Agência Brasil

O Brasil formou 1,148 milhão de professores para o ensino básico entre 2013 e 2017, o que representa a metade dos 2,226 milhões docentes em atividade no país atualmente, dos quais 1,751 milhão atuam na rede pública. É o que aponta um estudo coordenado pelo pesquisador Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, que fez diagnóstico da educação nos 27 estados brasileiros.

De acordo com estimativa do pesquisador, outro 1,5 milhão de docentes sairá dos cursos de Pedagogia e licenciaturas nos próximos cinco anos. O estudo, publicado no jornal Folha de S.Paulo, apontou que 21% dos concluintes de cursos superiores são estudantes de licenciaturas, carreiras como Matemática, Física e Português que preparam para o magistério.

“Somos um país de professores”, diz PB, como o economista é conhecido. “Nós pedimos para as universidades para formar professores ao longo dos últimos 30 anos e eles nos atenderam. Mas ninguém avisou a elas que parassem”, complementou. A mudança demográfica em curso no país tende a levar a uma queda na demanda por professores nos próximos anos.