A Polícia Civil prendeu na manhã desta quinta-feira (11) mais dois suspeitos de envolvimento no massacre na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, que deixou 10 mortos no dia 13 de março, entre eles os dois assassinos. Outras 11 pessoas ficaram feridas e todas já tiveram alta do hospital.

Foram presos nesta quinta o comerciante Tathiano Oliveira de Queiroz e o vigilante particular Adeilton Pereira dos Santos, no Jardim Helena e em Higienópolis, na capital. Outro homem, o mecânico Cristiano Cardias de Souza, de 47 anos, foi preso na quarta (10), em Suzano.

Tathiano Oliveira de Queiroz foi preso nesta quinta (11) por suspeita de envolvimento no massacre da Raul Brasil — Foto: Polícia Civil/Divulgação

De acordo com a polícia, ainda não é possível afirmar qual deles vendeu a arma usada no crime. Os mandados de prisão dos três suspeitos podem ser prorrogados por mais 30 dias.

Neste período a polícia vai aprofundar a investigação. A polícia encontrou nas casas deles aparelhos de celular e equipamentos de informática.

Para a polícia, os indícios mostram que os três estavam habituados a negociar produtos ilegais pela internet. “Têm por hábito o comércio de instrumentos ilegais, como armas de fogo com numeração suprimida, pinadas, como a gente fala, através da internet. Neste caso sabiam o que estavam fazendo e para quem estavam vendendo. Por isso estão presos”, disse o seccional Jair Babosa Ortiz.

Cristiano Cardias de Souza é um dos suspeitos de envolvimento no massacre da Raul Brasil — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Rastros deixados pelos dois assassinos em redes sociais, celulares e em suas casas permitiram que a polícia chegasse a Cabelo, segundo os investigadores. O delegado seccional ressaltou que o fato de a negociação ter sido feita pela internet não reduz a gravidade do crime.

“Essas pessoas deduzem, acreditam até, que suas identidades estão ocultadas por não estarem face a face com quem quer que seja. Estão apenas atrás de um computador e que por isso podem praticar qualquer tipo de ato criminoso porque não vão ser descobertas. O que nós estamos tentando deixar claro aqui é que aquele que se prestar a praticar crimes utilizando redes sociais ou qualquer outro meio de comunicação via internet, que estes estão sendo investidos. No caso em específico todos serão investigados. Inclusive aqueles que, embora não tenham participado diretamente do crime havido em Suzano, apoiaram de alguma forma, com aplausos, enfim, que fizeram qualquer tipo de apologia ao ocorrido”, disse o seccional.

Adeilton Pereira dos Santos é um dos presos por suspeita de envolvimento no massacre da Raul Brasil — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Segundo o delegado Alexandre Dias, responsável pela investigação, ainda está sendo feita a individualização das responsabilidades de cada um dos três e computadores e celulares apreendidos com eles ainda vão ser analisados, mas já há uma conclusão sobre o meio utilizado para negociação: “Facebook e WhatsApp”, disse.

Os dois presos nesta quinta vão responder por outros crimes: com um foi encontrada uma arma ilegal e outros estava com um celular roubado e responderá também por receptação.

Menor apreendido

As investigações apontam que os assassinos planejaram o crime por mais de um ano e contaram com a ajuda de um adolescente de 17 anos, que está apreendido na Fundação Casa desde 19 de março. O delegado Alexandre Dias informou que encontrou evidências do envolvimento do jovem.

“Foram apresentadas provas de conteúdo cibernético que indicava a participação desse menor na criação do delito. Há provas testemunhais. As investigações apontam que ele é mentor intelectual junto com outro assassino menor de idade.” Para o delegado, “ele comprou objetos, objetos que poderiam fazer ele participar daquele delito”. Informações do G1