Notícias

Salvador

Salvador

08 de Dez // Foto: Divulgação / GCM | Salvador

Um inquérito que investiga abusos e atos de violência da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) foi prorrogado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). A ação, que teve dilação de prazo divulgada na última terça-feira (4), é decorrente de uma notícia de fato apresentada no último dia 21 de fevereiro pelo coronel Anselmo Brandão, comandante-geral da Polícia Militar do Estado segundo o Bahia Notícias.

 

Ele denunciou a Guarda Civil Municipal pela agressão cometida durante o "Festival Virada Salvador", na Boca do Rio, no dia 31 de dezembro do ano de 2017. Um vídeo que repercutiu nas redes sociais na época, mostra o momento em que agentes fardados agridem um grupo de pessoas, dentre elas o major da PM Sérgio Dias, que estava junto ao grupo à paisana.

 

Com o processo em andamento agora, a assessoria de imprensa do Ministério Público disse que a promotora de Justiça Heliete Viana confirmou o envio de uma cópia do vídeo à GCM para que o órgão possa fazer a identificação dos agentes e se manifestar judicialmente sobre o fato. Após essa identificação, os servidores serão ouvidos pelo MP-BA para que a 4ª Promotoria de Justiça da Cidadania da Capital Baiana prossiga com a ação.

Salvador

05 de Dez // Foto: Reprodução | Salvador

O vereador Vado Malassombrado foi encontrado com sintomas de insolação e desidratado na quarta (5), nas dunas de Itapuã. A suspeita é que ele passou as duas últimas noites dormindo no carro, um Cobalt preto, que pertence à Câmara e fica à disposição dos parlamentares. O registro do desaparecimento havia sido feito por familiares na terça (4), no Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa.

 

Segundo o assessor jurídico do vereador, Paulo Lisboa, foi a Polícia Militar quem encontrou Vado. Militares estavam em ronda quando identificaram pela placa o carro do parlamentar. Eles desceram da viatura e, com a ajuda de moradores, localizaram Vado segundo informações do Correio da  Bahia. O vereador é ocupante de uma das 43 cadeiras da Câmara.

 

"Os policiais deram a descrição, e um pastor disse que tinha visto Vado na região, que ele seguiu em direção às dunas. Depois que encontraram ele, os policiais militares acionaram a Polícia Civil e o Samu", afirmou. O assessor contou que, quando foi questionado pelos investigadores sobre o que estava fazendo no local, Vado não deu detalhes. "Ele apenas perguntou se hoje era sexta-feira e disse que precisava ficar por lá até a sexta-feira".

Salvador

05 de Dez // G1 | Salvador

Quatro suspeitos foram mortos e 14 pessoas foram presas nesta quarta-feira (5), em Salvador, durante a operação de combate a quadrilhas que seriam responsáveis pela distribuição de drogas e armas na Bahia segundo o G1. Intitulada "Guerra e Paz", a ação contou com 400 policiais civis e militares, além de cães farejadores. Segundo a polícia, o esquema desarticulado movimentava R$ 2 milhões de reais em drogas por mês.

 

Um dos suspeitos que morreu, Roberto dos Santos, 36 anos, é apontado pela polícia como chefe de uma quadrilha com base no Bairro da Paz. Ele morava em um condomínio de luxo em Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, cidade que fica na região metropolitana de Salvador. Roberto foi abordado por equipes da COE dentro da casa, onde estava com a família.

 

A polícia contou que, com a chegada dos agentes, ele correu para um dos cômodos da residência e reagiu. O homem foi baleado, socorrido para o Hospital Menandro de Faria, também em Lauro de Freitas, mas não resistiu. Ainda segundo a polícia, na casa estavam a esposa dele, que também foi presa, e três crianças. Ainda conforme informações obtidas pela polícia, as crianças são filhas do casal e agora estão sob a guarda da avó materna.

Salvador

04 de Dez // Foto: Ivis Macedo/G1 | Salvador

Uma mulher de 37 anos morreu e a mãe dela, de 56, ficou gravemente ferida após serem atropeladas depois de uma batida entre carro e ônibus no bairro do Campo Grande, em Salvador, por volta das 12h20 desta terça-feira (4). A situação ocorreu no ponto de ônibus em frente ao Teatro Castro Alves. A PM isolou a área no local com a Transalvaldor. As mulheres foram socorridas por equipes do Salvar e do Samu.

 

Carla Beatriz Santana, morreu dentro da ambulância do Samu, a caminho do hospital. A segunda vítima, a doméstica Rita de Cássia Santana, foi levada para o HGE. De acordo com a versão do motorista do ônibus, Albertônio Souza Mota, o coletivo saiu da região do Canela, sentido Campo Grande, e a mulher teria saído do Garcia, também no sentido Campo Grande.

 

Segundo ele, a motorista teria invadido a segunda pista em frente ao teatro, bateu no ônibus e teve o carro lançado para a calçada com o impacto da batida. "Eu vinha na minha pista e ela [motorista] saiu aqui dessa rua [Rua Leovigildo Figueiras], bateu no ônibus e perdeu o controle, invadiu o ponto e atingiu as pessoas", relatou o motorista. Segundo testemunhas, a motorista do carro perdeu o controle do veículo segundo informações do G1.

Salvador

04 de Dez // G1 | Salvador

"Cadê as provas? Ninguém acredita nisso", questiona a mulher do mestre de jiu-jitsu Iraílson Gama da Costa, de 35 anos, que foi morto durante uma ação de policiais na quarta-feira (28), em Salvador. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, Iraílson é suspeito de assaltos e reagiu à abordagem dos policiais. Marta Helena Gama nega que o marido, com quem estava há 15 anos, tenha envolvimento com crimes e pede justiça.

 

Ela, que também é mestre em jiu-jitsu, descobriu a morte de Iraílson quatro dias após o desaparecimento dele e ainda não entende o que aconteceu. "Família, amigos, todos estão inconsolados, sem acreditar que ele foi para outro mundo e sem acreditar na história da polícia. Nada disso muda quem ele era. Ele era maravilhoso", diz Marta Helena.

 

De acordo com a SSP, o atleta teria sido baleado durante uma troca de tiros com agentes da Rondesp no bairro do Comércio, após denúncias de assalto. Um outro homem, que ainda não foi identificado, estaria com ele e também morreu na ação. Conforme a SSP, dois revólveres calibre 38 e um carro roubado foram apreendidos com os dois. Segundo Marta, Iaraílson saiu de casa, neste mesmo dia, para treinar, por volta das 11 horas segundo o G1.

