Notícias

Salvador

Salvador

17 de Out // G1 | Salvador

O inquérito policial que apurou o assassinato de Romualdo Rosário da Costa, conhecido como Moa do Katendê, foi concluído pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e encaminhado ao Ministério Público do Estado (MP-BA), na segunda-feira (15). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Crime aconteceu no início deste mês.

 

Conforme a SSP-BA, o inquérito concluiu que o crime, ocorrido na madrugada de 8 de outubro, foi motivado por uma discussão político-partidária entre Moa e Paulo Sérgio Ferreira de Santana, de 36 anos, que está preso. Moa, conforme apontam as investigações, disse a Paulo Sérgio que era contra o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL).

 

Além do depoimento de Paulo Sérgio Ferreira, que continua preso, o dono do bar onde aconteceu o crime, entre outras testemunhas, confirmaram que posições políticas adversas iniciaram a discussão. As investigações apontam ainda que, após Moa ter dito que votou em Fernando Haddad (PT), Paulo pagou a conta no bar, foi até a casa onde morava, voltou ao estabelecimento e atacou o mestre de capoeira com 12 facadas pelas costas.

Salvador

17 de Out // G1 | Salvador

Nove dias após sete detentos fugirem do Presídio Salvador, no Complexo da Mata Escura, mais uma fuga foi registrada na unidade, na madrugada desta quarta-feira (17). De acordo com um agente penitenciário que não quis se identificar, quatro detentos fugiram por volta das 4h. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) confirmou que houve a fuga, mas não informou quantos presos escaparam.

 

A identidade dos presos também não foi revelada. Ainda de acordo com o agente penitenciário, por volta das 4h, tiros disparados por policiais militares do lado de fora do presídio foram ouvidos. Ao chegarem próximo ao local, os agentes localizaram uma corda que teria sido utilizada pelos presos para fugir. Outros três detentos fugiram no dia 19 de setembro deste ano.

 

Os presos foram identificados como Cleber dos Santos Freire, Gutemberg Santana de Oliveira e Tiago Silva Sampaio. Segundo a Seap, o meio utlizado para esta fuga ainda é apurado. Ainda segundo o órgão, Cleber estava preso na unidade desde 12 de junho deste ano, por sequestro; Gutemberg estava preso desde 4 de julho de 2018, por homicídio; e Tiago estava custodiado desde 21 de junho de 2017, por posse de arma de calibre restrito.

Salvador

16 de Out // Foto: Reprodução / Correio | Salvador

Mulher do ex-deputado federal Eduardo Cunha (MDB), que está preso, a jornalista Cláudia Cruz foi recebida aos gritos de “golpista” e “esposa de golpista” na segunda-feira (15), quando passeava pelo Farol da Barra. Ofendida, Cláudia pediu ajuda a policiais militares que estavam no local. Eles a encaminharam junto com a agressora, de identidade não revelada, à 14ª Delegacia (Barra), na Rua César Zama.

 

De acordo com a delegada Carmen Dolores, a ocorrência foi registrada em forma de Termo Circunstanciado (TCO), utilizado para crimes de menor potencial ofensivo, às 15h de ontem, quando as duas chegaram à delegacia. Os ataques ocorreram meia hora antes. Ainda segundo a delegada, Cláudia Cruz estava acompanhada da mãe, Neide Cordeiro Cruz.

 

Cláudia Cruz foi condenada pelo crime de evasão de divisas em processo da Operação Lava Jato, em julho deste ano, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. A ex-apresentadora da TV Globo recebeu a pena de dois anos e seis meses. Segundo decidiu a 8ª turma do Tribunal Regional, Cláudia cometeu o crime no momento em que manteve em contas no exterior dinheiro não declarado segundo informações do Correio.

Salvador

14 de Out // G1 | Salvador

Familiares e amigos participaram da missa de sétimo dia do mestre de capoeira Romualdo Rosário da Costa, conhecido como Moa do Katendê, de 63 anos, na Igreja de Nossa Senhora do Rosários dos Pretos, no Pelourinho, em Salvador, no sábado (13). O mestre de capoeira morreu após ser esfaqueado na madrugada de segunda-feira (8), na Avenida Vasco da Gama, região do Dique do Tororó, em Salvador.

 

O primo dele, de 51 anos, também foi ferido no ataque. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o crime ocorreu depois de uma discussão política sobre a disputa das eleições presidenciais. A vítima teria discordado da posição do suspeito, que disse ser eleitor do candidato Jair Bolsonaro (PSL), e foi esfaqueada ao revelar que vota no PT.

 

Paulo Sérgio Ferreira de Santana, de 36 anos, suspeito de matar o meste de capoeira teve a prisão preventiva decretada na última terça-feira (9), após audiencia de custódia. Desde quarta-feira (10), ele está no Complexo Penitenciário da Mata Escura, onde aguarda o julgamento. Ele cumpre prisão preventiva. Sob muita comoção e em meio a várias homenagens, Moa foi enterrado às 17h da última segunda-feira, no Cemitério Quinta dos Lázaros.

Salvador

11 de Out // G1 | Salvador

A filha do Mestre Moa do Katendê, capoeirista morto a facadas, durante uma discussão política na madrugada desta última segunda-feira (8), em Salvador, prestou depoimento no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na tarde desta última quarta-feira (10), segundo informações do G1. Pouco antes de ser ouvida pela polícia, Somanali Costa, falou com a imprensa e pediu por justiça.

 

Segundo a filha do capoeirista, Moa era uma pessoa que não tinha histórico de brigas. “Meu pai não tinha envolvimento em confusão nenhuma, se fizer uma sindicância no bairro em que ele morava, vai ver o grande homem, o mestre de capoeira, mestre Moa do Katendê. Ele só queria educar as pessoas, trabalhar com os alunos dele”, disse Simonali.

