Em conversa registrada pelo jornal O Globo que circula na imprensa na quarta-feira (10), deputados passaram a atribuir a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), de pautar a proposta que reduz penas de condenados por atos golpistas, medida que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro ao crescente descontentamento com o atraso na liberação de emendas parlamentares pelo Palácio do Planalto.
A conversa foi registrada dentro do plenário minutos após a reunião de líderes que definiu a votação. Na gravação, parlamentares do PDT relatam pressões da oposição e queixas de que o governo não estaria cumprindo o cronograma de pagamento das emendas impositivas. O texto sobre a dosimetria foi aprovado na madrugada de quarta-feira e seguirá agora para análise do Senado.
O deputado Leo Prates (PDT-BA) aparece como o mais indignado no diálogo. Ele afirma que, durante a reunião de líderes, o chefe do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), reclamou que apenas 58% das emendas haviam sido pagas até o momento. Prates também cita a reação de Hugo Motta, que alegou precisar de “ajuda para pagar” os recursos, enquanto os líderes governistas Lindbergh Farias (PT) e José Guimarães (PT) garantiram que os repasses seriam concluídos até 30 de dezembro.
Segundo Prates, a irritação da oposição com o atraso poderia afetar a votação do Orçamento de 2026, cuja tramitação depende do ambiente político na Casa. Deputados Mauro Benevides (PDT-CE), Leônidas Cristino (PDT-CE) e outros parlamentares participaram da conversa informal registrada ao lado do plenário.
Apoio do MBL?
O vídeo também revela Prates afirmando que não pretende votar pela cassação do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), embora não possa se posicionar publicamente contra devido ao apoio que recebe de setores do MBL na Bahia. Bahia.Ba

