Salvador

02 de Dez // Bahia Notícias | Salvador

A prefeitura de Salvador e a Decolar anunciaram nesta última sexta-feira (30), 18 novos voos fretados como serviço diferencial de turismo no trecho Buenos Aires – Salvador, que está disponível durante as nove primeiras semanas de 2019, com saídas às terças-feiras e sextas-feiras segundo o Bahia Notícias. Ao todo, os voos fretados de Buenos Aires para a capital baiana, pela Decolar, devem impactar cerca de três mil passageiros.

 

De acordo com a prefeitura, os novos voos vão trazer R$ 12 milhões para a economia da cidade. “A parceria com a Decolar é fruto da estratégia de captação de novos voos internacionais associada ao nosso marketing digital, que está sendo trabalhado intensivamente e vem impactando milhões de pessoas nas mídias e redes sociais”, disse o prefeito ACM Neto.

 

Os 18 voos já possuem ocupação média de 60% das aeronaves. Para janeiro, fevereiro e março de 2019, a expectativa é que o turismo ganhe ainda mais destaque no mercado internacional. Isso porque compreende-se que o planejamento de viagem da maioria dos turistas de fora do Brasil se inicia com alguns meses de antecedência e, apenas em outubro, as buscas pelo destino cresceram 70% em relação ao mês de 2017.

Salvador

28 de Nov // Bahia Notícias | Salvador

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), cogita mudar até cinco cargos na administração municipal. Segundo apurou o Bahia Notícias, além de alterar nomes em quatro secretarias, o democrata soteropolitano planeja substituir Leonardo Oliveira na Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Leonardo Oliveira assumiu o posto quando o então titular Kaio Moraes deixou o cargo para virar chefe de gabinete de ACM Neto.

 

Para o lugar do ainda comandante da Limpurb, especula-se que o deputado Pablo Barrozo (DEM), que não foi reeleito, pode ficar com o posto. Além desta mudança, o prefeito pensa em mudar a Secretaria de Promoção e Combate à Pobreza, que hoje está com o vereador licenciado Isnard Araújo. O legislador municipal é do PHS, mas foi indicado pelo PRB.

 

Neto quer “despartidarizar” a pasta que nos últimos anos foi chefiada pelo PRB, partido ligado à Igreja Universal do Reio de Deus. O prefeito também planejar alterar a Secretaria Municipal de Politicas para Mulheres, Infância e Juventude. Cristina Argiles Sanches ficou no lugar de Taíssa Gama, filha do presidente do PTB na Bahia, Benito Gama. O parlamentar não conseguiu se reeleger e o PTB ficou sem representante na Câmara dos Deputados.

Salvador

23 de Nov // G1 | Salvador

Gabriel Bispo dos Santos, suspeito preso pelo roubo seguido de morte de Michel Batista de Sá, em Salvador, foi apresentado à imprensa nesta sexta-feira (23), na sede da Polícia Civil, no bairro da Piedade. O rapaz foi preso na segunda-feira (19), no estado de Santa Catarina e transferido para a Bahia na quinta-feira (22). Michel foi morto a tiros no dia 16 de agosto, após ser torturado durante a negociação da venda de um carro.

 

O corpo dele foi encontrado atrás de um shopping de Salvador na manhã do dia seguinte ao crime. Michel era assessor da Diretoria de Relacionamento e Atendimento da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). De acordo com o delegado Élvio Brandão, que investiga o caso, as provas apontam que Gabriel matou Michel.

 

Um sapato do suspeito foi achado na casa dele, sujo de sangue da vítima. O suspeito nega que tenha torturado e matado Michel. Disse apenas que estava no local do crime, mas não revelou quem teria atirado na vítima. A Polícia informou que não descarta a possibilidade da participação de outras pessoas, mas apontou que as investigações continuam e, com a prisão de Gabriel, alguns questionamentos do inquérito podem ser respondidos.

Salvador

22 de Nov // G1 | Salvador

A mulher que morreu após ser atropelada por um micro-ônibus na Estrada Velha do Aeroporto, no bairro de São Cristóvão, em Salvador, caiu do veículo após ter a bolsa puxada por um bandido que assaltava o coletivo. Ela foi enterrada no final da tarde desta quinta-feira (22), no Cemitério do Campo Santo, no bairro da Federação. O caso ocorreu quando o micro-ônibus passava pela entrada do Parque São Cristóvão.

 

O fato aconteceu na noite de quarta-feira (21). A vítima foi identificada como Valdice Fiúza Bôa Morte, de 48 anos. Ela tentava descer do coletivo para fugir do assalto, quando teve a bolsa puxada e se desequilibrou. Segundo o delegado Nilton Tormes, algumas pessoas já foram ouvidas. O motorista do coletivo deve prestar depoimento na tarde desta quinta-feira.

 

"Nós já ouvimos algumas pessoas. Vamos desenvolver as nossas investigações no sentido de elucidar da melhor forma possível. Contamos com o apoio da população de maneira geral. Esse crime não ficará impune. Foi uma fatalidade. A vítima tentou se desvencilhar do roubo, mas acabou sendo desequilibrada por um dos marginais, e foi atropelada pelo próprio coletivo que ela tentava descer", disse o delegado Nilton segundo informações do G1.

Salvador

22 de Nov // Bahia Notícias | Salvador

Após decisão de Cuba de deixar o Programa Mais Médicos no Brasil, a Organização Pan-Americana da Saúde anunciou que os profissionais sairão do país até 12 de dezembro. No entanto, os dois médicos cubanos alocados em Salvador não deixarão a cidade segundo informações do Bahia Notícias. Uma delas é Kenia Garcia Fleites. Casada com um brasileiro, ela tem interesse em permanecer no país.

 

No entanto, devido ao fim da parceria com Cuba e o Brasil, a médica  foi desligada da Unidade de Saúde da Família (USF) que fica localizado na Boca da Mata, onde trabalhava. As informações foram confirmadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Já Yosvany Sol Ramos, da USF Canabrava, permanecerá no Mais Médicos por conta de uma liminar judicial.

