Notícias

Salvador

Salvador

16 de Fev // G1 | Salvador

Um clima de muita comoção marcou, nesta sexta (16), o enterro do estudante de engenharia mecânica Kaíque Abreu, de 22 anos, morto com um soco durante o carnaval de Salvador. O jovem foi agredido na sexta (9) e teve morte cerebral confirmada na quarta (14). Bastante emocionados, familiares e amigos prestaram as últimas homenagens à vítima.

 

Kaíque voltava sozinho do circuito Dodô (Barra-Ondina), após se perder dos amigos quando levou um soco. As homenagens aconteceram no cemitério Bosque da Paz, no bairro de Nova Brasília, na capital baiana. Centenas de pessoas usavam uma camisa branca com a foto de Kaique estampada, ao lado da frase: “Pra quem tem fé, a vida nunca tem fim”.

 

O corpo do jovem foi velado na capela 6 do cemitério. Depois, por volta das 17h30, ocorreu o enterro, sob muitos aplausos. Os pais e o irmão mais velho de Kaique não falaram com a imprensa. Amigo da família, o microempresário Igor Aquino, 38 anos, estava bastante abalado. Ele conhecia Kaique, que estava no sétimo semestre de engenharia mecânica e era o caçula de dois filhos, desde que o jovem tinha dois anos de idade.

Salvador

16 de Fev // | Salvador

Ao longo do Carnaval 2018, a Ouvidoria Geral do Município (OGM) recebeu 195 reclamações. O número representa uma queda de 19% em relação ao mesmo período de 2017, quando foram registradas 242 queixas. Por outro lado, o número de pedidos de informação e de solicitações aumentou em 78%, saltando de 1.488 para 2.653.

 

Para o órgão, esse acréscimo demonstra que o cidadão tem encontrado cada vez mais facilidade de acesso ao Município pelos canais de comunicação disponíveis, além de conscientizar sobre a importância de exercer a cidadania. Foram realizados 13.515 atendimentos, sendo 6.974 referentes às demandas rotineiras da cidade e 6.541, às de Carnaval.

 

De acordo com os dados, informações e orientações lideraram os questionamentos com 2.653 registros. Na sequência, os elogios foram o segundo maior motivo de acesso à ouvidoria com 2.408 procuras. Os órgãos mais demandados foram a Empresa Salvador Turismo (Saltur), com 4.129 registros; a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), com 783 demandas e a Superintendência de Trânsito (Transalvador) com 684 demandas.

Salvador

16 de Fev // | Salvador

A Justiça decidiu manter preso o pintor Edson Rodrigues dos Santos, 27 anos, que confessou ter agredido o estudante de engenharia mecânica Kaíque Moreira Abreu, 22, na sexta-feira (9). Edson disse que estava com raiva porque foi agredido no Carnaval e precisava descontar em alguém. O crime aconteceu no bairro da Graça, e Kaíque teve morte cerebral.

 

Na audiência de custódia, realizada nesta última quinta (15), o juiz Álvaro Marques de Freitas Filho decidiu pela prisão preventiva de Edson "pela gravidade do delito, levando a vítima a óbito, sendo necessária a segregação cautelar, para a garantia da ordem pública" segundo informações do Correio da Bahia.

 

A decisão contrariou o pedido da Defesa que solicitou o relaxamento da prisão, com base no fato de o acusado ter residência fixa, não ter antecedentes criminais e ter dito que não tinha a intenção de matar. O Ministério Público solicitou, inicialmente, o relaxamento da prisão em flagrante, mas, na mesma audiência, requereu que fosse decretada a prisão preventiva, levando em conta a gravidade do fato. Edson ficará na Penitenciária da Mata Escura.

Salvador

16 de Fev // | Salvador

Uma criança de 2 anos e 9 meses morreu, na quinta-feira (15), após se afogar na piscina da creche que frequentava no bairro Cabula VI, em Salvador. De acordo com a Polícia Civil, a vítima é Vitor Figueredo de Andrade. A criança chegou a ser levada para a Unidade de Pronto Atendimento do Hospital Roberto Santos, mas não resistiu.

 

A mãe precisou ser medicada. Familiares e amigos também estiveram no local, mas preferiram não falar com a imprensa. O corpo do menino foi removido do local por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica e levado para o Instituto Médico Legal, onde passou periciado segundo informações do G1.

 

A Creche Escola Construir oferece aulas da educação infantil até o ensino fundamental I. Em uma placa em frente à creche há uma placa com a informação de que há aulas de natação e hidroginástica, além de outras modalidades fora da água. Funcionários e o dono da unidade de ensino, que também é professor educação física, e estava à frente do estabelecimento desde 2016, já começaram a ser ouvidos pela polícia.

Salvador

15 de Fev // | Salvador

Responsável pela agressão que resultou na morte do estudante Kaíque Moreira Abreu, 22 anos, o pintor Edson Rodrigues dos Santos, 27 anos, afirmou que bateu no rapaz por estar com raiva após ter apanhado no circuito do carnaval em Salvador, por outra pessoa, mas não tinha intenção de matar o jovem.

 

"Eu estava com raiva porque apanhei. Aí eu vim gingando e meti nele. A minha intenção não era de matar", declarou Edson em entrevista ao jornal Correio. Ele foi preso na madrugada desta quarta-feira (14), após ter sido identificado em imagens registradas por uma câmera na Rua Manoel Barreto, onde ocorreu a agressão.

 

Também nesta quarta a família confirmou a morte cerebral do jovem, que foi internado no Hospital Português – de acordo com o tio da vítima, Hayron Abreu, os aparelhos devem ser desligados nesta quinta-feira (15) e a família fará a doação dos órgãos. Durante a apresentação à imprensa, Edson chegou a tratar o caso como uma fatalidade e afirmou que falaria apenas na presença de um juiz. No final da entrevista, ele demonstrou arrependimento.

