WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, defendeu, nesta última segunda-feira (11), o investimento em escolas e centros tecnológicos de formação no Brasil. O engenheiro mecânico palestra durante a inauguração do Senai Cimatec Park em Camaçari, nesta tarde. ‘A indústria não pode viver mais da expectativa de incentivos fiscais ao invés de inovar”, defendeu.

“Precisamos dar mais atenção a tecnologia, desde atitudes mais simples, para que possamos ter a tão sonhada competitividade”, falou. Braga também declarou que o novo equipamento do Senai vai possibilitar a integração de diferentes competências. “Esse é um bom momento para que a gente possa recuperar o tempo de atraso que a sociedade tem. Um hiato de desenvolvimento muito grande”, falou.

Instalado numa área total de 4 milhões de metros quadrados no polo industrial de Camaçari, o Senai Cimatec Park tem sua primeira fase inaugurada com praticamente todos os seus primeiros 11 galpões de inovação ocupados. É um projeto de prazo total de 30 anos, com investimentos que passarão de 2 bilhões de reais.

O projeto pretende preencher a falta no país de centros tecnológicos com características industriais. As universidades realizam pesquisas até o nível de bancada, enquanto as empresas não têm estruturas ou condições de testar novos modelos produtivos sem parar a linha de produção. O Senai Cimatec Park tem estrutura voltada a demandas industriais que requerem condições de controle e operação especiais, aliando pesquisa, desenvolvimento e testes de produtos e modelos inovadores.

O projeto é uma expansão dos limites e da atuação do Senai Cimatec, em Salvador (em Piatã, Av. Orlando Gomes). Já nesta primeira fase, possui uma infraestrutura diferenciada para atender necessidades nas áreas de Automação, Conformação e União de Materiais, Química, Mineração, Fármacos, Biotecnologia e Construção Civil. Bahia Notícias