© Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Uma das vertentes do Novo PAC do Governo Federal tem impacto direto no cotidiano de mães e de responsáveis pelo cuidado com crianças e adolescentes. O PAC Seleções garante um investimento de mais de R$ 15,7 bilhões em 3,6 mil obras e equipamentos em todas as Unidades da Federação. São empreendimentos diretamente conectados com a qualidade de vida proporcionada por serviços de saúde, educação, esporte e lazer.

A Bahia é a unidade da Federação com mais municípios contemplados. São 294 cidades atendidas. Estão previstas quatro maternidades, quatro centros de parto normal, 94 creches, 62 escolas em tempo integral, 224 ônibus escolares e 25 espaços comunitários com parquinho. Um total de 433 obras e equipamentos.

Dos 2,4 mil municípios contemplados em todo o país, 48 têm pelo menos quatro empreendimentos. Um deles está na Bahia: Paulo Afonso. A cidade de 120 mil habitantes, localizada a 470 quilômetros de Salvador, será beneficiada com creche/escola de educação infantil, uma escola em tempo integral, um ônibus escolar e um espaço esportivo comunitário de lazer. Em Ibotirama serão três equipamentos: um centro de parto normal, uma creche/escola de educação infantil e um ônibus escolar.