Notícias

Salvador

Salvador

21 de Ago // G1 | Salvador

O jovem suspeito de matar o assessor Michel Batista de Sá, de 35 anos, em Salvador, teve prisão temporária decretada pela Justiça, segundo informações divulgadas nesta última segunda-feira (20) pela Polícia Civil. Identificado como Gabriel Bispo dos Santos, de 22 anos, o suspeito é considerado foragido segundo informações do G1.

 

De acordo com o advogado do suspeito, Hudson Dantas, Gabriel Bispo confessou o crime e disse que vai se entregar. O jovem deveria se apresentar à polícia, na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, nesta última segunda, mas não compareceu à unidade. O corpo da vítima foi encontrado na sexta (17).

 

O corpo estava perto de um shopping da capital baiana, na Avenida Paralela. O crime ocorreu durante a negociação da venda de um carro, que pertencia a Michel. O veículo seria vendido por R$ 73 mil. O automóvel sumiu depois do assassinato e só apareceu no sábado (18). De acordo com a polícia, o suspeito tinha interesse em comprar o carro, que foi anunciado em um site de vendas, e negociou com Michel, mas a transação não foi finalizada.

Salvador

20 de Ago // G1 | Salvador

A Polícia Civil identificou, nesta segunda-feira (20), o suspeito de ter matado o assessor da diretoria de relacionamento da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb), Michel Batista de Sá, de 35 anos segundo o G1. O crime ocorreu nesta última sexta-feira (17), perto de um shopping que fica na Avenida Paralela, em Salvador.

 

O suspeito, que ainda não teve a identidade revelada, tem 22 anos e deve se entregar ainda na tarde desta segunda-feira na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). O advogado do suspeito informou que ele confessou o crime, no entanto, não disse qual o motivo que o levou a matar Michel.

 

O rapaz de 22 anos também não confirmou se era o dono da arma. Ainda segundo o advogado do suspeito, ele contou que, no dia do crime, tinha ido encontrar Michel para comprar o carro que ele havia anunciado em um site de vendas. Antes de fechar negócio, os dois almoçaram juntos com a mulher de Michel. O advogado informou, também, que o suspeito afirmou que depositou a quantia combinada na conta de Michel, mas o dinheiro não entrou.

Salvador

19 de Ago // Foto: Bruno Wendel/Correio | Salvador

O assessor do vereador Kiki Bispo (PTB) morreu após ser baleado, na noite deste último sábado (18), no bairro de Castelo Branco, em Salvador. Wellington Santos Silva, de 30 anos, chegou a ser socorrido para o Hospital Eládio Lasserre, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a polícia, seis homens passaram atirando no local.

 

De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), além de Wellington outros três homens foram atingidos por disparos de arma de fogo na Rua Antônio Soares, no bairro de Castelo Branco. Eles estavam em um bar, quando apareceram quatro homens e efetuaram os disparos.

 

Todos foram socorridos para o Hospital Eládio Lasserre, mas Wellington Santos Silva e professor de auto-escola Hilberto de Carvalho Santos, 45 anos, não resistiram. Jacson Menezes Oliveira, 24 anos, foi submetido a uma cirurgia e Luiz Joaquim da Silva Filho, 53 anos, transferido para o Hospital do Subúrbio. Não há informações sobre o estado de saúde de Jacson e Luís. Na manhã deste domingo (19), o Correio da Bahia esteve no local do crime.

Salvador

19 de Ago // G1 | Salvador

O assessor da diretoria de relacionamento da Prodeb [Companhia de Processamento de Dados do Estado] achado morto na última sexta com três tiros atrás de um shopping de Salvador, na Avenida Paralela, tentou ajudar o suposto comprador do carro que iria vender depois que o homem fingiu ter sofrido um golpe segundo informações do G1.

 

O corpo de Michel Batista de Sá, de 35 anos, foi achado na manhã de sexta-feira (17) e o sepultamento aconteceu no final da manhã deste sábado (18), no cemitério Jardim da Saudade, na capital baiana. A cerimônia foi marcada pela comoção de amigos e familiares. Michel deixa viúva e um filho de 9 meses.

 

Nas imagens do vídeo acima, o homem que aparece na escada rolante de um outro centro de compras em Salvador é apontado pela polícia como um dos três suspeitos pela morte de Michel Batista de Sá, de 35 anos. No início da semana, o mesmo homem da escada rolante teria ido à casa de Michel para ver o carro que ele colocou à venda pela internet. O veículo seria comercializado por R$ 73 mil. DHPP investiga autoria e motivação do assassinato.

Salvador

18 de Ago // G1 | Salvador

Uma jovem foi presa no bairro de Fazenda Coutos III, no subúrbio de Salvador, após morder a mão de um policial e cometer um ato racista contra PMs da 19ª CIPM (Paripe), na última quinta-feira (16), segundo informou a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A mulher foi identificada como Jamile Guimarães dos Santos, 19 anos.

 

Ela tentou impedir a prisão do marido, que é suspeito de tráfico de drogas na região e também acabou capturado pela polícia. Conforme a Secretaria de Segurança Pública, o caso ocorreu quando equipes da 19ª Companhia da PM faziam ronda no bairro e perceberam um grupo de homens comercializando drogas.

 

Com a aproximação das viaturas, alguns criminosos correram mas Lucas Araújo da Silva, 27 anos, acabou alcançado. A SSP informou que, com o suspeito, foram encontrados 25 tabletes pequenos de maconha, 15 pedras de crack, entre outros materiais. Ao perceber que o marido havia sido capturado, Jamile mordeu a mão de um militar, chamou os PMs de macacos e xingou os agentes. Ela e o marido foram levados para a 5ª Delegacia, em Periperi.

