O rompimento da barragem do Quati, que fica no distrito de mesmo nome na cidade de Pedro Alexandre, a cerca de 436 km de Salvador, aconteceu após a ruptura de outros dois açudes menores na mesma região. As informações são da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia.

A água da barragem invadiu também a cidade vizinha de Coronel João Sá, e deixou 500 desalojados, além de um rastro de destruição pelo município.

Técnicos da Defesa Civil sobrevoaram a região nesta última sexta-feira (12). De acordo com o coordenador do órgão, as duas barragens menores – Serra Verde e Ronco Gibão – são particulares e estão localizadas em propriedades rurais.

Com o colapso dessas estruturas, o volume de água foi muito grande e acumulou na barragem do Quati. A estrutura não suportou a quantidade de água e acabou rompendo.

Segundo os bombeiros, as barragens de Serra Verde e Ronco Gibão são consideravelmente menores que a do Quati, e se apenas elas tivessem rompido os estragos e prejuízos não seriam tão grandes.

Risco de novo rompimento

A chuva continua nas cidades de Pedro Alexandre e Coronel João Sá nesta sexta. No entanto, em menor intensidade.

A preocupação da Defesa Civil agora é com outras duas barragem – a do Dênis e a do Riacho Lagoa Grande, que também ficam em Pedro Alexandre e tem o risco de romper por causa do acúmulo de água.

De acordo com o major do Corpo de Bombeiros, Ramon Diego, que está no local, os moradores foram orientados a deixarem a parte baixa da cidade e irem para postos que ficam na região mais alta de Coronel João Sá.

“Estamos adotando medidas preventivas. Já foi dada a ordem para evacuar a cidade e para colocar o pessoal lá em cima, nos postos onde o pessoal foi orientado”, disse ele.

O major explicou ainda que a decisão foi tomada depois que os especialistas notaram o aumento no volume da água no local, por conta das chuvas fortes que caem na região.

“Está chovendo e tem risco no local. Então, por medidas preventivas, já foi dada a ordem no sistema de comando de operações. Foi dada a ordem para a gente evacuar o público. Todo mundo já foi avisado. Eles estão insistindo [em ficar], mas já foi dada a ordem para todo mundo ir para o ginásio e para as escolas, porque se acontecer um incidente [a água] vai passar por aqui muito rápido e com muita força. Então, por medidas de precaução, já viemos desde cima avisando. Vamos fazer outra varredura”, explicou. G1

Moradores de Coronel João Sá iniciam evacuação da cidade após orientação do Corpo de Bombeiros por novo risco de rompimento de barragem — Foto: Alan Tiago Alves/G1