Notícias

Salvador

Salvador

23 de Mar // | Salvador
O homem suspeito de matar um estudante a tiros e balear outro, que ficou paraplégico, foi condenado a 23 anos e 4 meses de prisão na terça-feira (21), durante audiência realizada no Fórum Ruy Barbosa, na capital baiana. A informação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) nesta última quarta-feira (22).
 
O caso ocorreu em um bar do bairro de Piatã, em 2014. Segundo a polícia, Jean Devis Lasse de Oliveira cometeu o crime por ciúme da namorada, que estava no local. Jean Devis Lasse de Oliveira está preso desde 2014, no Complexo Penitenciário de Mata Escura, e foi levado a júri popular, após decisão da Justiça. Segundo o TJ, os sete jurados que participaram do julgamento decidiram, por unanimidade, pela condenação do suspeito.
 
Ele será transferido para a Penitenciária Lemos de Brito, dentro do Complexo da Mata Escura, onde cumprirá a pena. O crime ocorreu no dia 8 de fevereiro de 2014, quando Tiago Valentim dos Santos Vidal, de 28 anos, e Tauan Santana Santos, que na época tinha 24, deixavam um bar, na orla do bairro de Piatã. De acordo com informações da Polícia Civil, as vítimas participavam de uma festa em comemoração ao aniversário de uma amiga no estabelecimento.

Salvador

23 de Mar // G1 | Salvador
A Justiça da Bahia negou o pedido de relaxamento de prisão, feito pela defesa do guarda municipal Ricardo Luiz Silva da Fonseca, suspeito de matar o ex-dançarino Marcelo Tosta a tiros, em dezembro de 2016, em Salvador. A audiência foi realizada na tarde de quarta (22), e jugou ainda os pedidos de revogação de prisão preventiva e de concessão de prisão domiciliar, feitos pelo advogado do suspeito.  
 
A informação foi confirmada pelo TJ-BA. De acordo com o TJ, a defesa do guarda, que está preso desde o dia 24 de fevereiro, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, alegou uso desnecessário de algema no momento em que foi conduzido pelos policiais que realizaram a prisão dele, para justificar os pedidos feitos à Justiça. Após a audiência, o guarda foi levado de volta para complexo penitenciário.
 
Ricardo Luiz Silva foi preso após se apresentar à Corregedoria da Corporação. Ele foi levado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde teve o mandado de prisão preventiva cumprido. Antes de ser encaminhado para o Complexo Penitenciário da Mata Escura, ele foi ouvido pela polícia e passou por exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT). O teor do depoimento dele não foi divulgado.

Salvador

22 de Mar // | Salvador
Oito anos após ser atingido por um incêndio de grandes proporções, o laboratório do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia ainda não foi reaberto. A obra de recuperação do local chegou a ser iniciada, mas foi paralisada e não tem previsão de conclusão. Enquanto isso, professore e alunos reclamam que pesquisas estão paradas e que estão sendo prejudicados.
 
A professora Nádia Mamede perdeu o laboratório onde trabalhava, em 2009, por causa do incêndio e, atualmente, divide um espaço improvisado com outros dois professores. "Essa é a quarta vez que eu me mudo. Já estive no IFBA, já estive aqui no primeiro andar e, agora, depois de muito solicitar, conseguimos esse laboratório aqui, que era um laboratório de aula de graduação. Ele foi cedido e foi adaptado para a gente ocupar", destaca.
 
Segundo o laudo da perícia, o fogo em 2009 no laboratório do Instituto de Química começou em um forno e logo se espalhou por todo o espaço. As bancadas e equipamentos que estavam no local ficaram destruídos. A água usada para conter as chamas invadiu também o andar de baixo e danificou equipamentos.

Salvador

21 de Mar // | Salvador
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) apura e acompanha a denúncia de uma família de Salvador que afima que o corpo de um parente, identificado no Instituto Médico Legal (IML) da capital baiana, foi enterrado sem o conhecimento dos familiares. O sepultamento ocorreu em junho de 2016, mas a família só tomou conhecimento do paradeiro da vítima no mês de fevereiro deste ano.
 
Conforme a família, o mecânico Synval Oliveira Pimental, de 51 anos, foi visto pela última vez no dia 22 de maio, na Avenida Barros Reis, em Salvador, a caminho de casa. Segundo a polícia, a vítima foi sequestrada por três homens e colocada na mala de um carro. O corpo de Synval foi encontrado no dia seguinte, na BA-526, conhecida como CIA-Aeroporto Sul, e levado para o IML.
 
No entanto, a filha da vítima, a auxiliar administrativa Laís Lopes, disse que foi diversas vezes ao Instituto Médico Legal de Salvador, mas foi informada que o corpo do pai dela não estava lá. "Perdi as contas de quantas vezes eu estive lá. Não só eu. Meu esposo também foi, outras duas tias minhas também estiveram lá várias vezes e disseram que meu pai não estava lá", disse ao G1.

Salvador

21 de Mar // | Salvador
Um adolescente de 14 anos foi apreendido e dois jovens de 19 e 24 anos foram presos suspeitos de assalto a nove ônibus no intervalo um mês, em Salvador. Segundo informações passadas pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) nesta terça-feira (21), o trio era conhecido por atuar na região da BR-324 e confessou a participação nos assaltos.
 
Os veículos alvos do grupo integram o sistema de transporte público da capital baiana. Os suspeitos foram capturados por equipes do Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc) na noite de segunda-feira (20). Eles realizavam um assalto a um coletivo da empresa Integra, na região Acesso Norte quando foram presos.
 
O ônibus da linha Barra/Estação Pirajá foi abordado nas proximidades do Shopping Bela Vista pelo trio. Percebendo aproximação de uma viatura, o motorista abriu a porta dianteira do veículo e pediu ajuda aos policiais. Com o trio foi apreendido um revólver calibre 32 e munição. Além disso foram recuperados 19 aparelhos celulares, seis relógios e pouco mais de R$ 101. Os equipamentos serão disponibilizados para as vítimas na sede do Gerrc, localizada no Complexo Policial da Baixa do Fiscal.

