Notícias

Hemoba celebra Dia Nacional do Doador de Sangue neste sábado (25)

O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado em todo o país no dia 25 de novembro. Em Salvador, as comemorações, promovidas pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), acontecem no hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), das 7h30 às 18h30, e nas unidades móveis de coleta (Hemóveis), que atendem das 8h às 17h no Shopping da Bahia e na Faculdade Social da Bahia (FSBA).

 

A Semana Nacional do Doador de Sangue chegou ao quarto dia de atividades em todas as unidades da Hemoba. Na capital, cerca de 1.200 soteropolitanos já passaram pelas unidades da Hemoba, o que resultou em 886 bolsas de sangue coletadas e mais de 160 cadastros de Medula Óssea.

 

Embora seja grande a movimentação às vésperas do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, a diretora de Hemoterapia da Fundação, Iraildes Santana, informa que a intenção é ampliar o número de doadores fidelizados também em outras épocas do ano. 

A expectativa da Fundação é estimular a prática da doação voluntária e regular de sangue. O objetivo da campanha deste ano é aumentar o número de doadores fidelizados – aqueles que realizam mais de uma doação ao ano. Apenas 1,4% dos baianos doam sangue, percentual abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a OMS, o ideal é que de 3% a 5% da população doe regularmente.

 

Programação

 

Para homenagear os doadores voluntários, a Hemoba preparou diversas atividades lúdicas, incluindo serviços de beleza e bem estar, oficinas de artesanato, além de apresentações musicais e outras surpresas.

 

As unidades móveis atendem os candidatos à doação de sangue no Shopping da Bahia e na Faculdade Social da Bahia (ISBA), até amanhã (sábado), das 8h às 17h. No Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro, os voluntários que realizarem doação de sangue nas unidades móveis (Hemóveis) terão uma saborosa surpresa da Domino's Pizza na etapa final da doação.

 

Algumas unidades da Hemoba abrirão com horários especiais neste sábado (25). Na capital, o hemocentro coordenador funciona em horário estendido, das 7h30 às 18h30.

 

Sobre a doação de sangue

 

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.


Categorias

Notícias




Classificados


Enquete



Mais Lidas