Salvador

17 de Ago // | Salvador

O corpo de um homem foi encontrado na noite desta quinta-feira (16), na Avenida Tamburugy, atrás do Shopping Paralela, em Salvador. Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, a vítima foi identificada como Michel Sá. Ele já trabalhou como assessor do deputado estadual Marcelo Nilo (PSB) e do ex-vereador de Salvador Arnando Lessa.

 

Além disso, foi diretor do bloco de Carnaval Universitário. De acordo com pessoas próximas à vítima, Michel estava desaparecido deste a tarde de quinta. Ainda não há informações sobre as circunstâncias do ocorrido, mas a suspeita inicial é de que tenha ocorrido latrocínio segundo informações do Bahia Notícias.

 

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa vai investigar o caso. O enterro de Michel está para as 11h deste sábado (18), no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. Em nota, o Shopping Paralela informou que o corpo não foi encontrado dentro do estabelecimento, como chegou a ser divulgado. "[O Shopping Paralela] Esclarece que nenhum corpo foi encontrado no centro de compras, nem em seu terreno, como noticiado, nesta sexta-feira (17).

Salvador

13 de Ago // G1 | Salvador

erca de 6,5 mil toneladas de lixo foram recolhidos das praias de Salvador no primeiro semestre deste ano, segundo levantamento da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb). Esta quantidade, conforme o órgão, seria suficiente para encher mais de 800 caixas coletoras de lixo. Parte dos dejetos que não é recolhido é carregado para o fundo do mar.

 

No ano passado, o projeto Fundo Limpo, que tem como objetivo proteger o meio ambiente por meio de coletas de lixo na água, chegou a retirar 120 quilos de lixo das praias de Salvador. As garrafas pet, pratos e copos descartáveis e latas de cerveja são os dejetos encontrados com maior frequência pelos mergulhadores durante as atividades.

 

De acordo com o engenheiro ambiental Osmar Neto, além de interferir na beleza das praias, cartões postais da capital baiana, o lixo deixado na areia, e que, consequentemente acaba no fundo do mar, pode prejudicar a vida marinha segundo informações do G1. "O animal marinho confunde o lixo com alimento e acaba vindo a óbito. Há, ainda, grande risco para o ser humano, que pode se alimentar com peixes que ingeriram lixo", disse Neto.

Salvador

11 de Ago // G1 | Salvador

O homem de 33 anos que foi preso após ser flagrado se masturbando enquanto observava sete adolescentes que ensaiavam uma coreografia, em Salvador, disse em depoimento à polícia que a masturbação era para ativar a testosterona durante musculação. A informação é da Polícia Civil. Bruno da Silva Santos foi preso na quarta-feira (8), ouvido e liberado.

 

Ainda segundo a polícia, ele vai responder em liberdade pelos crimes de satisfação de lascívia mediante a presença de criança ou adolescente, ato obsceno e ameaça. Conforme informações da polícia, Bruno disse que estava fazendo musculação no terraço de um imóvel e, entre uma série e outra, se masturbava para ativar a testosterona.

 

Em outra casa, as sete adolescentes ensaiavam e eram observadas por ele. As garotas perceberam o assédio e contaram a situação para a mãe de uma delas. Após o relato, a mulher tentou um diálogo com Bruno. A polícia informou que, mesmo após ser chamado atenção pela mulher, Bruno continuou a se masturbar e ainda ameaçou as vítimas. Diante da situação, as adolescentes foram até a 3º Delegacia Territorial (DT/Bonfim) e denunciaram o homem.

Salvador

11 de Ago // Bahia Notícias | Salvador

Uma liminar do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) publicada nesta última sexta-feira (10) determina que os trabalhadores do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) retornem imediatamente ao trabalho. A entidade estão em campanha por reajuste salarial e deu início na última segunda-feira a uma greve por tempo indeterminado.

 

A decisão assinada pelo desembargador Maurício Kertzman determina ainda que o Sindseps não pode praticar qualquer ato que paralise o funcionamento da prefeitura ou interrompa o acesso dos servidores ao local de trabalho.  A liminar autoriza ainda o "uso moderado da força policial", para assegurar o cumprimento da decisão.

 

O texto da liminar obriga o Sindiseps a garantir a "permanência de 100% dos servidores e prestadores em todos os serviços de saúde municipal, bem como nos serviços de manutenção da ordem pública, devendo assegurar a permanência de 70% dos servidores e prestadores de serviços e de toda frota de veículos vinculados aos demais serviços", para que eles não sofram interrupção. O Sindseps deve pagar multa diária de até R$ 100 mil. 

Salvador

08 de Ago // | Salvador

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou o pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) para que proíba a gestão municipal de descontar do salário dos professores que aderiram a greve que já dura 29 dias na capital os dias não trabalhados. A decisão foi do desembargador Baltazar Miranda Saraiva.

 

O desembargador negou o pedido, a princípio a prefeitura não teria demonstrado “conduta recriminável” que justificasse a greve e a proibição da Administração Pública de efetuar os descontos nos salários dos servidores. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 7% das escolas da capital aderiram ao movimento.

 

Os professores alegam que o desconto salarial cerceia o direito à greve e deixa os professores em situação financeira delicada. "A provável atitude da Administração Pública deixará diversos servidores em situação difícil, na medida em que os vencimentos, verba de natureza salarial e alimentar, donde muitas famílias, inclusive crianças dependentes destes profissionais estão passando por necessidades, com a concretização dos descontos".

Salvador

06 de Ago // | Salvador

A recepcionista Isabel Cristina Bramont Moraes, de 35 anos, morreu por asfixia confome apontou o laudo cadavérico. A informação é da Polícia Civil, nesta segunda-feira (6). Isabel foi levada morta para UPA de Itapuã, em Salvador, pelo companheiro Jairo Ernandes, no dia 22 de junho. Na UPA, Jairo disse que a mulher sofreu uma queda.

