Notícias

Janela Partidária: Um quarto dos deputados federais mudou de partido no atual mandato

Desde o início do atual mandato na Câmara, em 2015, um quarto dos 513 deputados federais já trocou de partido segundo informações do G1. No total, 135 parlamentares mudaram de legenda 189 vezes. O número total de trocas ainda deve aumentar até o próximo mês, quando será fechado o período de 30 dias da chamada janela partidária.

 

Nesse prazo, os deputados podem trocar de sigla sem ficarem sujeitos a perder o mandato por infidelidade. Um levantamento do G1 elaborado a partir de dados da Câmara aponta que, no meio do troca-troca, 34 parlamentares migraram mais de uma vez de partido. Quem mais se movimentou foi o deputado Adalberto Cavalcanti.

 

Ele já mudou quatro vezes de partido em dois anos. Cavalcanti saiu do PTB para o PMB, depois seguiu viagem para o PTdoB antes de retornar para o PTB e ir novamente para o PTdoB, atual Avante. Somente no primeiro dia da janela, na quinta (8), pelo menos 15 deputados trocaram de partido. Durante este primeiro dia, por exemplo, com a posse do prefeito ACM Neto na presidência nacional do DEM, o partido ganhou quatro deputados federais.

 

São eles: Laura Carneiro (MDB-RJ), Heráclito Fortes (PSB-PI), João Paulo Kleinübing (PSD-SC) e Sergio Zveiter (MDB-RJ). A tendência, porém, é que a maior parte dos parlamentares aguarde até os últimos momentos da janela para tomar uma decisão. Desde 2015 está em vigor a possibilidade de janela partidária, que acontece nos 30 dias que antecedem o último dia de prazo para a filiação partidária (seis meses antes da eleição). Na última abertura, em 2016, cerca de 90 deputados decidiram mudar de legenda.


Categorias

Política




Classificados


Enquete



Mais Lidas