 

“A gente espera que a justiça seja feita, porque ele [suspeito] tirou a vida de um pai de família, um inocente”, disse Simonali. “Desculpa não vai trazer a vida de meu pai de volta, não vai formalizar aquela família, que estava bonita. Uma felicidade que a gente estava”, completou. Um grupo de 13 capoeiristas, amigos de mestre Moa, também compareceu a delegacia. Com cantos de capoeira, eles pediram justiça e homenagearam a vítima.

Salvador

10 de Out // G1 | Salvador

Dois estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) estiveram na 7ª Delegacia, no Rio Vermelho, em Salvador, nesta quarta-feira (10), após um desentendimento por causa de opiniões políticas, segundo informou a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). Fatos como esse, por causa de desentendimento político, já resultou na morte de uma pessoa em Salvador segundo o G1.

 

Conforme o órgão, uma guarnição da 41ª CIPM foi acionada por um dos estudantes, na Estrada de São Lázaro, na Federação, que disse aos policiais que estava se sentindo ameaçado por um colega com quem tinha discutido sobre política. Não foram passados detalhes do desentendimento entre os alunos, nem a unidade da instituição onde o caso ocorreu.

 

Ainda segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, os dois estudantes, que não tiveram a identidade revelada, foram ouvidos na 7ª Delegacia de Polícia e liberados logo em seguida. Uma nova data foi marcada para dar seguimento às investigações do caso, disse o orgão de segurança. Por meio da assessoria, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) informou que tomou conhecimento do caso e vai se posicionar através de nota.

Salvador

08 de Out // Correio da Bahia | Salvador

Sete presos fugiram do Presídio Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, na madrugada desta segunda-feira (8). Eles escaparam através de um buraco na parede e depois usaram uma corda improvisada para escalar um muro. Todos os fugitivos fazem parte da facção Comando da Paz, já que todo o prédio principal é ocupado pela organização criminosa divididas para evitar conflito entre facções.

 

Confira quem são os fugitivos: Eremito Carlos Nascimento; Caio Felipe Santos; Rogério Oliveira Santos; Enzo Uadson Santos; Wellington Campos Maisck; Felipe Nauã Fiuza e Joilson Santos Silva. O Correio entrou em contato com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

 

A unidade destina-se à custódia de presos. No prédio principal do Presídio Salvador tem 669 presos - a capacidade é para abrigar 548. No anexo da unidade, são 282 internos num espaço construídos para manter 236. Segundo o Sinspeb, a fuga só foi percebida por volta das 7 horas. “Deram por falta na abertura das celas. Perceberam o buraco na cela E5 do prédio principal do Presídio Salvador”, declarou um dos diretores Geonias Oliveira.

Salvador

05 de Out // G1 | Salvador

A merendeira Aline Alves Santos, acusada de matar a adolescente Ingrid Lima dos Santos, de 15 anos, em Salvador, foi condenada a 4 anos de prisão em regime aberto, nesta última quinta-feira (4), durante júri popular. A decisão cabe recurso. O julgamento foi realizado no Fórum Ruy Barbosa, no centro da capital baiana e terminou por volta das 18h..

 

Familiares de Ingrid Lima dos Santos acompanharam a decisão. Ingrid foi assassinada em 2016, por conta de uma dívida de R$ 15 reais segundo informações do G1. À época, a acusada negou que tivesse cometido o crime por conta da dívida e afirmou ter agido em legítima defesa. A versão foi sustentada no tribunal.

 

Durante a audiência, o júri determinou 6 anos de prisão, mas, a juiza Gelzi Maria Almeida Souza, responsável pela sentença, tirou 2 anos da pena. Na decisão, ela afirma que levou em conta o fato da acusada ser ré primária e ter bons antecedentes. A mãe da vítima, Cristina Batista Lima, disse que não concorda com a sentença,. "Recorrer para quê? Não tem justiça mais. Não tem justiça nesse país. Ela matou Ingrid e saiu de boa", desabafou a mãe.

Salvador

04 de Out // G1 | Salvador

O Pavilhão V da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro da Ondina, foi evacuado na tarde desta quinta-feira (4), após um estudante ter um surto e revirar mesas e cadeiras de uma sala de aula do prédio segundo informações do G1. De acordo com informações da instituição, durante o surto, o aluno, que não teve a identidade divulgada, se feriu.

 

Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e levado para um hospital da cidade. Não há detalhes sobre os ferimentos e nem informações sobre o estado de saúde do jovem. O caso ocorreu por volta 14h15. Testemunhas contaram que o estudante estava com um estilete nas mãos. Ele foi contido por seguranças.

 

Ainda segundo testemunhas, esta foi a segunda vez que o aluno teve surto no local nesta semana. Na quarta-feira (3), o jovem teria tido outro ataque. Contudo, o surto não foi detalhado. Conforme a assessoria da Ufba, no final da tarde, o jovem já havia sido liberado da unidade de saúde e estava em casa. Até as 17h, o pavilhão estava fechado e estudantes que chegavam no local recebiam a informação de que as aulas estavam suspensas no prédio.

Salvador

26 de Set // G1 | Salvador

O menino recém-nascido que foi encontrado há 12 dias, no bairro de Armação, em Salvador, ainda não teve os familiares localizados. A criança nasceu com 9 meses e tem 3,1 kg segundo informações do G1. De acordo com a 1ª Vara da Infância e da Juventude, ainda não há informações sobre quem deixou o recém-nascido em via pública.

 

O menino, que ainda estava com o cordão umbilical preso ao corpo quando foi abandonado, segue internado no Hospital Roberto Santos, sem previsão de alta médica. Não há informações sobre o estado de saúde dele. Assim que receber alta, o menino deve ser encaminhado para uma unidade de acolhimento institucional.

 

Ainda segundo informações da 1ª Vara da Infância e da Juventude, a situação da criança será comunicada ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e à Justiça, para que os órgãos tomem as providências necessárias. O menino foi abandonada envolta em uma manta, no dia 12 de setembro, nas proximidades de um supermercado da região, em Armação, e encontrada por populares, que acionaram o Serviço do Samu.

