A terceira edição do Encontro das Cidades Criativas da Unesco (Ecriativa), será realizada em Salvador. A vitória da capital baiana foi anunciada nessa quinta-feira (28), durante o evento deste ano, que aconteceu em Florianópolis, em Santa Catarina.

“Salvador é uma cidade reconhecida internacionalmente pelo seu potencial criativo e temos trabalhado muito para fomentar o desenvolvimento de novos projetos e a estruturação da economia criativa na cidade. Essa conquista revela todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura, através do eixo Cidade Criativa, do programa Salvador 360”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sérgio Guanabara.

Na edição deste ano, o encontro reuniu os representantes das oito cidades brasileiras que possuem o selo concedido pela Organização — Belém e Paraty (gastronômico), Brasília e Curitiba (design), João Pessoa (artesanato) e Santos (Cinema), além de Salvador (música) e Florianópolis.

O evento visa promover a conexão entre as cidades que têm a criatividade como estratégia para o desenvolvimento. Diretor da Parceria Público-Privada da Sedur, Gustavo Menezes apresentou o projeto que visa tornar a capital baiana o polo de criatividade brasileira.

“A criatividade do soteropolitano é pulsante e precisa de um espaço que possa estruturar e fomentar isso. Pensando nisso, Salvador vai ganhar um novo Hub, mas dessa vez com foco na economia criativa que vai contemplar ações voltadas para música, fotografia, design, gastronomia”, explica. A estrutura, que vai funcionar no bairro do Comércio, deve ser entregue em 2020.

Atualmente, 180 cidades de 72 países fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO. Durante o evento, os representantes das oito cidades criaram a Rede Brasileira e Salvador foi eleita também a coordenadora geral do grupo.

“Essa conquista permite que Salvador assuma um protagonismo na economia criativa e desenvolva um papel importante de intermediação dos interesses das cidades e os principais agentes seja na esfera municipal, estadual ou internacional”, ressalta Guanabara”. (Bahia Notícias Foto: Max Haack / Ag. Haack)