 

A decisão determinou a renovação de seu contrato por três anos, “em igualdade de condições com os demais médicos intercambistas, inclusive quanto a integral remuneração”, no valor de R$ 10 mil. A remuneração repassada pelo governo cubano era de R$ 2.976,26. De acordo com o processo, o médico aderiu ao programa em 2013, com contrato de prestação de serviço assinado pelo prazo de três anos, prorrogável por igual período.

Salvador

18 de Nov // G1 | Salvador

A Polícia Civil descartou a hípotese de latrocínio no caso do estudante e assessor parlamentar Jerrian Cunha Silva, de 28 anos, que foi atacado a tiros em Salvador. A informação foi divulgada ontem (17). Conforme a polícia, o caso, que está sob investigação da 2ª Delegacia de Homicídios, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, é tratado como homicídio. Ainda não há informações sobre autoria do crime.

 

Jerrian foi morto na última segunda (12), quando voltava para casa, após o trabalho. De acordo com a polícia, ele foi abordado por dois homens em uma moto, quando passava pela Avenida Edgar Santos, no bairro de Narandiba, onde morava atualmente. O irmão de Jerrian, Pedro Cunha, contou que o assessor parlamentar nunca relatou ameaças para a família.

 

Mas acredita que a atividade política dele na região da Chapada Diamantina possa ter relação com o caso. "Não relatou ameaça por que aqui em casa nós o aconselhávamos a não denunciar as irregularidades por medo de algo contra ele, então, para não nos preocupar, não nos relatava. Mas é uma possibilidade. O meu irmão sempre denunciou irregularidades nos municípios da Chapada, chegou a ser intimado algumas vezez", conta Pedro.

Salvador

15 de Nov // G1 | Salvador

Os três irmãos suspeitos de matar dois vizinhos e deixar outro ferido a tiros, no bairro de Dom Avelar, em Salvador, foram presos nesta última quarta-feira (14), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A informação foi divulgada pela Polícia Civil. Os homens eram procurados desde a segunda-feira (12), quando ocorreu o crime, na Rua dos Franciscanos. As vítimas também são irmãos.

 

Luís Carlos Menezes dos Santos, de 26 anos, Alan Silva Menezes dos Santos, de 30, e Carlos Luís Menezes dos Santos, de 22, tiveram mandados de prisão preventiva cumpridos após se apresentarem à polícia, com um advogado. Conforme a polícia, o caso teria sido motivado por uma briga entre as famílias dos envolvidos, que se conheciam desde criança.

 

As vítimas são Marcos Antônio, de 49 anos, Cloves Cruz de Souza, de 43, e Rodrigo, de 35. Marcos e Cloves morreram na hora. Rodrigo foi socorrido e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde segue internado. De acordo com a polícia, Alan Silva tem uma oficina e o filho de uma das vítimas teria furtado o estabelecimento, levando à briga entre as duas famílias. As prisões foram efetuadas pelo delegado Reinaldo Mangabeira.

Salvador

14 de Nov // Correio da Bahia | Salvador

Natural do município de Boninal, na Chapada Diamantina, Jerrian Cunha Silva, 28 anos, trabalhava como assessor da deputada estadual Ivana Bastos (PSD), em Salvador, há oito meses. Estudante de Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), ele teve a trajetória interrompida na noite desta última segunda-feira (12), quando foi assassinado a tiros em Narandiba, bairro em que morava.

 

O crime aconteceu na Avenida Edgar Santos, por volta de 19h, quando o assessor parlamentar retornava da Assembleia Legislativa. Conforme o chefe de gabinete de Ivana Bastos, Marcílio Seixas, Jerrian havia acabado de descer do ônibus que transporta funcionários da Alba, quando foi surpreendido pelos assassinos. A mochila e o celular dele foram levados.

 

"Há um ônibus que faz os roteiros e a informação que temos é de que quando ele desceu do ônibus, não sabemos em que circunstância, foi atacado por dois homens. Soubemos só hoje dessa tragédia", relatou acrescentando que o jovem estava dado como "desaparecido" desde a noite anterior. Ainda de acordo com Marcílio, Jerrian trababalhava na equipe de comunicação de Ivana Bastos, que está em um evento na China segundo o Correio.

Salvador

13 de Nov // G1 | Salvador

O homem suspeito de balear um torcedor do Esporte Clube Vitória, no domingo (11), em Salvador, teve prisão preventiva decretada pela Justiça, na tarde de segunda-feira (12), durante audiência de custódia. De acordo com a polícia, Daniel Sena Duarte vai passar a noite na 1ª Delegacia Territorial (DT), no bairro dos Barris, e será levado para o Complexo da Mata Escura, também na capital baiana, nesta terça-feira (13).

 

Segundo a polícia, a vítima, identificada como Iuri Campos Freitas Souza, já recebeu alta. Daniel é o principal suspeito de balear o torcedor por ter sido encontrado com uma arma, que supostamente foi utilizada no crime. Ele estava preso desde o domingo. Além de Daniel, outros quatro supeitos, que estavam com ele em um carro, foram levados para a Central de Flagrantes.

 

Os homens foram liberados por não existir prova de que tivessem participado da tentativa de homicídio. O crime ocorreu em um posto de combustíveis, no Largo do Tanque, em Salvador, no início da tarde deste último domingo, cerca de 4 horas antes do jogo com o Bahia. Segundo a PM, dois carros passaram pelo posto e efetuaram disparos de arma de fogo contra o torcedor rubro-negro, que foi encaminhado ao Hospital Ernesto Simões.

Salvador

11 de Nov // Foto: Itana Alencar/G1 | Salvador

O homem e a mulher que desapareceram enquanto praticavam stand up paddle, na praia do Porto da Barra, em Salvador, contaram que a calma foi o principal fator para que não entrassem em desespero enquanto estavam em alto-mar. Eles foram resgatados neste domingo (11), na região próxima à Praia de Aratuba. Os dois chegaram em Salvador às 13h, trazidos pelo navio-Patrulha Gravataí da Marinha do Brasil.

 

“A gente deslizou [no mar] e, por conta da correnteza, com a maré ficou difícil de voltar. Fomos levados pra longe, então a gente preferiu ficar tranquilo sem fazer muito esforço, esperando uma ajuda que a gente não sabia se vinha. Em determinado momento eu avistei um navio e resolvi remar até ele”, contou Geraldo Tomaz, o primeiro a ser resgatado.