Salvador

25 de Set // Foto: Evandro Veiga/ Correio | Salvador

Policiais militares e testemunhas apresentam versões divergentes sobre a morte do empresário espanhol Márcio Perez Santana, 41 anos, que aconteceu durante ação da Polícia Militar no bairro de Armação nesta última quarta-feira (19). De acordo com informações divulgadas pelo Correio da Bahia, policiais alegam que houve um engano.

 

O registro feito pelos militares após o assassinato relata que eles estavam em busca de um carro branco, modelo Fiat Palio, que estaria praticando assaltos na região do Centro de Convenções. Os policiais apontam que indentificaram um veículo suspeito e ligaram a sirene da viatura.

 

Ao notar a aproximação da PM, os homens tentaram fugir, dando início a uma perseguição com tiroteio. Ainda segundo o relato dos policiais, o carro de Márcio apareceu durante a ação em alta velocidade e colidiu no canteiro central. O empresário chegou a ser socorrido pelos militares, mas não resistiu aos ferimentos. No entanto, testemunhas do caso dizem que Márcio estava estacionando o carro perto da sua casa quando a viatura se aproximou com faróis e sirene apagados.

Salvador

24 de Set // G1 | Salvador

Os policiais militares da guarnição que perseguiu e matou Márcio Perez a tiros, no bairro de Armação, em Salvador, reforçaram a versão de que a morte da vítima foi causada por acidente em boletim de ocorrência.  No documento, os PMs afirmaram que quando se aproximaram do veículo de Márcio Perez encontraram ele "aparentemente ferido".

 

O caso foi registrado na 9ª Delegacia de Polícia do Boca do Rio. Os militares informaram ainda que ele e a amiga foram levados para a UPA do Marback, no Imbuí. Na versão da ocorrência, os policiais relataram ainda que procuravam suspeitos em um veículo com as mesmas características do carro de Márcio Perez.

 

Eles disseram que foram chamados por populares para localizar um grupo de praticou diversos assaltos na região. Os policiais militares disseram ainda que após acionarem a sirene, os suspeitos no veículo não pararam e dispararam contra a guarnição, que revidou. Os suspeitos teriam fugido do local no mesmo momento em que o carro com Márcio teria passado pela guarnição em alta velocidade, e colidiu no canteiro segundo informações do G1.

Salvador

23 de Set // G1 | Salvador

O professor universitário Danilo Fortuna Mendes de Souza, de 36 anos, baleado durante um assalto no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, morreu na noite de sábado (22). O enterro foi realizado às 16h30 deste domingo (23), no Cemitério do Campo Santo, na Federação. O suspeito de ter atirado na vítima ainda não foi identificado pela polícia.

 

Danilo estava internado no desde a tarde de quinta-feira (20), no Hospital Geral do Estado (HGE). No momento em que foi abordado, ele voltava para casa a pé, depois de dar aula na instituição onde trabalhava. A família de Danilo chegou a divulgar um card pedindo doação de qualquer tipo sanguíneo para ele.

 

O professor passou por uma cirurgia longa ainda na tarde de quinta-feira, mas teve duas paradas cardiorespiratórias durante o processo. A cirurgia foi interrompida e retomada na sexta (21), mas ele não resistiu aos ferimentos. Danilo Fortuna era professor do curso de arquitetura da Faculdade Ruy Barbosa. Ele foi baleado no abdômen durante assalto na Rua Potiguares, no Rio Vermelho. No momento do assalto, ele falava com a mãe no celular.

Salvador

23 de Set // Foto: Reprodução / TV Bahia | Salvador

O terreiro de candomblé Tumba Junsara, que fica no bairro do Engenho Velho de Brotas, foi oficializado como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O local tem quase 100 anos de resistência e representa o legado de religiões de matrizes africanas, como parte da preservação da cultura afro-brasileira.

 

O terreiro está entre os mais antigos de tradição angola no Brasil e foi fundado em 1919 pelos irmãos Manoel Rodrigues e Manoel Ciriaco, sendo iniciado em Santo Amaro, no recôncavo. Com o passar dos anos, ele foi trazido para Salvador e mudou de endereço algumas vezes até ser fixado no Engenho Velho de Brotas.

 

Segundo o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Bruno Tavares, o reconhecimento é importante pois traz um status de proteção ao local. “Não só proteção física do território, mas de permanência desse terreiro no local, e possibilita também investimentos do governo na salvaguarda e preservação desse bem”, afirmou. Ainda segundo Bruno, o Tumba em destaque por ser um terreiro matriz, que deu origem a outros barracões.

Salvador

21 de Set // G1 | Salvador

Suspeito de matar a ex-mulher com um espeto de churrasco se apresentou hoje (21), no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, no bairro da Pituba, em Salvador. Conforme a Polícia Civil, Nivaldo do Espírito Santo dos Santos teve a prisão temporária decretada, era considerado foragido e estava sendo porcurado pela polícia.

 

De acordo com a polícia, o suspeito se apresentou acompanhado de um advogado. O crime aconteceu no dia 16 de setembro, na casa da mãe de Jaqueline Conceição da Anunciação, na Rua Nova Esperança, em Itapuã, na presença de dois dos três filhos do ex-casal. Nivaldo atacou a ex-mulher, pois não aceitava o fim do relacionamento.

 

Após ser interrogado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, o suspeito ficará a disposição da Justiça e será encaminhado para o sistema prisional. Conforme familiares, Jaqueline foi morta por Nivaldo após uma discussão. Ainda de acordo com familiares, Jaqueline e Nivaldo, que estavam separados há quatro meses, discutiram porque ele insistia em reatar o casamento, que durou cerca de 16 anos segundo informações do G1.

