Notícias

Salvador

Salvador

23 de Out // | Salvador

O prefeito ACM Neto confirmou nesta segunda-feira (23) um projeto de construção do Centro de Convenções da Salvador, ao lado do Parque dos Ventos, na Boca do Rio. O espaço terá 100 mil metros quadrados, com 78 mil metros quadrados de área construída e capacidade para receber 14 mil pessoas simultaneamente.

 

complexo ainda terá duas áreas para shows (um externo e um interno), cada uma com capacidade para 20 mil pessoas e 30 camarotes de 60 metros quadrados moduláveis, que irão atender a parte externa e interna – em dias que não tenham eventos, os camarotes poderão se transformar em salas de reunião.

 

Neto contou, durante a apresentação do projeto, que a ideia foi pensada “em silêncio”. “Precisávamos buscar o turismo de negócios. Só havia um caminho possível: a construção do centro de convenções. Só que quando a coisa é boa, ela também é difícil. Conversando com Guilherme quando ele apresentou a primeira ideia, cheguei à conclusão que o melhor local era o terreno do antigo aeroclube”.

Salvador

23 de Out // | Salvador

Cinco pessoas foram presas e três fuzis, uma submetralhadora, uma pistola, 11 quilos de drogas e um carro blindado foram apreendidos no Litoral Norte durante operação conjunta neste domingo (22), após receber uma informação de que bandidos estavam para realizar uma entrega de armas na linha verde, imediações de Arembepe.

 

Participaram da operação a Polícia Federal, Força Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco), CPE e Batalhão de Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) do Batalhão de Choque (BPChq).


Equipes das forças policiais foram até o local a fim de confirmar os dados recebidos, quando foram surpreendidos pelos suspeitos com disparos de armas de fogo. Equipes da Patamo/BPCHQ reagiram a agressão e entraram em confronto com os bandidos. Dois homens foram alvejados, socorridos para uma unidade de saúde, mas não resistiram aos ferimentos.

Salvador

20 de Out // G1 | Salvador

Os três empresários e o contador presos na quinta  (19), durante a Operação Beton, deflagrada para combater a sonegação de R$ 73 milhões em empresas do ramo de argamassa e materiais de construção, foram liberados pela Justiça nesta sexta (20), após audiência em Salvador. A informação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça.

 

De acordo com o advogado Danilo Sady, que defende o empresário José Alberto Cardoso, durante a audiência, realizada no Fórum Criminal de Salvador, a Justiça entendeu que não era necessário manter a prisão temporária para o grupo, porque o objetivo da ação, que era a busca e apreensão de documentos e o colhimento dos depoimento dos envolvidos, já havia sido alcançado.

 

Além de José Alberto Cardoso, foram soltos o filho dele, Raul Gois Cardoso, o sócio Otoniel Leal Andrade Júnior e o contador José Humberto Lira de Almeida. Conforme o advogado, após a decisão, os empresários e o contador voltaram para as casas deles e responderão em liberdade. No entanto, segundo Sady, o grupo deve se apresentar bimestralmente à Justiça e não pode sair do país. Os passaportes foram apreendidos durante a operação.

Salvador

20 de Out // | Salvador

O celular do tenente da Polícia Militar Robson Santiago dos Santos, que teria sido usado na filmagem de uma mulher no banheiro de um shopping em Salvador, foi encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT), nesta sexta-feira (20). A informação foi passada pelo delegado Maurício Moradillo, que investiga o caso.

 

Ele detalha que não foram encontrados no equipamento imagens que comprovassem o crime. "O que vai esclarecer, definitivamente, se houve captação de imagens ou vídeos será a perícia. O aparelho foi encaminhado hoje e, com base no resultado, eu encaminharei todo o material levantado para a Justiça" segundo informações do G1.

 

Não há um prazo determinado para que o laudo pericial seja divulgado. Moradillo conta que ouviu nove pessoas em relação à denúncia prestada pela mulher que afirma ter sido filmada pelo tenente militar no dia 17 de outubro. O delegado afirma que a susposta vítima evidenciou convicção durante todo o relato. "Foi um depoimento seguro. Ela estava bastante segura do que tinha acontecido". Sobre o susposto agressor, Moradillo diz que o tenente nega a contravenção.

Salvador

20 de Out // | Salvador

Dois empresários - pai e filho - estão entre os quatro homens que tiveram mandados de prisão cumpridos durante a Operação Beton, deflagrada na manhã desta última quinta-feira (19), em Salvador e região metropolitana. Além dele, mais dois também foram alvos da força-tarefa: outro empresário e um contador.

 

Conforme a polícia, os suspeitos criavam empresas em nome do grupo e, quando a dívida fiscal aumentava, eles passavam esses negócios para os nomes dos "laranjas", que ficavam responsáveis pelo débito. Com isso, o grupo conseguia abrir outras empresas como se não tivesse dívidas no mercado.

 

De acordo com a polícia, eles criaram 15 empresas falsas e utilizaram mais de 20 funcionários como "laranjas" para sonegar impostos. O grupo preso foi autuado por crime contra ordem tributária, associação criminosa e lavagem de dinheiro. De acodo com a polícia, no entanto, os "laranjas" escolhidos não tinham dinheiro para pagar as dívidas com o fisco estadual e os débitos ficavam em aberto. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão.

Salvador

20 de Out // | Salvador

A segunda audiência do processo em que o jovem Pietro Henrique Caribé Pereira é réu por ser suspeito de envolvimento na morte de um torcedor do Bahia de 17 anos, no mês de abril foi realizada na quinta (19), em Salvador. Conforme o TJ-BA, existe um pedido de revogação de prisão por parte da defesa, mas o recurso ainda não foi apreciado.