 

O local onde eles foram achados fica a 16 quilômetros da praia da Barra. André Vinicius Farias e Rita Maria de Sales desapareceram junto com Geraldo da Conceição Tomaz, no fim da tarde de sábado. Ele foi encontrado ainda no sábado, às 22h50. Os três são amigos e praticavam o esporte juntos, no Porto da Barra. Eles alugaram as pranchas do esporte na praia e foram arrastados para fora do limite da Baía de Todos-os-Santos, por volta das 18h.

Salvador

11 de Nov // Bahia Notícias | Salvador

Uma mulher foi presa na noite de sexta-feira (9), por policiais militares da 16ª CIPM e da 2ª Delegacia de Homicídios – Central (DH/Central), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, acusada de ser a mentora da morte de uma idosa de 78 anos. Segundo o coordenador da 2 DH, delegado Guilherme Machado, durante o depoimento, Vanilda Coutinho afirmou que sugestionava a morte da mãe.

 

“Ela afirma ter dado a ideia sim, a Sidinei de matar a sua mãe, e que chegou a sugerir que todo mundo ficaria livre, se um motociclista matasse a idosa em uma suposta saidinha bancária”, explicou o delegado Guilherme Machado. Apesar de confessar ter sugerido a morte da idosa, Vanilda declarou que se arrependeu segundo informções do Bahia Notícias.

 

“Ela afirma que está arrependida sobre todas as vezes que sugeriu que Sidinei assassinasse Zenilda e argumenta que agiu assim em momentos de raiva. Ela também nega que tenha planejado o crime”, disse Machado. Segundo Machado, também durante depoimento, Vanilda disse que desejava a morte menos violenta da mãe. “Ela também diz se arrepender de ter se envolvido com Sidinei e ter motivado ele de alguma forma a cometer o crime”, pontuou.

Salvador

09 de Nov // | Salvador

O governador Rui Costa, sancionou o dia 13 de novembro como o Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no Estado. A data será celebrada todos anos. Conforme a Lei, a violência contra a mulher caracteriza-se por qualquer ato ou conduta baseado no gênero que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual, patrimonial ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada.

 

Uma mulher é violentada sexualmente a cada 11 minutos no Brasil, conforme estatística recolhida pelo Anuário Brasileiro de Segurança. São 130 mulheres estupradas todos os dias no país. No estado da Bahia, conforme o Sistema de Informação de Agravos e Notificações, foram registrados, no último ano, 1.184 casos de violência sexual contra a mulher.

 

De janeiro até outubro do ano vigente, por sua vez, já foram registrados 824 novos casos. Servico AME é referência no atendimento: O serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual do Hospital da Mulher, o AME, localizado no Largo de Roma, em Salvador, presta atendimento 24 horas por dia, durante os sete dias na semana, a mulheres e adolescentes – a partir de 12 anos – que foram sofreram abuso sexual na Bahia.

Salvador

08 de Nov // G1 | Salvador

"Não tem como esquecer. Todo os dias eu penso, lembro daquela cena horrível. Tem dias que não consigo dormir" A frase acima é de Germínio do Amor Divino Pereira, de 51 anos, sobre o momento em que o primo dele, o mestre de capoeira Moa do Katendê, 63 anos, foi morto dentro de um bar, em Salvador, por conta de uma discussão política. O crime ocorreu no dia 8 de outubro, na madrugada após o 1º turno das eleições.

 

Na ocasião, Germínio tentou defender Moa e foi esfaqueado no braço por Paulo Sérgio Ferreira, que está preso pelos crime de homicídio duplamente qualificado, além de tentativa de homicídio. Um mês após o assassinato do capoeirista, Germínio contou que as marcas do crime não ficaram apenas no corpo, mas também na memória segundo o G1.

 

"Quando menos espero, vem na minha mente aquele momento. Estávamos conversando sobre projetos, e aí veio aquele homem por trás e atacou Moa. Essa cena fica o tempo todo na minha cabeça" Moa foi esfaqueado após dizer a Paulo Sérgio Ferreira que era contra Jair Bolsonaro (PSL), na época candidato à Presidência, e que tinha votado no PT. Cobrador de ônibus há sete anos, Germínio está afastado do trabalho desde o dia do crime.

Salvador

06 de Nov // G1 | Salvador

Uma das gêmeas siamesas que nasceram unidas pelo tórax morreu na manhã desta terça-feira (6), em Salvador. A pequena Débora, que sofria com problemas cardíacos e hidrocefalia e já tinha sido submetida a três cirugias, morreu em decorrência de complicações no quadro de saúde. A garotinha estava em recuperação na Maternidade Climério de Oliveira, para onde foi transferida após internação no Hospital Ana Nery.

 

O último procedimento pelo qual foi subetida ocorreu em outubro, quando foi realizada na criança a implantação de uma válvula cardíaca para melhorar a frequência dos batimentos do coração, a respiração e para possibilitar a retirada da intubação endotraqueal - para que ela pudesse respirar sem ajuda de aparelhos. Gêmeas já passaram por várias cirurgias.

 

Catarina, irmã de Débora, segue internada na Maternidade Climério de Oliveira. Segundo a mãe das crianças, a consultora de vendas Viviane Menezes, Catarina tem estado de saúde considerado bom. Apesar da dor tão recente pela perda da filha, Viviane agradeceu o apoio que recebeu durante o tempo em que a garotinha esteve internada. A mãe das gêmeas, Viviane Menezes é moradora de Salvador segundo informações do G1.

Salvador

06 de Nov // G1 | Salvador

Dois dias após a morte do soldado da Polícia Militar Marco Antônio Santos, que foi baleado no Jardim Nova Esperança, em Salvador, a mãe da vítima disse sentir saudades do filho e confessou que sempre teve medo de receber a notícia da morte dele. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. O Policial Militar estava fora de serviço quando foi assassinado na madrugada deste último sábado (3). 

 

"A gente sente uma dor muito grande, e o meu medo era sempre esse. Eu nunca queria receber essa notícia. Eu sempre falava para ele: 'Filho eu rezo todos os dias não só para você, mas para toda sua equipe e toda sua corporação'. Porque não existe nada pior do que uma mãe receber uma notícia dessas", falou a mãe do soldado Marco Antônio à reportagem.

