Apesar do questionamento da Associação dos Juízes para a Democracia (AJD), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) homenageou o presidente Jair Bolsonaro, com a comenda Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho. A entrega da comenda aconteceu na terça-feira (13). Além de Bolsonaro, foram homenageados o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes e os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, da Justiça, Sérgio Moro, da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno Ribeiro Pereira.

A crítica da AJD foi justamente pelos homenageados atuarem pela extinção da Justiça do Trabalho e de direitos sociais. Segundo o TST, a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, instituída em 1970, se destina a homenagear personalidades que tenham se destacado no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade e pessoas que, de qualquer modo, tenham contribuído para o engrandecimento do país.

Os presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, e do Superior Tribunal Militar, almirante de esquadra Marcus Vinícius Oliveira dos Santos, os comandantes da Marinha, almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior, do Exército, general Edson Leal Pujol, e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também receberam a comenda.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), desembargadora Maria de Lourdes Linhares também foi uma das homenageadas com a honraria no grau Grande Oficial da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho. A desembargadora, que recebeu a honraria das mãos do corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Lélio Bentes, foi uma das homenageadas por se destacar no exercício de sua profissão, sendo exemplo para a sociedade.