 

Entretanto, os funcionários da unidade suspeitaram da versão dele e acionaram a polícia segundo informações do G1. Na ocasião, Jairo foi preso, mas no dia 24 de julho, um mês após o crime, a defesa dele solicitou um relaxamento de prisão e ainda não há detalhes se a Justiça aceitou o pedido.

 

Familiares e amigos de Isabel fizeram uma caminhada no domingo (5), em protesto contra o pedido de relaxamento de prisão. Segundo a Polícia Civil, o inquérito foi concluído e remetido à Justiça, com o laudo anexado, no dia 27 de julho. A polícia disse ainda que o Ministério Público Estadual (MP-BA) ofereceu denúncia por feminicídio, que foi acatado pela Justiça, e já existe uma ação penal por homicídio qualificado contra Jairo.

Salvador

03 de Ago // | Salvador

Com o filho desaparecido desde 24 de outubro de 2014, a última alternativa que restou para Rute Fiuza, a mãe do jovem Davi Fiuza, foi “gritar de fora para dentro”. Sentindo-se sem o apoio necessário no Brasil, ela pretende denunciar a história do filho e o “genocídio da população pobre” que acontece diariamente por aqui em outros países.

 

E ela vai ao exterior depois de uma espera de quase quatro anos por informações sobre o que aconteceu com Davi. Mais, nesta última quinta-feira (02), ela finalmente teve alguma resposta que pode ser o início do desfecho de um drama que a aflige desde a manhã daquele fatídico dia segundo o Bahia Notícias.

 

Fiuza está preparando viagens aos Estados Unidos, ao México e para a Colômbia .A Polícia Civil informou ter concluído e enviado ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) inquérito sobre o desaparecimento de Davi, além de ter indiciado algumas pessoas por suspeita de envolvimento no caso. Assim, Rute finalmente poderá descobrir quem são considerados como culpados pelo sumiço de Davi, na época com 16 anos e também o que ocorreu.

Salvador

03 de Ago // | Salvador

O julgamento do recurso do Ministério Público do Estado (MP-BA) para anular o júri que inocentou a médica Kátia Vargas, acusada de duplo homicídio dos irmãos Emanuel e Emanuelle, foi adiado após pedido de vista do desembargador Mário Hirs. O julgamento foi feito nesta tarde pela 2ª Turma da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.

 

Em 2017, o júri considerou que a médica não cometeu crime no momento em que aconteceu o incidente que culminou com a morte dos irmãos, no bairro de Ondina, em 2013. Ao inocentá-la, os jurados analisaram que não havia provas de que houve a colisão do carro da médica com a motocicleta que levava os irmãos.

 

A decisão do júri é soberana, logo não pode ser reformada (modificada), mas pode ser "excepcionalmente anulada quando for manifestamente contrária aos autos". Em seu voto, o desembargador José Alfredo Cerqueira, relator do caso no Tribunal de Justiça da Bahia, defendeu que "em nenhuma oportunidade, foi postulada pela defesa a absolvição da ré por negativa de autoria, mas sim a desclassificação de crime doloso" segundo o Bahia Notícia.

Salvador

02 de Ago // | Salvador

O casal preso em um condomínio de luxo, na manhã desta quinta-feira (2), em Salvador, lavava o dinheiro oriundo do tráfico com a compra de imóveis e outros bens de valor, como obras de arte segundo informações do G1. As prisões ocorreram durante uma operação da Polícia Federal para desarticular a quadrilha, que atua no país desde os anos 90.

 

A identidade e a idade do casal não foram divulgadas. O homem preso era o chefe da organização criminosa e já tinha sido capturado com 810 kg de cocaína em um sítio. A droga seria levada para a Bélgica em um contêiner com carga de polpa de frutas. Condenado pelo crime de 2016, o homem cumpria prisão domiciliar.

 

A prisão domiciliar era por questões de saúde, diz a PF. Após a prisão nesta quinta, ele e a mulher foram levados para a Delegacia da Polícia Federal e serão encaminhados para o presídio da capital. Eles vão responder pelo crime de organização criminosa. Ainda conforme Fábio Muniz, a investigação não apontou que o chefe da organização criminosa continuou a transportar drogas, porquê, depois de 2016, não houve outras apreensões.

Salvador

02 de Ago // | Salvador

Após sucessivos adiamentos de prazo, a Polícia Civil finalmente concluiu e enviou ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) o inquérito sobre o caso Davi Fiuza, que desapareceu aos 16 anos de idade em outubro de 2014, durante uma operação policial no bairro de São Cristóvão, onde morava em Salvador, capital baiana segundo o Bahia Notícias.

 

A informação foi confirmada pelo delegado José Bezerra, chefe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pelas investigações do caso. De acordo com ele, o relatório final das apurações foi entregue ao MP-BA “há algumas semanas” – o titular do DHPP não soube informar quando.

 

Sem entrar em maiores detalhes sobre as conclusões do inquérito, Bezerra informou também que “algumas pessoas” foram indiciadas, mas não disse quantas, a identidade delas e por quais crimes. “Agora depende de o Ministério Público analisar se, diante da investigação, há elementos para oferecer denúncia, solicitar novas diligências ou pedir arquivamento”, explicou José Bezerra, em entrevista ao site nesta última quarta-feira (1º).

Salvador

31 de Jul // | Salvador

Agentes da Coordenação de Operações Especiais (COE) e da 11ª DT identificaram, na última segunda-feira (30), um centro de distribuição de drogas no bairro de Sussuarana. De acordo com nota, os policiais faziam uma ação de combate ao tráfico no Parque Jocélia, uma localidade do bairro, quando dois homens fugiram ao avistarem os agentes.

