Foto reprodução - Jornal da Chadapa

A primeira etapa do processo de beatificação da agricultora baiana Maria Milza dos Santos Fonseca, que pode se tornar a segunda santa da Bahia, será realizada na sexta-feira (15), em Itaberaba, na Chapada Diamantina

A cerimônia começa às 9h30, no Santuário Diocesano da Caridade Nossa Senhora das Graças, e será presidida por Dom Estevam dos Santos Silva Filho, bispo da Diocese de Ruy Barbosa.

A instalação marca o início formal da fase diocesana, autorizada pelo Vaticano, em Roma. Nesta fase, serão reunidos testemunhos, documentos e evidências sobre a vida e as virtudes de Maria Milza.

Após a sessão de instalação, será celebrada a Santa Missa da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, que também vai lembrar os 102 anos de nascimento da religiosa.

Como funciona o processo

A Comissão Histórica será coordenada pelo historiador Vinícius Santos da Silva, professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O grupo vai analisar documentos, escritos e relatos sobre Maria Milza, para apurar possíveis graças ou milagres atribuídos à intercessão dela. Em seguida, será elaborado um relatório que será encaminhado ao Vaticano.

Com a autorização do Vaticano e o início da fase diocesana, a causa seguirá conforme as “normas a serem seguidas nas Inquirições a serem feitas pelos Bispos nas Causas dos Santos”, publicadas pelo próprio Dicastério em 1983.