Salvador

21 de Mar // | Salvador
Na manhã desta terça-feira (21), policiais federais realizam cumprimento de dois mandados da Operação Lava Jato, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Salvador. Alguns policiais estiveram no condomínio Reserva Albalonga, no Horto Florestal. Detalhes da operação ainda não foram divulgados pela Polícia Federal na capital baiana. 
 
A mesma operação também acontece em Recife, Pernambuco. Agentes cumprem mandados de busca e apreensão. Uma equipe da polícia foi vista em um edifício na Avenida Boa Viagem, na orla da Zona Sul do Recife. Acompanhados pelo Ministério Público Federal (MPF), os policiais cumprem um dos mandados de busca e apreensão no Edifício Maria Beatriz, na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
 
Em agosto de 2016, foram cumpridos no Recife um mandado de busca e apreensão e um de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento e, em seguida, é liberada, dentro da 33ª fase da Operação Lava Jato. O alvo dessa fase era a construtora Queiroz Galvão.

Salvador

20 de Mar // | Salvador
Os dois homens suspeitos de matar o cabeleireiro Valdir Macário, em novembro de 2016, em Salvador, foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por homicídio qualificado.  A informação foi divulgada pelo órgão na sexta-feira (17). De acordo com a denúncia, o motivo do crime foi vingança.
 
Os suspeitos são Edgard da Silva Santos, conhecido como Chocolate, e Patrick Ribeiro Tupinambá, de apelido Bagão. Eles foram presos em janeiro deste ano. Conforme o MP, Patrick também irá responder pelo crime de roubo com arma de fogo, já que um dos clientes teve o celular roubado durante a ação. O crime aconteceu na noite de 12 de novembro, no salão de Valdir, localizado na Avenida Vasco da Gama.
 
Com armas de grosso calibre, Patrick e outro homem, ainda não identificado, invadiram o salão à procura da vítima, que foi morta com vários tiros. Os clientes que estavam no local correram para se proteger. Toda ação foi filmada pelo sistema de videomonitoramento do estabelecimento. Segundo a denúncia do Minstério Público, Edgard encomendou o crime a Patrick e aos homens ainda não identificados para se vingar do irmão de Valmir, Reginaldo Manoel da Silva.

Salvador

19 de Mar // Gildásio Cavalcante | Salvador
Apenas neste sábado (18), 400 mulheres já foram atendidas pelo Mutirão Março Mulher, realizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). A empregada doméstica Eunice Araújo foi uma das primeiras a chegar ao Hospital da Mulher, nesta manhã.
 
A moradora do Alto do Cabrito não quis perder a oportunidade de saber se está com a saúde em dia. O mutirão oferece serviços de colocação do dispositivo intrauterino (DIU) e exames preventivos para o público feminino.
 
“Fiz exame preventivo para saber se está tudo bem com minha saúde. O serviço é de extrema importância, não só para mim, como para todas as mulheres que estão aqui. Qualquer problema a gente já pode tratar aqui mesmo”, afirma Eunice. 
 
A mamografia também está entre os serviços prestados. Duzentas mulheres passaram pelo exame no Centro Estadual de Oncologia, localizado na Avenida Vasco da Gama.
 
O procedimento é rápido e o resultado sai em poucos minutos. “Há pouco tempo, senti umas pontadas em um dos seios. A mama ficou sensível e depois passou. Fiquei preocupada e ao saber da oportunidade, resolvi encarar e fazer logo os exames. Para uma mulher é importante saber que está bem. Caso não esteja, é necessário já iniciar os tratamentos”, destaca a dona de casa, Ana Carla Fagundes.

Salvador

17 de Mar // | Salvador
A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DP-BA) e o movimento negro Reja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta realizarão na próxima segunda-feira (20), às 9h, na Escola Superior do órgão, uma audiência pública juntamente sobre o caso das 12 mortes ocorridas na Vila Moisés no Cabula em 6 de fevereiro de 2015, episódio que ficou conhecido como “Caso Cabula”. 
 
Após os policiais militares envolvidos nas mortes terem sido absolvidos em uma sentença relâmpago, proferida em julho de 2015 (leia aqui), o procurador geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) um pedido de incidente de deslocamento de competência, para que as investigações do caso sejam federalizadas. 
 
A solicitação também foi motivada pelo fato de a ONG Justiça Global denunciar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos que integrantes da campanha Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta vinham sofrendo ameaças por conta da atuação contra a violência policial na Bahia. Em fevereiro deste ano, o STJ solicitou a Janot mais informações sobre a federalização do caso.

Salvador

17 de Mar // | Salvador

O transporte marítimo de estudantes da rede estadual que moram nas ilhas de Salvador pode ficar comprometido a partir da próxima semana. Segundo a secretária Municipal de Educação, Paloma Modesto, o acordo com a Associação de Barqueiros da Ilha de Bom Jesus dos Passos vai permitir o deslocamento gratuito apenas de alunos da rede municipal a partir da próxima segunda-feira (20).

 

"É um benefício para os alunos da rede municipal. Nós temos um contrato que nos traz essa responsabilidade", explicou em entrevista ao Bahia Notícias. Em nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia garante que vai manter o transporte marítimo escolar dos estudantes do ensino médio das ilhas de Paramana e Bom Jesus dos Passos por meio de convênio com a prefeitura de Salvador.

 

A secretária Paloma Modesto, no entanto, afirma que não recebeu nenhum posicionamento da gestão estadual sobre o caso. Atualmente, todos os alunos de ensino fundamental, médio e superior, de escolas públicas ou privadas, podem aproveitar o benefício do transporte marítimo gratuito das ilhas até cidades próximas - como Salvador e Madre de Deus - para frequentar a escola.