Salvador

15 de Fev // | Salvador

O dono do mercado que pegou fogo no bairro do Garcia em Salvador, na noite desta última quarta-feira (14), Ailton Nascimento, avalia que o prejuízo causado pelo incêndio tenha chegado a mais de R$ 300 mil, contando apenas as mercadorias. Ele chegou a passar mal e recebeu atendimento médico por conta da situação.

 

O proprietário do estabelecimento está abalado e preferiu não gravar entrevistas. O local foi atingido pelas chamas por volta das 23h. Segundo moradores, o fogo foi controlado por uma equipe do Corpo de Bombeiros cerca de uma hora depois. As causas do incêndio são devem ser determinadas após perícia.

 

O estabelecimento teve o teto de gesso, além de mercadorias e caixas de atendimento destruídos. Toda a fiação elétrica do local também foi destruída, assim como computadores e máquinas de notas fiscais. Uma máquina de brinquedos chegou a ser arremessada para fora da loja. O mercado tem 15 anos de funcionamento e, há menos de um ano, havia passado por uma reforma. O estabelecimento também não tinha seguro contra incêndios.

Salvador

15 de Fev // | Salvador

A produtora audiovisual Maria Carolina e a fotógrafa Paula Fróes compartilharam, por meio do Facebook, um relato de agressão por um grupo de foliões do bloco As Muquiranas no circuito do Campo Grande. Elas dizem que receberam jatos de pistolas de água, ficaram molhadas, foram cercadas pelo grupo e ainda foram agredidas verbalmente.

 

O caso aconteceu nesta última terça-feira (13), O relato teve mais de 200 compartilhamentos e mais de 500 curtidas. Quando ocorreu a agressão, Paula Fróes tentava passar pelos foliões do bloco para ir até o local onde iria trabalhar e Maria tentava seguir até o trio de BaianaSystem. Foi quando elas receberam os jatos de água.

 

"Nossa reação saiu dessa estafa de ver isso acontecendo ao longo dos anos, não somos as primeiras vítimas, a partir desse sentimento de não aguentar mais, reagimos e pedimos respeito", contou Maria Carolina em entrevista segundo o G1. Depois, os agressores cercaram as jovens e ainda jogaram água na câmera fotográfica de Paula quando ela começou a registrar a situação. "Fizeram uma roda e foi uma situação muito constrangedora".

Salvador

15 de Fev // | Salvador

O estudante Kaíque Abreu, de 22 anos, que foi agredido quando voltava do carnaval, teve morte cerebral na tarde desta última quarta-feira (14), em Salvador segundo informações do G1. A informação foi confirmada por um tio da vítima, Kildare Abreu, que disse que a família decidiu por fazer a doação dos órgãos.

 

Kaíque estava internado desde a última sexta-feira (9), no Hospital Português, no bairro da Barra em Salvador. A câmera de segurança de um prédio registrou o momento em que a vítima foi agredida por uma outra pessoa. Kaíque voltava sozinho do circuito Dodô (Barra-Ondina), após se perder de alguns amigos.

 

Quando passou na Rua Manoel Barreto, ele foi atacado com um soco no rosto e pontapé por um homem. O homem que agrediu o estudante, Edson Rodrigues dos Santos, de 27 anos, disse à polícia que deu um soco e um chute na vítima para descontar uma agressão que teria sofrido de outra pessoa na folia. A informação foi divulgada pela delegado José Alves Júnior, diretor do Departamento de Homicídios, na manhã desta última quarta-feira.

Salvador

14 de Fev // | Salvador

Dois vendedores ambulantes foram encontrados com porções de maconha escondidas em um tabuleiro e em uma mochila, no circuito Dodô (Barra/Ondina), na noite desta última terça-feira (13), em Salvador. A ação foi realizada pelas Equipes da Companhia de Operações com Cães (COC) do Batalhão de Choque.

 

As informações foram divulgadas pela assessoria da SSP-BA. Assim como no último domingo, quando outros dois ambulantes foram flagrados com drogas, o material ilícito foi encontrado no Porto da Barra. Desta vez a cadela Endy, da raça Pastor Belga Malinois, farejou os entorpecentes no meio dos chicletes e em uma mochila.

 

Durante o Carnaval a Companhia de Operações com Cães foi empregada nos Portais de Abordagem e, após a diminuição do fluxo nos acessos, patrulhas ostensivas foram desempenhadas em pontos estratégicos. "As unidades de inteligência e monitoramento de câmeras nos passavam em tempo real possíveis locais de venda de drogas e de imediato empregávamos os cães farejadores", contou a comandante da COC, capitã Samanta.

Salvador

14 de Fev // | Salvador

Durante os seis dias de carnaval, a Polícia Militar contabilizou mais de 1,2 mil documentos perdidos pelos foliões. Os itens foram catalogados pela Ouvidoria da PM. Segundo a Polícia Militar, o serviço é disponibilizado anualmente pela corporação para garantir ao folião o resgate do documento de identificação perdido e encontrado pelas patrulhas.

 

“Cada lote pode ter mais de um documento armazenado para facilitar a devolução ao cidadão que, em alguns casos, perde todos de uma única vez”, explica o capitão Jeferson França. A entrega dos documentos começa na segunda-feira (19) no SAC do Shopping Barra. O serviço de devolução funcionará de segunda a sexta-feira das 8 às 18h.