 

Após perseguição, os dois foram capturados e informaram uma casa na qual eram armazenadas as drogas. Na casa, as equipes flagraram outras 13 pessoas embalando as drogas. Foram apreendidos aproximadamente 20 mil pinos vazios, 2,8 mil pinos cheios, 4,24 kg de cocaína e 29 trouxas de maconha de acordo com a polícia.

 

Além da apreensão de uma pistola 9 mm, dois carregadores para pistola calibre 45, 12 munições de 9 mm, oito munições de 380, 13 munições calibre 12, três rádios comunicadores, R$ 150 em espécie, cinco celulares, duas placas de colete balístico, duas balanças de precisão, uma balaclava e uma moto marca Honda/NX Falcon 400cc, Placa Policial JPI-1471, na cor vermelha. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

Salvador

30 de Jul // | Salvador

O terceiro piso da Assembleia Legislativa da Bahia foi “completamente destruído” após o incêndio ocorrido neste último último sábado (28), apontou a Defesa Civil de Salvador em relatório divulgado hoje (30). O fogo teve início no último pavimento da Casa, onde funcionavam o Departamento de Recursos Humanos e Diretoria Financeira da AL-BA.

 

Houve ainda perda total dos equipamentos na Procuradoria, Associação dos Ex-Deputados, Núcleo Jurídico Parlamentar e União dos Vereadores. As chamas atingiram também o forro do primeiro subsolo, que está com infiltrações generalizadas, inclusive, com risco de queda, assim como os vidros da cobertura do plenário.

 

Já o segundo subsolo apresenta infiltrações no forro de gesso devido à água jogada nas ações de combate. O térreo está com a cobertura de fibra de vidro totalmente danificada e o piso alagado. O primeiro e segundo pavimentos apenas necessitam que seja feita limpeza. No entanto, segundo a Codesal, não houve “comprometimentos na estrutura da edificação”. O órgão recomendou que os pisos atingidos sejam interditados, inclusive a cobertura.

Salvador

30 de Jul // | Salvador

A Defesa Civil de Salvador interditou todo o terceiro andar da Assembleia Legislativa da Bahia. O espaço foi destruído por um incêndio de grandes proporções, na tarde de sábado (28). De acordo com o deputado estadual Ângelo Coronel (PSD), presidente da AL-BA, a Codesal encaminhou a notificação porque o espaço servirá para "recuperação do fogo e limpeza".

 

Neste período, os setores de RH e de pagamentos serão transferidos para outros espaços do prédio. “A Assembleia não sofrerá descontinuidade, nós vamos manter todas as atividades funcionando. Iremos remanejar as pessoas que trabalhavam no terceiro piso para outras instalações da Casa e a vida continua”, explica o deputado.

 

O parlamentar acrescenta que, assim que a Codesal liberar o prédio para que os técnicos possam começar a trabalhar, eles darão o cronograma para o retorno do funcionamento do terceiro piso. Ainda não há uma estimativa sobre a dimensão do prejuízo, mas a partir desta segunda-feira (30), um engenheiro vai avaliar os danos na estrutura enquanto uma equipe vai averiguar se houve perda de documentos segundo o Bahia Notícias.

Salvador

30 de Jul // | Salvador

Durante coletiva de imprensa, realizada no domingo (29), para dar as primeiras informações sobre o incêndio que atingiu o pavilhão três da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o presidente da Casa, Ângelo Coronel (PSD) revelou que desenvolveu um projeto de lei para instaurar uma brigada de incêndio no CAB devidos aos incidentes já ocorridos.

 

"Esperamos que seja aprovado para que o Corpo de Bombeiros se instale aqui em medida de urgência. Ao longo das décadas, vários incêndios já ocorreram aqui. Pensando rápido aqui, lembro de dois no Tribunal de Justiça, dois na Secretaria de Educação e uma na Secretaria de Justiça, se não me falha a memória", enumerou.


A ideia é que o projeto seja aprovado já em agosto. "A reforma iria trocar toda a cobertura de fibra que é um material muito inflamável. As divisórias de fibras têm mais de 50 anos, a rede elétrica seria trocada já que tem muita sobrecarga com instalação de novos computadores e ar-condicionados. A realidade de 50 anos atrás não é a mesma de hoje. Então, seria feito toda essa readequação que foir ealizada nos outros andares. ", explicou.

Salvador

29 de Jul // | Salvador

Presente na coletiva de imprensa para repassar as primeiras informações sobre o incêndio que atingiu a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) neste último sábado (28), o presidente da Casa, Ângelo Coronel (PSD), ressaltou que ainda não é possível saber o que provocou o acidente. A suspeita inicial é de que tenha havido um curto-circuito.

 

"Fico a me perguntar o que ocorreu na construção desse prédio há 50 anos", lamentou o deputado estadual. O incêndio teve início por volta das 14h de ontem e destruiu todo o terceiro andar da AL-BA. Alguns funcionários estavam no prédio no momento, mas todos conseguiram sair ilesos segundo o Bahia Notícias

 

Como presidente da Assembleia, Coronel ressaltou que os servidores não precisam se preocupar quanto ao pagamento dos salários. Embora o setor de Recursos Humanos, que funcionava no terceiro andar, tenha sido atingido, o pagamento pelo mês de trabalho não será afetado. "A folha foi assinada na quinta-feira (26), já está no banco e não haverá problema. A folha será creditada na conta dos funcionários amanhã", frisou Ângelo Coronel.

