A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou, na última terça-feira (20), um estudo que aponta que mais de duzentos municípios do país apresentaram apenas um candidato a prefeito nas eleições deste ano. A Bahia não possui nenhuma cidade neste cenário.
De acordo com a pesquisa, dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que, do total de 15.441 candidatos a prefeito no país, 214 representam candidaturas únicas na cidade, valor que corresponde a 3,84% dos municípios do país.
Este número é exatamente o dobro da quantidade de 2020, quando 107 municípios tiveram apenas um postulante a prefeito. No entanto, no ano citado, a quantidade de candidatos total era maior do que em 2024, com 19.379 indivíduos na disputa eleitoral.
Tanto proporcionalmente, quanto em números absolutos, o pleito de 2024 é aquele com maior número de candidaturas únicas no século. Ao mesmo tempo, é a segunda eleição com menos candidatos, perdendo apenas para o ano de 2000 com 15.155 postulantes.
O QUE ACONTECE?
De acordo com o Código Eleitoral, quando há apenas um candidato disputando eleições, o postulante é eleito a partir da contabilização de um único voto pelo Tribunal Superior Eleitoral. Portanto, basta apenas um voto válido para confirmação da eleição.
A maior parte das candidaturas únicas foram registradas no Rio Grande do Sul, onde 43 dos 497 municípios não terão disputa eleitoral efetiva, o que representa 9% do total de cidades do estado. Em seguida estão Minas Gerais com 41 municípios e São Paulo com 26.
O mais populoso destes municípios é Batatais, em São Paulo, com 58.402 habitantes e o menor é Borá, também em SP, com 907. Segundo o estudo, a Bahia e mais cinco estados não apresentaram nenhum município com candidatura única para as eleições deste ano.
A Confederação Nacional de Municípios ressalta que o número de candidaturas únicas ainda pode vir a sofrer alterações conforme mais registros de candidatura – cujo prazo era até o dia 15 de agosto – venham a ser incluídos na base de dados do TSE. Bahia Notícias