 

Pietro Henrique, de 25 anos, que era estudante de direito quando ocorreu o crime, continua preso. A audiência realizada nesta quinta-feira ocorreu no 1º juizado da 2ª Vara do Tribunal do Júri, na capital baiana. Na ocasião, as testemunhas de defesa do caso foram ouvidas. Não há informações do teor dos relatos.

 

Uma nova audiência foi marcada para o dia 8 de novembro, às 14h. Nesta nova data, o réu prestará depoimento. As testemunhas de acusação já foram ouvidas. Elas participaram da primeira audiência, que compõe a fase de instrução e julgamento, realizada no dia 19 de setembro. O crime ocorreu depois do final do jogo entre Bahia e Vitória, que se enfrentaram pelo Campeonato Baiano, no dia 9 de abril, na Arena Fonte Nova.

Salvador

20 de Out // | Salvador

A tragédia com a lancha em Mar Grande, que deixou pelo menos 19 mortos, ainda reflete na rotina da capital baiana. Desta vez, na travessia Ribeira x Plataforma, por meio da qual usuários podem transitar entre Subúrbio Ferroviário e Cidade Baixa.  A prefeitura deverá lançar até dezembro uma licitação para exploração e prestação do serviço.

 

Um grupo de trabalho foi criado por meio de portaria publicada no Diário Oficial desta última quinta-feira (19), no qual deverá ser realizado estudo de impacto que culminará no processo de licitação. Segundo o secretário, a embarcação que prestava o serviço estava há cerca de 15 anos em atuação.

 

"O problema é encontrar atrativo para operar. Não dá lucro, o custo é maior do que a demanda. Por isso a gente está fazendo estudo de impacto. (...) Em cima desse estudo já está adiantado no termo de referência. Tivemos reunião com Capitania dos Portos. Depois de concluído isso, a gente vai lançar o processo licitatório", disse o secretário de Mobilidade (Semob), Fábio Mota segundo informações do Bahia Notícias.

Salvador

19 de Out // | Salvador

Um grupo de empresas do ramo de argamassa e material de construção, com débito de cerca de R$ 73 milhões junto ao fisco estadual, é alvo da Operação Beton, deflagrada na manhã desta quinta-feira (19), pelo Ministério Público do Estado (MP-BA), a Polícia Civil e a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz).

 

Quatro pessoas foram presas e 14 mandados de busca e apreensão são cumpridos em Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas, na região metropolitana. Segundo a Sefaz, há evidências de sonegação, concorrência desleal e acumulação de patrimônio irregular cometido pelo grupo de empresas.

 

Não foi detalhado quem foram as pessoas presas na operação. As investigações tiveram início com a constatação de omissão reiterada de recolhimento do ICMS praticada pelas empresas envolvidas, que foram tornadas inativas pelo fisco. Os investigados cometiam a fraude criando sucessivas empresas, por meio de “laranjas”, após a constituição de elevados créditos tributários segundo informações do G1.

Salvador

18 de Out // | Salvador

O tenente da Polícia Militar Robson Santiago dos Santos, que foi encaminhado para 12ª Delegacia Territorial (DT/Itapuã) após denúncia de que estaria filmando uma mulher dentro do banheiro feminino de um shopping, foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência e irá responder ao processo de investigação em liberdade.

 

O tenente deixou a unidade policial na noite desta última terça-feira (17), por volta das 21h30. Ele e outras 10 pessoas foram ouvidas e novos depoimentos de testemunhas devem ser colhidos ainda nesta quarta-feira (18). O teor das declarações prestadas à polícia não foi divulgado.

 

Funcionários da 12ª DT informaram que não foram encontradas no celular do suspeito imagens que comprovem a filmagem. Entretanto, uma perícia no equipamento foi solicitada para esclarecer a situação que ocorreu no início da tarde de terça-feira, no bairro de Stella Maris. Ao G1, a PM informou que o tenente não será afastado até que as investigações atestem indícios do crime. Robson atua no 12º Batalhão da PM (BPM/Camaçari).

Salvador

17 de Out // | Salvador

Caberá a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, analisar o pedido da Prefeitura Municipal de Salvador para suspender os mandados de segurança que tramitam no Tribunal de Justiça da Bahia que obriga o prefeito ACM Neto a nomear mais de 200 aprovados no concurso público da área de saúde, ocorrido em 2011.

 

A ministra Laurita Vaz, presidente do STJ, na sexta (13), determinou que o pedido de suspensão de segurança, impetrado pela prefeitura, seja analisado pelo Supremo, por questionar normas constitucionais. A prefeitura, no pedido, afirmou que houve violação ao artigo 37 da Constituição Federal, que versam sobre concurso público e nomeação.

 

A ministra Laurita Vaz destaca no despacho que a própria desembargadora Márcia Borges, do TJ-BA, em uma decisão, ressaltou a "a ilegalidade perpetrada pelo ente municipal, em afronta ao art. 37, IX da Constituição Federal". Por tais fundamentos, Laurita remeteu os autos para o STF. A prefeitura alega na petição que a nomeação dos aprovados pode causar grave lesão erário municipal.

Salvador

16 de Out // | Salvador

Uma bebê foi encontrada abandonada em uma caixa de papelão próximo a uma lixeira, no bairro de Vista Alegre, na noite de domingo (15). Segundo informações do comandante da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Roberto Araújo, a bebê foi achada na 1ª Travessa de Vista Alegre por volta das 21h, e ainda estava com o cordão umbilical.

