Notícias

Núcleo de atendimento à mulher será implantado pela Defensoria Pública

A Defensoria Pública da Bahia, a Polícia Civil, o Conselho Municipal da Mulher e universidades estadual e privada em Santo Antônio de Jesus, discutiram a criação de um núcleo de Atendimento à Mulher no recôncavo baiano. A questão foi discutida na última semana. Como não há previsão de instalação em curto prazo de tempo de uma Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) na cidade, a proposta é proporcionar um atendimento mais adequado as cidadãs especialmente em casos de violência doméstica.

 

O Núcleo deverá ser instalado nas dependências físicas da Delegacia de Santo Antônio de Jesus e trará também atuação da Defensoria Pública, com um amparo integral: assistência jurídica gratuita e atendimento psicossocial. Está agendada para o dia 16 de março uma nova reunião para finalização e posterior implantação do projeto.

De acordo com o defensor público Lucas Ressurreição, que atua na comarca do município, trata-se de um momento histórico na assistência a mulheres vítimas de violência em Santo Antônio de Jesus, visto que humaniza o atendimento realizado no âmbito policial à mulher, vulnerável diante da situação de violência, e tem por base uma atuação interinstitucional e multidisciplinar que vai além do mero registro formal da ocorrência e posterior ingresso de medida protetiva e/ou ação penal.

 

Ainda serão desenvolvidas atividades como inserção da mulher no mercado de trabalho, ações sobre vagas em creches e educação em direitos. Todas as pessoas do Núcleo responsáveis pelo atendimento à mulher receberão curso de formação e capacitação. Para o defensor público, a criação dessa unidade fortalece a atuação já desenvolvida pela DP-BA, feita pela equipe psicossocial, ao integrá-la com outras instituições a favor dessas cidadãs vítimas de Violência Doméstica.


Categorias

Santo Antônio de Jesus




Classificados


Enquete



Mais Lidas