Arte/Metrópoles/Reprodução

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (7), contratada pela Globo e pela “Folha de S.Paulo”, aponta que mais da metade do eleitorado (51%) não votaria no presidente Jair Bolsonaro (PL) de jeito nenhum. Os que dizem não votar em Lula (PT) são 46%.

Os que dizem que talvez votem em Bolsonaro são 6%, mesmo número de Lula. Segundo o Datafolha, 51% dizem que irão votar em Lula com certeza, enquanto 47% dizem votar em Bolsonaro com certeza.

Entre os eleitores de Simone Tebet (MDB), que declarou apoio a Lula nesta sexta, 22% dizem que vão votar em Lula com certeza, 24% dizem que talvez votem no ex-presidente e 52% dizem que não irão votar no petista de jeito nenhum.

Os números são parecidos com os de Bolsonaro: entre os eleitores de Tebet, 24% dizem que irão votar no atual presidente com certeza, 23% dizem que podem votar nele e 53% dizem que não irão votar no candidato do PL de jeito nenhum.

Já entre os eleitores de Ciro Gomes (PDT), que também declarou apoio a Lula, 32% dizem que vão votar em Bolsonaro com certeza, enquanto 25% dizem que irão votar em Lula com certeza. Os que podem votar no atual presidente são 20%, ante 24% que podem votar em Lula.

Foram ouvidas 2.884 pessoas, nos dias 5 a 7 de setembro, em 179 municípios de todas as regiões do país. O levantamento, que tem nível de confiança de 95%, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02012/2022. G1