Notícias

Mundo

Mundo

18 de Jun // | Mundo

Uma troca de tiros durante um festival de música e arte em Nova Jersey, deixou ao menos 20 pessoas feridas e uma pessoa morta no domingo (17). Testemunhas disseram que os disparos foram feitos após uma briga. O procurador Angelo J. Onofri afirmou que o número de feridos chega a duas dezenas, 17 das quais atingidas pelos disparos.

 

Há um menino de 13 anos entre as vítimas. Ele e outras três pessoas estão em situação “extremamente crítica”, diz Onofri. O atirador morreu e outros dois suspeitos foram presos pela polícia. “É uma cena massiva de crime”, afirmou Onofri. O festival acontece anualmente em Trenton, capital de Nova Jersey.

 

Reúne música, arte e comidas da região. Chamado de Art All Night, o evento começa no sábado e se estende pelo domingo para exibir 1,5 mil peças de arte, 60 shows de música em três palcos e pintura de murais. Segundo os organizadores, cerca de 1 mil pessoas estavam no local no momento do tiroteio. "Nós estamos chocados e profundamente tristes", informou os responsáveis do Art All Night segundo informações da rede de TV Fox News.

Mundo

18 de Jun // | Mundo

O papa Francisco fez uma dura crítica ao aborto, chamando a interrupção da gravidez em caso de má-formação do feto de “nazismo de luvas brancas”. “No século passado, todo mundo se escandalizava com o que os nazistas faziam pela pureza da raça. Hoje fazemos o mesmo com as luvas brancas”, disse em uma audiência a famílias no Vaticano.

 

O papa fez referência às mãos dos médicos e profissionais que realizam o aborto. “Está na moda, é normal que, em uma gravidez na qual a criança não está bem ou possui alguma malformação, a primeira oferta ser: vamos tirá-la?’. O homicídio das crianças. Para deixar a vida tranquila, mata-se um inocente”, afirmou o Papa.

 

Além do aborto, Francisco falou sobre outros temas relacionados à família moderna, como homossexualidade, infidelidade e “tempo para cuidar dos filhos”. “Dói dizer isso hoje: fala-se sobre famílias diversificadas, de diversos tipos de família. Sim, é verdade que a palavra família é análoga, e existem a família das estrelas, das árvores, dos animais… mas a família imaginada por Deus, homem e mulher, é uma só”, pontuou o líder da Igreja Católica.

Mundo

17 de Jun // | Mundo

O Governo da Venezuela informou que 17 pessoas foram mortas neste último sábado (16), depois de uma briga numa boate na capital, Caracas, que levou a uma debandada segundo a Associated Press. O ministro do Interior venezuelano, Nestor Reverol, disse que oito menores estavam entre os mortos. Outras cinco pessoas ficaram feridas.

 

Ele disse que um dos envolvidos na briga disparou um dispositivo de gás lacrimogêneo durante uma celebração de formatura no clube "Los Cotorros" no bairro de classe média El Paraíso, provocando a debandada de mais de 500 pessoas. Imagens mostraram sapatos espalhados pra fora do clube e as pessoas se abraçando.

 

Reverol não revelou nenhum motivo por trás da briga. "Estamos investigando em coordenação com o ministério público, que está dirigindo uma investigação criminosa", disse Reverol. Ele também disse que sete pessoas foram presas, incluindo o dono do clube e uma pessoa que acreditam ter lançado o dispositivo explosivo. Segundo o ministro do Interior, o dono havia permitido armas no clube que ameaçavam a "integridade" do estabelecimento.

Mundo

17 de Jun // | Mundo

O governo Donald Trump desferiu ataque inicial da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, ao anunciar a imposição de tarifas sobre importações da China no valor de US$ 50 bilhões. O governo chinês anunciou uma retaliação na mesma proporção, apesar da ameaça do presidente de impor barreiras adicionais caso isso ocorresse.

 

O risco de uma escalada protecionista derrubou Bolsas de Valores em todo o mundo, em razão de seu potencial impacto negativo sobre o crescimento da economia e do comércio globais. O conflito com a China é o mais novo front de uma ofensiva que já opõe os EUA a seus mais próximos aliados, em razão de tarifas sobre aço e alumínio.

 

E o conflito terá em breve mais um capítulo: o governo Trump deve anunciar dentro de duas semanas restrições a investimentos chineses no setor de tecnologia dos Estados Unidos. Donald Trump afirmou que as tarifas anunciadas ontem serão de 25%, impostas principalmente sobre bens que utilizam tecnologias "significativas" do ponto de vista industrial ou relacionadas ao Made in China 2025 segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Mundo

14 de Jun // | Mundo

Deputados argentinos aprovaram nesta quinta-feira (14) o projeto de lei que descriminaliza o aborto no país. Foram computados 129 votos a favor, 125 contra e uma abstenção na Câmara dos Deputados. A proposta segue agora para votação no Senado. A sessão foi iniciada às 10h30 desta quarta e se estendeu durante toda a madrugada.

 

Caso aprovado, o projeto permitirá realização de aborto até a 14ª semana de gestação, em qualquer situação. Ficará estabelecido também que, se a gestante for menor de 16 anos, o procedimento só poderá ser realizado com consentimento da jovem. "Nossas mulheres estão aqui fora. Estão esperando que fiquemos à altura das circunstâncias".

 

É o que afirmou durante a sessão a deputada Magdalena Sierra, do partido Frente para a Vitória. Ela se referia às milhares de manifestantes - pró e contra a medida - que acompanhavam a votação nas proximidades do Congresso. Por outro lado, Luis Pastori, da União Cívica Radical, argumentou que "é absurdo e injusto sancionar uma lei que permita matar seres humanos que devem ser respeitados desde a concepção" segundo informações da Folha. 