 

Uma equipe da 18ª CIPM foi até o local após uma denúncia registrada no Centro Integrado de Comunicações (Cicom). "Assim que constataram que era um bebê mesmo, os policiais conseguiram um cobertor e chamaram o Samu, que fez o encaminhamento para o hospital", contou o major Roberto.


Segundo o comandante, após ser enrolada com o cobertor, a bebê ficou tranquila e não chorou. Não há pistas de quem abandonou a bebê na rua. Após ser atendida por uma equipe do Samu ainda no local, a bebÊ foi encaminahda para a maternidade do Hospital João Batista Caribé. Na manhã desta segunda-feira (16), o comandante vai visitar a bebê na maternidade segundo informações do Correio da Bahia.

Salvador

15 de Out // | Salvador

A polícia está à procura dos responsáveis pelos disparos cometidos na noite de sábado (14), durante um evento irregular realizado no bairro da Liberdade. O "paredão", como é popularmente conhecido, foi montado em um palco entre a rua da mangueira e a Avenida Peixe. Durante confronto entre duas facções no local, 11 pessoas ficaram feridas.

 

Ainda na noite de ontem, outro evento semelhante ocorria no Curuzu, mas foi impedido por policiais da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar, após denúncias da população. Informações preliminares dão conta de que 10 homens chegaram na lateral do palco e iniciaram os disparos, iniciando o confronto.

 

"É um absurdo este tipo de evento continuar ocorrendo sem qualquer tipo de fiscalização municipal. Assistimos diariamente ocorrências como esta se repetirem, influenciando diretamente na segurança pública", desabafou o comandante da Região Integrada de Segurança Pública Baía de Todos os Santos, coronel Valter Menezes. Unidades da Operação Gemeos chegaram em seguida, ajudaram no salvamento de vítimas, mas os criminosos conseguiram fugir.

Salvador

14 de Out // | Salvador

O menino de 12 anos atingido por uma bala perdida enquanto brincava na praia de Tubarão, que fica no bairro de Paripe, subúrbio de Salvador, disse que não percebeu que tinha sido baleado na perna no momento em que ocorreu uma confusão generalizada no local. Além dele, outro jovem de 13 anos foi baleado e um homem morreu.

 

A suspeita é de que tenha ocorrido um confronto entre duas facções rivais. O garoto de 12 anos passou por uma cirurgia no Hospital do Subúrbio, na capital baiana, e já recebeu alta médica. Ele conta que foi atingido quando estava brincando com o irmão. A bala atravessou a perna do menino.

 

"Eu só percebi quando a mulher falou: 'olha, ele foi baleado, ele foi baleado'. Aí, eu olhei para a minha perna. Depois, enrolou a camisa onde a bala atingiu e ficou segurando", disse o garoto. Agora, ele não esconde o medo de voltar para a praia. "Eu pensei que ia acontecer alguma coisa de grave comigo. Acho que não vou mais voltar para a praia, não vou mais", relatou o garoto segundo informações do G1.

Salvador

13 de Out // | Salvador

Ao menos duas crianças e um jovem foram baleados durante uma briga generalizada na Praia de Tubarão, que fica no bairro de Paripe, subúrbio de Salvador, de acordo com a Polícia Militar. O caso aconteceu no final da tarde do feriado de quinta-feira (12). O caso está sob investigação da 5ª Delegacia de Periperi, segundo a SSP.

 

Carlos Iuri dos Santos Nunes, de 23 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paripe, conforme dados registrados no Centro Integrado de Comunicação (Cicom). Segundo a Polícia Militar, as duas crianças baleadas foram socorridas para o Hospital do Subúrbio.

 

O G1 entrou em contato com a unidade de saúde, mas foi informado de que o quadro dos pacientes não seria divulgado. Testemunhas contaram à polícia que a confusão começou quando um homem armado, ainda não identificado, chegou na praia procurando por outro rapaz. Por não encontrar quem buscava, esse homem teria atirado em várias direções. Conforme a SSP-BA, o caso tem a ver com briga entre facções rivais. 

Salvador

13 de Out // | Salvador

Uma amiga da vendedora ambulante Jacineide Alves Lima, morta a golpes de faca pelo ex-cunhado, na manhã da última quinta-freira (12), na estação Mussurunga, em Salvador, relembrou momentos do ataque que ainda deixou duas pessoas feridas. Após o atentado, o agressor cometeu suicídio segundo informações do G1.

 

"A moça falou que ela [Jacineide] estava despachando bolo, e ele veio por trás. Eu peguei na mão dela e falei: 'Jaci, reaja que você tem um filho. Ela tem um filho de 10 anos'", revelou Ivonete Moreira. Ainda segundo a amiga da vítima, após o ataque, a irmã de Jacineide ficou desesperada. "A irmã dela ficou dizendo: 'A culpa é minha, a culpa é minha'", acrescentou.

 

O enterro de Jacineide foi às 16h, no cemitério Jardim Celestial, em Feira de Santana, cidade a cerca 100 km de Salvador. Ela foi morta por Nelson Messias dos Santos, de 48 anos. Na ocasião, o ambulante Euclides Oliveira e o segurança José Geraldo Nunes Leite tentaram impedir o ataque e ficaram feridos. Um foi atingido no pescoço e outro no braço, respectivamente. Eles foram levados para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Salvador

13 de Out // | Salvador

A igreja de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, no bairro do Imbuí, em Salvador, ganhou o título de santuário durante cerimônia realizada em missa, na última quinta-feira (12), dia em comemoração à santa. O título de santuário significa que a paróquia vira ponto de peregrinação.