 

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a autoria e a motivação do crime são investigadas. Entretanto, o advogado da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), afirma que o soldado Marco Antônio foi morto após ser reconhecido como policial militar. Para a mãe da vítima, fica o bom exemplo que o filho deixou para a família e os amigos segundo informações do G1.

Salvador

05 de Nov // G1 | Salvador

Foi enterrado neste último domingo (4), o soldado da Polícia Militar que foi encontrado baleado no bairro Jardim Nova Esperança, em Salvador. O sepultamento ocorreu no cemitério Bosque da Paz, em Nova Brasília. Parentes, amigos e colegas de farda participaram do enterro. Os familiares não quiseram falar com a imprensa, que também não foi autorizada a acompanhar de perto o sepultamento.

 

A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. O PM estava fora de serviço quando foi assassinado. Segundo a SSP-BA, a força-tarefa que investiga a morte de policiais está apurando o caso. O órgão, no entanto, ainda não divulgou informações a respeito do crime. O PM foi identificado pela Secretaria de Segurança Pública apenas como Marco Antônio.

 

Por meio de nota, a Associação de Motoristas por Aplicativo em Salvador informou que Marco Antônio atuava como motorista de um aplicativo de transporte particular e teria sido morto enquanto estava dirigindo. A associação ainda lamentou a morte do policial. Também por nota, o aplicativo 99 informou que apura o ocorrido. No comunicado, a empresa se solidarizou com a família da vítima e lamentou o caso de violência segundo o G1.

Salvador

31 de Out // G1 | Salvador

Um recém-nascido de apenas 16 dias morreu na Maternidade Albert Sabin, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, e a mãe dele, a bombeira civil Ana Carla Santos, de 31 anos, alega que houve negligência médica. A mulher conta que o bebê passou mal ao receber alimentação artificial, ficar cerca de uma semana sem fazer cocô e depois vomitou fecalóide, uma secreção parecida com fezes, que foi aspirada pela criança.

 

Ana relatou que sonhou e planejou ter o primeiro filho, Enzo Gabriel Ferreira dos Santos. Ela já havia passado por outra gestação, mas o bebê morreu ainda na barriga, aos sete meses. Na gravidez de Enzo, Ana montou o berço e o enxoval mas voltou da maternidade sem o filho nos braços. Ana disse que fez pré-natal e o parto foi com 40 semanas segundo o G1.

 

"Ele nasceu saudável. Os médicos falavam: que bebezinho lindo", disse Ana. A bombeira civil contou que ficou sem leite e Enzo precisou ser alimentado com leite artificial. Foi depois disso que o bebê passou mal, ficou sem fazer coco e com a barriga inchada. "Quando a barriguinha dele começou a crescer eu percebi e falei: 'doutora a barriga do meu filho está crescendo'. E ela sempre falava: 'mãe, a barriga dele é normal'", disse Ana Carla.

Salvador

31 de Out // Bahia Notícias | Salvador

O vereador Geraldo Júnior (SD) foi eleito presidente da Câmara de Salvador para o biênio 2019-2020 em sessão realizada na tarde desta quarta-feira (31). O resultado confirma a expectativa das últimas semanas, quando o vereador do SD conseguiu reunir o apoio da maioria dos seus colegas de Casa Legislativa. Geraldo Júnior era secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer até o início deste mês.

 

Ele deixou o posto no dia 15 e se articulou para que quase todos os demais vereadores declarassem apoio à sua candidatura ainda na mesma semana. A manobra praticamente inviabilizou novas candidaturas e fez inclusive a eleição na Câmara ser antecipada. A votação anteriormente prevista para acontecer em dezembro foi remarcada para esta quarta.

 

O que acabou permitindo que Geraldo tenha um período mais longo para discutir a transição do cargo com o atual presidente da Casa, Leo Prates. “Vamos fazer com que essa mancha da política que corre dentro das grandes capitais não seja grande em Salvador. Quero trazer o que estava na teoria para a prática”, discursou o sucessor de Leo Prates (DEM), que deverá assumir o comando da Casa no próximo ano segundo o Bahia Notícias.

Salvador

30 de Out // G1 | Salvador

Após audiência de custódia realizada nesta última segunda-feira (29), a Justiça decretou a prisão preventiva do soldado da Polícia Militar que atirou e feriu quatro pessoas no bairro da Barra, em Salvador, no domingo (28), durante comemoração pela eleição de Bolsonaro. A informação é do TJ-BA. A audiência de custódia do policial Manoel Landulfo Sampaio começou por volta das 17h, na Central de Flagrantes.

 

De acordo com o Tribunal de Justiça, o suspeito pode responder pelo crime de tentativa de homicídio qualificado e lesões corporais, cuja penas máximas superam quatro anos. Na decisão, o juiz Eduardo Augusto Leopoldino Santana afirmou que, pela forma como agiu durante a confusão, o soldado Manoel Sampaio "demonstrou ser uma pessoa perigosa".

 

O juiz decidiu pela restrição de liberdade do policial, "uma vez que, mesmo sendo Policial Militar, aparenta, pelo que está neste APF, não ter apreço pela vida humana". "Foi muita correria. Muita gente caindo, passando mal. Muita gente foi ferida também, caiu por cima de vidro, se cortou", relatou uma das vítimas. A mulher, que preferiu não se identificar, é vendedora ambulante e comercializava doces na Barra quando o PM começou a atirar.

Salvador

29 de Out // Bahia Notícias | Salvador

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) concluiu a formalização da denúncia de agressão contra a jovem Janaína Barata, que saiu ferida após uma ação policial na noite deste domingo (28), no Rio Vermelho. Equipes da Polícia Civil colheram o depoimento da estudante, que em seguida foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica, onde foi realizado o exame de corpo de delito.

 

Em depoimento, Janaína relatou que havia uma confusão generalizada e que, ao sair em defesa de um homem que estava sendo abordado por um policial militar, foi surpreendida com o cheiro de gás de pimenta. Disse ainda que ficou desnorteada com cheiro forte e não se recordar se o ferimento na cabeça foi causado pela queda ou por uma pancada de cassetete.

 

No entanto, afirmou que colegas contaram que ela havia sido agredida por uma policial feminina. Todas as versões serão investigadas pela Polícia Civil. Os três policiais militares que participaram da ocorrência também prestaram depoimento na Corregedoria da Polícia Militar. Eles contaram que foram agredidos, após tentarem apartar brigas e início de tumulto entre militantes de direita e esquerda, não havendo outro recurso se não o uso da força.