Salvador

21 de Set // G1 | Salvador

O corpo de Márcio Perez, de 42 anos, perseguido e morto por policiais militares no bairro de Jardim Armação, em Salvador, será enterrado na Espanha, onde moram os pais da vítima. Os militares envolvidos no caso estão sendo ouvidos nesta sexta-feira (21).  O corpo dele foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) no final da manhã de quinta-feira (20).

 

Um vizinho e amigo da vítima disse que a mãe dele chega ao Brasil também nesta sexta para buscar o corpo de Márcio e levar para a Europa.  Os policiais que participaram da ação são ouvidos na sede da Corregedoria da Polícia Militar e também serão ouvidos na sede do DHPP na tarde desta sexta-feira.

 

A Secretaria de Segunça Pública da Bahia (SSP-BA) não detalhou quantos militares prestam depoimento. A família da vítima conta que, depois de balearem Márcio, os PMs levaram o corpo dele para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e disseram aos funcionários que a vítima tinha morrido em um acidente de carro. Um médico que fez o atendimento percebeu que Márcio tinha uma perfuração de arma de fogo na nuca segundo o G1.

Salvador

20 de Set // G1 | Salvador

A filha mais velha de Márcio Perez, homem que foi baleado pela PM durante uma perseguição, descobriu a morte do pai pelas redes sociais. A mãe da garota  deixou as duas filhas, de 13 e 9 anos, com a irmã e pediu para que as meninas não fossem avisadas sobre o ocorrido. No entanto, a adolescente viu uma publicação no Facebook.

 

"Muito triste. A mais velha acabou vendo por um post de Facebook. Pedi para minha irmã cuidar delas, enquanto estava resolvendo as burocracias da morte do Márcio. Quando cheguei em casa, ela estava chorando e me deu um abraço, perguntando se era verdade", revelou. O caso aconteceu na Avenida Simón Bolívar.

 

Tudo aconteceu na noite de quarta (19). Márcio era formado em economia e tinha uma empresa de consultoria. Os dois se separaram há três anos e, segundo a ex-mulher de Márcio, o empresário sempre foi presente na vida das filhas. "Ele era um pai maravilhoso, a vida dele era as filhas, ele sempre falava isso. Ele era um pai presente. Essa semana nós fomos na escola para uma reunião com as professoras da minha filha mais nova".

Salvador

20 de Set // G1 | Salvador

Um homem foi morto a tiros por policiais militares durante uma perseguição na Avenida Simón Bolívar, que fica no bairro do Costa Azul, em Salvador, na quarta (19). O veículo onde ele estava continua no local do crime nesta quinta (20). A vítima foi é Márcio Pérez, 42 anos. Durante a ação, o carro capotou na via e ficou parcialmente destruído por dentro.

 

No veículo, que acabou em cima de um canteiro, há várias marcas de perfuração por arma de fogo, inclusive na região do encosto da cabeça, no assento do motorista segundo informações do G1. Segundo a Secretaria de Segunça Pública da Bahia (SSP-BA), a Corregedoria da Polícia Militar está apurando o caso.

 

Uma mulher que estava no veículo com Márcio Pérez, e não teve ferimentos, prestou depoimento na corregedoria, no início desta manhã. A guarnição envolvida foi afastada das ruas. A Polícia Militar informou que a equipe envolvida no assassinato de Márcio não é responsável pelo patrulhamento na área onde a vítima foi perseguida. A Polícia Militar não disse, no entanto, a qual área pertencem e nem o que os policiais faziam no local.

Salvador

17 de Set // G1 | Salvador

Uma cozinheira de 38 anos foi morta, no domingo (16), pelo ex-companheiro após uma uma discussão. Segundo familiares, Jaqueline Conceição da Anunciação foi ferida pelo pescador Nivaldo do Espírito Santo dos Santos, com um espeto de churrasco. O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Homicídios - Atlântico, na Pituba.

 

Conforme familiares da vítima, o crime aconteceu na casa da mãe da vítima, localizada, em Itapuã, na presença de dois dos três filhos. Ainda de acordo com familiares da cozinheira, Jaqueline e Nivaldo, que estavam separados há quatro meses, discutiram porque ele insistia em reatar o casamento, que durou cerca de 16 anos.

 

O parentes de Jamile contaram que, no dia do crime, a cozinheira havia passado o dia na praia e, quando retornou, à noite, foi surpreendida pelo ex-companheiro na casa da mãe dela, onde morava junto com os filhos. Segundo a irmã da cozinheira, Josemara Conceição, de 35 anos, ele entrou no quarto onde ela estava e a atacou com quatro golpes com um espeto de churrasco. De acordo com informações da Polícia Civil, Nivaldo é procurado.

Salvador

17 de Set // G1 | Salvador

O homem que resgatou o bebê recém-nascido, que foi encontrado ainda com o cordão umbilical no bairro de Armação, em Salvador, falou sobre a comoção ao ver a criança. Representante comercial, Ricardo Carvalho relatou o momento em que avistou o menino, na sexta-feira (14). Ele acompanhou todo o atendimento ao menino, que nasceu com 9 meses. 

 

"Quando a gente parou o carro, que encostou, ouvimos o choro da criança. Aí foi o que tomou conta e nos comoveu a tomar a atitude que foi tomada, de fazer o acompanhamento até que a gente sentisse segurança, de que de fato a criança estava sendo bem assistida no Hospital Roberto Santos", conta.

 

Os médicos do hospital acreditam que ele não nasceu na manhã em que foi abandonado, mas dois dias antes. O bebê está na Unidade Semi-intensiva, do setor Neonatal do Roberto Santos. "Quando chegou no hospital foi atendido diretamente. Ele foi para a triagem, a equipe técnica fez a limpeza, porque ele ainda estava com resto de parto e depois foi direcionado ao centro cirúrgico, para a remoção do cordão umbilical", relembra Ricardo.

