Notícias

UPA 24h: Já tem mais de seis anos obra que seria entregue em seis meses

Há mais de seis anos quando começou as obras, a UPA - Unidade de Pronto Atendimento 24hs do município de Santo Antônio de Jesus está parada. Orçada no valor de R$: 2 milhões, com prazo para entrega dentro de seis meses, a construção foi iniciada em 2010 e segue até hoje sem uma definição. Localizada as margens da BA-046, a UPA foi projetada para operar em um terreno que antes funcionava um campo de futebol localizado na URBIS III. O funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento é um anseio da população que depende do serviço e já passou pelas gestões dos ex-prefeitos Euvaldo Rosa e Humberto Leite que prometeram colocar em funcionamento e não cumpriram.

 

A construção da unidade tem como objetivo melhorar o atendimento na saúde pública desafogando assim o Hospital Regional que atende não só a população de Santo Antônio de Jesus como de outras cidades circunvizinhas. A UPA é um conceito novo de unidade de saúde, intermediário entre o posto convencional e o hospital. A equipe é multiprofissional, que conta com enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, pediatra e clínico geral. A Unidade de Pronto-Atendimento funcionara em horário integral, como serviço pré-hospitalar, específico para pequenas e médias urgências e emergências.

Equipamentos continuam encaixotados e correm risco de se perder pela falta de uso

A UPA 24 horas também é preparada para atender pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital de referência. No ano passado, o secretário de Saúde do Estado afirmou em entrevista que a UPA é uma obrigação do prefeito. “O prefeito recebeu recursos federais para construir equipar e receberá recursos para custear. Então é obrigação do prefeito entregar essa UPA que já deveria estar pronta”, ressalta. Ainda segundo o secretário, era necessário maior cobrança dos vereadores e da população no andamento das obras da unidade.

Parte interna da UPA mesmo antes de inaugurar já precisa de uma reforma

Rogério que tem o governador Rui Costa ao seu lado, que tem maioria da Câmara de Vereadores e tem uma vontade muito grande de trabalhar por Santo Antônio de Jesus, tem tudo para colocar a UPA em funcionamento. Como Rogério esta no início de seu mandato, só nos resta aguardar.


Categorias

Santo Antônio de Jesus




Classificados


Enquete



Mais Lidas