Salvador

29 de Out // G1 | Salvador

"Foi muita correria. Muita gente caindo, passando mal. Muita gente foi ferida também, caiu por cima de vidro, se cortou", relatou uma das vítimas dos disparos de arma de fogo durante festa pró-Bolsonaro, na Barra. Um soldado da PM foi preso, após ser apontado como responsável por efetuar dos disparos. A mulher, que preferiu não se identificar, relatou como começou a confusão que deixou, além dela, outros três feridos.

 

A vítima é vendedora ambulante e comercializava doces na Barra quando o PM começou a atirar. "Foi tudo rápido. Ele começou uma discussão do nada. Tinha um menino, ele não gostou do menino. Aí disse que o menino estava olhando ele mal e ele disse que era polícia, que ele podia matar qualquer um, qualquer pessoa, que não dava em nada", contou a mulher.

 

Outra testemunha que estava no meio da confusão também relatou a situação. "Ele [o Policial] surgiu do nada e teve uma discussão que também começou do nada. Ele [o PM] tentou dar um soco no rapaz e imediatamente já puxou a arma, deu dois disparos nele [na vítima] e começou a atirar. Nessa hora, nós nos jogamos no chão, a multidão começou a se jogar no chão, a banda parou, a polícia veio rapidamente e atuou", contou segundo o G1.

Salvador

29 de Out // Foto: Alan Oliveira/ G1 | Salvador

Um soldado da PM foi preso no domingo (28), após efetuar disparos de arma de fogo e ferir quatro pessoas no bairro da Barra, em Salvador. O caso ocorreu durante a festa de comemoração à eleição do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Informações preliminares apontam que o policial Manoel Landulfo Sampaio discutiu com um ambulante, sacou a arma e disparou vários tiros, atingindo quem estava por perto.

 

O crime ocorreu, na Rua do Gavazza, no bairro. Na ocasião, Policiais da Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo), que estavam nas proximidades, detiveram o PM em flagrante. O policial foi conduzido à Central de Flagrantes. O G1 não conseguiu contato com a defesa do Polícia Militar. Uma das testemunhas que estava no meio da confusão relatou a situação.

 

"Ele [o PM] surgiu do nada e teve uma discussão que também começou do nada. Ele [o PM] tentou dar um soco no rapaz e imediatamente já puxou a arma, deu dois disparos nele [na vítima] e começou a atirar a ermo. Nessa hora, nós nos jogamos no chão, a multidão começou a se jogar no chão, a banda parou, a polícia veio rapidamente e atuou", contou. Segundo a SSP, as vítimas foram encaminhadas para os hospitais Português e Geral do Estado.

Salvador

25 de Out // Bahia Notícias | Salvador

Desapropriado pela Prefeitura de Salvador, o Casarão dos Azulejos teve seu projeto de revitalização concluído após passar pela fase de estabilização do prédio. O espaço, localizado na Praça Cairu, vai abrigar o Museu da Música Brasileira. Em abril do ano passado, o Casarão chegou a sofrer um desabamento parcial. Antes disso, o espaço já estava em estado de deterioração e teve registros de casos de furtos.

 

"Uma obra que deve custar mais ou menos uns R$ 10 milhões. Nós vamos autorizar a licitação, inicialmente com recursos próprios da prefeitura, depois, se a gente conseguir o financiamento, a gente contrata", explica o prefeito ACM Neto (DEM). De acordo com ele, esse financiamento será feito através do Banco de Desenvolvimento da América Latina, o CAF.

 

"Está praticamente o processo pronto, está na Casa Civil do governo federal, a gente calcula que em novembro agora será encaminhado ao Congresso Nacional", adianta o prefeito ACM Neto. De toda forma, o gestor esclarece que vai antecipar a obra com recursos próprios do município e, posteriormente, a gestão pode ser reembolsada. No entanto, a data para o início da reforma do Museu não foi informada segundo informações do Bahia Notícias.

Salvador

25 de Out // Bahia Notícias | Salvador

O governo da Bahia, através da Secretaria de Educação e Polícia Militar, gastou R$ 384.045,05 em uniformes para o Colégio da Polícia Militar, unidade Cajazeiras, em Salvador, que foi implementado em 2018. A unidade ofereceu 330 novas vagas para a comunidade da região e absorveu 387 alunos do Colégio Estadual Dona Leonor Calmon. Ao todo, 717 estudantes vão receber os novos uniformes.

 

“Compreendendo a condição financeira e atendendo ao pleito de muitos familiares dos alunos contemplados no sorteio de vagas da unidade de ensino e daqueles que já eram alunos, a direção da escola flexibilizou a não utilização do tradicional uniforme do colégio nos meses que se seguiram”, diz um trecho da nota da PM da Bahia segundo o Bahia Notícias.

 

Apesar de outras unidades, apenas a de Cajazeiras disponibiliza uniformes aos alunos. “Sempre buscando a melhor forma de atender a comunidade escolar e, por conseguinte, a família de cada aluno, a PM buscou junto à Secretaria da Educação uma solução para a questão, conseguindo a disponibilização de recursos para a aquisição dos primeiros uniformes para os alunos matriculados e cursando o ano letivo de 2018”, explica a corporação.

Salvador

24 de Out // G1 | Salvador

Uma jovem de 24 anos morreu após passar mal depois de ter sido picada por uma formiga na casa onde morava, em Salvador. A vítima, Michelle Teixeira do Valle, é filha do ex-vereador de Pilão Arcado, e estudava medicina na capital baiana. Segundo informações do Hospital da Bahia, Michelle chegou à unidade em estado extremamente grave na segunda (22) , às 14h, conduzida por uma ambulância do Samu.

 

O hospital informou que, segundo os agentes de saúde do Samu, a paciente tinha sido vítima de uma picada de inseto, que evoluiu para grave síncope com choque circulatório e Parada Cardiorrespiratória (PCR). Os médicos do Samu, ainda de acordo com o hospital, tentaram por cerca de 40 minutos reanimar a vítima antes de levá-la para a unidade de saúde.