Salvador

16 de Set // Bahia Notícias | Salvador

Um ato em solidariedade ao candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) foi realizado na manhã deste domingo (16), no Farol da Barra, em Salvador. Coordenador do Movimento Seu Voto Muda o Brasil e também organizador do ato, Cláudio Silva ressalta que “tentam denegrir a imagem do futuro presidente do Brasil”.

 

“Querem dividir o país com ódio. Querem que brancos não gostem de negros. Querem que ricos não gostem de pobres. E vice-versa. Mas Bolsonaro veio para varrer do mapa a política tradicional. Nós vamos unir o país em um projeto novo, com desenvolvimento econômico e social. E nesta nação, bandido não terá vez", afirmou.

 

Silva é também chamado de "Bolsonaro Baiano". O evento, que começou ao som do Hino Nacional, contou ainda com apoio do candidato ao Senado Federal, Irmão Lázaro (PSC). Ele não esteve presente, mas gravou um áudio com uma oração pelo restabelecimento de Bolsonaro. "A mão de Deus é poderosa e Bolsonaro será recuperado sem sequelas desse atentado praticado por esse homem mau", afirmou o candidato, que é também pastor.

Salvador

15 de Set // Por Rafael Albuquerque/BNews | Salvador

Não é de hoje que se especula certa rivalidade entre policiais militares e guardas municipais segundo o Bocão News. A relação conturbada tem seu início na origem, visto que a Polícia Militar é de responsabilidade do governador da Bahia, o petista Rui Costa, e a guarda é de responsabilidade do prefeito de Salvador, o demista ACM Neto.

 

Se a relação estremecida começa no âmbito político, seu estopim aconteceu no início da semana, quando integrantes da Guarda Municipal de Salvador foram flagrados, nesta última terça-feira (11), agredindo injustificadamente o motoboy Marcos Cardoso, próximo ao WallMart da Avenida ACM, na capital baiana.

 

Na oportunidade, policiais militares chegaram depois e assumiram o controle do ocorrido. A situação foi tão constrangedora e absurda que além abrir procedimento administrativo para punir os agressores, sobretudo aquele que aplicou golpes no trabalhador, o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Prefeitura, Maurício Lima pediu desculpas publicamente, em nome da Guarda Municipal, pelo ocorrido da última terça-feira (11).

Salvador

12 de Set // G1 | Salvador

Familiares do adolescente de 12 anos, que foi baleado dentro da Escola Municipal Dr. João Pedro dos Santos, localizada na Avenida Bonocô, em Salvador, afirmam que o garoto foi baleado por policiais militares. I.S.R. mora no bairro de Cosme de Farias e está internado no Hospital Geral do Estado. Também não há previsão de alta.

 

"Eles [policiais] dizem que foi facção, mas não é verdade. O problema é que ninguém acredita. Quando fala que foi a polícia, defendem a polícia", disse a tia da vítima, que prefere não ser identificada por medo de represálias segundo o G1. Ela é a responsável pelo menino, que é órfão de pai e mãe desde pequeno.

 

Uma jovem, que é prima da vítima e também preferiu não ser identificada, disse que não é a primeira vez que os policiais atiram dentro da escola. " É a terceira vez que eles entram nessa escola assim. Ontem [terça, 11] aconteceu da mesma forma de sempre. Foi por volta de 19h30. O menino estava na escola, na capoeira. Largaram a viatura aqui na frente e entraram correndo, abrindo fogo. O tiro atingiu o bumbum e a perna de meu primo", narrou a jovem.

Salvador

12 de Set // G1 | Salvador

Os dois homens suspeitos de jogar um grupo de amigos no mar após um assalto e tentativa de estupro, em Salvador, foram presos na terça-feira (11), segundo informações divulgadas pela Polícia Civil. O caso ocorreu na noite da última quarta-feira (5), no trecho marítimo entre os bairros da Ribeira, na Cidade Baixa, e de Plataforma, no subúrbio ferroviário.

 

Um jovem de 19 anos morreu afogado. Robson de Jesus Santos Junior não sabia nadar. Ele foi a única das quatro vítimas que não conseguiu sair do mar. O jovem ficou desaparecido por dois dias, até o corpo dele ser encontrado por um pescador na sexta (7). Família acompanhou resgate e fez oração com moradores do bairro.

 

Os suspeitos, identificados como José do Carmo de Jesus Reis e Maurício Ferreira Cavalcante, tiveram mandado de prisão preventiva determinado pela Justiça um dia após serem ouvidos e liberados pela polícia. No depoimento, a dupla negou os crimes. Conforme a polícia, a dupla teve mandado de prisão cumprida no bairro do Lobato segundo o G1. Os homens serão encaminhados para o sistema prisional. As investigações continuam.

Salvador

11 de Set // Bahia Notícias | Salvador

Após quase 4 anos, o Ministério Público da Bahia finalmente apresentou uma denúncia no caso do desaparecimento do adolescente Davi Fiúza, então com 16 anos. O caso teve grande repercussão desde outubro de 2014 e, por mais que a imprensa e a família pressionassem por uma resolução, não houve celeridade para concluir o inquérito.

 

Rute Fiúza, mãe do jovem, assistiu o sumiço do filho ser tratado como sequestro e cárcere privado. A família Fiúza luta para que Davi não seja apenas um número. O esforço é para que o adolescente desaparecido seja um símbolo da resistência de jovens negros da periferia que somem do mapa nas mãos de um Estado falho.

 

Entre idas e vindas do inquérito, o número de denunciados ficou fixado em sete, depois da Polícia Civil sugerir a participação de 17 policiais. De acordo com o Ministério Público da Bahia, só foi possível confirmar a ligação direta dos denunciados no sumiço do garoto. Ainda que Davi jamais tenha sido encontrado, a promotoria optou por não tratar o caso como homicídio. Este texto integra o comentário desta terça-feira (11) para a RBN Digital.

