Notícias

Filhote de baleia jubarte com quatro metros é achado morto na praia de Saquaíra, em Maraú

Um filhote de baleia jubarte foi achado morto na praia de Saquaíra, em Maraú, município que fica localizado no Baixo Sul da Bahia, nesta última segunda-feira (6). De acordo com o projeto A-Mar, ONG que trabalha na conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos, o animal é um macho e media entre 3 a 4 metros de comprimento.

 

Especialistas do proheto acreditam que ele deve ter se perdido da mãe, já que o período de amamentação dura 2 anos, tempo que o animal leva para se adaptar. A prefeitura do município foi acionada para tirar o animal do local. A temporada de observação das baleias na Bahia ocorre entre os meses de julho e novembro.

 

Cerca de 20 mil jubartes devem passar pelo litoral baiano no período. Os animais podem chegar a 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas segundo o G1. As baleias são animais migratórios e estabelecem lugares diferentes para alimentação e reprodução. Entre julho e novembro, elas saem da região da Antártida, que passa por um inverno rigoroso, e migram para águas tropicais, que são mais quentes, para poderem se reproduzir.

 

Desde maio alguns animais já começaram a chegar no estado. O maior berço reprodutivo do Atlântico Sul é na região de Abrolhos - que vai do extremo sul da Bahia ao norte do Espírito Santo. Dóceis, as baleias atraem milhares de turistas para regiões costeiras da Bahia, como Praia do Forte, Morro de São Paulo, Itacaré, Caravelas e Salvador.


Categorias

Baixo Sul




Classificados


Enquete



Mais Lidas