Notícias

Clarão no céu visto na Bahia foi causado por meteoro, dizem astrônomos amadores

O astrônomo amador Fernando Munaretto atribuiu o clarão visto em Salvador, região metropolitana e algumas cidades no interior a um provável meteoro. O estudioso afirma que o corpo que cruzou a atmosfera fez uma trajetória de oeste para leste sobre o mar, apresentando uma coloração laranja no final de sua passagem.

 

“O que dá a coloração é a composição química do corpo”, afirmou Fernando Munaretto, citando que o objeto pode ser rochoso, metálico ou ainda ter outras características segundo informações do G1. Munaretto mencionou ainda relatos do litoral sul da Bahia sobre o avistamento do meteoro, o que indica um “raio bastante amplo”.

 

O astrônomo amador Alexsandro Mota, morador de Conceição do Coité, cidade que fica a cerca de 200 Km de Salvador, registrou o clarão com sua câmera. Ele contou que faz parte de um grupo de astrônomos amadores que deixam câmeras apontadas para cima, durante a noite. Na última terça, ele conseguiu captar o fenômeno. "É muito difícil a gente conseguir gravar um fenômeno desses. Foi uma atividade de grande porte", disse Alexsandro.

 

A comunidade de observação de meteoros Bramon (do inglês, Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) também aposta em um meteoro, e cita Sergipe também como um dos pontos de observação do fenômeno.

 

“O meteoro, que foi visto em Salvador, toda a costa leste além de Sergipe, entrou na atmosfera terrestre às 22:27:52, horário local no sentido nordeste para sudeste e explodiu sobre o Oceano Atlântico, a cerca de 83Km da Praia de Garajuba e aproximadamente 29 Km de altitude. As informações foram coletadas e analisadas por uma equipe da BRAMON nessa noite entre 20 e 21 de fevereiro”, analisou o astrônomo amador.

 

Nenhum órgão oficial ainda se pronunciou sobre o caso. O astrônomo disse que os moradores não devem temer o fenômeno. “A chance de cair um corpo na terra com proporções catastróficas é pequena", avalia. A moradora do bairro de Tancredo Neves, em Salvador, de prenome Gleice, diz que o marido dela também conseguiu ver o clarão no céu.

 

"Ele me chamou e me mostrou gravações no celular. Ele ficou preocupado e disse que muitas pessoas que estavam na praça correram", conta. Morador de Alagoinhas, Edmilson Oliveira contou que testemunhou o clarão. "Vi esse clarão no céu. Fiquei muito preocupado", disse.

 

Pelas redes sociais, muitas pessoas relataram ter visto o fenômeno. "Alguém por acaso viu agora, no extao momento, um clarão forte no céu?", questionou internauta em uma rede social. "Acabei de ver um meteorito cair, CELOKO, ficou tudo clarão!, comentou outro.


Categorias

Bahia




Classificados


Enquete



Mais Lidas