O governador Jerônimo Rodrigues, do PT, nomeou, nesta quarta-feira (28), personalidades e instituições para receberem o título de comendador da Ordem Dois de Julho – Libertadores da Bahia, conforme divulgado no Diário Oficial do Estado. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, foi a primeira da lista, sendo um nome cogitado pelo vice-governador Geraldo Júnior, do MDB, como possível sucessora municipal.
A honraria também será concedida a aliados políticos e até mesmo adversários do governador. Entre os aliados estão o senador Otto Alencar, do PSD, e Creuza Maria Oliveira, presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e militante do PSB. O ex-governador Paulo Souto, aliado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, da União, também está entre os agraciados.
Outros homenageados incluem os ex-governadores César Borges e João Durval Carneiro. Entre as instituições, destacam-se as Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid), a Academia de Letras da Bahia e a Liga Bahiana Contra o Câncer.
Além do título de comendador, o governador também concedeu o título de “cavaleiro” a outras personalidades e instituições, como o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha.
O ex-governador Paulo Souto é aliado fiel do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União). Souto, inclusive, atuou na campanha de Neto em 2022 e foi secretário da Fazenda na gestão do antecessor de Bruno Reis (União) na chefia do Executivo municipal.
Jerônimo tem dito que terá um relacionamento diferenciado com a oposição, e busca colocar isso em prática, como fica evidente nos gestos do petista. Uma das medidas adotadas será, garantiu ele, pagar em dia as emendas para obras e investimentos dos deputados estaduais oposicionistas nos redutos eleitorais de cada um. Política Livre