Salvador

16 de Mar // | Salvador
Terminou no fim da manhã desta quinta-feira, 16, o leilão dos aeroportos de Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis, no primeiro certame de concessões de infraestrutura de transportes da gestão Temer. Operadores europeus levaram os quatro terminais e o governo conseguiu arrecadar com a licitação um valor global de R$ 1,459 bilhão com o leilão.
 
A arrecadação é considerando apenas o valor inicial de outorga, a ser pago nas assinaturas dos contratos de concessão. Isso corresponde a um ágio de 93,7% em relação ao montante mínimo inicial previsto de R$ 753,5 milhões. Considerando o valor total da outorga que os futuros concessionários deverão pagar ao longo dos até 30 anos de contrato, o montante fixo de outorga é de R$ 3,7 bilhões.
 
Isso sem contar os montantes variáveis de outorga, que serão pagos no futuro em porcentual da receita gerada. A alemã Fraport conquistou dois terminais, Fortaleza e Porto Alegre. Para o primeiro, ofereceu R$ 425 milhões, o que corresponde a um ágio de 18% em relação ao montante mínimo inicial previsto, de cerca de 360 milhões. Para Porto Alegre, ofereceu R$ 290,512 milhões, montante 852% maior que os cerca de R$ 31 milhões iniciais. 

Salvador

16 de Mar // | Salvador
Amigos e familiares do subtenente da Polícia Militar Cláudio Guimarães de Azevedo, de 43 anos, que matou a mulher e o filho, e depois se matou, em Salvador, não sabem o que levou o policial a cometer o crime. Os corpos do militar, da mulher dele, de 36 anos, e do filho, de 11, foram encontrados no apartamento da família, na quarta-feira (15), no bairro da Pituba.
 
"Ele estava trabalhando normalmente. Não tinha nada. Falei com o pai dele e ninguém da família sabe explicar o que houve. Ninguém entende. Foi um fato lamentável e a gente só pede orações", disse o coronel da PM Adelmário Xavier, que comanda a unidade onde o irmão do subtenente trabalha, que é policial, e que também é amigo da família.
 
O militar foi enterrado na tarde desta quinta-feira (16), no Cemitério Bosque da Paz, na capital baiana. Dezenas de familiares e amigos, incluindo policiais militares, compareceram à cerimônia e prestaram homenagens. A família do policial não falou com a imprensa. O filho e a mulher do subtenente serão enterrados no final da tarde desta quinta, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Campinas de Brotas.

Salvador

16 de Mar // | Salvador
Serão enterrados nesta quinta-feira (16) os corpos da professora universitária e dona do Studio de Pilates e NeoPilates Equilíbrio do Corpo, Catarina Teixeira Müller, 39 anos, e do filho Lucas, 12. O sepultamento será às 16h, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador.  Uma missa às 15h antecede a despedida de mãe e filho.
 
Eles foram mortos nesta última quarta-feira (15) pelo subtenente da Polícia Militar Cláudio Guimarães Müller de Azevedo, 43, que era marido de Catarina e pai do menino, no apartamento da família, na Pituba. Cláudio, que cometeu suicídio após matar mulher e filho, também será sepultado nesta quinta, porém no Cemitério Bosque da Paz, em Nova Brasília, às 11h30.
 
A família morava no 11º andar do bloco B do Edifício Arpoador, na Rua Clara Nunes, próximo ao Colégio Anchietinha. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa investiga o crime. Segundo o DHPP, o subtenente, que era lotado na 35ª Companhia Independente de Polícia Militar, matou a esposa e o filho com três tiros em cada. O policial se matou com um tiro na cabeça. A constatação veio da perícia realizada pelo Departamento de Polícia Técnica, feita na tarde desta quarta, quando a polícia tomou conhecimento do crime.

Salvador

16 de Mar // | Salvador
O programa de concessões do governo Michel Temer tem nesta quinta-feira (16) o seu primeiro grande teste com o leilão dos aeroportos de Salvador, Fortaleza, Florianópolis e Porto Alegre. O leilão começa às 10h30 na sede da BM&FBovespa, em São Paulo. Juntos, os quatro aeroportos devem receber R$ 6,613 bilhões em investimentos.
 
Entre as obras que os concessionários terão que fazer estão reformas e ampliações de terminais de passageiros. A concessionária que arrematar o aeroporto da capital baiana terá que aplicar R$ 2,35 bilhões em melhorias. Deve ainda ampliar o terminal de passageiros, estacionamento e pátio de aeronaves. O lance mínimo é de R$ 1,24 bilhão, sendo que 25% é o ágio a vista.
 
O prazo de concessão é de 30 anos, prorrogáveis por mais cinco. O secretário especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Adalberto Vasconcelos, afirmou que espera propostas para os quatro aeroportos, mas que não devem haver grandes ágios (diferença entre o lance mínimo fixado pelo governo e a oferta do grupo vencedor).

Salvador

15 de Mar // | Salvador
As mortes do segurança do Olodum Djair Souza de Assunção e da transexual Camila Albuquerque podem estar relacionadas. A informação foi divulgada na tarde desta quarta (15) pelo DHPP, da Polícia Civil, que investiga o caso. Camila foi morta na manhã de hoje, no bairro de Águas Claras, enquanto Djair foi assassinado na tarde da segunda-feira (14), na Ribeira. “
 
As primeiras informações apuradas pelo DHPP apontam que Camila teria marcado um encontro com o segurança no local onde ele posteriormente seria morto", explicou o delegado Jamal Amad, coordenador da 3ª DH/BTS, que investiga o caso de Djair. Ainda de acordo com o delegado, há indícios também de que uma discussão entre o segurança e pessoas desconhecidas há alguns dias teria motivado o crime.
 
