Duas pessoas tiveram diagnóstico de sarampo confirmado na cidade de Ilhéus, sul da Bahia, segundo a Secretária da Saúde do Estado (Sesab). O último registro da doença no estado tinha sido em 1999. De acordo com a secretaria, os pacientes estão contaminados com o tipo selvagem do sarampo. Em setembro, um amazonense foi diagnosticado com o mesmo tipo do vírus, também em Ilhéus. Ele já chegou ao estado doente.

 

Portanto, o caso é considerado “importado”. Segundo a Secretária da Saúde, as duas pessoas tiveram contato indireto com esse paciente amazonense, por estarem no mesmo local de trabalho, e podem ter sido contaminadas por ele. A suspeita inicial era de que o vírus dos dois pacientes pudesse ser vacinal porque eles foram vacinados recentemente.

 

Um exame realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no entanto, comprovou que o vírus tem mesmo genótipo da doença do paciente do Amazonas. A Secretária da Saúde do Estado recomendou que os municípios baianos façam notificação imediata de todos os casos que possam ser suspeitos e apresentem sintomas da doença, como febre e erupções na pele, acompanhadas de tosse, coriza ou conjuntivite segundo informou o G1.

 

Os casos devem ser notificados independente da idade, situação vacinal, deslocamento para áreas de risco no último mês ou contato com pessoas que tenham estado nessas áreas. A orientação da secretaria para a cidade de Ilhéus é de que haja intensificação das ações de vacinação, vigilância, prevenção e controle. A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus (Sesau) informou que ainda não foi notificada pela Sesab, mas que os casos estão sendo apurados.

 

Além disso, a Sesau informou também que participou de reuniões de prevenção ao sarampo, durante a campanhas de vacinação. Um homem natural de Manaus (AM) foi diagnosticado com sarampo na Bahia, em setembro deste ano. O paciente, de 38 anos, foi internado em Ilhéus, no sul do estado, após apresentar sintomas da doença, em agosto.

 

O laudo que confirmou que o rapaz foi infectado pela doença saiu no dia 14 de setembro, segundo informações da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).
O homem, que não teve o nome divulgado, veio para Bahia a trabalho. Conforme a Sesab, ele já chegou ao estado doente. O paciente foi atendido e medicado na Unidade do Pronto Atendimento (Upa) Zona Sul, em Ilhéus.