 

Ao longo da quinta-feira, diversas missas foram realizadas na capital baiana. As celebrações à santa começaram às 5h com uma alvorada. A missa e a cerimônia do título de santuário da igreja foi=ram presididas pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Depois da missa, a imagem de Nossa Senhora deixou de ser peregrina e foi levada para ficar no santário.

 

A previsão é de que a igreja de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro do Imbuí, passe por uma reforma a partir de dezembro deste ano, para poder receber maior público. Nossa Senhora Aparecida é um título "brasileiro" dado à mãe de Deus. A imagem é a de Nossa Senhora da Conceição, mas que se "transformou" na imagem de Nossa Senhora Aparecida e que hoje leva um manto e coroa próprias deste título de nossa senhora.

Salvador

13 de Out // | Salvador

Um homem suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas morreu após confronto com policiais militares, na noite de quinta-feira (12), numa localidade chamada de Xurupita, que fica na região de Vila Lauro e Luís Anselmo, em Salvador. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

 

Conforme a polícia, agentes da 58ª Companhia Independente da PM (CIPM/Cosme de Farias) realizavam uma incursão na região, por volta das 18h, quando foram surpreendidos por oito criminosos armados em um ponto de venda de drogas. Os suspeitos atiraram contra os policiais, que revidaram.

 

No confronto, um homem foi atingido. A SSP disse que o suspeito ainda chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu. O homem estava sem documentos e ainda está sem identificação, segundo a polícia. Os demais suspeitos conseguiram fugir. Com o grupo, a polícia disse ter encontrado um revólver calibre 38, 12 dolões de maconha, uma balança e materiais para embalar entorpecentes.

Salvador

12 de Out // | Salvador

Recém-separado da esposa, o ambulante Nelson Messias dos Santos, 48 anos, matou a ex-cunhada Jacineide Alves Lima, 42, e deixou outras duas pessoas feridas na Estação Mussurunga na manhã desta quinta (12). Depois de atacar as vítimas com golpes de faca, Nelson se matou com facadas na região do pescoço.

 

De acordo com a Central de Polícia, o crime aconteceu por volta das 10h20. A polícia apura se Nelson teria como alvo a ex-mulher, Eleni Alves Lima, de quem estava separado havia, aproximadamente, um mês e meio, e que trabalha como ambulante na estação. Ela e a irmã possuem boxes dentro do terminal, onde vendem salgados e doces.

 

Nelson feriu a ex-cunhada e outras duas pessoas que tentaram contê-lo -- o ambulante José Geraldo Nunes Leite, 52, e um segurança identificado como Euclides. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), uma das vítimas tem estado de saúde grave e outra não corre risco de morte. Jacineide, a ex-cunhada de Nelson, não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do HGE.

Salvador

12 de Out // | Salvador

Na manhã desta quinta-feira (12), três pessoas foram esfaqueadas dentro do terminal de ônibus da Estação Mussurunga, em Salvador. De acordo com informações preliminares obtidas pelo BNews, um homem identificado como Nelson Messias dos Santos, de 58 anos, foi o autor do crime contra uma mulher e outros dois homens.

 

As fotos recebidas pela reportagem mostram um homem e uma mulher ensanguentados no chão do terminal, e outro homem ferido recebendo ajuda de um pasageiro. As imagens ainda mostram também uma ambulância prestando socorro a uma das vítimas, sendo auxiliada por seguranças da CCR Metrô, empresa responsável pela administração da estação.

 

O caso foi confirmado pela CCR e também pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom), da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que registrou a ocorrência, mas não deu detalhes. Ainda de acordo com informações obtidas pela reportagem, um dos feridos foi o autor do crime, praticado contra sua ex-cunhada, identificada como Jacilene Alves Lima, que trabalha no terminal segundo informações do Bocão News.

Salvador

12 de Out // | Salvador

Cinco homens foram presos nesta última quarta-feira (11), suspeitos de integrar esquema de assalto e adulterações de veículos que funcionava em Salvador e na região metropolitana. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), além das prisões, cinco veículos foram apreendidos na ação.

 

A SSP contou que um dos suspeitos foi abordado em uma blitz, na avenida Luís Eduardo Magalhães, em um carro com placa falsa. Na ocasião, a polícia ainda descobriu que a placa original do carro tinha restrição de roubo. Após ser confrontado, o homem levou os policiais até os outros integrantes do esquema criminoso.

 

O suspeito disse que estava levando o carro para entregar ao chefe da quadrilha. Conforme a polícia, no local indicado pelo rapaz foi encontrado um homem apontado como o chefe da quadrilha e outro comparsa. Todos estavam em veículos com restrição de roubo e adulteração. Após a prisão do trio, os policiais também identificaram dois homens apontados como responsáveis pelas adulterações no esquema.

Salvador

11 de Out // | Salvador

A pistola ponto 40 que foi usada durante a tentativa de assalto a uma agência do Banco Santander, na manhã desta quarta-feira (11), no Corredor da Vitória, em Salvador, pertence a um ex-policial militar que foi afastado da corporação após um procedimento contra ele ser instaurado no ano de 2012.

 

A informação foi passada pelo delegado Paulo Guimarães, do Draco. O delegado não detalhou, contudo, as causas que motivaram o afastamento do ex-PM. A polícia investiga se o dono cedeu a arma aos bandidos ou se foi roubado. A pistola estava com os dois homens suspeitos de envolvimento no crime que foram presos em flagrante, após negociação com a polícia.

