Notícias

Mesa Diretora da Câmara tem novos membros após eleição suplementar; Veja!

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, realizada na tarde desta terça-feira (05), os vereadores Pedro Lopes (PSD), Altemir Dias (Podemos e Gerson Pereira (PHS), anunciaram na sessão, as suas renúncias os cargos ocupados na Mesa Diretora do Legislativo Municipal. Os vereadores discordam da administração que vem sendo realizada pelo presidente da Câmara, Vereador Antônio Neto (PSB). Essa é a primeira vez, em toda a história da Câmara, que acontece uma renúncia no Legislativo.

O vereador Pedro ocupava a vice-presidência, o vereador Altemir ocupava o cargo de primeiro secretário e Gerson o cargo de segundo secretário. A decisão já era esperada, sendo que nos bastidores políticos a notícia corria atoa neste último final de semana. O argumento dos vereadores sobre a decisão de hoje foi motivado pela falta de diálogo do presidente da Câmara com os colegas que fazem parte da Mesa e da denúncia de gastos da empresa que vem realizando a reforma da nova Câmara de Vereadores que tem um custo de R$: 1 milhão de reais, dinheiro este com recursos próprios do Legislativo Municipal.

VEJA COMO FOI A ELEIÇÃO SUPLEMENTAR DA CÂMARA

A carta de renúncia foi lida no grande expediente pelo vereador Altemir que justificou o abandono do cargo. “É uma insatisfação de nós mesmos da mesa que por um ano e cinco meses só serviu como simples fantoches e como pessoas que não tem nada a ver. Não é questão pessoal a Tom, mas sim ao presidente da Câmara. Gastar o dinheiro público com manutenção de piscina, isso é um absurdo”, disse o vereador Altemir ao usar a Tribuna da Câmara. Já o vereador Pedro de Teca contou que por vezes ele e seus colegas foram destratados no ambiente.

Nova Mesa Diretora da Câmara após eleição suplementar nesta terça (05)

“Eu, o vereador Altemir e o Irmão Gerson chegávamos nessa casa, dávamos um bom dia e malmente éramos respondidos. Volto para o cargo de vereador e vou apresentar ao povo de Santo Antônio de Jesus um documento que prova que em momento nenhum a Mesa Diretora executou o pagamento relacionado a construção da sede”, disse o vereador Pedro ao usar a Tribuna da Câmara. A renúncia foi aceita pelo presidente da Câmara que de imediato acatou a decisão dos vereadores e convocou uma nova votação que aconteceu após cerca de meia hora para escolha dos novos vereadores para ocupar os cargos vagos. Vale lembrar, que a sugestão da nova eleição suplementar partiu do vereador Délcio Mascarenhas (PP) que já foi presidente da Câmara por diversas vezes e está na vida pública há mais de trina anos. É bem entendido quando o assunto é Lei Orgânica do Município e Regimento Interno.

“Estava escutando a leitura da justificação da renúncia dos meus colegas vereadores e consultei o Regimento Interno da Câmara em seu artigo 29 que diz que a renúncia pelo vereador ao cargo que ocupa na Mesa será feita mediante justificação esclarecida e apresentada em plenário, esse procedimento foi feito. Logo no seu artigo 31, ele diz que para preenchimento do cargo na Mesa haverá eleição suplementares na primeira sessão ordinária seguinte aquela no qual verifica a vaga observando o disposto do artigo 21 e 24 do regimento. Como não realizamos sessões diárias e só semanais, eu solicito ao presidente que suspenda essa sessão e abra outra imediatamente, após 15’ minutos, até que elabore uma chapa para realizar eleição suplementar para restabelecer a nova Mesa diretora da Câmara”, disse Délcio na questão de ordem.

Mesa Diretora composta em janeiro de 2017 após votação

Quem não concordou com o vereador Délcio foi o veerador Francisco Damasceno (DEM) que disse não ser o momento para fazer uma eleição. “Na história de Santo Antônio de Jesus nunca aconteceu um fato desta natureza, Délcio falou ali em regimento interno, mais só é quebrado de acordo com a maioria, é para tirar conflitos, é feito quando há dúvidas, não vejo momento de antecipação para uma eleição”, pontuou. A composição da nova Mesa Diretora: Presidente da Câmara: vereador Antônio Neto; Vice-presidente: vereador Cristiano Sena; 1º secretário: Délcio Mascarenhas; 2º secretário: Carlos Ramos.


Categorias

Santo Antônio de Jesus




Classificados


Enquete



Mais Lidas