 

No sábado, o serviço funcionará das 9h às 13h. Porém, antes de se dirigir ao SAC Barra, é fundamental que o cidadão busque no site da instituição (clique aqui), no link “Documentos perdidos”, se a sua identificação foi localizada. Caso seja, o cidadão deve anotar o código informado pelo sistema e apresentar no posto do SAC.  Documentos encontrados pela Guarda Civil Municipal durante a folia também estão sendo entregues.

Salvador

14 de Fev // | Salvador

As ações do Detran-BA alcançaram mais de 250 mil pessoas neste Carnaval. Segundo informações do órgão, 310 pessoas tinham sido atendidas no posto do órgão, no bairro de Ondina, em Salvador, para os serviços de emissão da segunda via de documentos, liberação de veículos, obtenção de selos para placas e histórico no trânsito.

 

"Este ano, avançamos com o aumento de 40% nas ações de fiscalização. A cada Carnaval, oferecemos mais comodidade ao cidadão que busca serviços. A parceria com a Bahiatursa também deu uma maior visibilidade à nossa campanha pela valorização da vida no trânsito", afirmou Lúcio Gomes, diretor-geral do Detran na Bahia.

 

Nos postos do Campo Grande e Barra, o Detran fiscalizou as condições de segurança de quase 200 trios elétricos e carros de apoio. Antes de concluir o trabalho, o Detran registrou 3,9 mil abordagens em blitze de alcoolemia. Dos 943 condutores que fizeram o teste do bafômetro, 76 se recusaram a soprar o aparelho, 15 apresentaram estado de embriaguez e um foi preso. Houve 363 autos de infração e 108 veículos foram removidos.

Salvador

14 de Fev // | Salvador

Técnicos do Serviço Especializado de Abordagem Social da Semps, em conjunto com o Conselho Tutelar, cadastraram 845 crianças e adolescentes que estavam exercendo atividades laborais, acompanhando pais e responsáveis que trabalham como ambulantes em outras situações de risco, como negligência e uso de drogas.

 

As crianças foram levadas para serviços socioassistenciais: 93 para Centros de Convivência, 240 para o Conselho Tutelar, 377 para acompanhamento nos CRAS e CREAS. 393 retornaram para seus respectivos lares. Durante o Carnaval, foram realizadas mais de 5 mil abordagens para coibir situações de vulnerabilidade social.

 

Os agentes estavam distribuídos em postos na Praça da Piedade, Ondina, Campo Grande, Praça Castro Alves e Escola Santa Terezinha. Os Conselhos Tutelares ficaram instalados na Escola Úrsula Catarino, Escola Wilson Lins, Escola Santa Terezinha do Menino jesus, Escola Imeja e no Procon. Quem presenciar situações de violação de direitos contra crianças e adolescentes pode registrar denúncia através do Disque 100.

Salvador

14 de Fev // | Salvador

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) já realizou mais de 4,6 mil testes de HIV durante o Carnaval de Salvador e Porto Seguro, no sul do estado. Os testes começaram a ser realizados nos circuitos da folia desde a última quinta-feira (8). No mesmo teste, também é detectado se a pessoa tem sífilis ou hepatites virais.

 

Na capital, os pontos de atendimento funcionaram no circuito Dodô: na Avenida Ademar de Barros, em Ondina, e na Avenida Centenário, na Barra. Até esta última segunda-feira (12), foram identificando 22 foliões infectados com HIV e outros 112 reagentes para hepatite B (4), C (9) e sífilis (99).

 

“É importante o diagnóstico precoce para que o tratamento possa ser iniciado o quanto antes. Os testes são feitos de maneira bem simples e rápida. O sangue é colhido da ponta dos dedos e posteriormente avaliado”, explica a coordenadora Estadual de IST/Aids da Sesab, Aparecida Rodrigues. Os testes rápidos para sífilis e hepatites B e C são de triagem, o que torna necessários exames confirmatórios posteriormente em uma instituição de saúde.

Salvador

09 de Fev // | Salvador

Um vídeo feito durante a quinta-feira (9) no carnaval de Salvador mostra um policial militar derrubando o celular de uma foliã com uma coronhada, enquanto ela filmava uma abordagem. O caso aconteceu no circuito Dodô (Barra-Ondina). A jovem que estava com aparelho na mão disse que o PM queria levar o celular dela, mas não detalhou o motivo.

 

A foliã conseguiu impedir que o aparelho fosse levado e registrou o ocorrido na Polícia Civil. A foliã e o marido, que estava com ela no momento da agressão, fizeram exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador segundo informações do G1.

 

A Polícia Militar informou que instaurou uma sindicância pra apurar a conduta dos policiais militares da 1ª Companhia de Policiamento Rodoviário, que estavam na patrulha do agente que agrediu a foliã, já que eram eles que estacam fazendo o policiamento do circuito Dodô. Ainda segundo a Polícia, a patrulha já foi identificada e os policiais vão ser ouvidos. A Polícia Militar ressaltou que não aceita esse tipo de comportamento.

Salvador

09 de Fev // | Salvador

Equipes do Peti estão nas ruas durante o Carnaval de Salvador para evitar que crianças e adolescentes sejam expostos à situação de risco. De acordo com Elba Anunciação, gerente do Creas em Fazenda Coutos, afirma que as crianças e adolescentes não podem trabalhar no Carnaval, principalmente com vendas.

 

“Quando vemos essa situação, convidamos os pais a levarem as crianças aos centros de convivência. São lugares mais confortáveis para abrigar as crianças nos seis dias de carnaval", afirma. Foram instalados dois centros de convivência no Circuito Osmar. Um é na Escola Estadual Senhor do Bonfim, para atender até cem crianças de 0 a 6 anos.

