Foto: Cosern/Divulgação

A frente fria que colocou a maioria das cidades baiana em estado de alerta, nesta semana, causou mais de 90 mil raios em apenas 48 horas. É o que apontam dados do Climatempo, divulgados pela Neoenergia Coelba.

O temporal provocou estragos em várias partes da Bahia, incluindo a capital e a Região Metropolitana (RMS). No interior, a população enfrentou problemas como veículos arrastados por enxurradas, casas invadidas por lama e ruas devastadas.

A contabilização de raios leva em conta o período entre a quarta-feira (19), quando a chuva começou, e a sexta (21). Segundo a companhia elétrica, a média de raios em dias de chuva moderada é de apenas 3 mil.

Em nível de comparação, nas últimas grandes chuvas, ocorridas no mês passado, a Bahia chegou a ter 73 mil raios em dois dias. O crescimento das últimas 48h é de 23,29%.

Ao todo, 344 das 417 cidades estão em estado de alerta laranja e vermelho por causa dos riscos do temporal. Pelo menos três já decretaram situação de emergência, segundo o Governo da Bahia: Araci, Mutuípe e Sítio do Mato.

Segundo o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) e Defesa Civil estão em alerta, monitorando as ocorrências.

“Eu também ontem falei com a Defesa Civil nacional para garantirmos que essa parceria possa ter as mãos estendidas”, disse Jerônimo, em entrevista à TV Bahia.

O Governo do Estado iniciou, nesta sexta-feira, o envio de alertas sobre as chuvas pelo WhatsApp, ampliando a prevenção e a comunicação com moradores de áreas afetadas.

Conforme pontuou a gestão, o primeiro disparo alcançou cerca de 3 milhões de pessoas, com informações oficiais da Defesa Civil sobre riscos, orientações e contatos de emergência.

Para receber os avisos, basta manter cadastro atualizado no portal do estado ou no app SAC Digital (Android e iOS). Caso não seja inscrito, basta fazer o cadastro. O Governo do Estado dispara mensagens de alerta exclusivamente pelo número: (71) 4020-5353. G1