Notícias

Descaso: Apesar das chuvas no sul, o Velho Chico exibe a sua agonia

Se chove forte em Minas e no sudoeste baiano, por que a Barragem de Sobradinho ainda dá baixíssimos sinais de recuperação, ainda com 4% da sua capacidade de 34 bilhões de metros cúbicos de água?

 

Segundo o senador Otto Alencar (PSD), que acompanha de perto o drama do Rio São Francisco, as sucessivas agressões ao rio formaram bancos de areia, os chamados deltas artificiais, que também formam lagoas enormes.

 

— De Carinhanha a Sobradinho tem mais de 30. A água se espalha, o que facilita a evaporação. É mais um complicador na vida do Velho Chico, que morre a olho nú.

 

Otto diz que os estados nordestinos estão se unindo para formar implantar o PAC da Bacia do São Francisco.

 

— Os únicos estados do Nordeste que não usufruem diretamente do São Francisco são Piauí e Maranhão. E os demais sabem que sem o rio não há progresso possível.

 

Ou seja, a uma convicção generalizada de que se a seca demorasse mais um pouquinho, o Velho Chico ficaria como a grande maioria dos seus afluentes, um longo estirão de areia lavada com algumas poças aqui e acolá,

Noutras palavras, morto.

Sobradinho no mínimo – Sobradinho está hoje com uma vazão de 550 metros cúbicos por segundo, menos da metade dos 1.300 normais, e a pior marca nos 37 anos de existência da barragem. Vai ficar nesse patamar até abril, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA).

Otto espera as defesas de Robério, Cláudia e Agnelo  – E por falar em Otto, ele estava fora de combate após submeter-se a uma cirurgia na mão para sanar uma Síndrome Túnel do Carpo.

Foi no meio desse turbilhão que estourou o afastamento dos prefeitos Robério Oliveira, de Eunápolis, Cláudia Oliveira, de Porto Seguro e Agnelo Santos, do PSD, todos amigos do senador:

— São meus amigos e foi doloroso. Conversei com os três e todos me garantem que possuem elementos suficiente para provar que as acusações não são bem como estão dizendo. Deixa eles se defenderem. Por Levi Vasconcelos


Categorias

Notícias




Classificados


Enquete



Mais Lidas