 

Outra unidade foi montada no Colégio Teixeira de Freitas, para atender crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Os espaços tem divisão por faixa etária e sexo. Segundo Elba, quando a equipe se aproxima de menores em situação de trabalho, "eles saem correndo quando chegam”, por pensarem que alguma coisa vai acontecer. Ela diz que eles só se tranquilizam quando dizem que são “ligados ao Bolsa Família” segundo o Bahia Notícias.

Salvador

08 de Fev // | Salvador

O motorista de um carro perdeu o controle da direção e bateu em outros três veículos que estavam estacionados na Avenida Edgard Santos, localizado no bairro de Narandiba, em Salvador. Além dos três carros, um carrinho de cachorro-quente também foi atingido. A batida ocorreu na madrugada desta quinta-feira (8).

 

As informações são da Transalvador e da Polícia Civil, onde o caso foi registrado. Segundo o Detran na Bahia, o motorista do veículo, que é médico, tem 88 pontos na carteira por infrações de trânsito. Por conta do acidente, dois dos veículos atingidos ficaram destruídos e um deles perdeu até uma roda traseira.

 

A batida ocorreu por volta das 3h e, às 11h, os carros ainda não tinham sido retirados da via, causando pontos de lentidão na avenida, segundo informou o órgão de trânsito. O motorista do carro que bateu nos outros veículos foi identificado e foi encaminhado por policiais militares para a 11º Delegacia Territorial (Tancredo Neves), que é a mais próxima do bairro onde ocorreu o acidente. A polícia não informou como o motorista perdeu o controle da direção.

Salvador

07 de Fev // | Salvador

O prefeito ACM Neto apresentou nesta última terça-feira (6) ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, as obras do Hospital Municipal de Salvador. O equipamento localizado no bairro de Boca da Mata já está com serviço 95% concluído e deve ser entregue no dia 29 de março, data do aniversário de Salvador.

 

Nos três pavimentos, foram verificados setores como as UTIs adulto e pediátrica, salas de triagem e observação. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já adquiriu a maior parte dos equipamentos para o serviço. O investimento total na unidade de saúde é de R$ 120 milhões.

 

"A expectativa da Prefeitura é de conseguir atender a essa área de Cajazeiras, que é uma das mais pobres e de maior densidade, mas é claro que vai ser um hospital para toda a cidade. Queremos reduzir essa demanda, que é ainda reprimida, de atendimento hospitalar da população", comentou o prefeito ACM Neto. Na oportunidade, o prefeito também pediu ao ministério auxílio com os custeios na manutenção do equipamento.

Salvador

07 de Fev // | Salvador

A CCR Metrô Bahia divulgou na última segunda-feira (5) que o horário de funcionamento das estações será ampliado em uma hora em virtude do Carnaval. Entre os dias 9 e 13 deste mês, o horário de abertura será modificado para ás 04 da manhã. No texto, a empresa declarou que nesses dias a equipe terá reforço na segurança.

 

Agentes de Atendimento e Segurança (ASSs) treinados para agir em grandes eventos, Grupo de Pronta Resposta e apoio da Polícia Militar estaram no metrô. Como forma de completar a segurança, 1.600 câmeras farão o monitoramento online e detectores de metais serão utilizados no acesso a concessionária em lugares estratégicos.

 

Além das alterações técnicas, o metrô terá opções culturais nas estações. A partir desta última terça-feira (6) até a sexta-feira (9) a Estação da Lapa terá apresentações de bandas de fanfarras às 14 horas e nesta quarta-feira (7) o grupo itinerante dos Mascarados de Maragojipe irá performar. As estações Pirajá, Acesso Norte e Mussurunga terão a presença de dez músicos e mascarados das 10 às 13 horas segundo informações do Bahia Notícias.

Salvador

06 de Fev // | Salvador

Um motorista de Uber de 49 anos Osvaldo Batista de Souza Filho foi baleado no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, na noite de segunda-feira (5). O crime aconteceu por volta de 21h. Segundo a polícia, momentos antes, Osvaldo tinha pego um passageiro no aeroporto da capital baiana e deixada no bairro de Itinga.

 

Quando se deslocava de lá, notou a presença de dois carros em baixa velocidade. Nesse momento, ele foi surpreendido por um bandido que bateu com a arma no vidro. Assustado, Osvaldo arrastou o carro e acabou baleado por um tiro que atravessou o vidro traseiro lateral do veículo. Osvaldo foi ferido nas costas.

 

Segundo a delegada Elaine Laranjeiras, da 27ª Delegacia de Itinga, mesmo baleado, Osvaldo conseguiu continuar dirigindo até conseguir socorro. O motorista passou por uma pequena cirurgia para retirada do projétil no Hospital Aeroporto. Ele já recebeu alta médica e prestou depoimento nesta terça-feira (6). O veículo, um Nissan Versa com placa de Belo Horizonte, foi apreendido para perícia e levado ao pátio da unidade que investiga o caso. G1

Salvador

06 de Fev // | Salvador

Mais três macacos foram achados mortos em Salvador, no domingo (4), de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os animais foram localizados nos bairros de Barragem (Subúrbio Ferroviário), Stella Maris e Rio Vermelho. Com isso, sobe para 64 o número de animais encontrados mortos com suspeita de febre amarela na cidade.

 

Outros oito animais doentes foram encontrados com suspeita da febre amarela. Todos os 72 casos são analisados pelo Laboratório da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, para onde foram enviadas amostras de sangue dos macacos mortos e dos adoentados. Ainda não há previsão de quando os resultados serão obtidos.