Mundo

12 de Jun // | Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, assinaram uma declaração conjunta nesta terça-feira (12), em Singapura, que estabelece como meta a desnuclearização completa da península coreana. O presidente dos EUA afirmou também que dará garantias de segurança ao regime de Kim.

 

Trump afirmou que os EUA vão parar os exercícios militares na Coreia do Sul. "O que vamos fazer é parar os 'jogos de guerra' e vamos economizar bastante dinheiro com isso." O documento selado hoje entre o presidente dos EUA e o líder norte-coreano afirma que os dois países se comprometem em cooperar para desenvolver novas relações.

 

Kim Jong-un "reafirmou seu firme e inabalável comprometimento pela desnuclearização completa da península coreana". Apesar dos compromissos, o texto é vago, e não informa o formato ou o prazo em que a desnuclearização será feita nem detalha quais seriam as "garantias de segurança" dos EUA à Coreia do Norte. O documento estabelece que o secretário de Estado dos EUA, se reunirá na "data mais próxima possível" com um alto funcionário norte-coreano.

Mundo

11 de Jun // | Mundo

A Espanha se ofereceu nesta segunda-feira (11), para receber o navio com mais de 600 imigrantes que estava à deriva depois que a Itália e a Malta se recusaram segundo informações do Estadão Conteúdo. O diplomático impasse tinha deixado os imigrantes encalhados no mar e revelou as táticas de negociação do novo governo anti-imigração da Itália.

 

No Twitter, o novo ministro do interior da Itália, Matteo Salvini, disse que não irá mais receber navios de imigrantes. A Itália e Malta imediatamente agradeceram ao novo primeiro-ministro socialista da Espanha a oferta para receber o navio de resgate da SOS Mediterranee Aquarius no porto de Valencia.

 

Mas não ficou imediatamente claro se tal viagem era viável, dado as distâncias envolvidas. A agência de refugiados da Organização das Nações Unidas, a União Europeia, a Alemanha e grupos humanitários todos exigiram que os países do Mediterrâneo colocassem sua política interna de lado e considerassem com urgência a situação dos imigrantes resgatados, que inclui crianças, mulheres grávidas e pessoas que sofrem de hipotermia.

Mundo

08 de Jun // | Mundo

Pouco antes de partir da Casa Branca para a cúpula do Grupo dos Sete, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (8) que avalia a possibilidade de conceder perdão póstumo ao boxeador Muhammad Ali. O campeão mundial de boxe foi condenado na década de 1960 por ter se recusado a lutar na Guerra do Vietnã.

 

"Estou pensando em Muhammad Ali. Estou pensando muito a sério e em alguns outros", afirmou Trump. Nascido na cidade americana de Louisville como Cassius Marcellus Clay Jr., Ali, que trocou de nome após se converter ao Islã, se recusou a servir no exército durante a Guerra do Vietnã. Além disso, ele ainda criticou o envio de militares para o conflito.

 

Por causa disso, o boxeador perdeu o título mundial e ficou afastado do esporte por três anos. Muhammad Ali foi o primeiro boxeador a ganhar o título mundial dos pesos pesados por três vezes. Na carreira, ele venceu 57 lutas, sendo 37 por nocaute e cinco derrotas. Como amador, Ali conquistou a medalha de ouro olímpica aos 18 anos, nos Jogos de Roma em 1960. Porém, ele jogou a medalha no Rio Ohio após ter vítima de racismo num restaurante nos EUA.

Mundo

01 de Jun // | Mundo

Depois que 15 pessoas foram mortas em um dia de confrontos no país, a Igreja Católica da Nicarágua não aceitou mediar o diálogo entre o governo e a oposição para acabar com os protestos no país. A Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN) disse que não vai retomar a mediação enquanto "o povo continuar sendo reprimido e assassinado".

 

A polícia contabiliza 15 mortes por armas de fogo e 199 feridos nas cidades de Manágua, Masaya, Estelí e Chinandega. O governo defende, em comunicado, que esses atos são cometidos por grupos de oposição com "agendas políticas específicas", que tentam "aterrorizar" a população numa "conspiração".

 

"Não existem forças de choque nem grupos paramilitares simpáticos ao governo, motivo pelo qual não podemos aceitar que nos acusem de acontecimentos dolorosos e trágicos que não provocamos, que jamais provocaremos", diz um trecho do texto. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a Organização dos Estados Americanos (OEA) afirma que condena os assassinatos cometidos tanto pelas forças repressivas quando pelos grupos armados.

Mundo

31 de Mai // | Mundo

Após confessar que sugeriu um atentado contra o príncipe George a militantes do Estado Islâmico, o britânico Husnain Rashid, de 32 anos, foi condenado por terrorismo, nesta quinta-feira (31). Ele usava um aplicativo de mensagens para encorajar jihadistas a planejarem ataques, repassando informações sobre possíveis alvos como estádios de futebol.

 

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, promotores que acompanharam o caso apontaram que Rashid chegou a postar uma foto do príncipe junto à silhueta de um militante jihadista. A foto era acompanhada pelo endereço da escola do menino de quatro anos, no sudoeste de Londres.

 

"Nem mesmo a família real será deixada em paz", dizia a legenda da mensagem. George é filho do príncipe William e neto da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido. De acordo com a publicação do jornal, num primeiro momento, Husnain Rashid negou as acusações, mas durante o julgamento acabou se assumindo culpado. Ele contou que em três ocasiões encorajou atos terroristas. A sentença será dada no próximo dia 28 de junho.