 

A jovem, conforme o hospital, chegou à unidade em coma profundo, sem reflexos de tronco. No hospital, foram solicitados todos os exames e testes toxicológicos. A paciente teve o protocolo de morte cerebral fechado na terça-feira (23), às 16h, e a família assinou o termo permitindo a doação de órgãos. A prima de Michelle, Maluza Ribeiro, que mora em Pilão Arcado, conversou com nesta quarta-feira e lamentou o ocorrido segundo informações do G1.

Salvador

24 de Out // Bahia Notícias | Salvador

O Consórcio Integra, que reúne empresas de ônibus de Salvador, pediu ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), que investiguem possível crime eleitoral, após veículos do transporte público amanhecerem com adesivos que trazem o símbolo e o número do Partido dos Trabalhadores (PT).

 

Ao Bahia Notícias, o diretor da Integra, Orlando Santos, disse que as empresas foram vítimas de vandalismo e que os responsáveis pelo “adesivaço” não foram identificados. “Esse vandalismo danifica a pintura dos ônibus. Vamos responsabilizá-los legalmente. Enquanto concessão pública, nós não podemos nos posicionar eleitoralmente”, afirmou Orlando.

 

Ainda segundo ele, as colagens estão sendo feitas nas ruas, e não dentro das garagens de ônibus. O consórcio também não sabe se ação tem alguma coisa a ver com o Sindicato dos Rodoviários, presidido por Hélio Ferreira, do PCdoB. “Se [os responsáveis] forem ligadas ao sistema, serão punidas dentro do que couber pela atitude que estão tomando. Importante dizer que não coadunamos com essa atitude”, rechaçou segundo o Bahia Notícias.

Salvador

23 de Out // | Salvador

Diversas alunas e também ex-alunas do Colégio Militar de Salvador (CMS), localizado no bairro da Pituba, tem relatado assédios sofridos dentro do ambiente escolar. Os assediadores seriam outros alunos, seus colegas, professores e militares da instituição. A maior parte dos casos ganhou repercussão fora dos muros da escola a partir de uma mobilização no Instagram.

 

As estudantes pediram que colegas compartilhassem seus relatos de “machismo, homofobia e racismo” e as mensagens vão desde a orientação para que meninas usem sutiã na cor neutra "pra não chamar atenção dos superiores" a casos de intimidação e assédio sexual. A história sobre o sutiã, inclusive, já foi alvo de reclamações de alunas em dezembro de 2016.

 

O Bahia Notícias procurou a assessoria do Colégio Militar de Salvador, mas não obteve resposta. Uma das vítimas nesse quesito é a ex-aluna Gabriela Galeno, de 24 anos. Ela lembra que quando estava na 8ª série, com seus 14 para 15 anos, foi abusada por um soldado na enfermaria. Com fortes dores de cabeça, ela foi atendida pelo militar, que lhe receitou um remédio e depois tentou assediá-la.

Salvador

23 de Out // Foto: Fernando Duarte / Bahia Notícias | Salvador

Uma loja instalada na Avenida Tancredo Neves, começou a vender e distribuir materiais de campanha do candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro. Ao Bahia Notícias, uma mulher que estava trabalhando no local disse que a loja é administrada pelo PRTB e vende camisas pelo preço de custo. "A gente está vendendo mesmo só pra arrecadar e comprar mais material", explicou ela.

 

No entanto, segundo Cláudio Gusmão, Procurador Regional Eleitoral (PRE), a prática pode ser interpretada como abuso de poder econômico segundo informações do Bahia Notícias. Segundo a mulher que trabalha na loja, o espaço começou a funcionar há cerca de uma semana e ficará aberto até o próximo sábado (27), véspera do segundo turno da eleição.

 

O estabelecimento também faz distribuição de adesivos da campanha do candidato Jair Bolsonaro. A mulher disse ainda que está trabalhando voluntariamente no espaço e que vai votar para presidente pela primeira vez. "A gente tem que arriscar, já estamos cansados do mesmo, do mesmo, do mesmo", disse. O presidente estadual do PRTB na Bahia, Rogério Tadeu da Luz, confirmou ao Bahia Notícias que as camisas são vendidas a preço de custo.

Salvador

23 de Out // G1 | Salvador

O documentário “Mestre Moa do Katendê – A Primeira Vítima”, será lançado nesta terça-feira (23), no Pelourinho, às 18h, com entrada gratuita. Ao site G1, o diretor do filme, Carlos Pronzato e o produtor Paulo Magalhães contaram que em 14 dias, eles conseguiram reunir mais de 30 entrevistas e imagens de atos em memória do capoeirista, que foi morto após uma discussão política no dia 8 de outubro.

 

O filme tem 45 minutos e segundo Paulo Magalhães, da Associação Brasileira de Capoeira Angola, entidade que Mestre Moa fez parte, o documentário aborda diversos assuntos incluindo cultura e política brasileira. “A gente tentou falar um pouco sobre o aspecto cultural, para realmente falar da memória e do legado do Mestre Moa e essa dimensão política, do que significa esse crime”.

 

Sem recursos financeiros, o filme teve o apoio do Sindae, que forneceu a estrutura física, de edição e de locomoção para desenvolver o documentário. "Estamos realizando um cinema combativo, um cinema de intervenção política”, disse o diretor Carlos Pronzato, que também assina a direção dos documentários "A Revolta do Buzu" (2003), Madres de Plaza de Mayo - memória, verdade, justiça" (2009), entre outros segundo o G1.

Salvador

20 de Out // G1 | Salvador

Um mês se passou e a morte do economista espanhol Márcio Pérez ainda é um mistério. O homem foi baleado durante uma perseguição policial, em Salvador, na noite do último dia 20 de setembro deste ano. Dois policiais militares estão envolvidos na ação. Os agentes foram afastados das ruas. O caso está sob investigação da Polícia Civil, que ainda não definiu um prazo para a conclusão do inquérito.

 

A situação é acompanhada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pelo Consulado da Espanha. A família da vítima pede celeridade na apuração do crime segundo informações do G1. A ex-mulher do economista, Olívia Santana, diz que os últimos dias têm sido de sofrimento tanto para ela quanto para as duas filhas que teve com Márcio, de 9 e 13 anos.

 

"Para a gente tem sido um pesadelo. O sentimento é de incredulidade, de revolta, pelo que aconteceu com ele. As pessoas que eram para estar na rua fazendo a nossa segurança atentaram contra a vida dele. A sensação é de insegurança, de muita dor, porque ele foi tirado da gente de forma cruel, violenta. E, para as meninas, principalmente, tem sido muito difícil a falta do pai. A pequena me pergunta todo dia: 'Mãe, porque fizeram isso com meu pai'".