 

O último balanço havia sido divulgado pela secretaria na sexta-feira (2), quando dois macacos foram encontrados mortos no bairro de Baixa de Quintas. Entre os bairros em que houve registro estão Ondina, Castelo Branco, Garcia, Sussuarana, Valéria e Pau da Lima, onde foi achado o primeiro animal morto com suspeita da doença na cidade. Este ano, o único caso de febre amarela notificado na Bahia foi o de um morador de São Paulo.

Salvador

05 de Fev // | Salvador

O presidente da Saltur, Isaac Edington, está confiante no sucesso do Furdunço, evento que antecede o Carnaval de Salvador. Em entrevista ao Bahia Notícias nesse domingo (4), o gestor destacou a variedade de ritmos da festa e declarou a sua expectativa em superar o número de 900 mil pessoas que passaram no evento em 2017.

 

"Hoje a temperatura aumenta mais um pouco. Vamos ver nanotrios, BayanaSystem. É muito variado e super bacana. Deve agradar. No ano passado, o palco que fizemos foi em torno e 900 mil pessoas. Acho que vamos superar isso pela quantidade que vemos na rua", explicou Isaac Edington.

 

Edington também comentou sobre a polêmica envolvendo a banda BaianaSystem, falou em "ansiedade" e evitou confirmar a presença do grupo comandado por Russo Passapusso nas próximas edições. "Até hoje nós não entendemos. Contratamos Baiana System no mesmo tempo das outras atrações. É muito difícil dizer se vai ter agora, eu nem sei se estarei aqui no ano que vem. Mas eles são bem-vindos", indicou ao Bahia Notícias.

Salvador

04 de Fev // | Salvador

Um policial militar foi baleado de raspão em um dos braços durante uma troca de tiros, no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador, na tarde deste sábado (3). A informação foi confirmada pela Polícia Militar. De acordo com a PM, o agente estava com uma guarnição da 40ª CIPM, que foi recebida a tiros na localidade de Alto da Alegria.

 

Os policiais revidaram e um deles foi atingido. O PM baleado foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde passa por procedimentos médicos. A PM iinfomrou que o agente não corre risco de morte. Um sargento da Polícia Militar e um suspeito morreram na madrugada deste último sábado (3), após uma troca de tiros.

 

O fato aconteceu durante uma operação policial, em um trecho da BR-101, na cidade de Eunápolis. Conforme a PM, esta é primeira morte de um policial militar no estado neste ano. Segundo a Polícia Civil, o sargento Françual Manoel Santos, de 48 anos, realizava rondas na região com outros PMs, quando ele e outros agentes se aproximaram de um carro onde estavam quatro suspeitos. Os homens atiraram contra os policiais, que revidaram.

Salvador

03 de Fev // | Salvador

Um bebê que estava com dificuldade para respirar foi socorrido por agentes da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lobato), na noite desta última sexta-feira (02), após o pai da criança pedir a ajuda dos policiais para levá-la para um hospital, no bairro de Plataforma, no subúrbio ferroviário de Salvador.

 

A informação foi divulgada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) na manhã deste sábado (3). De acordo com a Secretaria de Segurança, os agentes faziam rondas em uma localidade conhecida como Largo do Luso, quando foram acionados pelo pai do bebê, que não teve a idade divulgada.

 

Conforme a secretaria, no momento da abordagem, a criança já apresentava roxidão na pele. Ao constatarem a gravidade da situação, os agentes perceberam que o bebê precisava de atendimento imediato, e, ainda no local, prestaram os primeiros socorros usando técnicas de reanimação. Após notarem que a criança havia apresentado melhoras, segundo a SSP, os PMs, juntamente com o pai da criança, levaram o bebê para a UPA de Paripe.

Salvador

03 de Fev // | Salvador

Um homem foi preso com cerca de 300 kg de drogas - entre maconha, crack e cocaína -, no bairro de Calabetão, em Salvador, na sexta-feira (2), após roubar uma pistola clibre ponto 40 de um sargento da Polícia Militar, durante um assalto a ônibus. A informação é da Secretaria da Segurança Pública da Bahia e pela Polícia Militar.

 

O carregador da arma e algumas munições também foram achadas com o suspeito. De acordo com a SSP, o homem, que ainda não foi identificado, foi surpreendido por policiais militares da Operação Gêmeos, que reforçam o patrulhamento na região de Mata Escura e Jardim Santo Inácio desde o início desta semana.

 

Não há detalhes sobre o assalto ao ônibus. Os bairros são próximos do Calabetão. Conforme a Secretaria da Segurança Pública, após denúncias sobre o roubo ao coletivo, os policiais perseguiram o suspeito, que tentou se esconder na casa onde foram encontradas as drogas. Durante a perseguição, o homem chegou a fugir, mas foi interceptado posteriormente pelos policiais, que realizavam rondas na região para encontrá-lo.

Salvador

03 de Fev // | Salvador

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que mais dois macacos foram encontrados mortos no bairro da Baixa de Quintas, em Salvador, na sexta-feira (2). A suspeita é que a causa da morte seja a febre amarela. Já são 61 macacos mortos por conta da doença. Outros sete animais foram achados vivos, mas doentes.

 

Amostras de sangue dos animais foram coletadas para confirmar se eles tinham a doença. O resultado ainda não foi divulgado. As mortes foram registradas em Ondina, Castelo Branco, Garcia, Sussuarana, Valéria e Pau da Lima. Os macacos encontrados nesses locais foram recolhidos pela Guarda Civil Municipal, após solicitação de moradores.

 

Até o momento, apenas um caso de febre amarela em humano foi registrado na Bahia. O caso registrado é de um morador de São Paulo que viajou para Itaberaba, na Chapada Diamantina. Ele morreu no hospital Couto Maia, em Salvador. O caso é tratado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), como importado, já que a vítima não contraiu a doença em território baiano.