Mundo

30 de Mai // | Mundo

A OMS informou que pelo menos nove países africanos foram avisados que estão sob alto risco de transmissão de ebola em razão do surto registrado na República Democrática do Congo. "Estamos fazendo todo o possível para impedir que o ebola se espalhe para além das fronteiras e também para estarmos preparados caso isso aconteça".

 

A afirmação é do diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Guebreyesus. "Nove países foram avisados que estão sob alto risco e ações de prontidão estão em andamento", acrescentou. Segundo informações da Agência Brasil, a República Democrática do Congo já notificou 58 casos de ebola.

 

Os números incluem 28 casos confirmados, 21 casos prováveis e nove suspeitos, além de 27 mortes. A maior parte das infecções foi identificada nas regiões de Bikoro (29 casos) e Iboko (22 casos). Desde o início da semana, o Ministério da Saúde local, em parceria com a própria Organização Mundial da Saúde, Médicos sem Fronteiras e Fundo das Nações Unidas para a Infância trabalham para vacinar comunidades mais afetadas pelo ebola.

Mundo

24 de Mai // | Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em carta nesta quinta-feira (24) que desistiu de uma reunião bilateral com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Segundo o americano, Kim mostrou "tremenda raiva e aberta hostilidade", em seu comunicado mais recente, o que fez ele avaliar apropriado desistir do evento neste momento.

 

A reunião estava prevista para Cingapura. Segundo Trump, o cancelamento foi feito "para o bem de ambos os lados", embora seja ruim para o mundo. "Você fala sobre suas capacidades nucleares, mas as nossas são tão massivas e poderosas que eu rezo a Deus para nunca ter de usá-las", afirmou o americano.

 

Trump diz que avaliava que um "maravilhoso diálogo" estava em construção entre ele e Kim e que "algum dia" espera ainda encontrá-lo. "Enquanto isso, eu agradeço a você pela libertação de reféns que estão agora em casa com suas famílias. Esse foi um gesto bonito e foi muito apreciado." O presidente americano afirma ainda que, caso Kim mude de ideia para realizar a reunião, não deve hesitar em telefonar ou escrever segundo o Estadão.

Mundo

22 de Mai // | Mundo

O presidente Donald Trump, assinou um decreto executivo em que proíbe indivíduos ou entidades agindo nos Estados Unidos de comprar dívidas do governo venezuelano, assim como bens dados em garantia de empréstimos. O decreto já passou a valer. O presidente Nicolás Maduro foi reeleito com 6,1 milhões de votos e mais de 50% de abstenção.

 

Segundo o decreto, ficam proibidas todas as transações que envolverem compra de dívida do governo da Venezuela, inclusive financiamento para essas compras. Além disso, o texto proíbe a venda de direitos de participação em entidades em que o governo da Venezuela tenha mais de 50% de participação.

 

Segundo o decreto, a decisão foi tomada como consequência das recentes atividades do governo de Nicolás Maduro, incluindo má gestão econômica, corrupção, repressão política da oposição e tentativas de “destruir a ordem democrática” ao realizar “eleições precipitadas que não são nem livres nem justas”. O decreto também culpa o governo de Maduro pelo aprofundamento da crise humanitária e de saúde pública ne Venezuela.

Mundo

21 de Mai // | Mundo

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi reeleito para mais 6 anos de mandato após as eleições deste último domingo (20), que tiveram horário ampliado, denúncias de fraude, tentativa de boicote da oposição, abstenção de 54% e falta de reconhecimento por grande parte da comunidade internacional.

 

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral, Nicolás Maduro venceu com 67,7% dos votos válidos. O chavista obteve 5.823.728 votos, com 96,6% das urnas apuradas até as 23h30. A presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, anunciou que a votação teve a participação de 46% do eleitorado e um total de 8,6 milhões de votos.

 

Em seu discurso da vitória, em frente ao Palácio Miraflores, em Caracas, Nicolás Maduro disse que obteve um "recorde histórico": "Nunca antes um candidato presidencial venceu com 68% dos votos populares e nunca antes havia conseguido 47% do segundo candidato", afirmou o presidente. Em segundo lugar, ficou o candidato opositor Henri Falcón, com 1,8 milhão de votos (21%). Cerca de 20,5 milhões de eleitores estavam registrados para votar.

Mundo

20 de Mai // | Mundo

Dona da cerveja Corona, uma das mais vendidas nos Estados Unidos, Constellation Brands compra fatia da canadense Canopy Growth, uma das maiores empresas de maconha do mundo segundo informações do Folha Press. Gigante de tecnologia HP fornece hardware para Flowhub, especialista em software para o varejo de maconha nos Estados Unidos.

 

A também americana Alliance One, multinacional de tabaco, adquire controle de duas canadenses que processam a erva. As transações acima —apenas três exemplos de negócios realizados desde o fim de 2017— são prova de que o mercado de maconha ficou sério demais para que grandes companhias não tenham ao menos um pé nele.

 

O maior acordo no ramo ocorreu na segunda-feira (14). A Aurora Cannabis, que cultiva a planta nas montanhas rochosas de Alberta, no Canadá, pagou US$ 2,5 bilhões pela concorrente MedReleaf. A Aurora bateu o seu próprio recorde. Há poucos meses, pagara cerca de US$ 1 bilhão pela CanniMed Therapeutics. Com o uso medicinal já liberado, o Canadá legalizará o consumo recreativo no segundo semestre segundo o Folha Press.

Mundo

20 de Mai // | Mundo

O Ministério da Saúde do Congo confirmou nova morte por Ebola, elevando para 26 o número de vítimas fatais do surto na província de Equateur. O ministério disse que quatro novos casos foram confirmados. Um total de 46 casos da febre hemorrágica foram relatados na região, incluindo 21 casos confirmados de Ebola, 21 prováveis e quatro suspeitos.