Em nota, a Polícia Civil informou que a principal suspeita com relação à autoria e motivação do crime contra a transexual, encontrada atrás de um contêiner de lixo, com os punhos amarrados e vários tiros no corpo, está ligada ao homicídio de Djair. “Acreditamos que se trata de uma vingança à morte dele”, afirma o coordenador da 2ª DH/BTS, o delegado Guilherme Machado, responsável pelo inquérito de Camila.

Salvador

15 de Mar // | Salvador

O subtenente da Polícia Militar Cláudio Guimarães Müller de Azevedo, de 43 anos, matou a esposa, o filho e depois cometeu suicídio. A informação foi confirmada pela Polícia Militar. Os corpos foram encontrados nesta quarta (15), dentro do apartamento na Pituba, em Salvador. A mulher do subtenente foi identificada como Catarina Teixeira Mûller e o filho pelo prenome Lucas.

 

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) está no local e vai realizar o levantamento cadavérico das vítimas. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). De acordo com a Central de Polícia, um vizinho do casal ouviu barulho de disparos de arma de fogo durante a madrugada, tentou contato por telefone com uma das vítimas durante a manhã, mas não conseguiu e reportou o fato à Polícia Militar.

 

Uma equipe da 13ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Pituba) foi ao imóvel e constatou a morte dos três. Em seu perfil no Instagram, a última postagem do policial foi feita há três dias, um compartilhamento de um post feito pela mulher na mesma rede social. Müller costumava publicar fotos de vários momentos em família e também declarações de amor para a esposa. Ainda não se sabe o que teria motivado o crime. BN

Salvador

15 de Mar // Bocão News | Salvador
Na manhã desta quarta-feira (15), uma mulher foi encontrada morta no bairro de Águas Claras, em Salvador. De acordo com informações preliminares da polícia, o corpo da jovem foi achado na Avenida 2 de julho, próximo à rotatória que dá acesso ao bairro de Cajazeiras 11, atrás de uma caixa de lixo, com as mãos amarradas.
 
Ainda de acordo com a polícia, a vítima, ainda não identificada, foi alvejada por diversos disparos de arma de fogo e o crime será investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Moradores da região afirmam que a vítima trata-se da jovem Camila Albuquerque, que residia no bairro de Cajazeiras III, mas a identidade não foi confirmada pelo DHPP. 
 
Porém, no perfil de Camila no Facebook, a última postagem da jovem foi há 12 horas, com uma mensagem reflexiva. "Me rebaixar? Sentir ódio? Pra que? Mulher que sabe seu potencial deve se olhar no espelho todos os dias e dizer " SOU MAIS EU ". Após os boatos, amigos de Camila confirmaram a morte na rede social. "porque irma logo você", escreveu um. "Pra Sempre", escreveu outra ao postar foto com a vítima. 

Salvador

15 de Mar // | Salvador
Um grupo de manifestantes realizou um protesto que durou quase a manhã inteira, na Avenida ACM, em frente ao Shopping da Bahia, uma das áreas mais movimentadas de Salvador. O ato ocorreu contra a reforma da previdência e contra o governo do presidente Michel Temer. A concentração começou por volta das 7h desta quarta-feira (15) e o bloqueio das pistas foi finalizado às 11h15.
 
Segundo informações dos organizadores, 10 mil pessoas participaram da mobilização. A Polícia Militar informou que não dará estimativas de público.  O ato, que está vinculado a uma série de mobilizações nacionais, fechou por volta das 7h30 de forma integral a Avenida Antônio Carlos Magalhães, sentido Avenida Paralela. A Polícia Militar fez o monitoramento da mobilização.
 
Em Salvador, nesta quarta-feira, também há paralisação de professores, o que deixa escolas públicas e algumas particulares sem aulas. Na Avenida ACM, estiveram presentes diversas centrais sindicais, como Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo, Central Única dos Trabalhadores, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Sindicato dos Trabalhadores do Estado da Bahia, União Geral do Trabalhadores, Sindicato dos Trabalhadores das Escolas Privadas e Sindicato do Judiciário.

Salvador

15 de Mar // Bocão News | Salvador
Na manhã desta quarta-feira (15), dia nacional de paralisação contra as propostas das reformas trabalhista e da Previdência Social do governo Michel Temer, o trânsito em Salvador está praticamente bloqueado nas principais vias. A via principal da Avenida Antônio Carlos Magalhães foi ocupada por diversos trabalhadores.
 
O dia nacional de luta terá participação da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUTBahia) e outras centrais por toda a Bahia. Os movimentos dos trabalhadores da agricultura familiar e economia solidária, afetados com a reforma da Previdência, convocaram os trabalhadores para fecharem BR, BA e avenidas importantes de diversas cidades pela Bahia.
 
O texto da PEC 287, encaminhado ao Congresso Nacional pelo governo Temer em dezembro do ano passado é considerado por lideranças sindicais como um "desmonte" de todo o sistema previdenciário no Brasil, com objetivo de acabar com diretos adquiridos dos trabalhadores brasileiros, informam os líderes dos movimentos. Confira abaixo como está o trânsito nos pontos principais da cidade, segundo a Superintendência de Trânsito do Salvador.

Salvador

15 de Mar // G1 | Salvador
O homem preso na segunda-feira (13), principal suspeito de matar o cantor e compositor Felipe Yves, de 21 anos, encontrado semi-degolado em um matagal no bairro de Boca da Mata, em Salvador, contou à polícia que cometeu o crime porque a vítima era de uma quadrilha rival. A informação foi divulgada pela Polícia Civil nesta última terça-feira (14).
 
Felipe não tinha antecedentes ciminais. De acordo com a polícia, Ueslei Silva Sarinho, conhecido como "Heures", de 22 anos, também comandava o grupo envolvido no crime e fez a declaração durante coletiva à imprensa, nesta terça-feira, no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro da Pituba.
 