 

A dupla estava também com revólver. Ambas as armas foram apreendidas pela polícia. O dono da pistola encontrada com os suspeitos foi chamado para prestar depoimento. Os dois criminosos presos, identificados como Willian dos Santos Barbosa, de 39 anos, e Israel Souza Ferreira dos Santos, de 20, foram apresentados à imprensa durante uma coletiva, na tarde desta quarta-feira (11), segundo informações do G1.

Salvador

11 de Out // | Salvador

O acesso gratuito ao metrô de Salvador para idosos com menos de 65 anos será suspenso a partir da próxima segunda (16). A informação foi confirmada nesta quarta-feira (11) pelo governo do estado e pela CCR metrô, que é responsável pelo transporte. Antes da determinação, os idosos com idades a partir de 60 anos tinham passagem liberada.

 

Com a mudança, o metrô passa a adotar a mesma idade de gratuidade aplicada pelos ônibus urbanos da capital, que também é a partir dos 65 anos. Conforme o estado, como é preciso fazer a integração tarifária total aos estudantes da região metropolitana de Salvador, também foi necessário alterar a legislação estadual e a igualar à legislação municipal.

 

A situação ocorreu após estudantes da região metropolitana de Salvador alegarem não ter acesso total a integração entre ônibus metropolitano, metrô e ônibus de Salvador. Para sanar o problema da integração parcial, o governador Rui Costa assinou um decreto na última sexta-feira (06) garantindo aos estudantes o acesso total aos transportes públicos de Salvador e da região metropolitana.

Salvador

11 de Out // | Salvador

Os ônibus voltaram a circular normalmente no bairro de São Gonçalo do Retiro, em Salvador, nesta quarta (11). A retomada do serviço ocorreu um dia após a disseminação de um suposto toque de recolher na localidade, após a prisão do homem apontado pela polícia como chefe de uma das maiores facções criminosas da Bahia e morte de um comparsa.

 

A informação de que os ônibus voltaram a circular no bairro foi confirmada pelo presidente vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Fábio Primo. Ele afirmou ao G1, na manhã desta quarta-feira, que a decisão foi tomada após garantia da polícia de que a segurança no bairro estaria reforçada.

 

Por conta do clima tenso, na terça-feira, muitos comerciantes do bairro não abriram as portas dos estabelecimentos comerciais. Escolas da localidade também tiveram as aulas suspensas. Aproximadamente mil alunos ficaram sem aulas. Enquanto os ônibus estavam sem rodar, os rodoviários faziam o final de linha dos coletivos no bairro Saboeiro segundo informações do G1.

Salvador

09 de Out // | Salvador

O terminal rodoviário de Salvador terá 100 viagens extras para o período do feriado de 12 de outubro, quando são comemorados o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e o Dia das Crianças. De acordo com a Agerba, responsável pelo sistema, as viagens extras serão distribuídas entre a quarta-feira (11) e o domingo (15).

 

Além dos 100 horários extras, a população conta também com os 540 horários diários regulares. A estimativa da Agerba é de que cerca de 40 mil pessoas saiam de Salvador durante o feriado por meio da rodoviária. Além de comprar as passagens presencialmente, os usuários podem fazer a compra antecipadamente - acesse aqui.

 

No dia da viagem, é recomendado ao passageiro chegar ao terminal rodoviário com antecedência mínima de 20 minutos. Na hora do embarque, é obrigatória a apresentação de um documento oficial de identificação com foto - para passageiros acima de 12 anos. O sistema ferry boat abriu 200 vagas extras do serviço "Hora Marcada", que é exclusivo para veículos, para o feriado prolongado de 12 de outubro.

Salvador

09 de Out // | Salvador

O prefeito ACM Neto (DEM) enviou à Câmara de Salvador, no final de setembro, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) com as estimativas de receita e despesa para o exercício financeiro de 2018. A proposta prevê um orçamento de R$ 7,3 bilhões, ante R$ 6,7 bilhões para 2017, e traz aumento de recursos para áreas sociais como educação e saúde.

 

As secretarias de Educação e Saúde terão, juntas, 39% do orçamento, o que corresponde a R$ 2,9 bilhões. Para 2017, foram estimados R$ 2,6 bilhões. A Secretaria de Ordem Pública vem em terceiro lugar com maior volume de recursos. A pasta terá um montante de R$ 737,8 milhões, sendo que a prefeitura prevê a destinação de 56% desse valor para a limpeza urbana.

 

No comparativo das previsões orçamentárias entre 2017 e 2018, alguns pontos chamam a atenção. O gabinte do prefeito, que teve uma estimativa de R$ 117 milhões para 2017, terá apenas R$ 74 milhões em 2018. A Casa Civil, entretanto, tem um orçamento proposto para o ano que vem de R$ 31,3 milhões, ante R$ 9,4 milhões deste ano. A Secretaria de Manutenção da cidade (Seman) teve R$ 193,7 milhões para seu caixa em 2017, mas para 2018 esse valor foi reduzido a R$ 175,4 milhões.

Salvador

08 de Out // | Salvador

Foi enterrado no fim da tarde de sábado (7), no Cemitério Campo Santo, em Salvador, o corpo de Arlette Maron de Magalhães, viúva do ex-senador e governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães (ACM). Dona Arlette sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e morreu na manhã deste último sábado.