 

O Congo começará a administrar uma vacina experimental contra o Ebola na segunda-feira em Mbandaka, cidade de 1,2 milhão de habitantes. "A campanha de vacinação começa amanhã, segunda-feira, em Mbandaka, capital da província. O alvo será, primeiro, a equipe de saúde, os contatos dos doentes e os contatos dos contatos".

 

Foi o que disse o ministro da Saúde, Oly Ilunga. Inicialmente, a campanha terá como alvo 600 pessoas, principalmente equipes médicas, contatos de casos suspeitos e aqueles que estiveram em contato com os contatos, disse Ilunga. Autoridades estão trabalhando urgentemente para evitar que a doença se espalhe além de Mbandaka. Mais de quatro mil doses já estão no Congo e outras estão a caminho, de acordo com autoridades.

Mundo

20 de Mai // | Mundo

Os venezuelanos participam neste domingo (20) de uma eleição presidencial na qual se espera que Nicolás Maduro consiga um segundo mandato de seis anos, apesar de uma profunda crise que agrava a escassez de alimentos, dispara a inflação e derruba a produção petroleira do país sul-americano segundo o Estadão Conteúdo.

 

Mais de 1 milhão de pessoas fugiu do país nos últimos anos em busca de uma vida melhor, enquanto os que permanecem enfrentam horas em filas para comprar alimentos subsidiados e retirar dinheiro em espécie. Pesquisas mostram que a maioria dos venezuelanos culpa Maduro pelos crescentes problemas.

 

Mas ele aparece como favorito, em parte porque seus principais rivais boicotaram a disputa, diante da desconfiança com a autoridade eleitoral, controlada por partidários do governo. "Hoje é um dia histórico eleitoral", afirmou Maduro, vestido com uma camisa vermelha, após votar hoje no oeste da capital, na companhia da mulher e do filho. O presidente acusou os Estados Unidos de promoverem uma "campanha feroz" para afetar a disputa presidencial.

Mundo

20 de Mai // | Mundo

Uma comissão de investigação, presidida pelo Instituto Civil de Aeronáutica, fará um trabalho "exaustivo" para esclarecer as causas da queda de um avião em Havana, em Cuba, que provocou a morte de 108 pessoas. Segundo o Granma, jornal oficial de Cuba, mesmo com as chuvas no local, o trabalho de investigação está assegurado.

 

Além disso, o governo informou que o Ministério de Saúde Pública oferecerá ajuda de psicólogos e outros profissionais com experiência em situações traumáticas, e o Ministério do Turismo organizará hospedagem na capital cubana. Entre as vítimas, três mulheres foram encontradas com vida e foram hospitalizadas em estado grave.

 

Uma das três mulheres não resistiu aos graves ferimentos e morreu no hospital, elevando para 108 o número de vítimas da tragédia. Em nota, a Boing, fabricante do avião que caiu, expressou condolências às famílias e amigos das vítimas do acidente e desejou recuperação às sobreviventes. A empresa informou que disponibilizou técnicos para ajudar nas investigações do acidente que aconteceu na última sexta-feira (18), segundo a Agência Brasil.

Mundo

20 de Mai // | Mundo

A administração do presidente americano, Donald Trump, está com o objetivo de lançar o seu plano de paz no Oriente Médio no próximo mês. Cinco autoridades dos EUA e um assessor do Congresso disseram que o governo pretende liberar o plano de paz entre meados e o fim de junho, logo após o fim do mês sagrado do Ramadã para os muçulmanos.

 

Embora eles advertiram que o plano poderia ser adiado dependendo da evolução dos acontecimentos na região. Eles dizem que os principais autores do plano são o genro e conselheiro sênior do presidente americano, Donald Trump, Jared Kushner e o enviado especial de Trump para as negociações internacionais Jason Greenblatt.

 

A perspectiva de interesse palestino na proposta de paz parece sombria, no entanto, desde que o líder palestino Mahmoud Abbas recordou o chefe da missão no início desta semana para protestar contra a abertura da embaixada americana em Jerusalém, quando quase 60 palestinos morreram em meio a protestos. Dos US$ 251 milhões em ajuda dos EUA planejada para os palestinos em 2018, apenas US$ 50,5 milhões foram gastos.

Mundo

18 de Mai // | Mundo

Um tiroteio dentro de uma escola de ensino médio em Santa Fe, região de Houston, no Texas, deixou entre oito e dez mortos, segundo o xerife local Ed Gonzalez segundo informações do G1. A maioria são alunos, mas há também funcionários, informou. Um suspeito do sexo masculino, que se acredita ser um estudante, foi preso, disse Gonzalez.

 

Uma segunda pessoa que pode ter conexão com o caso -- que também se acredita ser um estudante -- também foi detida, disse o xerife. Um policial ficou ferido, segundo um diretor-assistente e o escritório do xerife local. O resgate aéreo foi acionado. No total, seis pessoas foram levadas a hospitais, incluindo o policial.

 

A polícia disse que artefatos explosivos foram encontrados dentro e fora da área da escola e pediu ajuda dos moradores para relatarem se virem algo suspeito. Os alunos foram tirados do prédio e foram revistados na parte externa. Um estudante disse à rede ABC que viu um atirador disparando contra uma garota, mas não há confirmação oficial do que de fato ocorreu. Segundo a rede CNN este é 22º tiroteio em escola que ocorre neste ano nos EUA.

Mundo

18 de Mai // | Mundo

Em missa no Vaticano, o papa Francisco, durante a homilia, criticou a utilização do método da intriga para dividir o povo, na vida civil e na política. "Criam-se condições obscuras" para condenar a pessoa, explicou, e depois a unidade se desfaz. Um método com o qual perseguiram Jesus, Paulo, Estevão e todos os mártires, e muito usado ainda.