Após apresentação, o suspeito foi encaminhado para o Complexo Policial da Baixa do Fiscal, onde ficará custodiado, juntamente com Andrei de Jesus dos Santos, conhecido como Lacoste, de 22 anos, preso no dia 8 de março, também por envolvimento no crime. Outro suspeito, identificado como Railson Couto dos Santos, chamado de Penga, de 22 anos, continua foragido.

Salvador

14 de Mar // | Salvador
Quatro envolvidos na morte do policial rodoviário federal Marcelo Caribé de Carvalho, ocorrida em setembro de 2015, em Salvador, foram condenados a mais de 47 anos de prisão, segundo informações da Polícia Civil nesta terça-feira (14). Segundo a polícia, a sentença foi publicada na sexta-feira (10). Os criminosos respondem por latrocínio, roubo qualificado que resultou em morte.
 
Vitor Vagner Matos Neri, autor dos disparos, e Paulo Tiago Rabelo dos Santos, foram condenados a 56 anos, oito meses e 11 dias de prisão. Idenivaldo Santos de Oliveira, o "Vinte do Cavaco", a 58 anos e quatro meses, e Edvandro Carvalho de Santana, a 47 anos, sete meses e 15 dias de reclusão. Segundo a polícia, todos os acusados estão presos e já cumprem a pena.
 
Um quinto homem, Paulo Henrique Santos Silva, de 27 anos e suspeito de participação no crime contra o policial, morreu em 2016 após confronto com a Polícia Militar. A Polícia Civil ainda detalhou a ação dos criminosos quando o policial rodoviário foi morto. Idenivaldo Santos, segundo a polícia, era proprietário e dirigiu o carro que levou os criminosos ao local do assalto, no bairro da Pituba. Paulo Tiago foi responsável por recolher os pertences das vítimas durante a ação criminosa.

Salvador

14 de Mar // | Salvador
O principal suspeito de matar o cantor e compositor Felipe Yves, de 21 anos, encontrado morto em um matagal no bairro de Boca da Mata, em Salvador, foi preso nesta última segunda-feira (13), em Salvador. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
 
Ueslei Silva Sarinho, conhecido como "Heures", de 22 anos, é o terceiro suspeito de envolvimento no crime a ser preso. Conforme a SSP, ele foi localizado por equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) ao tentar fugir da casa de um irmão, localizada na Rua Pensilvânia, em Castelo Branco, onde estava escondido desde a morte da vítima.
 
Segundo a SSP, a prisão ocorreu depois que denúncias anônimas indicavam que o suspeito estaria no bairro, na casa de um parente. Na casa da mãe dele, localizada na mesma rua da casa do irmão, foi encontrado, embaixo de uma sapateira, um revólver calibre 38, que pode ter sido usado no crime contra o compositor. A arma será encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica para ser periciada.

Salvador

13 de Mar // | Salvador
A doação espiritual e a prática de amor ao próximo através da caridade são dois dos maiores legados deixados por Irmã Dulce, que completa 25 anos de morte nesta segunda (13). O amor indiscriminado que dedicava a pobres e doentes fez da beata um mito que se disseminou. De acordo com as Obras Sociais Irmã Dulce, existem mais de duas mil homenagens a ela em vários lugares do país e do mundo.
 
Sua história ultrapassou as fronteiras baianas, onde nasceu, e foi levada para outros estados e até para países como Itália, México e Vietnã. Nestes lugares, estão espalhadas 162 relíquias de 1º grau – restos mortais da beata católica –, que são venerados pelos fiéis. Estas relíquias foram recolhidas em 2010, na despedida de seu corpo para a entrada no processo de beatificação pelo Papa Bento XVI.
 
Segundo o assessor de memória da Osid, Osvaldo Gouveia, nessa ocasião foram separados cerca de 400 fragmentos de pele e ossos de Irmã Dulce para serem transformados em relíquias. “Conforme os dogmas da Igreja, estes fragmentos são importantes porque significam a confirmação, para o fiel, de que é o próprio indivíduo, é a materialização da sua presença”, explica ele. Pelos números, o alcance da história e a influência de Irmã Dulce é maior lá fora do que aqui.

Salvador

13 de Mar // | Salvador

A Justiça determinou, na última quinta-feira (10), o cumprimento da pena de um ano e quatro meses de prisão de Kátia Carmelo, ex-titular da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município de Salvador (Sucom) de Salvador. A pena, no entanto, será substituída por duas penas restritivas de direito.

 

Atual superintendente da Sucom de Madre de Deus, Kátia foi condenada pelos crimes de calúnia, injúria e difamação contra Alcebíades Barata Filho, em sentença transitada em julgado em 30 de maio de 2016. De acordo com o processo, Carmelo denunciou ao Ministério Público Estadual (MPE) e ao jornal A Tarde a existência de um suposto esquema ilegal referente ao uso indevido de títulos de Transferência do Direito de Construir (Transcons).

 

O esquema envolveria a atuação irregular de servidores da prefeitura de Salvador e empresários do setor imobiliário. Diante das denúncias, o Ministério Público solicitou à ex-secretária o envio dos documentos que comprovassem as ilegalidades. Como as provas não foram apresentadas, o processo resultou em condenação.

Salvador

13 de Mar // | Salvador
Morreu na manhã do domingo (12), aos 64 anos, o músico Bira Malê, fundador do bloco afro Malê Debalê. De acordo com informações do vice-presidente do bloco, Miguel Arcanjo, Bira sofria de complicações nos rins e teve uma hemorragia interna. O músico estava internado no Hospital Alayde Costa, em Salvador, há um mês. O corpo do líder foi velado na sede do bloco, no bairro de Itapuã, durante a noite do domingo.
 
Dezenas de integrantes do bloco, familiares e amigos de Bira compareceram à cerimônia para prestar as últimas homenagens. O enterro de Bira ocorreu na manhã desta segunda-feira (13), no Cemitério São Francisco, também em Itapuã. Durante a cerimônia, os tambores do bloco afro foram tocados pelos músicos que integram o grupo.
 
