EC Vitória

Não é de hoje que o ataque do Vitória está em baixa. Nas últimas cinco partidas, então, o sistema ofensivo piorou. Sem balançar as redes há cinco jogos, o Rubro-Negro já soma 529 minutos em branco. O último gol marcado pelo Vitória foi aos 11 minutos do primeiro tempo na derrota por 2 a 1 diante do Remo, pela 23ª rodada da Série B. De lá para cá, nada de gols contra Brusque, Coritiba, Londrina, Botafogo e Goiás.

Vale lembrar que Brusque e Londrina estão entre as defesas mais vazadas da competição. Não à toa, o Vitória tem o segundo pior ataque da Série B: 18 gols em 28 partidas, uma média de 0,64. Só o lanterna Brasil de Pelotas, com 15 gols marcados, tem números piores. E não é por falta de tentativa. Nos últimos cinco jogos, o time baiano finalizou 44 vezes, uma média de 8,8 conclusões a gol por partida.

Na competição, a média da equipe é de 12 chutes a gol por confronto. O problema é acertar o alvo. O Vitória é top 6 em finalizações erradas, com média de 8,50 por jogo. Quanto aos acertos, tem a 4ª pior média (3.57)*. Em entrevista nesta semana, o goleiro Lucas Arcanjo admitiu a dificuldade da equipe para colocar a bola no fundo do gol.

– A gente tem que procurar vencer o mais rápido possível. A gente está até criando situações de gol, mas não está conseguindo concluir. Isso já vem de alguns jogos para cá – disse o goleiro do Vitória.

Dá para perceber que a situação do Vitória é complicada ao olhar para a lista de artilheiros da Série B: com três gols, Soares é o melhor colocado da equipe no ranking. O jogador é, atualmente, reserva do time de Wagner Lopes. O principal goleador do Vitória no ano é o centroavante Samuel, que marcou nove gols. Acontece que, na Série B, ele só balançou as redes duas vezes. Inclusive, atravessa jejum de nove partidas sem marcar.

Dá até para citar, sem se alongar, todos os autores dos gols do Vitória na Segundona: Soares (3), Samuel, David, Dinei, Pablo Siles, Bruno Oliveira e Marcinho (2); Mateus Moraes, Ygor Catatau e Eduardo (1). Até por conta disso, o Vitória foi buscar, no último momento na janela de transferências, dois atacantes: Manoel e Fabinho.

O primeiro é o maior artilheiro da história do Altos-PI e já ganhou a posição de Samuel; o segundo estreou no último jogo, na derrota para o Goiás. E vai ser com esse grupo que o Vitória vai precisar voltar a marcar gols para deixar últimas posições da Série B. Na próxima rodada, o Rubro-Negro faz confronto direto contra o penúltimo colocado, Confiança, no Barradão. A partida tem bola rolando às 19h. Globoesporte