Após meses de negociação, o Governo da Bahia assinou o tão esperado contrato com a Petrobras para utilização do canteiro do Estaleiro São Roque do Paraguaçu, que vai apoiar a construção da Ponte Salvador-Itaparica. Nas redes sociais, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) comemorou a novidade e explicou a importância da liberação da área para obra.
“É nesse espaço que vamos receber materiais e equipamentos vindos da China e também produzir parte das estruturas pré-moldadas da obra. Um passo concreto que mostra que esse grande projeto segue avançando”, celebrou.
“O contrato vai startar um investimento de R$ 60 milhões lá no canteiro para adaptação de pré-moldados e de camisas metálicas para as fundações da ponte”, informou o titular da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste da Ponte Salvador-Itaparica (Seponte), Mateus Dias.
A liberação da área localizada no município de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, é um importante processo para a construção do equipamento. No estaleiro, devem ser produzidas as peças estruturais da ponte.
De acordo com a Concessionária Ponte-Salvador Itaparica, outros dois canteiros de obras serão implantados na região da Jequitaia, em Salvador, e no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.
A Ponte Salvador–Itaparica vai ligar Salvador à Ilha de Itaparica, na região de Vera Cruz. Considerada a maior ponte da América Latina sobre lâmina d’água, o projeto terá investimento de cerca de R$ 10,6 bilhões.
📅 Início das obras: junho de 2026
🏗 Entrega prevista: junho de 2031
📏 Extensão da ponte: 12,4 km
👷 Empregos gerados: cerca de 7 mil
O projeto também inclui novos acessos viários em Salvador, cerca de 30 km de estradas na Ilha de Itaparica e melhorias na BA-001.

