Uma bandeira do bloco foi estendida sobre o caixão. Além de fundador, Bira já foi presidente do bloco afro por alguns anos. Atualmente, o músico era um dos diretores do conselho que rege as atividades do grupo. Uma nota de pesar foi divulgada pelo bloco nas redes sociais. O comunicado lamenta a morte de Bira e fala sobre seus feitos na luta contra o preconceito racial.

Salvador

13 de Mar // G1 | Salvador
A um dia de celebrar os 170 anos de nascimento de Castro Alves, na terça-feira (14), os admiradores do conhecido “Poeta do Escravos” têm pouco a comemorar. O casarão histórico onde ele morou com a família no Parque Solar Boa Vista, no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, está abandonado e serve de abrigo para usuários de drogas.
 
Construído no século XVIII, o imóvel foi atingido por incêndio em janeiro de 2013. Desde então, o local segue sem reparos. Do lado de fora da estrutura, há o acúmulo de entulho e até pneu com água parada, situação propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Na área interna do andar térreo, a situação de abandono é ainda mais evidente.
 
O imóvel está destelhado, há rebocos espalhados pelo chão, as vigas de sustentação do prédio estão à mostra e o mato cresce em paredes do casarão. No primeiro andar, área que não foi atingida pelo incêndio de 2013, a situação não é diferente. O local tem muita pichação, objetos abandonados e até colchão usado por moradores de rua. Até o incêndio de 2013, funcionava no casarão a Secretaria Municipal de Educação de Salvador.

Salvador

12 de Mar // Correio da Bahia | Salvador
Roberto Inácio, 23 anos, acusa servidores do Hospital Geral do Estado (HGE) de cometer transfobia durante seu atendimento. Segundo o rapaz, ele não está sendo tratado pelo seu nome social, e sim no feminino. A direção do HGE disse que vai apurar os fatos.
 
“A situação começou já na entrada. Mostrei meu cartão do SUS com nome social e pedi para ser registrado daquela maneira. A recepcionista nem olhou para a minha cara e colocou o nome feminino lá. Desde então, só fui tratado assim. Na hora não quis discutir, pois estava com muita dor e precisava ser atendido logo”, conta ele, que sofre de anemia falciforme e está internado desde o dia 2 de março.
 
Roberto diz ainda que o tratamento de enfermeiros e médicos causou constrangimentos desde o momento da triagem. A princípio, ele chegou a ser internado na ala feminina da unidade de saúde, mas conseguiu ser transferido para a ala masculina depois de muita discussão. A portaria 1.820 do Ministério da Saúde, publicada em 13 agosto de 2009, possibilita o uso de nome social por pacientes da rede de saúde pública.

Salvador

12 de Mar // G1 | Salvador
Uma procissão seguida de missa fez parte das homenagens, neste domingo (12), em memória de Irmã Dulce, que completa 25 anos de falecimento na segunda-feira (13). Os fiéis seguiram em procissão que saiu do Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, em direção à Igreja do Bonfim.
 
A caminhada religiosa começou por volta das 16h e terminou cerca de 17h, no Bonfim. Uma missa presidida pelo padre Edson Menezes, reitor da Basílica, lembrou Irmã Dulce. A Igreja do Bonfim ficou lotada de católicos, que chegaram a acompanhar a celebração até do lado de fora do espaço.
 
Já na segunda-feira, dia em que se completam exatos 25 anos do falecimento, uma missa solene será realizada no Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres com a presença de funcionários, pacientes, moradores, alunos, voluntários e religiosos das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), além de amigos e familiares da freira baiana. O momento marca a abertura oficial da agenda de homenagens que serão prestadas ao longo de 2017.

Salvador

12 de Mar // | Salvador
Familiares e amigos do compositor e cantor Felipe Yves fizeram uma caminhada pela paz, na manhã deste domingo (12), no bairro de Cajazeiras, em Salvador. Felipe foi encontrado morto em um matagal no bairro de Boca da Mata, em Salvador, na segunda-feira (6). "A gente foi as ruas pedir paz, contra a violência", disse o primo de Felipe, Diego Santos de Jesus.
 
Os participantes saíram da região conhecida como "Chácara do Chiclete", por volta das 8h, até a rótula da Feirinha de Cajazeiras, onde chegaram por volta do meio dia. Familiares de outras vítimas de violência no bairro também aderiram à caminhada, usando camisas e faixas que lembravam os entes queridos. A Transalvador informou que não registrou a caminhada nesta manhã. Um adolescente foi apreendido, um homem preso e dois são procurados pelo crime. 
 
Todos os três maiores de idade tiveram prisões decretadas. Um deles, Andrei de Jesus dos Santos, conhecido como Lacoste, já está destido e teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva. Felipe Yves ficou conhecido como cantor da banda Golaço, e por compor a canções "Bumbum no paredão", interpretada por Léo Santana, e "Depois de nós, é nós de novo", cantada pelo músico e vereador de Salvador, Igor Kannário. 

Salvador

12 de Mar // | Salvador

Os novos administradores privados dos aeroportos de Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e Fortaleza serão definidos na próxima quinta-feira (16). Com a transferência de gestão, o governo espera arrecadar pelo menos R 43 bilhões em outorgas. Segundo informações da Agência Brasil, a previsão é de que sejam investidos R$ 6,613 bilhões nos quatro terminais.

 

Desta vez, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não será sócia dos aeroportos.  Dentre as exigências consta que as empresas vencedoras do leilão terão que investir na ampliação dos terminais de passageiros, dos pátios de aeronaves e de estacionamentos. No caso do aeroporto de Salvador, a empresa terá que construir uma nova pista de pouso e decolagem.