Salvador

10 de Set // G1 | Salvador

Dois homens suspeitos de jogar um grupo de amigos no mar após um assalto e tentativa de estupro, em Salvador, se apresentaram à polícia nesta segunda-feira (10) e negaram os crimes, segundo a SSP-BA. O caso ocorreu na noite de quarta  (5), no trecho marítimo entre os bairros da Ribeira, na Cidade Baixa, e de Plataforma, no subúrbio ferroviário.

 

Um jovem de 19 anos morreu afogado. Robson de Jesus Santos Junior não sabia nadar. Ele foi a única das quatro vítimas que não conseguiu sair do mar. O jovem ficou desaparecido por dois dias, até o corpo dele ser encontrado por um pescador na sexta-feira (7). Os suspeitos eram procurados pela polícia desde a quarta.

 

Após depoimento, na 29ª Delegacia Territorial, a dupla foi liberada. As identidades dos homens não foram divulgadase o caso é investigado. O grupo foi atacado durante um passeio de barco na região da orla de Salvador. O jovem Robson de Jesus entrou na embarcação após encontrar os outros três amigos. Durante o passeio, o grupo fez uma selfie com os suspeitos. A foto foi tirada momentos antes da dupla tentar estuprar as vítimas.

Salvador

10 de Set // G1 | Salvador

Sete policiais militares foram denunciados pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por conta do desaparecimento do adolescente Davi Santos Fiúza, ocorrido em outubro de 2014, na localidade conhecida como Jardim Vila Verde, na Estrada Velha do Aeroporto, em Salvador. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (10), pelo MP-BA.

 

Os policiais denunciados pela Justiça são: Moacir Amaral Santiago (soldado), Joseval Queiros da Silva (sargento), Genaro Coutinho da Silva (sargento), Tamires dos Santos Sobreira (soldado), Sidnei de Araújo dos Humildes (soldado), George Humberto da Silva Moreira (na época era sargento e hoje é tenente) e Ednei da Silva Simões (soldado).

 

A denuncia foi encaminhada para o juizado na quinta (6), que vai decidir se recebe ou não a peça. A denúncia foi feita pelos promotores de Justiça Ana Rita Nascimento e Gildásio Galrão e distribuída para a 2ª Vara de Crimes Praticados contra o Menor. Em 7 de agosto deste ano, o advogado da família de Davi Fiúza informou que o inquérito da Polícia Civil enviado ao MP indiciava 17 PMs e acrescentava os crimes de homicídio e ocultação de cadáver.

Salvador

09 de Set // | Salvador

A Delegacia de Furtos e Roubos em Rodovias recuperou 20 mil litros de combustíveis roubados em Salvador e armazenados, na Região Metropolitana de Salvador. Na operação, realizada na última sexta (6), três pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de roubo e associação criminosa. A investigação monitorou o grupo por seis meses.

 

Paulo Maia Santos, Crislan Conceição Santos e Jeane de Jesus Santos, foram acusados de roubar gasolina, diesel e álcool, na BR-324, e armazenar os materiais em um galpão do município de Candeias. Ainda de acordo com os investigadores, o grupo vendia o combustível por R$ 3.00 a receptadores de Salvador e RMS.

 

O galpão funcionava de fachada como um lava jato. Quatro integrantes da mesma quadrilha estão foragidos e continuam sendo procurados. No período da investigação, o grupo movimentou mais de R$ 1 milhão com a venda ilegal. "Mais um trabalho com inteligência e precisão. Estamos caminhando para um 2018 de muito trabalho, grandes prisões e reduções dos principais índices", exaltou o diretor do Depin, delegado Flávio Góis.

Salvador

07 de Set // G1 | Salvador

O pai do jovem Robson de Jesus Santos Junior, de 19 anos, reconheceu o corpo encontrado por um pescador no mar do bairro de Plataforma, em Salvador, nesta sexta-feira (7), como sendo do filho. A vítima foi jogada de um barco por dois homens, após assalto e tentativa de estupro. A informação foi confirmada pelo 13º Grupamento de Bombeiros.

 

O DPT foi acionado para fazer a remoção do corpo, que será periciado. Robson entrou na embarcação após encontrar três amigos. Eles fizeram um passeio no trecho marítimo que fica entre os bairros da Ribeira, na Cidade Baixa, e de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, no início da noite desta última quarta-feira (5).

 

Dois homens suspeitos de terem cometido os crimes estavam no barco com as vítimas. Eles tentaram estuprar duas mulheres que estavam com Robson. Por não conseguirem, roubaram o grupo e jogaram os quatro no mar. As mulheres conseguiram nadar até a praia segundo informações do G1. Um homem que estava com elas foi resgatado por um pescador. Robson não conseguiu chegar até a areia porque não sabia nadar, segundo a família.

Salvador

07 de Set // G1 | Salvador

Os amigos que foram jogados no mar após serem vítimas de tentativa de estupro e assalto, em Salvador, fizeram uma selfie com os dois suspeitos dos crimes momentos antes de serem atacados. O caso ocorreu na noite desta última quarta-feira (5), no trecho marítimo entre os bairros da Ribeira, na Cidade Baixa, e de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário.

 

Na foto, três das quatro vítimas posam ao lado dos suspeitos. O jovem que desapareceu após a ação não está na foto porque ela foi tirada antes dele se juntar ao grupo. Das quatro vítimas, o rapaz, identificado como Robson de Jesus Santos Junior, de 19 anos, foi o único que não conseguiu sair do mar após os crimes.

 

A Capitania dos Portos realizou buscas no mar, entre os bairros da Ribeira e Plataforma, desde está última quarta-feira, mas ainda não localizou a vítima segundo informações do G1. A família do jovem está desesperada. "Minha família vai estar orando o tempo todo, porque eu vou achar meu filho vivo. Eu tenho esperança de que ele está vivo em algum lugar. É uma dor que eu estou sufocado. Sufoquei", disse Robson de Jesus Santos, pai do jovem.