 

Ela esteve internada no Hospital Cárdio Pulmonar, no bairro da Federação, desde a quarta-feira (4). Durante toda a tarde, familiares e amigos se reuniram em velório na capela do Campo Santo e participaram de uma missa celebrada pelo Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

 

A cerimônia de sepultamento ocorreu às 17h. Dona Arlette deixa dois filhos, oito netos e13 bisnetos. Os primeiros a chegar, logo no início da tarde, foram os parentes mais próximos, o filho ACM Júnior com a mulher Rosário Magalhães, e os netos Renata Magalhães e o prefeito de Salvador, ACM Neto, além do irmão de Dona Arlette, Wilson Maron. Ao lado do caixão estava também a filha Tereza Mata Pires, que estava com os filhos Caio, Fernanda e César Filho.

Salvador

08 de Out // | Salvador

Os estudantes que precisarem utilizar ônibus metropolitanos, urbanos e o metrô de Salvador já têm direito de utilizar a integração pagando apenas meia passagem. Foi publicado neste sábado (7), no Diário Oficial do Estado (DOE), o decreto que permite a plena integração para estudantes que utilizam mais de um modal da capital baiana.

 

O decreto vai igualar as legislações de transporte, garantindo o direito dos estudantes, que utilizam os sistemas, de pagar a meia passagem. A integração dos ônibus metropolitanos com o metrô já estava funcionando. De acordo com o decreto, estudantes dos ensinos fundamental e médio terão uma cota de utilização de meia passagem escolar.

 

A meia passagem está fixada em 85 unidades mensais e limitada ao máximo de 4 meias passagens diárias. Já para os universitários, estudantes de curso de suplência, do Instituto Federal da Bahia (Ifba) ou pós-graduação, mestrado e doutorado têm direito a meia passagem fixada em 110 unidades mensais e 6 diárias. No sistema do metrô, o limite é de duas meias passagens, independente do uso integrado ou não.

Salvador

07 de Out // | Salvador

O motorista do ônibus que foi assaltado na região do Iguatemi na noite da última quinta-feira (7), quando uma passageira morreu ao se jogar do veículo durante um assalto, será indiciado pela morte, informou o delegado e coordenador do Grupo Especial de Repressão a Roubos de Coletivos (Gerrc), José Nélis de Araújo.

 

Luzenilda Santos Avelino Barbosa tinha 24 anos e faleceu ainda no local, depois de bater a cabeça na pista. No incidente, outras três pessoas se jogaram do veículo e tiveram ferimentos leves. Ao Correio, Araújo explicou que o rodoviário vai responder pela morte porque dirigiu em velocidade deixando a porta traseira aberta.

 

“Foi falha do motorista: ele abriu a porta fora do ponto e trafegou em velocidade com a porta aberta. (...) Se o motorista para fora do ponto e permite que esses baleiros entrem, ele está testando a idoneidade”, avaliou o delegado. O Sindicato dos Rodoviários, contudo, questiona a conclusão. O diretor do grupo, Daniel Mota, defende que não é possível “criar responsabilidade antes da conclusão das investigações”.

Salvador

06 de Out // | Salvador

A família da vendedora Luzenilda Santos Avelino, 24 anos, só soube da morte da moça na manhã desta sexta (06), quando buscavam informações no Instituto Médico Legal. Luzenilda morreu após pular da porta traseira de um ônibus em movimento, na tentativa de fugir de um assalto, na noite de quinta (05), na região no Iguatemi, em Salvador.

 

Todos os dias Luzenilda saía do Shopping da Bahia, onde trabalhava na loja de departamentos C&A, por volta de 22h, e chegava em casa, no bairro do Cabula V, cerca de 40 minutos depois. Ela pegava sempre o mesmo ônibus, que fazia Tancredo Neves/Pituba. Ontem, a moça não retornou à residência em que morava com o companheiro.

 

Após procurarem em hospitais, sem sucesso, nesta sexta-feira (6), por volta de 9h, a sogra, o noivo e dois cunhados da vítima chegaram ao Instituto Médico Legal e se dirigiram à sala de assistência social. A aflição era aparente em todos eles, que aguardaram alguns minutos até serem chamados em uma sala restrita. Lá, por meio de reconhecimento de fotos, receberam a notícia de que a vítima fatal era, de fato, a vendedora.

Salvador

06 de Out // | Salvador

O assaltante Fabrício da Costa Santana, 24 anos, um dos autores do roubo à delicatessen Almacen Pepe, no bairro do Horto Florestal, em Salvador, foi preso na noite de quinta-feira (5), por guarnições da Operação Gêmeos e apoio do Setor de Inteligência (Soint) da 40ª Companhia Independente de Polícia Militar Nordeste de Amaralina.

 

Segundo a assessoria da Secretaria da Segurança Pública, com o criminoso, capturado na Rua do Ipiranga, no Vale das Pedrinhas, a polícia apreendeu pinos de cocaína prontos para venda, maconha e munições de vários calibres. Fabrício aparece nas imagens do videomonitoramento do estabelecimento segurando uma submetralhadora ao lado de um comparsa ainda procurado.

 

No ataque, realizado em 2 de agosto, os criminosos também roubaram a arma do segurança do estabelecimento, além de colete balístico, rádio de comunicação, aparelho celular e R$ 100 em espécie. De acordo com o comandante da 40ª CIPM, major PM Amílton Souza Teixeira Júnior, o assaltante também está ligado a outros crimes cometidos na região. “Ele também está associado a homicídios, assaltos e roubos a veículos no Nordeste de Amaralina”, detalhou o PM.

