Notícias

Santo Antônio de Jesus: UFRB inaugura Pavilhão de Laboratórios do Centro de Ciências da Saúde

Com mais de três mil m2 de área construída, o novo prédio abrigará 32 laboratórios e salas administrativas que darão suporte aos cursos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS), Enfermagem, Medicina, Nutrição e Psicologia. A cerimônia de inauguração aconteceu na manhã da última sexta-feira (20).

 

O reitor Silvio Soglia fez o descerramento da placa e da fita de inauguração do novo Pavilhão de Laboratórios, ao lado da vice-reitora Georgina Gonçalves, da diretora do CCS, Flávia Henrique, da vice-diretora, Vânia Alves, da gerente Técnica Administrativa, Jormara Souza, do chefe do Núcleo de Gestão Técnico Específico, Linsmar Veiga, e do secretário Clóvis Ezequiel.

 

Flávia Henrique falou da alegria e satisfação da comunidade do CCS com o novo equipamento. “O conjunto de laboratórios agregado aqui potencializa nossa capacidade de formar trabalhadores e trabalhadoras para formar o sistema de saúde local, regional e nacional. Um prédio de laboratórios didáticos, atendendo a necessidades dos nossos cursos, favorece possibilidades de integração, voltadas a uma melhor experiência de ensino-aprendizagem”, destacou.

 

“Para nós, em contexto tão adverso, infraestrutura representa, também, a afirmação do projeto político desta universidade – que se faz cotidianamente para ser inclusiva, diversa, democrática e indutora do desenvolvimento loco-regional”, completou a diretora, em referência ao atual momento de cortes e contigenciamento nas universidades.


Em seu discurso, o reitor também enfatizou a necessidade de aproveitar a oportunidade para reafirmar o papel da universidade pública e de qualidade. “Aqui se faz, acima de tudo, o processo de construção de um país que quer crescer pela educação, pela cultura, pela ciência.


E esse prédio vai ajudar nesse sentido. Os nossos servidores e estudantes serão desafiados a assumir o compromisso de fazer desse lugar um grande instrumento de crescimento de nossa instituição”, disse Soglia. Novo Pavilhão – Com a inauguração da nova unidade, o CCS passará de 18 para 32 laboratórios, nas áreas de Biociências, Anatomia Humana, Enfermagem, Tecnologia de Alimentos, dentre outros.


Os laboratórios estão equipados com modelos de simulação realística de última geração, que se assemelham a seres humanos e respondem a procedimentos médicos, proporcionando aos estudantes excelência nas práticas dos cursos. Foram investimentos mais de 4 milhões de reais em infraestrutura laboratorial.


Neste pavilhão, também funcionará o Núcleo de Gestão Técnico Específico (NUGTESP) do Centro de Ensino, onde estão lotados 24 técnicos administrativos especializados, que atuam como mediadores da construção do conhecimento junto aos estudantes dos cursos da área de saúde desde o início de sua formação. O chefe do NUGTESP, Linsmar Veiga, agradeceu a sua equipe pelo empenho em garantir a estrutura que foi montada e desejou a todos a realização de excelentes trabalhos.


Categorias

Recôncavo




Classificados


Enquete



Mais Lidas