Salvador

03 de Fev // | Salvador

Uma atualização dos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que mais de 77% do eleitorado de Salvador realizou o recadastramento biométrico. Os dados foram divulgados nesta última sexta-feira (02). A biometria em Salvador e mais 50 cidades baianas foi finalizada na última quarta-feira (31).

 

Segundo o TRE-BA, até o momento, mais de 467 mil títulos de eleitores de Salvador serão cancelados. A capital baiana tem 2,03 milhões de eleitores. Os procedimentos para regularização do documento serão publicados pelo TRE baiano após a homologação do processo, previsto para ocorrer ainda este mês de fevereiro.

 

Até o próximo dia 28 de fevereiro, os 19 cartórios de Salvador farão apenas emissões das certidões de quitação eleitoral e circunstanciada. A determinação é da Portaria Nº 33 do TRE-BA, publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) do último dia 23 de janeiro. Apenas a partir de 1º de março, cartórios e postos da capital voltarão a oferecer serviços básicos da Justiça Eleitoral segundo informações do Bahia Notícias.

Salvador

02 de Fev // | Salvador

A procissão para a entrega do presente principal e dos dos balaios dos milhares de devotos encerra a festa religiosa da Lavagem do Rio Vermelho, nesta sexta-feira (2). O andor foi carregado pelo prefeito ACM Neto, o vice-prefeito, Bruno Reis, e outras autoridades, que levaram os presentes até a praia da Paciência.

 

Desde ontem, os devotos começaram a levar os presentes para Iemanjá, quando o Caramanchão foi aberto, ao lado da Colônia de Pesca Z1, próximo ao Largo de Santana. A festa começou às 5h da manhã de hoje, com uma alvorada de fogos de artifício que marcou a chegada do presente principal.

 

O presente foi uma estrela do mar que, segundo o Obaluaê Jaime Dias, do terreiro Yle Axé Jibaye, representante amor, união e guia o caminho. Milhares de devotos trouxeram presentes em homenagem à Rainha do mar como flores, perfumes e espelhos. Uma das principais manifestações com origem nas religiões de matriz africana em Salvador, a festa de Iemanjá marca o período de eventos do verão baiano segundo informações do Bocão News.

Salvador

02 de Fev // | Salvador

A ex-namorada de Renato Fechine, Alex Sandra do Nascimento, se defendeu nesta quinta-feira (1°) da acusação feita pelo humorista e negou que tenha se agredido durante uma discussão do casal, em Salvador. Ainda com hematomas no rosto 10 dias após a situação, a vendedora diz que Fechini que provocou os ferimentos.

 

"Eu achei uma coisa bizarra e, ao mesmo tempo, cômica, irônica, porque não tem como a pessoa se auto-agredir em lugares que eu acho que seria uma mágica pro ser humano conseguir. Eu não fiz isso, e sim ele [Fechine]. Pra ele, que se diz tão inteligente, poderia ter usado um argumento melhor", relatou.

 

De acordo com Alex Sandra, a agressão ocorreu no dia 22 de janeiro, no apartamento do humorista, no Parque Bela Vista. Após a última agressão, ela denunciou o crime para a polícia e pediu uma medida protetiva, para que Fechine não se aproxime dela e nem da família. Segundo a vendedora, a medida protetiva foi determinada pela Justiça na segunda (29). A decisão judicial diz que o humorista precisa manter distância mínima de 300 metros.

Salvador

02 de Fev // | Salvador

O bairro do Rio Vermelho, em Salvador, amanhece em festa nesta sexta-feira (02). Milhares de baianos e turistas se unem na orla da capital para celebrar Iemanjá, a orixá das águas que também é conhecida Rainha do Mar. Segundo historiadores, a festa começou em 1923 e era chamada de 'Presente da Mãe d'Água'.

 

A tradição partiu de 25 pescadores que resolveram oferecer presentes para a "Mãe das Águas", na expectativa de que ela pudesse resolver o problema de escassez de peixes. A tradição foi crescendo e, na década de 1950, foi oficializada como a "Festa de Iemanjá". Desde então, todos os anos fiéis pedem à orixá fartura de peixes e mar tranquilo.

 

A celebração é uma das principais manifestações com origem nas religiões de matrizes africanas em Salvador. Dentre as superstições que envolvem as homenagens, está a receptividade dos presentes. Reza a lenda que, caso o presente seja encontrado na beira da praia, é porque a divindade não gostou da oferta. Se a oferenda desaparecer no mar, é sinal de que o presente foi aceito segundo informações do G1.

Salvador

02 de Fev // | Salvador

Um homem foi preso em flagrante com 500 munições de uso restrito da polícia, na quarta-feira (31), no Engenho Velho de Brotas, em Salvador, após uma discussão com a companheira. A informação foi divulgada pela Polícia Civil na quinta-feira (1º). o material foi achado após vizinhos do casal denunciarem a briga, na Rua Brígida do Vale.

 

Segundo a polícia, com Neirisvan da Silva Amorim, ainda foram encontrados dois carregadores para pistola calibres 380 e ponto 40, duas máscaras, uma camisa do Comando de Policiamento Especializado (CIPE) da Polícia Militar, e um fardamento do Exército Brasileiro segundo informações do G1.

 

O suspeito e a mulher, que não teve a identidade divulgada, foram levados para a 6ª Delegacia Territorial (DT/Brotas). Na unidade policial, ambos foram ouvidos, e o suspeito foi autuado pela Lei Maria da Penha, por agressão à mulher. A situação, no entanto, não foi detalhada pela polícia. Em seguida, de acordo com a polícia, a vítima denunciou que o suspeito escondia o material na casa dele, na Travessa Paraguaçu.