Salvador

06 de Out // | Salvador

Uma jovem de 26 anos foi presa com drogas escondidas dentro de um urso de pelúcia, nesta última quinta-feira (5), em uma casa localizada na entrada da comunidade conhecida como Buraco da Gia, na Ladeira do Acupe de Brotas, em Salvador. O brinquedo com os entorpecentes estava guardado no berço do filho da suspeita.

 

A jovem foi identificada como Mayara Almeida Gomes. O bebê tem três meses. Segundo a polícia, com a suspeita foram encontrados 10 pinos de cocaína, 52 pedras de crack e 63 trouxinhas de maconha. Após o flagrante, a jovem foi encaminhada para a Delegacia de Brotas, onde, de acordo com a polícia, confessou que estava comercilizava drogas na casa.

 

Conforme a polícia, as drogas foram encontradas depois que policiais que estiveram no imóvel para entregar uma intimação à jovem, após uma denúncia de agressão física contra uma vizinha. Os policiais desconfiaram do comportamento dela e resolveram fazer a revista. Sem antecedentes criminais, conforme a polícia, a jovem foi encaminhada ao Núcleo de Prisão em Flagrante da Justiça (NPF), na Avenida ACM.

Salvador

06 de Out // | Salvador

Uma pessoa morreu e três ficaram feridas após se lançarem de um ônibus na região do Iguatemi na noite de quinta-feira (6) para fugir de um assalto a ônibus. Segundo informações da 35ª Companhia Independente de Polícia Militar (35ª CIPM), a vítima fatal bateu a cabeça com a queda e morreu no local.

 

De acordo com o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública, a passageira que morreu foi identificada como Luzenilda Santos Avelino Barbosa, 24 anos. O ônibus, que fazia a linha Tancredo Neves x Pituba, estava na altura do Centro Empresarial Iguatemi quando os suspeitos anunciaram o assalto.

 

Quatro passageiros então se jogaram do veículo – nenhum deles, dois homens e duas mulheres, teve sua identificação revelada. Os feridos foram socorridos ao HGE conscientes – até por volta das 3h, nenhum dos três corria risco de morte. O motorista não parou o coletivo após o anúncio do assalto e seguiu viagem. O veículo foi encaminhado ao Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos. Os suspeitos de realizar o assalto não foram localizados.

Salvador

05 de Out // | Salvador

Um homem suspeito de coordenar "exército" de assaltantes de ônibus, que utilizavam armas de brinquedo nos crimes, foi preso na última quarta-feira (4), em Salvador. Segundo informações da Polícia Civil, adolescentes e adultos faziam fila em busca de uma oportunidade de atuar para Geovani de Jesus Dias, o “Pai da Maloca”, de 48 anos.

 

Através da assessoria da Polícia Civil, Maria Selma Lima, titular da delegacia territorial (DT) da Pituba, disse que Geovani formava trios de pessoas por roubo. Os assaltantes recebiam armas de brinquedos e, concluído o trabalho, na região do Iguatemi, eles retornavam, entregavam as armas e o que foi roubado, eram pagos e ficavamm aguardando nova "missão".

 

“Na região de Iguatemi, chega-se a fazer até cinco assaltos a ônibus num dia”, revelou a delegada, que disse ainda que os trios de ladrões comandados por Geovani agem também na Avenida Paralela e no bairro de Brotas. “O ‘Pai da Maloca’ seleciona os ladrões de forma que eles não fiquem muito tempo numa rota, revezando os grupos e evitando chamar a atenção da polícia”, complementou.

Salvador

04 de Out // | Salvador

Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) apreenderam 150 kg de carne bovina armazenados de foram irregular na garagem de uma casa, no bairro de Monte Serrat, em Salvador, na terça-feira (3). De acordo com a polícia, no local funcionava um mercado clandestino. Um homem foi preso.

 

Segundo a polícia, os agentes foram até o local na última segunda-feira (2) com o objetivo de prender Diego de Jesus Santos Vitória, que tem um mandado de prisão expedido por roubos de cargas na capital e na região metropolitana. Ele não foi encontrado e os policiais retornaram na terça-feira (03).

 

“Estivemos ontem [segunda] neste mesmo local, mas Diego, nosso alvo, não foi encontrado. Quando percebemos que o pai estava dificultando os trabalhos, sem querer dar mais informações sobre o paradeiro do filho, decidimos retornar hoje e fomos surpreendidos com um cheiro forte”, afirmou, em nota, a titular da DRFR, Carla Ramos. Segundo a delegada, Robério será indiciado por venda de produto impróprio para consumo.

Salvador

04 de Out // | Salvador

A integração entre ônibus metropolitanos, metrô e ônibus urbanos, que começou valer no dia 1º de outubro, atende parcialmente os estudantes das dez cidades que estão na região metropolitana de Salvador e que precisam se deslocar diariamente para a capital baiana segundo informações do G1.

 

Além de Salvador, a região metropolitana é composta pelos seguintes municípios, que têm transporte via terrestre para a capital: Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Candeias, Pojuca, São Francisco do Conde, Madre de Deus, São Sebastião do Passé, Dias D'Ávila e Mata de São João.

 

Os valores integrais das passagens dessas cidades para Salvador variam, a depender da distância, entre R$ 3,6 e R$7,2. Luiz Alberto Costa, que é consultor da Associação Baiana de Transportes Metropolitanos, explicou que os estudantes podem sair das suas cidades usando um ônibus metropolitano e depois embarcar no metrô pagando apenas uma passagem, no coletivo. Entretanto, caso eles precisem pegar mais um ônibus urbano na capital, vai ser cobrado na terceira viagem.

