A secretária municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus, Ariana Castro, fez um balanço das ações desenvolvidas pela pasta durante o São João 2026 e destacou a tranquilidade dos festejos, que registraram baixo número de ocorrências e nenhum caso de intoxicação alimentar.

Segundo a secretária, a Secretaria de Saúde esteve presente em todo o circuito da festa com uma série de serviços voltados para a assistência e prevenção. Entre as ações, foram disponibilizados atendimento médico de urgência, fiscalização sanitária e atividades de conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

“Montamos um posto médico para atender os foliões que precisassem de assistência durante a festa. Além disso, realizamos inspeções sanitárias e mantivemos um estande para distribuição de preservativos e orientações sobre prevenção às ISTs”, explicou.

Ariana destacou ainda o trabalho da Vigilância Sanitária, que realizou cerca de 180 inspeções por noite nas barracas e food trucks instalados no circuito junino, fiscalizando a comercialização de alimentos e bebidas.

“O papel da Vigilância Sanitária é fundamental em um evento desse porte. Graças a esse trabalho preventivo, não tivemos nenhum registro de intoxicação alimentar durante os festejos”, afirmou. De acordo com a secretária, até o quinto dia da festa foram registrados aproximadamente 205 atendimentos no posto médico instalado no circuito. A noite de maior movimento foi a do show de Toque Dez, que também registrou recorde de público.

“Nesse dia tivemos 91 atendimentos. Nos demais, os números foram bem menores, demonstrando que o evento transcorreu de forma tranquila e segura para os participantes”, ressaltou. Para Ariana Castro, os dados confirmam a eficácia do planejamento realizado pela Secretaria de Saúde, que começa meses antes do período junino e envolve diversas frentes de atuação.

A secretária também informou que a estrutura de atendimento será mantida nos tradicionais festejos de São Pedro das localidades da Sapucaia e do Benfica. Segundo ela, equipes da Vigilância Sanitária continuarão realizando inspeções nos estabelecimentos e postos médicos serão montados para garantir assistência aos participantes. “Nosso compromisso é oferecer segurança e atendimento de qualidade à população em todos os eventos realizados no município”, concluiu.

Veja a reportagem completa

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por INFOSAJ (@infosaj_reserva)