Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (12), pelo jornal “Folha de S. Paulo” aponta que 24% dos entrevistados aprovam a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto 33% reprovam o desempenho deles. Outros 36% consideram regular. O instituto ouviu 2.074 pessoas, nos dias 7 e 8 de julho, em 146 cidades brasileiras. Foram entrevistadas pessoas acima de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Veja o resultado:

  • Ótimo/bom: 24%
  • Ruim/péssimo: 33%
  • Regular: 36%
  • Não sabe: 7%

No levantamento anterior, divulgado em agosto de 2020, eram 27% os que entendiam a atuação dos ministros como ótimo ou bom e 29% os que consideravam ruim ou péssimo. Outros 38% avaliavam como regular e 6% não sabiam opinar. Ainda que a reprovação dos magistrados tenha crescido 4 pontos percentuais em relação ao ano passado, o Datafolha reforça que a diferença é o limite máximo da margem de erro entre as sondagens. A variação de aprovação também está dentro da oscilação entre as pesquisas.

Ao considerar a tendência, a imagem dos ministros está se enfraquecendo desde um pico em maio de 2020. Isso porque, naquele mês, 30% responderam ótimo ou bom, seis pontos de distância para pesquisa desta segunda. Também em meados do ano passado, a rejeição era de 26% e 40% consideravam regular. Antes, a pesquisa mostrava aprovação de apenas 19% aos ministros em dezembro de 2019. Naquela sondagem, 39% rejeitavam a atuação dos magistrados e 38% consideravam regular. G1