Salvador

04 de Out // | Salvador

Além das companhias China Railway Group Limited (Crec) e da China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20G), a OAS e a Camargo Corrêa manifestaram interesse em realizar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental complementares ao projeto de construção e operação do Sistema Viário Oeste, do qual faz parte a Ponte Salvador – Itaparica.

 

A lista das quatro empresas foi divulgada nesta quarta-feira (4) no Diário Oficial do Estado (DOE). Em entrevista ao Bahia Notícias concedida em setembro, o vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, já havia afirmado que o governo prospectava outros interessados na ponte além dos empresários chineses.

 

“Cada empresa que quiser nós faremos uma manifestação de interesse, o protocolo de intenções. Esse tipo de licitação nossa é diferente. Não é uma licitação normal em que você coloca a obra, contrata, o cara vai lá e ganha a obra”, explicou, citando o exemplo do metrô. “Isso aí é uma manifestação de interesse como foi no passado a da Bahiagás, que nós levamos para a bolsa, como foi o metrô, que foi pra bolsa...

Salvador

04 de Out // | Salvador

Os interessados em realizar o credenciamento para atuação como mototaxistas em Salvador têm até o dia 31 de outubro para entregar a documentação exigida em edital à Secretaria Municipal de Mobilidade. O procedimento deve ser feito na Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais, no Vale dos Barris, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

 

A prefeitura vai entregar a 2.938 pessoas físicas autorizações que permitirão a exploração do Serviço do Transporte Individual de Passageiros com o uso de motocicletas (mototaxi). Todas as exigências do edital podem ser encontradas no site da Secretaria Municipal de Mobilidade.

 

Os motoristas vão precisar obedecer às regras estabelecidas por meio de decreto municipal publicado em fevereiro deste ano. Ele define que os mototaxistas precisam, por exemplo estar habilitado na categoria A, no mínimo, há dois anos. Além disso, a motocicleta deverá ter no máximo cinco anos de uso, até 250 cilindradas, estar em nome do interessado e ser da cor amarela.

Salvador

03 de Out // | Salvador

O júri popular da médica Kátia Vargas, acusada de provocar em 2013 a morte de um casal de irmãos, depois que o carro que ela dirigia bateu na moto onde estavam as vítimas, em Salvador, foi adiado para as 8h de 5 de dezembro deste ano, no Fórum Rui Barbosa. O julgamento estava anteriormente marcado para 7 de novembro.

 

Kátia Vargas é acusada de matar os irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes Dias. Segundo informações do Tribunal de Justiça (TJ-BA), o adiamento foi um pedido do advogado de defesa da acusada, que informou que participará, em 6 de novembro, de um outro julgamento a ser realizado pela Corte Federal de Justiça Americana, em Nova Iorque.

 

A solicitação foi feita por considerar imprescindível a presença tanto no julgamento que se realizará nos Estados Unidos como no julgamento que ocorrerá em Salvador, para garantir a ampla defesa, considerando que ambos os casos apresentam contornos indiscutíveis. No último dia 11 de setembro, a médica, que responde em liberdade, conseguiu na Justiça autorização para realizar sua 10ª viagem desde que o processo começou.

Salvador

03 de Out // | Salvador

A jovem Daiane Maria de Oliveira, que tem um problema de saúde que deixou a barriga em tamanho muito maior que o normal, foi transferida para o Hospital Irmã Dulce, em Salvador. A transferência ocorreu, via regulação, na última sexta-feira (29). A jovem estava em uma unidade de saúde da cidade de Guanambi.

 

Daiane sofre de cirrose hepática e precisa de um transplante de fígado. Em entrevista ao G1, o vice-prefeito e secretário de Saúde de Igaporã, Márcio Fagundes Fernandes, disse que recebeu telefonemas de médicos de Sorocaba (SP) e Salvador, além de Brasília, interessados em investigar o caso.

 

“Várias pessoas ofereceram ajuda, já que não temos aqui no município especialistas para todas as áreas. Um endocrinologista de Santa Maria da Vitória me ligou e se ofereceu para fazer uma avaliação de forma gratuita. Ele constatou a cirrose hepática com agravante de possível problema na tireóide. O tratamento dela tem que ser um transplante”, afirmou, após análise do especialista. O médico responsável pelo atendimento foi Ivson Petrônio de Cunha.

Salvador

02 de Out // | Salvador

Um sargento da reserva remunerada da Polícia Militar foi morto a tiros na tarde desta segunda-feira (02), no bairro de Brotas, em Salvador. A vítima foi identificada como Carlos José de Jesus Cruz. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o crime foi cometido por dois homens que estavam em um moto.

 

O caso ocorreu no cruzamento entre a rua Campinas de Brotas e a avenida Dom João VI. A SSP conta, por meio de informações preliminares, que a vítima trabalhava como segurança de uma casa de frios na mesma rua onde ocorreu o crime. Logo após o crime, a SSP montou uma força-tarefa para investigar o caso e começou a ouvir testemunhas.

 

A principal hipótese apontada pela polícia é de que o crime foi praticado por vingança. O secretário da Segurança Pública Maurício Teles Barbosa lamentou a morte do sargento, que já trabalhou na Assistência Militar da pasta. "Era um homem honesto e trabalhador, que enquanto serviu à polícia baiana sempre foi exemplo de dedicação. Não vamos baixar a guarda enquanto não prendermos os autores deste crime", afirmou por meio de nota.





Classificados


Enquete



Mais Lidas