Notícias

Filhote de baleia que encalhou em Porto Seguro é nono deste ano

Chegou a nove o número de baleias jubarte mortas na Bahia este ano. Somente no sul do estado, sete encalharam no período de um mês. A última foi encontrada ontem, na praia de Barra Velha, Porto Seguro. O animal foi visto por moradores na manhã de sexta-feira e o projeto Baleia Jubarte, que protege baleias na região, confirmou a morte.

 

O filhote de jubarte, com cerca de quatro metros. O animal encontrado em Porto Seguro apresentava escoriações e hematomas na região da cauda, mas as causas da morte ainda são desconhecidas.

 

De acordo com o Instituto Baleia Jubarte, os encalhes de baleia desta espécie são comuns no litoral brasileiro neste período, já que elas costumam migrar das Ilhas Geórgia do Sul para o litoral da Bahia em busca de águas quentes para reprodução. Isso se dá normalmente entre julho e outubro. Em todo o litoral do país, 22 baleias já morreram esse ano.

“É comum termos um número de encalhes elevado no mês de julho porque é o período que os animais estão chegando no Brasil após um longo período de migração, cerca de 5 mil Km. Isso significa que os animais mais fracos ou doentes não resistem a tanto esforço”, afirma Adriana Colosio, pesquisadora do Programa de Resgate do Instituto Baleia Jubarte. Correio24 horas


Categorias

Notícias




Classificados


Enquete



Mais Lidas