Salvador

06 de Set // Foto: A Tarde | Salvador

Quatro pessoas foram roubadas dentro de um barco na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, no início da noite de quarta-feira (5). De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos tentaram estuprar duas das vítimas e, por não conseguirem, jogaram o grupo no mar. Um homem está desaparecido. As vítimas são duas mulheres e dois homens.

 

A PM informou que o crime aconteceu no trecho marítimo entre os bairros da Ribeira, na Cidade Baixa, e de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário. A polícia detalhou que as mulheres estavam com um dos rapazes passeando na Ribeira, quando conheceram a quarta pessoa, um homem de prenome Robson.

 

Conforme a PM, Robson é quem está desaparecido. Para passear, o grupo entrou em um barco pilotado por dois homens, que ainda não foram identificados. Esses dois homens do barco são os suspeitos de cometerem os crimes. As duas mulheres contaram que os homens tentaram estuprá-las. Por não conseguirem, eles roubaram os pertences dos quatro, arremessaram o grupo ao mar e fugiram com a embarcação segundo informações do G1.

Salvador

05 de Set // G1 | Salvador

Um jovem de 23 anos é suspeito de agredir a sogra e a namorada, uma adolescente de 17anos, no bairro de Santa Mônica, em Salvador. Ele é cantor de rap, conhecido como Dark MC na cena musical baiana. O caso aconteceu na madrugada da última quarta-feira (29), e as informações foram confirmadas pela Polícia Civil nesta quarta-feira (5).

 

A adolescente registrou queixa contra Clóvis de Oliveira Santos Júnior, o Dark MC, na Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente pela adolescente. Além do Dercca, o caso também foi registado na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Brotas, por conta das agressões à mãe da jovem.

 

A adolescente não teve o nome divulgado. As duas passaram por exames de lesões corporais no Departamento de Polícia Técnica (DPT), mas ainda não há previsão do resultado dos exames. A polícia informou ainda que Clóvis Santos foi intimado a prestar depoimento no Dercca, mas não soube dizer quando ele irá comparecer. O G1 tentou contato com o cantor por telefone e e-mail, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Salvador

05 de Set // Foto: Itana Alencar/G1 | Salvador

O idoso de 85 anos que sumiu após um incêndio atingir três casarões, na Baixa dos Sapateiros, em Salvador, foi encontrado morto nos escombros dos imóveis, na noite desta última terça-feira (4), após 25h de buscas. A informação foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros Militar. De acordo com os bombeiros, o corpo da vítima foi localizado por volta das 23h.

 

A vítima, identificada como José Hunaldo Moura de Carvalho, era proprietário de uma serraria e estava no local no momento em que o fogo atingiu os casarões. O idoso foi a única vítima do incêndio. Ele deixa uma filha de 15 anos. Ele será retirado dos escombros e, em seguida, será removido do local pelo DPT.

 

Não há detalhes sobre o sepultamento da vítima. A ação de rescaldo dos bombeiros deve seguir durante a madrugada. Segundo a Corporação, cerca de 20 bombeiros militares ainda atuam na área na operação. O trânsito segue interditado na região. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio.  O incêndio que atingiu três casarões na Baixa dos Sapateiros, Centro Histórico de Salvador, começou por volta das 21h40 de segunda (3).

Salvador

04 de Set // G1 | Salvador

Um incêndio de grandes proporções que atingiu dois casarões na Baixa dos Sapateiros, Centro Histórico de Salvador, por volta das 21h40 desta última segunda-feira (3), foi debelado por volta da 0h desta terça-feira (4), segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Um idoso que residia em um dos imóveis está desaparecido.

 

Os dois casarões destruídos pelas chamas abrigavam os estabelecimentos Belíssima Confecções, Ítalo Confecções, Vitrine Joia, Verona Kids e Serraria e Organização Carvalho. O idoso José Rinaldo Moura de Carvalho, 85 anos, dono da serraria, está sendo procurado entre os escombros segundo o G1.

 

Familiares informaram que ele residia no local atingido pelo fogo. Após o Corpo de Bombeiros ser acionado, cerca de 40 oficiais e praças iniciaram o trabalho de isolamento da área e combate ao fogo. Cinco caminhões Auto Bomba Tanque foram posicionados na Avenida J.J. Seabra, atacando as chamas de formas frontal e lateral, e na Rua Ramos de Queiroz, atuando nos fundos dos imóveis. Bombeiros informaram que o incêndio destruiu uma área de 300 m².

Salvador

04 de Set // Bahia Notícias | Salvador

A prefeitura de Salvador defendeu a contratação da Engevix Engenharia e Projetos S/A, investigada pela Lava Jato, para supervisionar as obras de requalificação da Praça Castro Alves e da Avenida Sete de Setembro. Segundo a administração municipal, foram dadas condições iguais a todos os concorrentes e igual oportunidade de competição na licitação.

 

“O fato de estar sendo investigada pela Lava Jato por si só não impede a concorrente de participar de qualquer licitação por ausência de previsão legal para impedi-la de competir, não havendo lastro jurídico no Estado Democrático de Direito para alijar a concorrente do presente certame”, declarou a prefeitura da capital baiana.

 

“Existe certidão negativa da empresa perante o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Certificado de Registro Cadastral da Engevix no Estado da Bahia, onde consta a situação como ‘Ativo’ e ‘Normal’”, completou a gestão municipal, em nota. A Engevix Engenharia e Projetos S/A teria cometido irregularidades em licitações e na execução dos contratos para elaboração dos projetos executivos da Usina Termonuclear de Angra 3 no Rio.