Salvador

25 de Jul // | Salvador

Dois homens foram presos nesta quarta-feira (25) segundo o G1, após serem flagrados com 58 kg de maconha escondidos embaixo do banco traseiro de um carro, em um posto de combustíveis, na BR-324, em Salvador. Conforme a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o estabelecimento fica nas imediações da Brasilgás.

 

A dupla chegou até o local em um veículo, e recebeu outro carro, com licença de São Paulo, que estava em um guincho, trazido de Feira de Santana. Os suspeitos alegaram que iam entregar o material a um homem, de prenome João, no estacionamento de um hipermercado que fica na Rótula do Abacaxi, na capital.

 

Segundo a SSP, policiais da 1ª Delegacia Territorial encontraram as drogas após sentirem um odor forte no carro dos homens. Os suspeitos disseram que não sabiam qual era o material que transportavam, e também não sentiram cheiro forte. Conforme a Secretaria de Segurança Pública, os homens foram identificados como Adriano Santos de Morais e José Roberto Bispo Purificação dos Santos, que já responde a um processo por tráfico de drogas.

Salvador

25 de Jul // | Salvador

Uma menina de 11 anos que mora em Salvador foi dada como morta após a certidão de nascimento dela ser emprestada a um tio para que uma prima conseguisse atendimento médico. O problema é que a prima veio a óbito e, desde então, a menina é tida como "invisível social", por não ter dociuentação válida e não ter acesso a direitos básicos.

 

Na Bahia, 90 mil crianças e adolescentes também estão nessas condições, considerados "invisíveis sociais", por não possuírem certidão de nascimento. Devido à situação, a menina não pode tomar as vacinas necessárias e nem ir ao médico. Também sem poder frequentar uma escola, a criança foi alfabetizada pela mãe e pela tia.

 

A mãe, que não prefere mostrar o rosto, conta que a menina nasceu no dia 17 de março de 2007, mas, no dia 2 de novembro de 2008, foi dada como morta.  "Ela tinha um ano e seis meses. Eu fui passar um tempo na casa do meu tio, em Camaçari, e ele pegou o documento para tentar salvar a vida da filha dele, mas a criança chegou a óbito. Ele pegou e enterrou a menina com o documento dela, da minha filha", diz a mãe, que prefere não se identificar.

Salvador

25 de Jul // | Salvador

Com os professores da rede municipal decididos a continuar em greve, o prefeito ACM Neto (DEM) voltou a apontar que o movimento é "estritamente político". "Nós já cortamos o ponto daqueles que não trabalharam nos últimos dias, já tiveram seu ponto cortado, não é a medida que eu desejo", frisou o gestor municipal.

 

A prefeitura ofereceu 2,5% de reajuste salarial, mas a proposta não foi aceita pela categoria. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Bahia (APLB-Salvador), Elza Melo, comentou com o Bahia Notícias que a oferta não contempla aposentados e contratados via Regime Especial de Direito.

 

A paralisação já dura 15 dias, mas, de acordo com o democrata, apenas 11% das escolas não funcionaram nessa terça-feira (24). Eles reivindicavam 12,41%, mas reduziram o pedido de reajuste para 6,8% com 2,5% de avanço na referência. Por outro lado, ACM Neto afirma que essa oferta ocorre nove meses após o último reajuste e critica a diferença de tratamento dado à prefeitura da capital baiana em comparação com a gestão do governador Rui Costa (PT).

Salvador

21 de Jul // | Salvador

A audiência de instrução do major do Corpo de Bombeiros Valdiógenes Almeida Cruz Júnior, que confessou ter matado a esposa dentro de uma escola municipal no bairro de Castelo Branco, no dia 13 de maio de 2016, acontecerá na próxima segunda-feira (23), às 10h30, no Fórum Criminal de Sussuarana. As testemunhas de acusação já foram ouvidas.

 

Na audiência de instrução a segunda, a Justiça vai ouvir as testemunhas defesa, além de interrogar o réu. Após a audiência, a juiza Gelzi Maria Almeida Souza pode decidir entre a decisão de pronúncia, decisão de impronúncia, absolvição sumária, além da declaração de que o processo não compete ao júri.

 

No dia 09 de julho (segunda-feira) ocorreu a audiência de exoneração do acusado do Corpo de Bombeiros no Batalhão da Polícia de Choque, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, onde o major está preso. O acusado entrou com pedido de mandado de segurança para que fosse declarada a nulidade e suspendesse o processo, mas o juiz Alberto Faiçal Junior não concedeu a liminar segundo o Bahia Notícias.

Salvador

20 de Jul // | Salvador

Os professores da rede municipal de Salvador decidiram, em assembleia realizada nesta sexta-feira (20), manter a greve da categoria. Iniciada no último dia 11, a paralisação já chega ao décimo dia. De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Elza Melo, a prefeitura suspendeu as negociações.

 

Ainda assim, a expectativa é que as articulações sejam retomadas na próxima segunda ou terça-feira. Durante a assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, foi aprovada também uma agenda de atividades para a próxima semana. Na segunda, a categoria ocupará a Praça Cairu, no Comércio.

 

Na terça, está programada uma vigília no aguardo de possíveis negociações. Uma nova assembleia da categoria foi marcada para a próxima quarta-feira (25). A APLB aponta como principais motivos para o movimento a ausência, há três anos, de reajuste salarial e de auxílio alimentação; o desrespeito aos trabalhadores da educação; e a ausência de eleições para diretor de escola, que deveriam ter acontecido em 2017 segundo o Bahia Notícias.

Salvador

20 de Jul // | Salvador

A Polícia Civil investiga se o motorista do caminhão que invadiu um posto de combustíveis, em Salvador, dirigia com excesso de velocidade no momento do acidente. Com a colisão, duas pessoas morreram e cinco ficaram feridas. O vídeo que mostra o acidente aponta que o veículo não estava na velocidade ideal para o local onde ocorreu o acidente.

