Notícias

Fundação Hemoba inaugura unidade de coleta de sangue no SAC Cajazeiras em Salvador

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) inaugurou nesta segunda-feira (22) uma unidade de coleta de sangue no SAC Cajazeiras. "A ideia é que para praticar esse ato de solidariedade, as pessoas não precisem se deslocar para uma unidade de saúde.
 
Por isso, focamos na aquisição de unidades móveis e na implantação em postos do SAC", afirmou o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, presente na cerimônia. No Brasil, apenas 1,7% da população doa sangue, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 3% a 5%. De acordo com o diretor-geral da Hemoba, Marinho Marques, o posto tem capacidade de coletar até 120 bolsas diárias.
 
"E as próximas unidades da Rede SAC em estudo para dispor do serviço estão localizadas nos municípios de Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana". Para atender à demanda da Bahia, seria ideal o armazenamento de 450 mil bolsas de sangue por ano, mas, segundo a Hemoba, apenas 104 mil foram coletadas em 2015. Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde.

Candidatos à doação com idade entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal. Não é recomendada a doação para o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, ou mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
 

Categorias

Saúde




Classificados


Enquete



Mais Lidas