Salvador

01 de Fev // Bahia Notícias | Salvador

O prefeito ACM Neto declarou nesta quinta-feira (1º) que a gestão municipal gasta menos com festas atualmente do que há cinco anos, quando ele assumiu o cargo no seu primeiro mandato. Em entrevista concedida durante a divulgação da programação do Carnaval deste ano, ele atribuiu a redução dos gastos ao apoio de patrocinadores.

 

"Hoje Salvador gasta menos com festas do que gastava quando eu cheguei na prefeitura, porque nós fomos capazes de buscar parceria com a iniciativa privada", explicou o prefeito. "Graças às boas negociações que fizemos com os patrocinadores, o recurso privado significa real economia de recursos públicos", completou Neto.

 

Para este ano, o investimento total no Carnaval é será de aproximadamente R$ 55 milhões. A divisão do valor entre prefeitura e iniciativa privada ainda não foi fixada, mas ACM Neto apontou que "pelo menos R$ 35 milhões virão da iniciativa privada". "Nós não vamos gastar nem R$ 5 milhões com atrações. A presença da iniciativa privada ajuda a pagar muita coisa que acontece no Carnaval", comentou o prefeito.

Salvador

30 de Jan // | Salvador

O Aeroporto Internacional de Salvador voltou a ter a pior avaliação do país na Pesquisa de Satisfação de Passageiros, que avalia os 20 principais terminais aéreos brasileiros, responsáveis pela movimentação de cerca de 87% de todos os passageiros transportados no Brasil. A Pesquisa de Satisfação de Passageiros foi divulgada nesta terça-feira (30).

 

No estudo, os entrevistados atribuem notas de 1 a 5 a cada um dos quesitos. O aeródromo da capital baiana teve a menor nota de todos: 3,91. O secretário nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, lembrou que o aeroporto baiano tem apresentado, historicamente, os maiores índices de dificuldades.

 

“Ele tem um problema crônico de conforto térmico, o sistema de ar-condicionado não tem dimensão suficiente para garantir o conforto térmico dos clientes”, disse. “Há problemas de disponibilidade de tomadas, de poltronas na sala de embarque", completou. Desde o início de janeiro, o aeroporto de Salvador passou a ser administrado pela Vinci Airports, empresa que tem até outubro de 2019 para finalizar a primeira parte das exigências contratuais.

Salvador

30 de Jan // | Salvador

Nas paredes, ficaram as marcas dos tiros. Além disso, restaram o trauma e a sensação de ter engrossado uma estatística indesejável: a dos templos atacados por intolerância religiosa. Já passava das 15h de sábado (27) quando policiais militares das Rondas Especiais (Rondesp) e do Pelotão Especial (Peto) chegaram ao Terreiro Ilê Axé Torrun Gunan.

 

O terreiro fica em Fazenda Coutos, à procura de supostos traficantes que teriam se escondido no local. Os PMs, de acordo com membros do terreiro, invadiram o espaço, atiraram quatro vezes contra a casa e entraram em um quarto considerado sagrado para os adeptos da religião.

 

Durante a ação, um ogã do terreiro chegou a ser detido sob a acusação de desacato policial. De acordo com o Ogã Eduardo Machado, 34 anos, havia oito membros do terreiro no momento em que os policiais chegaram à comunidade Morada da Lagoa, onde o templo funciona há 10 anos. Minutos antes dos policiais invadirem o espaço, filhos de santo e ogãs terminavam a construção de um quarto de visitas segundo informações do Correio da Bahia.

Salvador

30 de Jan // | Salvador

Os ônibus do transporte público de Salvador pararam de circular nos bairros de Mata Escura e São Gonçalo do Retiro nesta terça-feira (30), por conta de um suposto toque de recolher imposto por criminosos após a morte de um adolescente de 15 anos, em uma troca de tiros com policiais militares segundo informações do G1.

 

A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Rodoviários, e confirmada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia. De acordo com a polícia, criminosos ainda não identificados ameaçaram moradores e comerciantes dos bairros por meio de áudios que estão circulando em redes sociais.

 

Após as ameaças, o policiamento foi reforçado nas duas localidades. Segundo a Polícia Militar, guarnições da Rondesp, da Companhia de Patrulhamento Tático Móvel, do Batalhão de Choque e do Grupamento Aéreo realizam rondas e abordagens preventivas. Conforme o Sindicato dos Rodoviários, com a interrupção do serviço nos bairros, os coletivos com destino a Mata Escura estão fazendo parada final em Jardim Santo Inácio.

Salvador

30 de Jan // | Salvador

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou ao presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, que adote medidas para garantir o cumprimento dos horários de desfile dos trios independentes no Carnaval soteropolitano. As medidas, segundo os promotores, visam diminuir problemas ocorridos durante a festa.

 

Os promotores de Justiça Carlos Robson de Oliveira Leão, Luciano Taques Ghignone e Rita Tourinho orientaram que seja feita a devida fiscalização e adotadas as medidas sancionatórias em casos de atrasos que comprometam a organização do evento e o esquema de segurança segundo o Bahia Notícias.

 

Desde o início de janeiro, o órgão vem realizando uma série de reuniões com associações de blocos carnavalescos, entidades e órgãos que participam da organização da festa. Os promotores de Justiça também requisitaram cópias das listagens com os respectivos horários de desfiles das entidades e trios elétricos independentes que participarão do Carnaval com as informações acerca das providências adotadas.

Salvador

29 de Jan // | Salvador

O prejuízo causado pelo incêndio que destruiu 61 ônibus da empresa Salvador Norte, do consórcio Integra, nesta segunda-feira (29) deve chegar a R$ 12 milhões. A informação foi divulgada por um dos diretores da Salvador Norte, Marcelo Santana, de acordo com o levantamento inicial da empresa.