 

"A versão dele e do ajudante é de que vinha alguém, ou um veículo, vindo em direção oposta. E aí, ao desviar, ele fez aquela conversão infeliz. Pela velocidade que aparentemente desenvolveu nós temos ideia de que aquilo não era compatível com o local", contou o delegado Antônio Fernando que investiga o caso.

 

Conforme o delegado Antônio Fernando, o condutor do caminhão, que prestou depoimento após o acidente, nesta última terça-feira (17), deve ser ouvido novamente, para esclarecer o caso que deixou duas vítimas. O homem doi identificado como Maurício Santos Costa. Na primeira vez em que foi ouvido, o motorista contou que entrou em desespero ao descer do veículo e perceber que havia atropelado algumas pessoas segundo informações do G1.

Salvador

19 de Jul // | Salvador

"Lembro do caminhão me arrastando. Essa imagem não sai da minha cabeça e eu não estou conseguindo dormir". Essas palavras são de Débora Dias, a diarista, de 27 anos, uma das sobreviventes do acidente com um caminhão desgovernado no bairro do Trobogy, em Salvador. O caso ocorreu na terça-feira (17) e duas pessoas morreram.

 

Um vídeo gravado por uma câmera de segurança registrou o momento do acidente. Das quatro pessoas feridas, duas permanecem internadas no Hospital Municipal -- são duas adolescentes de 16 anos. Débora foi prestar depoimento na manhã desta quinta-feira (19), na 10º Delegacia Territorial onde o caso é investigado.

 

Ainda com curativos e dores nas pernas, ela contou que tem poucas lembranças do que aconteceu. "Eu só vi o vulto do rapaz, o que morreu [Elinaldo]. Depois, senti o caminhão me arrastando. Daí vi um monte de gente no chão. Foi muito rápido. Me desesperei ao ver a fratura exposta na perna de uma menina. Foi terrível. Fiquei tonta e pensava que não podia perder a consciência. As pessoas ficavam conversando comigo para não deixar que eu dormisse", disse.

Salvador

19 de Jul // | Salvador

O segurança Júlio César de Jesus Perpétuo, suspeito de matar dois adolescentes e balear outros dois - um deles ficou paraplégico -, dentro de uma estação de trem de Salvador foi solto da prisão pela Justiça. O crime contra os jovens aconteceu em 27 de abril do ano passado e Júlio César deixou o sistema prisional no último dia 7 de junho.

 

Ele foi apontado pela polícia, à época, como o autor dos tiros que mataram Deivid Barreto, de 16 anos, e Cleidson Santos, de 15, na Estação de trem Santa Luzia, no subúrbio. Outros dois adolescentes ficaram feridos: uma menina na época com 15 anos, Vanessa Santana, atingida um tiro de raspão na mão.

 

E o garoto Felipe Santos, que tinha 16 anos, e foi baleado na coluna, ficando paraplégico. O Ministério Público da Bahia recorreu da decisão que concedeu liberdade ao segurança. No dia do crime, os garotos voltavam da escola. Eles teriam discutido com Júlio César Perpétuo, que trabalhava como segurança da estação, e atirou nos garotos. A jovem de 15 anos que foi baleada relatou, dias após o crime, que o homem atirou neles sem dizer nada. G1

Salvador

18 de Jul // | Salvador

"Ela era uma mulher maravilhosa. A gente estava cheio de planos, montando a nossa casa. Ela estava querendo sair do trabalho, a gente ia montar negócio, algo no ramo do estúdio de tatuagem". A declaração é do tatuador Vando Santos, marido de Vanessa Santos Brito, vítima do acidente com caminhão desgovernado no bairro do Trobogy, em Salvador.

 

Vanessa e outras seis pessoas foram atropeladas, na manhã de terça-feira (17), após o caminhão atingir um ponto de ônibus e invadir um posto de gasolina. O porteiro Elinaldo Gonçalves, de 54 anos, também morreu. Vanessa chegou a ser levada para o Hospital do Subúrbio, mas morreu na unidade de saúde.

 

O marido de Vanessa conversou com o G1 quando foi ao IML de Salvador liberar o corpo da esposa. O sepultamento dela está previsto para ocorrer às 16h30, no Cemitério Bosque da Paz, também na capital baiana. Abalado, Vando lembrou as boas memórias da esposa, que deixa uma filha de quatro anos. "Ela [a filha] pergunta o tempo todo da mãe, a gente desconversa ainda. Quando a dor diminuir, vamos ter uma forma carinhosa de contar", disse.

Salvador

18 de Jul // | Salvador

Uma mulher de 31 anos foi atacada com ácido pelo ex-companheiro em uma rua no bairro da Sete Portas, em Salvador. Em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (18), a vítima, identificada como Elaine Alves dos Santos, disse que o ex-namorado, Fernando Souza, não aceitava o fim do relacionamento. O caso aconteceu na manhã de terça-feira (17).

 

Após ser atacada com o ácido, ela seguiu para o Hospital Geral do Estado (HGE), sozinha, de ônibus segundo o G1. Elaine contou o que aconteceu antes de ser agredida pelo ex-companheiro. "Nessa semana ainda, na segunda [16], a gente brigou e terminamos. Ele tentou me bater e ameaçou me matar", disse ela.

 

"Já na terça, quando eu estava na rua, ele veio na minha direção para mostrar o ácido que ele tinha comprado dizendo que ia jogar em minha cara. Eu estava sentada com um amigo, aí ele veio na minha direção e jogou. Eu levantei e bati a mão na garrafa, aí pegou nas minhas costas, do lado do corpo e caiu no menino [amigo da vítima]", detalhou. Depois de ser atacada, Elaine foi para um ponto de ônibus para tentar chegar ao hospital onde foi atendida.

