

Mundo

06 de Ago // | Mundo

Um terremoto de magnitude 7 atingiu a ilha turística de Lombok, na Indonésia, no domingo (5), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O tremor também foi sentido na ilha de Bali, segundo a Reuters. Na manhã de segunda (6) na Indonésia, a Agência Nacional de Mitigação de Desastres do país atualizou o balanço preliminar de mortos.

 

Pelo menos 91 pessoas morreram em decorrência do terremoto, e que 209 ficaram feridas, segundo a agência Efe. O chefe regional da agência de gestão de desastres do país, Mohammad Rum, afirmou que algumas vítimas morreram na hora devido a desabamentos de edifícios, e outras após serem levadas a hospitais.

 

As autoridades chegaram a emitir um alerta para tsunami após o tremor, que atingiu a costa norte da ilha no começo da noite de domingo. O epicentro do terremoto foi registrado a 10,5 km de profundidade a 2 km ao sul de Loloan. O tremor, cujo hipocentro foi detectado a cerca de 10 metros de profundidade, aconteceu uma semana depois de outro terremoto de magnitude 6,4, que deixou 16 mortos e mais de 300 feridos, também em Lombok.

Mundo

05 de Ago // | Mundo

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, interrompeu de modo abrupto um discurso transmitido pela TV no sábado (4) e os soldados presentes saíram correndo após várias explosões, no que Caracas qualificou como uma tentativa de ataque contra o venezuelano. Maduro não foi ferido. Sete soldados ficaram feridos e foram hospitalizados.

 

Segundo o ministro da Informação, Jorge Rodríguez, drones armados com explosivos detonaram próximo do local do discurso, em um evento comemorativo dos 81 anos da Guarda Nacional, em Caracas. “Trata-se de um atentado contra a figura do presidente Nicolás Maduro”, disse segundo informações do FolhaPress.

 

“Exatamente às 17h41 [horário local; 18h41 em Brasília], diversas explosões foram ouvidas”, afirmou. “A investigação claramente mostra que elas vieram de dispositivos parecidos com drones que levavam explosivos.” Bombeiros contradizem a versão oficial. Três oficiais  da Venezuela falaram à agência Associated Press em condição de anonimato que um tanque de gás explodiu em um apartamento nas proximidades do evento.

Mundo

03 de Ago // | Mundo

O terrorista Osama Bin Laden era uma criança boa, mas sofreu lavagem cerebral quando entrou na universidade. A afirmação é da mãe dele, Alia Ghanem, de 70 anos, em sua primeira entrevista à imprensa, publicada no jornal britânico “The Guardian” nesta sexta-feira (3). O líder da Al-Qaeda foi o responsável pelo ataque contra as Torres Gêmeas.

 

O terrorista foi morto em maio de 2011, em uma operação do serviço de inteligência no Paquistão. Ghanem, que mora na Arábia Saudita, conta que seu primogênito era tímido, mas que se tornou uma figura forte enquanto estudava economia na Universidade King Abdulaziz, na cidade saudita de Jeddah, onde se radicalizou.

 

“As pessoas na universidade mudaram ele. Ele se tornou um homem diferente”, disse. Foi na universidade que ele encontrou Abdullah Azzam, um membro do grupo radical Irmandade Muçulmana, que se tornou o seu conselheiro espiritual. “Ele foi uma criança muito boa até conhecer algumas pessoas que praticamente fizeram uma lavagem cerebral quando ele tinha seus 20 e poucos anos. Você pode chamar isso de culto”, afirmou Alia Ghanem.

Mundo

01 de Ago // | Mundo

Um avião da Aeroméxico, sofreu um acidente na terça (31) logo após decolar no Aeroporto Internacional Guadalupe Victoria, em Durango, no norte do México. A maioria dos seus 103 ocupantes ficaram feridos, mas todos sobreviveram. O voo AM2431, que tinha como destino a Cidade do México, caiu por volta das 18h09, no horário de Brasília.

 

O governador do estado de Durango, Jose Aispuro, disse a jornalistas que o piloto tentou abortar a decolagem, mas que foi tarde demais segundo informações do G1. A aeronave, que transportava 99 passageiros e 4 tripulantes, caiu logo depois do fim da pista. A perícia trabalha para indicar as causas da queda.

 

O Grupo Aeroportuario Centro Norte, responsável pelo aeroporto mexicano, disse que uma análise preliminar aponta que o mau tempo provocou o acidente. A aeronave, modelo Embraer 190, decolou durante uma forte tempestade de granizo e teria sido forçada a tentar um pouso de emergência. Autoridades ligadas ao serviço de segurança locais disseram que 85 pessoas ficaram feridas. A agência Reuters afirma que duas estão em estado crítico.

Mundo

31 de Jul // | Mundo

No dia Dia Mundial contra o tráfico de pessoas, a Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para que os países reforcem as formas de combater esse tipo de crime. O relatório divulgado pela entidade, aponta que quase um terço das vítimas são crianças. De acordo com os dados, cerca de 71% das pessoas traficadas são meninas e mulheres.

 

A Organização das Nações Unidas ainda lança o tema "Respondendo o tráfico de crianças e jovens". O Relatório da Organização Internacional do trabalho (OIT) revelou que o mundo tenha pelo menos 21 milhões de vítimas de trabalho forçado. A data foi comemorada nesta última segunda-feira (30).

 

A relatora especial da Organização das Nações Unidas sobre tráfico de pessoas, Maria Grazia Giammarinaro, comunicou que muitas pessoas são enganadas e atraídas por criminosos e traficantes, além de imigrantes, refugiados e pedidos de asilo, em busca de proteção ou de melhorias de vida. A italiana ainda ressaltou que os países devem evitar o tráfico, classificado como violação dos direitos humanos segundo informações da ONU.

Mundo

30 de Jul // | Mundo

As equipes de resgate tentam nesta segunda-feira (30) retirar mais de 500 montanhistas que ficaram isolados no monte Rinjani, na ilha de Lombok, na Indonésia, após um forte tremor que atingiu a região na manhã deste último domingo (29) segundo informações do G1. O terremoto de 6,4 graus de magnitude deixou 16 mortos e mais de 160 feridos.

 

"Ainda temos 560 pessoas bloqueadas. Quinhentas na área de Segara Anakan e 60 em Batu Ceper", afirmou Sudiyono, diretor do parque Rinjani, que, como muitos indonésios, tem apenas um nome. Para o esforço de resgate, 165 equipes foram mobilizadas. No momento do tremor, 820 escaladores a 3.726 metros de altitude.

 

As avalanches e deslizamentos de terra provocados bloquearam o caminho de volta do grupo. Apesar disso, nenhum deles se encontra em perigo. Os montanhistas são de 26 países, mas a maioria vem da França, Alemanha, Holanda, Estados Unidos e da Tailândia. Entre os montanhistas presos estão cerca de 200 tailandeses que, segundo o jornal "Bangcoc Post", passaram a noite em tendas de campanha e consumindo os alimentos.





Classificados


Enquete



Mais Lidas