Notícias

Prefeito Júlio Pinheiro faz balanço dos dez meses de governo em Amargosa

Em entrevista ao Portal Infosaj/TV Recôncavo, o prefeito do município de Amargosa, Júlio Pinheiro (PT) fez uma breve avaliação dos primeiros dez meses no comando da Prefeitura Municipal, destacando os avanços e desafios enfrentados, da crise política e financeira que o país enfrenta e cujos reflexos têm penalizados os municípios de pequeno e médio porte. Mesmo com a crise, Amargosa que está localizada no Vale do Jiquiriçá, tem se saído muito bem e conseguido superar os obstáculos. Durante entrevista, o gestor falou sobre a melhoria feita no hospital municipal, em especial, do centro cirúrgico fechado há mais de quatro anos, geração de emprego e renda, agricultura familiar, apoio ao homem do campo, pagamento do funcionalismo em dia, recuperação da BA-026 dentre outros assuntos.


Hospital Municipal – “Já estamos em uma outra situação, isso foi resolvido com menos de seis meses de gestão. Um problema que se arrastou por quase quatro anos nós conseguimos dar conta em menos de seis meses. O centro cirúrgico de Amargosa foi reaberto, já está fazendo cirurgia, já estamos chegando a um período de maio até hoje com cerca de 200 cirurgias feita em nosso hospital de médio porte e outras tantas de pequeno porte. O centro cirúrgico também já está fazendo parto cesáreo, o que há muito tempo não se fazia em Amargosa. Damos conta desse primeiro desafio, compromisso assumido, compromisso honrado com a população de Amargosa com a abertura do centro cirúrgico. No mês de abril, nós implantamos o serviço de parto normal em Amargosa e de lá pra cá, são quase 300 novos partos no nosso município”, disse.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O PREFEITO DE AMARGOSA JÚLIO PINHEIRO

Emprego e renda – “A gente sabia das dificuldades que o povo de Amargosa estava passando e daí assumir esse compromisso com a nossa população de colocar emprego, renda e desenvolvimento econômico como prioridade para a gestão municipal, e é isso que nós temos feito, com apoio do governador Rui Costa que tem sido um grande parceiro de Amargosa. Nós conseguimos reabrir o frigorífico que gerou ai cerca de 130 empregos direitos já nesses primeiros meses de nossa gestão. Estamos também em faze final para implantação de uma fábrica de calçados, toda parte que cabia a prefeitura de Amargosa, toda parte que cabia ao governo do Estado, já foi feito há muito tempo, já entregamos os galpões reformados com investimento da prefeitura e governo do Estado. Em breve, a fábrica Ferracini estará iniciando o recrutamento de funcionários”, disse.

Agricultura familiar – “Estamos investindo pesado na agricultura familiar, e a partir daí, a coisa tem ajudado o dinheiro a circular na cidade. Só para se ter uma ideia, Amargosa hoje compra quase 50% da merenda escolar da agricultura familiar, ou seja, do pequeno agricultor rural, aquele que precisa do apoio da prefeitura para produzir mais. Estamos dando assistência técnica, estamos ajudando com a distribuição de mudas, só agora com o cacau foram cerca de 50 mil mudas além da de mandioca também. Como falei, já chegamos a cerca de 50% da alimentação escolar sendo adquirida diretamente do produtor rural, é bom que oferecemos uma merenda de mais qualidade para os nossos alunos, mais também ajuda a fomentar a economia local, sendo que esse dinheiro circula aqui, tem muito mais coisa vindo por ai para melhorar a economia do município”, disse.


Pagamento do funcionalismo público – “Em Amargosa, nós vivemos uma outra realidade já que tomamos cuidados e precações desde o início da gestão. Tomei algumas medidas duras e difíceis no primeiro momento, a população de Amargosa acompanhou e entendeu que era necessário e hoje felizmente a gente não só está horando os compromissos com o nosso funcionalismo sem precisar demitir, sem precisar atrasar salário, sem precisar parcelar salário, sem atrasar os fornecedores e também com dinheiro em caixa para fazer um certo investimento por conta do cuidado e do planejamento que nós fizemos com a capacidade de gestão da equipe. Eu acompanhei tudo de perto, fiscalizava cada compra, olhava cada pedido de aquisição e cada pagamento para justamente hoje não está passando pelas dificuldades que outros colegas prefeitos passam por ai a fora”, disse.


Recuperação da BA-026 – “O governador Rui Costa, a nosso pedido, assumiu o compromisso de fazer mesmo sem o recurso do empréstimo no Banco do Brasil, fazer com recursos próprios essa obra de Amargosa à Santo Antônio de Jesus. Demora um pouco porque está fazendo um projeto muito bem feito, que não só é no trabalho de mencionar o volume de asfalto. Essa estrada nunca teve um tratamento devido como precisa, por isso que vira e meche, é tapa buraco e paliativos. Agora felizmente nós iremos ter uma obra a altura da região e de Amargosa, será uma obra a altura do que essa estrada merece. Irá ser feito um trabalho de base, super base como precisa ser feito, vai ser feito um trabalho de escoamento de água, drenagem e um pavimento ‘CBUQ’ que é um asfalto de melhor qualidade, é um asfalto que se coloca em BR. O governador está preocupado com uma obra de qualidade”, disse.


Categorias

Vale do Jiquiriçá




Classificados


Enquete



Mais Lidas