Salvador

17 de Jul // | Salvador

"Muito presente, carinhoso e apaixonado pelo filho". É assim que Silvana Conceição, 32 anos, lembra de Elinaldo Gonçalves, ex-companheiro e pai do filho dela. Elinaldo foi uma das vítimas atropeladas por um caminhão desgovernado nesta terça-feira (17), na entrada do Trobogy, em Salvador. Além dele, uma mulher também morreu e cinco pessoas ficaram feridas.

 

Silvana esteve na na delegacia do bairro de Pau da Lima, onde o motorista do caminhão, Maurício Costa, foi ouvido. Ao G1 ela disse que Elinaldo estava, junto com ela, preparando o aniversário do filho deles, uma criança de 11 meses, que vai completar um ano no dia 26 deste mês. O menino é o único filho de Elinaldo.

 

"A festa seria no próximo dia 28 [de julho]. A gente organizou tudo junto. Ele estava esperando ansiosamente por essa festa. Quando ele soube que ia ser pai, ficou super contente porque Silas [a criança], foi um presente de Deus nas nossas vidas. Ficamos juntos por cerca de um ano e logo ganhamos esse presente. A gente não estava mais junto, mas ele sempre ia visitar o filho nos dias de folga", disse Silvana Conceição segundo informações do G1.

Salvador

17 de Jul // | Salvador

Duas pessoas morreram e cinco ficaram feridas após o motorista de um caminhão invadir um posto de combustíveis na manhã desta terça-feira (17), na Avenida Aliomar Baleeiro, na entrada do Trobogy, em Salvador segundo informações do G1. A primeira vítima, identificada como Elinaldo Gonçalves, de 48 anos, morreu ainda no local do acidente.

 

Já o segundo óbito foi registrado no Hospital do Subúrbio. Vanessa Brito Santos, de 28 anos, foi encaminhada à unidade de saúde com uma fratura no fêmur e passaria por uma cirurgia, mas acabou não resistindo aos ferimentos. Outras quatro vítimas ainda continuam internadas em três hospitais da capital baiana.

 

São elas: Hospital Municipal de Salvador e Eládio Lasserre e Hospital Geral do Estado (HGE). Três adolescentes de 16 anos e uma mulher de 26 anos. Não foram divulgadas informações sobre o 5º ferido. Segundo Ivan Paiva, coordenador do Samu, essa pessoa pode ter sofrido ferimentos leves e por isso não há registro de atendimento pelo Samu. Ao invadir o posto de combustíveis, o caminhão atropelou as vítimas e ainda destruiu parte do local.

Salvador

16 de Jul // | Salvador

Uma jovem, que é deficiente auditiva, foi mantida refém, na manhã desta segunda-feira (16), na casa onde mora, no bairro de São Cristovão, em Salvador. Um vídeo divulgado pela Polícia Militar mostra o momento em que a jovem é resgatada por policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), sob aplausos de moradores da região.

 

De acordo com a PM, o crime ocorreu na comunidade de Vila Verde. A vítima, ficou cerca de 2 horas em poder do criminoso, identificado como Joseanderson Santana Souza, conhecido como "Kléber", que ameaçava a jovem com uma faca de cozinha. O criminoso foi capturado por agentes do Bope e da 49ª CIPM por volta das 13h, após negociação.

 

Joseanderson foi encaminhado para a 12ª Delegacia, no bairro de Itapuã. A vítima passou mal após o resgate e foi encaminhada ao Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. Ele deve ser ouvida na 12ª Delegacia, para onde o suspeito foi levado. A PM chegou à Rua Prado por volta de 10h20, após ser acionada pelos vizinhos. A suspeita é de que Joseanderson tentou se esconder na casa para tentar fugir da polícia.

Salvador

16 de Jul // | Salvador

Uma cabeleireira de Salvador denunciou um caso de racismo à Polícia Civil e ao Ministério Público do Estado, após receber mensagens, através de um aplicativo, em que foi chamada de "macaca". De acordo com Iaina Fernanda Pereira, ela também foi discriminada por ser baiana. A vítima costuma usar as redes sociais para divulgar o trabalho.

 

"Ele [agressor] começou com os insultos, xingando e tudo mais. Eu não respondia, eu não tive nem reação para responder. Ele disse que baiano era burro, que a gente merecia a morte e que íamos para São Paulo para pedir esmola. A gente sempre ouve falar: 'fulano sofreu racismo', mas quando acontece com a gente é totalmente diferente", disse.

 

Nos perfis, na internet, Iaina disse que deixa o número do celular dela disponível para as clientes, estratégia que sempre deu certo. Entretanto, foi há uma semana que um homem pegou o número de contato e começou a enviar mensagens ofensivas para a cabeleireira que denunciou o caso de racismo. Nas mensagens, o suspeito chama a cabeleireira de "preta macaca", "cabelo duro" e ainda diz que "baiano é muito lerdo" segundo informações do G1.

Salvador

13 de Jul // | Salvador

O homem de 35 anos que foi preso pela polícia após ameaçar a ex-namorada de morte e incendiar o carro dela, em Salvador, foi encaminhado para o Presídio da Mata Escura, na capital baiana, após passar por audiência de custódia, nesta última quarta-feira (11), de acordo com informações divulgadas pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

 

O suspeito, identificado como Iuri Alves de Souza, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva durante a audiência, realizada no Núcleo de Prisão em Flagrante (NPE). O suspeito foi preso na segunda-feira (9), após incendiar o carro da vítima, no bairro de Pau da Lima. A vítima, que é jornalista não teve ferimentos.