 

Sem citar o Brasil, ou outros países com passado recente de mudanças de governo por meio de mecanismos de exceção, Francisco afirmou que primeiro "a mídia começa a falar mal das pessoas, dos dirigentes, e com a calúnia e a difamação essas pessoas ficam manchadas. Depois chega a Justiça, as condena e, no final, se faz um golpe de Estado".

 

Francisco lembrou a história do apóstolo Paulo, contra quem o povo grita sem nem mesmo saber o que está dizendo, com "os dirigentes" sugerindo o que gritar. "Esta instrumentalização do povo é também um desprezo pelo povo, porque o transforma em massa. É um elemento que se repete com frequência, desde os primeiros tempos até hoje. Pensemos nisso." Ele comparou com as intrigas que semeiam a divisão também nas comunidades paroquiais.

Mundo

16 de Mai // | Mundo

Há uma semana, do outro lado do Central Park, fãs babavam por celebridades desfilando pelo tapete vermelho do baile de gala do Metropolitan. Mas diante do Museu de História Natural, o clima foi outro. Eram cerca de 60 manifestantes que gritavam “golpista”, “vergonha”, “Moro salafrário, juiz partidário” com faixas dizendo “Lula livre”.

 

Sob forte chuva, com protesto e batuque na porta, uma parte endinheirada do establishment político e econômico do Brasil e dos Estados Unidos subiam os degraus para o jantar do prêmio Pessoa do Ano, que homenageia Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York, e o juiz federal Sergio Moro, alvo de parte do ódio que se concentrava ali.

 

Queriam azedar o banquete oferecido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Moro, a estrela da noite, entrou por uma porta fora do campo de visão, mas seu nome e o do ex-presidente que ele condenou ecoavam pelo Upper West Side num grito de guerra que ainda separa coxinhas e mortadelas. Não faltaram barracos. Uma mulher no protesto chamava todas que entravam de “cafona”, “ridícula” e “decadente”, às vezes de “pobre de direita”.

Mundo

16 de Mai // | Mundo

O estudante preso por matar a facadas o brasileiro João Souza, de 19 anos, no dormitório da Universidade de Binghamton, foi acusado formalmente pelo crime pelo grande júri do condando de Broome, em Nova York segundo informações do O Globo. Michael M. Roque responderá no tribunal por homicídio em segundo grau.

 

Essa é a terceira acusação mais grave do tipo nos Estados Unidos, depois do homicídio em primeiro grau e do homicídio qualificado. O jovem negou a culpa do assassinato do brasileiro. Se condenado, Roque, de 20 anos, pode pegar pena de 25 anos à prisão perpétua pelo assassinato, ocorrido na noite de 15 de abril.

 

Após 20 horas de buscas, os policiais encontraram o suspeito e o levaram para a cadeia do condado. Com a acusação formal, feita na segunda (14), o caso agora segue para a Corte de Broome. Roque foi acusado de intencionalmente causar a morte de João Souza, com múltiplas facadas, no dormitório de Windham Hall. A Promotoria não revelou a motivação do ataque, mas a polícia da universidade informou que não foi um ato aleatório.

Mundo

16 de Mai // | Mundo

Desde a confirmação de um novo surto de ebola na República Democrática do Congo, na última semana, o país já registrou pelo menos outros sete casos suspeitos da doença. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, entre 4 de abril e 13 de maio, 39 casos de ebola foram reportados no Congo, incluindo 19 mortes.

 

Até o momento, segundo a Agência Brasil, a região de Bikoro responde pela maioria dos casos da doença no país: 29, sendo dois confirmados, 20 prováveis e sete suspeitos. Em seguida, estão as áreas de Iboko, com oito casos, sendo três prováveis e cinco suspeitos, e de Wangata, com dois casos prováveis.

 

"Os casos serão revisados à medida em que novas informações forem chegando", destacou a OMS. A entidade alertou que região de Wangata é adjacente à cidade portuária provincial de Bandaka, que tem população estimada em 1,2 milhão de pessoas. "Equipes de resposta que estão no local realizam processo de verificação de informação de casos reportados", acrescentou. A OMS já enviou 50 equipes de saúde pública ao Congo.

Mundo

07 de Mai // | Mundo

O embaixador do Reino Unido nos EUA disse neste domingo (6) que seu país acredita que ainda é possível minimizar as preocupações do presidente Donald Trump sobre o acordo nuclear com o Irã, a tempo de impedí-lo de sair do acordo. Kim Darroch disse que o Reino Unido tem ideias para lidar com essas preocupações.

 

Elas incluem o programa de mísseis balísticos do Irã e seu envolvimento em conflitos no Oriente Médio, questões que não fazem parte do acordo internacional. Trump também se opõe à cláusula do acordo que permite ao Irã retomar parte de seu programa nuclear depois de 2025 segundo o Estadão Conteúdo.

 

"Achamos que podemos encontrar alguma linguagem, produzir alguma ação que atenda às preocupações do presidente", disse Darroch a TV CBS. Trump deve tomar uma decisão até o próximo sábado (12). O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, agendou conversações com autoridades dos EUA em Washington nesta semana. Sua viagem segue visitas feitas nas últimas semanas pelos líderes da França e da Alemanha.

Mundo

03 de Mai // | Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu nesta quinta-feira (3) que seu advogado, Michael Cohen, deu dinheiro à ex-atriz de filmes adultos Stephanie Clifford, conhecida como Stormy Daniels, em outubro de 2016 para mantê-la em silêncio a respeito de um suposto encontro sexual que ela teria tido com Trump.

