Notícias

Baleia jubarte é encontrada em estado de decomposição na ilha de Itaparica

Uma baleia jubarte foi encontrada morta na praia da ilha de Itaparica, região metropolitana de Salvador, em estado de decomposição. O animal foi encontrado na tarde de quinta-feira (7), à beira da praia do Condomínio Arauá, com uma rede de pesca enrolada no corpo. Caçar baleias é proibido desde 1985.

 

Antigamente era comum caçar esse animal para extrair o óleo. Mais de 30 jubartes já foram encontradas mortas no litoral da Bahia em 2017. Não há mais informações sobre a retirada do animal da praia. Conforme informações de especialistas, as baleias migram para o litoral baiano todos os anos para acasalar e dar à luz filhotes.

 

A temporada de reprodução ocorre entre os meses de julho e outubro. Os animais são atraídos para a região por conta das águas quentes, apesar da época do ano. As aparições são mais comuns no sul do estado. Nessas regiões, é normal encontrar empresas de turismo especializadas no passeio de barco para observação de baleias. Durante os passeios, é possível ver como os mamíferos se comportam segundo informações do G1.

 

Especialistas dizem que, embora sejam enormes, as baleias têm um excelente senso de localização e, dificilmente, se aproximam dos barcos porque conseguem perceber a presença da embarcação à distância.


Categorias

Recôncavo




Classificados


Enquete



Mais Lidas