 

Um vídeo gravado por moradores da região mostra o incêndio no carro da jornalista. Em entrevista à reportagem, a mulher contou que teve um relacionamento de dez meses com o suspeito. De acordo com ela, a relação teria acabado no carnaval deste ano, por conta de excesso de ciúme do homem. Contudo, segundo a vítima, eles ainda se encontraram mais algumas vezes, antes de se afastarem totalmente, há um mês segundo informações do G1.

Salvador

12 de Jul // | Salvador

O prefeito ACM Neto assinou nesta última quarta-feira (11), na sede do Banco Mundial (Bird), em Brasília, um contrato de financiamento de US$ 125 milhões, equivalente a R$ 484 milhões em valores atuais. A verba será destinada para aplicação nas áreas de saúde, educação e assistência social.

 

Os recursos correspondem à primeira etapa do programa negociado com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, no total de US$ 250 milhões. Este é o primeiro contrato assinado com o Banco Mundial na história de Salvador e o terceiro empréstimo externo já firmado.

 

Anteriormente, foram pactuadas as operações de crédito com o Prodetur e o Novo Mané Dendê, ambos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto foi aprovado graças à saúde financeira do município, conquistada e mantida desde 2013. Foi possível, também, em função da credibilidade de que goza o município e pelo trabalho técnico realizado na construção do projeto.

Salvador

11 de Jul // | Salvador

A perícia realizada na ossada da adolescente Vitória Charleane dos Reis Mata, de 17 anos, que ficou desaparecida por mais de 5 meses após sair de uma festa de réveillon no subúrbio de Salvador, não apontou a causa da morte dela. O crime ainda é um mistério e segue em investigação pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

 

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil, nesta última terça-feira (10), o laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) aponta que as condições em que a ossada da vítima estava quando foi encontrada não ofereceram elementos suficientes para que a causa da morte fosse descoberta pelos peritos.

 

Vitória Charleane foi vista com vida pelos familiares pela última vez no dia 31 de dezembro de 2017, durante a festa de Réveilon no bairro de São Tomé de Paripe. A ossada foi achada no dia 15 de junho em um trecho da BA-528, em Águas Claras, mesmo bairro onde a garota morava com a avó materna. Ela foi identificada por meio da análise da arcada dentária da vítima. Ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime segundo o G1.

Salvador

11 de Jul // | Salvador

Preso após tentar assaltar pedestres no bairro do Imbuí, o policial militar Jesimiel da Silva Resende teve a prisão preventiva decretada. A prisão em flagrante foi convertida em preventiva em audiência de custódia, pela juíza Maria do Socorro Santa Rosa de Carvalho Habib. Jesimiel é um dos PMs réus pelo sequestro, morte e esquartejamento de Geovane.

 

Segundo a PM, na última sexta uma guarnição foi acionada via Cicom para verificar uma ocorrência de um homem baleado na Rua João José Rescala, no Imbuí. Quando a guarnição chegou, um policial militar em um "veículo oficial" relatou que havia flagrado o cabo assaltando três pessoas e o prendeu segundo o Correio.

 

Jesimiel teria reagido à prisão e acabou sendo baleado na perna esquerda e passou por cirurgia no Hospital Geral do Estado (HGE), onde ficou custodiado. Segundo a Polícia Militar, uma guarnição da 39ª Companhia Independente de Polícia Militar foi chamada pelo 190 para verificar a ocorrência de um homem baleado. Ao chegar ao local, um policial que estava em um carro oficial relatou que havia presenciado um dos roubos e o prendeu.

Salvador

11 de Jul // | Salvador

Uma enfermeira foi sequestrada no estacionamento do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, no bairro do Canela, em Salvador. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, ela foi abordada quando deixava o trabalho na noite de segunda-feira (9). O registro do caso foi feito na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos.

 

O criminoso a sequestrou, deu voltas pela cidade com a vítima, fez compras com seu cartão de crédito e depois a estuprou. A enfermeira foi deixada pelo bandido em um trecho da BR-324. A vítima já prestou depoimento e passou por exame de corpo de delito. A polícia já iniciou as buscas pelo criminoso e pelo veículo roubado.

 

Procurada pelo Bahia Notícias, a assessoria da unidade, também conhecida como Hospital das Clínicas, confirmou que o crime ocorreu por volta das 19h de segunda, mas disse não poder confirmar se houve ou não estupro porque não teve contato com a funcionária até o momento. Ainda de acordo com a unidade, o estacionamento que fica próximo ao local está sob responsabilidade da reitoria da Universidade Federal da Bahia, à qual o Hospital está vinculado.

Salvador

10 de Jul // | Salvador

Localizado na Rua Dr. Otaviano Pimenta, em Matatu de Brotas, a Prefeitura de Salvador inaugurou nesta terça-feira (10) a Casa do Estudante Quilombola – Ilha de Maré. Inédita no Brasil, a estrutura tem capacidade para abrigar 30 estudantes universitários quilombolas que residem em Ilha de Maré e que cursam o ensino superior em Salvador.

 

De maneira simbólica, as chaves do imóvel foram entregues pelo prefeito ACM Neto (DEM) a Renato das Neves, 31, um dos estudantes beneficiados. Neves, que cursa ciências sociais na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) explicou como a casa vai ajudar os estudantes na conclusão dos estudos.

 

“A rotina era muito difícil. Tinha que acordar às 4h, pegar o barco das 5h para chegar na Uneb às 7h. Sempre chegava atrasado e não pegava a aula completa. Quando o mar estava revolto, então, a gente não conseguia atravessar. Esta casa é muito boa, é um sonho. Estou emocionado porque agora fica muito mais fácil para os jovens de Ilha de Maré estudar em Salvador. É um momento histórico para toda a juventude de Ilha de Maré e familiares”.





Classificados


Enquete



Mais Lidas