 

Foi a primeira vez que o presidente mostrou seu envolvimento no caso. De acordo com tuítes publicados, Trump disse que foi feito um acordo de confidencialidade para "parar as acusações extorsivas e falsas feitas por ela sobre um caso, apesar de já ter assinado uma carta detalhada admitindo que não houve um caso".

 

Os comentários foram feitos um dia após o republicano Rudy Giuliani, que se juntou recentemente à equipe legal de Trump, dizer que o presidente reembolsou Cohen em US$ 130 mil. Giuliani sugeriu que Cohen fez o pagamento sem o conhecimento de Trump na época. "O senhor Cohen, um advogado, recebeu sem relação com a campanha, como reembolso referente a um contrato conhecido como acordo de confidencialidade", escreveu no Twitter.

Mundo

30 de Abr // | Mundo

Ao menos 25 pessoas, incluindo seis jornalistas, morreram em dois atentados suicidas nesta segunda-feira (30) em Cabul, no Afeganistão, segundo a agência France Press (AFP). O ministério do Interior divulgou ainda que 49 ficaram feridos no ataque, que foi reinvindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI).

 

"Seis jornalistas e quatro policiais estão entre os mortos nas duas explosões", afirmou o porta-voz do ministério, Najib Danish. Shah Marai, diretor do departamento de fotografia da AFP em Cabul, que seguiu para o local da primeira explosão, morreu na segunda detonação, que aconteceu 30 minutos após o ataque inicial.

 

Outros cinco jornalistas que estavam no local também morreram na segunda explosão. Todos trabalhavam para canais de televisão afegãos, um deles para a emissora Tolo News, que no ano de 2016 foi alvo de um atentado que deixou sete mortos e foi reivindicado pelos talibãs. De acordo com uma fonte das forças de segurança no país, o homem-bomba que atacou a imprensa estava disfarçado como um fotógrafo segundo informações do G1.

Mundo

29 de Abr // | Mundo

O empresário Danilo Vunjão Santana Gouveia, baiano e Itabuna de 34 anos, foi preso em Dubai por esquema de pirâmide financeira. Mansão, Ferrari, helicóptero e jatinho eram corriqueiros em suas redes sociais. Os prazeres foram financiados com milhares de pessoas que aderiram à empresa D9 Clube de Empreendedores.

 

A empresa de fachada foi forjada pelo baiano para comandar um esquema de pirâmide que pode ter rendido até R$ 200 milhões, de acordo com investigações feitas pela polícia da Bahia e do Rio Grande do Sul. Na casa da sogra de Danilo foram encontrados R$ 1 milhão em espécie segundo o Bahia Notícias.

 

A Justiça da Bahia bloqueou cerca de R$ 25 milhões em bens de pessoas ligadas à empresa. Metade do valor estava em uma conta bancária. O presidente da empresa foi preso em fevereiro por agentes da Interpol ao desembarcar no aeroporto de Dubai, fruto de um decreto de prisão preventiva emitida pelo juiz Ricardo Andrade, do Rio Grande do Sul. O Ministério de Justiça tenta extraditá-lo em um processo que promete ser demorado.

Mundo

28 de Abr // | Mundo

Em um gesto considerado sem precedentes, o presidente Donald Trump insinuou que poderá retaliar países que não votem a favor da candidatura da América do Norte para receber a Copa do Mundo de 2026. A decisão será tomada pela Fifa em junho, em Moscou. Além do pleito de Estados Unidos, Canadá e México, está na corrida o Marrocos.

 

Em uma mensagem nas redes sociais durante a noite de quinta-feira, Trump foi claro. "Os EUA apresentaram uma candidatura forte com o Canadá e México para a Copa do Mundo de 2026", escreveu. "Seria uma pena se países que sempre apoiamos fizessem agora lobby contra os EUA", alertou Donald Trump.

 

"Por qual motivo deveríamos apoiar esses países quando eles não nos apoiam (incluindo nas Nações Unidas)?", questionou o presidente. A mensagem foi recebida como uma ameaça e pressão sobre os países que, em dois meses, decidirão a sede do Mundial de 2026.  Fora da Copa da Rússia após não conseguir se classificar, os Estados Unidos estão no centro hoje do debate sobre o futuro da Fifa segundo informações do Estadão Conteúdo.

Mundo

27 de Abr // | Mundo

O líder norte-coreano Kim Jong-um e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, comprometeram-se a assinar um acordo de paz para acabar com a guerra entre os países ainda neste ano, após o encontro histórico entre os dois. De acordo com informações do G1, os líderes irão, ainda, trabalhar pela desnuclearização da península.

 

"Os dois líderes solenemente declararam ante 80 milhões de coreanos e todo o mundo que não vai haver mais guerra na península da Coreia e que uma nova era de paz começou", diz a declaração. Dentre os compromissos assumidos estão, por exemplo, participar juntos de eventos esportivos, resolver rapidamente questões humanitárias.

 

“A Coreia do Sul e do Norte compartilham a visão de que as medidas iniciadas pela Coreia do Norte são muito significativas e cruciais para a desnuclearização da Península Coreana e concordaram em desempenhar suas respectivas funções e responsabilidades nesse sentido. A Coreia do Sul concordou em buscar ativamente o apoio e a cooperação da comunidade internacional para a desnuclearização da península coreana", diz a declaração conjunta.

Mundo

27 de Abr // | Mundo

Um júri da Pensilvânia nos Estados Unidos condenou o comediante Bill Cosby nesta última quinta-feira (27) por drogar e molestar uma mulher em sua casa, no ano de 2004. O caso é o primeiro grande julgamento de uma celebridade por crime sexual na era da campanha feminista Me Too. Bill pode pegar até 10 anos de prisão segundo o G1.