 

Segundo ele, o número é baseado na idade da frota, embora um ônibus novo custe, em média, R$ 400 mil. A Salvador Norte, contudo, ainda não sabe dizer qual era o tempo médio de vida dos coletivos atingidos na garagem que fica na Avenida Santiago de Compostela, no Parque Bela Vista, em Brotas. Nenhum dos veículos tinha seguro.

 

Para a prefeitura de Salvador, contudo, o prejuízo estimado chega a R$ 20 milhões.  “Ainda não sabemos quais são as causas do incêndio, nem onde começou. Quem vai dizer é a perícia do DPT (Departamento de Polícia Técnica). Foi por volta de meia-noite, mas conseguimos tirar boa parte dos carros, só que esses veículos têm muita fibra”, afirmou. A prefeitura de Salvador, por outro lado, informou que 78 ônibus foram destruídos segundo o Correio.

Salvador

29 de Jan // | Salvador

A prefeitura de Salvador vai desembolsar R$ 229,2 mil em uma pesquisa de opinião com turistas que visitam a capital baiana ao longo do ano. A empresa responsável pelo levantamento é a Dataqualy Pesquisa de Mercado e Opinião, que deve começar a primeira etapa da coleta ainda nesta semana, por causa do período de alta estação.

 

As duas etapas seguintes acontecem em maio, período de baixa estação, e outubro, média estação. A informação é do secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, segundo o qual a ação é parte do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). O objetivo é ouvir 3,6 mil turistas.

 

"Essa pesquisa foi realizada em 2015, como referência para o processo de contratação do Prodetur. Então devemos realizar essa pesquisa pelo menos a partir de agora a cada dois anos. Servirá pra gente poder fazer também avaliação do desempenho de atividades que serão executadas a partir do programa", disse Tinoco. O relatório de consolidação das respostas deverá ser divulgado no final do ano segundo informações do Bahia Notícias.

Salvador

26 de Jan // | Salvador

"Não estou conseguindo dormir. Não sei como vai ser minha vida daqui pra frente. Não tenho nem mais nenhuma lágrima pra chorar”, esse é o relato de Jorge Luiz Santos da Paixão, pai da menina de 11 anos, morta na quarta-feira (24), após ser baleada durante uma ação policial no localidade Paz e Vida, no bairro Jardim Santo Inácio, em Salvador.

 

Geovanna Nogueira da Paixão foi enterrada no início da tarde desta sexta-feira (26), no Cemitério Municipal de Paripe, no subúrbio de Salvador, sob forte comoção. Amigos e familiares da menina acompanharam a despedida. Eles levaram cartazes com pedido de Justiça e também vestiram camisas com a foto da garota.

 

As crianças que foram ao enterro levaram balões brancos e pretos, onde estavam escrito: “Geovanna, luto”. Alguns cartazes traziam frases como: "Menos bala, mais amor", "Imprudência não é acidente, é crime". A avó da menina, Valdete Jesus, acompanhou o sepultamento e chegou ao cemitério amparada por amigos e familiares. “O sangue da minha menina ficou marcado lá. Está difícil porque eu nunca vou esquecer o que aconteceu”, desabafou.

Salvador

26 de Jan // | Salvador

Um acordo foi assinado na quinta (25) entre diversas instituições para combater violações de direitos das crianças e dos adolescentes durante o Carnaval de Salvador. O acordo foi assinado pelo Ministério Público da Bahia, com representantes da Associação dos Blocos Carnavalescos do Nordeste de Amaralina e da Associação do Circuito Mestre Bimba.

 

A reunião foi presidida pela promotora de Justiça Lívia Vaz, coordenadora do Grupo de Trabalho do Carnaval 2018 do MP. No início do encontro, a promotora de Justiça Márcia Rabelo discutiu os problemas identificados no circuito, em 2017, relacionados à segurança dos foliões, horário limite para a apresentação das bandas e a questão do bate-volta dos trios.

 

Ficou decidido que os mini trios vão desfilar em sentido duplo na via, sem cruzamento dos blocos, e com encerramento dos desfiles às 3 horas da manhã. Além disso, os blocos infantis devem encerrar às 14 horas, de modo a resguardar a integridade física das crianças e adolescentes foliãs ou residentes no Nordeste de Amaralina. Estiveram presentes também representantes da Secult e Saltur segundo o Bahia Notícias.

Salvador

26 de Jan // | Salvador

Três macacos mortos foram recolhidos na quinta-feira (25) por agentes da Guarda Civil Municipal nos bairros Castelo Branco e Ondina. Desde o início de janeiro foram encontrados 28 macacos mortos ou feridos em Salvador. No ano anterior, a GCM só encontrou quatro animais nesta circunstância.

 

Os animais foram levados para realizar exames e constatar a causa da morte. Há suspeita de que a população esteja matando os animais por achar que macacos transmitem febre amarela, o que não é verdade. De acordo com o supervisor de operações do GCM, Robson Pires, matar os macacos culmina em um novo problema e a pessoa pode responder por maus tratos a animais.

 

"Quando esses animais morrem, é gerado um novo problema e aumenta a nossa preocupação, principalmente por deixarmos de ter esses sentinelas”, afirmou o supervisor. A pessoa que ferir o macaco pode ser enquadrada ainda no artigo 29 da Lei 9605/98, que prevê detenção de seis meses a um ano e multa para o envolvido. Caso um macaco morto ou ferido seja identificado, a recomendação é não tocar nele e ligar para Guarda Municipal.





Classificados


Enquete



Mais Lidas