Salvador

03 de Set // G1 | Salvador

Um homem de 36 anos foi preso suspeito de matar a ex-mulher a facadas, em Salvador, no domingo (2). De acordo com a Polícia Civil, Ricardo de Oliveira Conceição não aceitava o fim do relacionamento e teria cometido o crime por ciúme. O caso ocorreu na casa da vítima, identificada como Márcia Silva do Nascimento, após uma discussão entre os dois.

 

Segundo a polícia, Márcia não convivia com Ricardo desde quando ele foi preso e autuado por violência doméstica e lesão corporal contra ela, em outubro do ano passado. A agressão foi registrada na Delegacia de Atendimento à Mulher, em Brotas. Em agosto deste ano, o suspeito foi colocado em liberdade por decisão judicial.

 

Após matar a vítima, Ricardo foi procurado pela polícia e capturado nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Jardim Santo Inácio. Ele foi levado por policiais militares para 2ª Delegacia de Homicídios Central, onde foi autuado em flagrante por feminicídio. A polícia informou, ainda, que Ricardo já respondia a cinco inquéritos pelos crimes de furto, tráfico de drogas, roubo, receptação, além dos crimes registrados na Deam de Brotas.

Salvador

31 de Ago // Correio da Bahia | Salvador

A defesa da médica oftalmologista Katia Vargas Leal Pereira, 50 anos, ingressou com recurso no TJ-BA nesta última quinta-feira (30) após anulação do júri popular realizado em dezembro de 2017 por desembargadores. Katia é acusada de ter matado os irmãos Emanuel, 21 anos, e Emanuelle, 23, em outubro de 2013 durante um acidente de carro.

 

Em dezembro, sete pessoas consideraram que a médica é inocente e, portanto, não provocou a colisão que acabou com a morte dos irmãos, no bairro de Ondina. A decisão, no entanto, foi reformada por desembargadores da Segunda Turma da Câmara Criminal do TJ. A anulação do júri popular foi realizada durante duas sessões.

 

Na primeira, realizada no dia 2 de agosto, os desembargadores José Alfredo Cerqueira da Silva (relator) e João Bôsco de Oliveira Seixas (revisor), votaram a favor da anulação. O desembargador Mário Alberto Hirs pediu vista (tempo para analisar melhor o recurso). No dia 16 de agosto, o desembargador Hirs votou contra a anulação do júri. A defesa de Katia Vargas ingressou com embargos infringentes segundo informações do Correio da Bahia.

Salvador

29 de Ago // G1 | Salvador

As gêmeas siamesas separadas que nasceram em Goiânia apresentaram melhoras na terça-feira (28) e já respiram sem a ajuda de aparelhos. Elas estão em estado grave, mas se alimentam com uma dieta líquida por meio de uma sonda. Ainda não há previsão de alta médica, mas Débora e Catarina já mostram uma recuperação após a cirurgia de separação.

 

A quantidade de medicação dada a elas também foi reduzida. As irmãs seguem internadas na UTI do Hospital Infantil. O quadro delas é estável. As siamesas nasceram no dia 22 de agosto unidas pelo tórax e abdômen. Elas compartilhavam o fígado. No dia seguinte ao parto, as duas foram separadas em caráter de urgência.

 

Já a mãe recebeu alta médica e passa bem. Inicialmente, as duas estavam em estado gravíssimo e eram alimentadas pela veia. Porém, foram apresentando melhoras com o passar dos dias. A mãe das meninas saiu de Salvador na Bahia com o marido para reealizar o parto em Goiânia. Débora, a irmã maior, nasceu com uma malformação no coração que ocasionou dois problemas. Por isso, ela precisa de uma cirurgia com urgência.

Salvador

29 de Ago // G1 | Salvador

Um padre de Salvador se negou a batizar dois primos de 13 anos minutos antes da cerimônia começar, porque os pais e padrinhos dos adolescentes não são casados na Igreja Católica. No entanto, os meninos foram preparados por cerca de três meses para o batismo e, segundo a família deles, o requisito não foi informado anteriormente.

 

"Em nenhum momento foi perguntado se nós éramos católicos praticantes, se éramos casados no civil, no religioso. Nem no curso e nem na inscrição. Não foi pedido nenhum documento que a gente fosse casado na igreja", contou o comerciante Antônio de Oliveira Filho, pai de um dos meninos.

 

O caso ocorreu na Igreja Senhor Bom Jesus dos Milagres, no bairro de Brotas, em Salvador, neste último domingo (26) segundo informações do G1. Os adolescentes, um garoto e uma garota, estavam prontos para serem batizados, quando foram surpreendidos pela recusa do padre João Eduardo. Familiares e amigos, incluindo os padrinhos dos meninos, estavam na igreja e esperavam pela cerimônia. A atitude do padre gerou revolta na família.

Salvador

29 de Ago // Foto: Guilherme Ferreira / Bahia Notícias | Salvador

O projeto de lei que regulamenta o serviço prestado por aplicativos de transporte individual de passageiros deve ser votado na Câmara de Vereadores apenas depois da eleição. Uma reunião do Colégio de Líderes da Casa está marcada para esta quarta (29), e deve definir uma data, mas a tendência é que a votação não seja realizada até o início de outubro.

 

Os vereadores chegaram a um entendimento para não realizar votações entre o dia 17 de setembro e a eleição. Antes dessa data, é difícil que o projeto de lei cumpra toda tramitação necessária e chegue ao plenário para votação. Mais de um terço dos vereadores são candidatos na eleição deste ano e terão tempo para dedicar às suas campanhas.

 

Além disso, a expectativa é que o projeto tenha grande resistência de motoristas do Uber e 99Pop, aplicativos que terão seu funcionamento alterado em Salvador caso o texto seja aprovado. Nesta quarta (29), o presidente da Câmara, Leo Prates, chegou a receber em seu gabinete motoristas do Uber que criticaram a proposta elaborada pela prefeitura, que chegou ao Legislativo nesta última sexta-feira (24) segundo informações do Bahia Notícias.





Classificados


Enquete



Mais Lidas