Foto: Max Haack/ Secom

A prefeitura de Salvador divulgou nesta última quarta-feira (25), os protocolos que deverão ser seguidos no evento-teste, que acontecerá para 500 convidados na próxima sexta-feira (27), às 18h, no Centro de Convenções da cidade, na Boca do Rio.

O prefeito Bruno Reis havia feito o anúncio na terça-feira (24), e as normas foram divulgadas detalhadamente na edição desta quarta no Diário Oficial do Município (DOM).

Dentre as regras, pelo menos 70% dos acessos devem possuir dispensadores de álcool em gel e a capacidade máxima de pessoas no espaço deve ser suficiente para respeitar a distância de 1,5 metro entre as pessoas. É proibida também a utilização de catracas para registrar o acesso do público.

A conferência dos ingressos deve ser somente visual ou com leitores óticos, sem contato entre o espectador e o bilheteiro, e devem ser comerciados previamente pela internet. O acesso ao camarim e demais áreas de produção devem ser somente para artistas e equipes técnicas.

O uso de máscaras é obrigatório a todos os participantes do evento, sendo opcional somente para o artista durante a apresentação. Ainda assim, deve ser mantida uma distância mínima de cinco metros entre ele e o público. Microfones devem ser de uso exclusivo, sem compartilhamento do equipamento.

A prefeitura também determinou regras para ações de marketing dentro de evento, que não devem promover aglomerações entre as pessoas, além de protocolos para bares e restaurantes. Lanches e bebidas devem ser comercializados somente industrializados e em embalagem própria.

Além disso, as máscaras poderão ser retiradas somente no momento do consumo e respeitando a obrigatoriedade de dois metros de distância entre as pessoas.

Decreto para 500 pessoas

Um decreto do governo da Bahia, publicado na edição do último sábado (21) do Diário Oficial do Estado, autoriza eventos e atividades com a presença de público de até 500 pessoas, entre outras flexibilizações. O documento mantém a proibição de shows, festas, públicas ou privadas, independentemente do número de participantes, contudo permite a realização de eventos-teste.

O decreto estadual estabelece que poderá ser realizado evento monitorizado de avaliação (evento-teste), com o objetivo de realizar estudos sociais e diagnósticos, nos termos dos atos normativos específicos editados pelos Municípios que mantenham a taxa de ocupação de leitos de UTI COVID inferior a 50%, por cinco dias consecutivos.

Na sexta-feira (20), o prefeito de Salvador havia autorizado o funcionamento de bares e restaurantes até as 3h. O gestor justificou que a iniciativa segue o cenário atual da Covid-19 na cidade.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1,8 milhão de pessoas receberam a primeira dose ou a dose única. Desse total, mais de 799 mil pessoas estão totalmente imunizadas, ou seja, que completaram o esquema de vacinação com a dose de reforço ou receberam injeção única – que é o caso das doses do imunizante Janssen.

Confira outras regras

  • Convidados, funcionários e artistas, devem realizar o teste de detecção da Covid-19 antes (48 horas ou no próprio evento) e após a realização (até 15 dias);
  • Fica proibido o uso de bebedouros nos espaços comuns;
  • Os elevadores, principalmente os painéis de botões, deverão ser frequentemente higienizados e conter dispensadores de álcool em gel 70% em seu interior e ao lado das portas de acesso;
  • Os sanitários deverão dispor de pias, preferencialmente sem acionamento manual, com água, sabão, papel toalha e lixeira com tampa e acionamento por pedal;
  • Deverá haver ordenamento de eventuais filas, com demarcação no chão, garantindo o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas, além do uso obrigatório de máscaras;
  • O piso deverá ser demarcado com sinalização, organizando o fluxo de circulação, informando a distância mínima que deverá ser adotada por todos;
  • Caso algum funcionário apresente qualquer sintoma de Covid-19, a exemplo de tosse persistente, coriza, fraqueza, perda de olfato dentre outros, deverá comunicar aos organizadores, ser afastado imediatamente das atividades e encaminhado a um serviço de saúde para avaliação;
  • Ficam proibidas quaisquer atividades interativas que possam resultar em contato ou aproximação dos artistas ou da equipe de produção com o público;
  • Não poderão ser compartilhados, entre os artistas, figurinos e maquiagens, assim como utensílios de uso pessoal, a exemplo de toalhas e garrafas de água;
  • As áreas que não estiverem sendo utilizadas deverão permanecer isoladas, sem permitir acesso ao público. G1