Mais de 140 aves silvestres que eram mantidas em cativeiro e comercializadas de forma irregular foram resgatadas durante ações de fiscalização ambiental da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), realizadas entre sexta-feira (11) e sábado (12), em diversos municípios baianos.

Em Maragogipe, foram resgatadas 81 aves silvestres. Nos municípios de Cruz das Almas e São Félix, outras 31 aves foram encontradas em situação irregular. Em Nazaré, foram apreendidos 11 pássaros silvestres comercializados ilegalmente, ocasião em que uma pessoa foi conduzida à delegacia local. Já em Capim Grosso e no distrito de Cadeirão Grande, foram resgatadas mais 23 aves mantidas em cativeiro ilegal.

Grande parte dos animais apresentava sinais compatíveis com maus-tratos. As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Cruz das Almas, ao Ministério Público, em Santo Antônio de Jesus, e aquelas que apresentavam condições adequadas foram devolvidas imediatamente à natureza, em locais ambientalmente seguros.

A captura, manutenção e comercialização de animais silvestres sem autorização dos órgãos competentes configuram crime ambiental, sujeito às penalidades previstas na legislação brasileira, incluindo detenção e multa. Nos casos de maus-tratos, as sanções também incluem pena de detenção, além das demais medidas legais cabíveis. Ao todo, 114 gaiolas utilizadas para o cativeiro ilegal das aves foram inutilizadas. Correio da Bahia