 

O ator de 80 anos, que já foi conhecido como "o pai da América" pelo trabalho no seriado "The Cosby Show", pode pegar até 10 anos de prisão por cada uma das três acusações de agressão sexual contra Andrea Constand, uma ex-funcionária da Universidade Temple, onde Cosby se formou.

 

Hoje com 45 anos, ela é uma das cerca de 50 mulheres que denunciaram o ator Bill Cosby por agressão sexual, de acordo com informação da agência Associated Press. Todas as outras alegações foram consideradas antigas demais para serem processadas. Cosby sempre negou as acusações. "[A decisão] é uma vitória não apenas para 62 de nós que se apresentaram, mas para todos os sobreviventes de agressões sexuais, mulheres e homens".

Mundo

24 de Abr // | Mundo

Uma van atropelou pedestres em Toronto, no Canadá, nesta segunda-feira (23). Um veículo da cor branca subiu a calçada na região da rua Yonge com a avenida Finch por volta das 13h30 (horário local). Dez pessoas morreram e 15 ficaram feridas, segundo a polícia. Segundo a polícia canadense, o veículo fugiu em seguida.

 

Mas o suspeito foi preso momentos depois.O chefe da polícia de Toronto, Mark Saunders, confirmou a identidade do motorista da van: "Ele é Alek Minassian, 25 anos. Parece que ele não é de Toronto, mas de Richmond Hill". Ele também  declarou que a polícia não tem nada sobre o suspeito em seus arquivos.

 

A possibilidade de ser um atentado terrorista não foi descartada, mas as autoridades declararam que não há "nenhuma ameaça à segurança nacional do Canadá neste momento". As autoridades não falaram se o suspeito disse alguma coisa ou qual seria o motivo do atropelamento: "Deve ser uma investigação longa", disse Peter Yuen, do Departamento de Polícia de Toronto. O trânsito no local seguirá fechado até que as investigações acabem.

Mundo

23 de Abr // | Mundo

A polícia de Nashville deteve Travis Reinking, o suspeito de abrir fogo na madrugada de domingo (22) em um restaurante nos arredores desta cidade do estado do Tennessee, nos EUA. Seis pessoas foram baleadas no ataque, e quatro delas morreram: três na cena do crime, e uma no hospital. O ataque ocorreu em um restaurante de Antioch.

 

Reinking entrou no estabelecimento vestindo apenas uma blusa e começou a atirar. Ele chegou a ser desarmado por um cliente, mas conseguiu fugir. Segundo agentes que estiveram na cena do crime, o suspeito estava armado com um fuzil AR-15, modelo usado com frequência nos ataques a tiros nos Estados Unidos.

 

Reinking foi desarmado por James Shaw Jr., que aproveitou o momento em que o atirador parou de disparar e se distraiu olhando para a arma. O jovem, então, começou a lutar com o suspeito e conseguiu arrancar-lhe o rifle. Na briga, Shaw tomou um tiro de raspão no cotovelo e queimou a mão direita por agarrar o cano da arma. O suspeito, então, fugiu. O Serviço Secreto dos Estados Unidos informou que Travis Reinking já havia sido detido em 2017.

Mundo

23 de Abr // | Mundo

Uma van atropelou pedestres em Toronto, no Canadá, nesta segunda-feira (23). Segundo a polícia local, o veículo fugiu da cena em seguida, mas o suspeito foi preso momentos depois. Uma testemunha disse a agência Reuters que são ao menos dois mortos no local, mas as autoridades não confirmaram o número de feridos ou mortos.

 

De acordo com a agência o hospital Sunnybrook recebeu 8 pacientes vindos do incidente. Das oito pessoas admitidas no hospital, uma morreu, 5 estão em estado em estado crítico, 1 pessoa em estado grave e 1 pessoa em bom estado. As primeiras informações falam em cerca de dez pessoas atropeladas e os paramédicos ainda fazem atendimento no local.

 

O veículo da cor branca teria subido a calçada na região da rua Yonge com a avenida Finch. Uma parte do serviço de metrô da Linha 1 da cidade foi fechada pela polícia. A van branca é da Ryder, uma empresa de aluguel de veículos. Em comunicado divulgado à imprensa, a empresa disse estar colaborando com as investigações: "A Ryder está ciente do incidente envolvendo uma van alugada atingindo pedestras em Toronto nesta segunda-feira".

Mundo

23 de Abr // | Mundo

O Vaticano acaba de abrir seu curso anual de exorcismo em meio a uma demanda crescente de comunidades católicas. Cerca de 250 padres, vindos de 50 países, chegaram a Roma para, entre outras coisas, aprender a identificar uma "possessão demoníaca", ouvir testemunhos de colegas e conhecer os rituais para a "expulsão de demônios".

 

A prática é polêmica, em parte pela forma como é apresentado na cultura popular. Mas também houve relatos de abusos cometidos em sessões de exorcismo em várias seitas religiosas. O curso do Vaticano, com cerca de uma semana de duração, é denominado "Exorcismo e a Oração da Libertação" e começou a ser ministrado em 2005.

 

O custo é de 300 euros e o currículo inclui abordagens da teologia, psicologia e antropologia. Por que a demanda está aumentando? Padres católicos de diversos países disseram à imprensa terem notado um aumento no número de fiéis relatando sinais de "possessão demoníaca". No ano passado, o Papa Francisco disse a clérigos que eles "não deveriam hesitar" em encaminhar casos para exorcistas ao notarem "distúrbios espirituais genuínos".