 

Todas as concessionárias deverão promover melhorias imediatas nos terminais, como a revitalização e atualização de sinalizações e de sistema de iluminação, oferecimento de internet gratuita de alta velocidade, além de melhorias de banheiros e fraldários, sistemas de climatização, escadas e esteiras rolantes.

Salvador

10 de Mar // | Salvador
A polícia investiga as causas da morte do estudante Ivan Pedro Pedreira Filho, de 13 anos, que foi encontrado morto na quinta (9) em um riacho no bairro de Campinas de Pirajá, em Salvador. O pai do menino, que também se chama Ivan Pedro Pedreira, e é fotógrafo, conta que o estudante saiu de casa para ir à escola na última quarta-feira (8) e desapareceu.
 
“Ele estava com dois amigos da escola quando desapareceu. O corpo dele foi encontrado no riacho, mas não foi afogamento. O corpo dele tinha marcas de agressão na cabeça e no olho”, disse ao Correio. O fotógrafo explicou ainda que moradores de Marechal Rondon - bairro vizinho, onde o menino morava com a mãe - viram o estudante pela última vez em uma lan house da região.
 
“Depois falaram que ele estava na companhia de um homem que trabalhava como carregador de mercadorias num supermercado grande que tem em Marechal Rondon. Ele vivia com a mãe em Marechal Rondon”, explicou o pai do estudante, ainda emocionado. O corpo do menino, que está sendo periciado, será enterrado nesta sexta-feira (10) no Cemitério Campo Santo, na Federação. A Polinter e a 4ª Delegacia (São Caetano) investigam o crime.

Salvador

10 de Mar // | Salvador
Três jovens de 22 anos suspeitos de envolvimento no homicídio do cantor e compositor Felipe Yves, de 21 anos, encontrado morto em um matagal no bairro de Boca da Mata, em Salvador, tiveram as prisões decretadas pela Justiça na tarde desta última quinta-feira (9).
 
Um deles, Andrei de Jesus dos Santos, conhecido como Lacoste, já está destido e teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva (por tempo indeterminado, até a conclusão das investigações). Os outros dois suspeitos, Ueslei Silva Sarinho, conhecido como Heures, e Railson Couto dos Santos, chamado de Penga, que estão foragidos, tiveram prisões temporárias decretadas.
 
As informações foram divulgadas pela Polícia Civil. Outro suspeito de envolvimento no crime, um adolescente de 17 anos que foi apreendido, foi encaminhado para uma Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) nesta quinta-feira. O adolescente e Andrei confessaram participação no homicídio, segundo a polícia. De acordo com a polícia, as prisões dos três suspeitos de 22 anos foram decretadas em uma segunda decisão da Justiça em relação ao caso.

Salvador

09 de Mar // | Salvador
Após ser preso por policiais o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Andrei Jesus dos Santos, de 22 anos, acusado de participar da morte do cantor e compositor, Felipe Yves, confessou o crime, na manhã desta quinta-feira (9), conforme informações obtidas pela reportagem do Bocão News. 
 
Conhecido com Lacoste, o acusado foi capturado nesta quarta (8), juntamente com um adolescente de 17 anos, que também teve participação no caso. Eles prestaram depoimento logo depois de terem sido encontrados. Andrei teve a prisão temporária pedida pelo DHPP, mas o pedido foi negado pela Justiça, que alegou falta de prova material e/ou laudos comprobatórios. 
 
No entanto,com o adolescente, segundo a polícia, foi apreendido um revólver, calibre 38, que foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), para ser periciado e verificar se foi a arma usada no crime. Enquanto isso, o acusado, que tinha sido encaminhado para o Complexo Policial da Baixa do Fiscal, foi levado para um audiência de custódia nesta quinta. Já o adolescente foi levado para à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI).

Salvador

09 de Mar // | Salvador
O juiz titular da 2ª Vara Federal de Vitória da Conquista, Fábio Stief Marmund, condenou o ex-prefeito de Anagé, Elbson Dias Soares, conhecido como Bibi Soares (PSD), em uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) por crime de improbidade administrativa.
 
O ex-gestor, que tentou voltar ao comando da cidade de Anagé no ano passado e foi derrotado, foi acusado pelo MPF de malversação de recursos federais provenientes do Ministério da Educação entre os anos de 2009 e 2012. A denúncia começou com uma representação feita pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista e Região Sul e Oeste da Bahia.
 
A denúncia foi reforçada por um relatório da Controladoria Geral da União (CGU), que apontou inúmeras irregularidades na prefeitura de Anagé na gestão de Bibi Soares. Diante da ação civil pública, o magistrado entendeu que "o réu praticou atos de improbidade administrativa que causaram prejuízo ao erário e que atentaram contra os princípios da administração". Elbson Dias Soares foi condenado a ressarcir ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o total de R$ 69,8 mil.

Salvador

09 de Mar // Bocão News | Salvador
Uma dos corpos encontrados no último domingo (5), em terreno baldio no bairro de Stella Maris, em Salvador, é do pastor Álvaro Vinicius Gramacho Rios, 34 anos. A outra vítima foi identificada como Rafael Araújo dos Santos, 18 anos. As circunstâncias dos crimes estão sendo investigadas. 
 
Conforme informações da Central de Polícia (Centel), as vítimas teriam sido desovadas na localidade da Lagoa do Arame, nas proximidades da antiga sede do Corpo de Bombeiros da Pedra do Sal. A autoria e a motivação dos crimes serão investigadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Entenda o caso: 
 
Dois corpos foram encontrados por volta das 12h30 deste último domingo (5) em um terreno baldio na Alameda Praia do Flamengo, em Stella Maris, bairro de Salvador. Segundo foi relatado por um catador de material reciclável à polícia, que comunicou o crime, um carro branco chegou ao local e deixou os corpos, que apresentavam sinais de tiros na cabeça. A autoria e a motivação dos crimes serão investigadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Salvador

09 de Mar // | Salvador
A polícia prendeu em flagrante Uendel da Silva Santos, de 25 anos, na terça-feira (7), na BR-324, quando tentava sair de Salvador com 23 quilos de drogas escondidas num compartimento criado entre a cabine e os bancos de uma picape Corsa. Ele foi detido por equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) nas proximidades do bairro de Valéria.
 
