Notícias

Sesab lança estratégia para reduzir mortes de recém-nascidos

A Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab) lança nesta segunda-feira (17), a “Estratégia QualiNEO”, para reduzir a mortalidade de bebês recém-nascidos (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção dos profissionais. O programa foi instituído pelo Ministério da Saúde. A Bahia tem a segunda maior taxa de mortalidade de recém-nascidos.
 
O lançamento acontecerá na Maternidade de Referência Professor José Maria Magalhães Neto, quando será assinado o Termo de Adesão e Compromisso entre Secretarias de Saúde da Bahia e do Município de Salvador e as Maternidades do Hospital Geral Roberto Santos, Maternidade Professor José Maria de Magalhães Neto e Climério de Oliveira.

 

Os estados da Bahia, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe apresentam níveis altos de mortalidade neonatal. Os critérios para a seleção foram a existência de Centro de Referência no Método Canguru, Hospital de Ensino ou maternidade que concentram o maior número de óbitos neonatais absolutos do estado. Durante três dias a partir de hoje (17), 40 profissionais ligados a maternidades de Salvador selecionadas participarão de oficinas de qualificação.

 

As principais ações são a qualificação e habilitação de leitos neonatais, Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru, Bancos de Leite Humano (BLH), Prevenção de Infecção, Reanimação Neonatal, Transporte Neonatal e alta hospitalar segura.


Categorias

Bahia




Classificados


Enquete



Mais Lidas