Salvador

20 de Out // | Salvador

As secretarias estadual e municipal da Saúde divergem quanto ao número de casos, mas indicam que os mesmos sintomas têm afetado moradores de Salvador e Região Metropolitana (RMS). Há notificações de manchas vermelhas na pele – em alguns casos, com lesões e prurido – e coceira. De acordo com a Secretaria Municipal de Salvador (SMS), o número de casos chega a 32 apenas na capital baiana.

 

Por sua vez, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informa um número consideravelmente menor. Foram notificados 17 casos não só em Salvador, mas também no município de Lauro de Freitas na região metropolitana. Além dos sintomas, coincide também a região de maior prevalência, o bairro de Patamares, especificamente no Condomínio Greenville.

 

A subcoordenadora da vigilância epidemiológica da SMS, Cristiane Cardoso, afirmou que a principal hipótese investigada é a relação com algum inseto. Dois fatores corroboram com essa possibilidade: a região e a aparência das lesões. "Há uma coincidência de apresentar aspecto de picada, como se fosse algum inseto. Claro que algumas pessoas estão desenvolvendo um quadro diferenciado", explicou ela segundo o Bahia Notícias.

Salvador

17 de Out // G1 | Salvador

O inquérito policial que apurou o assassinato de Romualdo Rosário da Costa, conhecido como Moa do Katendê, foi concluído pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e encaminhado ao Ministério Público do Estado (MP-BA), na segunda-feira (15). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Crime aconteceu no início deste mês.

 

Conforme a SSP-BA, o inquérito concluiu que o crime, ocorrido na madrugada de 8 de outubro, foi motivado por uma discussão político-partidária entre Moa e Paulo Sérgio Ferreira de Santana, de 36 anos, que está preso. Moa, conforme apontam as investigações, disse a Paulo Sérgio que era contra o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL).

 

Além do depoimento de Paulo Sérgio Ferreira, que continua preso, o dono do bar onde aconteceu o crime, entre outras testemunhas, confirmaram que posições políticas adversas iniciaram a discussão. As investigações apontam ainda que, após Moa ter dito que votou em Fernando Haddad (PT), Paulo pagou a conta no bar, foi até a casa onde morava, voltou ao estabelecimento e atacou o mestre de capoeira com 12 facadas pelas costas.

Salvador

17 de Out // G1 | Salvador

Nove dias após sete detentos fugirem do Presídio Salvador, no Complexo da Mata Escura, mais uma fuga foi registrada na unidade, na madrugada desta quarta-feira (17). De acordo com um agente penitenciário que não quis se identificar, quatro detentos fugiram por volta das 4h. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) confirmou que houve a fuga, mas não informou quantos presos escaparam.

 

A identidade dos presos também não foi revelada. Ainda de acordo com o agente penitenciário, por volta das 4h, tiros disparados por policiais militares do lado de fora do presídio foram ouvidos. Ao chegarem próximo ao local, os agentes localizaram uma corda que teria sido utilizada pelos presos para fugir. Outros três detentos fugiram no dia 19 de setembro deste ano.

 

Os presos foram identificados como Cleber dos Santos Freire, Gutemberg Santana de Oliveira e Tiago Silva Sampaio. Segundo a Seap, o meio utlizado para esta fuga ainda é apurado. Ainda segundo o órgão, Cleber estava preso na unidade desde 12 de junho deste ano, por sequestro; Gutemberg estava preso desde 4 de julho de 2018, por homicídio; e Tiago estava custodiado desde 21 de junho de 2017, por posse de arma de calibre restrito.

Salvador

16 de Out // Foto: Reprodução / Correio | Salvador

Mulher do ex-deputado federal Eduardo Cunha (MDB), que está preso, a jornalista Cláudia Cruz foi recebida aos gritos de “golpista” e “esposa de golpista” na segunda-feira (15), quando passeava pelo Farol da Barra. Ofendida, Cláudia pediu ajuda a policiais militares que estavam no local. Eles a encaminharam junto com a agressora, de identidade não revelada, à 14ª Delegacia (Barra), na Rua César Zama.

 

De acordo com a delegada Carmen Dolores, a ocorrência foi registrada em forma de Termo Circunstanciado (TCO), utilizado para crimes de menor potencial ofensivo, às 15h de ontem, quando as duas chegaram à delegacia. Os ataques ocorreram meia hora antes. Ainda segundo a delegada, Cláudia Cruz estava acompanhada da mãe, Neide Cordeiro Cruz.

 

Cláudia Cruz foi condenada pelo crime de evasão de divisas em processo da Operação Lava Jato, em julho deste ano, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. A ex-apresentadora da TV Globo recebeu a pena de dois anos e seis meses. Segundo decidiu a 8ª turma do Tribunal Regional, Cláudia cometeu o crime no momento em que manteve em contas no exterior dinheiro não declarado segundo informações do Correio.

Salvador

14 de Out // G1 | Salvador

Familiares e amigos participaram da missa de sétimo dia do mestre de capoeira Romualdo Rosário da Costa, conhecido como Moa do Katendê, de 63 anos, na Igreja de Nossa Senhora do Rosários dos Pretos, no Pelourinho, em Salvador, no sábado (13). O mestre de capoeira morreu após ser esfaqueado na madrugada de segunda-feira (8), na Avenida Vasco da Gama, região do Dique do Tororó, em Salvador.

 

O primo dele, de 51 anos, também foi ferido no ataque. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o crime ocorreu depois de uma discussão política sobre a disputa das eleições presidenciais. A vítima teria discordado da posição do suspeito, que disse ser eleitor do candidato Jair Bolsonaro (PSL), e foi esfaqueada ao revelar que vota no PT.

 

Paulo Sérgio Ferreira de Santana, de 36 anos, suspeito de matar o meste de capoeira teve a prisão preventiva decretada na última terça-feira (9), após audiencia de custódia. Desde quarta-feira (10), ele está no Complexo Penitenciário da Mata Escura, onde aguarda o julgamento. Ele cumpre prisão preventiva. Sob muita comoção e em meio a várias homenagens, Moa foi enterrado às 17h da última segunda-feira, no Cemitério Quinta dos Lázaros.





Classificados


Enquete



Mais Lidas