A droga foi apreendida depois de uma informação anônima encaminhada ao departamento informando que um carro, nas características do utilizado por Uendel, passaria por aquele local onde foi abordado pelos policiais. Uma campana foi organizado para flagrar o transporte. No carro havia seis quilos de cocaína, sete kg de crack e 10 kg de maconha.
 
Uendel  foi autuado em flagrante pela delegada Andrea Ribeiro, coordenadora da Coordenação de Narcóticos do Draco. Ele disse que foi contratado por R$ 200, para conduzir o carro com a droga da Brasilgás até um Posto BR, em Feira de Santana, onde deixaria o material. O real destino da droga, bem como quais eram seus fornecedores está sendo investigado pelo departamento. Uendel, que vai responder por tráfico, foi encaminhado ao sistema prisional.

Salvador

08 de Mar // | Salvador
O gari que foi morto a tiros no final de linha de Pernambués, em Salvador, na manhã desta quarta-feira (8), também era traficante e suspeito de envolvimento na morte de Ângela Margarete da Silva Oliveira, de 30 anos, no mesmo bairro. As informações são Polícia Civil, na noite desta quarta-feira (8).
 
Sinval Nunes Sarmento, de 43 anos, foi assassinado com 12 tiros na cabeça, costas e tórax, no Largo da Ventosa. A polícia apura se a motivação do crime contra ele tem relação com a morte de Ângela Margarete, no dia 2 de março. Segundo a polícia, Sinval usava a farda de uma empresa que é prestadora do serviço de coleta de lixo à prefeitura de Salvador.
 
O suspeito respondia a um inquérito por roubo. O presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Kaio Moraes, confirmou que a vítima era gari e que tinha sido contratado pela empresa que presta serviços à Limpurb. Segundo a polícia, o gari foi morto por dois homens em um carro. A autoria e motivação do crime contra Sinval são investigadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que também apura a morte de Ângela.

Salvador

08 de Mar // | Salvador
Uma prima do cantor e compositor Felipe Yves, de 21 anos, encontrado morto em um matagal no bairro de Boca da Mata, em Salvador, disse nesta terça-feira (7) que a família da vítima recebeu, por meio de uma rede social, fotos e áudios com "deboches" de traficantes suspeitos de cometer o crime.
 
O cantor, que já foi compositor de músicas cantadas por Igor Kannário e Léo Santana, foi enterrado, à tarde, no cemitério Bosque da Paz, no bairro de Nova Brasília. "As pessoas debocharam mandando áudio, dizendo que tinham matado ele. Tiraram fotos. Ele foi amarrado a uma árvore, como se fosse um bicho, sem direito de defesa", afirmou Petrusca de Jesus, a prima de Felipe.
 
Ainda não há informações sobre como os traficantes conseguiram os contatos dos familiares da vítima para enviar os áudios e as fotos do crime. Durante o enterro, bastante emocionadas, a mãe e a esposa do cantor não falaram com a imprensa. O irmão precisou ser amparado por um amigo e também não deu entrevista. Felipe estava desaparecido desde a noite de domingo (5). Segundo os familiares, ele estava na casa da mãe quando recebeu uma ligação, por volta das 22h, e saiu.

Salvador

07 de Mar // | Salvador
Durante o sepultamento do cantor e compositor Felipe Yves Guimarães, 21 anos, assassinado com requintes de crueldade no bairro de Boca da Mata na noite desta segunda-feira (6), amigos criticaram a falta de manifestação de solidariedade com a perda da família por parte de cantores que se beneficiaram com composições de Felipe, a exemplo de Igor Kannário.
 
"Senti a falta de cantores que se beneficiam com as músicas dele. Ele ligava chorando às vezes porque fazia tantas musicas, mas nunca era reconhecido. Igor Kannário gravou nove músicas dele e não mandou nem se quer uma mensagem. Kannário chegou a bloquear Yves no WhatsApp", disparou. 
 
Douglas Carvalho, 23 anos, acompanhou a carreira de Felipe desde o início como amigo de infância do compositor. Ele critica a falta de consideração de artistas que gravaram músicas de Yves. Felipe há sete meses havia ingressado no mundo evangélico e já estava gravando músicas do segmento gospel. Thomas Bacelar, 22 anos, amigo de Felipe, explicou à reportagem do Bocão News a transição do compositor. "Ele desistiu de compor músicas seculares para compor música gospel.

Salvador

07 de Mar // G1 | Salvador
Uma adolescente de 16 anos foi apreendida após entrar na maternidade do Hospital Roberto Santos, no bairro do Cabula, em Salvador, com uma faca para tentar matar uma mulher que tinha acabado de dar à luz. De acordo com informações passadas pela Polícia Civil da Bahia, nesta terça-feira (7), a jovem utilizou um jaleco para não levantar suspeita.
 
À polícia, a suspeita informou que pretendia matar a mulher de um traficante que teve um bebê e se encontrava naquele setor do hospital. O crime, segundo ela, foi encomendado por um traficante rival ao marido da mulher. A suspeita foi flagrada com a faca andando pelos corredores da maternidade por funcionários do local, que acionaram uma viatura da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).
 
A maternidade fica no terceiro andar do prédio. A jovem, que segundo a polícia, é usuária de drogas, foi conduzida à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) e ouvida pela delegada Claudenice Mayo. Ela também relatou no depoimento, conforme a polícia, que o mandante do crime é conhecido pelo apelido Fuinha e que seria morta caso não cumprisse a ordem.




Classificados


Enquete



Mais Lidas