Mundo

22 de Abr // | Mundo

Pelo menos 57 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em uma explosão perto de um centro de registro eleitoral no oeste de Cabul, capital do Afeganistão, neste domingo (22), segundo informações da agência Reuters. O Estado Islâmico reinvindicou a autoria da ação, segundo a Amaq, agência ligada ao grupo terrorista.

 

A explosão aconteceu na área de Qala-e-Nazir, quando um suicida detonou a carga entre as pessoas que aguardavam na fila para se registrar em um centro de votação. O centro de registro fica em um bairro com grande população da minoria religiosa xiita hazará, habitual alvo de atentados por parte do Estado Islâmico.

 

O porta-voz talibã Zabihullah Mujahid escreveu no Twitter que o Emirado Islâmico, como se autodenominam os talibãs, não tem nada a ver com a explosão na capital afegã. O processo de registro de eleitores para as eleições parlamentares começou na semana passada em Cabul como parte de um processo que continuará durante as próximas semanas. Neste ano, a capital afegã foi alvo de vários atentados, o maior deles cometido no final de janeiro pelos talibãs.

Mundo

17 de Abr // | Mundo

Um estudante brasileiro foi morto a facadas na noite deste domingo (15) na Universidade de Binghamton, em Nova York, nos Estados Unidos. João Souza, de 19 anos, cursava o primeiro ano de engenharia civil na instituição de ensino. Segundo a universidade, o crime ocorreu por volta das 22h30 (21h30 no horário de Brasília).

 

Câmeras de segurança flagraram o suspeito deixando o dormitório de Souza e fugindo do campus. Ainda segundo a instituição, a polícia acredita que o crime tenha sido premeditado e que Souza era o alvo do suspeito. No início da madrugada, um aluno identificado como Michael M. Roque, de 20 anos, foi detido como principal suspeito do crime.

 

Ele foi encaminhado para a prisão do condado de Broome segundo o Estadão. O jovem nega participação no crime. O estudante Wen Zhong Xun, que se identifica como companheiro de quarto do brasileiro, disse ter presenciado o crime e usou as redes sociais para se manifestar. "Eu conhecia João como um ser humano muito gentil e atencioso. Ele não merecia isso. Sinto muito por ele e sua família. Eu gostaria de ter feito mais para ajudar", disse.

Mundo

17 de Abr // | Mundo

As defesas antiaéreas da Síria interceptaram nesta terça-feira (17) vários mísseis de origem desconhecida, segundo informações de veículos de imprensa oficiais e ativistas. A agência oficial Sana informou, pelo Twitter, que diversos mísseis atacaram, durante a madrugada, zonas rurais na província de Homs, no centro do país.

 

Eles foram interceptados pelas defesas antiaéreas. Segundo a organização não governamental (ONG) Observatório Sírio de Direitos Humanos, as explosões foram ouvidas em zonas rurais do sudeste de Homs e na região de Al-Qalamun, ao norte de Damasco, e esteiras foram vistas nos céus das duas áreas.

 

De acordo com a ONG, vários mísseis foram interceptados e outros causaram impacto, mas nenhum deles nos aeroportos militares de Shayrat, localizado no sudeste de Homs, ou nos dois que estão em Al-Qalamun, Al-Damir e Al-Nassiriya. No último sábado (14), os Estados Unidos, a França e o Reino Unido fizeram um ataque conjunto contra instalações na Síria, onde supostamente eram fabricadas e armazenadas armas químicas. Agência EFE

Mundo

17 de Abr // | Mundo

O papa Francisco afirmou que Deus não abandona pessoas boas ao responder a pergunta de um menino que queria saber se seu pai, que era ateu e morreu há pouco tempo, estava no céu. Durante uma visita à paróquia do bairro de Corviale, em Roma, no último domingo (15), Francisco respondeu às perguntas dos fiéis.

 

Entre eles estava Emanuele, o menino de oito anos, dono da pergunta e de uma voz que estava embargada pelo choro. Diante da situação, o papa Francisco encorajou o garoto a fazer sua pergunta perto de seu ouvido, lhe abraçou e ambos conversaram durante alguns minutos segundo informações da Agencia EFE.

 

O pontífice pediu permissão ao menino para revelar sua inquietação. "Que lindo que um filho diga que seu pai era bom. Um lindo testemunho. Se esse homem foi capaz de ter filhos assim, é verdade que era um grande homem", declarou o papa. O Papa ainda ressaltou que embora o homem "não tivesse o dom da fé, não fosse crente, fez batizar os filhos" e, perante a dúvida de Emanuele, respondeu: "Quem diz quem vai para o céu é Deus".

Mundo

16 de Abr // | Mundo

O Brasil tem mais de 86 mil pedidos de reconhecimento de refúgio acumulados, segundo dados do Conare. Em todo o mundo, existem mais de 2,8 milhões de solicitações semelhantes e 22,5 milhões de pessoas já consideradas refugiadas. No Brasil, a nacionalidade com o maior número de solicitações em trâmite é a venezuelana (33%).

 

Até agora, apenas 18 venezuelanos foram reconhecidos nesta condição, sendo quatro em 2015 e 14 em 2016. Em geral, essa população é tratada como imigrante. Isto porque, segundo a legislação brasileira, são refugiados apenas aquelas pessoas que têm que sair de seu país de origem devido à perseguição política ou religiosa.

 

O Ministério da Justiça explica que o crescimento de pedidos deve-se à crise naquele país e que a abordagem dada aos cidadãos venezuelanos ainda não foi definida pelo governo federal. “A questão da Venezuela é muito recente ainda. Há questões que estão sendo analisadas. O Conare ainda não decidiu o caso porque estão tramitando pedidos no comitê", disse o secretário de justiça Luiz Pontel segundo informações da Agência Brasil.





Classificados


Enquete



Mais Lidas